gajo666
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[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Fala pessoal, beleza?
Ontem tive a visita de um amigo de velha data aqui no estúdio, e após algumas horas de bate-papo, ele finalmente me disse qual era o própósito da visita: [SIZE="5"][COLOR="Red"]MONTAR UM HOME STUDIO.[/COLOR][/SIZE]
Ele me questionou bastante sobre a questão dos equipamentos, custo-benefício, o que era realmente indispensável, etc... e depois de pensar bastante, resolvi postar algumas idéias e sugestões, pois, o que era a dúvida desse colega, também pode ser de outro amigo aqui do fórum.[/COLOR][/SIZE]
Bom, será que aqueles estúdios de gravação grandiosos, com equipamentos sofisticados (e invariavelmente caros) que permeiam os sonhos de 10 entre 10 músicos que querem registrar suas músicas estão com os dias contados? Com certeza não, mas uma coisa é bastante certa: de um tempo para cá houve uma democratização ao acesso de tecnologia, e hoje é possível registrar em sua própria casa (com extrema qualidade) suas idéias musicais e porque não, até mesmo discos de excelente qualidade.
O Home Studio hoje é uma realidade ao alcance de um número bem maior de pessoas, com possibilidades de aquisição de equipamentos de excelente custo-benefício que podem propiciar a gravação de material de excelente qualidade.
[SIZE="6"][COLOR="red"]Definição da configuração ideal [/COLOR][/SIZE]
Antes de tudo, é preciso saber o que você pretende fazer em seu estúdio, para podermos definir os componentes necessários para a realização de seus objetivos. Veja em que caso você se enquadra:
[SIZE="6"][COLOR="red"]1. Produção e pré-produção musical[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="6"][COLOR="Red"]2. Gravação de voz e instrumentos[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="6"][COLOR="Red"]3. Transferência de LP para CD[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="6"][COLOR="Red"]4. PC vs MAC[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"][COLOR="blue"]Pessoal, basicamente é isso. Tentei sugerir equipos com boa qualidade aliados à um custo-benefício "decente". É claro que além dos equipos que sugeri, vocês facilmente encontrarão outros com muito mais qualidade, porém, muitas vezes, a preços exorbitantes. Eu mesmo evito comprar essas coisas aqui no Brasil. Sai muito mais barato importar do que pagar os preços abusivos que encontramos nas "Teodoros Sampaios" que temos por aqui. Caso tenham alguma dúvida, podem perguntar. Se estiver ao meu alcance, tentarei ajudá-los da melhor maneira possível. Espero que gostem.
Abraço a todos![/COLOR][/SIZE]
_________________________________________________________
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Fala pessoal!
Vamos continuar discutindo um pouco sobre a montagem do Home Studio. Nessa parte do tópico, vamos discutir um pouco sobre a escolha da sua placa de som. A placa de som é um dos itens mais importantes do processo e você deve ter claramente em sua mente qual é o intuito/objetivo específico da montagem do seu Home Studio para que escolha a melhor opção de placa de som.
Como já discutimos anteriormente, para se ter um som de qualidade, esqueça as placas de som onboard (que são um lixo mesmo) e mesmo as placas offboard tradicionais (Sound Blaster e afins). Mesmo dando pra "brincar" um pouco, essas placas não dão o suporte necessário para a realização de um trabalho bem feito. Nesse caso, você precisa de um hardware específico pra isso e também específico para a finalidade que você determinou para o seu Home Studio. Abaixo seguem mais algumas dicas a respeito. Espero que gostem!
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[SIZE="6"][COLOR="Red"]1. A placa de som: M-AUDIO ou ROLAND?[/COLOR][/SIZE]
Esse é um dos itens de maior importância na cadeia de sinal. Por ela se dará a conversão do sinal analógico para o mundo digital.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]2. E se eu precisar gravar mais canais?[/COLOR][/SIZE]
Essa é uma dúvida bastante comum: [COLOR="red"]“e se eu precisar gravar uma bateria?”[/COLOR], ou [COLOR="red"]“como posso gravar o ensaio de minha banda?”[/COLOR], são dúvidas recorrentes aos que iniciam a montagem de um home studio.
Bem, agora é com vocês: Escolha sua placa e mãos a obra!!
Fala pessoal, beleza?
Hoje trataremos de um outro periférico de suma importância na montagem do seu Home Studio: [SIZE="4"][COLOR="Blue"]MONITORES DE REFERÊNCIA DE ÁUDIO[/COLOR][/SIZE].
Tratando-se de um pequeno Home Studio, o fundamental é que você compre monitores do tamanho do seu negócio. Embora os melhores monitores realmente sejam os “de marca”, nada impede que você teste aquelas caixinhas de micro system 3x1 ou aquelas caixas grandes do aparelho de som que não funciona mais. O problema aqui é quando se usa caixas pequenas demais, pois a reprodução das faixas graves fica comprometida. Já ouvi muitos trabalhos bem feitos que não passaram por monitores caros. Eles ajudam, mas é bem melhor calibrar os ouvidos. Não deixe a falta de recursos financeiros impedir a sua produção!
Uma boa pedida, com baixíssimo custo são as caixas da [COLOR="blue"]série Control da JBL. Os custos desses monitores giram em torno de R$400,00 a R$500,00.[/COLOR]
[SIZE="1"]Monitores JBL Control Series[/SIZE]
Se quiser alguma coisa com mais qualidade, outros fabricantes que vêm se destacando por oferecerem produtos de qualidade a preços atrativos são a [COLOR="blue"]Behringer (os monitores da série MS40 são excepcionais) e a Samson (os monitores Studio Dock 4i Ativousb são uns dos melhores nesse segmento). Os monitores nesse padrão custam em torno de R$1000,00 o par.
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Aqui no estúdio, uso os monitores [COLOR="blue"]Samson Revolv Series, que também custam na faixa de R$1000,00 o par[/COLOR]. Até agora não tenho do que reclamar, pois pra um estúdio de nível básico à intermediário, esses monitores estão mais do que suficientes, mas se quiser alguma coisa mais específica e com qualidade superior, esses padrões de monitores já não são recomendados, portanto, uma aquisição de maior qualidade [COLOR="Red"](mas também de muito maior custo)[/COLOR] se faz necessária. Como nosso intuito não é montar um estúdio caríssimo, acho que as indicações acima já estão de bom tamanho...
Abraço a todos!
Como essa discussão sobre o áudio digital fica meio fora do contexto da nossa discussão sobre a montagem do Home-Studio, não inclui o texto aqui no post principal, mas para quem tiver curiosidade de dê-lo, segue o link abaixo. Espero que gostem! Abraço a todos!
Pessoal, pra quem anda acompanhando a discussão no nosso tópico, segue abaixo o link para uma atualização com algumas definições e dicas gerais sobre acústica que podem ser muito úteis à vocês nos trabalhos de mixagem. Espero que o texto em questão seja útil e produtivo, e como sempre, caso tenham dúvidas ou necessitem de maiores esclarecimentos, não hesitem em me contactar. Abraço a todos!
Link: http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=5935114&postcount=28
Aqui segue os links dos posts muito legais com dúvidas gerais do usuário ~L~, onde abordamos a questão de isolamento e tratamento acústico de uma sala. Leiam. O que era a dúvida dele, pode ser a de um outro colega aqui da pasta. Qualquer dúvida, estou a disposição!
Abraço a todos!
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6010890&postcount=33
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011224&postcount=35
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011255&postcount=36
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011636&postcount=41
Ontem tive a visita de um amigo de velha data aqui no estúdio, e após algumas horas de bate-papo, ele finalmente me disse qual era o própósito da visita: [SIZE="5"][COLOR="Red"]MONTAR UM HOME STUDIO.[/COLOR][/SIZE]
Ele me questionou bastante sobre a questão dos equipamentos, custo-benefício, o que era realmente indispensável, etc... e depois de pensar bastante, resolvi postar algumas idéias e sugestões, pois, o que era a dúvida desse colega, também pode ser de outro amigo aqui do fórum.[/COLOR][/SIZE]
Bom, será que aqueles estúdios de gravação grandiosos, com equipamentos sofisticados (e invariavelmente caros) que permeiam os sonhos de 10 entre 10 músicos que querem registrar suas músicas estão com os dias contados? Com certeza não, mas uma coisa é bastante certa: de um tempo para cá houve uma democratização ao acesso de tecnologia, e hoje é possível registrar em sua própria casa (com extrema qualidade) suas idéias musicais e porque não, até mesmo discos de excelente qualidade.
O Home Studio hoje é uma realidade ao alcance de um número bem maior de pessoas, com possibilidades de aquisição de equipamentos de excelente custo-benefício que podem propiciar a gravação de material de excelente qualidade.
[SIZE="6"][COLOR="red"]Definição da configuração ideal [/COLOR][/SIZE]
Antes de tudo, é preciso saber o que você pretende fazer em seu estúdio, para podermos definir os componentes necessários para a realização de seus objetivos. Veja em que caso você se enquadra:
[SIZE="6"][COLOR="red"]1. Produção e pré-produção musical[/COLOR][/SIZE]
É a intenção da maioria das pessoas. Nesse tipo de estúdio você poderá compor e fazer arranjos, usando tanto instrumentos eletrônicos MIDI quanto instrumentos acústicos, sendo que os arranjos de base (bateria, baixo, piano, cordas, etc) serão realizados em MIDI, com timbres de sintetizadores, e os vocais e instrumentos acústicos menos sintetizáveis (ex: violão, sax, guitarra) poderão ser gravados em pistas de áudio. Com essa configuração você terá condições de gravar e depois finalizar todo o trabalho num CD, que poderá ser usado como amostra (demo) ou, dependendo dos equipamentos escolhidos, poderá até mesmo produzir um material com qualidade suficiente para distribuição final.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida:[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida:[/COLOR][/SIZE]
[COLOR="blue"]Computador PC:[/COLOR] Intel Pentium III ou AMD Athlon de 900 MHz, com 256 MB de memória, disco rígido de 30 GB, gravador de CD e monitor de vídeo de 17”. Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis. LEMBREM-SE DE QUE ESSA É UMA CONFIGURAÇÃO MÍNIMA!!!
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] O ideal é ter uma placa profissional com pelo menos 2 entradas e 2 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. É importante que a placa possua os drivers adequados às aplicações que você pretende fazer, sobretudo o novo driver WDM (que lhe permitirá trabalhar com baixa “latência” e sintetizadores virtuais DXi no software SONAR), ou driver GSIF para o software Gigasampler, se esse for o seu escolhido. ESQUEÇA AQUELA PLAQUINHA DE SOM SOUND BLASTER QUE VOCÊ TEM NO SEU PC!!!
Minha sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que possui 2 entradas e 2 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), e também interface MIDI In/Out. Ela possui drivers para praticamente todas as necessidades, incluindo WDM, GSIF, ASIO, etc. Se você quiser algo mais profissional (mas ainda em nível intermediário), sugiro as placas mais simples da M-Audio, que além de serem excelentes, servem como hardware para o uso do PRO-TOOLS POWERED, porém, seu custo pode desencorajar alguns...
[COLOR="blue"]Interface MIDI:[/COLOR] Se você pretende usar teclados e módulos sintetizadores, será necessário ter uma interface MIDI que permita a conexão deles ao computador. Se a sua escolha para placa de áudio foi a Audiophile, ela lhe atenderá também como interface MIDI, desde que uma entrada MIDI In e uma saída MIDI Out atendam às suas necessidades.
Caso haja necessidade de uma interface MIDI separada, sugiro a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software que permita fazer as gravações de MIDI e de áudio, em múltiplas trilhas, assim como editar esse material e prepará-lo para a finalização em stereo em CD.
Minha sugestão é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio, com inúmeros recursos de edição e processamento. Ele já vem com sintetizadores virtuais, que você poderá usar para executar as trilhas de MIDI, e vários plug-ins de efeitos que podem ser usados nas trilhas de áudio. Permite trabalhar com loops de áudio (aceita loops do software Acid) e funciona bem com a maioria das placas de áudio existentes no mercado. Também existem outras boas opções, como o Sony Acid e o Cubase. NÃO TENTE INSTALAR O PRO-TOOLS!!! ELE NECESSITA DE HARDWARE ESPECÍFICO PARA RODAR, LEMBRE-SE DISSO.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] Para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário uma mesa de mixagem (ou mesa de som), com um número de canais suficiente para receber todos os instrumentos e microfones, e também permitir as conexões essenciais com a placa de áudio e o sistema de monitoração.
A opção que sugiro é a Behringer MX1604, que atende bem à maioria dos casos. Essa mesa possui 12 entradas de áudio, sendo 4 mono para microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e outros recursos de bastante utilidade.
[COLOR="blue"]Microfones:[/COLOR] Para gravar os vocais será necessário um microfone cuja resposta seja adequada à captação de voz. Em estúdios, geralmente são usados microfones do tipo condenser, que têm uma ótima sensibilidade e uma resposta adequada à faixa de freqüências da voz. Eles geralmente também são bons com violão acústico.
Se você pretende gravar o som da guitarra elétrica, o melhor é não gravar plugando-a diretamente à mesa de mixagem ,mas sim microfonando o amplificador da guitarra. Para isso, será necessário um microfone mais específico. A mesma consideração deve ser feita caso você também queira gravar instrumentos de sopro ou de percussão.
Os microfones que sugiro são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais e violão acústico, o Shure SM57 para guitarra e percussão, e o Samson Q2 também para instrumentos.
Para melhorar a captação da voz, aconselho um dispositivo com tela especial para reduzir o sopro da voz, como o Sabra Pop Filter.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema de monitoração com resposta “plana”, que não interfira na resposta de freqüências do áudio original. A esse tipo de sistema dá-se o nome de “monitores de referência”.
Se você optar por uma configuração contendo um amplificador stereo e duas caixas acústicas, é importante que todos tenham alta qualidade, caso contrário o resultado como um todo será comprometido. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1.
Há uma tendência para o uso de monitores amplificados, isto é, caixas acústicas contendo seus próprios amplificadores dentro dela. Isso elimina as eventuais deficiências no acoplamento entre o amplificador e as caixas, produzindo assim uma qualidade sonora garantidamente superior. Nesse caso minha sugestão são os monitores bi-amplificados Yamaha MSP-5, que contêm, cada uma, amplificadores separados para graves e para agudos.
Se você for gravar vocais ou instrumentos acústicos, terá que ouvir uma base já gravada, que lhe servirá de guia enquanto canta (ou toca). Nesse caso, você terá que ouvir a guia através de fones de ouvido (headphones), para que a base não “vaze” para o microfone. Esses headphones deverão ter não só boa qualidade, mas principalmente deverão ser “selados”, para não haver vazamento do som. Os modelos que indico para isso são os AKG K-55.
[COLOR="blue"]Acessórios:[/COLOR] Além dos equipamentos mencionados acima, eventualmente serão necessários alguns acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos, e isso, nesse caso, fica a seu cargo, pois cada músico/produtor tem suas preferências no caso do uso de acessórios/efeitos.
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] O ideal é ter uma placa profissional com pelo menos 2 entradas e 2 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. É importante que a placa possua os drivers adequados às aplicações que você pretende fazer, sobretudo o novo driver WDM (que lhe permitirá trabalhar com baixa “latência” e sintetizadores virtuais DXi no software SONAR), ou driver GSIF para o software Gigasampler, se esse for o seu escolhido. ESQUEÇA AQUELA PLAQUINHA DE SOM SOUND BLASTER QUE VOCÊ TEM NO SEU PC!!!
Minha sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que possui 2 entradas e 2 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), e também interface MIDI In/Out. Ela possui drivers para praticamente todas as necessidades, incluindo WDM, GSIF, ASIO, etc. Se você quiser algo mais profissional (mas ainda em nível intermediário), sugiro as placas mais simples da M-Audio, que além de serem excelentes, servem como hardware para o uso do PRO-TOOLS POWERED, porém, seu custo pode desencorajar alguns...
[COLOR="blue"]Interface MIDI:[/COLOR] Se você pretende usar teclados e módulos sintetizadores, será necessário ter uma interface MIDI que permita a conexão deles ao computador. Se a sua escolha para placa de áudio foi a Audiophile, ela lhe atenderá também como interface MIDI, desde que uma entrada MIDI In e uma saída MIDI Out atendam às suas necessidades.
Caso haja necessidade de uma interface MIDI separada, sugiro a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software que permita fazer as gravações de MIDI e de áudio, em múltiplas trilhas, assim como editar esse material e prepará-lo para a finalização em stereo em CD.
Minha sugestão é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio, com inúmeros recursos de edição e processamento. Ele já vem com sintetizadores virtuais, que você poderá usar para executar as trilhas de MIDI, e vários plug-ins de efeitos que podem ser usados nas trilhas de áudio. Permite trabalhar com loops de áudio (aceita loops do software Acid) e funciona bem com a maioria das placas de áudio existentes no mercado. Também existem outras boas opções, como o Sony Acid e o Cubase. NÃO TENTE INSTALAR O PRO-TOOLS!!! ELE NECESSITA DE HARDWARE ESPECÍFICO PARA RODAR, LEMBRE-SE DISSO.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] Para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário uma mesa de mixagem (ou mesa de som), com um número de canais suficiente para receber todos os instrumentos e microfones, e também permitir as conexões essenciais com a placa de áudio e o sistema de monitoração.
A opção que sugiro é a Behringer MX1604, que atende bem à maioria dos casos. Essa mesa possui 12 entradas de áudio, sendo 4 mono para microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e outros recursos de bastante utilidade.
[COLOR="blue"]Microfones:[/COLOR] Para gravar os vocais será necessário um microfone cuja resposta seja adequada à captação de voz. Em estúdios, geralmente são usados microfones do tipo condenser, que têm uma ótima sensibilidade e uma resposta adequada à faixa de freqüências da voz. Eles geralmente também são bons com violão acústico.
Se você pretende gravar o som da guitarra elétrica, o melhor é não gravar plugando-a diretamente à mesa de mixagem ,mas sim microfonando o amplificador da guitarra. Para isso, será necessário um microfone mais específico. A mesma consideração deve ser feita caso você também queira gravar instrumentos de sopro ou de percussão.
Os microfones que sugiro são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais e violão acústico, o Shure SM57 para guitarra e percussão, e o Samson Q2 também para instrumentos.
Para melhorar a captação da voz, aconselho um dispositivo com tela especial para reduzir o sopro da voz, como o Sabra Pop Filter.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema de monitoração com resposta “plana”, que não interfira na resposta de freqüências do áudio original. A esse tipo de sistema dá-se o nome de “monitores de referência”.
Se você optar por uma configuração contendo um amplificador stereo e duas caixas acústicas, é importante que todos tenham alta qualidade, caso contrário o resultado como um todo será comprometido. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1.
Há uma tendência para o uso de monitores amplificados, isto é, caixas acústicas contendo seus próprios amplificadores dentro dela. Isso elimina as eventuais deficiências no acoplamento entre o amplificador e as caixas, produzindo assim uma qualidade sonora garantidamente superior. Nesse caso minha sugestão são os monitores bi-amplificados Yamaha MSP-5, que contêm, cada uma, amplificadores separados para graves e para agudos.
Se você for gravar vocais ou instrumentos acústicos, terá que ouvir uma base já gravada, que lhe servirá de guia enquanto canta (ou toca). Nesse caso, você terá que ouvir a guia através de fones de ouvido (headphones), para que a base não “vaze” para o microfone. Esses headphones deverão ter não só boa qualidade, mas principalmente deverão ser “selados”, para não haver vazamento do som. Os modelos que indico para isso são os AKG K-55.
[COLOR="blue"]Acessórios:[/COLOR] Além dos equipamentos mencionados acima, eventualmente serão necessários alguns acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos, e isso, nesse caso, fica a seu cargo, pois cada músico/produtor tem suas preferências no caso do uso de acessórios/efeitos.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]2. Gravação de voz e instrumentos[/COLOR][/SIZE]
Se você pretende montar um pequeno estúdio mas deseja gravar dois ou mais músicos tocando juntos, ou então uma bateria acústica captada por microfones, então precisará de uma configuração ligeiramente mais complexa do que aquela que indiquei anteriormente. Nesse caso, você terá que ter a possibilidade de gravar mais do que dois canais de áudio simultâneos, além de poder prover monitoração da base (guia) para duas ou mais pessoas.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida:[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida:[/COLOR][/SIZE]
[COLOR="blue"]Computador PC:[/COLOR] Intel Pentium 4 ou AMD Athlon de 1.2 MHz, com 512 MB de memória, disco rígido de 60 GB (preferencialmente de 7200 rpm), gravador de CD e monitor de vídeo de 17”. Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis. LEMBREM-SE DE QUE ESSA É UMA CONFIGURAÇÃO MÍNIMA!!!
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] Será preciso uma placa profissional com pelo menos 4 entradas e 4 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. Valem também as mesmas recomendações sobre drivers já feitas anteriormente. Minha sugestão aqui é a placa Midiman Delta-44, que possui 4 entradas e 4 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz e também oferece drivers para todas as necessidades.
Havendo necessidade de mais entradas e saídas, a indicação seria então a Echo Layla-24, que é composta de uma placa e um rack de conexões, com 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF e ainda MIDI In/Out e conexão de áudio digital para ADAT (8 canais). Esta placa também dispõe de drivers para todos os sistemas operacionais. Uma alternativa mais econômica com 8 entradas e 8 saídas é a Midiman Delta-1010LT, que não contém rack de conexões, mas possui 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF (RCA) MIDI In, MIDI Out, etc.
[COLOR="blue"]Interface MIDI:[/COLOR] Certamente você precisará também de uma interface MIDI, para conectar teclados e outros equipamentos MIDI ao computador. Sugiro a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é instalada externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software de gravação de áudio em múltiplas trilhas, minha sugestão ainda é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio. Caso você só queira trabalhar com áudio (sem MIDI), outra opção é o Vegas Pro.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] No caso de um estúdio de gravação, para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário uma mesa de mixagem (ou mesa de som), com um número maior de canais, de forma a permitir conectar todos os instrumentos e microfones, e também a placa de áudio e o sistema de monitoração.
A opção neste caso é a Behringer MX2004A, que possui 16 entradas de áudio, sendo 8 mono para instrumento ou microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem ajustes de equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e quatro canais de saída. Além disso, este mixer possui 8 conexões de Insert, apropriadas para ligar diretamente os canais mono às 8 entradas e 8 saídas de uma placa multicanais como a Layla-24.
[COLOR="blue"]Microfones:[/COLOR] Para se gravar os vocais será necessário um ou mais microfones específicos com resposta adequada para isso, e também microfones para se gravar o guitarra elétrica, sopros, bateria e instrumentos de percussão.
Os microfones que sugiro são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais, o Shure SM57 e o Samson Q2 para instrumentos, e ainda o Samson Q3 para percussão (surdo, bumbo) e o Shure BG-4.1 para violão acústico. Para eliminar o ruído de sopro da voz, sugerimos o Sabra Pop Filter.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema com “monitores de referência”. Nesse caso a melhor opção é usar monitores amplificados, e minha sugestão é o Yamaha MSP-5.
Para que os músicos possam gravar ouvindo a base, será necessário um sistema de monitoração por fones de ouvido (headphones), que deverão ser “selados”, para não haver vazamento do som, e ter uma boa qualidade de som. Minha sugestão é também o AKG K-55.
Para ter um sistema de monitoração com até 12 headphones, indicamos o amplificador Behringer Powerplay Pro, que permite ajustar o volume individual de cada headphone.
[COLOR="blue"]Acessórios: [/COLOR]Além dos equipamentos mencionados acima, serão necessários vários acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos.
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] Será preciso uma placa profissional com pelo menos 4 entradas e 4 saídas analógicas de áudio, com conversores de 24 bits / 96 kHz. Valem também as mesmas recomendações sobre drivers já feitas anteriormente. Minha sugestão aqui é a placa Midiman Delta-44, que possui 4 entradas e 4 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz e também oferece drivers para todas as necessidades.
Havendo necessidade de mais entradas e saídas, a indicação seria então a Echo Layla-24, que é composta de uma placa e um rack de conexões, com 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF e ainda MIDI In/Out e conexão de áudio digital para ADAT (8 canais). Esta placa também dispõe de drivers para todos os sistemas operacionais. Uma alternativa mais econômica com 8 entradas e 8 saídas é a Midiman Delta-1010LT, que não contém rack de conexões, mas possui 8 entradas e 8 saídas analógicas de 24 bits / 96 kHz, entradas e saídas digitais S/PDIF (RCA) MIDI In, MIDI Out, etc.
[COLOR="blue"]Interface MIDI:[/COLOR] Certamente você precisará também de uma interface MIDI, para conectar teclados e outros equipamentos MIDI ao computador. Sugiro a Midiman Midisport 2x2, que oferece 2 entradas MIDI In e 2 saídas MIDI Out totalmente independentes. Ela é instalada externa ao computador, conectando-se a ele pela porta USB. Possui driver compatível com todas as versões do Windows, desde o 98.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software de gravação de áudio em múltiplas trilhas, minha sugestão ainda é o Cakewalk SONAR, que permite gravar múltiplas trilhas de MIDI e áudio. Caso você só queira trabalhar com áudio (sem MIDI), outra opção é o Vegas Pro.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] No caso de um estúdio de gravação, para misturar e direcionar os sinais de áudio de todos os instrumentos e equipamentos do estúdio, será necessário uma mesa de mixagem (ou mesa de som), com um número maior de canais, de forma a permitir conectar todos os instrumentos e microfones, e também a placa de áudio e o sistema de monitoração.
A opção neste caso é a Behringer MX2004A, que possui 16 entradas de áudio, sendo 8 mono para instrumento ou microfone, com phantom power, e mais 4 stereo para ligar instrumentos e equipamentos. Ela tem ajustes de equalização, mandadas para efeitos em todos os canais, e quatro canais de saída. Além disso, este mixer possui 8 conexões de Insert, apropriadas para ligar diretamente os canais mono às 8 entradas e 8 saídas de uma placa multicanais como a Layla-24.
[COLOR="blue"]Microfones:[/COLOR] Para se gravar os vocais será necessário um ou mais microfones específicos com resposta adequada para isso, e também microfones para se gravar o guitarra elétrica, sopros, bateria e instrumentos de percussão.
Os microfones que sugiro são o AKG C3000B ou o Behringer B2 para vocais, o Shure SM57 e o Samson Q2 para instrumentos, e ainda o Samson Q3 para percussão (surdo, bumbo) e o Shure BG-4.1 para violão acústico. Para eliminar o ruído de sopro da voz, sugerimos o Sabra Pop Filter.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir com fidelidade o material musical que está sendo gravado, processado e mixado, será necessário um sistema com “monitores de referência”. Nesse caso a melhor opção é usar monitores amplificados, e minha sugestão é o Yamaha MSP-5.
Para que os músicos possam gravar ouvindo a base, será necessário um sistema de monitoração por fones de ouvido (headphones), que deverão ser “selados”, para não haver vazamento do som, e ter uma boa qualidade de som. Minha sugestão é também o AKG K-55.
Para ter um sistema de monitoração com até 12 headphones, indicamos o amplificador Behringer Powerplay Pro, que permite ajustar o volume individual de cada headphone.
[COLOR="blue"]Acessórios: [/COLOR]Além dos equipamentos mencionados acima, serão necessários vários acessórios, como cabos de áudio e de MIDI, pedestais para microfones, racks para equipamentos.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]3. Transferência de LP para CD[/COLOR][/SIZE]
Provavelmente, esse não é o objetivo da maioria das pessoas que querem montar um Home Studio, mas muitas pessoas estão aproveitando os recursos de áudio digital no computador para transferir para CD as gravações antigas de LPs de vinil. Para isso, é necessário ter uma placa de áudio de qualidade, que não comprometa o resultado final do trabalho.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida: [/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Configuração mínima sugerida: [/COLOR][/SIZE]
[COLOR="blue"]Computador PC:[/COLOR] Intel Pentium III ou AMD Athlon de 900 MHz, com 256 MB de memória, disco rígido de 30 GB e gravador de CD. Dê preferência por uma placa-mãe de boa procedência (Asus, Soyo, etc) e use o Windows ME ou 2000. Se for usar o Windows XP, certifique-se de que os softwares que você vai usar são realmente compatíveis. LEMBREM-SE DE QUE ESSA É UMA CONFIGURAÇÃO MÍNIMA!!!
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] Embora a operação seja simples - gravação stereo - o ideal é ter uma placa com qualidade profissional. Novamente, minha sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que entrada e saída stereo com resolução de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), que serão úteis se você for usar um gravador de CD externo. Ela possui drivers para todos os Windows.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software de gravação e edição de áudio, e minha sugestão é o Sound Forge, que permite gravar em stereo e efetuar diversos tipos de edição, inclusive redução de ruído e chiados característicos de LPs antigos. Esse software você consegue facilmente (inclusive nas melhores torresmarias) e é uma das plataformas mais estáveis e populares para realizar esse tipo de trabalho.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] Para a gravação de LPs para CD você precisará de um mixer que tenha entrada "Phono" (para toca-discos), e a sugestão é o mixer Behringer VMX100, específico para Djs.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir o material que está sendo gravado e processado, será necessário um sistema de boa qualidade. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1, e opcionalmente um bom headphone, como o AKG K55.
[COLOR="blue"]Placa de áudio:[/COLOR] Embora a operação seja simples - gravação stereo - o ideal é ter uma placa com qualidade profissional. Novamente, minha sugestão é a placa Midiman Audiophile 2496, que entrada e saída stereo com resolução de 24 bits / 96 kHz, e mais entrada e saída digitais stereo (S/PDIF), que serão úteis se você for usar um gravador de CD externo. Ela possui drivers para todos os Windows.
[COLOR="blue"]Software:[/COLOR] Você precisará de um software de gravação e edição de áudio, e minha sugestão é o Sound Forge, que permite gravar em stereo e efetuar diversos tipos de edição, inclusive redução de ruído e chiados característicos de LPs antigos. Esse software você consegue facilmente (inclusive nas melhores torresmarias) e é uma das plataformas mais estáveis e populares para realizar esse tipo de trabalho.
[COLOR="blue"]Mixer:[/COLOR] Para a gravação de LPs para CD você precisará de um mixer que tenha entrada "Phono" (para toca-discos), e a sugestão é o mixer Behringer VMX100, específico para Djs.
[COLOR="blue"]Monitoração:[/COLOR] Para que você possa ouvir o material que está sendo gravado e processado, será necessário um sistema de boa qualidade. Uma sugestão de baixo custo para um sistema desses seria um amplificador de referência Samson Servo 120 com um par de caixas compactas JBL Control 1, e opcionalmente um bom headphone, como o AKG K55.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]4. PC vs MAC[/COLOR][/SIZE]
Por muito tempo esteve acesa a polêmica entre o que seria melhor para áudio. O que seria melhor? Um PC ou um Macintosh? Ao passo que o windows, sistema operacional mais comum em PC’s, é famoso por sua instabilidade e “travamentos”, o Mac é conhecido por ser um computador extremamente caro, o que lhe rendeu a fama de computador de “boutique”. A verdade é que para se ter um Mac poderoso, é preciso gastar um bocado de dinheiro e este item, dinheiro, é item escasso para a maioria dos brasileiros. Então quando alguém embarca no conto de que “Mac é melhor” e compra aquele mais baratinho, acaba sempre decepcionado, pois com o dinheiro investido seria possível montar um PC pra lá de turbinado; basta fazer as contas e comparar.
O que difundiu o Mac como computador de áudio não foi sua suposta superioridade, mas a plataforma de produção de áudio denominada PRO TOOLS, que roda, normalmente em Macintosh’s e que anualmente investe milhares de dólares em propaganda na mídia especializada (se você tem hábito de comprar revistas ou visitar sites de áudio, sabe do que estou falando). Um dos problemas que ajudou a espalhar esse mito foi o de incompatibilidade com as placas-mãe de chipset VIA inferiores ao KT266.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Hoje em dia, a própria Digidesign (criadora do PRO-TOOLS) já desenvolveu seu hardware próprio que é compatível com PCs e a plataforma Windows, e além disso, outras empresas, como a M-AUDIO, também já desenvolvem hardwares compatíveis com PRO-TOOLS/PC/WINDOWS, com um custo extremamente competitivo e qualidade surpreendente. Aqui no estúdio, eu uso placas da M-AUDIO, e não tenho do que reclamar.
[/COLOR][/SIZE]
Um outro problema é o do super aquecimento, que também é inteiramente contornável. Para isso, basta comprar um bom coooler e configurar a placa-mãe para desligar o micro caso o cooler falhe ou a temperatura suba demais. Se você não sabe montar o micro e, principalmente, instalar o processador e configurar a placa-mãe, contrate um técnico. Depois não adianta chorar.
O que difundiu o Mac como computador de áudio não foi sua suposta superioridade, mas a plataforma de produção de áudio denominada PRO TOOLS, que roda, normalmente em Macintosh’s e que anualmente investe milhares de dólares em propaganda na mídia especializada (se você tem hábito de comprar revistas ou visitar sites de áudio, sabe do que estou falando). Um dos problemas que ajudou a espalhar esse mito foi o de incompatibilidade com as placas-mãe de chipset VIA inferiores ao KT266.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Hoje em dia, a própria Digidesign (criadora do PRO-TOOLS) já desenvolveu seu hardware próprio que é compatível com PCs e a plataforma Windows, e além disso, outras empresas, como a M-AUDIO, também já desenvolvem hardwares compatíveis com PRO-TOOLS/PC/WINDOWS, com um custo extremamente competitivo e qualidade surpreendente. Aqui no estúdio, eu uso placas da M-AUDIO, e não tenho do que reclamar.
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Um outro problema é o do super aquecimento, que também é inteiramente contornável. Para isso, basta comprar um bom coooler e configurar a placa-mãe para desligar o micro caso o cooler falhe ou a temperatura suba demais. Se você não sabe montar o micro e, principalmente, instalar o processador e configurar a placa-mãe, contrate um técnico. Depois não adianta chorar.
[SIZE="4"][COLOR="blue"]Pessoal, basicamente é isso. Tentei sugerir equipos com boa qualidade aliados à um custo-benefício "decente". É claro que além dos equipos que sugeri, vocês facilmente encontrarão outros com muito mais qualidade, porém, muitas vezes, a preços exorbitantes. Eu mesmo evito comprar essas coisas aqui no Brasil. Sai muito mais barato importar do que pagar os preços abusivos que encontramos nas "Teodoros Sampaios" que temos por aqui. Caso tenham alguma dúvida, podem perguntar. Se estiver ao meu alcance, tentarei ajudá-los da melhor maneira possível. Espero que gostem.
Abraço a todos![/COLOR][/SIZE]
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[SIZE="6"][COLOR="Red"]ATUALIZAÇÃO: 08/01/2010
A ESCOLHA DA PLACA DE SOM PARA O HOME STUDIO[/COLOR][/SIZE]
A ESCOLHA DA PLACA DE SOM PARA O HOME STUDIO[/COLOR][/SIZE]
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]Fala pessoal!
Vamos continuar discutindo um pouco sobre a montagem do Home Studio. Nessa parte do tópico, vamos discutir um pouco sobre a escolha da sua placa de som. A placa de som é um dos itens mais importantes do processo e você deve ter claramente em sua mente qual é o intuito/objetivo específico da montagem do seu Home Studio para que escolha a melhor opção de placa de som.
Como já discutimos anteriormente, para se ter um som de qualidade, esqueça as placas de som onboard (que são um lixo mesmo) e mesmo as placas offboard tradicionais (Sound Blaster e afins). Mesmo dando pra "brincar" um pouco, essas placas não dão o suporte necessário para a realização de um trabalho bem feito. Nesse caso, você precisa de um hardware específico pra isso e também específico para a finalidade que você determinou para o seu Home Studio. Abaixo seguem mais algumas dicas a respeito. Espero que gostem!
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[SIZE="6"][COLOR="Red"]1. A placa de som: M-AUDIO ou ROLAND?[/COLOR][/SIZE]
Esse é um dos itens de maior importância na cadeia de sinal. Por ela se dará a conversão do sinal analógico para o mundo digital.
Existem milhares de alternativas, mas o primeiro passo é você identificar a sua necessidade: [COLOR="red"]“irei gravar apenas um instrumento ou voz por vez?”, “necessito gravar uma bateria acústica com vários microfones?”.[/COLOR]
Essas perguntas vão auxiliar a dimensionar seu home, e por conseqüência sua aquisição será focada em sua necessidade.
Se sua idéia é registrar um instrumento por vez, ou uma voz e um instrumento, as marcas [COLOR="red"]M-Audio e Roland[/COLOR] têm disponíveis interfaces USB que são verdadeiros “estúdios miniatura”.
A [COLOR="red"]“Fast Track Pro” da M-Audio[/COLOR] é uma placa de som USB, com duas entradas de microfone pré-amplificada, duas conexões spdif, phantom power (para alimentação de microfones condensadores), saída para fone de ouvido, saída para monitores de estúdio, e um knob que controla a monitoração diretamente da placa, eliminando assim a sensação de “delay” em sua monitoração. Além dos preamps terem excelente qualidade, outra conexão que chama a atenção é a de insert, que possibilita a conexão de efeitos externos, gravando-os junto a sua performance. Outro ponto de destaque é a sua conversão de 24bits/96khz.
A [COLOR="red"]Roland[/COLOR] também possui sua placa USB, que atende pelo nome de [COLOR="red"]"Edirol UA 25"[/COLOR]. Esta placa também possui 2 conexões XLR com phantom power, saída para fone de ouvido, saída para monitor e ao invés de uma entrada spdif, essa dispõe de uma entrada digital. Assim como sua concorrente a UA 25 também grava em 24bits/96khz.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]A Roland disponibiliza ao cliente o famoso software de gravação Sonar LE, um dos mais conhecidos dos usuários de home studio.[/COLOR][/SIZE]
Essas duas placas USB possibilitam que o usuário grave suas idéias sem a necessidade de nenhum outro aparelho entre o microfone ou seu instrumento e seu computador, sendo assim uma ferramenta extremamente útil e simples de ser utilizada.
Essas perguntas vão auxiliar a dimensionar seu home, e por conseqüência sua aquisição será focada em sua necessidade.
Se sua idéia é registrar um instrumento por vez, ou uma voz e um instrumento, as marcas [COLOR="red"]M-Audio e Roland[/COLOR] têm disponíveis interfaces USB que são verdadeiros “estúdios miniatura”.
A [COLOR="red"]“Fast Track Pro” da M-Audio[/COLOR] é uma placa de som USB, com duas entradas de microfone pré-amplificada, duas conexões spdif, phantom power (para alimentação de microfones condensadores), saída para fone de ouvido, saída para monitores de estúdio, e um knob que controla a monitoração diretamente da placa, eliminando assim a sensação de “delay” em sua monitoração. Além dos preamps terem excelente qualidade, outra conexão que chama a atenção é a de insert, que possibilita a conexão de efeitos externos, gravando-os junto a sua performance. Outro ponto de destaque é a sua conversão de 24bits/96khz.
A [COLOR="red"]Roland[/COLOR] também possui sua placa USB, que atende pelo nome de [COLOR="red"]"Edirol UA 25"[/COLOR]. Esta placa também possui 2 conexões XLR com phantom power, saída para fone de ouvido, saída para monitor e ao invés de uma entrada spdif, essa dispõe de uma entrada digital. Assim como sua concorrente a UA 25 também grava em 24bits/96khz.
[SIZE="4"][COLOR="Blue"]A Roland disponibiliza ao cliente o famoso software de gravação Sonar LE, um dos mais conhecidos dos usuários de home studio.[/COLOR][/SIZE]
Essas duas placas USB possibilitam que o usuário grave suas idéias sem a necessidade de nenhum outro aparelho entre o microfone ou seu instrumento e seu computador, sendo assim uma ferramenta extremamente útil e simples de ser utilizada.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]2. E se eu precisar gravar mais canais?[/COLOR][/SIZE]
Essa é uma dúvida bastante comum: [COLOR="red"]“e se eu precisar gravar uma bateria?”[/COLOR], ou [COLOR="red"]“como posso gravar o ensaio de minha banda?”[/COLOR], são dúvidas recorrentes aos que iniciam a montagem de um home studio.
Pensemos na bateria não em um único instrumento, mas na junção de vários instrumentos de percussão tocados pela mesma pessoa. Sendo assim, o bumbo é um instrumento, a caixa é outro, os pratos etc. Sendo assim necessitamos de uma placa de som que nos permita registrar esses instrumentos individualmente, porém ao mesmo tempo. Isso se consegue com placas multipistas.
Uma das placas multipistas de melhor relação custo/benefício é a [COLOR="red"]M-Audio Delta 10/10LT[/COLOR]. Ela possui 8 entradas analógicas mais um par de conexões s/pdif. Com ela é possível gravar simultaneamente até 8 canais, possibilitando assim a gravação de uma bateria ou até de ensaios.
Importante salientar que mesmo possuindo esta placa, se faz necessária a aquisição de uma mesa de som que possua a função “direct out”. Com essa função a mesa libera cada canal por uma saída específica, possibilitando a gravação simultânea.
Uma das placas multipistas de melhor relação custo/benefício é a [COLOR="red"]M-Audio Delta 10/10LT[/COLOR]. Ela possui 8 entradas analógicas mais um par de conexões s/pdif. Com ela é possível gravar simultaneamente até 8 canais, possibilitando assim a gravação de uma bateria ou até de ensaios.
Importante salientar que mesmo possuindo esta placa, se faz necessária a aquisição de uma mesa de som que possua a função “direct out”. Com essa função a mesa libera cada canal por uma saída específica, possibilitando a gravação simultânea.
[SIZE="6"][COLOR="Red"]ATUALIZAÇÃO: 12/01/2010
ESCOLHA DOS MONITORES DE REFERÊNCIA DE AUDIO[/COLOR][/SIZE]
ESCOLHA DOS MONITORES DE REFERÊNCIA DE AUDIO[/COLOR][/SIZE]
Fala pessoal, beleza?
Hoje trataremos de um outro periférico de suma importância na montagem do seu Home Studio: [SIZE="4"][COLOR="Blue"]MONITORES DE REFERÊNCIA DE ÁUDIO[/COLOR][/SIZE].
Tratando-se de um pequeno Home Studio, o fundamental é que você compre monitores do tamanho do seu negócio. Embora os melhores monitores realmente sejam os “de marca”, nada impede que você teste aquelas caixinhas de micro system 3x1 ou aquelas caixas grandes do aparelho de som que não funciona mais. O problema aqui é quando se usa caixas pequenas demais, pois a reprodução das faixas graves fica comprometida. Já ouvi muitos trabalhos bem feitos que não passaram por monitores caros. Eles ajudam, mas é bem melhor calibrar os ouvidos. Não deixe a falta de recursos financeiros impedir a sua produção!
Uma boa pedida, com baixíssimo custo são as caixas da [COLOR="blue"]série Control da JBL. Os custos desses monitores giram em torno de R$400,00 a R$500,00.[/COLOR]
[SIZE="1"]Monitores JBL Control Series[/SIZE]
Se quiser alguma coisa com mais qualidade, outros fabricantes que vêm se destacando por oferecerem produtos de qualidade a preços atrativos são a [COLOR="blue"]Behringer (os monitores da série MS40 são excepcionais) e a Samson (os monitores Studio Dock 4i Ativousb são uns dos melhores nesse segmento). Os monitores nesse padrão custam em torno de R$1000,00 o par.
[/COLOR]
Monitores Behringer MS40
[/SIZE]Monitores Samson Studio Dock 4i Ativousb
[/SIZE]Aqui no estúdio, uso os monitores [COLOR="blue"]Samson Revolv Series, que também custam na faixa de R$1000,00 o par[/COLOR]. Até agora não tenho do que reclamar, pois pra um estúdio de nível básico à intermediário, esses monitores estão mais do que suficientes, mas se quiser alguma coisa mais específica e com qualidade superior, esses padrões de monitores já não são recomendados, portanto, uma aquisição de maior qualidade [COLOR="Red"](mas também de muito maior custo)[/COLOR] se faz necessária. Como nosso intuito não é montar um estúdio caríssimo, acho que as indicações acima já estão de bom tamanho...
Abraço a todos!
[SIZE="6"][COLOR="Red"]ATUALIZAÇÃO: 13/01/2010
TEXTO: USO DO ÁUDIO DIGITAL COMO PLATAFORMA DE TRABALHO[/COLOR][/SIZE]
TEXTO: USO DO ÁUDIO DIGITAL COMO PLATAFORMA DE TRABALHO[/COLOR][/SIZE]
Como essa discussão sobre o áudio digital fica meio fora do contexto da nossa discussão sobre a montagem do Home-Studio, não inclui o texto aqui no post principal, mas para quem tiver curiosidade de dê-lo, segue o link abaixo. Espero que gostem! Abraço a todos!
[SIZE="6"][COLOR="Red"]ATUALIZAÇÃO: 22/02/2010
TEXTO: RESUMÃO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ACÚSTICA[/COLOR][/SIZE]
TEXTO: RESUMÃO DE PRINCÍPIOS BÁSICOS DA ACÚSTICA[/COLOR][/SIZE]
Pessoal, pra quem anda acompanhando a discussão no nosso tópico, segue abaixo o link para uma atualização com algumas definições e dicas gerais sobre acústica que podem ser muito úteis à vocês nos trabalhos de mixagem. Espero que o texto em questão seja útil e produtivo, e como sempre, caso tenham dúvidas ou necessitem de maiores esclarecimentos, não hesitem em me contactar. Abraço a todos!
Link: http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=5935114&postcount=28
[SIZE="6"][COLOR="Red"]ATUALIZAÇÃO: 09/03/2010
DÚVIDAS GERAIS - USER ~L~: ISOLAMENTO E TRATAMENTO ACÚSTICO[/COLOR][/SIZE]
DÚVIDAS GERAIS - USER ~L~: ISOLAMENTO E TRATAMENTO ACÚSTICO[/COLOR][/SIZE]
Aqui segue os links dos posts muito legais com dúvidas gerais do usuário ~L~, onde abordamos a questão de isolamento e tratamento acústico de uma sala. Leiam. O que era a dúvida dele, pode ser a de um outro colega aqui da pasta. Qualquer dúvida, estou a disposição!
Abraço a todos!
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6010890&postcount=33
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011224&postcount=35
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011255&postcount=36
http://forum.outerspace.terra.com.br/showpost.php?p=6011636&postcount=41