O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Informal do Desemprego da OS - Compartilhe seus perrengues aqui

solitarioplayer

Ser evoluído
Mensagens
14
Reações
25
Pontos
23
Aproveitando o tópico, tenho 2 irmãos que não terminaram a faculdade e hoje trabalham em empregos ganhando na faixa de mil e poucos.

Pra quem só terminou ensino médio o que vocês recomendariam a fazer para ganhar maiores salários ? Investir em cursos técnicos do Senai por exemplo seria uma boa ?

tendo um curso técnico ou superior dificilmente vai conseguir um salario inicial alto, pois é apenas um trainee claro existem casos isolados que se consegue mas é difícil.
mas tem de contar que não vai ser um cargo de "peão" e ganhará um pouco a mais.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Alguém aqui trabalha de Uber em cidade do interior ou conhece alguém? Media de 280 mil habitantes e lotado de mototáxi. Meu carro é velho, precisaria investir em carro. Andei lendo que a maioria usa como uma segunda fonte de renda. Ta osso.
Esse será um plano que colocarei em prática a partir de julho. Usar como uma fonte de renda extra. Até lá estudarei melhor o andamento do mercado. Gasolina só subindo ta osso. E não tenho interesse em colocar GNV pq revenda depois é um parto.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Alguém aqui trabalha de Uber em cidade do interior ou conhece alguém? Media de 280 mil habitantes e lotado de mototáxi. Meu carro é velho, precisaria investir em carro. Andei lendo que a maioria usa como uma segunda fonte de renda. Ta osso.
Aqui tem 400 mil e nego tira estourando R$500,00 por semana rodando o dia todo.
 

Urundeuva

Bam-bam-bam
Mensagens
1.904
Reações
3.364
Pontos
303
Aqui tem 400 mil e nego tira estourando R$500,00 por semana rodando o dia todo.
Putz, ai é complicado e com a gasolina so aumentando vai piorar. Na net os caras falam que tiram 1300 por semana e uns 850 livre. mas resta saber qual cidade e tal. Valeu.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.900
Reações
20.838
Pontos
453
500 pau na gasolina
Isso num país onde o salário mínimo não chega nem a 1000 reais por mês

Como que faz? Ou não faz? ...
 


Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.742
Reações
13.773
Pontos
803
27 africanos chegaram ilegalmente aqui na costa do maranhao numa embarcacao que ficou a deriva

Tudo da nigeria, serra leoa e tal, chegaram dizendo procurando emprego e justo aqui no maranhao

fiquei :kkk

coitados, sabem de nada inocente, muito boa sorte pra eles.
 

AzraelR

Bam-bam-bam
Mensagens
4.900
Reações
20.838
Pontos
453
27 africanos chegaram ilegalmente aqui na costa do maranhao numa embarcacao que ficou a deriva

Tudo da nigeria, serra leoa e tal, chegaram dizendo procurando emprego e justo aqui no maranhao

fiquei :kkk

coitados, sabem de nada inocente, muito boa sorte pra eles.

Pra eles o Brasil é o paraíso.
Agora tu imagina se eles saem do país deles e vão parar na Flórida ou Austrália da vida.

Aí vão achar que morreram e estão no céu. :kkk
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.777
Reações
134.088
Pontos
2.139
27 africanos chegaram ilegalmente aqui na costa do maranhao numa embarcacao que ficou a deriva

Tudo da nigeria, serra leoa e tal, chegaram dizendo procurando emprego e justo aqui no maranhao

fiquei :kkk

coitados, sabem de nada inocente, muito boa sorte pra eles.

Amigo, o cara saiu de Serra Leoa, qualquer favela do interior do Nordeste é paraíso pra ele.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Novamente na fila do desemprego.
Primeira vez que fui demitida, mas não terei direito ao seguro-desemprego porque trabalhei menos de 12 meses.

Foda... a empresa só me contratou pra 1 projeto que já acabou e não tinha perspectivas futuras, me prometeram levar pra filial de Curitiba antes de me contratarem... No fim, só tomei no c* mesmo.
Quero sair de SP, mas tá difícil achar emprego em outra cidade.
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.098
Reações
5.855
Pontos
1.049
Novamente na fila do desemprego.
Primeira vez que fui demitida, mas não terei direito ao seguro-desemprego porque trabalhei menos de 12 meses.

Foda... a empresa só me contratou pra 1 projeto que já acabou e não tinha perspectivas futuras, me prometeram levar pra filial de Curitiba antes de me contratarem... No fim, só tomei no c* mesmo.
Quero sair de SP, mas tá difícil achar emprego em outra cidade.
Quais suas áreas de atuação?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Novamente na fila do desemprego.
Primeira vez que fui demitida, mas não terei direito ao seguro-desemprego porque trabalhei menos de 12 meses.

Foda... a empresa só me contratou pra 1 projeto que já acabou e não tinha perspectivas futuras, me prometeram levar pra filial de Curitiba antes de me contratarem... No fim, só tomei no c* mesmo.
Quero sair de SP, mas tá difícil achar emprego em outra cidade.

Triste, eu não queria ter que trabalhar em SP, mas estou tendo que subir e descer todo dia, tristeza, mas infelizmente aqui na baixada não tem nada.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Quais suas áreas de atuação?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk
Analista de negócios de TI... Analista funcional, de requisitos, de projetos, de processos.
Deveria ter focado mais em desenvolvimento, pelo menos poderia escolher entre mais opções.
Fiz especialização em AngularJS, Angular, node, noSql...mas preciso de mais xp.
Foda é começar como Jr em outra função sendo Sr hoje.
 

Suzukinha

Bam-bam-bam
Mensagens
1.230
Reações
2.972
Pontos
303
Triste, eu não queria ter que trabalhar em SP, mas estou tendo que subir e descer todo dia, tristeza, mas infelizmente aqui na baixada não tem nada.
Triste nosso litoral. Tenho casa no litoral norte, adoraria morar lá... Mas sem trabalho por lá não dá.
 

Cute Black Cat

Bam-bam-bam
Mensagens
1.308
Reações
2.623
Pontos
453
Alguém da area de TI aqui ?
Comecei essa semana PHP e o medo de ficar desempregado pos curso é grande. Sinceramente, se nao consegui um emprego depois de formado, não sei o que faço.
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Aproveitando o gancho eu fiz um tópico, sobre o motivo de Ti ser tão criticado, pois se você pergunta sobre a área as respostas são:

50% - Faz medicina
30% - Saia do Brasil
20% - Já disse medicina?

E eu juro que não entendo, é tanto ódio em conjunto que e eu ficava preocupado, pois eu gosto de TI, gosto de programar, acho divertido isso tudo até, mas em meu ciclo familiar não tem profissionais em TI e não tenho amigos/colegas, por isso eu ficava meio que perdido.
Só que eu fui atrás de conhecimento, já chamei users aqui do fórum como o @dk120 para pedir conselhos da área e ter varias informações possíveis.
Continuo buscando conhecimentos, mas não sentado sem fazer nada, faço uns serviços ai e invisto o que ganho em estudos, faculdade, cursos online para aprender novas linguagens e por ai vou indo ... penso o mesmo que o user @-Kbça- , não vou ficar reclamando e chorando
se muitos se sentem fracassados sendo programadores por exemplo, azar o deles, mas a pergunta que não se cala, o que eles fizeram para mudar a situação? Nada.
Reclamar é mole, mas reclamar não paga as contas e nem lhe ajuda a evoluir em sua vida profissional.

Cara, nao confie na outerspace pra tomar tuas decisões de vida. Nao tô dizendo que toda informação aqui é errada, mas fica com o pé atrás -- tu já nao notou o tanto de bobagem que é dita sobre outros assuntos?
Por exemplo, eu sou só estagiário de programação por enquanto, mas já reconheço umas coisas que nao se aplicam a mim (ou à cidade onde moro), tipo esse post:
O que eu quero dizer que até para estágio eles querem que o cara já saia sabendo uma porrada de coisa para fazer uma porrada de coisa, tudo para ganhar uma miséria de R$600,00 + auxílios .
Sim, existe bastante estágio de 800 reais. De 600 sao poucas. Mas existe muito estágio que paga um pouco mais de 1000 e nao é tao difícil de pegar.

Sobre exigirem 1000 tecnologias pra estagiário, nao é exatamente tão terrível quanto parece. O combo PHP+javascript+html+css+bootstrap+JQuery, por exemplo, ou seja, 6 tecnologias diferentes, dá pra aprender relativamente rápido, nas férias da faculdade (já tendo uma base de programaçao dada pela faculdade em outra linguagem). Pq jquery e javascript sao parecidos, PHP pra montar um site tu só precisa do básico, bootstrap eh só ler a documentação etc...Pra estágio tu só precisa do basicão mesmo dessas tecnologias.
Claro, se tu nao gosta de assistir cursos no youtube/udemy no tempo livre, talvez esteja na área errada.

Sobre exigirem experiência pra estágio, o caminho comum do programador é ficar 6 meses em estágio de Suporte no início. É uma m****, mas depois disso as vagas de programação começam a se abrir.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Cara, nao confie na outerspace pra tomar tuas decisões de vida. Nao tô dizendo que toda informação aqui é errada, mas fica com o pé atrás -- tu já nao notou o tanto de bobagem que é dita sobre outros assuntos?
Por exemplo, eu sou só estagiário de programação por enquanto, mas já reconheço umas coisas que nao se aplicam a mim (ou à cidade onde moro), tipo esse post:

Sim, existe bastante estágio de 800 reais. De 600 sao poucas. Mas existe muito estágio que paga um pouco mais de 1000 e nao é tao difícil de pegar.

Sobre exigirem 1000 tecnologias pra estagiário, nao é exatamente tão terrível quanto parece. O combo PHP+javascript+html+css+bootstrap+JQuery, por exemplo, ou seja, 6 tecnologias diferentes, dá pra aprender relativamente rápido, nas férias da faculdade (já tendo uma base de programaçao dada pela faculdade em outra linguagem). Pq jquery e javascript sao parecidos, PHP pra montar um site tu só precisa do básico, bootstrap eh só ler a documentação etc...Pra estágio tu só precisa do basicão mesmo dessas tecnologias.
Claro, se tu nao gosta de assistir cursos no youtube/udemy no tempo livre, talvez esteja na área errada.

Sobre exigirem experiência pra estágio, o caminho comum do programador é ficar 6 meses em estágio de Suporte no início. É uma m****, mas depois disso as vagas de programação começam a se abrir.
Sobre os estágios, depende da região. Onde eu moro, pelo menos por enquanto, não vi nenhum estágio que pague acima de R$ 500 - esse valor em estágios de empresas medianas- grandes. Não adianta usar o que a galera fala por aqui em 100% dos casos. Mas no MEU caso e a do @MegaByte 2.0 não conseguimos encontrar estágios descentes por aqui. Sendo, que, para suprir a falta de estágios, tem alguns pólos de universidades que estão criando empresas junior (ou projetos na faculdade mesmo) pra tentar amenizar isso. Não sei onde você mora, mas eu acho que em cidades (ou regiões metropolitanas) muito grandes deve ser diferente, já que deve ter muita empresa, e logico vagas para estagiários. Mais uma dica aqui, se você mora em cidade pequena (ou em regiões longe da capital) e quer entrar na área da T.I se prepara pra pegar o beco assim que terminar o curso.
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Estágio é várzea pra cacete, varia demais os salários, o que é exigido para a vaga.

Geralmente, os melhores estágios vão estar nas capitais, pelo menos na época que eu procurava era assim.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Estágio é várzea pra cacete, varia demais os salários, o que é exigido para a vaga.

Geralmente, os melhores estágios vão estar nas capitais, pelo menos na época que eu procurava era assim.
E ainda tá assim. Mas o que eu mais reclamo nem é pelo salário, é pela escassez de estágio ou quando se cobra mais o que devia de um recém formado.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
E ainda tá assim. Mas o que eu mais reclamo nem é pelo salário, é pela escassez de estágio ou quando se cobra mais o que devia de um recém formado.

Na minha época de procura por estágios tinha bastante opção até, não sabia que hoje está assim tão escasso.
 

attempt

Bam-bam-bam
Mensagens
5.634
Reações
839
Pontos
309
Sobre os estágios, depende da região. Onde eu moro, pelo menos por enquanto, não vi nenhum estágio que pague acima de R$ 500 - esse valor em estágios de empresas medianas- grandes. Não adianta usar o que a galera fala por aqui em 100% dos casos. Mas no MEU caso e a do @MegaByte 2.0 não conseguimos encontrar estágios descentes por aqui. Sendo, que, para suprir a falta de estágios, tem alguns pólos de universidades que estão criando empresas junior (ou projetos na faculdade mesmo) pra tentar amenizar isso. Não sei onde você mora, mas eu acho que em cidades (ou regiões metropolitanas) muito grandes deve ser diferente, já que deve ter muita empresa, e logico vagas para estagiários. Mais uma dica aqui, se você mora em cidade pequena (ou em regiões longe da capital) e quer entrar na área da T.I se prepara pra pegar o beco assim que terminar o curso.
Caraca. É, no meu caso, eu tô em Porto Alegre.
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Tá demais. Mas creio que aqui, pelo menos o que eu acho, sempre foi assim.

Complicado morar em cidade pequena (que acredito que seja o seu caso) e procurar estágio em TI, geralmente não tem nada, até aqui em Santos que deveria ser um pouco melhor pra achar alguma é uma m**** pra área.
 

Rickodez

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.291
Reações
10.544
Pontos
794
27 africanos chegaram ilegalmente aqui na costa do maranhao numa embarcacao que ficou a deriva

Tudo da nigeria, serra leoa e tal, chegaram dizendo procurando emprego e justo aqui no maranhao

fiquei :kkk

coitados, sabem de nada inocente, muito boa sorte pra eles.
Logo estão vendendo algo na rua, esses africanos manjam de trambique.
56c78dce2a0fa.jpeg

5145fbcebd5a1.jpeg
 

mendingo_26

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.556
Reações
91.762
Pontos
1.254
Sobre os estágios, depende da região. Onde eu moro, pelo menos por enquanto, não vi nenhum estágio que pague acima de R$ 500 - esse valor em estágios de empresas medianas- grandes. Não adianta usar o que a galera fala por aqui em 100% dos casos. Mas no MEU caso e a do @MegaByte 2.0 não conseguimos encontrar estágios descentes por aqui. Sendo, que, para suprir a falta de estágios, tem alguns pólos de universidades que estão criando empresas junior (ou projetos na faculdade mesmo) pra tentar amenizar isso. Não sei onde você mora, mas eu acho que em cidades (ou regiões metropolitanas) muito grandes deve ser diferente, já que deve ter muita empresa, e logico vagas para estagiários. Mais uma dica aqui, se você mora em cidade pequena (ou em regiões longe da capital) e quer entrar na área da T.I se prepara pra pegar o beco assim que terminar o curso.

Aqui em Maceió estágio T.I. é complicado, na maior parte das vezes pagam R$ 545,00 (incluso transporte) ou quando pedem esses requisitos

v1f7gHZ.png


Na maioria esmagadora só tem estágios a R$400,00 para suporte técnico I, II. Já emprego para desenvolvedor ou mesmo na parte técnica a maioria pedem até R$ 1.000,00 (poucas empresas pagam acima disso), fora as muitas especificações pelo salário recebido

2GPtTM7.png


nv0DGaK.png


d8Eh4tB.png


DRVJWmy.png
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Aqui em Maceió estágio T.I. é complicado, na maior parte das vezes pagam R$ 545,00 (incluso transporte) ou quando pedem esses requisitos

v1f7gHZ.png


Na maioria esmagadora só tem estágios a R$400,00 para suporte técnico I, II. Já emprego para desenvolvedor ou mesmo na parte técnica a maioria pedem até R$ 1.000,00 (poucas empresas pagam acima disso), fora as muitas especificações pelo salário recebido

2GPtTM7.png


nv0DGaK.png


d8Eh4tB.png


DRVJWmy.png
Eu acho que o eixo norte-nordeste é um lixo para tecnologia...
Só o centro-sul presta.
O centro oeste aidan tem ressalvas, mais o sudeste e sul são ótimos locais.
-----
Olha mais sendo sincero, eu repensaria minha profissão se morasse nesses locais.
Eu gosto da minha família, eu não tenho o interesse em sair daqui e ir para outro lugar.
Se eu kbça morasse no interior iria fazer agronomia ou alguma coisa que me fizesse arrumar emprego por ai mesmo. Iria olhar o que tem futuro, e entrar nessa.

Muitas vezes queremos fazer o que temos afinidade, mais eu penso que o dinheiro somado a sua capacidade te define mais.
Se você gosta de tecnologia, você pode continuar gostando dela como hobby, e profissionalmente exercer outra profissão.
Não pode ser 8 ou 80, se não tem mercado, procura outra coisa, continua o seu gosto como hobby.
Afinidade não enche barriga.

Meu pai trabalhou a vida inteira em um lugar que ele não gostava, mais ele mesmo disse que não se arrepende, que por causa daquele serviço ele sustentou nós e conseguir nos dar um futuro melhor. Ele poderia estar fazendo o que gostava, mais decidiu fazer o que "tinha" por um bem maior...
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.777
Reações
134.088
Pontos
2.139
Meu pai trabalhou a vida inteira em um lugar que ele não gostava, mais ele mesmo disse que não se arrepende, que por causa daquele serviço ele sustentou nós e conseguir nos dar um futuro melhor. Ele poderia estar fazendo o que gostava, mais decidiu fazer o que "tinha" por um bem maior...

É isso que significa ser pai.
 

maquinarama

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.248
Reações
22.569
Pontos
1.324
É isso que significa ser pai.
Eu escolhi não ser pai para não ficar escravo do sistema. Me dá um terror danado pensar em ficar preso num emprego que pode até prejudicar sua saúde em razão de ter filhos.

Enviado de meu ONEPLUS 5T usando Tapatalk
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.209
Reações
23.312
Pontos
1.619
Apenas pra atualização:

Como já estava previsto (devido a, acredito eu, alguma roubalheira na área de arrecadação do sindicato), eu acabei de assinar o meu Aviso Prévio.

Graças a Deus, ainda tenho uma forma de escapar (tem duas perspectivas de emprego que estão pra ser concretizadas. Espero que uma delas se realize ANTES de acabar meu A.P. pra que eu não precise de mexer nas parcelas do Seguro 'Desespero'!

Como havia pedido antes, rezem por mim pra conseguir isso logo. Não quero deixar minha família em maus lençóis....:knojo
 

Vlaew

Bam-bam-bam
Mensagens
2.048
Reações
3.167
Pontos
303
Boa Noite Galera pra alguém que tenha experiencia nesse assunto :

Nunca Recebi PIS e tava querendo saber se tenho direito agora.
Seguinte, Primeiro trampo de carteira assinada foi em 2013 e fiquei uns 3 meses somente enfim ..
Um tempo depois entrei em outra firma em 2014 e fiquei uns 2 anos e saí da firma em janeiro de 2017
Nesse meio tempo em fiquei autônomo ...

Por não estar mais de carteira assinada e por conta própria agora será que tenho direito a essa grana extra ?

Agradeço a atenção
 

Grose

Bam-bam-bam
Mensagens
8.007
Reações
12.438
Pontos
459
Boa Noite Galera pra alguém que tenha experiencia nesse assunto :

Nunca Recebi PIS e tava querendo saber se tenho direito agora.
Seguinte, Primeiro trampo de carteira assinada foi em 2013 e fiquei uns 3 meses somente enfim ..
Um tempo depois entrei em outra firma em 2014 e fiquei uns 2 anos e saí da firma em janeiro de 2017
Nesse meio tempo em fiquei autônomo ...

Por não estar mais de carteira assinada e por conta própria agora será que tenho direito a essa grana extra ?

Agradeço a atenção
Depende, pelo tempo desde que você assinou a carteira pela primeira vez teria direito. Eu tive duvida se teria quando recebi pela primeira vez, se era 5 anos por tempo total trabalhado ou a partir do primeiro registro, felizmente não é pela soma de tempo de todos os trabalho.

Agora tem um porém que ferra mesmo com aqueles que ganham pouco, para ter direito deve ter trabalhado pelo menos 30 dias registrado no ano anterior e a soma total dos valores recebidos no ano não pode ultrapassar dois salários mínimos mensais. Eu como me recuso fazer horas extras normalmente recebo o PIS, meus amigos que excediam seus horários perdiam o direito pelo complemento ultrapassar a média necessária.

Resumindo, se começou a trabalhar registrado em 2013, trabalhou pelo menos 30 dias registrado no ano passado e a soma não ultrapassou dois salários mínimos, você deve ter direito ao PIS.
 

Vlaew

Bam-bam-bam
Mensagens
2.048
Reações
3.167
Pontos
303
Depende, pelo tempo desde que você assinou a carteira pela primeira vez teria direito. Eu tive duvida se teria quando recebi pela primeira vez, se era 5 anos por tempo total trabalhado ou a partir do primeiro registro, felizmente não é pela soma de tempo de todos os trabalho.

Agora tem um porém que ferra mesmo com aqueles que ganham pouco, para ter direito deve ter trabalhado pelo menos 30 dias registrado no ano anterior e a soma total dos valores recebidos no ano não pode ultrapassar dois salários mínimos mensais. Eu como me recuso fazer horas extras normalmente recebo o PIS, meus amigos que excediam seus horários perdiam o direito pelo complemento ultrapassar a média necessária.

Resumindo, se começou a trabalhar registrado em 2013, trabalhou pelo menos 30 dias registrado no ano passado e a soma não ultrapassou dois salários mínimos, você deve ter direito ao PIS.
Valeu pela atenção velho [emoji122]

Enviado de meu SM-G531H usando o Tapatalk
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.777
Reações
134.088
Pontos
2.139
Medo do desemprego sobe e chega a maior nível desde 1996, diz CNI
5-6 minutos

Medo do desemprego cresceu mais para os homens, pessoas com menor grau de instrução e entre quem ganha até 1 salário mínimo.

Por Marta Cavallini, G1

10/07/2018 10h25 Atualizado há 4 horas

Medo do desemprego cresce entre os menos instruídos e quem ganham menos (Foto: BOM DIA BRASIL )

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que o medo do desemprego cresceu em junho entre os brasileiros e chegou ao mesmo nível de 1996, quando começou a série histórica.

O Índice do Medo do Desemprego subiu para 67,9 pontos em junho, 4,2 pontos acima do registrado em março.

O índice de 67,9 pontos é o maior valor da série histórica iniciada em maio de 1996, empatado com os valores registrados em maio de 1999 e em junho de 2016. O índice está 18,3 pontos acima da média histórica de 49,6 pontos. O indicador varia de 0 a 100 pontos. Quanto maior o índice, maior o medo do desemprego.

“O medo do desemprego voltou para o maior nível que tinha alcançado durante a crise porque a recuperação da economia está muito lenta e as pessoas ainda não perceberam a queda da inflação e a melhora no emprego”, afirma o gerente-executivo de Pesquisas e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca.

De acordo com a pesquisa, o medo do desemprego cresceu mais para os homens e as pessoas com menor grau de instrução. Entre março e junho, o indicador subiu 5,6 pontos para os homens e 2,8 pontos para as mulheres.

Para os brasileiros que têm até a 4ª série do ensino fundamental, o índice subiu 10,4 pontos entre março e junho e alcançou 72,4 pontos. Entre os que possuem educação superior, o índice subiu 0,6 ponto e passou de 59,9 para 60,5 pontos.

O índice de medo do desemprego é maior entre quem ganha até 1 salário mínimo - subiu 7,4 pontos de março para junho. O menor é entre quem ganha mais de 5 salários mínimos - 55,2 pontos.

O medo de perder o emprego é maior entre quem mora na periferia - 73,9 pontos - e no Nordeste (74,1 pontos).

Em relação à faixa etária, o medo de ficar sem trabalho é maior entre as idades de 16 a 24 anos (70,8 pontos).

O levantamento ouviu 2 mil pessoas em 128 municípios entre os dias 21 e 24 de junho.

Evolução do índice de medo do desemprego (Foto: Reprodução/CNI)

O levantamento mostra ainda que a satisfação com a vida também diminuiu para 64,8 pontos, o menor nível desde junho de 2016, quando alcançou 64,5 pontos. Quanto menor o indicador, menor é a satisfação com a vida.

“Isso é reflexo do aumento do desemprego e de outras questões que envolvem a baixa expectativa sobre a melhora da situação financeira das pessoas e até mesmo as incertezas políticas”, avalia Fonseca. “Os dois indicadores mostram que as perspectivas da população para o futuro são pessimistas. As pessoas ainda não estão confiantes de que o país está saindo da crise”, analisa.

Conforme a pesquisa, queda do índice de satisfação com a vida foi maior na região Sul, onde o indicador caiu 5,3 pontos entre março e junho e ficou em 63,8 pontos. Nas demais regiões, a retração foi inferior a 2,3 pontos. Nos estados do Sul, o índice é menor do que o das demais regiões.
 
Topo Fundo