O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico da Crise de Energia 2021 [2022?]

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
O que eu peço é o seguinte, e se não tivesse pandemia, sabe aonde a gente estaria? No escuro nesse momento. Independente do governo esse país sempre foi um lixo para geração de energia mesmo tendo uma put* capacidade, vão inventar de dar moral pra índio, ambientalista e o c***lho.
Vou nem falar que uns 50% da água deve ser desperdiçada até chegar na casa das pessoas.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.448
Reações
15.499
Pontos
403
  • Energy Prices in Europe Hit Records After Wind Stops Blowing
  • Heavy reliance on wind power, coupled with a shortage of natural gas, has led to a spike in energy prices

Os russos devem estar felizes por vender gás para os europeus com preços altos, já que a energia eólica mais uma vez demonstra suas fraquezas.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.918
Reações
60.256
Pontos
1.253
O governo avisou que no mês que vem o carteiro não vai entregar a conta de luz.

A próxima conta de luz vai ser entregue por negrão com uma p*roca de 65 centímetros escrito "BANDEIRA PRETA".
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.507
Reações
19.434
Pontos
744
Isso de energia solar e eólica é uma furada, só vale a pena em algumas circunstancias.

Já era para ter uma usina nuclear em cada esquina desse país.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
31.692
Pontos
1.344
Eólica, assim como hidro.
Costumam ter meses de alta e de baixa.

Na Europa o período de ventos fortes é no Inverno. O que ajuda a aliviar a pressão no consumo de gás e carvão que são redirecionados pro aquecimento das casas.
E costuma ser +fraco no verão.

Agora apenas eólica estar em um mês historicamente fraco somado a um ano abaixo da média histórica não explica por si só o preço da energia na Europa.

Gás subiu 170% em boa parte porque o mercado asiático comprou quase todo o gás liquefeito do mundo.
Carvão tb subiu de preço também puxado pela Ásia.


Mundialmente apesar das usinas de energia terem sido construídas e preparadas para esse "restart" mundial da produção.
As minas de extração de carvão, gás, etc não conseguem acompanhar com o apertar de 1 botão. E é isso que esta pressionando o preço da energia.
E levará meses pra essas minas voltarem a produção total.

Isso também está afetando o Brasil tornando nossas termoelétricas, que já são caras, em absurdamente caras.
 
Ultima Edição:

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139
Governo pede novos estudos sobre horário de verão



Apesar de crescente pressão de setores econômicos, o MME (Ministério de Minas e Energia) avalia que a volta do horário de verão teria impacto limitado no consumo de eletricidade do país e não ajudaria a enfrentar a crise energética atual.
Ainda assim, afirma que pediu novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a questão "à luz da atual conjuntura de escassez hídrica", em meio a pressões de setores econômicos pelo retorno do programa extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
"A contribuição do horário de verão é limitada, tendo em vista que, nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período diurno", diz o ministério, em nota.
"Assim, no momento, o MME não identificou que a aplicação do horário de verão traga benefícios para redução da demanda", continua, frisando que pediu que o ONS "reexaminasse a questão". O operador disse que não comentaria o tema.
Setores como o de turismo, serviços e shoppings centers vêm pressionando o governo pelo retorno do programa. Além da possibilidade de economizar energia, eles seriam beneficiados com o aumento da circulação de pessoas no início da noite.
Nesta segunda-feira (13), o pleito ganhou apoio também do ICS (Instituto Clima e Sociedade), Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) e IEI (sigla para Iniciativa Energética Internacional), que consideram que o governo precisa lançar mão de todas as medidas de economia possíveis.
"O ganho é pequeno, mas nesse momento precisamos contar megawatt por megawatt", disse o ex-diretor do ONS Luiz Eduardo Barata, em mesa redonda com jornalistas para apresentar estudo sobre programas de eficiência energética.
A opinião é compartilhada pela ABCE (Associação Brasileira das Companhias de Energia Elétrica). "Por mais que nao faça grandes diferenças, poupar é sempre bom", diz o diretor-presidente da entidade, Alexei Vivan.
Ele ressalta que o país está gerando toda a sua capacidade térmica, o que vem pressionando as tarifas de energia já em 2021 e com tendência de pressão sobre 2022 também. Segundo projeção do Idec, o horário de verão economizaria entre 2% e 3% do consumo no início da noite.
O deslocamento do horário de maior consumo para o início da tarde a partir da popularização dos aparelhos de ar condicionado reduziu o impacto do horário de verão no sistema, o que acabou sendo uma das justificativas para a sua extinção.
Para o governo, a menor economia não justificava o transtorno provocado a trabalhadores que precisam acordar cedo e tomar o transporte público com o céu ainda escuro. "Não fazia sentido em um momento de tranquilidade no setor elétrico, mas agora qualquer economia é bem vinda", frisa Vivan.
Na segunda-feira (13), Barata lembrou que o próprio ONS foi contrário ao fim do horário de verão, mas prevaleceu o argumento de que a economia não compensava os transtornos.
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.448
Reações
15.499
Pontos
403
No momento há chuva forte e trovoadas na divisa do PR com SC.
Mas as caracteristicas são de frente quente, não de frente fria. Então isso aí não deve ir em direção a SP, e sim do RS no decorrer do dia.
Possivelmente haverá granizo em alguns lugares.
 

Resu Anera

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.534
Reações
28.195
Pontos
1.154
Amanhã é meu aniversário, e minha mãe conta que a uma coisa marcante do dia que nasci, em 1992, é que fazia uma tempestade de dar medo. Sim, eu sou Resu Anera Stormborn :kcool
Enfim, só contei isso pra dizer que não tem o menor sinal de chuva aqui, e até onde o horizonte permite ver, por causa da fumaça, não tem nuvem à vista.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139



 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139
Bolsonaro pode recuar com horário de verão como fez com o STF, diz defensor da mudança


O grupo de empresários do setor de turismo que, há quase três meses, lançou o movimento para pedir a volta do horário de verão se surpreendeu com a dimensão que o assunto tomou.
Depois de ver crescer o apoio de entidades representantes de restaurantes, shoppings, setor elétrico e até de defesa dos consumidores, o próximo passo é levar o debate para a população, segundo Fabio Aguayo, diretor da CNTur, que iniciou a pressão sobre o governo, conforme o Painel S.A. antecipou em junho.
Aguayo diz ter percebido que o horário de verão está entre os temas que dividem a polarizada sociedade brasileira e que um termômetro disso aparece nas redes sociais. Portanto, vai lançar um novo esforço na tentativa de chamar para a causa os apoiadores de Bolsonaro, que segundo Aguayo, são os maiores opositores.
"Uma das discussões mais apaixonadas nas redes sociais é o horário de verão. Os bolsonaristas entram em uma coisa surreal. E quem não é, também. Muitos bolsonaristas são contra porque o Bolsonaro é contra. Mas eu já consegui reverter bastante", diz.
Ele afirma que o presidente pode voltar atrás, assim como fez na semana passada, na crise com o STF (Supremo Tribunal Federal), quando divulgou a nota de recuo dizendo não ter tido a intenção de atacar os outros Poderes nas manifestações do 7 de Setembro.
"Eu entendo que o Bento Albuquerque, o nosso ministro de Minas e Energia, é teimoso também. Ele pegou o espírito do Bolsonaro e não quer recuar. Mas não é questão de umbigo e vaidade. É uma questão nacional", diz Aguayo.
A extinção do horário de verão, que veio por meio de um decreto ainda em abril de 2019, foi uma das primeiras medidas tomadas por Bolsonaro em seu governo. O presidente sempre reclamou da mudança no relógio, defendendo que ela não gerava economia de energia.
Quando tomou a decisão no inicio do mandato, Bolsonaro também apostava que a produtividade do trabalhador brasileiro aumentaria, porque, segundo ele, o horário de verão afetava o relógio biológico da população.
O Ministério de Minas e Energia avalia que a volta do horário de verão tem impacto limitado no consumo de eletricidade e não ajudaria a enfrentar a atual crise energética. A pasta chegou a negar oficialmente o pedido, mas agora está solicitando novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
"O próximo passo é massificar. Agora, temos que sair do campo da política e das entidades. Agora é o povo entender", afirma Aguayo, que diz estar convidando entidades de diferentes estados para abrir uma nova campanha com justificativas a favor do horário de verão.
A argumentação é que a volta da mudança no relógio promove economia de energia e favorece a circulação de consumidores em atividades como turismo e restaurantes no início da noite, o que pode ajudar os negócios a se reerguer do baque da pandemia.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
No momento há chuva forte e trovoadas na divisa do PR com SC.
Mas as caracteristicas são de frente quente, não de frente fria. Então isso aí não deve ir em direção a SP, e sim do RS no decorrer do dia.
Possivelmente haverá granizo em alguns lugares.
Está tipo ar condicionado em SP.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139
Represas de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste já operam abaixo do nível do pré-apagão

Sem chuvas e com alta do consumo de energia elétrica, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste alcançou o menor patamar, pelo menos, desde a crise de 2001, quando ocorreu o maior racionamento da história do Brasil. Em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do armazenamento e, em 2001, já com programa de redução compulsória de energia, em 21,76%. Neste ano, até dia 15 de setembro, último dado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível era de 18,23%.

Esse porcentual deve continuar em queda até novembro, quando pode romper a barreira de 10% – o que representa um desafio e um risco maior para a operação do sistema. No mercado, a combinação entre o consumo e a baixa dos reservatórios já levanta dúvidas se o governo conseguirá equilibrar oferta e demanda de energia para evitar um racionamento, mesmo que pequeno, da ordem de 5%.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Represas de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste já operam abaixo do nível do pré-apagão

Sem chuvas e com alta do consumo de energia elétrica, o nível dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste alcançou o menor patamar, pelo menos, desde a crise de 2001, quando ocorreu o maior racionamento da história do Brasil. Em 2000, ano que precedeu o apagão, as represas estavam com 20,8% do armazenamento e, em 2001, já com programa de redução compulsória de energia, em 21,76%. Neste ano, até dia 15 de setembro, último dado do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível era de 18,23%.

Esse porcentual deve continuar em queda até novembro, quando pode romper a barreira de 10% – o que representa um desafio e um risco maior para a operação do sistema. No mercado, a combinação entre o consumo e a baixa dos reservatórios já levanta dúvidas se o governo conseguirá equilibrar oferta e demanda de energia para evitar um racionamento, mesmo que pequeno, da ordem de 5%.
tem uma lagoa minha aqui que eu nunca vi seca, está uma tristeza olhar, deve estar com tipo 3% da capacidade normal. ta praticamente uma poça de lama.

se tiver apagão, eu ja to com um gerador de 3500kva aqui pra quebrar o galho.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139
"ain, de certo a culpa é do presidente né? Foi ele que não fez chover né?"


TCU aponta falhas do governo na crise hídrica e energética

Relatório do tribunal diz que faltam "previsibilidade" e "razoabilidade" nas medidas contra o racionamento



Reservatórios de hidrelétricas estão com nível abaixo dos registrados em 2001. Técnicos apontam falta de plano para combater escassez hídrica (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 9/1/13 )
Um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que faltam “previsibilidade e razoabilidade” ao governo Jair Bolsonaro (sem partido) para administrar as crises hídricas e energéticas. O documento é um problema para o governo, que vem evitando ao máximo falar em racionamento de energia mesmo com os reservatórios hoje em um nível mais baixo do que no mesmo período em 2001, ano que ficou marcado por medidas duras para conter a demanda que derrubaram o crescimento econômico. Diante da gravidade do quadro, até mesmo o presidente já fez apelos para que os consumidores economizem.


No relatório, elaborado pela área técnica do TCU, os especialistas apontam que não há um plano definido pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) caso as chuvas demorem um pouco mais para chegar e a situação se complique. A Creg foi instituída em junho, via Medida Provisória. Vários ministros do governo, entre eles Paulo Guedes (Economia) e Bento Albuquerque (Minas e Energia), fazem parte da câmara. O TCU ainda vai analisar, em plenário, o relatório dos técnicos. Os ministros do tribunal podem, por exemplo, determinar medidas para aliviar a crise energética. As informações foram divulgadas pelo portal G1.

Críticas

Em agosto, o Estado de Minas ouviu ambientalistas que avaliaram a atuação da Creg como ruim para a administração da crise. Para eles, o comitê passou a regular a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deveria administrar a questão. “Esse comitê extraordinário de crise é de fato quem está tomando as decisões, com a agência reguladora significantemente neutralizada, bem como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”, disse o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHFS), Anivaldo de Miranda Pinto.

O Brasil passa por uma dificuldade para produzir energia elétrica diante da falta de chuvas. Portanto, a principal fonte do país, formada pelas hidrelétricas, opera com capacidade inferior ao habitual. O problema também reflete no bolso do consumidor.

Sem a capacidade total das hidrelétricas, o governo precisa comprar energia das termelétricas, que cobram bem mais caro. Além disso, esse tipo de energia é bem mais poluente, já que vem a partir dos combustíveis fósseis. A crise energética fez a Aneel criar a bandeira da escassez hídrica, que aumentou o custo da conta de luz. A cobrança extra fez o valor de 100 kWh subir de R$ 9,49 para R$ 14,20.

Reservatórios

Nas usinas hidreléricas do Centro-Oeste e Sudeste, que respondem por mais de 70% da capacidade de geração hidrelétrica, a situação é crítica. A falta de chuvas e o aumento do consumo com o reaquecimento da atividade econômica levaram os reservatórios ao menor patamar desde a crise vivida há 20 anos. Até quarta-feira, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), as usinas da região estão com 18,2% de armazenamento, contra 20,8% em setembro de 2000 e 21,8% em 2001, Algumas hidrelétricas estão com o nível de água abaixo de 12%, como são os casos de Água Vermelha, Marimbondo, Nova Ponte, Emborcação e Itumbiara. Juntas, elas representam um terço do volume de armazenamento do Sudeste/Centro-Oeste, hoje responsável por 70% do volume de todo o país.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.143
Pontos
1.503
Vocês acham que vale a pena investir em um gerador de energia? Estou preocupado (principalmente com a geladeira e ventilação) em caso de apagão. Tenho mãe idosa e que sofre com o calor.
Qual seria o melhor modelo? Gasolina ou Diesel? Com ou sem bateria? Esses geradores se deterioram rápido ou possuem uma boa vida útil?
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
Vocês acham que vale a pena investir em um gerador de energia? Estou preocupado (principalmente com a geladeira e ventilação) em caso de apagão. Tenho mãe idosa e que sofre com o calor.
Qual seria o melhor modelo? Gasolina ou Diesel? Com ou sem bateria? Esses geradores se deterioram rápido ou possuem uma boa vida útil?

Qualquer gerador, moto bomba ou etc o negócio é o seguinte, compra a gasolina e volta e meia tem que ligar pra fazer funcionar, coisa parada estraga mais que coisa funcionando.
 

Digoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.164
Reações
3.015
Pontos
703
Caras, minha conta sempre vem 180, 190, não passa disso, ontem fui ver, 312 reais.
312 Guedes.

3 pessoas, sem ar condicionado, sem usar energia em horário de pico.

Vou ter que fazer um gato, não vai ter jeito.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.620
Reações
133.529
Pontos
2.139
Caras, minha conta sempre vem 180, 190, não passa disso, ontem fui ver, 312 reais.
312 Guedes.

3 pessoas, sem ar condicionado, sem usar energia em horário de pico.

Vou ter que fazer um gato, não vai ter jeito.

Eu já tive conta nesse ano de 590 reais.
Já tô entorpecido pela trolha.
 

KlTKAT395

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.400
Reações
11.507
Pontos
503
ZS de São Paulo. Ontem a luz piscou (o suficiente pra resetar o aparelho da Net) umas três vezes. Sinal de apagão próximo?
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
17.976
Reações
9.339
Pontos
1.519
Eu já tive conta nesse ano de 590 reais.
Já tô entorpecido pela trolha.

Quando começou a Bandeira Vermelho foi de 250, 350 e agora 450. (Detalhe o consumo não mudou nada se manteve)

Tinha dois relógios em casa e mandei tirar um por que estava desativado, vieram aqui e ofereceram a renda mínima :kpensa (Gato).


Estou seriamente pensando em colocar placa solar, o duro é o investimento.

Foda você ter que resolver o problema da m**** do Governo que não investe em nada.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.883
Reações
11.961
Pontos
753
Esse governo é insano de mais, vai dar m****. O povo não vai baixar o consumo no aumento da energia enquanto eles não desligarem a torneira de crédito e auxílio. E a indústria vai produzir pra c***lho com o mundo todo sedento por consumo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
31.692
Pontos
1.344
Aqui a conta de luz só não subiu pq eu parei de usar meu aquecedor de 2000W com as temperaturas mais amenas.
Mais tb não desceu.... logo a conta que era pra reduzir uns 200 reais/mês não saiu do lugar.

E ainda nem chego a conta com a nova tarifa de racionamento....
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Caraca... vendo esse tópico agora... Fiquei até com medo.

Já vi que demos sorte então, pq meus pais resolveram investir na Energia Solar. Uma bela bolada, 36 mil reais, mas em caso de apagão, racionamento, etc, pelo menos estariamos safos.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
17.976
Reações
9.339
Pontos
1.519
Caraca... vendo esse tópico agora... Fiquei até com medo.

Já vi que demos sorte então, pq meus pais resolveram investir na Energia Solar. Uma bela bolada, 36 mil reais, mas em caso de apagão, racionamento, etc, pelo menos estariamos safos.

Deve ter colocado mais de 10 Painéis.

Fiz um orçamento com 8 Painéis e deu um valor de 21k
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.304
Reações
90.143
Pontos
1.503
Terrível que se vier um apagão, será abrupto. Não vai dar nem tempo de "educar" a população.
E vai faltar água pra beber junto. :kduvida
 
D

Deleted member 35588

Caraca... vendo esse tópico agora... Fiquei até com medo.

Já vi que demos sorte então, pq meus pais resolveram investir na Energia Solar. Uma bela bolada, 36 mil reais, mas em caso de apagão, racionamento, etc, pelo menos estariamos safos.
Pior que não, no sistema on-grid o inversor tem que desligar quando falta luz por questão de segurança. Se tiver apagão também ficaremos sem energia.
 
Topo Fundo