O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Alguém sabe se esse monitor (jvc tm-131su) é bom para jogos?


575926110696633.jpg

Nah, nem perde tempo
Apenas 400tvl e nem rgb é
 

Samoeda

Supra-sumo
Mensagens
4
Reações
12
Pontos
163
Então;

Adquiri um Ikegami TM20-17R (20", 600 TVL) e um Ikegami TM14-20RZ (14", 700 TVL) fazem alguns meses. Comprei os dois com um vendedor de São Paulo chamado de 'Souza PVM', ele tem monitores profissionais de todos os tipos, categorias, preços e entrega tudo revisado. Sou do Rio Grande do Sul e os dois monitores chegaram aqui sem problema algum, veio tudo muito bem embalado (em caixas gigantes de madeira).

O motivo de eu ter escolhido (2) Ikegamis foi baseado em preferência pessoal mesmo. O design do produto e a personalidade da imagem me agradaram mais do que os PVM's/BVM's, mesmo eu sabendo que os mesmos possuem imagens mais cristalinas e nítidas. Não sei se é assim com vocês, mas eu levo em conta o conjunto da obra, e não apenas o que trás a relativa melhor 'performance'. Mas enfim, eu normalmente uso o modelo de 14" para consoles até 16 bits e o modelo de 20" de 24 até 128 bits. Alguns dos meus consoles (Famicom AV e PC Engine DUO) não possuem mod RGB, então por enquanto estou jogando o Famicom AV na minha TV da infância (uma LG Cinemaster de 14") e o PC Engine estou rodando no Nintendo Wii via vídeo componente em uma magnífica Toshiba FACE 20". Então sem mais delongas, segue as imagens.


- Ikegami TM14-20RZ e Ikegami TM20-17R respectivamente

Visualizar anexo 89256


- Um dos truques legais do Ikegami TM14-20RZ, diversos ajustes e comandos!

Visualizar anexo 89257


- Exemplo de Imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Beyond Oasis, Mega Drive

Visualizar anexo 89259


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ (700 TVL) -- Land of Illusion, Mega Drive 1 TecToy VA3 via SCART RGB

Visualizar anexo 89260


- Exemplo de imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Secret of Mana em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89264


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ -- Super Castlevania IV em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89263


- Visão da poltrona da jogatina

Visualizar anexo 89261


- Exemplo de imagem da Toshiba FACE rodando no Nintendo Wii via vídeo componente -- The Misadventures of Flink, Sega CD

Visualizar anexo 89262


- LG Cinemaster 14" da infância com Famicom AV plugado via vídeo composto -- Metroid

Visualizar anexo 89269


Como vocês devem ter percebido, o contraste e as cores desse monitor são insanas. Para quem gosta mais de cores, contraste, personalidade do que nitidez e planeja adquirir um monitor profissional, recomendo os Ikegamis e recomendo o Souza como vendedor. Quem quiser, posso passar o contato dele.

Enfim pessoal, legal ver que tem outras pessoas que gostam e ficam entusiasmados com todas essas facetas do nosso Hobby, RGB é certamente é um buraco bem fundo para se meter, mas tenho que dizer que é algo bem legal e não me arrependo. Acredito que também seja bem legal pensarmos em um estudo de alternativas para RGB com melhor custo-benefício, usando boas CRTs ou monitores VGA, acho que é algo que podemos também discutir mais. Qualquer dúvida, fico à disposição.

Viva a jogatina sincera!
Grande Leo muito boa suas informações e parabéns pelos equipamentos.
Hoje dia 7/01/2020 peguei o Ikegami TM 14-17R tá lá no grupo as fotos do tanque de guerra.
Abraço;
Dom Eduardo Lima
Então;

Adquiri um Ikegami TM20-17R (20", 600 TVL) e um Ikegami TM14-20RZ (14", 700 TVL) fazem alguns meses. Comprei os dois com um vendedor de São Paulo chamado de 'Souza PVM', ele tem monitores profissionais de todos os tipos, categorias, preços e entrega tudo revisado. Sou do Rio Grande do Sul e os dois monitores chegaram aqui sem problema algum, veio tudo muito bem embalado (em caixas gigantes de madeira).

O motivo de eu ter escolhido (2) Ikegamis foi baseado em preferência pessoal mesmo. O design do produto e a personalidade da imagem me agradaram mais do que os PVM's/BVM's, mesmo eu sabendo que os mesmos possuem imagens mais cristalinas e nítidas. Não sei se é assim com vocês, mas eu levo em conta o conjunto da obra, e não apenas o que trás a relativa melhor 'performance'. Mas enfim, eu normalmente uso o modelo de 14" para consoles até 16 bits e o modelo de 20" de 24 até 128 bits. Alguns dos meus consoles (Famicom AV e PC Engine DUO) não possuem mod RGB, então por enquanto estou jogando o Famicom AV na minha TV da infância (uma LG Cinemaster de 14") e o PC Engine estou rodando no Nintendo Wii via vídeo componente em uma magnífica Toshiba FACE 20". Então sem mais delongas, segue as imagens.


- Ikegami TM14-20RZ e Ikegami TM20-17R respectivamente

Visualizar anexo 89256


- Um dos truques legais do Ikegami TM14-20RZ, diversos ajustes e comandos!

Visualizar anexo 89257


- Exemplo de Imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Beyond Oasis, Mega Drive

Visualizar anexo 89259


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ (700 TVL) -- Land of Illusion, Mega Drive 1 TecToy VA3 via SCART RGB

Visualizar anexo 89260


- Exemplo de imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Secret of Mana em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89264


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ -- Super Castlevania IV em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89263


- Visão da poltrona da jogatina

Visualizar anexo 89261


- Exemplo de imagem da Toshiba FACE rodando no Nintendo Wii via vídeo componente -- The Misadventures of Flink, Sega CD

Visualizar anexo 89262


- LG Cinemaster 14" da infância com Famicom AV plugado via vídeo composto -- Metroid

Visualizar anexo 89269


Como vocês devem ter percebido, o contraste e as cores desse monitor são insanas. Para quem gosta mais de cores, contraste, personalidade do que nitidez e planeja adquirir um monitor profissional, recomendo os Ikegamis e recomendo o Souza como vendedor. Quem quiser, posso passar o contato dele.

Enfim pessoal, legal ver que tem outras pessoas que gostam e ficam entusiasmados com todas essas facetas do nosso Hobby, RGB é certamente é um buraco bem fundo para se meter, mas tenho que dizer que é algo bem legal e não me arrependo. Acredito que também seja bem legal pensarmos em um estudo de alternativas para RGB com melhor custo-benefício, usando boas CRTs ou monitores VGA, acho que é algo que podemos também discutir mais. Qualquer dúvida, fico à disposição.

Viva a jogatina sincera!

Grande Leo muito boa suas informações e parabéns pelos equipamentos.
Hoje dia 7/01/2020 peguei o Ikegami TM 14-17R tá lá no grupo as fotos do tanque de guerra.
Abraço;
Dom Eduardo Lima
 

Olmeca

Bam-bam-bam
Mensagens
246
Reações
157
Pontos
228
Sony Wega KV-29FV305 MOD RGB OSD, Mega Drive japa HSA-2510.

RetroRGB-BR
Dom Eduardo Lima
Visualizar anexo 101238

Oi amigo.
tenho tbm a 29FV305 e procurei sobre o mod rgb...nao encontrei um passo a passo.
Tem alguma recomendaçao? vi o video do seu canal, com boas dicas aliás mas gostaria de reunir o maximo de informaçao antes de 'purificar' a TV.
 

Samoeda

Supra-sumo
Mensagens
4
Reações
12
Pontos
163
Oi amigo.
tenho tbm a 29FV305 e procurei sobre o mod rgb...nao encontrei um passo a passo.
Tem alguma recomendaçao? vi o video do seu canal, com boas dicas aliás mas gostaria de reunir o maximo de informaçao antes de 'purificar' a TV.

Nesse site vc encontra o que precisa já está na página inclusive, tava lá na descrição do vídeo no meu canal acho que vc não viu mas leia as páginas anteriores pra melhor entender o MOD, forte abraço! https://shmups.system11.org/viewtopic.php?f=6&t=63622&sid=76a2d266ff2931abbd4ac4bdb278d6c6&start=60
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.060
Reações
7.597
Pontos
453
Eu percebi que tem muita gente interessada em adquirir TVs de Tubo nos últimos tempos, editei o titulo do tópico para ficar mais específico, quem quiser tirar dúvidas relacionadas poder fazer uso do mesmo, ficara exclusivo só para essa tecnologia.

Aqui um pequeno guia para quem quer buscar um melhor aproveitamento em qualidade de imagem para o seu tubão

RF de qualidade
(modulação por radiofrequência)
: Isso fica na parte inferior da escada de qualidade. Isso pega todos os seus sinais de áudio e vídeo, modula-os em uma frequência de rádio e os envia por um único fio. Muitos artefatos como sangramento de cores ocorrem, rastreamento de pontos e outros. É apenas um sinal geral de baixa qualidade.

Vídeo composto: um pequeno passo acima da RF, isso ainda conecta todos os seus sinais de vídeo em uma linha, mas o áudio é separado e não estamos mais modulando em uma frequência de rádio. Você ainda obtém artefatos como sangramento de cores e rastreamento de pontos, com uma imagem borrada geral, mas é um passo à frente da RF.

S-Video:Agora estamos começando a chegar onde. O S-Video separa o sinal de vídeo em duas partes. Você tem a luminância (ou a parte em preto e branco da imagem) e a crominância (a parte colorida da imagem, saturação e matiz). Com a sincronização sendo carregada na linha luma. Este é um passo gigantesco em relação ao vídeo composto, e alguns sentem o maior salto à medida que você avança na qualidade. Em um CRT de alta qualidade, você pode ser feliz com apenas S-Video. Embora a resolução de cores tenha um pouco de impacto aqui, em comparação com o que temos a seguir.

Vídeo componente:Este foi o melhor padrão de sinal analógico que as TVs americanas já viram. Tecnicamente, o vídeo componente pode significar qualquer sinal de vídeo que tenha sido dividido em componentes separados, mas aqui estamos falando especificamente sobre o padrão YPbPr. O padrão YPbPr divide o sinal de vídeo em 3 partes. Aqui vemos a luminância sendo usada novamente (o Y), a diferença entre azul e luma (o Pb) e a diferença entre vermelho e luma (o Pr). Com a sincronização novamente andando junto com sua luminância de amigo. Devo observar aqui que YPbPr é analógico e o equivalente digital seria YCbCr. O YPbPr oferece separação suficiente para que não seja necessária a multiplexação de cores e a qualidade da imagem deve ser quase idêntica à origem. Isso oferece uma qualidade de imagem fantástica, sem nenhum dos artefatos ou falhas observados nos três primeiros padrões. É quase idêntico ao RGB.

Vídeo RGB: RGB é um tipo de vídeo componente, mas não é o vídeo componente em que pensamos nos EUA quando alguém diz vídeo componente. Não disponível em CRTs de consumo nos EUA, os modelos profissionais, monitores de computador e CRTs de nível de consumidor na Europa e no Japão têm maneiras diferentes de aceitar o vídeo RGB. Com o RGB, seu sinal de vídeo está sendo dividido nos componentes mais básicos, R ed, G reen e Blue. A sincronização aqui pode ser um pouco mais complicada. Você pode realizar a sincronização na linha de vídeo composto, uma linha Luma, em sua própria linha de sincronização composta (combinando as sincronizações horizontal e vertical) ou Horizontal e Vertical, cada uma recebendo sua própria linha (como no VGA). Acredito que alguns dispositivos ainda suportam sincronização em verde. Este é o sinal mais puro, sem conversões, sem modulação, apenas o sinal de imagem puro como foi criado.

Vamos falar sobre sincronização, baby.Como você viu, a sincronização pode ser transportada para os dispositivos de várias maneiras diferentes e, dependendo de como chegar lá, pode causar alguns problemas visuais. Para a maioria dos dispositivos de nível de consumidor (os monitores de computador são a grande exceção), eles desejam que as sincronizações horizontal e vertical sejam combinadas. Uma sincronização no sinal composto (que é a sincronização que acompanha o vídeo composto) em um cabo não blindado adequadamente pode fazer com que um padrão quase pontilhado ou quadriculado apareça, especialmente em seções de cores sólidas. Isso não deve acontecer com a sincronização no luma (sincronização que viaja com o sinal do luma). O ideal é a sincronização composta (não a mesma que a sincronização no composto), também conhecida como c-sync ou pura sincronização. É aqui que os sinais de sincronização horizontal e vertical viajam em sua própria linha. Alguns dispositivos precisam ser modificados para c-sync ou ter problemas com c-sync,

Uma rápida menção à resolução. Deve-se notar que RF, vídeo composto e S-Video são complementados com resolução 240p / 480i. Com o RGB e o Component suportando resoluções maiores que isso. As limitações na saída da resolução usando RGB ou Componente serão baseadas em dispositivos individuais.

Vamos conversar sobre conectores por um momento. Como você conecta esses sinais diferentes à sua TV, Upscaler, etc. O RF usa o conector coaxial antigo. Como o que a sua internet a cabo ou tv a cabo vem.

know-your-home-2-1fg0ec6.jpg



Vídeo composto e vídeo componente usam conectores RCA padrão. Sim, mesmo que o sinal e a qualidade sejam muito diferentes, ambos são enviados por conectores RCA. O que também é típico para sinais de áudio emparelhados com vídeo composto, S-Video e vídeo componente. A cor da extremidade do cabo não importa. Um cabo amarelo pode enviar um sinal de vídeo composto ou o sinal Pr do vídeo componente ou o sinal de áudio esquerdo.

615ujGIba8L._SY355_.jpg



Uma observação rápida sobre o terminal D, no Japão, o padrão para enviar um sinal YPbPr se tornou o conector do terminal D em vez de nos cabos RCA. Eu trago isso à tona porque o Framemeister usa um conector do Terminal D e, se você planeja usá-lo com os conectores de componentes do estilo RCA, precisará de um adaptador.

Connettore_D-Terminal.jpg



E uma observação sobre os conectores BNC. Você os encontrará em equipamentos de vídeo profissionais, como PVMs e BVMs. Eles podem transmitir uma variedade de sinais, e a maneira mais fácil de pensar neles são os conectores RCA profissionais. Embora vá um pouco além disso. Para fins de informações básicas, porém, isso deve funcionar.

BNCM-RCAF.jpg



O S-Video possui seu próprio conector, é um pequeno conector din de 4 pinos. Isso carrega o solo e o sinal de vídeo dividido.

S-video-connection1.jpg



SCART e JP21. Ambos os conectores podem transportar uma ampla gama de sinais. Ambos são conectores de 21 pinos e, de certa forma, pensam neles como o conector HDMI do mundo analógico. Eles têm pinos diferentes, portanto, NÃO misture JP21 e SCART, escolha um padrão e fique com ele para tudo. Enquanto SCART e JP21 podem transportar RGB, apenas porque um cabo é SCART ou JP21 não significa que é um cabo RGB. Também podem ser cabos de vídeo composto ou s-video. Uma das coisas realmente boas sobre esses padrões de conector é que o uso de um conector pode conectar suas linhas de vídeo, sincronização e áudio. Você pode estar dizendo, ei, esse tipo de som soa como RF, mas é muito diferente. No SCART e JP21, cada um desses sinais recebe sua própria linha para descer, sendo todos combinados em um fio. Ao comprar cabos SCART ou JP21, você quer ter certeza de que sabe o que está comprando. Como eu disse, um cabo SCART pode ser RGB, vídeo composto ou S-Video e pode ser c-sync, sync on luma ou sync on composite.

O SCART tornou-se o padrão RGB nos jogos retrô. É muito mais fácil encontrar comutadores e outros dispositivos usando SCART vs JP21.

scartcon.jpg



Um tempo atrás, fiz um gráfico mostrando as informações para o maior número de sistemas possível e qual era o melhor sinal de vídeo que eles suportavam tanto em estoque quanto modificados.


29836229170_2fda868b0f_o.jpg



Outros recursos

Onde posso obter cabos impressionantes para meus sistemas? Existem vendedores recomendados ?

Você está com sorte, pois há alguns bons lugares para fazer pedidos on-line.

Para cabos RGB
https://www.retrogamingcables.co.uk/ Um vendedor do Reino Unido, que é enviado internacionalmente

https://retro-access.com/ Este é o vendedor dos EUA que costumava ser retro_console_accessories no ebay.

Cabos de componentes para consoles mais antigos A

HDRetrovision cria uma ótima linha de cabos que convertem o sinal RGB em componente, YPbPr.

http://www.hdretrovision.com/


Que tal mais material para aprender sobre isso.

Existem ótimos recursos para aprender mais sobre esse assunto.
http://retrorgb.com/ É um site fantástico, com ainda mais informações, e Bob também faz um resumo retro semanal em seu canal do youtube https://www.youtube.com/channel/UCLPIbBCKVH2uKGm5C4sOkew?&ab_channel=RetroRGB

Você também tem o canal do youtube de My Life in Gaming e, especificamente, os vídeos RGB Masterclass.
https://www.youtube.com/channel/UCpvtp7mH0Cdq8FQUxcjDq0Q?&ab_channel=MyLifeinGaming


Monitores RGB

RGBMonitorsPage.jpg

Os monitores RGB geralmente usam um tubo de "nível profissional" com uma alta contagem de linhas, resultando em uma imagem extremamente nítida! A maioria foi usada como monitores de estúdio de TV, monitores de segurança ou equipamento médico / científico. Esses dispositivos eram extremamente sofisticados e costumavam custar entre US $ 2000 e US $ 35.000. Eles ainda compram muito no eBay (geralmente entre US $ 100 e US $ 1000) e custam muito para enviar.





As imagens não podem fazer justiça: a diferença era absolutamente impressionante. Ver um monitor RGB lado a lado com o meu Sony CRT de alta qualidade me surpreendeu. Depois de experimentar isso, sinto que, a menos que você não tenha espaço para isso, todo jogador retro deve possuir um monitor RGB. Eles suportam todos os tipos de acessórios que um CRT padrão suporta, como armas leves e óculos 3D (o Famicom e o Sega Master System ofereceram alguns jogos 3D legais).



Aqui estão mais algumas fotos de comparação. Tirei fotos usando as entradas RF, Composite e S-Video da TV Sony CRT. Também usei o conversor RGB para YUV (YUV é a versão analógica básica do componente YPbPr) que comprei no eBay para tirar uma foto do SNES emitindo RGB nas entradas de componentes da minha TV Sony CRT. A foto final é a mesma foto tirada no meu monitor Sony PVM em RGB. Que diferença enorme !:




RGBMonitorsPage05.jpg


Eu gostaria de ter uma maneira diferente de imagens para mostrar o quão melhor é usar um monitor RGB do que qualquer outra solução (talvez um dia eu possa emprestar equipamentos de gravação de vídeo de última geração e fazer um vídeo lado a lado). As únicas razões para não conseguir uma são se você realmente não tem espaço para um monitor, mas há truques para isso também; Coloquei o meu em um carrinho de rolagem para poder guardá-lo quando não estiver em uso.

As pessoas no Reddit começaram a compilar uma lista de todos os monitores RGB e suas informações básicas. É uma referência realmente útil: https://www.reddit.com/r/crtgaming/wiki/speclist

A Sony, Ikegami, NEC e Mitsubishi fizeram ótimos Montiors de vídeo profissional (PVM) e todos serão uma ótima opção para conteúdo de 240p e 480i.

Existem também alguns monitores de vídeo de transmissão (BVM), bem como alguns PVMs que suportam 480p e superior! Eles são ótimos para consoles de 6ª geração e que suportam várias resoluções.

Apenas um FYI rápido - Muitos monitores RGB compatíveis com 480p exibem "480i" na tela quando na verdade mostram um sinal de 240p. Não sei por que, mas pelo menos nos meus monitores, o sinal foi definitivamente exibido como 240p.

Independentemente da marca, há algumas coisas a serem observadas ao comprar um desses monitores:

- Muitos deles foram deixados 24 horas por dia, 7 dias por semana, em algum tipo de ambiente profissional. Como resultado, você pode encontrar monitores extremamente desgastados e que produzem uma imagem horrível e embaçada. Contanto que você o experimente antes de comprá-lo, você deve evitar um monitor desgastado.

- Quanto mais novo, melhor. Eles criaram PVMs nos anos 2000, portanto, tente sempre procurar o mais novo. Além disso, alguns PVMs mais antigos exigem adaptadores de entrada diferentes (falarei mais sobre isso posteriormente), portanto, um monitor mais novo com entradas BNC seria uma escolha melhor.
 
Ultima Edição:


Ren Vercetti

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.866
Reações
1.285
Pontos
859
Ótimo post Jefferson.

Uma pena os monitores profissionais estarem com um preço absurdo. Fora ser preciso fazer mod em alguns consoles, mods que tb são carissimos.

Na minha opinião não vale a pena o investimento. A não ser que vc dê sorte igual meu irmão e encontre um PVM Sony de graça. Assim da pra pensar em gastar com alguns mods.

Eu uso o bom e velho composto. Discordo quando falam que a imagem é horrível, que é composhit. É Óbvio que as outras conexões são superiores. Mas essa imagem do Sonic em composto aí tá horrível demais, ou está ligado em uma LCD ou a TV ou console está com defeito.

Tenho uma certa experiência em composto. Ultimamente passei por algumas TVs CRT para conseguir a melhor imagem no composto. Vou deixar umas dicas

A TV tem que ser pequena 14 ou 15 polegadas. Maior que isso não tem jeito, vai ficar ruim, vc enxerga todos os defeitos do sinal.

No composto não tem interferência na imagem, aquelas chuvisco ou linhas subindo e descendo. Se na sua tem, o problema é na TV ou no console. Vários videogames foram transcodificados para PAL-M e a grande maioria foi feito um serviço muito porco, causando essas interferência na imagem. Pode ser tb algum capacitor do videogame que está ruim. Problema no cabo tb.

Tem a regulagem que é essencial, não só a geometria mas as cores, temperatura e a nitidez são importantes. Tem que entrar no menu de serviço da TV e mexer.

Não adianta pegar qualquer TV CRT. Mesmo que seja uma Sony da vida tem o tempo de uso. Se é sua primeira e você acha que está bom, pegue outra e compare as duas. Fiquei muito tempo com uma LG Ultra Slim, tava satisfeito com a imagem. Até que um certo dia me apareceu uma Sony, comparei as duas e a da Sony era bem melhor, mas ela não estava muito boa, dava uns defeitos as vezes.

Depois peguei uma da Philco zera na caixa sem uso, a primeira impressão foi que era a melhor. Mais tarde percebi que tinha problemas na geometria e rastros em cenas escuras. Testei tb uma Gradiente que achei muito boa mas ela estava com problema de imagem trêmula.

Por fim encontrei uma LG de 15p que está incrível, parece que foi pouco usada. Tem um contraste muito alto. Acho que essa é a definitiva. Até meu irmão que tem um PVM ficou impressionado.
 
Ultima Edição:

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Sei que aqui não é o lugar adequado para esse tipo de pergunta, mas...

Tenho um SyncMaster 997MB e uso ele em meu Desktop. Vale a pena usar ele para fins de produtividade (Office, Photoshop, GIMP) DEVIDO a sua resolução? (1280x1024 oficial e 2048x1536 maximo)

OBS: O Desktop não é retro. É um Desktop de 2012-2013.
 

FeDeBe

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.687
Reações
26.962
Pontos
1.053
Sei que aqui não é o lugar adequado para esse tipo de pergunta, mas...

Tenho um SyncMaster 997MB e uso ele em meu Desktop. Vale a pena usar ele para fins de produtividade (Office, Photoshop, GIMP) DEVIDO a sua resolução? (1280x1024 oficial e 2048x1536 maximo)

OBS: O Desktop não é retro. É um Desktop de 2012-2013.
Com absoluta certeza.

Tem uma frequência vertical bem alta.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.060
Reações
7.597
Pontos
453
Ótimo post Jefferson.

Uma pena os monitores profissionais estarem com um preço absurdo. Fora ser preciso fazer mod em alguns consoles, mods que tb são carissimos.

Na minha opinião não vale a pena o investimento. A não ser que vc dê sorte igual meu irmão e encontre um PVM Sony de graça. Assim da pra pensar em gastar com alguns mods.

Eu uso o bom e velho composto. Discordo quando falam que a imagem é horrível, que é composhit. É Óbvio que as outras conexões são superiores. Mas essa imagem do Sonic em composto aí tá horrível demais, ou está ligado em uma LCD ou a TV ou console está com defeito.

Tenho uma certa experiência em composto. Ultimamente passei por algumas TVs CRT para conseguir a melhor imagem no composto. Vou deixar umas dicas

A TV tem que ser pequena 14 ou 15 polegadas. Maior que isso não tem jeito, vai ficar ruim, vc enxerga todos os defeitos do sinal.

No composto não tem interferência na imagem, aquelas chuvisco ou linhas subindo e descendo. Se na sua tem, o problema é na TV ou no console. Vários videogames foram transcodificados para PAL-M e a grande maioria foi feito um serviço muito porco, causando essas interferência na imagem. Pode ser tb algum capacitor do videogame que está ruim. Problema no cabo tb.

Tem a regulagem que é essencial, não só a geometria mas as cores, temperatura e a nitidez são importantes. Tem que entrar no menu de serviço da TV e mexer.

Não adianta pegar qualquer TV CRT. Mesmo que seja uma Sony da vida tem o tempo de uso. Se é sua primeira e você acha que está bom, pegue outra e compare as duas. Fiquei muito tempo com uma LG Ultra Slim, tava satisfeito com a imagem. Até que um certo dia me apareceu uma Sony, comparei as duas e a da Sony era bem melhor, mas ela não estava muito boa, dava uns defeitos as vezes.

Depois peguei uma da Philco zera na caixa sem uso, a primeira impressão foi que era a melhor. Mais tarde percebi que tinha problemas na geometria e rastros em cenas escuras. Testei tb uma Gradiente que achei muito boa mas ela estava com problema de imagem trêmula.

Por fim encontrei uma LG de 15p que está incrível, parece que foi pouco usada. Tem um contraste muito alto. Acho que essa é a definitiva. Até meu irmão que tem um PVM ficou impressionado.

Infelzmente os youtubers popularizaram esses monitores e acabou virando monitor "gamer" da noite para o dia
ai já viu né quem tem aqui no BR vai cobrar bem mesmo. Tenso que muitos deles foram literalmente descartados
principalmente nos países altos.

O video composto se a TV tem um comb filter bom e se usar o cabo original do console fica melhor que nas fotos sim , tem consoles retros que a arte dos sprites
e efeitos de transparência dependem mesmo da tecnologia do cabo , tipo eu tenho o cabo original da Nintendo do Gamecube de video composto e posso dizer que
ele produz uma imagem MUITO melhor do que o genérico, obvio ainda vai continuar tendo os contras de sangramento de cor e aquele efeito pigmentando em volta das letras etc. mas ai que entra o COMB filter da TV, as de consumidor da SONY fazem um trabalho excelente, as SHARP também são ótimas.

SIm a qualidade do TUBO vai depender das horas de vida, toda e qualquer TV sempre tem um menu de serviço meio que secreto hehe, exige um combo de botoes para entrar e muita paciencia pra acertar a geometria por ali no caso como fiz na minha Wega de 29" , o problema que essas configs não resetam entao tem que cuidar sempre para anotars os valores originais e ir tentando ajustar

Tem console que fica melhor nas de 14" mesmo



Sei que aqui não é o lugar adequado para esse tipo de pergunta, mas...

Tenho um SyncMaster 997MB e uso ele em meu Desktop. Vale a pena usar ele para fins de produtividade (Office, Photoshop, GIMP) DEVIDO a sua resolução? (1280x1024 oficial e 2048x1536 maximo)

OBS: O Desktop não é retro. É um Desktop de 2012-2013.

Recomendo sim cara, TUBO é vida
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
O futuro das CRT's que podem ser sombrios. Peças como o flyback que é responsável pela convergência e foco se desgastam com o tempo, e hoje já não se acha essas peças pras TV da Sony por exemplo (em grande escala).

A não ser que a indústria ou algum segmento volte a fabricá-los, nossas CRT's vão ter aí mais uns 10 ou 20 anos com uma qualidade aceitável. A minha Sony Wega é de 2004, produção nacional. O foco já está desgastado, fica apenas no centro da tela, a falta de foco nos cantos já é perceptível (pra olhos clínicos).
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.255
Reações
25.416
Pontos
1.004
Confesso que me deixou pensando aqui, já que ainda tenho uma tv tubão, aproveitar pra jogar retro games.....dai qual melhor forma seria? rasperry?
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.060
Reações
7.597
Pontos
453
Confesso que me deixou pensando aqui, já que ainda tenho uma tv tubão, aproveitar pra jogar retro games.....dai qual melhor forma seria? rasperry?
Vai depender das entradas dela, Raspberry Parece que já tem uma saída analógica de vídeo composto, se a sua tv tem vídeo componente seria interessante talvez buscar por um conversor HDMI para Vídeo componente

Quer uma dica sábia? Pega um Wii desbloqueado, vai rodar uma pletora de consoles retrô por emulação e virtual console, fora as coletâneas que saíram e disco de games retrô e de quebra roda gamecube também .



Depois pode investir em um PS2 também que roda Ps1 nativamente e o console possui muitos portes de jogos de arcade e consoles da Sega


Ambos os consoles encontra baratinho aí pelas Olx da vida


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:

lcjansen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.805
Reações
1.114
Pontos
1.159
Vai depender das entradas dela, Raspberry Parece que já tem uma saída analógica de vídeo composto, se a sua tv tem vídeo componente seria interessante talvez buscar por um conversor HDMI para Vídeo componente

Quer uma dica sabia? Pega um Wii desbloqueado, vai rodar uma pletora de consoles retrô por emulação e virtual console, fora as coletâneas que saíram e disco de games retrô e de quebra roda gamecube também .



Depois pode investir em um PS2 também que roda Ps1 nativamente e o console possui muitos portes de jogos de arcade e consoles da Sega


Ambos os consoles encontra baratinho aí pelas Olx da vida


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
PS2 nas feiras de rolo em qualquer estado, encontra de 30 a 100 pratas, dependendo do estado de conservação e pilantragem do vendedor.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Como o tópico tem bastante postagem, não sei se foi falado algo a respeito, mas fiquei curioso com relação a tubão com entrada hdmi, vi uma a venda aqui na minha cidade, alguém sabe me falar se compensa um modelo desse?
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.060
Reações
7.597
Pontos
453
Como o tópico tem bastante postagem, não sei se foi falado algo a respeito, mas fiquei curioso com relação a tubão com entrada hdmi, vi uma a venda aqui na minha cidade, alguém sabe me falar se compensa um modelo desse?
Han ? Tu achou uma HD CRT???

Se for da Sony eu vendia o pâncreas pra pegar lol



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Han ? Tu achou uma HD CRT???

Se for da Sony eu vendia o pâncreas pra pegar lol



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk


Vi uma postagem no marketplace, era aqui na minha cidade que estavam vendendo, mas não tinha muito detalhe, se não me engano, era philco, não me recordo agora, preciso procurar de novo o anúncio.
Mas estava escrito algo como "vendo tv de tubo com entrada hdmi"
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Vi uma postagem no marketplace, era aqui na minha cidade que estavam vendendo, mas não tinha muito detalhe, se não me engano, era philco, não me recordo agora, preciso procurar de novo o anúncio.
Mas estava escrito algo como "vendo tv de tubo com entrada hdmi"
Isso aí é raríssimo. Mas essas TV's já não possuem scanlines, elas são mais ideais pra 6ª e até a 7º geração de consoles. Mas já emitem 480p... fico curioso pra ligar PS2 e Wii numa dessas pra ver o resultado.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Isso aí é raríssimo. Mas essas TV's já não possuem scanlines, elas são mais ideais pra 6ª e até a 7º geração de consoles. Mas já emitem 480p... fico curioso pra ligar PS2 e Wii numa dessas pra ver o resultado.

Eu tive uma XBR, só que o modelo não wide, o PS2 fica com uma resolução, brilho e core incríveis, nenhuma tv chega perto dela no mercado brasileiro (com cabo vídeo-componente), mas em compensação a quantidade de serrilhamento aumenta de forma gritante, mas isso nunca me incomodou perto das outras melhorias.
 
Ultima Edição:

onewaytrigger

Bam-bam-bam
Mensagens
1.023
Reações
1.181
Pontos
353

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Isso aí é raríssimo. Mas essas TV's já não possuem scanlines, elas são mais ideais pra 6ª e até a 7º geração de consoles. Mas já emitem 480p... fico curioso pra ligar PS2 e Wii numa dessas pra ver o resultado.
Também fiquei bem curioso pra ligar o wii numa tubo dessas kkk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Pessoal, quero comprar um cabo S vídeo pra usar no meu N64, qual modelo é mais recomendado, o que possui a ponta amarela junto ou o que possui apenas as pontas vermelha e branca?


104464

104465
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.060
Reações
7.597
Pontos
453
Não pega o que tem a ponta amarela junto
Só o que vem com o áudio e vídeo separado
certinho

Já li que perde qualidade com o cabo amarelo junto

S-video usei por muito tempo é um salto , bem proximo do RGB e bem longe do vídeo composto

cv5QhVy_d.jpg


03a0c552e69a8cf19843b26f0844596f.jpg


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Não pega o que tem a ponta amarela junto
Só o que vem com o áudio e vídeo separado
certinho

Já li que perde qualidade com o cabo amarelo junto

S-video usei por muito tempo é um salto , bem proximo do RGB e bem longe do vídeo composto

cv5QhVy_d.jpg


03a0c552e69a8cf19843b26f0844596f.jpg


Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Opa, valeu pela resposta, pois é, eu sempre ouço falar que a diferença de imagem do composto pro s vídeo é grande, por isso eu fiquei animado de pegar um desses cabos, só fiquei na dúvida da qualidade entre os dois modelos da foto que postei.
O bom é que posso usar no snes/N64/GameCube.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.289
Reações
2.436
Pontos
453
Alguém sabe me dizer se aquelas tvs de tubo que são slim (finas) prestam pra retrogames? Estava pensando em pegar uma de 21 justamente por ocupar menos espaço.
 

Olmeca

Bam-bam-bam
Mensagens
246
Reações
157
Pontos
228
Alguém sabe me dizer se aquelas tvs de tubo que são slim (finas) prestam pra retrogames? Estava pensando em pegar uma de 21 justamente por ocupar menos espaço.
Tem um modelo da philips q tem uma imagem otima. em um topico de tv crt mais antigo aqui da pasta um usuario postou algumas fotos. procura esse topico q vc encontra o modelo exato.
 

Juan de fenix

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.400
Reações
401
Pontos
533
pessoal agora esta indo

peguei uma gradiente 29 crt ts2960 por 50 reais com Rca , Rf, s-vídeo e componente ela vai ficar para os master , nes , snes , mega drive, ps1 e Saturn
Panasonic th-42pv70lb para n64 , Dreamcast , game cube , ps2, xbox Classic , wii , ps3 e x360
Lg 50ps80bd full hd para ps4 pro , xone s e wii u


agora estou vendo como arrumar queria deixar tudo separado
 
Topo Fundo