Ero_Seenin
Spaaaaaace Geek
- Mensagens
- 24.062
- Reações
- 25.868
- Pontos
- 1.484
obs: tópico em construção, tive que fazer um pausa, a noite eu continuo.
Tópico especial dos SSDs
Neste tópico falaremos apenas de SSD´s, recomendações, conceitos, etc.
O que é um SSD?
SSDs são unidades de armazenamento, que adotam a tecnologia de memórias Flash, a mesma utilizada em pen-drives. Sua função é essencialmente a mesma dos HD´s: armazenamento.
O SSD difere-se do HD por ser uma memória 100% eletrônica, livre de peças mecânicas, (como os pratos magnéticos e o braço de leitura/gravação do HD). Por essa razão, o SSD apresenta algumas características especiais como:
- Desempenho muito superior ao HD
- nível zero de ruído
- menor consumo de energia
- menor calor gerado, se for um modelo SATA (modelos PCI-Express esquentam mais)
- funciona em qualquer posição, e não é afetado por movimentos e acelerações súbitas.
- mais resistente à impactos, não apresenta desgaste mecânico, maior durabilidade.
- é pouco vulnerável à fragmentação de arquivos (exceto em casos extremos), podendo assim trabalhar bem fragmentado
- evolução da tecnologia é muito mais rápida que a dos HD, que tem tidos melhoras bem lentas.
- custo por GB mais elevado (cerca de 8 vezes superior atualmente, porém vem caindo devido à evolução da tecnologia)
Com a crescente queda do preço por GB das unidades SSD, é razoável prever que até 2023, aproximadamente, o custo por GB do SSD será equivalente ao do HD, à menos que o mercado de HDs consiga se livrar das limitações técnicas atuais e aumente muito a capacidade de armazenamento.
Alguns anos atrás, o SSD era visto como um componente de luxo, atualmente já existe em maior frequência no mercado mainstream, e eventualmente (provavelmente), deverá entrar no mercado low-end, matando de vez o HD, quando o preço por GB for similar.
Vamos falar um pouco sobre os itens mais importantes:
A PERFORMANCE:
O grande motivo do uso de SSDs, o desempenho dessa unidades varia de algumas vezes até dezenas de vezes a do HD convencional. O tamanho da diferença depende do tipo de unidade, e do tipo de trabalho executado pela máquina (aplicativos básicos, jogos, aplicativos que fazem uso extenso do disco, etc).
Nos PC´s modernos, o HD é o grande gargalo do sistema operacional, sendo ele a razão de máquinas velozes demoram até quase 2 minutos em alguns casos por exemplo, só para iniciar o windows. Quase tudo que fazemos no sistema: iniciar o PC, abrir aplicativos, abrir recursos do windows, diversos, fechar aplicativos, e até encerrar a sessão, depende do desempenho da unidade de disco. O fato dos HD´s funcionarem com componentes mecânicos acaba sendo um grande problema nos PCs modernos, que lidam com sistemas operacionais e aplicativos formados por milhares de arquivos com gigabytes de tamanho.
O desempenho de uma unidade de armazenamento depende basicamente de duas coisas:
- taxa de transferência
- tempo de acesso
A taxa de transferência é a velocidade com qual os dados são lidos / escritos. Em um HD típico mediano, esse valor é em média de 100 mb/s, sendo que no HD os dados colocados na borda do disco (setores iniciais) apresentam algo em torno de 140 mb/s, enquanto que os dados mais próximos do centro do disco (setores finais), apresentam algo em torno de 70 mb/s. Essa diferença se deve ao fato do HD ser um disco que gira em rotação constante (exemplo: 7200 rpm), e portanto um giro de um setor final é menor (diâmetro menor) que um giro do setor inicial (diâmetro maior).
Em um SSD sata, a taxa te transferência máxima, fica em torno de 550 mb/s, sendo esse valor uma limitação do barramento SATA. Em um SSD que usa barramento PCI-EXPRESS, o limite é de 4 GB/s, os mais velozes atualmente já alcançam 3.2 GB/s.
Tempo de acesso:
durante o uso normal da unidade, ao realizar um procedimento como iniciar o windows, um aplicativo, um jogo, etc; o sistema precisa carregar centenas, ou dependendo da complexidade do aplicativo, até milhares de arquivos. Toda vez que o sistema precisa acessar um arquivo, demora um certo tempo até que ele seja localizado e os dados comecem a ser transferidos. Isso é o "tempo de acesso". Em um HD, o acesso é feito mecanicamente pelo braço de leitura, o que demora algo em torno de 20 milisegundos em média, possibilitando em média 50 acessos por segundo, em um disco "comum". Os mais rápidos podem chegar a uns 80 acessos por segundos.
Em um SSD, devido ao fato de não precisar de componentes mecânicos, o tempo de acesso é reduzido drasticamente para cerca de 0,05 milisegundos (ou 50 microsegundos), possibilitando assim dezenas de milhares de acessos por segundo. O tipo de barramento usado (SATA ou PCI-express), tem pouca influência no tempo de acesso.
Durante o uso normal, tanto a taxa de transferência quanto o tempo de acesso são importantes, e o SSD supera por larga margem o HD em ambos os aspectos, principalmente o tempo de acesso.
Capacidades do SSD. O quanto você precisa?
Esse é um ponto que causa muita confusão entre as pessoas que não entendem ainda sobre SSDs.
Atualmente os tamanhos mais populares são:
- 120 gb
- 240 gb (ou 250 gb)
- 480 gb (ou 500 gb)
Existem discos muitos maiores, com vários TB de armazenamento, e preço fora da realidade para a maioria dos usuários. Como o preço por GB do HD é muito menor, muitas pessoas desistem do SSD, achando que para acelerar o sistema precisam que todos os dados da unidade esteja nele.
Na verdade, para acelerar o sistema, você precisa que apenas o windows e aplicativos estejam instalados nele. E isso requer pouco espaço, algo em torno de 60 GB. Assim um disco pequeno de 120 gb já tem espaço suficiente para a função mais essencial do SSD, que é deixar o windows muito mais rápido.
É claro, o SSD também tem como função "secundária", o uso para jogos. Assim acelerando os loadings times, e reduzindo problemas de carregamento de texturas em jogos mundo aberto principalmente. O SSD não vai te fazer ganhar frame rate algum, somente irá reduzir os loadings. O impacto que ele terá depende muito do jogo, alguns obtém um redução muito grande no loading, em outros o efeito é pequeno, devido à complexidade do jogo durante o processo de loading (não é realizado apenas o loading, mas sim vários procedimentos complexos juntos que envolvem a CPU e GPU).
Em média o SSD corta pela metade o tempo de loading, o efeito é menor que aquele que percebemos no sistema, onde o tempo de loading de aplicativos, e carregamento do windows chega a reduzir em até umas 5 vezes, mesmo em um SSD sata comum. A vantagem do SSD em jogos é mais evidente em games mundo aberto, que possuem opção de "teleportar" de um lado para o outro do mapa instantaneamente. Em um HD você terá um loading toda hora que usar esse recurso, em um SSD o loading praticamente desaparece. Também é bem útil em jogos de luta, por esses terem loadings muito frequentes.
Com o tamanho atual dos jogos, a pessoa que quiser usar o SSD para esse propósito deve mirar em pelo menos um disco de 240 GB. Sendo os "ideais", aqueles em torno de meio terabyte. Os discos maiores devido ao preço muito elevado no momento, eu não recomendaria. O mais lógico é ter um HD para armazenamento em massa, e um SSD de tamanho adequado para as funções que o usuário precisa. No SSD ficam instalados apenas jogos que o usuário está usando no momento, priorizando aqueles em que o SSD faz mais diferença.
Continua....
Tópico especial dos SSDs
Neste tópico falaremos apenas de SSD´s, recomendações, conceitos, etc.
O que é um SSD?
SSDs são unidades de armazenamento, que adotam a tecnologia de memórias Flash, a mesma utilizada em pen-drives. Sua função é essencialmente a mesma dos HD´s: armazenamento.
O SSD difere-se do HD por ser uma memória 100% eletrônica, livre de peças mecânicas, (como os pratos magnéticos e o braço de leitura/gravação do HD). Por essa razão, o SSD apresenta algumas características especiais como:
- Desempenho muito superior ao HD
- nível zero de ruído
- menor consumo de energia
- menor calor gerado, se for um modelo SATA (modelos PCI-Express esquentam mais)
- funciona em qualquer posição, e não é afetado por movimentos e acelerações súbitas.
- mais resistente à impactos, não apresenta desgaste mecânico, maior durabilidade.
- é pouco vulnerável à fragmentação de arquivos (exceto em casos extremos), podendo assim trabalhar bem fragmentado
- evolução da tecnologia é muito mais rápida que a dos HD, que tem tidos melhoras bem lentas.
- custo por GB mais elevado (cerca de 8 vezes superior atualmente, porém vem caindo devido à evolução da tecnologia)
Com a crescente queda do preço por GB das unidades SSD, é razoável prever que até 2023, aproximadamente, o custo por GB do SSD será equivalente ao do HD, à menos que o mercado de HDs consiga se livrar das limitações técnicas atuais e aumente muito a capacidade de armazenamento.
Alguns anos atrás, o SSD era visto como um componente de luxo, atualmente já existe em maior frequência no mercado mainstream, e eventualmente (provavelmente), deverá entrar no mercado low-end, matando de vez o HD, quando o preço por GB for similar.
Vamos falar um pouco sobre os itens mais importantes:
A PERFORMANCE:
O grande motivo do uso de SSDs, o desempenho dessa unidades varia de algumas vezes até dezenas de vezes a do HD convencional. O tamanho da diferença depende do tipo de unidade, e do tipo de trabalho executado pela máquina (aplicativos básicos, jogos, aplicativos que fazem uso extenso do disco, etc).
Nos PC´s modernos, o HD é o grande gargalo do sistema operacional, sendo ele a razão de máquinas velozes demoram até quase 2 minutos em alguns casos por exemplo, só para iniciar o windows. Quase tudo que fazemos no sistema: iniciar o PC, abrir aplicativos, abrir recursos do windows, diversos, fechar aplicativos, e até encerrar a sessão, depende do desempenho da unidade de disco. O fato dos HD´s funcionarem com componentes mecânicos acaba sendo um grande problema nos PCs modernos, que lidam com sistemas operacionais e aplicativos formados por milhares de arquivos com gigabytes de tamanho.
O desempenho de uma unidade de armazenamento depende basicamente de duas coisas:
- taxa de transferência
- tempo de acesso
A taxa de transferência é a velocidade com qual os dados são lidos / escritos. Em um HD típico mediano, esse valor é em média de 100 mb/s, sendo que no HD os dados colocados na borda do disco (setores iniciais) apresentam algo em torno de 140 mb/s, enquanto que os dados mais próximos do centro do disco (setores finais), apresentam algo em torno de 70 mb/s. Essa diferença se deve ao fato do HD ser um disco que gira em rotação constante (exemplo: 7200 rpm), e portanto um giro de um setor final é menor (diâmetro menor) que um giro do setor inicial (diâmetro maior).
Em um SSD sata, a taxa te transferência máxima, fica em torno de 550 mb/s, sendo esse valor uma limitação do barramento SATA. Em um SSD que usa barramento PCI-EXPRESS, o limite é de 4 GB/s, os mais velozes atualmente já alcançam 3.2 GB/s.
Tempo de acesso:
durante o uso normal da unidade, ao realizar um procedimento como iniciar o windows, um aplicativo, um jogo, etc; o sistema precisa carregar centenas, ou dependendo da complexidade do aplicativo, até milhares de arquivos. Toda vez que o sistema precisa acessar um arquivo, demora um certo tempo até que ele seja localizado e os dados comecem a ser transferidos. Isso é o "tempo de acesso". Em um HD, o acesso é feito mecanicamente pelo braço de leitura, o que demora algo em torno de 20 milisegundos em média, possibilitando em média 50 acessos por segundo, em um disco "comum". Os mais rápidos podem chegar a uns 80 acessos por segundos.
Em um SSD, devido ao fato de não precisar de componentes mecânicos, o tempo de acesso é reduzido drasticamente para cerca de 0,05 milisegundos (ou 50 microsegundos), possibilitando assim dezenas de milhares de acessos por segundo. O tipo de barramento usado (SATA ou PCI-express), tem pouca influência no tempo de acesso.
Durante o uso normal, tanto a taxa de transferência quanto o tempo de acesso são importantes, e o SSD supera por larga margem o HD em ambos os aspectos, principalmente o tempo de acesso.
Capacidades do SSD. O quanto você precisa?
Esse é um ponto que causa muita confusão entre as pessoas que não entendem ainda sobre SSDs.
Atualmente os tamanhos mais populares são:
- 120 gb
- 240 gb (ou 250 gb)
- 480 gb (ou 500 gb)
Existem discos muitos maiores, com vários TB de armazenamento, e preço fora da realidade para a maioria dos usuários. Como o preço por GB do HD é muito menor, muitas pessoas desistem do SSD, achando que para acelerar o sistema precisam que todos os dados da unidade esteja nele.
Na verdade, para acelerar o sistema, você precisa que apenas o windows e aplicativos estejam instalados nele. E isso requer pouco espaço, algo em torno de 60 GB. Assim um disco pequeno de 120 gb já tem espaço suficiente para a função mais essencial do SSD, que é deixar o windows muito mais rápido.
É claro, o SSD também tem como função "secundária", o uso para jogos. Assim acelerando os loadings times, e reduzindo problemas de carregamento de texturas em jogos mundo aberto principalmente. O SSD não vai te fazer ganhar frame rate algum, somente irá reduzir os loadings. O impacto que ele terá depende muito do jogo, alguns obtém um redução muito grande no loading, em outros o efeito é pequeno, devido à complexidade do jogo durante o processo de loading (não é realizado apenas o loading, mas sim vários procedimentos complexos juntos que envolvem a CPU e GPU).
Em média o SSD corta pela metade o tempo de loading, o efeito é menor que aquele que percebemos no sistema, onde o tempo de loading de aplicativos, e carregamento do windows chega a reduzir em até umas 5 vezes, mesmo em um SSD sata comum. A vantagem do SSD em jogos é mais evidente em games mundo aberto, que possuem opção de "teleportar" de um lado para o outro do mapa instantaneamente. Em um HD você terá um loading toda hora que usar esse recurso, em um SSD o loading praticamente desaparece. Também é bem útil em jogos de luta, por esses terem loadings muito frequentes.
Com o tamanho atual dos jogos, a pessoa que quiser usar o SSD para esse propósito deve mirar em pelo menos um disco de 240 GB. Sendo os "ideais", aqueles em torno de meio terabyte. Os discos maiores devido ao preço muito elevado no momento, eu não recomendaria. O mais lógico é ter um HD para armazenamento em massa, e um SSD de tamanho adequado para as funções que o usuário precisa. No SSD ficam instalados apenas jogos que o usuário está usando no momento, priorizando aqueles em que o SSD faz mais diferença.
Continua....
Ultima Edição: