O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.836
Pontos
903
pior que só tenho o n64 mesmo
mas aquela tv já foi kkkkkkk

acredito que uma de 14" fique bom, ligando no composto mesmo
Quando eu comprei a minha Philco 21, o vendedor trouxe um N64 pra testar conectado no composto, e a imagem ficou muito bonita. Nem imagino como fica no componente.
 

Kloky

Bam-bam-bam
Mensagens
662
Reações
1.195
Pontos
233
Testando meu JVC TM-1400SU

Finalmente arranjei um adaptador RCA para BNC. Fiquei impressionando com a qualidade, mesmo sendo vídeo composto, quero ver como vai ficar no S-video. É possível ler pequenos textos com clareza, algo que nunca consegui nas Wega sem ao menos S-video.

Fiquei com medo de ter muito burn in, porque era anunciado como um monitor de segurança, mas não tem nenhum. Abri para limpar e, mesmo para um monitor de 1994, fiquei surpreso com a pouca poeira que tinha dentro. Se dei sorte, foi pouco usado e ficou mais tempo guardado de lá pra cá.

Duas imagens de GTA SA e uma de Retorno do Rei, tudo composto. A última imagem é o mesmo frame do filme, via S-video, convertido para HDMI pela Elgato Game Capture HD no Dell P2417H.

edit: o Tapatalk cagou as imagens, coloquei no Imgur

 
Ultima Edição:

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.836
Pontos
903
Minha tubo começou a ficar com a imagem desalinhada. Ainda existe quem arrume isso? Vale a pena?
 

DBA11

Veterano
Mensagens
100
Reações
182
Pontos
128
Minha tubo começou a ficar com a imagem desalinhada. Ainda existe quem arrume isso? Vale a pena?
A minha também tava desalinhada, mexi na geometria pelo menu de serviço e melhorou, não ficou 100%, mas ficou 90% pelo menos.
Procura na internet o manual de serviço da sua tv, lá vai mostrar como acessar o menu de serviço e ajustar a geometria.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.691
Reações
34.836
Pontos
903
A minha também tava desalinhada, mexi na geometria pelo menu de serviço e melhorou, não ficou 100%, mas ficou 90% pelo menos.
Procura na internet o manual de serviço da sua tv, lá vai mostrar como acessar o menu de serviço e ajustar a geometria.
Dá pra fazer sem controle? A minha veio sem.
 


tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444
Qual modelo da Philips? Achei que somente as topo de linha tinham video componente e isso nos modelos tela plana.
Componente/RGB+Tela curva é a melhor combinação que tem.
 

DBA11

Veterano
Mensagens
100
Reações
182
Pontos
128

tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444

DBA11

Veterano
Mensagens
100
Reações
182
Pontos
128
Bem interessante o modelo pois a Philips costumava colocar no máximo S-Video em toda linha com tela curva, até nos mais caros.
Nessa daí não vai ter s-video, talvez ele substituíram o s-video pelo componente, o que é mais que bem vindo kkk
 

SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.623
Pontos
453
Tenho um monitor CRT Samsung aqui e foi surpreendente quando voltei, depois de muito tempo, a ligá-lo.
Especialmente na questão dos jogos, fica tudo muito bonito.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.366
Pontos
1.064
Interessante, parece que tá bem definido. Tira mais imagens de RE Remake rodando nela.
E o que aconteceu com o seu GameCube que tá com pedaços quebrados no canto???




Qual é o problema da sua TV Wega?

Liga e desliga, o led pisca e depois volta pro Stand By.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
Liga e desliga, o led pisca e depois volta pro Stand By.

Tendi, deve ser chato de reparar isso, ainda mais que CRT é perigoso por conta da carga elétrica armazenada num tubo. Tenso. Hoje em dia, poucos técnicos mexem com CRT, porque a tendência do uso de CRT diminuiu violentamente hoje em dia. É bom que tenha técnicos em algum lugar dedicados a este propósito de utilização gamística, que é o que os jogadores retrô mais desejam do que qualquer cliente de outro interesse, já que não se passa mais TV com sinal analógico (só usando o conversor), então acaba desvalorizado demais e, para piorar, as TVs abandonadas são descartadas, aí fica difícil a reposição de peças hoje em dia.
Então, melhor partir pra outra Wega e guarde pra em caso de servir como reposição de peças futuras para qdo vc pegar outra Wega do mesmo modelo, se achar. A não ser que passe adiante e procurar uma outra CRT de sua escolha.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Desisti de CRT meu brother, dá não, uma hora dá zica e quando der não vai ter como reparar.
Bem isso, eu tenho uma lg super slim que está começando a ficar com problema de imagem nos cantinhos, não sei quanto tempo ela dura ainda, mas quando parar, vou por no lixo, não vale a pena mais ficar quebrando a cabeça com essas tvs, são trambolhos e ninguém quer mexer
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Aqui ainda dou sorte, cidade do interior ainda tem muita TV de tubo, então ainda acha manutenção, a minha Wega deu problema na entrada componente e consegui arrumar, e ainda deu uma ajeitada no tubo que tava fora de posição.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Alguém aqui consegue me tirar uma dúvida? Estou de olho em uma tv monitor aoc lcd de 22 polegadas, ela possui hdmi, S-video e av, estava pensando em ligar snes, N64 e GameCube nela, será que fica boa a imagem? No caso, usaria a entrada S-video
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
Alguém aqui consegue me tirar uma dúvida? Estou de olho em uma tv monitor aoc lcd de 22 polegadas, ela possui hdmi, S-video e av, estava pensando em ligar snes, N64 e GameCube nela, será que fica boa a imagem? No caso, usaria a entrada S-video

Faz muito, muito tempo que usei um monitor da AOC pra jogar SNES nele e aquele monitor tinha a entrada S-Vídeo... e, cara, aquele monitor é um porre. Nem perca tempo isso. Possivelmente o monitor que vc tá vendo pode ser de um modelo diferente, mas sendo AOC, eu não pegaria, sério.

E por outro lado, tenho outro monitor LCD (não é AOC, é outra marca, acho que é Toshiba) que comprei para utilizar como monitor reserva ou segundo monitor, pois utilizo mais para formatar e testar PCs. Além disso, é monitor e TV, mas a qualidade de imagem, testada em SNES até Wii (testei com N64 nela e... cara, N64 com cabo composto é incompatível para LCD e TVs modernas, esqueça isso) e a qualidade não é das melhores (tb não fica bonito no PC, mas fazer o quê), porém por ser monitor e TV, tem entradas VGA, 4 HDMI, vídeo componente e DVI, pra mim já está mais que ótimo pra alguma utilidade para testar outros PCs, pois a minha plasma, que é a melhor TV que tem aqui em casa, tem poucas entradas e nem VGA tem, mas jogar nela é uma vida maravilhosa!! Então, provavelmente, assim como o meu monitor reserva, o tal da AOC deve ser monitor de entrada, pois mesmo não tendo uma imagem decente, fica recheado de tantas entradas.

Resumindo, se vc preza pela qualidade de imagem, fuja da AOC. Agora se for para várias entradas para utilizar alguns consoles retrô, pode ser, caso vc não encontre outras opções (existem outras, mas ok).

Outra coisa... provavelmente modelos LCD da AOC tem tempo de resposta ruim (foi aquele que joguei no SNES e achei um porre), então tem que experimentar aquele monitor da AOC. Obviamente, LCD não é uma maravilha, pois tem mais vazão de luz que LED... então eu recomendaria vc procurar monitor LED.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Faz muito, muito tempo que usei um monitor da AOC pra jogar SNES nele e aquele monitor tinha a entrada S-Vídeo... e, cara, aquele monitor é um porre. Nem perca tempo isso. Possivelmente o monitor que vc tá vendo pode ser de um modelo diferente, mas sendo AOC, eu não pegaria, sério.

E por outro lado, tenho outro monitor LCD (não é AOC, é outra marca, acho que é Toshiba) que comprei para utilizar como monitor reserva ou segundo monitor, pois utilizo mais para formatar e testar PCs. Além disso, é monitor e TV, mas a qualidade de imagem, testada em SNES até Wii (testei com N64 nela e... cara, N64 com cabo composto é incompatível para LCD e TVs modernas, esqueça isso) e a qualidade não é das melhores (tb não fica bonito no PC, mas fazer o quê), porém por ser monitor e TV, tem entradas VGA, 4 HDMI, vídeo componente e DVI, pra mim já está mais que ótimo pra alguma utilidade para testar outros PCs, pois a minha plasma, que é a melhor TV que tem aqui em casa, tem poucas entradas e nem VGA tem, mas jogar nela é uma vida maravilhosa!! Então, provavelmente, assim como o meu monitor reserva, o tal da AOC deve ser monitor de entrada, pois mesmo não tendo uma imagem decente, fica recheado de tantas entradas.

Resumindo, se vc preza pela qualidade de imagem, fuja da AOC. Agora se for para várias entradas para utilizar alguns consoles retrô, pode ser, caso vc não encontre outras opções (existem outras, mas ok).

Outra coisa... provavelmente modelos LCD da AOC tem tempo de resposta ruim (foi aquele que joguei no SNES e achei um porre), então tem que experimentar aquele monitor da AOC. Obviamente, LCD não é uma maravilha, pois tem mais vazão de luz que LED... então eu recomendaria vc procurar monitor LED.
O modelo em questão é esse:

Screenshot_20220118-064931.pngScreenshot_20220118-064915.png

Eu iria ligar o N64 via cabo S-video, iria regular bem o monitor também para obter uma boa imagem, mas o meu maior receio é o atraso de resposta dos controles
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.750
Reações
10.875
Pontos
753

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
O modelo em questão é esse:

Visualizar anexo 236891Visualizar anexo 236892

Eu iria ligar o N64 via cabo S-video, iria regular bem o monitor também para obter uma boa imagem, mas o meu maior receio é o atraso de resposta dos controles

Tendi. Aquele monitor da AOC que experimentei, pelo que lembro, era praticamente igual na foto, exceto a base que é diferente.

Olha, para ser sincero, o N64 é tenso pra jogar nessas TVs modernas (LCD pra cima) porque o cabo composto é terrível. Eu não tinha testado com S-Vídeo na época, pq eu não tinha o cabo. Quando for fazer o teste, faz assim: jogue um jogo em que tenha movimentos rápidos, tipo mover a câmera, pra ver se fica bom com S-Vídeo ou a imagem fica muito embaçada. Caso for embaçada ou a imagem ficar inviável, acho que a solução é ativar o sinal RGB através da modificação do console (só comprar o chip de sinal RGB e fazer as soldagens, tem tutorial na net) que vai melhorar bastante.

Não compre o monitor sem testar, porque senão poderá se arrepender se o propósito é jogar N64 em monitor LCD. E mesmo que eu tenha monitor secundário, já experimentei meu N64 com RGB ativado, daí fica jogável, mas a qualidade da imagem do meu monitor LCD não é tão bom assim, por isso que acabei comprando um tubão dos bão que é a TV Phillips Cineos.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.285
Reações
2.426
Pontos
453
Tendi. Aquele monitor da AOC que experimentei, pelo que lembro, era praticamente igual na foto, exceto a base que é diferente.

Olha, para ser sincero, o N64 é tenso pra jogar nessas TVs modernas (LCD pra cima) porque o cabo composto é terrível. Eu não tinha testado com S-Vídeo na época, pq eu não tinha o cabo. Quando for fazer o teste, faz assim: jogue um jogo em que tenha movimentos rápidos, tipo mover a câmera, pra ver se fica bom com S-Vídeo ou a imagem fica muito embaçada. Caso for embaçada ou a imagem ficar inviável, acho que a solução é ativar o sinal RGB através da modificação do console (só comprar o chip de sinal RGB e fazer as soldagens, tem tutorial na net) que vai melhorar bastante.

Não compre o monitor sem testar, porque senão poderá se arrepender se o propósito é jogar N64 em monitor LCD. E mesmo que eu tenha monitor secundário, já experimentei meu N64 com RGB ativado, daí fica jogável, mas a qualidade da imagem do meu monitor LCD não é tão bom assim, por isso que acabei comprando um tubão dos bão que é a TV Phillips Cineos.
Eu até tenho uma tubo 21 pol da lg super slim, porém estava pensando em mandar ela embora e pegar essa lcd pra por no lugar, já que ela ocuparia menos espaço e também agradaria mais a esposa kkkk
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
o mais fácil é levar o console na casa da pessoa e testar :klol
ou compra e testa.

mas vindo do n64 eu não boto fé

Exatamente.
E por conta da minha experiência, o N64 em LCD foi uma experiência péssima para mim. Preferi o tubão ou TV moderna de qualidade com o RGB ativado no N64 que fica perfeito.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.335
Reações
13.674
Pontos
1.604
Eu até tenho uma tubo 21 pol da lg super slim, porém estava pensando em mandar ela embora e pegar essa lcd pra por no lugar, já que ela ocuparia menos espaço e também agradaria mais a esposa kkkk

Tendi... faz assim, pro teu bem, leva o N64 pra testar e experimentar pra ver se ficou bom pra ti com a LCD. E se o resultado não ficar bom mesmo, desencana e guarde o dinheiro. Aí a melhor solução é investir nos materiais para a modificação do seu N64 para ativar o RGB que vc vai ficar satisfeito dps qdo for utilizar em TV moderna.
 

lucasjc

Larva
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
3
Pessoal, resolvi comprar uma tv crt para jogar o bom e velho snes. Consegui achar a Sony wega tão comentada, mas ela está com a imagem torta, com um arco. Até tentei ajustar pelo menu de serviço mas não consegui achar uma opção que melhorasse a imagem.
Pesquisando sobre o problema encontrei esse tópico e resolvi pedir ajuda à vocês.
Conhecem alguma assistência ou pessoa que ainda mexe com isso em Curitiba? Agradeço desde já.
Coloquei umas fotos para tentar mostrar o problema.

IMG-20220203-WA0003.jpg
IMG-20220203-WA0002.jpg
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
745
Reações
979
Pontos
543
Pessoal, resolvi comprar uma tv crt para jogar o bom e velho snes. Consegui achar a Sony wega tão comentada, mas ela está com a imagem torta, com um arco. Até tentei ajustar pelo menu de serviço mas não consegui achar uma opção que melhorasse a imagem.
Pesquisando sobre o problema encontrei esse tópico e resolvi pedir ajuda à vocês.
Conhecem alguma assistência ou pessoa que ainda mexe com isso em Curitiba? Agradeço desde já.
Coloquei umas fotos para tentar mostrar o problema.

Visualizar anexo 240177
Visualizar anexo 240179
Cara, a minha dica é conviver com isso, e a sua nem tá tão ruím assim. Digo isso pois toda e qualquer CRT vai ter esses problemas de geometria e são muito difíceis de arrumar.

É no menu de serviço que você vai conseguir ajustar alguma coisa sem ter que abri-la. Procura pelo manual do seu modelo, lá vai ter alguma noção pra regular, mas faça com muito cuidado pra não estragar mais. Anote os valores que estão nelas e cuidado na hora de salvar a configuração, não dá pra resetar.

Essa do canto esquerdo, chuto que é o permalloy. É uma fita imã que fica atrás do tubo pra ajustar os cantos (que naturalmente ficam tortos). Você pode abrir e mexer a fita de lugar, ou simplesmente aumentar o tamanho da imagem, daí esse arco acaba sumindo.

Agora, se alguém lhe sugerir uma assistência aí na sua cidade que ainda mexe com tubo e sabe fazer regulagem na geometria (na placa ou no menu de serviço), você ganhou na loteria. :ksorriso
 
Ultima Edição:

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.232
Reações
41.366
Pontos
1.064
É com muita tristeza que anuncio que joguei a minha Wega de 29" no lixo, na verdade dei pra um catador que veio carregar os entulhos de um depósito daqui de casa. Foram 300 reais jogados no lixo, só aproveitei o uso por 5 meses. Fazer o quê.

Me desculpem pessoal, mas nunca mais caio no conto de investir em uma CRT, ainda mais onde moro ninguém mais mexe com esse tipo de TV.
 
Topo Fundo