Mercado chinês saturou, CRASH, agora só as grandonas crescem e mesmo assim precisam inovar. Tudo indica que - pelo menos na China - teremos grandes inovações
Um homem ultrapassa a parede exibindo marcas de smartphones na província de Jiangsu
O jornal citou veteranos industriais dizendo que as vendas de celulares chegaram ao estágio em que os clientes querem celulares mais requintados com atualizações funcionais significativas ou aplicativos inovadores. Gargalo na inovação tecnológica, homogeneidade do produto e menor taxa de substituição resultaram em declínio de embarque, disse.
O tombo foi de 17,8% no primeiro semestre caindo para 196 milhões de unidades, das quais 176 milhões vieram de marcas nacionais, ou 89,6% do total de embarques, de acordo com um relatório divulgado na segunda-feira.
De acordo com dados da ZDC, um centro de pesquisa de consumo de internet, fabricantes de celulares competindo no mercado chinês totalizaram 118 em 2017, abaixo dos 134 em 2016. E as 5 principais marcas ocuparam quase 70% da atenção dos usuários, enquanto marcas nacionais - Huawei, Oppo e Vivo - aumentaram 18,45 por cento, 13,61 por cento e 12,98 por cento, respectivamente, alcançando os três primeiros lugares.
A ZDC disse que a competição no mercado de telefonia móvel será mais intensa este ano, à medida que a taxa de crescimento cair em uma fase de crescimento lento. No entanto, acrescentou que as marcas de topo, que detêm mais quota de mercado e forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento, serão mais fortes; pelo contrário, os pequenos players enfrentarão mais desafios para sobreviver.
Fora da China, a Huawei está crescendo e ganhando mercado na região da Europa Ocidental, e é particularmente forte na Espanha, Alemanha e Itália, informou a IDC em maio, acrescentando que a empresa também lançou sua marca Honor em alguns mercados. no sudeste da Ásia.
Além disso, a Xiaomi registrou um forte desempenho no mercado internacional, uma vez que os dados da IDC mostraram que menos da metade de suas remessas eram domésticas no primeiro trimestre de 2018; e os volumes de ações e embarques da Oppo no exterior aumentaram de janeiro a março, de acordo com a IDC.
http://europe.chinadaily.com.cn/a/201807/11/WS5b459e9ba310796df4df5c6d.html
A quantidade de empresas que produzem smartphones na China é absurda, imagina a variedade de preços e modelos. Mais surpreendente ainda é o fato do mercado local ser dominado por empresas nacionais, 90% é um índice muito alto.