O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Surgiu a chance de eu ter um imóvel (apartamento) - Preciso de dicas

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Venho me debatendo faz tempo com imóvel alugado.
Sapeando pela internet sem compromisso fui ver um lançamento e incrivelmente fui considerado apto a ter financiamento.
Apesar de ter estudado e gostar da área de finanças, gostaria de mais opiniões, já que uma compra desse tipo envolve muita emoção e tenho receio de fazer besteira.

O imóvel é um apartamento pequeno, próximo do centro de SP, ou seja, poderei continuar muito próximo do trabalho, há possibilidade de alugar futuramente, a construtora é sólida aparentemente, a unidade é boa, não tem vaga para carro e o condomínio será baixo. Não tem muita firula (piscina, academia, etc).

Onde o bicho pega:

Valor de 200 mil. Com as moedas do FGTS poderei financiar via PRICE (parcela fixa) em suaves 35 anos de 1200 reais por mês quase. Dá mais que 1/3 do meu salário líquido, fora condomínio.
Pago de aluguel hoje, com condomínio, 1350 reais em um apartamento ligeiramente maior e com vaga de garagem, também próximo do trabalho.

Ao final do financiamento terei pago 2,5 imóveis. Mesmo considerando a valorização, acho que chegará no máximo a 1,5 o valor atual no final do período.

Aí vem a dúvida. Seria isso viável?
Eu não acho que conseguirei pegar o valor da parcela em um aluguel livre de condomínio e IPTU tão cedo. Falo isso porque não gostaria de morar futuramente aqui, queria mesmo uma casa, mas comprar terreno hoje só dá em fim de mundo...

Por um lado pesa a questão do tempo e da oportunidade, já que se a economia melhorar eu posso não conseguir mais essa condição.
Por outro pesa a questão de não ser um imóvel definitivo para a vida e pela parcela nunca baixar de valor (não tenho como financiar via SAC).

Alguém é recém devedor da CAIXA para dar uma dica?
 
Ultima Edição:

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.895
Pontos
1.109
Eu financiei pelo Banco do Brasil, ficou mais barato que na Caixa.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Quantos metros? Já está pronto?

Santander começou uma linha de 7,99% a.a., não consegue mesmo com banco?
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
quanto anos vc pretende morar nesse imóvel ?
qual a expectativa de revenda, considerando que centro de SP não é uma boa região ?
vc faz financiamento de 30-35 anos mas tem que fazer as contas pra pagar em menos de 10, senão vai ficar preso nele a vida toda.

comprou aliança de namoro, agora pensado em imóvel ... realmente a coisa está ficando séria :)
 


Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Acho que quando sentir que quer comprar o imóvel para moradia não terá mais dúvidas, nem precisará fazer conta. Se está na dúvida já não é um bom sinal.
 

-Feanor-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.948
Reações
752
Pontos
919
Eu acho imóvel sem vaga de garagem uma furada, desvaloriza muito e faz com que perda parte da liquidez se um dia quiser vender, já que muita gente tem carro, ainda mais quem compra imóvel dessa faixa de valor.

Em relação à financiamento acho mais vantajoso optar pelo SAC se puder, a longo prazo compensa.

E não entra na neurose de tempo do financiamento, a vida média de um contrato costuma ser de 12 anos, até lá tu amortiza a dívida e pode quitar com ajuda do FGTS.

Meu primeiro apartamento comprei por R$ 48.000,00 financiado em 20 anos, o contrato durou 8 anos, paguei uns R$ 68.000,00 entre entrada e financiamento, vendi por R$ 117.000,00 por causa do mercado recessivo, ainda tive que pagar imposto de renda por ganho de capital, inclusive. Então essa história que se paga “tantos Imoveis” por causa do financiamento não é bem assim, mesmo que pague os 35 anos das parcelas PRICE é bem provável que se vender o imóvel terá algum lucro ainda lá pelo ano de 2054.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Levando em consideração o valor que vc paga de aluguel, no seu lugar eu iria assumir essa prestação do imovel.

Penso isso também. A localização é ótimo por causa do meu trabalho e não vejo chance de sair de lá tão cedo.

Eu financiei pelo Banco do Brasil, ficou mais barato que na Caixa.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk

Não dá pelo BB. A obra é financiada já pela Caixa.

Quantos metros? Já está pronto?

Santander começou uma linha de 7,99% a.a., não consegue mesmo com banco?

Caixa tá cobrando 7,5% nesse caso. Achei boa a taxa.
Tem 40m² e está em construção.

Pra mim financiamento é sempre melhor que só pagar aluguel.

Penso isso também. Se eu achar que pagando aluguel vou guardar algo eu estarei me enganando. Já era para ter algum pé de meia, mas só tenho uma moto financiada e um carro velho parcelado.

Procura material sobre isso. Serve youtube tbm. Se for pra não comprar TEM que investir, se não a compra é sempre melhor.

Sei que a PRICE é menos vantajosa no macro, mas de cara ela é melhor. Dá pra reduzir depois o valor da parcela via abatimento com FGTS, mas o ritmo é mais lento que na SAC.

quanto anos vc pretende morar nesse imóvel ?
qual a expectativa de revenda, considerando que centro de SP não é uma boa região ?
vc faz financiamento de 30-35 anos mas tem que fazer as contas pra pagar em menos de 10, senão vai ficar preso nele a vida toda.

comprou aliança de namoro, agora pensado em imóvel ... realmente a coisa está ficando séria :)

Pretendo morar cerca de 12 anos. Com 50, se Deus quiser, quero morar em casa, num lugar tranquilo, criando galinha, cachorro, gato e mexendo com carro velho, aeromodelismo e outras coisas numa oficina doméstica.

Acho que quando sentir que quer comprar o imóvel para moradia não terá mais dúvidas, nem precisará fazer conta. Se está na dúvida já não é um bom sinal.

Dinheiro contado e renda familiar baixa mano. Não dá pra fazer nada sem bater na calculadora muitas vezes.

Eu acho imóvel sem vaga de garagem uma furada, desvaloriza muito e faz com que perda parte da liquidez se um dia quiser vender, já que muita gente tem carro, ainda mais quem compra imóvel dessa faixa de valor.

Em relação à financiamento acho mais vantajoso optar pelo SAC se puder, a longo prazo compensa.

E não entra na neurose de tempo do financiamento, a vida média de um contrato costuma ser de 12 anos, até lá tu amortiza a dívida e pode quitar com ajuda do FGTS.

Meu primeiro apartamento comprei por R$ 48.000,00 financiado em 20 anos, o contrato durou 8 anos, paguei uns R$ 68.000,00 entre entrada e financiamento, vendi por R$ 117.000,00 por causa do mercado recessivo, ainda tive que pagar imposto de renda por ganho de capital, inclusive. Então essa história que se paga “tantos Imoveis” por causa do financiamento não é bem assim, mesmo que pague os 35 anos das parcelas PRICE é bem provável que se vender o imóvel terá algum lucro ainda lá pelo ano de 2054.

Realmente acho que dá pra quitar em menos de 20 anos. O corretor falou que o prazo médio mesmo é 14 a 16.
Não tem vaga, mas fica do lado do metrô. Em questão de acessibilidade não há o que se falar. Como fica ao lado de região de muito comércio, acho que dá pra contornar essa questão da garagem.

Se vc não gostaria de ficar morando no local nao financie por 35 anos.
Por mais vc pense que vai evoluir financeiramente e vai querer algo melhor no futuro, coisas sempre podem dar errado e vc ficar no locsl por muito tempo.

Então. Caso dê certo eu penso em alugar e ficar com a grana do financiamento livre se for o caso de conseguir conquistar um terreno/casa.

Valeu pelas dicas galera. :kjoinha
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.323
Reações
71.454
Pontos
1.763
Em quanto tempo fica pronto? Você poderia se mudar assim que tivesse pronto?

São coisas a se pensar pra poupar o dinheiro do aluguel que você vai deixar de pagar.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
enquanto financiar, "seu apê" não é seu. A não ser que vc não possa esperar e não tenha uma grana em mãos pra achar uma alternativa, aí acho que essa forma é "o q tem pra hoje" mesmo. Dependendo do q acontecer lá na frente e vc não conseguir pagar, já era. Enquanto não quitar, é basicamente alugado pq o apê é do banco.

O imóvel é um apartamento pequeno, próximo do centro de SP, ou seja, poderei continuar muito próximo do trabalho, há possibilidade de alugar futuramente, a construtora é sólida aparentemente, a unidade é boa, não tem vaga para carro e o condomínio será baixo. Não tem muita firula (piscina, academia, etc).

é vitacon? Sei q eles tem feito alguns no centro com metragens pequenas

Valor de 200 mil. Com as moedas do FGTS poderei financiar via PRICE (parcela fixa) em suaves 35 anos de 1200 reais por mês quase. Dá mais que 1/3 do meu salário líquido, fora condomínio.
Pago de aluguel hoje, com condomínio, 1350 reais em um apartamento ligeiramente maior e com vaga de garagem, também próximo do trabalho.

Ao final do financiamento terei pago 2,5 imóveis. Mesmo considerando a valorização, acho que chegará no máximo a 1,5 o valor atual no final do período.

2,5x -> Isso que é foda. A gente ta condicionado a aceitar esse tipo de coisa mas mtos não tem saída dependendo da situação! Por isso nem critico mas é foda que tenhamos que operar dessa forma mtas vezes. A essa altura do campeonato, é o jeito mesmo, como falei antes. A gente ta falando em algo q era 200mil e virou meio milhão!

Seria até interessante saber o quanto vc tem pra dar de entrada, se vc ainda pode ficar numa boa alugando (se a vontade não foi forçada por agentes externos fora do seu alcance). Pq se for o caso de vc ter sei lá... uns 20-40mil guardado e vc pode fazer aportes de 1200 (essa parcela aí q vc ía pagar ao banco) só que num investimento. Vê se a conta bate fazendo o cálculo. Pq se vc puder esperar (não tem pressa) talvez fique mais em conta e quite mais rápido q imaginado.

Tipo 10 anos de aporte de 1200 são 144mil reais. Se vc pegar um rendimento mais básico aí de 6,5% ao ano, começar com 15mil reais na primeira aplicação e mandar bala nesses 1200 por mês durante 10 anos dá entorno de 228mil reais brutos! (Total de investimento somando os aportes: 159mil). Chutando vc tem uns 210mil líquido +-. Na hora de pagar à vista, apertando o filho da mãe do corretor de imóveis vc acaba fazendo com que o apê custe 180 mil até!!!

+156mil reais em aluguel/despesa aí (1300 reais mensais) ao todo vc pagou em 10 anos esperando o rendimento bater meta (e não em 30 ou 35anos) dá 356mil reais. Vc teve economia de 144mil reais e de quebra economizou 20-25 anos de financiamento. Com o desconto lá de pagar à vista vc tem economia de 164mil.

Ou seja: Vc deixa de pagar quase 150mil ao banco +-, reduz o "pagamento" em 10 anos. Se vc pode morar numa boa de aluguel... continue!

Isso falando de juros mais baixos em rendimento. Conservador. 6,5% vc tem colocando em conta corrente da NU bank se não me engano (acho que é 6,4% não lembro), por exemplo. Imagina se vc pega algo entre conservador-moderado na casa dos 10% anuais. É interessante avaliar, se vc não precisa sair do aluguel. Bota na ponta do lápis, bro!

Olha que legal. Talvez, apertando um pouco, vc consiga fazer aportes de 1500. Começando com 10mil na carteira. Aí vc tem um q rende 10% por ano vc diminui o tempo pra 7 anos. Acho razoável avaliar isso. Maioria das renda fixas são de 6,5-7%. Vc pode quebrar em 2 (até pq diversificação é recomendada). Uma segura com 6,5% e outra com 8-9%. (maioria hoje é taxa zero de corretagem e adm, tendo só o IR regressivo pra se preocupar)

Outra forma de acelerar é achar aluguel mais barato! Q seja de 1000 reais, por exemplo. Imagina se vc pode fazer aporte com 1800? Pode cair pra 6 ou 5 anos até, dependendo do q vc faz. Sem contar aumento de salário, emprego melhor... Aí a gente pode falar em aportes de 2000 pra mais.

Claro que em 5-10 anos o preço seja outro. Sei lá... tipo 230mil o mesmo apartamento em uma situação parecida. Aí vc planeja antecipadamente pra juntar uns 250 mil ou vc financia os 30 mil restantes... Vc vai pagar fácil em 1 ano esse valor.

Aí vem a dúvida. Seria isso viável?
Eu não acho que conseguirei pegar o valor da parcela em um aluguel livre de condomínio e IPTU tão cedo. Falo isso porque não gostaria de morar futuramente aqui, queria mesmo uma casa, mas comprar terreno hoje só dá em fim de mundo...

Por um lado pesa a questão do tempo e da oportunidade, já que se a economia melhorar eu posso não conseguir mais essa condição.
Por outro pesa a questão de não ser um imóvel definitivo para a vida e pela parcela nunca baixar de valor (não tenho como financiar via SAC).

Alguém é recém devedor da CAIXA para dar uma dica?

isso te evita outra dor de cabeça. "Será q consigo pagar todo mês?" Dívida no investimento dá em nada.. vc só deixa de ganhar mais rápido! Dívida com o banco vc ta ferrado com os juros! Podendo perder com algo q nem era seu ainda pra perder

Espero ter dado uma motivada, outra luz.

eu peso nessa coisa de idade pq em 30 anos eu terei 62... em 35 terei 67 kkk. Não me vejo querendo pagar a última parcela do PRIMEIRO apartamento quando for me aposentar. Cê é loko cachoeira

Bônus. Vc vai casar pelo jeito.... faça a guria te ajudar a pagar. O certo seria 50% né? Se cada um der aporte de 1000, serão 2k fácil aí pra acelerar o processo... Se virar 3k então... (olha só. Com rentabilidade de 6,5% ao ano, começando com 10 mil e aportes de 3mil em 10 anos vc acumula bruto meio milhão). Antes meio milhão no bolso em 10 anos que pagar meio milhão em 30 anos. Se isso não te convencer eu desisto kkk

ps. o meu caso foi mais suave por morar com os meus pais então deixei de gastar com esse aluguel aí. Evitando um rombo de 180-200 mil reais nos últimos 10 anos podendo planejar umas coisas melhor. Deu pra juntar uma grana boa e tbm to me acertando pra sair de casa até o final do ano. Mimado? Prefiro poupar 200mil pra gerenciar as finanças aqui e ser chamado de filho de papai haha. Cada um com seus planos. A gente ainda tem dessas de "orgulho burro"
 
Ultima Edição:

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
morar de aluguel e guardar (poupar) a grana do financiamento acho que não é uma opção viável, a menos que o aluguel seja muito barato, no máximo uns 500 reais.
com o fim da renda fixa e juros baixos em rendimentos, vai ter que investir em opções mais arriscadas pra ganhar da inflação real (não a do governo mas aquela que vc sente nas suas despesas mensais).

e daqui a 10 anos o imóvel vai estar uns 350 mil, se não mais. e se não valorizar, então ficou estagnado, o que não é bom.

minha sugestão é fazer as contas dobrando o valor do financiamento.
se o financiamento é 1200,00, então tem que ser capaz de pagar 1200 e guardar 1200 por mês, porque aí consegue quitar rápido ou ficar com uma reservar de emergência.
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
morar de aluguel e guardar (poupar) a grana do financiamento acho que não é uma opção viável, a menos que o aluguel seja muito barato, no máximo uns 500 reais.
com o fim da renda fixa e juros baixos em rendimentos, vai ter que investir em opções mais arriscadas pra ganhar da inflação real (não a do governo mas aquela que vc sente nas suas despesas mensais).

e daqui a 10 anos o imóvel vai estar uns 350 mil, se não mais. e se não valorizar, então ficou estagnado, o que não é bom.

minha sugestão é fazer as contas dobrando o valor do financiamento.
se o financiamento é 1200,00, então tem que ser capaz de pagar 1200 e guardar 1200 por mês, porque aí consegue quitar rápido ou ficar com uma reservar de emergência.
foi algo q imaginei tbm. Talvez ele estime em 300mil, um aluguel de 1000 e mantenha os 10 anos fazendo um balanço. Fora aumentar o aporte (tem a noiva/esposa aí na jogada pra ajudar). Fora se o cara ainda tiver capital inicial...

e esses 300-350 mil na hora que for pagar à vista é completamente negociável. Pelo menos tem poder pra fazer os corretores deitarem e rolarem.

tem fundos interessantes aí com 10% mais ou menos q não são arriscados ("arriscados"/moderados são os de 24-28% ao ano com altas oscilações)

De qualquer forma dá se o jeito. Sacrifício em algum lugar é feito de qualquer maneira. A própria espera, o modo de gastar, ganhar mais são todas variáveis.

se ta ruim pra investir ta pior pra se submeter a tanto tempo de financiamento tbm se for pensar. O negócio é neutralizar em menor tempo possível pq não se sabe o amanhã

até por isso esse bônus seria alguma garantia pro OP:

Bônus. Vc vai casar pelo jeito.... faça a guria te ajudar a pagar. O certo seria 50% né? Se cada um der aporte de 1000, serão 2k fácil aí pra acelerar o processo... Se virar 3k então... (olha só. Com rentabilidade de 6,5% ao ano, começando com 10 mil e aportes de 3mil em 10 anos vc acumula bruto meio milhão).

350mil no imóvel (2029) + 120mil reais em aluguel (considerando ele achar um de 1000 reais) dá 470mil reais :p. O meio milhão aí fez o seu serviço

Ou ele avalia um imóvel mais barato e menor lá na frente (ou mais longe do centro) ou ele acha aluguel mais em conta (que com 1000 já é muito difícil em SP, diria impossível na realidade)
 
Ultima Edição:

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.532
Reações
7.521
Pontos
1.044
@geist , já que sabe que tens crédito pré-aprovado, não seria interessante buscar uma casa?
Condomínio "popular" é complexo. Proprietários chatos e muita unidade alugada na qual os inquilinos não ligam para regras, nisso, muita confusão.
Por experiência própria, pense nisso.
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Vou dar a MINHA opinião. Eu particularmente enjoo muito fácil do lugar onde moro, não tenho nenhuma vontade enquanto trabalhador em ter uma casa própria. A possibilidade de trocar de ambiente é muito importante pra mim, seja por troca de emprego, mudança de cidade, infestações de pragas (sim, em uma cobertura que eu morava teve uma infestação de escorpiões que tivemos que sair de lá as pressas, até dentro do vaso sanitário havia escorpiões).

Logo, no meu caso eu só tenho vontade de ter uma residência fixa após a aposentadoria.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Em quanto tempo fica pronto? Você poderia se mudar assim que tivesse pronto?

São coisas a se pensar pra poupar o dinheiro do aluguel que você vai deixar de pagar.

2021. Poderia me mudar sim.
Não vou poupar muito nesse tempo. Talvez o suficiente para mobiliar parcialmente.

Quanto de entrada, chaves e afins?

É MCMV. Não tem taxa de chaves. Entrada de aproximadamente 40 mil.

enquanto financiar, "seu apê" não é seu. A não ser que vc não possa esperar e não tenha uma grana em mãos pra achar uma alternativa, aí acho que essa forma é "o q tem pra hoje" mesmo. Dependendo do q acontecer lá na frente e vc não conseguir pagar, já era. Enquanto não quitar, é basicamente alugado pq o apê é do banco.



é vitacon? Sei q eles tem feito alguns no centro com metragens pequenas



2,5x -> Isso que é foda. A gente ta condicionado a aceitar esse tipo de coisa mas mtos não tem saída dependendo da situação! Por isso nem critico mas é foda que tenhamos que operar dessa forma mtas vezes. A essa altura do campeonato, é o jeito mesmo, como falei antes. A gente ta falando em algo q era 200mil e virou meio milhão!

Seria até interessante saber o quanto vc tem pra dar de entrada, se vc ainda pode ficar numa boa alugando (se a vontade não foi forçada por agentes externos fora do seu alcance). Pq se for o caso de vc ter sei lá... uns 20-40mil guardado e vc pode fazer aportes de 1200 (essa parcela aí q vc ía pagar ao banco) só que num investimento. Vê se a conta bate fazendo o cálculo. Pq se vc puder esperar (não tem pressa) talvez fique mais em conta e quite mais rápido q imaginado.

Tipo 10 anos de aporte de 1200 são 144mil reais. Se vc pegar um rendimento mais básico aí de 6,5% ao ano, começar com 15mil reais na primeira aplicação e mandar bala nesses 1200 por mês durante 10 anos dá entorno de 228mil reais brutos! (Total de investimento somando os aportes: 159mil). Chutando vc tem uns 210mil líquido +-. Na hora de pagar à vista, apertando o filho da mãe do corretor de imóveis vc acaba fazendo com que o apê custe 180 mil até!!!

+156mil reais em aluguel/despesa aí (1300 reais mensais) ao todo vc pagou em 10 anos esperando o rendimento bater meta (e não em 30 ou 35anos) dá 356mil reais. Vc teve economia de 144mil reais e de quebra economizou 20-25 anos de financiamento. Com o desconto lá de pagar à vista vc tem economia de 164mil.

Ou seja: Vc deixa de pagar quase 150mil ao banco +-, reduz o "pagamento" em 10 anos. Se vc pode morar numa boa de aluguel... continue!

Isso falando de juros mais baixos em rendimento. Conservador. 6,5% vc tem colocando em conta corrente da NU bank se não me engano (acho que é 6,4% não lembro), por exemplo. Imagina se vc pega algo entre conservador-moderado na casa dos 10% anuais. É interessante avaliar, se vc não precisa sair do aluguel. Bota na ponta do lápis, bro!

Olha que legal. Talvez, apertando um pouco, vc consiga fazer aportes de 1500. Começando com 10mil na carteira. Aí vc tem um q rende 10% por ano vc diminui o tempo pra 7 anos. Acho razoável avaliar isso. Maioria das renda fixas são de 6,5-7%. Vc pode quebrar em 2 (até pq diversificação é recomendada). Uma segura com 6,5% e outra com 8-9%. (maioria hoje é taxa zero de corretagem e adm, tendo só o IR regressivo pra se preocupar)

Outra forma de acelerar é achar aluguel mais barato! Q seja de 1000 reais, por exemplo. Imagina se vc pode fazer aporte com 1800? Pode cair pra 6 ou 5 anos até, dependendo do q vc faz. Sem contar aumento de salário, emprego melhor... Aí a gente pode falar em aportes de 2000 pra mais.

Claro que em 5-10 anos o preço seja outro. Sei lá... tipo 230mil o mesmo apartamento em uma situação parecida. Aí vc planeja antecipadamente pra juntar uns 250 mil ou vc financia os 30 mil restantes... Vc vai pagar fácil em 1 ano esse valor.



isso te evita outra dor de cabeça. "Será q consigo pagar todo mês?" Dívida no investimento dá em nada.. vc só deixa de ganhar mais rápido! Dívida com o banco vc ta ferrado com os juros! Podendo perder com algo q nem era seu ainda pra perder

Espero ter dado uma motivada, outra luz.

eu peso nessa coisa de idade pq em 30 anos eu terei 62... em 35 terei 67 kkk. Não me vejo querendo pagar a última parcela do PRIMEIRO apartamento quando for me aposentar. Cê é loko cachoeira

Bônus. Vc vai casar pelo jeito.... faça a guria te ajudar a pagar. O certo seria 50% né? Se cada um der aporte de 1000, serão 2k fácil aí pra acelerar o processo... Se virar 3k então... (olha só. Com rentabilidade de 6,5% ao ano, começando com 10 mil e aportes de 3mil em 10 anos vc acumula bruto meio milhão). Antes meio milhão no bolso em 10 anos que pagar meio milhão em 30 anos. Se isso não te convencer eu desisto kkk

ps. o meu caso foi mais suave por morar com os meus pais então deixei de gastar com esse aluguel aí. Evitando um rombo de 180-200 mil reais nos últimos 10 anos podendo planejar umas coisas melhor. Deu pra juntar uma grana boa e tbm to me acertando pra sair de casa até o final do ano. Mimado? Prefiro poupar 200mil pra gerenciar as finanças aqui e ser chamado de filho de papai haha. Cada um com seus planos. A gente ainda tem dessas de "orgulho burro"

Valeu por todas as dicas. Já pensei em tudo isso.
Eu terei que morar com minha mãe até saírem as chaves. Economizarei no aluguel, mas gastarei mais com condução. É um esforço que dá pra fazer, desde que seja temporário. O que penso é o seguinte. Tenho 36 anos. Se adiar muito vou perder o pique para encarar um financiamento longo desse.
Não tenho disciplina para guardar dinheiro por anos a fio sofrendo privações por outro lado. Não tenho como guardar tanto pagando aluguel e não tenho como ficar morando com minha mãe por 15 anos até ter algum montante. Quero formar família e ter algum patrimônio.

Quero resolver isso enquanto estou solteiro. Quero que seja só meu o que conseguir com o esforço do meu trabalho. Não quero dividir titularidade de imóvel com mulher. Já tive experiência com divórcio. Quero ter uma moradia só minha porque aí, independente do que aconteça, pelo menos um lugar pra morar eu terei.

O fato de ficar no centro é bom porque num cenário de desemprego eu teria mais chances de recolocação morando lá.

morar de aluguel e guardar (poupar) a grana do financiamento acho que não é uma opção viável, a menos que o aluguel seja muito barato, no máximo uns 500 reais.
com o fim da renda fixa e juros baixos em rendimentos, vai ter que investir em opções mais arriscadas pra ganhar da inflação real (não a do governo mas aquela que vc sente nas suas despesas mensais).

e daqui a 10 anos o imóvel vai estar uns 350 mil, se não mais. e se não valorizar, então ficou estagnado, o que não é bom.

minha sugestão é fazer as contas dobrando o valor do financiamento.
se o financiamento é 1200,00, então tem que ser capaz de pagar 1200 e guardar 1200 por mês, porque aí consegue quitar rápido ou ficar com uma reservar de emergência.

Bem que gostaria, mas não tenho renda pra isso.

Criei a conta aqui, postei mais de 30 mil vezes soh pra vir aqui pra dizer pra vc nao financiar pelo modelo PRICE...

Isso que tá broxando. O corretor disse que posso ir abatendo do FGTS e escolher reduzir o prazo ou a parcela, mas sei que a PRICE é mais vantajosa para o banco a longo prazo.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Vou dar a MINHA opinião. Eu particularmente enjoo muito fácil do lugar onde moro, não tenho nenhuma vontade enquanto trabalhador em ter uma casa própria. A possibilidade de trocar de ambiente é muito importante pra mim, seja por troca de emprego, mudança de cidade, infestações de pragas (sim, em uma cobertura que eu morava teve uma infestação de escorpiões que tivemos que sair de lá as pressas, até dentro do vaso sanitário havia escorpiões).

Logo, no meu caso eu só tenho vontade de ter uma residência fixa após a aposentadoria.

É uma possibilidade, mas a sensação de dinheiro "perdido" com aluguel é desconfortável. Queria sair desse circuito.
Fora que querendo ou não há um risco quando se pensa que na aposentadoria vai fazer isso e aquilo. Já vi muitos casos de gente que quebrou a pica, não conseguiu fazer nada que imaginou na juventude. Só foi pagar contas, cuidar da saúde, ajudar filhos, etc.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.334
Reações
21.895
Pontos
1.109
Vou dar a MINHA opinião. Eu particularmente enjoo muito fácil do lugar onde moro, não tenho nenhuma vontade enquanto trabalhador em ter uma casa própria. A possibilidade de trocar de ambiente é muito importante pra mim, seja por troca de emprego, mudança de cidade, infestações de pragas (sim, em uma cobertura que eu morava teve uma infestação de escorpiões que tivemos que sair de lá as pressas, até dentro do vaso sanitário havia escorpiões).

Logo, no meu caso eu só tenho vontade de ter uma residência fixa após a aposentadoria.
Nossa, só de pensar no trabalho que dá na mudança já me deixa desmotivado.

Enviado de meu GT-I9505 usando o Tapatalk
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
É uma possibilidade, mas a sensação de dinheiro "perdido" com aluguel é desconfortável. Queria sair desse circuito.
Fora que querendo ou não há um risco quando se pensa que na aposentadoria vai fazer isso e aquilo. Já vi muitos casos de gente que quebrou a pica, não conseguiu fazer nada que imaginou na juventude. Só foi pagar contas, cuidar da saúde, ajudar filhos, etc.

colega, algumas verdades são muito duras e só com a idade a gente enxerga elas.
eu ia fazer um outro tipo de post, mas vou tentar ter uma visão mais otimista.

imóvel ao lado do metrô é ótimo para revenda (mesmo que o entorno não seja dos melhores) e o potencial de valorização pode ser bom.

seja agressivo em suas contas, bote na planilha cada amortização do FGTS (de 2 em 2 anos), 13o. PLR, o que conseguir economizar.
PRICE é muito ruim porque daqui 10 anos o seu saldo devedor vai ser maior do que se tivesse feito SAC.
ok, a prestação foi menor durante todo esse tempo, mas com certeza vc vai gastar esse diferença e vai ter que desembolsar mais pra quitar.
compare as duas modalidades com muito critério mesmo, pense lá na frente na hora de quitar.

eu acho que é factível que em 10 anos vc consiga quitar o financiamento.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
@geist , já que sabe que tens crédito pré-aprovado, não seria interessante buscar uma casa?
Condomínio "popular" é complexo. Proprietários chatos e muita unidade alugada na qual os inquilinos não ligam para regras, nisso, muita confusão.
Por experiência própria, pense nisso.

Casa eu só conseguiria muito na periferia de SP. Tipo Mogi das Cruzes, Itapevi, Cotia, Cajamar... inviável por causa da distância do trabalho.

Sim, eu tenho ciência que em caso de negócio a futura vizinhança será uma gentalha. Muito investidor compra pra alugar por ser no centro. Vai ser um lixo lidar com as pessoas.
 

Ageiajoao

Habitué da casa
Mensagens
20
Reações
16
Pontos
63
Casa eu só conseguiria muito na periferia de SP. Tipo Mogi das Cruzes, Itapevi, Cotia, Cajamar... inviável por causa da distância do trabalho.

Sim, eu tenho ciência que em caso de negócio a futura vizinhança será uma gentalha. Muito investidor compra pra alugar por ser no centro. Vai ser um lixo lidar com as pessoas.
Você trabalha no Centro ou na ZO? Cotia eu acho bacana. Porém tenho saudades da minha Vila Pompeia :ksnif
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
colega, algumas verdades são muito duras e só com a idade a gente enxerga elas.
eu ia fazer um outro tipo de post, mas vou tentar ter uma visão mais otimista.

imóvel ao lado do metrô é ótimo para revenda (mesmo que o entorno não seja dos melhores) e o potencial de valorização pode ser bom.

seja agressivo em suas contas, bote na planilha cada amortização do FGTS (de 2 em 2 anos), 13o. PLR, o que conseguir economizar.
PRICE é muito ruim porque daqui 10 anos o seu saldo devedor vai ser maior do que se tivesse feito SAC.
ok, a prestação foi menor durante todo esse tempo, mas com certeza vc vai gastar esse diferença e vai ter que desembolsar mais pra quitar.
compare as duas modalidades com muito critério mesmo, pense lá na frente na hora de quitar.

eu acho que é factível que em 10 anos vc consiga quitar o financiamento.

Pelas minhas contas em 22 anos. Usando o FGTS e pagando as parcelas. Isso na PRICE. Na SAC provavelmente seriam uns 16 anos.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Você trabalha no Centro ou na ZO? Cotia eu acho bacana. Porém tenho saudades da minha Vila Pompeia :ksnif
Centro.
O bom da casa é que não tem que aturar vizinho tão próximo, condomínio e suas implicações, além de ter mais espaço.
Eu poderia meter as caras num terreno, mas só teria condições de construir depois de quase quitar ele. Vai demorar muito, mas o resultado final seria MUITO melhor.
 

j0kk3r

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
12.352
Reações
16.925
Pontos
1.284
Se você tem condições de guardar esses R$1200 e continuar pagando aluguel, eu preferiria mil vezes investir esse valor e continuar morando de aluguel.

Se você guardar 1200 por mês, considerando uma taxa básica de juros de 0,5% a.m, você guardaria R$504.000,00. Somando ao juros você teria um total de R$1.709.642,72. QUASE DOIS MILHÕES DE REAIS.

Esses 2 milhões de reais guardados, com 0,5% a.m te renderia R$8.499,71 por mês, o que pagaria seu aluguel, suas contas, seu lazer...

@Baneman

Dá uma olhada nessa conta.. lembro que você perguntou no outro tópico algo relacionado a isso.



Edit.: Óbvio que faltou uma coisa né. Se for pra morar HOJE no apto, talvez valeria a pena fazer o financiamento, já que você poderia financiar E juntar dinheiro. Mas aí você tem que fazer suas contas, pq o financiamento sairia mais caro que o aluguel, apto menor, sem garagem... enfim.
 
Ultima Edição:

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu acho imóvel sem vaga de garagem uma furada, desvaloriza muito e faz com que perda parte da liquidez se um dia quiser vender, já que muita gente tem carro, ainda mais quem compra imóvel dessa faixa de valor.

Em relação à financiamento acho mais vantajoso optar pelo SAC se puder, a longo prazo compensa.

E não entra na neurose de tempo do financiamento, a vida média de um contrato costuma ser de 12 anos, até lá tu amortiza a dívida e pode quitar com ajuda do FGTS.

Meu primeiro apartamento comprei por R$ 48.000,00 financiado em 20 anos, o contrato durou 8 anos, paguei uns R$ 68.000,00 entre entrada e financiamento, vendi por R$ 117.000,00 por causa do mercado recessivo, ainda tive que pagar imposto de renda por ganho de capital, inclusive. Então essa história que se paga “tantos Imoveis” por causa do financiamento não é bem assim, mesmo que pague os 35 anos das parcelas PRICE é bem provável que se vender o imóvel terá algum lucro ainda lá pelo ano de 2054.
Também acho imóvel sem garagem uma furada @geist pois como o user disse acima, desvaloriza muito.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.147
Pontos
1.503
Também acho imóvel sem garagem uma furada @geist pois como o user disse acima, desvaloriza muito.

Como é ao lado do metrô, não seria tão horrível assim.
Uma vaga em SP custa cerca de 30 a 40 mil a mais no valor do imóvel. Inviável para minha renda.
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Como é ao lado do metrô, não seria tão horrível assim.
Uma vaga em SP custa cerca de 30 a 40 mil a mais no valor do imóvel. Inviável para minha renda.
Mas teria pelo menos algum lugar "seguro" nas redondezas para deixar a moto/carro?
 

Johnzim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.307
Reações
31.242
Pontos
1.319
Como é ao lado do metrô, não seria tão horrível assim.
Uma vaga em SP custa cerca de 30 a 40 mil a mais no valor do imóvel. Inviável para minha renda.
Imóvel sem garagem tem o problema relacionado à liquidez para eventual revenda.
 

Arkken

Bam-bam-bam
Mensagens
1.101
Reações
4.493
Pontos
343
Venho me debatendo faz tempo com imóvel alugado.
Sapeando pela internet sem compromisso fui ver um lançamento e incrivelmente fui considerado apto a ter financiamento.
Apesar de ter estudado e gostar da área de finanças, gostaria de mais opiniões, já que uma compra desse tipo envolve muita emoção e tenho receio de fazer besteira.

O imóvel é um apartamento pequeno, próximo do centro de SP, ou seja, poderei continuar muito próximo do trabalho, há possibilidade de alugar futuramente, a construtora é sólida aparentemente, a unidade é boa, não tem vaga para carro e o condomínio será baixo. Não tem muita firula (piscina, academia, etc).

Onde o bicho pega:

Valor de 200 mil. Com as moedas do FGTS poderei financiar via PRICE (parcela fixa) em suaves 35 anos de 1200 reais por mês quase. Dá mais que 1/3 do meu salário líquido, fora condomínio.
Pago de aluguel hoje, com condomínio, 1350 reais em um apartamento ligeiramente maior e com vaga de garagem, também próximo do trabalho.

Ao final do financiamento terei pago 2,5 imóveis. Mesmo considerando a valorização, acho que chegará no máximo a 1,5 o valor atual no final do período.

Aí vem a dúvida. Seria isso viável?
Eu não acho que conseguirei pegar o valor da parcela em um aluguel livre de condomínio e IPTU tão cedo. Falo isso porque não gostaria de morar futuramente aqui, queria mesmo uma casa, mas comprar terreno hoje só dá em fim de mundo...

Por um lado pesa a questão do tempo e da oportunidade, já que se a economia melhorar eu posso não conseguir mais essa condição.
Por outro pesa a questão de não ser um imóvel definitivo para a vida e pela parcela nunca baixar de valor (não tenho como financiar via SAC).

Alguém é recém devedor da CAIXA para dar uma dica?

Se o apartamento custa 200k, inclui pelo menos mais uns 15k nessa conta que você vai ter que pagar de impostos e cartório e mais uns 20k pra colocar armários planejados nos quartos cozinha e banheiro.

Kra vivi praticamente minha vida inteira de aluguel, parecia cigano nessa porra de mundo, tava enjoado de fazer mudanças e a cada uma que fazia algum móvel meu ia pro saco, resolvi comprar um AP pra me fixar e poder fazer o que eu quisesse (normalmente em aluguel nao se pode nem furar parede). Financiei em 25 anos também e foi a melhor coisa que fiz, dei uma alterada legal como rebaixamento de teto e pintura diferenciada e atualmente estou montando meu quarto Gamer, coisa que nunca faria em um local alugado. Imóvel sem garagem e com vaga presa realmente é um problema, no meu caso eu e minha mulher temos carro e apenas 1 vaga em nosso condomínio, alugamos outra por míseros 100 reais, problema resolvido. No mais vai fundo e boa sorte ae...
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
2021. Poderia me mudar sim.
Não vou poupar muito nesse tempo. Talvez o suficiente para mobiliar parcialmente.



É MCMV. Não tem taxa de chaves. Entrada de aproximadamente 40 mil.



Valeu por todas as dicas. Já pensei em tudo isso.
Eu terei que morar com minha mãe até saírem as chaves. Economizarei no aluguel, mas gastarei mais com condução. É um esforço que dá pra fazer, desde que seja temporário. O que penso é o seguinte. Tenho 36 anos. Se adiar muito vou perder o pique para encarar um financiamento longo desse.
Não tenho disciplina para guardar dinheiro por anos a fio sofrendo privações por outro lado. Não tenho como guardar tanto pagando aluguel e não tenho como ficar morando com minha mãe por 15 anos até ter algum montante. Quero formar família e ter algum patrimônio.

Quero resolver isso enquanto estou solteiro. Quero que seja só meu o que conseguir com o esforço do meu trabalho. Não quero dividir titularidade de imóvel com mulher. Já tive experiência com divórcio. Quero ter uma moradia só minha porque aí, independente do que aconteça, pelo menos um lugar pra morar eu terei.

O fato de ficar no centro é bom porque num cenário de desemprego eu teria mais chances de recolocação morando lá.



Bem que gostaria, mas não tenho renda pra isso.



Isso que tá broxando. O corretor disse que posso ir abatendo do FGTS e escolher reduzir o prazo ou a parcela, mas sei que a PRICE é mais vantajosa para o banco a longo prazo.
se vc casar, o imóvel será dela de qualquer forma mesmo com partilha de bens. Dá pra dar maior volta nessa m**** de papel. Ainda mais se ela alegar q não tem condições pra achar lugar, ou se vc tiver filhos. Já que é prioridade ela e o filho ficar numa moradia (mesmo q o apê seja seu).

Dá uma olhada nessa questão de legislação com algum amigo advogado pra ter certeza. Por isso q falo pra envolver a patroa nessas horas. Se vc tiver q rachar no meio, não vai doer pq vc só pagou a metade

Os 1200 vc só consegue voltando a morar com a mãe então? Pq achei q seria 1300 de aluguel, 1200 de parcela e sobraria o resto do salário.

e 10 anos vc quita. Com 6-7 se for agressivo. Mas isso pensei vc mantendo-se no aluguel. O q vc pode fazer é juntar mais rápido ainda nesses 2 anos morando com a sua mãe e pegar mais 5-6 anos de aluguel um pouco mais em conta (1000 ou 1300 mesmo caso não der) pra fechar. Vi q vc pode dar entrada de 40 mil

se vc pode nos primeiros 2 anos dar parcelas até maiores enquanto estiver com ela... dá pra fazer conta aí pra ficar rapidinho! A alternativa é o q? Pagar por 15-20 anos 1200 de qualquer forma? Pq sei la. Mesmo com o aluguel vc vai pagar mais barato q comprando o apê agora. Entendo a pressa pela idade, por conta de mulher mas se for planejar, acho q a mina entende, ou ta rolando pressão sendo q vc ta se virando sozinho financeiramente? Ficou confuso isso.

Disciplina pra deixar parado na conta nem eu tenho provavelmente. Pense que os investimentos são boletos de pagamento. Até pq vc ta colocando em um lugar de difícil acesso (pra pegar de volta). O IR é regressivo mas come mto do investimento se tirar cedo, por exemplo. E ela fica numa corretora, não na sua carteira ou conta bancária. Não tem tanto risco de vc fazer cagada.

Eu faço 32 esse ano :) Ta correria tbm. Devo pegar as chaves em agosto
 
Ultima Edição:

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.116
Reações
46.310
Pontos
1.934
com seus 40mil de entrada e fazendo aplicação média de 2mil vc atinge 195mil brutos em 5 anos com rentabilidade baixissima (a mais básica)

se pegar algo com 8-9% ela sobe pra 200mil já (rende pouco pq são 5 anos apenas mas já cobre aí)

São 5 anos :p Ainda acho que é mais em conta. Sem os 2 anos de aluguel vc vai gastar apenas + 3 anos de aluguel junto com a mulher até quitar

são 247mil em 5 anos contra meio milhão em 15-20-30 anos (dependendo do seu plano)

E mesmo que não cubra o valor total com inflação em 5 anos... sei lá. Dá pra ver isso ainda. Até pq sendo Minha Casa Minha Vida acho q dão jeito aí de lançar empreendimentos na mesma faixa de preço com pouca diferença. Oportunidades de lugar bom aparecem todo ano. Esse negócio de q vc vai perder "chance única" não é bem assim tbm

inflação seria mais complicado com empreendimento comum fora do subsídio. E vc contou com ela nesse meio milhão? Ou só os juros? Pq aí o valor é outro se causa algum impacto substancial
 
Ultima Edição:
Topo Fundo