O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Supercic SNES para PIC12F683

Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Acabei de fazer uma compilação do Supercic para SNES, mas agora para o PIC12F683.
funcionou perfeitamente em meus 2 SNES (dois FATs), mas como existem muitos modelos de SNES, o arquivo carece de mais testes.
Seria interessante testar no SNES Baby, que dizem que pode ser mais problemático para isso (ou nos SNES que usam somente um chip).
Quem quiser se aventurar e testar, link na descrição do vídeo:
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
Esse CI ai pode ser usado como CIC Chip também? Parece que uma vez vi alguém dizer isso, não lembro se foi você ou outra pessoa...
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Exatamente, os cartuchos do SNES (tanto piratas como originais), só funcionam se tiverem aquele chip CIC... então, este circuitinho proposto faz as vezes dele.
Basta pegar na net o esquema de ligação: https://mega.nz/file/LPhCHaaA#CMxqOtoSlNpEpUlKUGVL5Fq0f_Eo5oKwbJy8XxAGPvU
Gravar o conteúdo dentro do CHIP e soldar no lugar do outro.

Este chip foi clonado (quase que perfeitamente) através de engenharia reversa, e o modelo mais usado para gravar o conteúdo é o chip PIC-12F629.
Até onde sei este chip funciona perfeitamente.
Mas dizem que este chip (que nem deve mais ser fabricado), está sumindo do mercado, ou ficando bem caro.
Então fiz uma compilação do conteúdo para usar nestes novos chips (o conteúdo original não foi feito por mim, só recompilei para os novos chips).

A compilação que fiz para o 12F675, dizem que em determinados videogames (FAMICOM e SNES baby), tem que apertar RESET uma vez para funcionar. Nos meus consoles (SNES fat normal), funcionam bem de primeira, mas não tenho estes outros modelos para testar.

Esta nova compilação (para o chip 12F683), também precisa de testes nestes outros modelos (nos meus funciona de primeira).

Então, basicamente, estes chips servem para substituir o CIC, em cartuchos REPROS, HOMEBREW, ou mesmo em cartuchos originais (onde o chip pode ter queimado, ou alguém ter arrancado para colocar em algum cartucho hack).
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
Em vez desses chips ai serem o CIC Chip, podem ser chamados de PIC Chip :kbozo

Será que eles funcionam como CIC Chip de N64 também? Tenho um cartucho piratinha repetido aqui que tem um soquete para o CIC Chip, mas ele não tem ele, só tem o soquete, se colocar um compatível ele pode funcionar sem o adaptador de fitas piratas, se quiser envio ele para você testar.

Aliás, eu tenho um SNES Baby aqui e um 1CHIP, se você quiser pode me enviar para mim testar, depois que eu lhe enviar meus chips para você fazer as repros e me enviar de volta.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Em vez desses chips ai serem o CIC Chip, podem ser chamados de PIC Chip
:klol:klol:klol
Será que eles funcionam como CIC Chip de N64 também? Tenho um cartucho piratinha repetido aqui que tem um soquete para o CIC Chip, mas ele não tem ele, só tem o soquete, se colocar um compatível ele pode funcionar sem o adaptador de fitas piratas, se quiser envio ele para você testar.
Putz... não tenho ideia... só tenho um N64 e está queimado, não tenho como testar.
Aliás, eu tenho um SNES Baby aqui e um 1CHIP, se você quiser pode me enviar para mim testar, depois que eu lhe enviar meus chips para você fazer as repros e me enviar de volta.
O Darley ficou de testar em vários modelos de SNES, estou esperando o retorno dos testes dele.
Mas valeu pela disposição.
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
:klol:klol:klol

Putz... não tenho ideia... só tenho um N64 e está queimado, não tenho como testar.

O Darley ficou de testar em vários modelos de SNES, estou esperando o retorno dos testes dele.
Mas valeu pela disposição.
Beleza, lembrei que meus 4 consoles são desbloqueados, então nem adianta testar mesmo :klol
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
Com chaveamento, ou definitivo?
Lembrando que no SNES é sempre bom deixar uma chave para reverter o processo, pois tem jogos que só rodam em consoles bloqueados.
Os Fat definitivo, com a perninha daquele CI levantada, acho que é um CIC Chip também, o Baby acho que roda qualquer cartucho, acho que ele é bloqueado mesmo, dizem que os Baby não precisa desbloquear.

Queria fazer esse chaveamento nos Fat para deixar eles bloqueados quando precisar, pois se um dia eu conseguir o Mario RPG, ele só roda em console bloqueado, mas ainda não tenho habilidade para fazer isso.
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
Baby não precisa desbloquear
O Darley falou que tem alguns chips de destravamento que não funcionam direito no baby... então ele deve ter bloqueio sim... mas não sei se procede... preciso comprar um bloqueado para fazer testes.
Queria fazer esse chaveamento nos Fat para deixar eles bloqueados quando precisar, pois se um dia eu conseguir o Mario RPG, ele só roda em console bloqueado, mas ainda não tenho habilidade para fazer isso
Basta sodar uma chavinha comum de 3 polos (polo do meio na perninha do CI, e uma das outras pernas no contato da placa onde ia soldada a perninha do CI...
os problemas são: 1 - Muitas vezes a perninha do CI já está quebrada... 2 - a perninha do CI é sensível, e o contato na placa é minúsculo, e fica complicado soldar ambos.. e 3 - Esconder a chave de modo a não ter que furar o console...

Para o caso 3, esta é uma opção (mas não a única):
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
O Darley falou que tem alguns chips de destravamento que não funcionam direito no baby... então ele deve ter bloqueio sim... mas não sei se procede... preciso comprar um bloqueado para fazer testes.

Basta sodar uma chavinha comum de 3 polos (polo do meio na perninha do CI, e uma das outras pernas no contato da placa onde ia soldada a perninha do CI...
os problemas são: 1 - Muitas vezes a perninha do CI já está quebrada... 2 - a perninha do CI é sensível, e o contato na placa é minúsculo, e fica complicado soldar ambos.. e 3 - Esconder a chave de modo a não ter que furar o console...

Para o caso 3, esta é uma opção (mas não a única):

Beleza, vou dar uma olhada nesse desbloqueio, mas por enquanto acho que ainda não tenho habilidade para soldar essa perninha pequena, justamente por ser minúscula, mas é algo que me interessa muito, e que certamente um dia pretendo fazer quando tiver mais pratica :klol
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
uma vez fiz um trabalho para um cara... que lida com SNES... não citarei o nome aqui, pois não pedi permissão, mas
nem lembro exatamente que chip era (o SNES tem uma pancada de chips diferentes)...
Mas acho que era o DSP1... ou algo assim... não lembro mesmo.
O cara tinha comprado um monte de chips "virgens" da china para clonar o dito CHIP.
E depois disse que comprou o conteúdo de um hacker chinês que clonava este chip...
Mas ele teve dois problemas:
1 = a maioria dos chips chineses davam pau (segundo ele)
2 = o arquivo do tal hacker pelo qual ele pagou caro não funcionava tinha uma espécie de embaralhamento no conteúdo...

Então uma terceira pessoa analisou o conteúdo do arquivo comprado e descobriu o que havia de errado com o arquivo... entretanto ele ainda precisava de um programa para "reordenar" aquilo...
E foi aí que entrei, criei um programa para realizar a tal tarefa... foi simples.
enviei o arquivo corrigido e ambos gravaram e disseram que funcionou... inclusive mostraram cartuchos com o novo chip (sem ter que pegar de cartucho doador).
Nem sei se ainda estão fazendo estes cartuchos desta forma...

Pois pelo que me falam, os chips antigos da china tem vindo cada vez piores...

Infelizmente estes arquivos se perderam em uma pane de HD que tive... mas caso alguém tenha problema semelhante,
e saiba o que é preciso fazer no arquivo, posso recriar o programa.

Com certeza alguém (ex funcionário da big N), tem os fontes desses chips em algum lugar... qualquer dia isso vaza na net.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
uma vez fiz um trabalho para um cara... que lida com SNES... não citarei o nome aqui, pois não pedi permissão, mas
nem lembro exatamente que chip era (o SNES tem uma pancada de chips diferentes)...
Mas acho que era o DSP1... ou algo assim... não lembro mesmo.
O cara tinha comprado um monte de chips "virgens" da china para clonar o dito CHIP.
E depois disse que comprou o conteúdo de um hacker chinês que clonava este chip...
Mas ele teve dois problemas:
1 = a maioria dos chips chineses davam pau (segundo ele)
2 = o arquivo do tal hacker pelo qual ele pagou caro não funcionava tinha uma espécie de embaralhamento no conteúdo...

Então uma terceira pessoa analisou o conteúdo do arquivo comprado e descobriu o que havia de errado com o arquivo... entretanto ele ainda precisava de um programa para "reordenar" aquilo...
E foi aí que entrei, criei um programa para realizar a tal tarefa... foi simples.
enviei o arquivo corrigido e ambos gravaram e disseram que funcionou... inclusive mostraram cartuchos com o novo chip (sem ter que pegar de cartucho doador).
Nem sei se ainda estão fazendo estes cartuchos desta forma...

Pois pelo que me falam, os chips antigos da china tem vindo cada vez piores...

Infelizmente estes arquivos se perderam em uma pane de HD que tive... mas caso alguém tenha problema semelhante,
e saiba o que é preciso fazer no arquivo, posso recriar o programa.

Com certeza alguém (ex funcionário da big N), tem os fontes desses chips em algum lugar... qualquer dia isso vaza na net.
O pior é que se tem dump deles nos cores do SD2SNES, mas não são feitos para gravação PIC. Acho que seria mais viável uma pequena placa com um CICLONE e o core gravado e adaptado para rodar, do que gravar em CI chinês.
Também não sei quanto ficaria essa brincadeira toda, mas o povo gringo está cobrando caro pacas até por plaquinha sem nada kkkkk
 
Mensagens
681
Reações
1.138
Pontos
183
O pior é que se tem dump deles nos cores do SD2SNES, mas não são feitos para gravação PIC. Acho que seria mais viável uma pequena placa com um CICLONE e o core gravado e adaptado para rodar, do que gravar em CI chinês.
Também não sei quanto ficaria essa brincadeira toda, mas o povo gringo está cobrando caro pacas até por plaquinha sem nada kkkkk
Exatamente...
Quanto ao preço acho que os chineses conseguem um bom preço se quiserem, pois
conforme postei em outro tópico aqui (sobre mega), eles fazem umas placas padronizadas, para coletâneas, tem até coletâneas com FPGA, quando 2 circuitinhos baratos de lógica dão conta do recado.
Ou seja acho que eles conseguem FPGAs a preços muito bons para desperdiçar assim.
 

spyblack

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.071
Reações
935
Pontos
854
Exatamente...
Quanto ao preço acho que os chineses conseguem um bom preço se quiserem, pois
conforme postei em outro tópico aqui (sobre mega), eles fazem umas placas padronizadas, para coletâneas, tem até coletâneas com FPGA, quando 2 circuitinhos baratos de lógica dão conta do recado.
Ou seja acho que eles conseguem FPGAs a preços muito bons para desperdiçar assim.
eu acho que não tem ainda pq sai mais fácil fabricar o sd2snes china do que uma placa pra um nicho, acho que só vai rolar se americanos fizerem
 
Topo Fundo