O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sugestão de tipo de tópico: debate/duelo

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Acho que precisaria da ajuda da moderação, mas tenho uma sugestão de um tipo de tópico que poderia ser criado.

Tópico debate no qual apenas dois usuários definidos e que se voluntariam poderiam discutir sobre um único assunto determinado. A discussão deveria seguir algumas regras, como, os posts intercalados e com limite de tempo, tipo 1 hora, 15min para poder responder. Limite do tamanho da resposta. Tipo 1mil caracteres.
Não pode fugir do assunto principal.
Toda a afirmação tem que ter citacao de fonte..
Teria um moderador q proibiria falácias óbvias.

Acham que seria produtivo e factível no fórum?

Enviado de meu Huawei P20 Pro usando o Tapatalk
 

adnix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.448
Reações
2.098
Pontos
969
Lógico que deveria ser com dois usuários com visões opostas e sobre um assunto q poderia ser votado...

Por exemplo, poderia ter um debate sobre participação de médicos cubanos no mais médicos nos moldes atuais e a saída de Cuba do programa.

Enviado de meu Huawei P20 Pro usando o Tapatalk
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Eu aposto R$20 naquele que estiver duelando com o Mestre Pijama.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Participava de um grupo de Orkut que era assim, mas o tempo de resposta era 24 horas porque apenas algumas horas causava problemas com horários pessoais.

Só que lá era uma putaria porque não tinha limite de caracteres, então na minha réplica eu poderia trazer argumentos absurdamente gigantes e tediosos e "ganhar" puramente pelo cansaço.

Mas foi legal, aprendi bastante sobre ciência na época.

Aqui eu não sei se o fórum suporta esse tipo de coisa. E duvido que os moderadores vão arranjar mais sarna pra se coçar e moderar esse tipo de coisa.
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Definindo bem as regras, a questão das fontes vai tornar a coisa academicista e menos reflexiva, mas é importante.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
a gente pode testar um tema e tals, e ver se deu cereto, ai fazendo mais
 

Ivo Maropo

Bam-bam-bam
Mensagens
8.486
Reações
12.485
Pontos
353
A iniciativa é boa e necessária - sem falar inédita (ao menos em dias mais recentes) aqui na OS -, mas obviamente que vários problemas em potencial logo apareceriam. É preciso, como já bem disse o próprio OP, que se garanta a igualitária participação dos debatedores, com tempos rigorosamente idênticos e uma garantida quantidade de participações, incluindo aí os números de réplicas e de tréplicas. Caso contrário, um "debate público" se tornará apenas um lado (no caso da OS, obviamente a direita) tentando logo desmoralizar o outro com gifs e memes, e automaticamente angariando joinhas com voracidade para o lado político que mais tem adeptos no recinto, independente do conteúdo dos argumentos. E já tem sido consistentemente assim há séculos por aqui.

Portanto, o desafio seria certamente hercúleo. Fora que o que nós precisaríamos para honrar as pretensões do OP (onde um "vencedor" pudesse claramente ser considerado através de critérios "justos" e "imparciais"), especialmente na OS, onde se espera tudo menos imparcialidade, é praticamente uma utopia. Uma pequena utopia pois a "comissão julgadora" deveria ser formada por pessoas capazes (e também dispostas a) analizar ambos os argumentos com "isenção" lógico-argumentativa, de ambos os lados do espectro político, e decidir quem está de fato com a razão ou não, e de que maneira mais específica.

E mesmo que tivéssemos um quórum deste tipo aqui, o que já é, por si só, raríssimo, ainda haveria uma dificuldade extra (e, talvez mesmo até, a maior de todas): a do autêntico interesse em se entender o mundo atual, o que NÃO é uma tarefa fácil - é um mundo profundamente estranho onde, não raro, a direita se mostra como a única capaz de tomar medidas vistas quase como "utópicas" (como diminuir significativamente a idade mínima da aposentadoria, aumentar consideravelmente o salário mínimo, etc), e onde a esquerda se torna a mais zelosa guardiã de medidas de austeridade. Mas, ainda assim, não é totalmente "impossível", não, fazer um "debate público" minimamente decente e organizado na OS, onde o "melhor argumento" seria capaz de limpidamente se sobressair frente aos demais (eu apenas não confio nas suas probabilidades).

Mas um primeiro passo importante seria a própria moderação se engajar, de corpo e alma, nesta discussão, procurando não ser parcial, o que já seria uma evolução tremenda, devolvendo à OS a capacidade de se articular idéias políticas variadas sem que uma seja numericamente sempre encurralada pela outra, e na primeira das oportunidades, como forma prévia de ridicularização e censura de uma imensa e esmagadora maioria. Já teria sido um ganho imenso. Ao menos teria sido... Idealmente falando, é claro.
 
Topo Fundo