O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do SSD

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.370
Reações
1.693
Pontos
884
SSD é vida....aqueles notebooks velhos tudo carroça...com SSD eles voltam a vida melhor que jamais foram.
Isso é fato, cara. Ao trocar o HDD pra SSD já "ressuscitei" uns 6 notebooks/PCs antigos de amigos e parentes leigos que estavam putos com a lentidão das suas máquinas, algumas até boas mas com o HDD dando gargalo monstro.

Se eu fosse uma religião, já teria 6 fiéis hoje.:klol
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.239
Reações
12.895
Pontos
503
Galera até que enfim a kabum vai trocar meu ssd enviarei hoje amém
Agora pergunto,vale deixar o valor de crédito e investir logo no MX 500?Confiável,mas aqui no huezil,um ano de garantia,kingston,3 anos.
E agora?Fora o preço,terei que desembolsar mais 130 com frete incluso.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Galera até que enfim a kabum vai trocar meu ssd enviarei hoje amém
Agora pergunto,vale deixar o valor de crédito e investir logo no MX 500?Confiável,mas aqui no huezil,um ano de garantia,kingston,3 anos.
E agora?Fora o preço,terei que desembolsar mais 130 com frete incluso.
Cara, que saga hein? Pega logo um Samsung. hahahaha

Aqui meu kingston não apresentou problemas, ainda bem.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.873
Reações
3.940
Pontos
1.544
Sobre durabilidade de SSD vs. HD, vou dar um relato.

Já perdi alguns HDs usando normalmente, sem qualquer tipo de acidente ou problema nem questões elétricas ou de impacto. O último foi um WD blue de 2 TB que comprei em abril de 2017, ou seja, durou míseros dois anos, só deu tempo de recuperar uma boa parte dos backups e pronto, ele é reconhecido pelo SO, mas não consigo acessar nenhum arquivo.

Já meu SSD samsung EVO 850 de 250 GB, comprado há cerca de 3 anos e ligado quase direto, está em 100%, como novo.

Durabilidade e confiabilidade do SSD, pela minha experiência, é MUITO maior do que de HD.

(isso não inclui SSDs genéricos, claro)



Se mora no huezil,veja a garantia antes de tudo,eu já dei azar com a adata e kingston,estou num rolo de devolução da porcaria do 3° ssd comprado na kabum,isso tá rolando já desde janeiro ou fevereiro nem lembro mais.
Eu não gastaria tanto num ssd,gastaria num HD pra guardar os arquivos.Mas se quer insistir mesmo assim,pegaria logo o mx500 da crucial.Tbw de 780gb(pesquisei sata somente,há versão nvme)
https://www.tomshardware.com/reviews/crucial-mx500-ssd-review-nand,5390.html
Olhei o review do sata pois nvme sabe que esquenta pra cacete e quanto maior o calor=menor vida útil,e essas porcarias esquentam,o EVO eu fiquei de cara de chegar fácil nos 100C° e diminuir a velocidade pra se manter nessa temperatura.Óbvio que não vai prestar.

Olha, tem algo errado com esse EVO. O meu 850 EVO nunca chegou a 40ºC e normalmente trabalha na casa de 30 e poucos graus. Ele fica na faixa de até uns 6ºC acima dos HDs, sendo que o SSD está com o sistema operacional, jogos e programas e os HDs apenas com os backups.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Sobre durabilidade de SSD vs. HD, vou dar um relato.

Já perdi alguns HDs usando normalmente, sem qualquer tipo de acidente ou problema nem questões elétricas ou de impacto. O último foi um WD blue de 2 TB que comprei em abril de 2017, ou seja, durou míseros dois anos, só deu tempo de recuperar uma boa parte dos backups e pronto, ele é reconhecido pelo SO, mas não consigo acessar nenhum arquivo.

Já meu SSD samsung EVO 850 de 250 GB, comprado há cerca de 3 anos e ligado quase direto, está em 100%, como novo.

Durabilidade e confiabilidade do SSD, pela minha experiência, é MUITO maior do que de HD.

(isso não inclui SSDs genéricos, claro)




Olha, tem algo errado com esse EVO. O meu 850 EVO nunca chegou a 40ºC e normalmente trabalha na casa de 30 e poucos graus. Ele fica na faixa de até uns 6ºC acima dos HDs, sendo que o SSD está com o sistema operacional, jogos e programas e os HDs apenas com os backups.
Seu post tem um ponto interessante. SSDs até são mais duráveis e confiáveis que HDs comuns, mas tem um problema. Como você mesmo citou, seu HD deu problema, mas deu tempo de você recuperar uma boa parte. Em SSD, esquece. Deu problema? Senta e chora.

Não estou dizendo que HD é melhor por causa disso, eu não volto mais pra HDs mecânicos nem a pau, mas é um aspecto a se ter em mente.
 


Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Pessoal, na prática tem muita diferença entre SSD Sata 3 e os M.2 SSD NVMe PCIe?

Vale o preço? pois custa quase o dobro.
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Pra jogo não tem muito não, pra outros apps não sei.

Então, eu li que pra jogo não tem quase diferença, mas a duvida é se no geral vale o investimento, pois tem alguns que tem leitura/escrita que chega ser 3x mais rápido que o SSD sata 3, por isso queria saber se na prática faz realmente diferença.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.239
Reações
12.895
Pontos
503
Sobre durabilidade de SSD vs. HD, vou dar um relato.

Já perdi alguns HDs usando normalmente, sem qualquer tipo de acidente ou problema nem questões elétricas ou de impacto. O último foi um WD blue de 2 TB que comprei em abril de 2017, ou seja, durou míseros dois anos, só deu tempo de recuperar uma boa parte dos backups e pronto, ele é reconhecido pelo SO, mas não consigo acessar nenhum arquivo.

Já meu SSD samsung EVO 850 de 250 GB, comprado há cerca de 3 anos e ligado quase direto, está em 100%, como novo.

Durabilidade e confiabilidade do SSD, pela minha experiência, é MUITO maior do que de HD.

(isso não inclui SSDs genéricos, claro)




Olha, tem algo errado com esse EVO. O meu 850 EVO nunca chegou a 40ºC e normalmente trabalha na casa de 30 e poucos graus. Ele fica na faixa de até uns 6ºC acima dos HDs, sendo que o SSD está com o sistema operacional, jogos e programas e os HDs apenas com os backups.
Tem razão,eu vi um vídeo do modelo xp941 que achei que era EVO,mas não é,esse modelo chega fácil a 110C°
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
To precisando de um SSD de preferência de 2TB, mas por 1400R$ em média nem rola.

O meu de 240GB da Kingston não tá dando conta, mas tá perfeito. Os M2 são muito caros ainda, ao menos to tamanho que quero os de 1GB estão caros, mas acessíveis.

O SSD que vai me fazer não trocar a VGA esse ano (pobre é foda, ou escolhe Upgrade em um setor ou outro :klol
 

claudio182

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.922
Reações
7.146
Pontos
1.099
Upando o tópico...

Tinha um SSD de 120gb para o Windows e principais programas.

Agora comprei um de 480gb Kingston a400 na porta SATA 3 para os principais jogos que estiver usando.

Antes de deletar alguns jogos do HD normal fiz um teste de carregamento da tela de load até o início do jogo.


Tomb Raider Novo
40 segundos no HD normal.
25 segundos no SSD.

FFV15
32 segundos no HD normal.
14 segundos no SSD.

Ta bom pra mim, mas nada instantâneo como estão dizendo que o PS5 fará...
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Upando o tópico...

Tinha um SSD de 120gb para o Windows e principais programas.

Agora comprei um de 480gb Kingston a400 na porta SATA 3 para os principais jogos que estiver usando.

Antes de deletar alguns jogos do HD normal fiz um teste de carregamento da tela de load até o início do jogo.


Tomb Raider Novo
40 segundos no HD normal.
25 segundos no SSD.

FFV15
32 segundos no HD normal.
14 segundos no SSD.

Ta bom pra mim, mas nada instantâneo como estão dizendo que o PS5 fará...
Consoles novos não vão usar barramento sata, provavelmente vão usar PCI-E, que está chegando a incríveis 5000mbps. Aliado a engines pensadas para rápido carregamento, deve sumir com loadings mesmo.

Também é provável que o PC se beneficie disso, já que hoje acho que nenhum jogo é pensado pra ter um carregamento rápido, já que praticamente todo jogo é feito com base em consoles e consoles usam HD mecânico de 5400rpm, prova disso é só você ver que pra ticamente não existe diferença de carregamento nos jogos entre um Sata e um NVMe.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.471
Reações
9.693
Pontos
1.434
o custo por GB atual é 4 vezes maior que o de um HD comum.

quando comprei o primeiro SSD, por volta de 2011, foram 110 USD (comprado fora mesmo), por 60 GB, o que dava um custo por GB cerca de 32 vezes maior que o HD.

Naquela época SSD ainda era artigo de luxo, quem comprava, pegava modelos pequenos na maioria das vezes.

Agora já está viável comprar SSD com tamanho de "hd pequeno".

E em poucos anos será viável comprar SSD com tamanho de HD grande.
Meu Corsair Force 3 de 60GB de 2011 funciona até hoje uhauahuha
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
:kluv

Vou comprar meu primeiro SSD agora final do mês. Vai ser um WD Blue de 1TB. Eu só estava esperando que os modelos de grande capacidade ficassem mais acessíveis.

:klove

48090071442_23e74014dc_h.jpg


48090010658_665c22a651_h.jpg
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Quando essa belezinha aqui ficar acessível eu vou aposentar todos os meus HDs

 

tooevil

Mil pontos, LOL!
Mensagens
775
Reações
1.064
Pontos
1.084
Coloquei um Nvme básico.

Alguém tem o teste de um Evo pra eu comparar com o meu ssd de peasant ?
77264
 

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
Eu não entendo porque o povo quer trocar ssd para nvme, de HDD para SSD tubo bem é de 30'' para 8'' na inicialização e TUDO fica mais rápido, agora de 8'' para 3''? Pelo dobro, triplo do preço? Compensa tanto assim?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
Eu não entendo porque o povo quer trocar ssd para nvme, de HDD para SSD tubo bem é de 30'' para 8'' na inicialização e TUDO fica mais rápido, agora de 8'' para 3''? Pelo dobro, triplo do preço? Compensa tanto assim?

nem todo NVME é caro, alguns estão com preço próximo do Sata já.

Entre os caros, existe a opção de importar. Eu tenho o 970 evo de 500gb, e me custou 480 reais na ultima black friday, pelo Ebay. Na mesma época, o Sata da Kingston de 480 GB custava 400 reais (hoje custa uns 320).
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Eu não entendo porque o povo quer trocar ssd para nvme, de HDD para SSD tubo bem é de 30'' para 8'' na inicialização e TUDO fica mais rápido, agora de 8'' para 3''? Pelo dobro, triplo do preço? Compensa tanto assim?
O fator limitante hoje é software(jogos incluídos), não são feitos pensando em altas velocidades de escrita/leitura. Com a chegada da nova geração ano que vem, cujo foco será em alta velocidade de armazenamento, isso vai atingir os PCs também, aí você vai ver a diferença bruta.
Coloquei um Nvme básico.

Alguém tem o teste de um Evo pra eu comparar com o meu ssd de peasant ?
Visualizar anexo 77264
Veu0H1Y.png
 
Ultima Edição:

lucifeh

Veterano
Mensagens
424
Reações
1.246
Pontos
143
O fator limitante hoje é software(jogos incluídos), não são feitos pensando em altas velocidades de escrita/leitura. Com a chegada da nova geração ano que vem, cujo foco será em alta velocidade de armazenamento, isso vai atingir os PCs também, aí você vai ver a diferença bruta.

Veu0H1Y.png
Vamos ver, acho que vou trocar o kit ano que vem, não sei, não achei necessidade até agora, vou esperar pra ver se a "super" vai ser super mesmo, senão vai ser mais um ou dois anos com esse kit
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
Vamos ver, acho que vou trocar o kit ano que vem, não sei, não achei necessidade até agora, vou esperar pra ver se a "super" vai ser super mesmo, senão vai ser mais um ou dois anos com esse kit
Mas não há real necessidade hoje mesmo, um bom SSD sata já é suficiente. Eu comprei por consumismo mesmo e em parte já quero estar "pronto" pra próxima gen.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
complementando, o loading de jogos passa longe, mas bem longe, de usar a largura de banda do NVME.

Durante o loading, a CPU fica trabalhando fazendo descompressão, processamento de coisas relacionadas a engine do jogo e mais umas putarias.

Como consequência, o gargalo do loading de jogo está na CPU e não no SSD. E é por isso que o NVME dá o mesmo resultado. Nos jogos atuais pelo menos.

A forma de solucionar isso, seria otimizando o loading para multi thread, por exemplo; o que não é prioridade dos programadores hoje. Talvez eventualmente isso aconteça.
 

extremepower

Lenda da internet
Mensagens
34.346
Reações
47.398
Pontos
1.599
complementando, o loading de jogos passa longe, mas bem longe, de usar a largura de banda do NVME.

Durante o loading, a CPU fica trabalhando fazendo descompressão, processamento de coisas relacionadas a engine do jogo e mais umas putarias.

Como consequência, o gargalo do loading de jogo está na CPU e não no SSD. E é por isso que o NVME dá o mesmo resultado. Nos jogos atuais pelo menos.

A forma de solucionar isso, seria otimizando o loading para multi thread, por exemplo; o que não é prioridade dos programadores hoje. Talvez eventualmente isso aconteça.
Sim, exatamente por isso falei que na próxima gen a diferença vai ser bruta, já que os consoles novos estão sendo feitos pensando nisso e o PC vai se beneficiar também. Preparem-se para jogos sem loading.
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.001
Reações
13.898
Pontos
954
Ele é só uns 5 graus mais frio do que o WD Blue 1TB 7200RPM =(
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.065
Reações
25.882
Pontos
1.484
Comprei ja tem um bom tempo......por enquanto tudo de boa

Visualizar anexo 78113

esse teste tá enviesado.

você ativou o cache de RAM do SSD, o samsung rapid.

isso faz com que os benchs testem a RAM ao invés do SSD.

aplicativos reais não tem praticamente qualquer beneficio desse cache, porque ele é apagado toda vez que a máquina desliga. só serve pra gastar memória RAM mesmo.
 

Montagnani

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.049
Reações
446
Pontos
1.059
esse teste tá enviesado.

você ativou o cache de RAM do SSD, o samsung rapid.

isso faz com que os benchs testem a RAM ao invés do SSD.

aplicativos reais não tem praticamente qualquer beneficio desse cache, porque ele é apagado toda vez que a máquina desliga. só serve pra gastar memória RAM mesmo.
Não sabia disso......é melhor desativar isso então?
 
Topo Fundo