Minha avaliação:
Desde a pré temporada eu reparei que a McLaren estava disfarçando a performance do carro, pois ela praticamente não usou os pneus macios (os vermelhos, antigos super macios) durante a pré temporada inteira, e ainda assim se manteve na margem da Racing Point, que atraiu toda a badalação para si por causa da cópia xerox da Mercedes de 2019.
O carro da McLaren parece ser levemente melhor / parelho que o da Racing Point, e some-se a isso o fato do Norris sempre ter se destacado por ser um bom piloto para qualify, enquanto que o melhor piloto da Racing Point, que é o Sergio Perez nunca teve esse atributo como seu ponto forte. Aqui pode-se até levantar uma questão que os pilotos da McLaren podem estar elevando a performance do carro, enquanto que ambos da Racing Point não estão conseguindo extrair tudo.
Teoricamente falando, o carro da McLaren possui potencial para ter um desenvolvimento melhor, já que o da Racing Point é apenas uma mera cópia, onde os engenheiros terão que pensar onde é possivel melhorar um design que não é deles, isto é, a menos que o pessoal da Mercedes forneça ajuda técnica com feedbacks, que é uma coisa que eu não duvido nem um pouco que aconteça, dada a proximidade do Lawrence Stroll com a montadora alemã e o staff dela (Toto Wolff diga-se de passagem).
Em contrapartida, a McLaren não está em um bom momento financeiro, então é possivel que upgrades planejados sejam cancelados ou cheguem com atrasos significantes. Um outro ponto de maior preocupação é a partir do ano que vem, quando a equipe muda de motores para usar Mercedes, em um carro que não foi desenhado para usar este motor. Pode ser que isso faça com que a McLaren perca performance (por conta dos ajustes forçados), ou até que melhore muito o desempenho. Fica ai uma dúvida que só será respondida ano que vem.
A Red Bull como previsto é praticamente a única adversária da Mercedes, com apenas um piloto pra aborrecer o Hamilton (Verstappen) e que vai ter que se virar em deslocar ambos os carros da equipe alemã, enquanto que o Albon (que é um piloto que nunca me enganou com aquelas "boas" corridas do ano passado, que eu nunca vi nada além do que medianas) vai fzr cosplay de Gasly (ok, um cosplay melhorado) esse ano, e em breve acredito que será demitido se não melhorar LOGO.
É inadmissível pra Red Bull ter apenas um piloto disputando contra 2 carros. Se eu fosse o Helmut Marko / Christian Horner, eu daria um jeito de trazer o Vettel ou o Alonso urgentemente a partir da terceira corrida do ano se até lá o Albon não melhorar sua performance. E talvez até o Hulkenberg fosse uma melhor aposta.
Quanto a Ferrari, bem, é nada mais e nada menos do que a VERGONHA atual do grid. Orçamento gigantesco, polemicas em torno do motor, carro mal nascido, um piloto desmotivado, e outro que já deve estar se arrependendo de ter assinado um contrato longo. É bom que as atualizações prometidas para a Hungria deem resultado, caso contrário o ano será um fiasco total, algo impensável para uma equipe com o glamour, grandeza, e principalmente o orçamento da Ferrari.
Quando o Leclerc falou após o Q3 pelo rádio a palavra "Madness" ele não poderia ter descrito melhor em apenas uma palavra o que se passa na Ferrari neste momento.
Tirando a promoção do Leclerc, que foi a unica coisa acertada, desde a morte do Sergio Marchionne a equipe só fez andar pra trás. Mattia Binotto não parece ser um team principal (pode ser daqueles casos em que ele é um excelente funcionario de backstage, como era antes de chegar na função atual, mas que não sabe lidar com posição de destaque) capaz de levar uma equipe de renome à disputa do campeonato.
Apesar de não ter como afirmar nada, é relativamente seguro dizer que de fato havia algo errado (ilegal) nos motores da Ferrari no ano passado, pois todas as equipes que usam o motor dela ficaram 0.6 até 1.1 segundos MAIS LENTOS por volta em relação ao ano passado.
https://www.racefans.net/2020/07/04...teams-slower-by-up-to-1-1-seconds-in-austria/
De resto, esse é um campeonato atípico que pode reservar algumas surpresas interessantes, começando a partir de amanhã, onde se desenha uma corrida bem disputada e sem ter tanta disparidade entre as equipes.
Sobre a corrida de domingo:
A Red Bull tem a vantagem por causa da estratégia do Verstappen de largar com pneus macios, porém, ele não pode se dar ao luxo de contar com o Albon para ajudar, pois o msm não está mostrando boa forma, pelo menos até agora. Vai ser mais uma vez o Verstappen contra os dois carros da Mercedes e suas estratégias de boxe, que se tiverem a chance vão usar o Bottas pra ficar servindo de barreira até o Hamilton encostar e passar.
De resto vms ter a poder concluir, pelo menos por eqto quais são os melhores carros em ritmo de corrida nessa pista.