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Ímola e Mugello avaliam fazer parte do calendário da F1, após renovação de Monza
Por:
Scott Mitchell
Co-autor:
Matteo Nugnes
10 de set de 2019 15:53
Local em que Ayrton Senna se acidentou fatalmente avalia possibilidade em sediar a Fórmula 1 no futuro, após sucesso do novo contrato de Monza
Ímola tem o status de ser um circuito de grau 1 da FIA, podendo sediar a F1 novamente depois de realizar trabalhos de desenvolvimento, que incluíram o corte da chicane final, desde que realizou a última de suas 26 corridas de F1, em 2006. Foi em um GP de San Marino, que aconteceu o acidente fatal de Ayrton Senna, na "famosa" curva Tamburello.
Já Mugello, nunca realizou uma corrida de F1, mas testes foram realizados lá, mais recentemente em 2012.
Embora a F1 tenha recentemente assinado um novo contrato de cinco anos para manter o GP da Itália em Monza, que incluirá o centenário do circuito em 2022, Ímola e Mugello agora demonstraram interesse em uma corrida de F1 por conta própria.
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A F1 está aberta a expandir seu calendário e não há falta de candidatos, portanto, uma corrida italiana extra poderia ser um evento adicional, como era quando o GP de San Marino existia.
Os chefes de Ímola encarregaram a empresa de design Dromo de renovar suas ofertas de hospitalidade de paddock e uma declaração da pista diz que está "pronta para aceitar o desafio" de tentar trazer a F1 de volta ao circuito.
"O excelente trabalho do presidente do Automobile Club d'Italia (ACI), Angelo Sticchi Damiani, na manutenção da Fórmula 1 no país, pode reabrir a possibilidade, mesmo em nossa pista histórica", disse o presidente do circuito Uberto Selvatico Estense.
"Para alcançar esse resultado, é essencial contar com o apoio total de instituições regionais e metropolitanas, como está acontecendo em Monza e Mugello."
A declaração de Ímola fez referência à suposta "candidatura" de Mugello para uma corrida de F1 no futuro, embora isso não seja de interesse da pista de Toscana no curto prazo.
Nesta terça-feira, Mugello anunciou o resultado de um estudo de impacto econômico que afirmou que a atividade na pista contribui com quase 130 milhões de euros para a economia local e regional.
O estudo se refere a 2017 e afirma que os eventos do circuito criaram mais de mil empregos em Mugello, a área metropolitana mais ampla e na Toscana.
O relatório não mencionou a F1, mas de acordo com a agência de notícias italiana Ansa, o diretor do circuito de Mugello, Paolo Poli, disse que o campeonato é uma opção em potencial a longo prazo.
Imola garages and paddock changes
Photo by: Autodromo Internazionale Enzo e Dino Ferrari di Imola
"O primeiro objetivo será renovar o acordo com a MotoGP", disse Poli. "Então, em cinco anos, também pensaremos em nos candidatar para levar a Fórmula 1 à Toscana.”
“Serão necessárias parcerias em nível nacional, como Monza conseguiu.”
“Diferentemente de outros circuitos italianos, Mugello não é estatal. De 2006 a 2016, a Ferrari fez grandes investimentos para elevar a qualidade da infraestrutura e o profissionalismo de quem trabalha aqui, para se apresentar a clientes em todo o mundo com um nível cada vez mais alto.”