O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico da música melancólica, triste e sombria. Poste a sua!

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Esses dias andei refletindo sobre o papel que a trilha dos jogos têm sobre nossas emoções, algo que me influencia desde os anos 90 até hoje. Hoje, tempo em que para a maioria o mais importante são os gráficos, pra mim, continua sendo o som. Ao contrário da maioria dos gráficos de jogos antigos (e atuais), a trilha corre muito menos o risco de ficar datada. Na verdade, embora os efeitos (de sons monofônicos a músicas orquestradas) tenham também evoluído com o passar das décadas, muita música por aí ainda me emociona, e certamente ainda o fará quando eu for um carinha idoso.
Alguns games apresentavam OSTs alegres, frenéticas, animadas (e continuam assim, logicamente), mas uma pequena maioria, de alguns jogos específicos, conseguia me passar sensações bem tristes, como melancolia e solidão, e talvez até um pouco de tristeza. Sentimentos esse que obrigatoriamente marcam tais jogos na minha memória.
O primeiro que me vem a mente é Prince of Persia, com aquela musiquinha do primeiro estágio:



Caras, essa música, com a cítara tocando, put* que pariu! Andar por aquela masmorra escura, "cheirando" à morte, sozinho, com ajuda de mais ninguém....que experiência sombria! Constantemente me passa a sensação de solidão....

O segundo jogo que me vem à memória é "Ex-mutants", do finado Mega Drive. A música da seguinte fase, "Caves of Steel", é a seguinte:



Essa foi outra cujo refrão me fazia sentir meio triste, sem saber o por quê. O que me faz admirar essa galera que trabalha com trilhas sonoras: conseguem despertar sentimentos nos jogadores, muitas vezes com uma composição em "midi", sem grandes complexidades instrumentais, apelando apelas pra melodia (a qual se torna emocionante independente do instrumento utilizado).

Pra finalizar o tópico, e não torná-lo muito grande, City in the sky, de Zelda Twilight Princess.



Existe alguma possibilidade de ao se jogar esse templo, ouvindo essa trilha, não imaginar o quão se está isolado e sozinho no mesmo? Me faz pensar como se aquele local fosse real, e há quantos séculos ele é vazio, sem vida humana. Solidão total. Bate uma leve tristeza quando a ouço.

Criei esse tópico para expressar esse meu ponto de vista sobre a trilha dos jogos que tanto amamos, e convido quem tiver afim, postar sua trilha sonora melancólica, triste e sombria. Lembrando que só vale seguindo essa temática, independente de consoles, portáteis e gerações. Nada de música alegrezinha! :kjoinha
 

Clockwerk

Bam-bam-bam
Mensagens
2.388
Reações
6.293
Pontos
303
Cara, que legal! Hahahah
Gosto muito desse tipo de música, tenho várias pra sugerir, mas, vou postar só algumas.

Heavy Rain - Madison Paige's Theme

Madison Paige é uma misteriosa jornalista que sofre de insônia por conta de episódios traumáticos vivenciados no passado. Gosto muito dela, acho que a música tema representa bem a personagem.

BOUND - Last Step

Bound por si só já conta uma história melancólica, triste... A trilha completa é ótima, mas essa música é realmente o "último passo" na dança do jogo. Heheheh

Valiant Hearts: The Great War - War Makes Men Mad

Fiquei bem emocionado com o final de Valiant Hearts. Ás vezes só com essa música eu consigo "assistir na cabeça" a cena de encerramento do jogo novamente.


The Last of Us Soundtrack - The Choice

Essa música é linda. Tenho mania de ficar no menu principal do jogo ouvindo e olhando para aquela janela com o vento vento balançando a cortina. Sou maluco por fazer isso? Não sei, mas é legal.

Kingdom Hearts HD 2 - Lazy Afternoons

Um dos melhores temas dos mundos do jogo.
 


Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.495
Reações
66.331
Pontos
1.554
TLoU tem um arsenal quase infinito de músicas que me fazem suar copiosamente pelos olhos.
Essa aqui, e especificamente essa versão orquestrada, é algo tão lindamente triste que chega a ser surreal!



A versão original:




:ksnif
:ksnif:ksnif:ksnif :ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif:ksnif
 

Mynduim

Bam-bam-bam
Mensagens
8.700
Reações
27.806
Pontos
384

--- Lyrics ---
Hahren na melana sahlin
Emma ir abelas
Souver'inan isala hamin
Vhenan him dor'felas
In uthenera na revas

Vir sulahn'nehn
Vir dirthera
Vir samahl la numin
Vir lath sa'vunin

-- Translation --
Elder your time is come
Now I am filled with sorrow
Weary eyes need resting
Heart has become grey and slow
In waking sleep of freedom

We sing, rejoice
We tell the tales
We laugh and cry
We love one more day

E caras além de linda, vejam a letra desta obra de arte:


 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Também todas as Reminiscences DE Ace Attorney



Quando eu escuto isso, começo a lembrar do DL-6, dos casos em geral. Da natureza dos eventos... Me vem um vazio por dentro... É foda

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.495
Reações
66.331
Pontos
1.554
Algumas outras:

At the bottom of the night do Chrono Trigger, cover absolutamente sublime...


A versão original:


Cara, o que é esse líquido viril saindo dos meus olhos?:eek::eek::kcry
 

farrokh_bulsara

Bam-bam-bam
Mensagens
3.386
Reações
3.192
Pontos
303
Excelente tópico <3

Também sempre fui muito tocado por trilha de jogo (e de filme), e adoro as trilhas nessa onda!

Primeiro, Tristram - Diablo e Diablo II

e New Tristram - Diablo III

Não sei se são de fato baladas incríveis ou se são as primeiras horas jogando cada Diablo que marcam profundamente, mas o fato é que estão marcadas na cabeça: você lá, acaba de chegar ao mais desolado dos vilarejos pronto pra descer numa incursão ao inferno...

Agora, algumas pérolas de Metal Gear:
[vou desviar de unanimidades como The best is yet to come e Love Theme, temas de MGS e MGS 4, respectivamente]

Life's end - Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Boss te entrega o microfilme e pede para que você a mate. O tema, curtinho, termina com o som do vento que espera Snake puxar o gatilho.
:ksnif

Colosseo - Metal Gear Solid

Embora seja em Sons of Liberty que entremos de fato nas entranhas de um Metal Gear (o Arsenal), essa música do MGS de 1998 é que me faz sentir, de fato, na barriga de um enorme monstro de metal (no caso, a base de Shadow Moses).

Natasha's (ou Gustava's) Death - Metal Gear 2: Solid Snake

Mais uma de morte. Poucas vezes uma trilha em midi me pareceu tão tocante.

Clients - Metal Gear Solid: Peace Walker

Toda vez que você volta à Mother Base e revisa o balanço da operação realizada, você ouve Clients. Eu acho ela incrível: me sugere a densidade cada vez maior, e a descida ao inferno que Peace Walker e Phantom Pain representam para Big Boss. Voltar pra MB com essa trilha é como voltar ao quartel general do mal.

E levando a coisa pro lado de Shadow of the Colossus:

Tem as duas primeiras, que são responsáveis diretas pela nossa imersão, ao entrarmos na terra proibida, dentre elas escolho essa:


The End of the Battle - uma mistura de alívio e lamento, uma curtinha pedrada sentimental.


e Resident Evil:

A moment of Relief - Resident Evil: CODE Veronica

Acho a melhor representante das musiquinhas da sala de baú da série.

Lost - Resident Evil Revelations

Antes de se mandar pra missão, as vezes fazia hora só pra escutar um pouquinho e pensar no pesadelo que viria a seguir.

Tem tantas...
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.495
Reações
66.331
Pontos
1.554
Outra música que me dá uma put* sensação de vazio, solidão e melancolia é o tema de abertura do melhor jogo do universo:

Cover:


Original:





Mais um cover do Chrono Trigger, dessa vez ''Wind Scene'':


Original:





Midna's Lament do Zelda TP:
 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
A fase de lava, inferno do Chakan no plano elemental é MUITO sombria e sinistra.

E também as músicas das salas de baú e save dos primeiros RE são bem melancólicas, memoráveis.
 
Ultima Edição:

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409



essa vc sente o perigo na música... muito foda , não é a proposta do tópico mas deixa.
 

Incalus

Bam-bam-bam
Mensagens
8.108
Reações
8.855
Pontos
444
Eu não vou postar nenhuma música lúgubre dos jogos antigos....creio que as músicas atuais cumprem bem o papel e, na verdade, acabam se sobressaindo e sendo um componente vital para a imersão.

Duas obras-primas recentes:






Músicas sombrias, melancólicas sempre tiveram um lugar nos meus gostos musicais...mas quando esses tipos de música fazem parte de uma peça grandiosa, é perfeição.
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Urri, vocês postaram música pra c***lho aí, ein? Pena que eu não participei da geração PS3/X360 (pobre feelings :klol), e deixei de conhecer muita coisa boa, pelo visto. Vou ouvir mais tarde, de um por um, bebendo uma geladinha! :kmaroto
 

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Também todas as Reminiscences DE Ace Attorney



Quando eu escuto isso, começo a lembrar do DL-6, dos casos em geral. Da natureza dos eventos... Me vem um vazio por dentro... É foda

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

Cara, e essa música? Como assim? Tem um quê de melancólico mesmo! Sempre pensei que essa série fosse bobona/animada, devido ao character design (basta ver a imagem do vídeo). Fiquei curioso agora. :khuh
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.865
Reações
50.965
Pontos
1.003
Cara, e essa música? Como assim? Tem um quê de melancólico mesmo! Sempre pensei que essa série fosse bobona/animada, devido ao character design (basta ver a imagem do vídeo). Fiquei curioso agora. :khuh
Como dizem, cada caso é um caso. Tem alguns que são mais tranquilos, outros mais tensos, que tem realmente uma imersão grande

Enviado de meu Pombo Correio usando Papel

 

Offline.os

Bam-bam-bam
Mensagens
1.660
Reações
2.831
Pontos
303
Essa música, gosto muito dela, acho ela bonita mas ao mesmo tempo acho um pouco triste. hauhuah
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Pra chorar essa aqui, "Far Away" do grande clássico Red Dead Redemption. Solidão, esperança e muito amor nesse som e no contexto em que ele é tocado.



Agora essa aqui me dá arrepios, mas é lindo demais esse violino. "Welcome to Rapture" de outro jogão chamado Bioshock. Você é recepcionado com esse som assim que chega naquele lugar terrível, o que já indica que você está bem ferrado por estar ali.:klolz

 
Ultima Edição:

Phantasy Star

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.786
Reações
9.432
Pontos
1.094
Algumas outras:

At the bottom of the night do Chrono Trigger, cover absolutamente sublime...


A versão original:


Cara, o que é esse líquido viril saindo dos meus olhos?:eek::eek::kcry

Como pude esquecer dessa? Pqp, tou no trabalho, não posso suar pelos olhos nesse momento! :kforever:ksnif
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.266
Reações
15.539
Pontos
1.524
Essa é uma das mais tristes que conheço, extremamente carregada, principalmente quando ela aparece junto ao jogo, no âmago do enredo do mesmo, que é sublime.

 

Jogar Agora

Bam-bam-bam
Mensagens
9.768
Reações
7.658
Pontos
353
Tem uma música do ótimo ALIEN 3 do MD, na fase do ninho dos Aliens, que é simplesmente FODA, uma das melhores pra mim, melancólica e sombria, quem jogou sabe do que estou falando.
 
Topo Fundo