O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

330MegaShock

Supra-sumo
Reações
625
Pontos
178
Jogos que abusam do Dithering sofrem em TV de 29, no caso seu Master tem MOD RGB ? Pq se tiver aí mesmo que a imagem fica "ultra" nítido. Dito isso essa TV é uma jóia, se for jogar um SNES pra cima nela já vai ver diferença. Aconselho também calibrar a TV, o tubo com o tempo altera as cores o ideal é calibrar novamente, no menu OSD mesmo, se tiver um outro console que tenha a ROM 240p test suit aconselho a fazer isso.
Sobre a venda, anuncia no grupo CRT do Facebook, lá tem muito doido atrás de Sony Wega, sou da região metropolitana do Rio e até dava pra ir aí pegar ela, porém já tenho uma 29" e um monitor 17" ambos da LG, fora 2 de 17" paradas esperando manutenção, isso de TV CRT é um vício mesmo rs
Nada, meu Master é virgem.

Eu tenho um N64, vou colocar só de curiosidade mas não jogo ele. Também tenho que me desfazer dele inclusive.
Eu só tenho o Master mesmo como vídeo game, não pretendo ter outros vídeo games.

Vou ver se vendo ou troco ela por uma de 21-25.

Poxa, eu pensei que a imagem iria ficar como na minha Phillips de 21 só que grande, na real não esperava melhoria na qualidade na Sony porque não acho ela ruim na Phillips , mas é que ficou muito ruim mesmo. Depois vou colocar umas fotos.

Deiuma mexida nas opções mas nem o Master 1 ou 2 ajudam na real, são os que geram as piores imagens mesmo. Não tenho o Master 3, ele por RF gera imagem melhor que o Master 1 e 2 com AV.

Depois vou procurar o grupo citado. Obrigado!

330MegaShock

Supra-sumo
Reações
625
Pontos
178
mas esse negocio de 'rodar mais rapido' em tv de tubo só acontece em uma unica ocasião: vc pode ter um jogo/game/tv rodando em pal 50hz e por acaso rodou em 60hz em outra tv.

e sim, 60hz é como foi feito pra jogar. Europeus choram no banho até hoje por conta disso, nao tiveram a infancia adequada
Pois é, pensei nisso. Mas é estranho não sabia que por causa da TV podia rolar.
Geralmente dá pra notar bem pela música e elas não parecem mais lentas.
Por exemplo Sonic é de boas, a música não fica aquela lenta bem perceptível .

Mesmo com a imagem ruim, achei o desafio tão bom que vou jogar um pouco nela. Ontem fui campeão de duplas do Grand Slam do Japão.

46neko

Veterano
Reações
423
Pontos
148
Recentemente consegui criar um adaptador de SCART para AV MULTI da minha TV Sony!
Comprei um cabo RGB SCART de PS2 baratinho do AliExpress, um coupler SCART, conectei e...

photo_2025-12-31_11-42-54.jpg

Pois é. Descobri depois que o sinal composto do SCART não é bi-direcional. No caso do RGB, ele carrega a sincronia. O áudio também não era. Pois bem, abri o conector, soldei os respectivos cabos de cabeça pra baixo (no pino acima) e voilá!

Soldei assim!
1767149104497.png

photo_2025-12-31_11-51-47.jpgphoto_2025-12-31_11-51-48.jpgphoto_2025-12-31_11-51-51.jpgphoto_2025-12-31_11-53-16.jpg
photo_2025-12-31_11-53-19.jpgphoto_2025-12-31_11-53-21.jpg

gJfxPUL.jpeg
rQinfgk.jpeg

AEW0OMu.jpeg
a8gzoRw.jpeg

W63MsMz.jpeg
WY9nlnB.jpeg

RGB
photo_2025-12-31_11-54-45.jpgphoto_2025-12-31_11-54-47.jpg

vCyzoWb.jpeg

COMPOSTO
kh9dmii.jpeg
crTkvEQ.jpeg

3pLtRVh.jpeg

Agora sim! A imagem ficou bonitona. Fiquei muito satisfeito com o resultado = )

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.051
Pontos
583
Recentemente consegui criar um adaptador de SCART para AV MULTI da minha TV Sony!
Comprei um cabo RGB SCART de PS2 baratinho do AliExpress, um coupler SCART, conectei e...

Pois é. Descobri depois que o sinal composto do SCART não é bi-direcional. No caso do RGB, ele carrega a sincronia. O áudio também não era. Pois bem, abri o conector, soldei os respectivos cabos de cabeça pra baixo (no pino acima) e voilá!

Soldei assim!
Visualizar anexo 483809

gJfxPUL.jpeg
rQinfgk.jpeg

AEW0OMu.jpeg
a8gzoRw.jpeg

W63MsMz.jpeg
WY9nlnB.jpeg

Fiquei meio perdido.

Essa TV tem uma entrada AV Multi (que seria a saída do SP2)?

46neko

Veterano
Reações
423
Pontos
148
Fiquei meio perdido.

Essa TV tem uma entrada AV Multi (que seria a saída do SP2)?
Isso. Aqui no Japão você tem várias TVs da Sony que possuem uma Entrada AV Multi, o mesmo conector de vídeo analógico do PS1, PS2, e PS3. Como é só uma pinagem RGB padrão (com sync no vídeo composto) é só fazer a pinagem pro adaptador e ser feliz.

WallaceSSilva

Veterano
Reações
688
Pontos
128

Soldei assim!
Visualizar anexo 483809

gJfxPUL.jpeg
rQinfgk.jpeg

AEW0OMu.jpeg
a8gzoRw.jpeg

W63MsMz.jpeg
WY9nlnB.jpeg

Igual o amigo falou também fiquei perdido, mas no caso vc aproveitou o pino de sincronismo do SCART que seria o vídeo composto, ou está realmente usando o sinal RGB, no caso essa TV aceita nativo RGB ? Não sabia que TVs tanto na Europa quanto Japão aceitavam RGB fora do conector SCART, fora disso sei que no Japão para conexão de maior qualidade como o vídeo componente se usava o conector D-terminal.

46neko

Veterano
Reações
423
Pontos
148
Igual o amigo falou também fiquei perdido, mas no caso vc aproveitou o pino de sincronismo do SCART que seria o vídeo composto, ou está realmente usando o sinal RGB, no caso essa TV aceita nativo RGB ? Não sabia que TVs tanto na Europa quanto Japão aceitavam RGB fora do conector SCART, fora disso sei que no Japão para conexão de maior qualidade como o vídeo componente se usava o conector D-terminal.
O pino composto do SCART é sincronia. No AV Multi, também tem um pino composto que, se não usado pra vídeo composto, é usado para sincronia.
Aqui tem a pinagem dele:
kQzpeAX.gif

Para fazer um adaptador SCART -> AV Multi, você só conecta os conectores nos locais certos. Não tem segredo, é só cabo.
Aqui no Japão você tem o RGB-21, que é um conector idêntico ao SCART com pinagem diferente. Ele manda voltagem pra locais diferentes, então é bom ter cuidado. Mas esse AV Multi é coisa da Sony. Tinha a "TV PS1" que tinha ele e depois mais algumas TVs também tiveram.
O D-terminal é componente, sim. Essa TV também tem, nele eu deixo meu Wii.

bladejunior

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.905
Pontos
969
A que eu tinha aqui não tinha s-video.

A minha era dessa:

675576658397785.webp
Estou com uma idêntica que está puxando as cores um pouco para o verde. Alguém tem alguma sugestão? Já regulei matiz pelo menu e dei uma diminuída pelo menu de serviço mas não está legal ainda.

doraemondigimon

Lenda da internet
Reações
25.067
Pontos
1.619
Essa agora vai ser uma conversa que estava pensando em ter:

Primeiro, meu monitor de 21 polegadas da Samsung resolveu que eu poderei comprar outro monitor pro meu PC, no mês que vem (talvez...). Então ele bateu biela!

Tentei de todas as formas ver o que poderia ter sido o problema e pra mim, foi coisa de falha de energia elétrica (até cheirar o bicho eu o cheirei. Não tinha cheiro de xixi de gato, já que eles tem o costume de entrar pela janela da sala, onde o monitor fica embaixo)

Então, tive que usar um dos meus 3 monitores reserva (mas a conta é meio que, confusa, já que um deles é de 12 ou 13 polegadas e o outro - uma TV/monitor da Philco - tem que arrumar os LEDs pra funcionar), então engasguei meu monitor/TV (também) da LG, o M1921A:

1768968250622.png

O lance é, um amigo meu estava me explicando que esse monitor está subindo muito rápido de valor porque descobriram que ele pode usar uma taxa de 15Khz para jogos retro!

...Principalmente pra quem usa com computadores (MSX e ZX Spectrum, por exemplo) e videogames mais antigos, já que ele tem as conexões boas pra isso.

1768968457118.png

O meu tá precisando de passar por uma boa revisão, já que no PC, ele tá aparecendo borrões (estilo fantasmas) nas imagens, mas tá lá, segurando a barra!

Normalmente eu uso duas TVs Panasonic em casa (42 e 32 polegadas respectivamente) e os videogames que não dão uma boa qualidade de imagem nelas são, o N64 e o PS1. Coisa que se remedia nesse monitor. O chato é não poder usar as pistolas que tenho pros videogames.

Ah sim, e tenho uma TV de 52 polegadas parada em casa porque tenho que trocar a placa mãe dela. Essa é uma TV de plasma que achei numa garagem do prédio onde um tio meu morava. Conversei com o dono anterior e ele me deu essa TV, mas tenho medo de tentar arrumar e não dar certo, já que a placa dela está em mais ou menos uns 400 moluscos (fora o consumo 'místico' de energia dela).

Sobre o monitor, vou comprar outro (quando tiver dinheiro) e enquanto isso, vou arrumar esse flatron pra usar com uma melhor qualidade, mas é a TV de plasma? Será, na opinião de vocês, que pode compensar arrumar? E sobre esse monitor da LG, já haviam ouvido falar dele também?

46neko

Veterano
Reações
423
Pontos
148
Essa agora vai ser uma conversa que estava pensando em ter:

Primeiro, meu monitor de 21 polegadas da Samsung resolveu que eu poderei comprar outro monitor pro meu PC, no mês que vem (talvez...). Então ele bateu biela!

Tentei de todas as formas ver o que poderia ter sido o problema e pra mim, foi coisa de falha de energia elétrica (até cheirar o bicho eu o cheirei. Não tinha cheiro de xixi de gato, já que eles tem o costume de entrar pela janela da sala, onde o monitor fica embaixo)

Então, tive que usar um dos meus 3 monitores reserva (mas a conta é meio que, confusa, já que um deles é de 12 ou 13 polegadas e o outro - uma TV/monitor da Philco - tem que arrumar os LEDs pra funcionar), então engasguei meu monitor/TV (também) da LG, o M1921A:

O lance é, um amigo meu estava me explicando que esse monitor está subindo muito rápido de valor porque descobriram que ele pode usar uma taxa de 15Khz para jogos retro!

...Principalmente pra quem usa com computadores (MSX e ZX Spectrum, por exemplo) e videogames mais antigos, já que ele tem as conexões boas pra isso.

O meu tá precisando de passar por uma boa revisão, já que no PC, ele tá aparecendo borrões (estilo fantasmas) nas imagens, mas tá lá, segurando a barra!

Normalmente eu uso duas TVs Panasonic em casa (42 e 32 polegadas respectivamente) e os videogames que não dão uma boa qualidade de imagem nelas são, o N64 e o PS1. Coisa que se remedia nesse monitor. O chato é não poder usar as pistolas que tenho pros videogames.

Ah sim, e tenho uma TV de 52 polegadas parada em casa porque tenho que trocar a placa mãe dela. Essa é uma TV de plasma que achei numa garagem do prédio onde um tio meu morava. Conversei com o dono anterior e ele me deu essa TV, mas tenho medo de tentar arrumar e não dar certo, já que a placa dela está em mais ou menos uns 400 moluscos (fora o consumo 'místico' de energia dela).

Sobre o monitor, vou comprar outro (quando tiver dinheiro) e enquanto isso, vou arrumar esse flatron pra usar com uma melhor qualidade, mas é a TV de plasma? Será, na opinião de vocês, que pode compensar arrumar? E sobre esse monitor da LG, já haviam ouvido falar dele também?
Eu tive um desses! Ele realmente fica com uma imagem muito bacana, e como o RGB DB15 dele aceita 15kHz, dá pra ligar videogames comuns com um simples adaptador SCART -> DB15.
Pra quem não tem espaço pra uma TV de tubo, o M1921A é uma bela pedida. O problema é que ele é 5:4, não 4:3, então ficam umas pequenas bordas pretas nos jogos, ou se você setar para preencher eles ficam levemente esticados.

Zenn_

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.225
Pontos
703
To com dificuldade de achar um monitor CRT de 17"... Vcs consideram fácil encontrar?

Só falta eu ir em feiras de rolo...

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
44.339
Pontos
1.048
To com dificuldade de achar um monitor CRT de 17"... Vcs consideram fácil encontrar?

Só falta eu ir em feiras de rolo...
17 é mais chato de achar. Se encontra mais facilmente os de 15 e 14. Feiras do rolo raramente aparece CRT, e se aparece não funciona. Eu procuraria na OLX da sua região ou em centro de reciclagem de eletrônicos, ou até mesmo ferros velhos.
O @Piga tem vários.

Aqui em Recife eu não achei nada, acabei me contentado com um LCD 5:4.
Pode seguir a dica que eu dei acima. Não que esteja ficando "rarú", mas achar um em boas condições e principalmente, funcionando, realmente está ficando mais difícil. Mas se der tempo ao tempo uma hora aparece.

Zenn_

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.225
Pontos
703
17 é mais chato de achar. Se encontra mais facilmente os de 15 e 14. Feiras do rolo raramente aparece CRT, e se aparece não funciona. Eu procuraria na OLX da sua região ou em centro de reciclagem de eletrônicos, ou até mesmo ferros velhos.

Pode seguir a dica que eu dei acima. Não que esteja ficando "rarú", mas achar um em boas condições e principalmente, funcionando, realmente está ficando mais difícil. Mas se der tempo ao tempo uma hora aparece.
Até achei um anuncio aqui por 500 reais... É esse o preço q pedem mesmo ou estão exagerando?

Olhando sites desses lugares (q fazem coleta de lixo eletrônico) só vejo informação sobre como ele podem coletar, não tem nada sobre poder pegar alguma coisa lá... Mas vou dar uma ligada depois do carnaval, talvez seja só ir lá. Valeu aí pela resposta, ajudou a clarear um pouco..

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Reações
44.339
Pontos
1.048
Até achei um anuncio aqui por 500 reais... É esse o preço q pedem mesmo ou estão exagerando?

Olhando sites desses lugares (q fazem coleta de lixo eletrônico) só vejo informação sobre como ele podem coletar, não tem nada sobre poder pegar alguma coisa lá... Mas vou dar uma ligada depois do carnaval, talvez seja só ir lá. Valeu aí pela resposta, ajudou a clarear um pouco..
500 reais é surreal. Na boa, 50 reais já é muito. Já nos centros de reciclagem, tem que ir lá e desenrolar. Quem não chora não mama.

Zenn_

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.225
Pontos
703
500 reais é surreal. Na boa, 50 reais já é muito. Já nos centros de reciclagem, tem que ir lá e desenrolar. Quem não chora não mama.
É, os preços nos marketplaces estão entre 300-500... Parece q ocorreu o mesmo com as TVs de tubo mais conhecidas, esse pessoal entendeu q tem demanda pra quem curte jogos antigos e estão metendo a mão.

Vale mais caçar pessoalmente mesmo.

Topo Fundo