O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do Tubão, CRT , Monitores RGB e TVs de Tubo, Duvidas em Geral

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
Aqui na minha cidade ainda tem muita TV de tubo, as da SONY são mais raras, mas tem muita oficina de eletrônica resistindo ainda, inclusve uma aqui no meu bairro
com TVs de tubo, os caras acabam vendendo barato pois o povo deixa para consertar e desanima de buscar o "trambolho" de volta hehe porém nos paises mais altos
a situação é outra

ATENÇAO AS IMAGENS ABAIXO CONTEM CENAS FORTES
"VIEWER DISCRETION IS ADVISED"
TOQUE A MUSICA E ABRA AS IMAGENS


85486

85488
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.741
Reações
14.431
Pontos
503
Que pecado... :ksnif

Pior que com essas TVs novas, e a morte do sinal analógico muita gente está jogando as tubosas fora sem dó nem piedade, mas as vezes podem estar jogando fora uma TV muito boa, daqui a alguns anos as TVs que sobreviverem vão começar a ficar caras, hoje o cara consegue uma boa de graça de alguém que quer se desfazer, mas daqui a alguns anos...

Eu tenho 6 tubosas aqui em casa, 4 minhas e mais duas do pessoal aqui, vou tentar conservar elas o máximo possível, pois quem tem consoles retrô precisam muito delas, menos mal que tenho espaço para guardar as minhas.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.422
Reações
7.521
Pontos
453
Eu uso a camera do meu LG X Power, não tem muitas opções também, ao menos o firmware do android, existe apps de terceiros mas nunta tentei usar.
Puxa esqueci completamente que o Vita tinha uma camera ao menos decente. Fiquei curioso e resolvi fazer uns testes mas senti que ela é inferior ao do celular e ela satura um pouco as cores originais e fica um tom mais avermelhado

LG X POWER
qUcIiB3.jpg
flBWeqw.jpg
unwbjf5.jpg
evRaon6.jpg
gurt3Xp.jpg

Aqui um comparativo do Donald Duck in Mau Mallard/Cold Shadow

PhHcoBw.jpg
BLiiRjq.jpg
qjIjs3c.jpg
4N93LBh.jpg


VITA
M1J9nCP.jpg
cVUsX9l.jpg
ON6q2l8.jpg
MxCbvQW.jpg
spnMyYo.jpg
As fotos do Maui Mallard de Mega Drive ficam exatamente com esse "borrão" quando tento fotografá-lo. Acho que os nossos Vitas devem ser Nintendistas.:klol

Pessoalmente, meu maior incômodo com o portátil em relação as cor não é a saturação, mas sim esse probleminha, onde a foto fica com dois brilhos diferentes. A parte mais clara é a que mais se aproxima do brilho na minha TV de tubo:

1908240906460098.jpg


Ainda não o testei, mas encontrei um aplicativo para Vitas desbloqueados chamado PRO Camera Vita que adiciona opções básicas (Brilho, Contraste, etc.) para as câmeras do portátil. Ele não parece melhorar os problemas mais graves delas, mas dá alternativas para deixar as fotos mais decentes:

2017_08_11_002907.jpg

2017_08_11_002248.jpg

2017_08_11_003121.jpg
 


LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.235
Reações
10.741
Pontos
753
Eu to querendo pegar um monitor CRT de PC mesmo, alguém já testou pra saber se fica legal com emuladores?
Se não for rodar os jogos em hardware real, mas emulando, recomendo ir de Retroarch, onde tu consegue simular um tubão bem. Segue um exemplinho que eu printei aqui um tempo atrás.

Olha a imagem inteira, senão o escalonamento torna a imagem estranha.
H9rl7Q8.png


90YEmN0.png
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Então;

Depois que descobri o RGB quando adquiri um Ikegami TM20-17R, meu mundo mudou. A diferença de qualidade é inacreditável à primeira vista. Está sendo muito legal experenciar os jogos novamente, com tantos detalhes e provavelmente da maneira que os desenvolvedores/designers imaginaram e criaram os jogos, tendo em vista que eram utilizados monitores profissionais para a criação dos mesmos. O custo-benefício de um setup desses não é nada bom, no entanto. A melhor dica que posso dar para quem quer experenciar os jogos com uma boa qualidade e que não se importe em jogar no hardware original, seria um setup utilizando o Nintendo Wii. Uma boa CRT (Sony WEGA/Trinitron, JVC Art ou Série D, Samsung Dnie JR, LG Flatron, etc..) com um Nintendo Wii plugado via vídeo componente já trazem resultados sensacionais, pois o suporte à 240p do Wii aos emuladores do Homebrew Channel é nativo. Com 500 reais se faz uma super central de jogatina retro com ele, de Atari até CPS3. Agora, se você quer hardware original, não tem escapatória, vai ser bem mais caro mesmo.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
bem colocado @Leonardo Wilhelm , fico feliz que conseguiu conquistar um Ikegami, nunca vi um ao vivo, se puder postar fotos dele aqui assim que possível ira beneficar muito o tópico, realmente o dia que o BVM chegou aqui em casa que eu comecei a jogar nele foi algo inebriante, tantos jogos 2D como 3D e até filmes ou animes, o impacto foi tao grande que eu cheguei a rejogar vários games nele pois com a qualidade de imagem ganha é como se renovasse o sentimento de jogar cada game.

Infelizmente já taxaram essas telas de monitor gamer, eu peguei a muitos anos atrás quando estavam "SE DESFAZENDO MESMO", era entulho haha
também uso o Wii numa consumer CRT da SONY de 29" costumo rodar jogos de consoles que não possuo, arcade ou de super nintendo que fazem uso de chips especiais
fica muito bom mesmo, é uma ótima central de emulação e retrocompatibilidade um custo beneficio dos melhores

Agora uma novidade é que não somente para jogos retros, os tubões também oferecem uma qualidade fenomenais com os jogos atuais com tecnologias recentes cmo ray tracing
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
bem colocado @Leonardo Wilhelm , fico feliz que conseguiu conquistar um Ikegami, nunca vi um ao vivo, se puder postar fotos dele aqui assim que possível ira beneficar muito o tópico, realmente o dia que o BVM chegou aqui em casa que eu comecei a jogar nele foi algo inebriante, tantos jogos 2D como 3D e até filmes ou animes, o impacto foi tao grande que eu cheguei a rejogar vários games nele pois com a qualidade de imagem ganha é como se renovasse o sentimento de jogar cada game.

Infelizmente já taxaram essas telas de monitor gamer, eu peguei a muitos anos atrás quando estavam "SE DESFAZENDO MESMO", era entulho haha
também uso o Wii numa consumer CRT da SONY de 29" costumo rodar jogos de consoles que não possuo, arcade ou de super nintendo que fazem uso de chips especiais
fica muito bom mesmo, é uma ótima central de emulação e retrocompatibilidade um custo beneficio dos melhores

Agora uma novidade é que não somente para jogos retros, os tubões também oferecem uma qualidade fenomenais com os jogos atuais com tecnologias recentes cmo ray tracing



Opa Jefferson!

Quando chegar em casa eu posto algumas fotos dos Ikegamis, tenho dois modelos. Eu também uso um Nintendo Wii em uma CRT (Toshiba FACE) para os consoles que ainda não possuo ou ainda não tem mod RGB (PC Engine DUO e Sega CD, por exemplo) e os resultados são excepcionais. Diria que 80% das pessoas iriam estar bem servidas com um setup desses (Wii + CRT via vídeo componente). Para animes e filmes, uso um monitor VGA Samsung 796mb, a qualidade dele é magnífica (muito melhor do que uma FlatPanel aos meus olhos) e melhor, ganhei de um colega de trabalho! Segundo ele, era uma 'tranqueira sem valor algum'. Há!
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Então;

Adquiri um Ikegami TM20-17R (20", 600 TVL) e um Ikegami TM14-20RZ (14", 700 TVL) fazem alguns meses. Comprei os dois com um vendedor de São Paulo chamado de 'Souza PVM', ele tem monitores profissionais de todos os tipos, categorias, preços e entrega tudo revisado. Sou do Rio Grande do Sul e os dois monitores chegaram aqui sem problema algum, veio tudo muito bem embalado (em caixas gigantes de madeira).

O motivo de eu ter escolhido (2) Ikegamis foi baseado em preferência pessoal mesmo. O design do produto e a personalidade da imagem me agradaram mais do que os PVM's/BVM's, mesmo eu sabendo que os mesmos possuem imagens mais cristalinas e nítidas. Não sei se é assim com vocês, mas eu levo em conta o conjunto da obra, e não apenas o que trás a relativa melhor 'performance'. Mas enfim, eu normalmente uso o modelo de 14" para consoles até 16 bits e o modelo de 20" de 24 até 128 bits. Alguns dos meus consoles (Famicom AV e PC Engine DUO) não possuem mod RGB, então por enquanto estou jogando o Famicom AV na minha TV da infância (uma LG Cinemaster de 14") e o PC Engine estou rodando no Nintendo Wii via vídeo componente em uma magnífica Toshiba FACE 20". Então sem mais delongas, segue as imagens.


- Ikegami TM14-20RZ e Ikegami TM20-17R respectivamente

89256


- Um dos truques legais do Ikegami TM14-20RZ, diversos ajustes e comandos!

89257


- Exemplo de Imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Beyond Oasis, Mega Drive

89259


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ (700 TVL) -- Land of Illusion, Mega Drive 1 TecToy VA3 via SCART RGB

89260


- Exemplo de imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Secret of Mana em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

89264


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ -- Super Castlevania IV em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

89263


- Visão da poltrona da jogatina

89261


- Exemplo de imagem da Toshiba FACE rodando no Nintendo Wii via vídeo componente -- The Misadventures of Flink, Sega CD

89262


- LG Cinemaster 14" da infância com Famicom AV plugado via vídeo composto -- Metroid

89269


Como vocês devem ter percebido, o contraste e as cores desse monitor são insanas. Para quem gosta mais de cores, contraste, personalidade do que nitidez e planeja adquirir um monitor profissional, recomendo os Ikegamis e recomendo o Souza como vendedor. Quem quiser, posso passar o contato dele.

Enfim pessoal, legal ver que tem outras pessoas que gostam e ficam entusiasmados com todas essas facetas do nosso Hobby, RGB é certamente é um buraco bem fundo para se meter, mas tenho que dizer que é algo bem legal e não me arrependo. Acredito que também seja bem legal pensarmos em um estudo de alternativas para RGB com melhor custo-benefício, usando boas CRTs ou monitores VGA, acho que é algo que podemos também discutir mais. Qualquer dúvida, fico à disposição.

Viva a jogatina sincera!
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Será que emular jogos de PS1 e Saturn no Mednafen na resolução nativa em uma tubosa de CRT ficaria bom? Sem filtros, sem nada, apenas a resolução original.

Falhando muito pelo Tapatalk
 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Será que emular jogos de PS1 e Saturn no Mednafen na resolução nativa em uma tubosa de CRT ficaria bom? Sem filtros, sem nada, apenas a resolução original.

Falhando muito pelo Tapatalk

Um monitor VGA com as configurações corretas, como 2560x240@120hz, por exemplo, transforma-o em um monstro, ele vira um monitor profissional de 1000 TVLs. As pessoas tem um baita de um equipamento em casa sem nem perceber!

Segue um link com algumas informações sobre a utilização de monitor VGA em 240p.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.604
Reações
2.914
Pontos
1.264
Um monitor VGA com as configurações corretas, como 2560x240@120hz, por exemplo, transforma-o em um monstro, ele vira um monitor profissional de 1000 TVLs. As pessoas tem um baita de um equipamento em casa sem nem perceber!

Segue um link com algumas informações sobre a utilização de monitor VGA em 240p.

Era exatamente isso que ia perguntar aqui no tópico, tenho um Samsung Syncmaster de 17" aqui, só que quero ligar meu Wii nele.

Por enquanto estou usando uma Sony Wega de 21".

89304

89305
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Um monitor VGA com as configurações corretas, como 2560x240@120hz, por exemplo, transforma-o em um monstro, ele vira um monitor profissional de 1000 TVLs. As pessoas tem um baita de um equipamento em casa sem nem perceber!

Segue um link com algumas informações sobre a utilização de monitor VGA em 240p.
Engraçado, você citou exatamente o meu monitor atual. 1440p e 144hz. Infelizmente, o scanline não fica tão agradável no mame, mas até que não faz feio no PCSX2 e no Mednafen, se considerar o fato de que eu jogo em resolução nativa em ambos.
 

tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444
Parece que fica muito legal a imagem msm hein
Será que um curvo basicão fica bom tbm?
Se você já tiver o monitor, vale a pena testar. Você vai precisar de algum conversor/transcoder pra passar de Componente pra VGA.
Agora se for pra pegar um, não recomendaria pois geralmente eles são pequenos ("15 pra menos) e antigos, fabricados no começo de 2000. Vale mais a pena procurar um "17 tela plana de 2005~2008, menos chance de estarem desgastados com o tempo. E os preços são bem acessíveis, e se der sorte acha alguém querendo se livrar deles de graça. Só pega no frete mesmo.

Recomendo viu, forma mais barata de jogar em RGB numa CRT pois os preços das PVM estão ridículos demais.
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
Então;

Adquiri um Ikegami TM20-17R (20", 600 TVL) e um Ikegami TM14-20RZ (14", 700 TVL) fazem alguns meses. Comprei os dois com um vendedor de São Paulo chamado de 'Souza PVM', ele tem monitores profissionais de todos os tipos, categorias, preços e entrega tudo revisado. Sou do Rio Grande do Sul e os dois monitores chegaram aqui sem problema algum, veio tudo muito bem embalado (em caixas gigantes de madeira).

O motivo de eu ter escolhido (2) Ikegamis foi baseado em preferência pessoal mesmo. O design do produto e a personalidade da imagem me agradaram mais do que os PVM's/BVM's, mesmo eu sabendo que os mesmos possuem imagens mais cristalinas e nítidas. Não sei se é assim com vocês, mas eu levo em conta o conjunto da obra, e não apenas o que trás a relativa melhor 'performance'. Mas enfim, eu normalmente uso o modelo de 14" para consoles até 16 bits e o modelo de 20" de 24 até 128 bits. Alguns dos meus consoles (Famicom AV e PC Engine DUO) não possuem mod RGB, então por enquanto estou jogando o Famicom AV na minha TV da infância (uma LG Cinemaster de 14") e o PC Engine estou rodando no Nintendo Wii via vídeo componente em uma magnífica Toshiba FACE 20". Então sem mais delongas, segue as imagens.


- Ikegami TM14-20RZ e Ikegami TM20-17R respectivamente

Visualizar anexo 89256


- Um dos truques legais do Ikegami TM14-20RZ, diversos ajustes e comandos!

Visualizar anexo 89257


- Exemplo de Imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Beyond Oasis, Mega Drive

Visualizar anexo 89259


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ (700 TVL) -- Land of Illusion, Mega Drive 1 TecToy VA3 via SCART RGB

Visualizar anexo 89260


- Exemplo de imagem do Ikegami TM20-17R (600 TVL) -- Secret of Mana em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89264


- Exemplo de imagem do Ikegami TM14-20RZ -- Super Castlevania IV em um Super Nintendo 1CHIP via Scart RGB

Visualizar anexo 89263


- Visão da poltrona da jogatina

Visualizar anexo 89261


- Exemplo de imagem da Toshiba FACE rodando no Nintendo Wii via vídeo componente -- The Misadventures of Flink, Sega CD

Visualizar anexo 89262


- LG Cinemaster 14" da infância com Famicom AV plugado via vídeo composto -- Metroid

Visualizar anexo 89269


Como vocês devem ter percebido, o contraste e as cores desse monitor são insanas. Para quem gosta mais de cores, contraste, personalidade do que nitidez e planeja adquirir um monitor profissional, recomendo os Ikegamis e recomendo o Souza como vendedor. Quem quiser, posso passar o contato dele.

Enfim pessoal, legal ver que tem outras pessoas que gostam e ficam entusiasmados com todas essas facetas do nosso Hobby, RGB é certamente é um buraco bem fundo para se meter, mas tenho que dizer que é algo bem legal e não me arrependo. Acredito que também seja bem legal pensarmos em um estudo de alternativas para RGB com melhor custo-benefício, usando boas CRTs ou monitores VGA, acho que é algo que podemos também discutir mais. Qualquer dúvida, fico à disposição.

Viva a jogatina sincera!

FENOMENAL o teu cantinho cara, sem palavras!!

Parabéns, legal que esse Ikegami ejeta a parte dos controles e tem até um knob interno haha, com certeza eu entendo a estética também é importante
olhando as fotos eu não vejo diferença para os BVMs , esta simplesmente superba a qualidade!!!

Existe uma mágica nessa tecnologia inexplicável, o fator nostalgia também influência obviamente mas o sentimento de tentar emular o sentimento de antigamente
renovando ele com uma imagem melhor não tem preço.

E nunca houve uma época com tantas soluções para jogar games retrô mesmo em TVs modernas, isso que é o legal!

Mais uma novidade agora

 

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43
Se você já tiver o monitor, vale a pena testar. Você vai precisar de algum conversor/transcoder pra passar de Componente pra VGA.
Agora se for pra pegar um, não recomendaria pois geralmente eles são pequenos ("15 pra menos) e antigos, fabricados no começo de 2000. Vale mais a pena procurar um "17 tela plana de 2005~2008, menos chance de estarem desgastados com o tempo. E os preços são bem acessíveis, e se der sorte acha alguém querendo se livrar deles de graça. Só pega no frete mesmo.

Recomendo viu, forma mais barata de jogar em RGB numa CRT pois os preços das PVM estão ridículos demais.


Concordo plenamente. Vejo o monitor VGA como uma das melhores alternativas para jogar com qualidade e custo-benefício. Ganhei um Samsung 796m de 17" DE GRAÇA esses tempos!
 

galometal

Habitué da casa
Mensagens
273
Reações
454
Pontos
98
parabéns pela aquisição do ikegami leonardo, atualmente tenho dois monitores de referencia, jvc e pvm, como ja postei anteriormente são fantásticos em 240p pra baixo, porém nunca vi nada equipar ao tubo BA5-D da sony falando em conteúdos de 480i8949889499895008950189502
 
Ultima Edição:

Leonardo Wilhelm

Ser evoluído
Mensagens
61
Reações
167
Pontos
43

Caramba, sem palavras - Imagens sensacionais!

Realmente, as Sony WEGA/Trinitron de chassi BA5-D são realmente magníficas. Dois dias atrás adquiri uma Sony WEGA KV21-FA310 (chassi BA6) e já achei fantástico em vídeo componente com o meu Nintendo Wii. Legal saber que existem outras pessoas que, assim como eu, gostam e querem preservar este estilo old school de jogar videogame, além do apreço pela tecnologia, design e contexto desses artefatos todos. Pensei que fosse o único louco! HAHA
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Quando lhes perguntarem sobre a frase "retrogames foram feitos pra serem jogados em CRT"
Usem esse GIF, peçam para que a pessoa observe, principalmente, as nuvens no cenário
Também observem a planta ou os LEDs azuis

1569275093263.gif
 

G².

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.335
Reações
25.913
Pontos
803
Quando lhes perguntarem sobre a frase "retrogames foram feitos pra serem jogados em CRT"
Usem esse GIF, peçam para que a pessoa observe, principalmente, as nuvens no cenário
Também observem a planta ou os LEDs azuis

1569275093263.gif
Então, depende muito do jogo, e da própria TV. A grande maioria dos jogos 3D ficam horríveis em CRT, Silent Hill fica completamente saturado e Parasite Eve impossível de enxergar certos itens. Eu acho que scanline sempre funcionou melhor em jogos 2D devido à suavização que causa na imagem, e não deixa a vista tão cansada.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.868
Reações
50.974
Pontos
1.003
Então, depende muito do jogo, e da própria TV. A grande maioria dos jogos 3D ficam horríveis em CRT, Silent Hill fica completamente saturado e Parasite Eve impossível de enxergar certos itens.
Sim, esse é só um exemplo bom
Mas Parasite Eve fica muito bom com shader desses
Veja as balas na mesa no terceiro "frame" do GIF

1569314198500.gif
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.769
Reações
13.060
Pontos
453
Ontem eu vi uma bela Mitsubhishi 29" funcionando perfeitamente numa oficina e perguntei o preço, o dono falou que era de cliente e que não tinha nenhuma tubona pra vender (apesar da oficina está abarrotada delas), ai ele me explicou que o pessoal tá levando todas para a zona rural onde existem muitos assaltos e como elas são grandes, pesadas e obsoletas os ladrões não teriam muito interesse nelas, uma interessante alternativa, vida longa às nossas queridas tubosas... :kcool
 

tongshadow

Bam-bam-bam
Mensagens
56
Reações
137
Pontos
444
Dithering foi algo bastante usado no PS1 para dar impressão de mais cores já que o Hardware era limitado. O efeito realmente fica melhor em uma CRT mesmo, e mais notável ainda em video composto ou S-Video, da mesma forma que o Megadrive se utilizava de um efeito similar pra gerar transparência.
Os cenários de fundo pré-renderizados também se beneficiam bastante desse efeito.

Esse vídeo entra bem afundo sobre o assunto:
 

Jefferson Praxedes

Bam-bam-bam
Mensagens
2.061
Reações
7.599
Pontos
453
Legal esse recurso hein, o Gran Turismo 2 tem bastante , mesmo no final é bem perceptível, será que já fizeram algum patch que remova isso na ISO? Para poder testar no próprio PS1?

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo