O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico de dúvidas sobre reparos de consoles retro, gambiarras e afins

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Não sei se já foi criado um tópico similar, mas estou criando esse tópico para a gente postar somente dúvidas sobre algum reparo, alguma gambiarra ou MOD, ou afins... Pode ser qualquer dúvida técnica ou estética, caso a pessoa queira restaurar algum console ou jogo também. Isso vale para consoles, jogos, acessórios ou até mesmo alguma dúvida sobre fazer caixas de jogos e consoles, labels, entre outros.

Bom, agora estou com uma dúvida sobre meu Genesis 1, pois ele é transcodificado para PAL-M e ele tem um problema similar ao meu N64 americano, que em alguns jogos ficava oscilando as cores do colorido para o preto e branco, e meu Genesis tem praticamente o mesmo problema... Só que alguns jogos ele fica totalmente preto e branco, mesmo os jogos sendo originais da Tectoy, que são praticamente os mesmos padrões dos jogos americanos...

Então gostaria de deixar ele NTSC de novo, só que não achei ainda uma solução para isso, o N64 eu achei diversas pessoas que me disseram a mesma coisa, e fiz e deu certo, só que a transcodificação desse Genesis é estranha, ontem eu abri ele e tirei a placa dele para dar uma olhada, e ela tem um cristal soldado em baixo dela, e um fio ligado a um terminal e a outro, não vi se tinha alguma trilha cortada, talvez tenha... Mas gostaria de saber o que devo fazer para deixar ele NTSC novamente, já vi dizer que alguns consoles nem precisa trocar o cristal oscilador, que é só desfazer algumas gambiarras que eles voltam ao sistema original.

O estranho é que meu Mega 1 japonês também é transcodificado, mas não tem esse problema das cores, esse eu não sei se volto ao NTSC original, pois a imagem dele é muito boa, a melhor de todos os meus Megas, quando vê eu deixo ele NTSC de novo, e a imagem fica pior... E também não sei se o NTSC-J é a mesma coisa que o NTSC-U, quando vê eu deixo ele NTSC-J novamente, e ele fica preto e branco... :klol

Mas alguém aqui sabe o que devo fazer nesse Genesis? Eu só queria resolver esse problema das cores, senão deixaria ele como estava.
 
Ultima Edição:

cmsnes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.324
Reações
29.305
Pontos
1.054
Tópico bacana. Volta e meia tô fuçando num console pra tentar arrumar.

Acompanharei :kjoinha
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Consegui solucionar minha dúvida do Genesis 1 nesse blog:


Foi o único lugar que ensinava a retranscodificar o Genesis 1, já o Mega 1 japonês tinha centenas de tutoriais na internet, até mesmo vídeos no Youtube ensinavam. Quase que fiz uma cagada e segui um tutorial do Mega 1 japonês, acho que podia ter dado m****, pois era outro esquema, mas ainda bem que fiquei na dúvida e só fiz quando achei esse tutorial do Genesis 1 mesmo.

Vou postar o resultado no tópico de consoles consertados.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.818
Reações
11.544
Pontos
1.344
Não sei se já foi criado um tópico similar, mas estou criando esse tópico para a gente postar somente dúvidas sobre algum reparo, alguma gambiarra ou MOD, ou afins... Pode ser qualquer dúvida técnica ou estética, caso a pessoa queira restaurar algum console ou jogo também. Isso vale para consoles, jogos, acessórios ou até mesmo alguma dúvida sobre fazer caixas de jogos e consoles, labels, entre outros.

Bom, agora estou com uma dúvida sobre meu Genesis 1, pois ele é transcodificado para PAL-M e ele tem um problema similar ao meu N64 americano, que em alguns jogos ficava oscilando as cores do colorido para o preto e branco, e meu Genesis tem praticamente o mesmo problema... Só que alguns jogos ele fica totalmente preto e branco, mesmo os jogos sendo originais da Tectoy, que são praticamente os mesmos padrões dos jogos americanos...

Então gostaria de deixar ele NTSC de novo, só que não achei ainda uma solução para isso, o N64 eu achei diversas pessoas que me disseram a mesma coisa, e fiz e deu certo, só que a transcodificação desse Genesis é estranha, ontem eu abri ele e tirei a placa dele para dar uma olhada, e ela tem um cristal soldado em baixo dela, e um fio ligado a um terminal e a outro, não vi se tinha alguma trilha cortada, talvez tenha... Mas gostaria de saber o que devo fazer para deixar ele NTSC novamente, já vi dizer que alguns consoles nem precisa trocar o cristal oscilador, que é só desfazer algumas gambiarras que eles voltam ao sistema original.

O estranho é que meu Mega 1 japonês também é transcodificado, mas não tem esse problema das cores, esse eu não sei se volto ao NTSC original, pois a imagem dele é muito boa, a melhor de todos os meus Megas, quando vê eu deixo ele NTSC de novo, e a imagem fica pior... E também não sei se o NTSC-J é a mesma coisa que o NTSC-U, quando vê eu deixo ele NTSC-J novamente, e ele fica preto e branco... :klol

Mas alguém aqui sabe o que devo fazer nesse Genesis? Eu só queria resolver esse problema das cores, senão deixaria ele como estava.
O que muda no ntsc-j em relação ao ntsc-u é o nível do preto.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
O que muda no ntsc-j em relação ao ntsc-u é o nível do preto.
Ah tá. então não teria problemas caso eu fizesse a modificação do Mega japa também, fiquei tentado em fazer, mas como está funcionando muito bem acho melhor deixar assim mesmo... :klol

Estou meio que viciado em fazer reparos nas coisas aqui em casa, agora que estou melhorando na solda dá a vontade de arrumar mais coisas, mas mesmo assim tenho que tomar cuidado, não sou técnico, sou só um fuçador nível 3, vá que eu estrague mais coisas, já perdi coisas preciosas antes fazendo m****...:facepalm
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Conserta meu dreamcast mano... to com um milhão de caixas de coisa pra te enviar por ele HAHAHA
Ps: Bom tópico
 


Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Conserta meu dreamcast mano... to com um milhão de caixas de coisa pra te enviar por ele HAHAHA
Ps: Bom tópico
Até eu ter habilidade para refazer as trilhas daquele Dreamcast acho que vou ter que treinar por uns 10 anos, melhor comprar outra placa... :klol

Mas a entrada dos controles acho que eu conseguiria arrumar, já que são poucos componentes.
 

burn1004

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.232
Reações
916
Pontos
599
Até eu ter habilidade para refazer as trilhas daquele Dreamcast acho que vou ter que treinar por uns 10 anos, melhor comprar outra placa... :klol

Mas a entrada dos controles acho que eu conseguiria arrumar, já que são poucos componentes.

HAHAHAHAHA
to só esperando
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Pessoal mais uma dúvida referente a Mega Drive, mas dessa vez o meu japonês... Estou me coçando para desPAL-Mizar ele também, e até já decorei o esquema a fazer, ele é esse aqui e é barbada, talvez até mais fácil que o do Genesis, pois o esquema do Genesis as soldas eram mais perto uma da outra, e esse do Mega Japonês mais longe:



Só que abri meu Mega japonês hoje e achei uma coisa estranha nele, que são esses componentes soldados nos terminais do processador, o M68000:



Que eu lembre eles não tinham no Genesis, então gostaria de saber se eles tem alguma ligação com a gambiarra da transcodificação, que é essa, praticamente a mesma do Genesis também:



Tenho medo de remover a transcodificação, fazer as duas pontes que tem que fazer e dar m**** porque teria que remover esses dois componentes também, mas acredito que não tenha nada a ver, só queria confirmar... Será que tenho que remover esses dois componentes também?
 

Chris_Arcade

Bam-bam-bam
Mensagens
580
Reações
894
Pontos
293
Veja se as trilhas tão realmente cortadas porque tem mais de um jeito de se transcodificar. Esse cristal aí deve ser pra modificar o clock, tem até um aterramento numa perna do chip. Os que eu peguei geralmente cortavam uma trilha e colocavam o cristal mas naquele chip maia a direita e acima.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Veja se as trilhas tão realmente cortadas porque tem mais de um jeito de se transcodificar. Esse cristal aí deve ser pra modificar o clock, tem até um aterramento numa perna do chip. Os que eu peguei geralmente cortavam uma trilha e colocavam o cristal mas naquele chip maia a direita e acima.
Pois é, ele tem duas trilhas cortadas, que são esses pontos marrons que aparecem na placa, em vez do cara que fez só dar uma cortada com estilete, o cara fez dois buracos na placa, ao menos dá para fazer uma ligação igual com dois fios... :klol



Essas trilhas são exatamente aonde tenho que fazer as ligações mesmo, mas minha dúvida são sobre os componentes soldados em baixo de outro chip, o processador M68000, pois não sei se isso faz parte da transcodificação ou não, tenho medo de só fazer o restante e não remover eles, quando vê estraga o console... Meu Genesis e em outros tutoriais que vi sobre o Mega Japonês eu não vi esses componentes soldados neles.

 

NullPointer

Bam-bam-bam
Mensagens
133
Reações
240
Pontos
228
As gambiarras no processador são originais da Sega... só remova o cristal alternativo e refaça as trilhas cortadas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
As gambiarras no processador são originais da Sega... só remova o cristal alternativo e refaça as trilhas cortadas.
Beleza, só achei estranha essa gambiarra, eu não tinha visto ela no Genesis, e nem nos outros tutoriais que vi sobre o Mega japonês, vi vários abertos e nenhum tinham esses componentes, ai estava querendo confirmar isso.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Pessoal como já falei aqui em outro tópico, a algumas semanas uns amigos de uma loja me deram 7 SNES para mim tentar arrumar para eles, e três eu já consegui arrumar, só que agora me surgiu uma dúvida em mais um que estou tentando arrumar, esse SNES é um modelo americano daqueles com a placa 1CHIP, a placa dele é assa aqui:



Esse console funciona, quando eu coloco um cartucho e ligo ele o jogo pega de primeira, e dá para jogar nele o tempo que eu quiser, o problema é que se eu resetar o jogo, ou desligar o console e ligar novamente, o console não pega mais o jogo... E ele só volta a pegar jogo novamente se eu trocar de cartucho, mas se resetar ou desligar o console novamente ele não pega mais o outro jogo, ai só trocando de cartucho novamente para ele voltar a pegar um jogo.

Essa placa tem uma gambiarra que eu nunca tinha visto antes, pois nesse chip maior foi simplesmente cortado algumas perninhas na parte de cima, e acho que foi cotada uma também em uma das laterais, perto e onde está aparecendo o cobre da placa, não sei para que serve essa gambiarra, alguém saberia me dizer para que foi feita ela ou se tem alguma ligação com esse defeito?



Também achei esse chip com uma perninha levantada, esse chip fica do outro lado do slot, quase em baixo daquela placa metálica que fica encaixada na placa do console, eu não sei para que essa perninha levantada serve, será que faz parte da transcodificação? Pois já vi alguns SNES americanos transcodificados que foram levantadas perninhas ou soldados componentes nesse mesmo chip:



Outra coisa estranha que vi nessa placa é que foi removido aquele trimpot vermelho que fica perto do cristal, geralmente é soldado um capacitor cerâmico de 22k nele quando o console é transcodificado para PAL-M, mas esse trimpot foi removido e nem tem o capacitor soldado no local, só foi colocado um cristal PAL-M no lugar do NTSC, talvez a perninha levantada do chip que postei acima deva ter ligação com isso, mas gostaria de confirmar isso também.



Mas sobre a dúvida principal, será que aquelas perninhas removidas naquele chip da Nintendo tem a ver com o defeito no console ou o defeito pode ser oxidação no slot? Acredito que talvez não seja defeito no slot, pois sempre acontece a mesma coisa, se fosse defeito nele o jogo as vezes pegaria, as vezes não, como acontecia com o outro SNES que troquei recentemente o slot. Não quero remover o slot desse console ainda, pois daria muito trabalho para colocar novamente, então queria saber se existe outras possibilidades de defeito.
 
Ultima Edição:

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.543
Reações
7.576
Pontos
1.044
Existe diagramas confiáveis desses vgs antigos para começar a mexer?
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Aproveitando o topico, tenho um amigo que tem um Xbox classico que esta dando 3 piscadas na luz do botão e logo em seguida desliga, alguem aqui conserta esse tipo de coisa ? Ele é de SP ae qualquer coisa envia o aparelho via correios
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Aproveitando o topico, tenho um amigo que tem um Xbox classico que esta dando 3 piscadas na luz do botão e logo em seguida desliga, alguem aqui conserta esse tipo de coisa ? Ele é de SP ae qualquer coisa envia o aparelho via correios

Esse é um erro de Hardware, e pode ser inúmeras coisas
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Esse é um erro de Hardware, e pode ser inúmeras coisas

Parece que tem mais gente com um erro parecido no grupo do Facebook, o amigo Odin Games acima me passou um cara de SP e ja repassei pra ele, vamos ver o que vai ser
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.725
Reações
14.401
Pontos
503
Pessoal eu estou com um cristal 14.31818 sobrando aqui e gostaria de reaproveitar ele e DesPAL-Mizar um dos meus PS1 que tenho aqui, eu tenho 4 modelos, o 1001, o 5501, o 9001 e um PS One, mas os 3 primeiros tenho muito medo de danificar o CI que tem as perninhas levantadas, e o PS One que é o que menos uso eu abri ele hoje para dar uma limpada, e vi que a placa é bem simples, então queria fazer isso nele primeiro, e mais tarde nos outros quando comprar novos cristais em uma loja onde sei que tem eles, mas abrindo o PS One vi que a placa dele é assim:



Sendo assim, será que é só trocar o cristal ou teria que desfazer uma dessas pontes também? Eu sei que a maioria delas é do chip de desbloqueio, mas tem uma ali perto do cristal que não sei se é dele também ou se tem a ver com a transcofificação. E será que foi cortada alguma trilha? @*ka você saberia me dizer o que eu tenho que fazer?
 
Topo Fundo