O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do SSD

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
obs: tópico em construção, tive que fazer um pausa, a noite eu continuo.

Tópico especial dos SSDs
ZQT8PT1.jpg


MfXFOTg.jpg


Neste tópico falaremos apenas de SSD´s, recomendações, conceitos, etc.

O que é um SSD?

SSDs são unidades de armazenamento, que adotam a tecnologia de memórias Flash, a mesma utilizada em pen-drives. Sua função é essencialmente a mesma dos HD´s: armazenamento.

O SSD difere-se do HD por ser uma memória 100% eletrônica, livre de peças mecânicas, (como os pratos magnéticos e o braço de leitura/gravação do HD). Por essa razão, o SSD apresenta algumas características especiais como:

- Desempenho muito superior ao HD
- nível zero de ruído
- menor consumo de energia
- menor calor gerado, se for um modelo SATA (modelos PCI-Express esquentam mais)
- funciona em qualquer posição, e não é afetado por movimentos e acelerações súbitas.
- mais resistente à impactos, não apresenta desgaste mecânico, maior durabilidade.
- é pouco vulnerável à fragmentação de arquivos (exceto em casos extremos), podendo assim trabalhar bem fragmentado
- evolução da tecnologia é muito mais rápida que a dos HD, que tem tidos melhoras bem lentas.

- custo por GB mais elevado (cerca de 8 vezes superior atualmente, porém vem caindo devido à evolução da tecnologia)

Com a crescente queda do preço por GB das unidades SSD, é razoável prever que até 2023, aproximadamente, o custo por GB do SSD será equivalente ao do HD, à menos que o mercado de HDs consiga se livrar das limitações técnicas atuais e aumente muito a capacidade de armazenamento.

Alguns anos atrás, o SSD era visto como um componente de luxo, atualmente já existe em maior frequência no mercado mainstream, e eventualmente (provavelmente), deverá entrar no mercado low-end, matando de vez o HD, quando o preço por GB for similar.

Vamos falar um pouco sobre os itens mais importantes:

A PERFORMANCE:

O grande motivo do uso de SSDs, o desempenho dessa unidades varia de algumas vezes até dezenas de vezes a do HD convencional. O tamanho da diferença depende do tipo de unidade, e do tipo de trabalho executado pela máquina (aplicativos básicos, jogos, aplicativos que fazem uso extenso do disco, etc).

Nos PC´s modernos, o HD é o grande gargalo do sistema operacional, sendo ele a razão de máquinas velozes demoram até quase 2 minutos em alguns casos por exemplo, só para iniciar o windows. Quase tudo que fazemos no sistema: iniciar o PC, abrir aplicativos, abrir recursos do windows, diversos, fechar aplicativos, e até encerrar a sessão, depende do desempenho da unidade de disco. O fato dos HD´s funcionarem com componentes mecânicos acaba sendo um grande problema nos PCs modernos, que lidam com sistemas operacionais e aplicativos formados por milhares de arquivos com gigabytes de tamanho.

O desempenho de uma unidade de armazenamento depende basicamente de duas coisas:

- taxa de transferência
- tempo de acesso

A taxa de transferência é a velocidade com qual os dados são lidos / escritos. Em um HD típico mediano, esse valor é em média de 100 mb/s, sendo que no HD os dados colocados na borda do disco (setores iniciais) apresentam algo em torno de 140 mb/s, enquanto que os dados mais próximos do centro do disco (setores finais), apresentam algo em torno de 70 mb/s. Essa diferença se deve ao fato do HD ser um disco que gira em rotação constante (exemplo: 7200 rpm), e portanto um giro de um setor final é menor (diâmetro menor) que um giro do setor inicial (diâmetro maior).

Em um SSD sata, a taxa te transferência máxima, fica em torno de 550 mb/s, sendo esse valor uma limitação do barramento SATA. Em um SSD que usa barramento PCI-EXPRESS, o limite é de 4 GB/s, os mais velozes atualmente já alcançam 3.2 GB/s.

Tempo de acesso:

durante o uso normal da unidade, ao realizar um procedimento como iniciar o windows, um aplicativo, um jogo, etc; o sistema precisa carregar centenas, ou dependendo da complexidade do aplicativo, até milhares de arquivos. Toda vez que o sistema precisa acessar um arquivo, demora um certo tempo até que ele seja localizado e os dados comecem a ser transferidos. Isso é o "tempo de acesso". Em um HD, o acesso é feito mecanicamente pelo braço de leitura, o que demora algo em torno de 20 milisegundos em média, possibilitando em média 50 acessos por segundo, em um disco "comum". Os mais rápidos podem chegar a uns 80 acessos por segundos.

Em um SSD, devido ao fato de não precisar de componentes mecânicos, o tempo de acesso é reduzido drasticamente para cerca de 0,05 milisegundos (ou 50 microsegundos), possibilitando assim dezenas de milhares de acessos por segundo. O tipo de barramento usado (SATA ou PCI-express), tem pouca influência no tempo de acesso.

Durante o uso normal, tanto a taxa de transferência quanto o tempo de acesso são importantes, e o SSD supera por larga margem o HD em ambos os aspectos, principalmente o tempo de acesso.

Capacidades do SSD. O quanto você precisa?

Esse é um ponto que causa muita confusão entre as pessoas que não entendem ainda sobre SSDs.

Atualmente os tamanhos mais populares são:
- 120 gb
- 240 gb (ou 250 gb)
- 480 gb (ou 500 gb)

Existem discos muitos maiores, com vários TB de armazenamento, e preço fora da realidade para a maioria dos usuários. Como o preço por GB do HD é muito menor, muitas pessoas desistem do SSD, achando que para acelerar o sistema precisam que todos os dados da unidade esteja nele.

Na verdade, para acelerar o sistema, você precisa que apenas o windows e aplicativos estejam instalados nele. E isso requer pouco espaço, algo em torno de 60 GB. Assim um disco pequeno de 120 gb já tem espaço suficiente para a função mais essencial do SSD, que é deixar o windows muito mais rápido.

É claro, o SSD também tem como função "secundária", o uso para jogos. Assim acelerando os loadings times, e reduzindo problemas de carregamento de texturas em jogos mundo aberto principalmente. O SSD não vai te fazer ganhar frame rate algum, somente irá reduzir os loadings. O impacto que ele terá depende muito do jogo, alguns obtém um redução muito grande no loading, em outros o efeito é pequeno, devido à complexidade do jogo durante o processo de loading (não é realizado apenas o loading, mas sim vários procedimentos complexos juntos que envolvem a CPU e GPU).

Em média o SSD corta pela metade o tempo de loading, o efeito é menor que aquele que percebemos no sistema, onde o tempo de loading de aplicativos, e carregamento do windows chega a reduzir em até umas 5 vezes, mesmo em um SSD sata comum. A vantagem do SSD em jogos é mais evidente em games mundo aberto, que possuem opção de "teleportar" de um lado para o outro do mapa instantaneamente. Em um HD você terá um loading toda hora que usar esse recurso, em um SSD o loading praticamente desaparece. Também é bem útil em jogos de luta, por esses terem loadings muito frequentes.

Com o tamanho atual dos jogos, a pessoa que quiser usar o SSD para esse propósito deve mirar em pelo menos um disco de 240 GB. Sendo os "ideais", aqueles em torno de meio terabyte. Os discos maiores devido ao preço muito elevado no momento, eu não recomendaria. O mais lógico é ter um HD para armazenamento em massa, e um SSD de tamanho adequado para as funções que o usuário precisa. No SSD ficam instalados apenas jogos que o usuário está usando no momento, priorizando aqueles em que o SSD faz mais diferença.

Continua....
 
Ultima Edição:


FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
Atualmente, qual melhor ssd CXB?
To pensando em deixar um ssd + hd (sperados), ssd para s.o e hd para jogos, arquivos etc...
O que acham?
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Atualmente, qual melhor ssd CXB?
To pensando em deixar um ssd + hd (sperados), ssd para s.o e hd para jogos, arquivos etc...
O que acham?

Juro que não entendo porque as pessoas colocam somente o S.O no SSD.

Eu sei que muitas pessoas compram o de 120gb, que é muito pequeno e tazs.

Mas se você vai comprar um de 500gb, coloca tudo o que você geralmente usa ou joga. Pq senão o SDD só vai ajudar na inicialização do windows, já os jogos e aplicativos vão ficar penduras em velocidades precárias.

Vejo pessoas com medo de usar o SSD porque eles tem um prazo de validade pequeno, em relação a escrita dos documentos.

Sério, tem que ser um tarado para detonar um SSD em menos de 5-6 anos.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Juro que não entendo porque as pessoas colocam somente o S.O no SSD.

Eu sei que muitas pessoas compram o de 120gb, que é muito pequeno e tazs.

Mas se você vai comprar um de 500gb, coloca tudo o que você geralmente usa ou joga. Pq senão o SDD só vai ajudar na inicialização do windows, já os jogos e aplicativos vão ficar penduras em velocidades precárias.

não concordo com isso, e olha que tenho 750 gb de SSD aqui.

a prioridade do SSD é o sistema, jogos são só um bônus.

Não é só boot de windows, ao colocar o sistema nele, tudo relacionado ao uso do windows fica mais rápido, desde abrir um aplicativo, até procurar um serviço específico do windows. Uso em jogos é secundário.
 

FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
Juro que não entendo porque as pessoas colocam somente o S.O no SSD.

Eu sei que muitas pessoas compram o de 120gb, que é muito pequeno e tazs.

Mas se você vai comprar um de 500gb, coloca tudo o que você geralmente usa ou joga. Pq senão o SDD só vai ajudar na inicialização do windows, já os jogos e aplicativos vão ficar penduras em velocidades precárias.

Vejo pessoas com medo de usar o SSD porque eles tem um prazo de validade pequeno, em relação a escrita dos documentos.

Sério, tem que ser um tarado para detonar um SSD em menos de 5-6 anos.
Nem questão de medo, ou algo do tipo,
Preço mesmo...
de 120 já, acho que está salgado, nem quero ver de 500!! :kcaro
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.939
Reações
33.266
Pontos
1.554
não concordo com isso, e olha que tenho 750 gb de SSD aqui.

a prioridade do SSD é o sistema, jogos são só um bônus.

Não é só boot de windows, ao colocar o sistema nele, tudo relacionado ao uso do windows fica mais rápido, desde abrir um aplicativo, até procurar um serviço específico do windows. Uso em jogos é secundário.

Concordo com ele, alguns loadings no SSD tem diferença gritante, alguns jogos openworlds ganham muito também porque fazem leitura constante. GTA V por exemplo no HD percebia bem mais construção/renderização do cenário (até um certo freeze em velocidade extrema), no SSD é bem mais fluído, outro que dá uma put* diferença é o BF4, no SSD o loading demora infinitamente menos que no HD, isso falando de um HD com leitura de ~200MB/s.

Agora de fato o "essencial" é ter um SSD pra otimizar várias tarefas dos sistemas/softwares.

.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
escrevi mais texto...

tá indo, mas talvez leve um tempinho pra colocar tudo que quero.
 

Death Knight

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
13.259
Reações
10.147
Pontos
1.494
Já adiantando, pois sei que será assunto do tópico, eu instalo tudo no SSD (250 GB) de boa, sem esquentar a cabeça, pois se durar 3 anos já valeu a pena, apesar de eu ter certeza que vai durar muito mais.

Usei o meu SSD por mais de 1 ano já, sem frescura de memória cache ou ficar com receio de instalar tudo que jogo e muitos outros programas (só tomo o cuidado de não o lotar), e nesse 1 ano gravei 6TB de dados nele. A expectativa é que o SSD suporte 60 a 70 TB de gravação (de acordo com a Samsung), ou seja, nesse ritmo, durará 10 anos! Muitos antes disso já trocarei por um maior.
 

Lord Rato

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.516
Reações
2.682
Pontos
764
não concordo com isso, e olha que tenho 750 gb de SSD aqui.

a prioridade do SSD é o sistema, jogos são só um bônus.

Não é só boot de windows, ao colocar o sistema nele, tudo relacionado ao uso do windows fica mais rápido, desde abrir um aplicativo, até procurar um serviço específico do windows. Uso em jogos é secundário.
Acho que depende do uso, eu passo 90% do tempo jogando, então prefiro por todos os jogos dentro do SSD, e até por isso já comprei um de 480.
 

Desktop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.294
Reações
1.684
Pontos
603
É o seguinte, tenho um HDD de 500GB particionado dessa forma;
500Mb - Inicialização do SO
60GB - Sistema em si
Restante - Backups, Filmes e Jogos.
Comprando um SSD de 120GB para instalar (clonar) o que está no HDD qual a melhor maneira e programa para isso?
No caso tem que clonar os 500MB e os 60Gb.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.157
Reações
80.611
Pontos
1.559
O meu chegou! Finalmente.

Alguém recomenda reinstalar o S.O. do zero ou a clonagem é super de boa?

Se a clonagem é sim, como faço?

Atualmente, qual melhor ssd CXB?
To pensando em deixar um ssd + hd (sperados), ssd para s.o e hd para jogos, arquivos etc...
O que acham?

Hd Ssd Sandisk Plus g26

Comprei a de 128gb.
 

J_Z

Bam-bam-bam
Mensagens
2.712
Reações
2.588
Pontos
314
O meu chegou! Finalmente.

Alguém recomenda reinstalar o S.O. do zero ou a clonagem é super de boa?

Se a clonagem é sim, como faço?



Hd Ssd Sandisk Plus g26

Comprei a de 128gb.

Nunca ouvi falar de clonagem de um disco de maior capacidade para um de menor, acredito que vá ter que reinstalar o sistema do zero, aqui fiz isso.
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.157
Reações
80.611
Pontos
1.559
Nunca ouvi falar de clonagem de um disco de maior capacidade para um de menor, acredito que vá ter que reinstalar o sistema do zero, aqui fiz isso.

:kpensa

Mesmo se a quantidade de dados do maior hd for igual ou menos do ssd?
 

FullShinobi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
780
Reações
407
Pontos
769
O meu chegou! Finalmente.

Alguém recomenda reinstalar o S.O. do zero ou a clonagem é super de boa?

Se a clonagem é sim, como faço?



Hd Ssd Sandisk Plus g26

Comprei a de 128gb.
Boa!
Ouvi falar bem mesmo!

Só estou pensando em importar...
Um de 250 está quase o mesmo preço, q no BR (da mesma marca).
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Comprei um notebook e como não tem leitor de DVD vou ter que morrer num ssd m2, mas são caríssimos...
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.157
Reações
80.611
Pontos
1.559
Que preguiça ter que instalar o windows e reinstalar tudo de novo. :kduvida

Por acaso vocês resetam a bios de IDE para AHCI ou deixam como está?
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Colocar um SSD comum no lugar do HD não é uma opção?
Daí não compensa, eu quero ficar com o hd normal pra arquivos e um de 120gb ssd pro sistema, igual eu tenho no meu notebook atual. Mas no meu eu tirei o leitor e coloquei o ssd no lugar, ficando com 2 hds.
 

k6666

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.972
Reações
7.691
Pontos
1.194
Comprei um notebook e como não tem leitor de DVD vou ter que morrer num ssd m2, mas são caríssimos...

Na Santa Efigênia em SP, ando vendo os preços praticamente pau a pau. Um SSD de 500GB da Samsung: R$ 750,00, um SSD de 525 da Crucial: R$ 770,00
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Na Santa Efigênia em SP, ando vendo os preços praticamente pau a pau. Um SSD de 500GB da Samsung: R$ 750,00, um SSD de 525 da Crucial: R$ 770,00
Eu peguei um Intel 600p m2 de 128gb por 380 na kabum.
 

PHMN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.209
Reações
7.909
Pontos
1.094
Que preguiça ter que instalar o windows e reinstalar tudo de novo. :kduvida

Por acaso vocês resetam a bios de IDE para AHCI ou deixam como está?

Cara...

A instalação será muito, muito mais rápido do que você esta espera...
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.062
Reações
25.868
Pontos
1.484
Eu peguei um Intel 600p m2 de 128gb por 380 na kabum.

o 600p é o m.2 pci-express mais barato do mercado, quase o mesmo preço do sata.

mas também é um modelo de entrada, é mais rápido que os SATA, mas pouca coisa superior.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
o 600p é o m.2 pci-express mais barato do mercado, quase o mesmo preço do sata.

mas também é um modelo de entrada, é mais rápido que os SATA, mas pouca coisa superior.
Pra mim está ótimo, no notebook o uso vai ser bem básico. No PC que eu montei coloquei um ssd comum do mais barato de 240gb e já está ótimo.

No ml tem uns m2 mais baratos, mas a escrita era de apenas 150 megas, aí achei muito fraco.
 
Topo Fundo