Ola meus Queridos, a pedido do mano
@EvertonSSJ4 , upei os Overlayers que criei para o Retroarch, e que utilizo no meu Android Tv Box MX3-G, similar ao OUYA e estou fazendo um tuto de como colocar eles para funcionar com o retroarch.
1. Primeiro de tudo precisamos saber do que é composto um Overlay (Imagem sobreposta), basicamente o mesmo no retroarch, é composto por dois arquivos, um arquivo PNG de layer transparente que seria o que vai dar o efeito de camada de sobreposição, e o segundo um arquivo de texto cfg, que é o responsável pelas configurações do seu Overlay.
2. O PNG de camada ele precisa ser um arquivos com X e Y de medida iguais ao da tela do dispositivo que pretende utilizá-lo, se for tv de tubo: 640x480(640x448), se for uma tv hd tem que ter medidas 1280x720, se for uma tela fullhd tem que ter medidas 1920x1080, se for uma medida fora deste padrão precisa saber certo a medida que utiliza na tela, para aplicar na imagem PNG.
3. O CFG ele precisa ter o mesmo nome que foi colocado no PNG exemplo: Arcade.PNG, o cfg vai ficar Arcade.cfg, e dentro do cfg ainda vai ter uma linha de comando, que precisa levar o mesmo nome "overlay0_overlay = Arcade.png". basicamente a estrutura dentro do "CFG" vai ficar assim:
overlays = 1
overlay0_overlay = Arcade.png
overlay0_full_screen = true
overlay0_descs = 0
4. Agora que já sabe o que é um Overlay e como ele é feito, vamos passar para parte de instalar o mesmo no seu Retroarch, eu preparei um pack com overlays que criei e disponibilizei para o pessoal (Pack com imagens em 1080p), primeiro de tudo baixem o arquivo do pack:
PACK OVERLAY.
5. Depois de efetuar o download do pack overlay, descompacte o mesmo, precisa colocar o conteudo do pack dentro da pasta Overlays do se retroarch, dependendo de onde esteja executando o Retrorch pode mudar o local de onde se encontra a pasta Overlay, mas basicamente a estrutura é a mesma.
6. Apos colocar os arquivos do pack dentro da pasta Overlays, vamos abrir o retroarch, apos aberto vocês tem duas opções de usar o overlays, usar eles nos core (emulador) e no menu gui do retroarch, ou somente nos core (emulador).
7. Colocando o Overlay em todo retroarch (core (emulador) e no menu gui do retroarch) apos carregar o retroarch, vai em "Settings", e depois em "Onscreen Display".
8. Dentro de Onscreen Display, vamos ter varias opções:
Display Overlay = ON (Ativa o Overlay) ou OFF (Desativa o Overlay)
Hide Overlay In Menu = Mostra ou Oculta o Overlay no menu do retroarch
Show Input on Overlay = por padrão vem em off, eu nunca usei, mas pelo nome deva ser para quem usa os botões de touch na tela, se usa um game pad externo, deixe em off.
Show Input listen Port = vem por padrão em "0" deixe como esta, se não tiver com outro valor coloque em "0"
Overlay Present = aqui tu vai clicar e vai carregar o arquivo cfg do overlay que queira carregar.
Overlay Opacity = definir a opacidade da camada Overlay ( deixa-lo mais transparente ou mais escuro).
Overlay Scale = vem por padrão 1.00 é o nivel de zoom da camada Overlay, deixe em 1.00
9. Apos ter ativado o overlay, provavelmente a tela do jogo atras do overlayer não estara alinhada nas medidas do overlay, (dica para facilitar, deixe a opção "Hide Overlay In Menu" em off para mostrar o overlay no menu do retroarch, vai facilitar para alinhar as medidas.
10. Apos fazer as configurações no menu Onscreen Display, saia dele mas ainda em settings suba para a opção "video" e vai em "Aspect Ratio Index" aqui você tem basicamente duas opções, a mais simples é colocar ele em "Core Provided" que é deixar as medidas originais do core, pode ainda com esta opção mais abaixo marcar "Integer Scale" para ele ficar melhor enquadrado no overlay.
11. A outra opção é mais radical e é a que eu utiliso, ainda em video, em "Aspect Ratio Index" tu vai colocar em "custom" que seria para etitar a medida manualmente, ai vai ter que ser ir mudando as escalas X e Y manualmente até chegar em um valor que ficar enquadra certinho a imagem do core com o seu overlay (dica da hora: pege uma medida vai indo até terminar a tela do jogo pronto ali é o inicio, ai pega outra e vai fazendo um tipo puxa e encolhe até chegar no que tu quer)vamos explicar o que cada uma das 4 opções que precisa mudar, se escolher custom faz ( Lembrando que estas opções movem a tela do jogo, O overlay permanece na mesmo lugar ):
Custom Viewport X = Basicamente empurra ou puxa, toda tela do jogo.
Custom Viewport Y = Basicamente baixa ou sobe, toda tela do jogo.
Custom Viewport Width = Basicamente espixa ou estreita, toda tela do jogo para cima e para baixo da tela
Custom Viewport Height = Basicamente espixa ou estreita, toda tela do jogo ou para cima e para baixo da tela.
12. Pronto após acertar todas as medidas do core com o Overlay, sai a da opção de "VIDEO" e também saia de "Setting" retornando para primeira parte do retroarch, e vai até "Retroarch Config" e clica em "Save Current Config" para salvarmos as configurações do overlayer que acabamos de habilitar. Pronto agora so carregar o core favorito e desfrutar do seu Overlay aplicado.
Obs... o ajuste do Overlay pode mudar as suas medidas de ajuste de um core para o outro, neste caso vocês vão carregar o core, fazer todo processo de configuração do Overlay conforme foi explicado acima, mas ao invez de salvar tudo em "Retroarch Config", vocês vai em "Quick Menu" dentro dele vai até a ultima opção "OVERRIDES" (Lembrando estou tomando como referencia a ultima versão do retroarch Retroarch 1.7.3, vai ter 3 OPÇÕES distintas: Save Core Overrides, Save Content Directory e Save Game Overrides, basicamente o que nos interessa é a primeira e a ultima opção, a primeira salva as configurações para todo o core e a ultima salva somente para um game especifico no core.
*** O arquivo de download só contem Overlyas imagens que eu editei ( foram usados como base, imagens disponibilizadas pelo Google e também de amigos membros do fórum do libretro) não possui nada relacionado a roms ou emulação.
Espero que gostem, um abração a todos e um ótima final de semana.