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akaaka;6011256 disse:[COLOR="DarkRed"]c***lho Gajo, que currículo gigante! Como você foi parar na carreira de professor?! Ai em Portugal o mercado para produtores é pequeno? [/COLOR]
ASsim.. sendo abusado e querendo abusar da sua boa vontade.. como eu so totalmente off dessas paradas de estudio quanto custaria mais ou menos só isolar um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m² e usando tudo básicão.. só provisório.
Valeu :)
gajo666;6011636 disse:
Grande ~L~... infelizmente, é díficil mensurar quanto você gastaria exatamente pra tratar uma sala com as especificações que você citou (um quarto com 3 janelas com aproximadanmente 20m²), mas como eu disse acima, entre em contato com empresas especializadas nesse tipo de tratamento. O trabalho é mais garantido e tenho certeza que você vai ficar satisfeito com o resultado.
[SIZE="3"][COLOR="Red"]Mas se você quer fazer algo muito simples mesmo, se você não for gravar bateria, você pode só revestir as paredes com madeira (MDF mesmo) e colar espumas (sonex) por cima... não é o ideal, mas já quebra um galho. Não tenho idéia de quanto custa esses materiais aí na sua cidade, mas aqui em SP, encontrei placas de madeira MDF a R$40,00 o m² e as placas de espuma (sonex) giram em torno de R$60,00 o m². Lembre-se que você deve tratar a sala inteira, inclusive o teto. Agora é só fazer a conta.
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Abaixo, preparei um texto um pouco mais complexo sobre o assunto, se interessar, leia. Tenho certeza que vai ajudar.
Abraço!
[SIZE="6"][COLOR="Red"]Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?[/COLOR][/SIZE]
[COLOR="Red"][SIZE="4"]Qual a maior dificuldade no tratamento acústico?[/SIZE][/COLOR]
Primeiramente, ter a consciência de que o tratamento acústico está longe de ser uma receita de bolo, ou que será resolvido simplesmente através da instalação de espumas comerciais. Existem inúmeros aspectos que precisam ser identificados e corrigidos. A grande dificuldade está em equilibrá-los, ou seja, balancear as características acústicas da sala, sabendo que cada tentativa de corrigir um problema pode prejudicar ou criar outros. Conhecendo o objetivo de uma sala, os seguintes aspectos deveriam ser calculados e tratados para um resultado satisfatório: tempo de reverberação em todas as oitavas, resposta de frequências (curva de transferência), ruídos internos, ruídos externos, reflexões primárias, difusão, envolvimento e palco sonoro, ressonâncias (modos), homogeinedade na posição de audição, conforto estético, inteligibilidade e posicionamento dos monitores.
[COLOR="Red"][SIZE="4"]Destes aspectos, quais os mais difíceis ou caros de serem tratados?[/SIZE][/COLOR]
Objetivamente, a isolação ou vazamentos de ruídos. São necessárias estruturas grandes, pesadas e custosas. E um projeto cuidadoso que identifique e anule os elos mais fracos. Na sequência, o controle dos modos ressonantes (absorção de graves), a medição acústica e a interpretação dos dados coletados para uma eficiente execução do projeto.
[SIZE="4"][COLOR="Red"]Quanto devo gastar no tratamento acústico da minha sala?[/COLOR][/SIZE]
Determine qual o seu orçamento para a construção/adaptação de um estúdio ou técnica. Reserve, no mínimo, 40% deste orçamento para contratar e executar um projeto acústico. Suponhamos que você dispõe de R$10.000 para montar seu estúdio: comprar equipamentos, fazer cursos, tratar a energia elétrica, adquirir software/plugins, fazer um upgrade no computador, etc. Seguindo esta dica, você utilizaria R$4.000 para o tratamento acústico.
Entre investir em equipamentos melhores ou tratar a sua sala, nunca duvide que o melhor investimento está no tratamento acústico. Simplesmente pelo fato de você não conseguir aproveitar o potencial dos novos equipamentos quando a sua sala está funcionando como um equalizador desregulado ou um reverb de baixíssima qualidade. Lembe-se que sua sala É UM EQUIPAMENTO que está sempre ligado e pode prejudicar o desempenho de todos os outros. Imagine mixar com um equalizador na saída da mesa, aleatoriamente configurado com ganhos e atenuações de 20dB em cada oitava! É assim que a maioria das salas que não foram tratadas se comporta.
[SIZE="4"][COLOR="Red"]Isso significa que, com este investimento, minha sala ficará acusticamente perfeita e não precisarei mais me preocupar com o assunto?[/COLOR][/SIZE]
Perfeita, não. Radicalmente melhor, sem dúvida. Mesmo os melhores e mais caros estúdios possuem suas deficiências acústicas. Costumo dizer que a acústica, juntamente com a previsão do tempo e o trânsito de São Paulo, está entre os fenômenos mais caóticos, imprevisíveis e difíceis de se controlar. Em outras palavras, se considerarmos que 100% é uma acústica perfeita, e se sua sala se encontra atualmente em 20%, com um pequeno investimento, você consegue chegar a 40%. Com o dobro de investimento, o resultado será de 50%. Dobrando mais uma vez o custo, 60%. E por aí vai. Os primeiros benefícios são mais fáceis e baratos de se conseguir. Se seguíssemos esta curva, para passar de 80% para 90%, gastaríamos MUITO mais tempo e dinheiro, exigindo várias medições profissionais e detalhadas, diversos experimentos, testes, projetos e muita criatividade na seleção de materiais e aproveitamento de espaço. Por isso poucas técnicas e estúdios possuem aquele som preciso (>90%) que é memorável e facilita qualquer trabalho. Sem falar da capacidade "mágica" de fazer os músicos e equipamentos soarem MUITO melhores do que poderíamos esperar.
Portanto, se existe um SEGREDO, ele seria: tratar sua sala antes de qualquer grande investimento, para buscar 70% de resultado acústico, que representa um ponto de excelente custo-benefício na curva. Voltando ao exemplo acima, é provável que você consiga 60% ou 70% de resultado com R$4,000, enquanto que 80% provavelmente demandaria R$8,000 - e 90% passaria para cerca de R$20,000. Lembre-se que, dependendo do objetivo e caraterísticas físicas da sala, o custo pode chegar a dezenas e dezenas de milhares de reais, que sabemos, é inviável para muitos Home Studios. Portanto, se ainda não fez um tratamento adequado do seu ambiente de trabalho, siga logo para os 70% da sua sala, tendo a certeza que é um excelente começo e que vale o investimento.
~L~;6011802 disse:Valeu, li tudo.
Respeito +1000
Obrigado !
Mino;6094292 disse:Olá pessoal. Não sou frequentador do fórum, mas por acaso encontrei um texto de minha autoria aqui. O texto de princípios básicos da acústica, postado pelo gajo666 foi escrito por mim e postado em outro fórum, mais ou menos um ano antes da postagem dele aqui. Não sei se posso colocar o link aqui, mas dá pra achar facilmente pelo Google.
Não me importo que passem adiante o meu texto, afinal ele foi escrito justamente pra ajudar as pessoas. Mas não gosto que ganhem crédito por uma coisa que me deu um certo trabalho pra escrever. Ele poderia pelo menos ter citado onde achou o texto.
É isso, um abraço.
soloucuraman;8359639 disse:Tópico perfeito.
Quero montar o meu home studio em breve e encontrei ótimas dicas aqui.
Parabéns!!!
Onde fica o seu Estúdio gajo666?
Edit: Cara bateu uma dúvida aqui, eu posso usar uma Fast Track pro, para ligar a guitarra/microfone/violão e usar a saída dela para as caixas monitores?
gajo666;8361205 disse:Fala soloucuraman, beleza?
Cara, o estúdio fica em São Paulo, na zona oeste (O link do site está na minha assinatura).
Com relação à sua dúvida, você pode usar a Fast Track pro pra ligar a guitarra/violão e microfone e usar as saídas diretamente para os monitores ou até mesmo criar um "bus" pra enviar o sinal também para um ampli ou fones de ouvido, por exemplo.
No caso dos monitores, quando for comprar, procure pelas marcas KRK, Samson ou mesmo da M-audio. A fidelidade de som é absurda.
Também considere a possibilidade de comprar um préamp pra melhorar os sinais da guitarra e microfone, você vai ver a diferença que vai dar...
Abraço!
Fala soloucuraman, beleza?
Cara, o estúdio fica em São Paulo, na zona oeste (O link do site está na minha assinatura).
Com relação à sua dúvida, você pode usar a Fast Track pro pra ligar a guitarra/violão e microfone e usar as saídas diretamente para os monitores ou até mesmo criar um "bus" pra enviar o sinal também para um ampli ou fones de ouvido, por exemplo.
No caso dos monitores, quando for comprar, procure pelas marcas KRK, Samson ou mesmo da M-audio. A fidelidade de som é absurda.
Também considere a possibilidade de comprar um préamp pra melhorar os sinais da guitarra e microfone, você vai ver a diferença que vai dar...
Abraço!
Citando pra vocês notarem que eu postei aqui.Pessoal,
Qual é a última versão do Pro Tools (funcional sparrow) ?
E alguém sabe se ja tem disponível aquele plug in que tem os sons do rack ultra harmonizer h3000 ? sparrow também..
Ouxi.
Mas uma mesa de som não é melhor pois fica mais 'fácil' de gravar as coisas? Visto que tudo fica integrado numa placa só..
TA FODA DE LER O TOPICO ta tudo bugado , CARALHOOOO.
Preciso de ajuda, tenho um note MEIA BOCA SONY com 4GB.
To querendo entrar na putaria para usar ABLETON LIVE, to querendo comprar um sintetizador para criar DEEP HOUSE, não tenho nem ideia do que o pessoal usa, estava de olho em um KORG MICROCORG MK1.
Eu era músico, tocava guitarra e baixo em bandas de rock e to afim de fazer algo eletronico, estilo deep house, com bastante baixo.
Estou meio perdido e se puder me ajudar agradeço, sei que tenho que comprar placa de som tambem, se puderem me ajudar
desde já agradeço.
Cara, acho que to no caminho, comprei um controlador M-audio Axiom 25, to encomendando um fast track e agora to precisando de um par de monitor de qualidade/fone de ouvido.
Li bastante durante uns 3 dias e fui entendo quale que é...
O Queiroga aqui do forum tambem me ajudou nas escolhas de algumas coisas...
Quanto aos plugins VST vou ter que ler mais, pois, tenho que aprender a usar o Ableton tambem..
Obrigado pela ajuda...
Abraço
Opa :D, ótimo, entao, preciso aprender a usar o Ableton Live, muitas dúvidas aqui, e o pior que moro no interior, nem tenho a quem recorrer, somente na INTERNET, baixei um manual do 7, e vou usar o 8.Opa!
Tá no caminho legal cara ! Agora é ler bastante e começar a trabalhar.
No youtube eu recomendo os videos do Paulo Anhaia e do Lisciel.
Eles falam bastante coisas sobre home-studio e outras paradas relacionadas.
Boa sorte amigo!
Abraço !
Cara, na minha experiencia como musico de estudio , se vc quiser começar a gravar em casa procure um conversor de audio de 1 ou 2 canais no maximo para gravar violão, guitarra e voz por exemplo. Fast track quebra o seu galho alem de ter um pre amplificador legal.
Depois vc terá que escolher uma DAW , que é o programa de gravação. Existem vários : Sonar, Reaper (free), Studio One, etc...
Eu aconselho comprar um controlador midi e baixar uns plugins VST.
Com isso já dá pra fazer uma brincadeira bem legal.