O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral



Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Agora oficialmente esse tópico sera dedicado as Tvs de tubo, gerador de scanlines, shaders CRT (vale emulação também) qualquer coisa que traga o sentimento nostalgico dessa tecnologia robusta e maravilhosa que dominou por tantas decadas o mercado

80660

F3VFD2Q.jpg


Meus tubões:

14" SONY BVM 14G5U
17" SAMSUNG SYNCMASTER 765MB
21" LG ULTRA SLIM 21SA1RL
29" SONY WEGA TRINITRON KV-29FS100

Agora algumas fotos minhas tiradas offscreen!

NES CLASSIC CRT SHADER

p6ARl9t.jpg


4DDWOLu.jpg


vGUVcXw.jpg



SNES SONY BVM 14G5U POR SCART

OIIbRF9.jpg

hUAFHCC.jpg


D8gmCcl.jpg


GFN4uTI.jpg

3JAhzjZ.jpg


PHTFvzK.jpg


oIOqPt4.jpg


PLAYSTATION 1 SONY BVM 14G5U SCART

Jg9EmKC.jpg


pZDIObB.jpg


SEGA MEGA DRIVE 3 SONY BVM 14G5U SCART

M13tUNW.jpg


3L2HdhU.jpg


OV0Mbuk.jpg


QShx7fZ.jpg


fbMEYYW.jpg


2YW59Pk.jpg
 
Ultima Edição:

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Agradeço a contribuição @galometal , imagens estupendas , coisa linda esse Rayman cara =D
Os franceses são ótimos para pixel art

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
O problema desses monitores profissionais é que eles são muito caros.....

Eu tenho uma Philips de 21 polegadas. Tirando o som stéreo, não possui nada demais. Mas eu gosto bastante dela, acho que a imagem dos games ficam show! Alguns exemplos:

p_20190124_173151-5.jpg


p_20180505_200021.jpg


p_20180106_124103.jpg


p_20171210_170112.jpg


p_20171117_165654.jpg


Outra possibilidade que existe, é usar monitores CRT de PC. Eu tenho como ligar meus consoles direto no VGA, aqui segue um teste que fiz, e achei o resultado bem legal. Pode ser uma alternativa bem legal, já que esses monitores você encontra a R$ 10,00 por aí.

p_20171105_151015.jpg


p_20171105_150803.jpg


p_20171105_150706.jpg


p_20171105_150656.jpg
 
Ultima Edição:

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Legal o teu cantinho @Piga , sim eu paguei R$230 no meu na época , hoje super valorizaram o que tavam jogando até fora .

Usando adaptador honeybee para não quebrar a travinha de região , você tem o meu respeito haha

Philips sempre teve tubos muito bons , quando criança eu tive uma que durou pacas!

Legal como vc ligou os consoles nele? Eu tenho um de 17" da Samsung branco também , ligo só o Dreamcast com gerador de scanlines , fica bom pacas



a5a582e510db7ac06d22ed54f5c8006e.jpg


Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
@Jefferson Praxedes pra ligar qualquer console em um monitor VGA sem precisar fazer qualquer mod nos aparelhos, o esquema é o seguinte:

Console -> Cabo Scart -> Conversor Scart / HDMI -> Conversor HDMI / VGA -> Monitor.

No caso desse Master System:

Cabo Scart
dsc01023.jpg


Conversor Scart/HDMI
dsc00491.jpg


Conversor HDMI/VGA
dsc01044.jpg


Em comparação com os monitores PVM, fica muito mais barato, mesmo precisando comprar estes conversores, que não são caros.

:kjoinha
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
Camaradas, se alguém tiver interesse tenho 2 PVM's, ambos de 20 polegadas......
Deixei de lado o colecionismo, tô passando tudo pra frente..
É só mandar MP....
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Eu ouvi falar que tem gente que faz um setup de PC com placa de video com saida Composto pra conectar em TV CRT
É de boa isso dai ou tem que gambiarrar?
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.758
Reações
14.027
Pontos
703
Tem legendas em português



A pergunta que deixo aqui para os colegas que, com certeza, manjam muito mais do que eu: será que é possível fazer isso em "qualquer" crt?

Tava querendo arrumar uma CRT para colocar uns emuladores em 240p. Vi que dá para fazer pelo PC, com alguns modelos de vga, ou via saída GPIO da Raspberry (que parece ser a alternativa mais simples). O problema é que as CRT com entrada RGB estão absurdamente caras. Daí pensei em pegar alguma CRT simples, porém com um tubo maneiro, e modar.
 

leonemesis

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.419
Reações
4.014
Pontos
809
Tem legendas em português



A pergunta que deixo aqui para os colegas que, com certeza, manjam muito mais do que eu: será que é possível fazer isso em "qualquer" crt?

Tava querendo arrumar uma CRT para colocar uns emuladores em 240p. Vi que dá para fazer pelo PC, com alguns modelos de vga, ou via saída GPIO da Raspberry (que parece ser a alternativa mais simples). O problema é que as CRT com entrada RGB estão absurdamente caras. Daí pensei em pegar alguma CRT simples, porém com um tubo maneiro, e modar.


Sendo objetivo quanto a sua pergunta, não, há modelos de CRT que não é possível fazer o mod "RGB".
Pessoalmente não vejo vantagem em realizar o mod senão a título de aprendizado caso você goste de eletrônica, pois manusear componentes num CRT é perigoso se você não souber o que está fazendo. Muito mais prático obter uma TV com entrada S-Vídeo ou Video Componente, não são difíceis de achar aqui no Huezil pois a produção e venda de CRT´s demorou a encerrar se comparado com outros países, principalmente USA e Europa.

Quanto a CRT no PC, usava na época que tinha uma ATI Radeon, aquelas "All-in-Wonder", mas lembro de ter umas chateações com drivers e afins, não sei como está isso hoje. Se o objetivo é usar emuladores acho que vale mais a pena usar um Monitor CRT mesmo, você acha com facilidade e pode aplicar scanlines via software, aí basta ajustar conforme o seu gosto.


Legal o teu cantinho @Piga , sim eu paguei R$230 no meu na época , hoje super valorizaram o que tavam jogando até fora .

Usando adaptador honeybee para não quebrar a travinha de região , você tem o meu respeito haha

Philips sempre teve tubos muito bons , quando criança eu tive uma que durou pacas!

Legal como vc ligou os consoles nele? Eu tenho um de 17" da Samsung branco também , ligo só o Dreamcast com gerador de scanlines , fica bom pacas



a5a582e510db7ac06d22ed54f5c8006e.jpg


Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk

Conheço esse monitor aí :kpensa

:kbeca
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.596
Reações
6.274
Pontos
703
Esse tópico me deu uma vontade enorme de comprar um mega e snes baratinho no olx, comprar uma tv de tubo tela plana de 29' de qualquer marca e dois everdrive chines, será que o resultado fica legal?
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.051
Reações
7.547
Pontos
453
Já que o pessoal está postando coisa boa, vou postar também algumas fotinhas do meu humilde setup...

F4WVBcE.jpg
6quep.jpg


Rapaiz que tubo é esse? Fica muito bom tirando as fotos desse angulo, parabéns!

Conheço esse monitor aí :kpensa

:kbeca
hahaha acho que foi em 2003 que tu catou ele né? Ainda tá rock solid, depois vou postar fotos dele com o SLG ligado
Esse tópico me deu uma vontade enorme de comprar um mega e snes baratinho no olx, comprar uma tv de tubo tela plana de 29' de qualquer marca e dois everdrive chines, será que o resultado fica legal?
Se já está escolhendo os everdrives vai economizar pacas em jogos que estão para lá de valorizados, fica muito bom sim, é um setup nostalgico, se tem espaço em casa vai com fé, mas como o @galometal disse se quiser economizar mais ainda um Wii roda bem Mega Drive e SNES e mais um bocado de plataformas , praticamente tudo de Neo Geo e de quebra roda Game Cube, que em contra partida tem vários jogos com compilações de games de Mega Drive, Saturn e Dreamcast , Arcade e afins.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Quanto a CRT no PC, usava na época que tinha uma ATI Radeon, aquelas "All-in-Wonder", mas lembro de ter umas chateações com drivers e afins, não sei como está isso hoje. Se o objetivo é usar emuladores acho que vale mais a pena usar um Monitor CRT mesmo, você acha com facilidade e pode aplicar scanlines via software, aí basta ajustar conforme o seu gosto.
Eu imaginei que fosse ter umas tretas msm
Mas eu ouvi gente falando que monitor CRT não é a msm coisa e tal, na epoca eu nunca iria reparar se tinha diferença ou não :p
É bom monitor CRT tbm?
 

Abdullah Al-Papai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.758
Reações
14.027
Pontos
703
Sendo objetivo quanto a sua pergunta, não, há modelos de CRT que não é possível fazer o mod "RGB".
Pessoalmente não vejo vantagem em realizar o mod senão a título de aprendizado caso você goste de eletrônica, pois manusear componentes num CRT é perigoso se você não souber o que está fazendo. Muito mais prático obter uma TV com entrada S-Vídeo ou Video Componente, não são difíceis de achar aqui no Huezil pois a produção e venda de CRT´s demorou a encerrar se comparado com outros países, principalmente USA e Europa.

Quanto a CRT no PC, usava na época que tinha uma ATI Radeon, aquelas "All-in-Wonder", mas lembro de ter umas chateações com drivers e afins, não sei como está isso hoje. Se o objetivo é usar emuladores acho que vale mais a pena usar um Monitor CRT mesmo, você acha com facilidade e pode aplicar scanlines via software, aí basta ajustar conforme o seu gosto.

Pois é! Sei que o negócio é perigoso mesmo, o tubo conduz alta tensão e se não tomar cuidado cê vai pro saco.

Entendi. Achei que dava para fazer em todas esse esquema de "hijack" do Jungle IC. Entendo um pouquinho de eletrônica mas não sei muito (na verdade não sei quase nada) sobre CRT.

Essa questão do PC, pelo que vi, dá para fazer com ATI + GroovyMame. As ATIs da série 4xxx são compatíveis e tenho uma placa dessas parada aqui. A pegada para arrumar seria mesmo o CRT*. Vou ver se acho, aqui perto, um bacana com vídeo componente e que não esteja uma facada.

*e cabos/adaptadores que talvez sejam necessários
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Eu imaginei que fosse ter umas tretas msm
Mas eu ouvi gente falando que monitor CRT não é a msm coisa e tal, na epoca eu nunca iria reparar se tinha diferença ou não :p
É bom monitor CRT tbm?
Sim, os monitores CRT tem resoluções maiores que as TVs comuns. O problema é fazer a ligação VGA mas já dei a dica mais acima. O único porém é que vai precisar de pelo menos um par de caixas amplificadas pra gerar o som, já que nos monitores de PC só tem imagem, não há áudio.
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.487
Reações
32.682
Pontos
1.048
Pois é! Sei que o negócio é perigoso mesmo, o tubo conduz alta tensão e se não tomar cuidado cê vai pro saco.

Entendi. Achei que dava para fazer em todas esse esquema de "hijack" do Jungle IC. Entendo um pouquinho de eletrônica mas não sei muito (na verdade não sei quase nada) sobre CRT.

Essa questão do PC, pelo que vi, dá para fazer com ATI + GroovyMame. As ATIs da série 4xxx são compatíveis e tenho uma placa dessas parada aqui. A pegada para arrumar seria mesmo o CRT*. Vou ver se acho, aqui perto, um bacana com vídeo componente e que não esteja uma facada.

*e cabos/adaptadores que talvez sejam necessários
Eu tive essas placas da ATI. Pra saída de vídeo componente ou svideo é preciso um cabo proprietário da placa, pois apesar de ser o mesmo plug do svideo, a pinagem é diferente. Além disso a TV tem que ter suporte a sinal NTSC, caso contrário a imagem fica preto e branco.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.820
Reações
50.884
Pontos
1.003
Sim, os monitores CRT tem resoluções maiores que as TVs comuns. O problema é fazer a ligação VGA mas já dei a dica mais acima. O único porém é que vai precisar de pelo menos um par de caixas amplificadas pra gerar o som, já que nos monitores de PC só tem imagem, não há áudio.
Meu PC só tem VGA :klol
E eu uso caixa de som tbm
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.123
Reações
10.493
Pontos
753
Lindeza de tópico este. :klove

A qualidade da câmera do celular é ruim, mas dá para ver hehe. Encontrei só estas imagens aqui.
A TV que tenho usado é esta por último.
4C1LOdG.png

Antiga CCE 14":
lx37j9A.jpg


E TVs tubão emuladas haha:
3jQUrWi.png

kM4mgQK.png

HoeYNQ0.png

GbwzdYi.png

CARhJA1.jpg
 

bela lugosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.309
Reações
5.299
Pontos
683
Pessoal, vocês que são mais experientes: TV tubão de tela plana ou oval? qual a melhor? e por qual motivo?
 
Topo Fundo