O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
dá pra ouvir de certa distância tbm

Puts é chato né.

Eu tinha uma assim, um chiado que me irritava as vezes.

Não descobri qual era o problema. Hoje eu tenho outra que faz um barulho que acho normal. Passei por varias até chegar nela e as outras tb faziam. Umas menos outras mais, mas sempre tinha um barulhinho.
 

Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.849
Reações
1.273
Pontos
859
Tv LG super slim configurada rodando snes pelo cabo AV , pessoalmente fica muito bonito a imagem.

Visualizar anexo 174949

É 14 ou 21 ?

Pela imagem em av parece 14. Ta muito bonito.

Eu tinha uma de 14. Era essa que fazia um chiado que me irritava. Mas a imagem era muito boa. Boa até eu conhecer a minha que estou agora, tb da LG, mas com a imagem bem superior.

Eu cheguei a pegar uma Slim dessa de 21 e cheguei a conclusão que para usar a conexão AV somente em TV de 14. Acima disso fica horrível, não dá, tem que usar um super video ou componente.
 

sux

soteropolitano
Mensagens
15.277
Reações
27.574
Pontos
1.553
Galera é normal a TV de Tubo emitir um ruído/chiado quando ligado? Não é muito alto mas bem perceptível
Provavelmente jogando quase não perceba. Acontece mesmo sem som
Tem conserto?
Normalíssimo, não é defeito.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.604
Reações
34.580
Pontos
903
Alguém sabe se existe um modelo de CRT de 14 Pol com componente? Só acho com composto ou nem isso
 

Alexcaetano

Bam-bam-bam
Mensagens
87
Reações
104
Pontos
453
Galera é normal a TV de Tubo emitir um ruído/chiado quando ligado? Não é muito alto mas bem perceptível
Provavelmente jogando quase não perceba. Acontece mesmo sem som
Tem conserto?

Uns 20 anos atrás quando eu consertava TVs de tubo o grande causador dos chiados era umidade ou oxidação no ferro da chupeta, o cabo que sai do flayback e leva alta tensão para o tubo.

O jeito era removelo após descarregado a tensão no terra já que o tubo armazenava uma boa carga, fazia uma boa limpeza com álcool isopropilico no tubo, na borracha da chupeta e dava uma lixada no ferro que faz contato no tubo, nada de passar cola de silicone como fazia alguns tecnicos doidos.
 


Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.262
Reações
2.377
Pontos
453
É 14 ou 21 ?

Pela imagem em av parece 14. Ta muito bonito.

Eu tinha uma de 14. Era essa que fazia um chiado que me irritava. Mas a imagem era muito boa. Boa até eu conhecer a minha que estou agora, tb da LG, mas com a imagem bem superior.

Eu cheguei a pegar uma Slim dessa de 21 e cheguei a conclusão que para usar a conexão AV somente em TV de 14. Acima disso fica horrível, não dá, tem que usar um super video ou componente.
Ela é de 21, não tem entrada de S-Video, só av e componente.
A imagem nela fica muito boa mesmo no av, fiquei bem surpreso com a imagem dela.
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.679
Pontos
353
OLa boa tarde pessoal
alguem aqui conhece algum conversor HDMI , RGB ou DVI para video componente
para ligar em uma tv de tubo
Quero ligar meu pc em uma entrada dessas para usar a segunda tela so para emuladores
O ideal amigo é voce usar uma placa de video com saída s-video (pra tv de tubo, quase mesma qualidade). Placa de video antiga da nvidia ou amnd de 2003 poraí tem saída s-video e resolução 240p. aí fica show, muito melhor do que converter.

Voce ainda consegue usar sua gpu principal para processar o video

a placa antiga usa apenas como saída de video.

então se vc tiver aí uma rtx 3090 nao vai perder nada.
 
Ultima Edição:

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Está na TV ou monitor? Parece TV, mas só pra desencargo de consciência huehuehue

Acabei de fazer o mesmo esquema no monitor CRT, achei um positivo que na verdade é um Samsung syncmaster por 30 conto...

Funcionando muito bem!

A única questão é ter que colocar a taxa de atualização em 120h p/ chegar nos 31khz, porque o monitor não suporta 15khz

Daí os jogos acabam rodando no dobro da taxa de atualização original

Se for TV, como você fez a conexão com o PC? Tenho também uma trinitron aqui. Pensei num adaptador hdmi -> vídeo componente, mas o pessoal está pedindo o olho da cara

Se você tiver uma placa ATI compatível você pode usar o CRT Emudriver junto a um conversor RGB (saindo da saída VGA/DVI-A) --> Componente (ou S-Video ou Composto a depender das saídas da sua tv)

Tem tambem como moddar tvs pra aceitarem sinal RGB puro mas aí é mais pra tarados e não é garantia de ficar bom também.

Desculpa, fiz confusão. S-Vídeo é que não existe nas de 21. Componente você acha sim.

Tem tv de 21 com S-video por aí, mas são mais antigas (geralmente por volta do ano 2000). Meu irmão tinha uma LG com S-video.

Mas geralmente ou é S-video OU Componente. Não lembro de ter visto uma 21 tanto com S-video e Componente (só de 29)
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.651
Reações
13.603
Pontos
803
Desculpa, fiz confusão. S-Vídeo é que não existe nas de 21. Componente você acha sim.

minha cce 21'' de 2005 tem s-video e nao tem componente

ate hj fico puto pq queria uma tv crt com componente e nao encontro aqui na cidade e o mister fpga nao eh compativel com svideo
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.759
Reações
14.027
Pontos
703
acredito que para usar pc na tv de tubo, o ideal seria arrumar uma placa de video antiga com saída s-video e suporte a 240p. aí iria arrebentar a boca do balão.

Pensei também em fazer isso. Montar uma máquina mais velhinha e colocar alguma placa com saída analógica -> cabo conversor e boas

Se você tiver uma placa ATI compatível você pode usar o CRT Emudriver junto a um conversor RGB (saindo da saída VGA/DVI-A) --> Componente (ou S-Video ou Composto a depender das saídas da sua tv)

Tem tambem como moddar tvs pra aceitarem sinal RGB puro mas aí é mais pra tarados e não é garantia de ficar bom também.

Por enquanto estou usando os consoles direto na TV via vídeo componente (wii / ps2) e no PC usando o esquema do custom resolution utility p/ jogar em 480i / 240p. O único problema é a taxa de atualização no PC, porque o monitor não suporta 15khz (na verdade mesmo em 31khz já fica MUITO bom, mas né :klolz)

Vou testar esse esquema do crtemu driver na TV. Tendo em vista que VGA é sinal analógico, será que só um adaptador vga -> componente já funciona?
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Pensei também em fazer isso. Montar uma máquina mais velhinha e colocar alguma placa com saída analógica -> cabo conversor e boas



Por enquanto estou usando os consoles direto na TV via vídeo componente (wii / ps2) e no PC usando o esquema do custom resolution utility p/ jogar em 480i / 240p. O único problema é a taxa de atualização no PC, porque o monitor não suporta 15khz (na verdade mesmo em 31khz já fica MUITO bom, mas né :klolz)

Vou testar esse esquema do crtemu driver na TV. Tendo em vista que VGA é sinal analógico, será que só um adaptador vga -> componente já funciona?

a JASNET fazia alguns (não lembro de ser tão caro mas...)


o CRTEmudriver vai fazer a placa mandar sinal 15khz (sinal rgb puro pela saída analógica), mas ele só funciona com placas ATI (Praticamente toda placa 2010 à 2016 tinha saída analógica. A mais potente/ultima GPU antes de droparem saída analogica foi a r9 380 se não me engano). Há maneiras de fazer funcionar com placas Nvidia, mas até onde eu sei a solução é "na mão". O Crt Emudriver é uma solução melhor (ESPECIALMENTE em conjunto com o Groovymame, que foi feito em torno dele)

. Dali pro display você vai precisar adaptar aquele sinal pra padrão componente ou S-video ou Composto. a depender da tv.

Se voce tiver um monitor que já aceite RGB aí é questão de ver o tipo de entrada (geralmente monitores desse tipo usam entradas BNC, então um cabo VGA>BNC)

 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
minha cce 21'' de 2005 tem s-video e nao tem componente

ate hj fico puto pq queria uma tv crt com componente e nao encontro aqui na cidade e o mister fpga nao eh compativel com svideo

Tenta usar um desse.


Trabalho maior vai ser confeccionar um plug VGA pra fazer a ligação RGB. Mas é só questão de soldar pontinha com pontinha e juntar os pinos de sincronia vertical e horizontal no plug vga (e os terras também), e deve funcionar.

Basicamente você vai "Supergunear" o Mister FPGA... pegar o RGB dele e converter pra S-video com a plaquinha aí.
 

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353
Vou testar esse esquema do crtemu driver na TV. Tendo em vista que VGA é sinal analógico, será que só um adaptador vga -> componente já funciona?
Tem uma diferença entre adaptador e transcoder. Esses adaptadores chineses baratinho geralmente processam a imagem, adicionando input lag, e jogam a imagem pra TV em 480i. Já o transcoder apenas muda o padrão da imagem, preservando a resolução de entrada e saída. O transcoder que eu uso é o da JASNet mas na gringa tem oputras opções tambem.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
A TV que peguei foi a Sony Wega 21":

175865

Paguei R$ 60,00 mas achei um put* trambolho :klol
Não esperava que fosse tão grande assim na parte de trás, sei nem onde enviar aqui no quarto
Estou pensando em trocar por uma de 14"
A qualidade da imagem é tudo isso que falam mesmo? Ainda não pude testar pois estou esperando chegar meu everdrive de N64
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
A TV que peguei foi a Sony Wega 21":

Visualizar anexo 175865

Paguei R$ 60,00 mas achei um put* trambolho :klol
Não esperava que fosse tão grande assim na parte de trás, sei nem onde enviar aqui no quarto
Estou pensando em trocar por uma de 14"
A qualidade da imagem é tudo isso que falam mesmo? Ainda não pude testar pois estou esperando chegar meu everdrive de N64
Eu tenho uma de 14" e estou querendo pegar uma de 21". :klol
 

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
444
Pontos
163
A TV que peguei foi a Sony Wega 21":

Visualizar anexo 175865

Paguei R$ 60,00 mas achei um put* trambolho :klol
Não esperava que fosse tão grande assim na parte de trás, sei nem onde enviar aqui no quarto
Estou pensando em trocar por uma de 14"
A qualidade da imagem é tudo isso que falam mesmo? Ainda não pude testar pois estou esperando chegar meu everdrive de N64

A imagem é boa sim.
Só não achei espetacular
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.508
Reações
17.382
Pontos
503
ta achando pequeno 14"?
Eu tenho usado bem pouco, mas acho que o ideal é a de 21" ou 20" mesmo. Tenho uma de 29" também mas daí já é loucura, até pra carregar ela é um custo. Tá parada num cômodo aqui de casa.

É porque tem algumas TVs que tem diferenças de tamanho também, né. A sua aí pode ser maior que as de 20"/21" que eu já tive aqui em casa.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Galera porque a imagem PS2 não preenche a tela toda numa TV de plasma 480p? Estou usando o cabo de vídeo componente mesmo no jogo Gran Turismo 4 que tem a opção 16:9 e 480p ela não preenche a tela toda. :kpensa

176141
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.562
Reações
1.679
Pontos
353
Galera porque a imagem PS2 não preenche a tela toda numa TV de plasma 480p? Estou usando o cabo de vídeo componente mesmo no jogo Gran Turismo 4 que tem a opção 16:9 e 480p ela não preenche a tela toda. :kpensa

Visualizar anexo 176141
Alguns jogos fazem isso via programação do proprio jogo, que é o caso com gran turismo 4. Pra economizar processamento.

Algumas TVS tem a opção de esticar o conteúdo para preencher a tela.

Essa tv tem suporte pra 1080? esse jogo em 1080i fica bonito também, mas ainda sim com as barras.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Alguns jogos fazem isso via programação do proprio jogo, que é o caso com gran turismo 4. Pra economizar processamento.

Algumas TVS tem a opção de esticar o conteúdo para preencher a tela.

Essa tv tem suporte pra 1080? esse jogo em 1080i fica bonito também, mas ainda sim com as barras.

Ela suporta 1080i, mas isso ocorre em outros jogos também usando o OPL e GSM, se eu setar 1080i no GSM a tela fica ainda menor.
 

DBA11

Veterano
Mensagens
97
Reações
167
Pontos
103
Boa noite galera, gostaria de uma ajuda, recentemente comprei uma tv Philips crt modelo 20pt4331 para jogar no meu PS2 via cabo componente, segue abaixo especificações da mesma:
176727
porém estou tento problemas com a geometria, seguindo as configurações do manual da tv fica desalinhado a imagem na vertical:
176730
176731
Então comecei a fuçar nas configurações e descobri que com as seguintes configurações a imagem fica "boa" ao meu ver:
H60:9
V60:-1
VSL:36
VAM:36
VSC:23
VSH:62
176732
Minha dúvida é, eu dobrei o valor offset do deslocamento vertical, que o limite da tv é 63, para alinhar a imagem, isso pode prejudicar a minha tv ou não?
Obrigado pessoal e favor me avisar se o modelo do post possui algum erro, sou novo no fórum.
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Boa noite galera, gostaria de uma ajuda, recentemente comprei uma tv Philips crt modelo 20pt4331 para jogar no meu PS2 via cabo componente, segue abaixo especificações da mesma:
Visualizar anexo 176727
porém estou tento problemas com a geometria, seguindo as configurações do manual da tv fica desalinhado a imagem na vertical:
Visualizar anexo 176730
Visualizar anexo 176731
Então comecei a fuçar nas configurações e descobri que com as seguintes configurações a imagem fica "boa" ao meu ver:
H60:9
V60:-1
VSL:36
VAM:36
VSC:23
VSH:62
Visualizar anexo 176732
Minha dúvida é, eu dobrei o valor offset do deslocamento vertical, que o limite da tv é 63, para alinhar a imagem, isso pode prejudicar a minha tv ou não?
Obrigado pessoal e favor me avisar se o modelo do post possui algum erro, sou novo no fórum.

Se você conseguiu ajustar imagem... parabéns!
Cara eu realmente não acho que vai dar nenhum problema. Menu de serviço é justamente pra isso: serviço de ajuste.

PODE SER que esse deslocamento todo seja causado por componente que não está batendo bem das botas, ou o yoke/bobina defletora pode estar mal posicionado (movido no transporte) mas se você consegue regular via menu de serviço e não tem nenhum problema (um sinal é a tv começar a literalmente "piar" além do normal), então seja feliz.

E não é também que essa tevê seja incrivelmente rara e valiosa também né, eu acho.
 
Ultima Edição:

DBA11

Veterano
Mensagens
97
Reações
167
Pontos
103
Então, antes mesmo de fazer o ajuste a tv já fazia aquele barulho agudo, acho um pouco alto mas da pra acostumar, fico me perguntando se não tem alguma forma de reduzir esse barulho :kpensa
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Então, antes mesmo de fazer o ajuste a tv já fazia aquele barulho agudo, acho um pouco alto mas da pra acostumar, fico me perguntando se não tem alguma forma de reduzir esse barulho :kpensa

As vezes limpar a chupeta do flyback resolve, mas aí tem que abrir a tv, descarregar o tubo (óbvio), e etc.

a voz da experiência:


Mas o "iiiiiiiiinnnnnnnn" é algo normal, especialmente se você passou algum tempo sem usar crt e voltou agora.
 

DBA11

Veterano
Mensagens
97
Reações
167
Pontos
103
As vezes limpar a chupeta do flyback resolve, mas aí tem que abrir a tv, descarregar o tubo (óbvio), e etc.

a voz da experiência:


Mas o "iiiiiiiiinnnnnnnn" é algo normal, especialmente se você passou algum tempo sem usar crt e voltou agora.

Irei estudar o procedimento acima, obrigado!
 

Retroaholic

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.135
Reações
5.387
Pontos
694
Irei estudar o procedimento acima, obrigado!

Beleza, mas só fazendo um comentario desse video:

O véio é cabra macho. O jeito que ele descarrega o tubo é perigoso pra caraio rsrsrs. Melhor pegar um fio grosso, desencapar nas duas extremidades, enrolar uma na chave a outra na malha/fio que aterra o tubo.
 

DBA11

Veterano
Mensagens
97
Reações
167
Pontos
103
Beleza, mas só fazendo um comentario desse video:

O véio é cabra macho. O jeito que ele descarrega o tubo é perigoso pra caraio rsrsrs. Melhor pegar um fio grosso, desencapar nas duas extremidades, enrolar uma na chave a outra na malha/fio que aterra o tubo.
Beleza kkkkkkkkkk
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.623
Reações
10.603
Pontos
753
Galera liguei o n64 na Sony wega e achei meio estanho a imagem, não sei se é alguma configuração ou o fato do cabo ser paralelo.
Aliás tem alguma configuração boa pra TV?

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 
Topo Fundo