O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Tópico dos Correios [+Greve, +Privatização]

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.858
Reações
52.060
Pontos
1.564
Tem que ter cuidado com esse "mercado competitivo": o @Trendkill falou que os correios "setam" para baixo os preços das entregas. Tem que ver como vai funcionar sem ele.

Edit: parabéns pela educação e bons argumentos. Têm uns usuários pró e contra que chegam de sola e sem a mínima argumentação. Complicado...

Sobre os correios setarem os preços para baixo, se o governos estiver disposto a subsidiar uma parte da operação (como ele faz com os correios) e deixar a concorrência fluir, a tendência é ser ainda mais barato.
Hoje os preços dessas transportadores se assemelha mto aos correios e em grandes centros são até mesmo menores e isso sem ajuda governamental.

Po, educação é o mínimo. Eu que agradeço a conversa, dialética é isso ae.

Aqui eu acho que as privatizações não funcionam de forma 100% benéfica ao consumidor.

Pelo exemplo das teles, o serviço do estado era muito b*sta e o da iniciativa privada hoje é somente b*sta. Porém se compararmos ao resto do mundo, temos uma média de velocidade absurdamente baixa a preços altíssimos. E pior, quando se abre o mercado nunca é totalmente como as pessoas pregam. No caso das teles foi criada a Anatel pra regular o mercado, e na minha opinião ela atua conforme o lobby do mercado.

Seguindo essa linha não seria nenhum absurdo se criassem uma agência nacional postal pra atender determinados interesses.



O modelo atual permite a concorrência sem nenhuma regulação estatal, porém o avanço esbarra na falta de estrutura do país e na diferença socioeconômica entre as regiões.

Teles é um exemplo um pouco complexo pois lida com tecnologia e economia de escala. A implementação de qualquer tipo de rede é caríssima e normalmente financiada por empresas e usuários afim de pagar a mais para ter (isso acontece em quase todas as áreas de tecnologia, até mesmo jogos, por exemplo o VR).

Dessa forma, comparar o Brasil com outros países é um exercício meio despropositado pelas particularidades do nosso querido país.

Eu, assim como vc, não gosto do serviço prestado pelas grandes porque sinto que é caro e não entrega o que promete, todavia isso é uma impressão, o nível de gente pistola com as empresas grandes aqui no BR é mto parecido com o resto do mundo. Quanto mais se tem, mais exigente se é.

Hoje as empresas tem conexões de ponta (em determinadas regiões) para manter o negócio fluindo, vc tem uma linha telefônica, literalmente, em segundos. E uma conexão de fibra ótica hoje já custa 3x menos que no início.

Dito isso, a operação dos correios é mto mas mto mais simples que isso, sério, é um serviço de receber mercadorias, armazenar e entregar. Nem mesmo algoritmos de previsão de demanda eles tem ou precisam ter.... como uma Amazon da vida.

O único risco real que eu vejo ao privatizar é o que sempre falam de regiões que não são interessantes, não terem suas agências. Todavia eu imagino que ter correios 100% financiado pelos impostos apenas nesses lugares (saindo e recebendo usando os players privados) seria mais barato do que manter toda a estrutura de hoje.

O que temos hoje é a exceção (Esses lugares) ditando a regra (ter uma empresa dessa estatal).
 

New_Wave

Lenda da internet
Mensagens
22.143
Reações
80.505
Pontos
1.559
O único risco real que eu vejo ao privatizar é o que sempre falam de regiões que não são interessantes, não terem suas agências. Todavia eu imagino que ter correios 100% financiado pelos impostos apenas nesses lugares (saindo e recebendo usando os players privados) seria mais barato do que manter toda a estrutura de hoje.

O que temos hoje é a exceção (Esses lugares) ditando a regra (ter uma empresa dessa estatal).

Finalmente alguém deu uma possível solução nesse tópico.

@Hitmanbadass você acredita que os agentes do governo que pretendem privatizar os Correios tenham pensado nisso? Pois ontem eu estava raciocinando sobre algo assim e principalmente sobre "os serviços" que são além do recebe e entrega de encomendas/cartas. Então o governo poderia criar uma empresa estatal só desses serviços que os Correios geria e com a privatização da empresa fazer exatamente isso que falou.

Acredito que esse é o único caminho a ser seguido.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.858
Reações
52.060
Pontos
1.564
Finalmente alguém deu uma possível solução nesse tópico.

@Hitmanbadass você acredita que os agentes do governo que pretendem privatizar os Correios tenham pensado nisso? Pois ontem eu estava raciocinando sobre algo assim e principalmente sobre "os serviços" que são além do recebe e entrega de encomendas/cartas. Então o governo poderia criar uma empresa estatal só desses serviços que os Correios geria e com a privatização da empresa fazer exatamente isso que falou.

Acredito que esse é o único caminho a ser seguido.

Eu particularmente gosto desse caminho porque o correio mantém seu "caráter social" do serviço com uma operação muito reduzida. Eu acho que o formato pode ter sido ponderado, o que iria contra ele é mais interesse político do que qualquer outra coisa.

"E os milhares de funcionário dos correios?"
"E os concursados com direito adquirido?"
"Então o Deus Mercado agora vai mandar nas empresas públicas?"

Meu ponto é, do ponto de vista lógico a operação dos correios não se sustenta mas politicamente, ao moralizar o assunto, vira essa bagunça toda e por isso acaba sendo uma opção 8 ou 80.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Finalmente alguém deu uma possível solução nesse tópico.

@Hitmanbadass você acredita que os agentes do governo que pretendem privatizar os Correios tenham pensado nisso? Pois ontem eu estava raciocinando sobre algo assim e principalmente sobre "os serviços" que são além do recebe e entrega de encomendas/cartas. Então o governo poderia criar uma empresa estatal só desses serviços que os Correios geria e com a privatização da empresa fazer exatamente isso que falou.

Acredito que esse é o único caminho a ser seguido.

Esse modelo faz com que a privatização entregue todos os serviços lucrativos e bens (que valem um bocado) para empresas privadas e deixe os serviços deficitários pro governo.

Do ponto de vista da economicidade não faz sentido algum. Se isso for feito vai ficar bem na cara a intenção do Guedes.
 


Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
"E os milhares de funcionário dos correios?"
"E os concursados com direito adquirido?"
"Então o Deus Mercado agora vai mandar nas empresas públicas?"

Eles são empregados públicos, contradados sob o regime da CLT. "é só pagar os direitos" e mandar todo mundo embora.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Todos? Não sabia, achei que fosse algo tipo Banco do Brasil, onde são CLT mas com direitos de estabilidade.

Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mistas tem personalidade jurídica de direito privado. A contratação é feita via CLT e não há estabilidade.

O que ocorre que é se exige concurso público pra admissão e a demissão pode ser feita por justa causa.

Então se o governo quiser privatizar ou extinguir não há necessidade de manter os funcionários, basta pagar os direitos.

edit: @Hitmanbadass

Olhei aqui e empresas públicas até podem demitir sem justa causa, desde que a demissão seja motivada. Entendimento do STF.
 
Ultima Edição:

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.858
Reações
52.060
Pontos
1.564
Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mistas tem personalidade jurídica de direito privado. A contratação é feita via CLT e não há estabilidade.

O que ocorre que é se exige concurso público pra admissão e a demissão só pode ser feita por justa causa.

Então se o governo quiser privatizar ou extinguir não há necessidade de manter os funcionários, basta pagar os direitos.

Sim, entendi. Dessa forma, eu não vejo nenhum motivo objetivo para se manter, é mais a questão de ninguém querer assinar a demissão de um monte de gente, se já não existia esse incentivo antes, imagina agora durante a crise Covid Pos Covid
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Há muitos tolos aqui acreditando que após a privatização teremos serviço padrão UPS custando 40% menos. Vão nessa.
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.967
Pontos
1.529
Otimizar essa infraestrutura de logística no Brasil é algo que ninguém quer fazer. O país é totalmente dependente da malha rodoviária.

É algo a longo prazo e a ser muito bem planejado, algo que brasileiro não está acostumado a fazer.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Seu partido do coração faliu o país, esquece isso de ferrovia

Primeiro se livra de toda estatal que der nem que seja a preço de banana, depois dá pra pensar nisso
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Seu partido do coração faliu o país, esquece isso de ferrovia

Primeiro se livra de toda estatal que der nem que seja a preço de banana, depois dá pra pensar nisso
Jovem,

Eu não tenho partido do coração nem político de estimação.

Tentei abordar o que foi dito aqui de forma realista e pragmática.

Se você não tem capacidade de fazer isso me coloca na ignore. Eu não tenho tempo pra encheção de saco não.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.172
Reações
68.967
Pontos
1.529
Jovem,

Eu não tenho partido do coração nem político de estimação.

Tentei abordar o que foi dito aqui de forma realista e pragmática.

Se você não tem capacidade de fazer isso me coloca na ignore. Eu não tenho tempo pra encheção de saco não.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Aham, todo mundo acredita que você não tem
 

a r

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
967
Reações
1.779
Pontos
584
Empresas Públicas e Sociedade de Economia Mistas tem personalidade jurídica de direito privado. A contratação é feita via CLT e não há estabilidade.

O que ocorre que é se exige concurso público pra admissão e a demissão pode ser feita por justa causa.

Então se o governo quiser privatizar ou extinguir não há necessidade de manter os funcionários, basta pagar os direitos.

edit: @Hitmanbadass

Olhei aqui e empresas públicas até podem demitir sem justa causa, desde que a demissão seja motivada. Entendimento do STF.

Na verdade, não pode não. Felizmente o STF bateu o martelo recentemente.

Esse texto é muito bom sobre o assunto e sobre o que o governo tentava fazer com essa possibilidade


"A competição que o governo defende seria capenga: podendo demitir qualquer um, seria necessário poder contratar qualquer um. Que tal? Sob a balela da competição de mercado, se contrata qualquer um, sem concurso. Se já fosse assim, provavelmente seríamos colegas de toda a família do Queiroz, por exemplo.

Na Caixa, o exemplo de contratar qualquer um é didático: o presidente Pedro Guimarães nomeou seu personal trainer como consultor da Presidência.

No Banco do Brasil, o filho do general Hamilton Mourão, que é funcionário concursado do banco, foi catapultado na carreira. Primeiro como assessor da presidência, depois como gerente executivo de marketing e comunicação.

Imagina o que esse governo desqualificado fará dentro das estatais, se puder demitir empregados sem nenhuma justificativa, inclusive por perseguição política. E se, na sequência, ainda emplacar a contratação de qualquer um sem concurso.

Uma festa danada…"
 

Megalith

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.227
Reações
41.352
Pontos
1.064
Sábado recebi uma encomenda de SP em apenas 3 dias, isso À TARDE.

Uma coisa que sempre presto atenção é na embalagem, coisa bem feita, as etiquetas mostram que usam um sistema de logística eficiente de separação de mercadorias.

Estão de parabéns mesmo, chupa Curreius.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.858
Reações
52.060
Pontos
1.564
Bom texto "contrata qualquer um", como se fazer uma prova transformasse alguém em alguém especial, seres especiais que conseguem não lucrar decentemente com toda a ajuda possível.

Caixa é economia mista, vai procurar bizarrice na diretoria de banco que tem concorrência real pra ver.

Ser atrelado ao estado é o principal problema desses casos mas, enfim, exigir algum nexo causal em artigo de sindicato seria meio demais.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Bom texto "contrata qualquer um", como se fazer uma prova transformasse alguém em alguém especial, seres especiais que conseguem não lucrar decentemente com toda a ajuda possível.

Caixa é economia mista, vai procurar bizarrice na diretoria de banco que tem concorrência real pra ver.

Ser atrelado ao estado é o principal problema desses casos mas, enfim, exigir algum nexo causal em artigo de sindicato seria meio demais.

Enviado de meu MI 9 usando o Tapatalk
Fazer uma prova não transforma ninguém em ser especial, nem determina que o aprovado tem mais conhecimento do que um reprovado, ou que tem mais habilidades pra exercer o cargo ou emprego.

O problema é que esse critério de seleção é o mais objetivo que temos. De deixarmos critérios subjetivos só vai entrar quem for alinhado com o partido atual e vai chover rachadinha.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.858
Reações
52.060
Pontos
1.564
Fazer uma prova não transforma ninguém em ser especial, nem determina que o aprovado tem mais conhecimento do que um reprovado, ou que tem mais habilidades pra exercer o cargo ou emprego.

O problema é que esse critério de seleção é o mais objetivo que temos. De deixarmos critérios subjetivos só vai entrar quem for alinhado com o partido atual e vai chover rachadinha.

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk

Para empresas públicas eu concordo que prova seja objetivo embora, para mim, a estabilidade tenha que estar alinhada à produtividade (mas não é o foco aqui do tópico),

Veja, nesse caso dos correios, estou me referindo ao fato de se privatizar MESMO, não de ser uma operação ainda controlada pelo estado.

Numa empresa privada que quer lucrar, que tem investidores, que precisa dar resultado pq precisa se manter, esses exemplos que deu (Rachadinha etc) não pode existir.

Ou se existe, em algum momento a casa cai, uso como exemplo o fundador do WeWork que gastava UMA NOTA em jatinhos e festas enormes na empresa e quando os resultados começaram a ficar insustentáveis foi "saído".

Não dá para replicar o que acontece em órgão/empresa pública, na privada, os incentivos e restrições (no caso de uma empresa pública, dar prejuízo tem 0 impacto para quem trabalha nela) são diametralmente opostos.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Na verdade, não pode não. Felizmente o STF bateu o martelo recentemente.

Esse texto é muito bom sobre o assunto e sobre o que o governo tentava fazer com essa possibilidade


"A competição que o governo defende seria capenga: podendo demitir qualquer um, seria necessário poder contratar qualquer um. Que tal? Sob a balela da competição de mercado, se contrata qualquer um, sem concurso. Se já fosse assim, provavelmente seríamos colegas de toda a família do Queiroz, por exemplo.

Na Caixa, o exemplo de contratar qualquer um é didático: o presidente Pedro Guimarães nomeou seu personal trainer como consultor da Presidência.

No Banco do Brasil, o filho do general Hamilton Mourão, que é funcionário concursado do banco, foi catapultado na carreira. Primeiro como assessor da presidência, depois como gerente executivo de marketing e comunicação.

Imagina o que esse governo desqualificado fará dentro das estatais, se puder demitir empregados sem nenhuma justificativa, inclusive por perseguição política. E se, na sequência, ainda emplacar a contratação de qualquer um sem concurso.

Uma festa danada…"

Eu não sabia dessa decisão, é coisa bem recente e pelo menos pra mim fez sentido.

E olha que as estatais citadas são as conhecidas. Eu citei várias desconhecidas aqui que são cabidão de emprego e a população não reclama um ai.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.077
Reações
47.631
Pontos
2.009
Papel social de empresa é emprego.
Papel social de Estatal é roubo oficial.
:kjoinha

Seria mais fá
Para empresas públicas eu concordo que prova seja objetivo embora, para mim, a estabilidade tenha que estar alinhada à produtividade (mas não é o foco aqui do tópico),

Veja, nesse caso dos correios, estou me referindo ao fato de se privatizar MESMO, não de ser uma operação ainda controlada pelo estado.

Numa empresa privada que quer lucrar, que tem investidores, que precisa dar resultado pq precisa se manter, esses exemplos que deu (Rachadinha etc) não pode existir.

Ou se existe, em algum momento a casa cai, uso como exemplo o fundador do WeWork que gastava UMA NOTA em jatinhos e festas enormes na empresa e quando os resultados começaram a ficar insustentáveis foi "saído".

Não dá para replicar o que acontece em órgão/empresa pública, na privada, os incentivos e restrições (no caso de uma empresa pública, dar prejuízo tem 0 impacto para quem trabalha nela) são diametralmente opostos.

Então, creio que tu esteja confundindo alguns conceitos.

Concurso público é exigido pra toda administração direta e indireta. No caso das empresas públicas não há estabilidade no emprego, pois eles são regidos por CLT e podem ser demitidos por justa causa. Porém nos regimentos internos dessas empresas tem normativos que dizem que em caso de insuficiência de desempenho existe sim a possibilidade de demissão. Por isso no meu post anterior eu falei da demissão motivada mas o @a r trouxe uma informação mais recente.

No caso dos servidores públicos, eles também são admitidos por concurso público, porém são regidos por um estatuto (diferente das regras da CLT) e existe a previsão de estabilidade mas ela não é absoluta. Uma das formas de exoneração de servidor estável é a insuficiência de desempenho.

Os mecanismos de cobrança de eficiência e produtividade existem.

Sobre o que eu falei ali da rachadinha é o que eu acredito que aconteceria se demitissem esses concursados pra colocar os indicados políticos. E é o que vai acontecer se essa reforma administrativa passar.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.131
Reações
41.952
Pontos
1.003
Acabei de fazer uma postagem de logística reversa pelo serviço aqui em curitiba

me atenderam normal.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.692
Reações
30.097
Pontos
1.129
aBQc2DN.png
wtf o topico é dos correios moço
 
Topo Fundo