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Eu falei de forma separada.
Se tivesse qualquer um dos ajustes que falei, já seria uma boa.
Tudo junto sim, ia aumentar um bocado bom (muito) do custo, talvez uns 50 dólares ou até mais.
Não não é só 10% não.
É bem pior.
Cerca de 30% pior.
E na verdade eu nem sei porque chamo esse node de 8nm.
Ele não é um 8nm real e sim um 10nm modificado.
Um dos piores nodes que fizeram, dos mais conhecidos.
Sobre o DLSS, importante lembrar que ele não faz mágica (apesar que é excelente).
Chega num ponto onde pode dar problema se tiver pouca RAM, não importa se usa isso ou não.
A simulação de RAM que fiz foi considerando os componentes atuais do Switch 2, não com tudo junto.
Foi só para mostrar que o aumento de RAM em si causaria impacto minúsculo.
Com o resto dos componentes que pedi (alterando de node e tal) aí não cheguei a fazer a simulação.
Então você se referia ao 7nm++ e não ao 7nm. De qualquer forma, fica a diferença de custo a ver.
Eu falo da RAM porque console trabalha com orçamento. Você tem um orçamento energético de X watts e a temperatura máxima não pode passar de y °C por z tempo. Se trocar 12 por 16 aumenta 1,5W no pico e 1°C que seja, vai ter que ser compensado de algum lugar.
Aí, vão fazer o que? Reduzir clocks da CPU e/ou GPU por pouco que seja? Diminuir a contagem de Tensores? Usar um chip de wifi mais barato? Armazenamento mais lento? RAM mais lenta?
É um tradeoff que tem que se pensar. Nintendo não tá usando a LPDDR5X um tanto downclockada à toa, por exemplo.
Mudar o node seria essa compensação e com sobra mas aí entra o custo adicional. Por isso falei do agregado como uma hipótese.