O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico informativo] Solução para alguns Jasper 3rl/0022 após/durante Reset Glitch.

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
[SIZE="2"]Esse tópico foi criado na expectativa de discutir soluções e causas do 3rl/0022 após/durante o Reset Glitch.[/SIZE]

Não sou ultra sábido na scene do Xbox 360. Me considero novato e entusiasta. Se encontrarem algum tipo de erro só falar.

Chega de conversa...

Como alguns sabem detonei uma Jasper BB e levei um choque por causa da fulga de tensão que apareceu no meu ferro de soldar(25w).

Eu tive que passar um tempo tirando a dúvida se era ou não o DUMP da NAND. Na dúvida tentei uma ECC donor de um jasper com mesma característica. Notei que o console dava o glitch, mas sem subir o Xell (com o multímetro é possível confirmar tranquilamente o glitch). [COLOR="DarkGreen"]Com a NAND original o console dava 3rl/0022 após cinco tentativas de reset no cooler (cada tentativa ocorria em 5s. E tempo total para dar o erro é de aproximadamente 25 segundos).[/COLOR] [COLOR="Red"]Pelo que vi existe jasper que rapidamente apresenta 3rl/0022 e para esses casos não posso confirmar se funciona a solução. (No tópico oficial ouvi o pessoal falando que trocaram a GPU, mas não posso confirmar.)[/COLOR]

Testei o resistor próximo ao ponto do CPU_PLL e ele está perfeito, 10K. Aproveitei e medi a continuidade desse ponto e também tudo normal. Não precisei fazer o fix já conhecido.

Eu tinha certeza que o problema era hardware. Levei para um colega especializado em reballing e ele começou trocando o Southbrigde e HANA, mas continuou o mesmo erro (não mudou nada no reset do cooler). Por último ele trocou CPU+NAND_chip. O console tornou a vida novamente. [kbaba][ksafado]:lol[khappy]

cpunandretirada.jpg


No meu caso o que o [COLOR="Red"]Tiros[/COLOR] disse está certo demais (diodo detonado dentro da CPU).

[COLOR="Red"]Se funcionar para você poste aqui o resultado. [/COLOR]

[COLOR="Green"]Só confirmando detalhes importantes

* cooler reinicia de cinco em cinco segundos e apresenta 3rl/0022 após cinco tentativas (gasta mais ou menos 25 segundos) (NAND original instalada).

* Com image_00000000.ecc instalado era possível confirmar o boot com um multímetro (Glitch Chip + 100nf CPU_PLL).
[/COLOR]



[SIZE="3"]Espero ajudar a alguém e meu pensamento não é de aparecer. Zetta se funcionar aí eu pago o PAC para meu brinde! :)[/SIZE]

Ops.: Não sei se vai rodar, mas com a troca do CPU+NAND_chip ganhei um possível JTAG! [kcool] (vou economizar um glitch chip. :konglove: )

dash7357.jpg
 

tylenol

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
5.896
Reações
8.188
Pontos
984
esse reballing que quebra as pernas... encontrar alguem que faça aqui na cidade é complicado, se contar que no minimo deve sair por uns 150 reais, sem contar arrumar as outras peças.

Mesmo assim agradeço pela dica, testarei em um jasper falecido assim que possivel e postarei os resultados.
 

ZerOneX

Doente Verde
Mensagens
8.305
Reações
546
Pontos
314
ganhou um jtag.. ai sim hein

seu amigo nao trocou a gpu entao!! bom saber
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
Trocou não Zero, certeza. Vou treinar JTAG, detalhes importantes, pois como disse sou novato na scene! :) ... Aquele esquema do LED tá na agulha. Espero que dê certo e vlw pelo incentivo.


Realmente achar alguém que faça reballing (ferramenta certa) é difícil.
 

Zettainfo

Ser evoluído
Mensagens
126
Reações
0
Pontos
37
Eu tava esperando uma solução mais fácil, hehe, mas quanto saiu pra fazer todo esse serviço, dependendo do valor, eu te mando todos os consoles, tu me passa o valor do conserto e já fica com um pra ti, ou se alguem fizer troca de cpu aqui por perto de SC!!! Parabens então por ter achado a solução, mas ainda assim, sendo o mesmo sintoma, não entendo o meu que morreu com o RGH2, sem tocar no ponto F!!!! me passa valores
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
O meu não cheguei também nem a tocar no CPU_PLL, F. Se os seus consoles estiverem com o mesmo sintoma e for consertar todos de uma vez só acredito que ficará bom o preço. Se não responder hoje te digo alguma coisa segunda-feira.
 


galo911

Habitué da casa
Mensagens
666
Reações
19
Pontos
74
ZerOneX;9427754 disse:
ganhou um jtag.. ai sim hein

seu amigo nao trocou a gpu entao!! bom saber

edsondario;9427758 disse:
Trocou não Zero, certeza. Vou treinar JTAG, detalhes importantes, pois como disse sou novato na scene! :) ... Aquele esquema do LED tá na agulha. Espero que dê certo e vlw pelo incentivo.


Realmente achar alguém que faça reballing (ferramenta certa) é difícil.

Edson: Esse conjunto novo foi reaproveitado de outra placa ? ou seu amigo comprou a CPU. Estou perguntando por causa do que o Zero falou. Nunca comprei nova, sempre tirada de outras placas mas se o as novas estão vindo baixas assim vale a pena :kongpositivo:
 

KibinLuck

Bam-bam-bam
Mensagens
1.002
Reações
892
Pontos
204
edsondario;9428055 disse:
O meu não cheguei também nem a tocar no CPU_PLL, F. Se os seus consoles estiverem com o mesmo sintoma e for consertar todos de uma vez só acredito que ficará bom o preço. Se não responder hoje te digo alguma coisa segunda-feira.


Parabéns por ter encontrado uma solução.

Seria interessante esse seu amigo fazer um preço legal, pois realmente ele teria uma grande demanda de consoles.

Também tenho interesse em mandar fazer isso em um que tenho aqui. Se puder me passar uma mp depois eu agradeço.
 

Alienado pela Mídia

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
3
Pontos
54
Imaginava que a solução teria sido esta. Valeu por compartilhar a solução Edson ;D

O seu amigo tentou fazer só o reballing?

É que às vezes ficam algum restos de solda minúsculos soltos pela placa que podem ir pra baixo dos componentes bga e causar curto. Já li um relato (não sei se foi aqui) que um xbox nao tava ligando pq tinha um resto de solda embaixo do hana, o cara tirou com um fio awg32 e voltou a funcionar.


E outra coisa: Quando vcs vão soldar o SPI e o chip glitcher, estão soldando primeiro o fio terra (gnd) ?

Verifiquem se o ferro de solda de vcs estão vazando corrente, pois o meu estava vazando uma média entre 12 a 14v. Fiz um aterramento nele, mesmo assim ficou vazando +-1v, mas já fiz mais de 10 jaspers com ele e até agora não tive mais problemas com 0022. E também tenho cuidado para não ficar nenhum restinho de solda que possa causar curto nos bgas.
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
galo911;9428157 disse:
Edson: Esse conjunto novo foi reaproveitado de outra placa ? ou seu amigo comprou a CPU. Estou perguntando por causa do que o Zero falou. Nunca comprei nova, sempre tirada de outras placas mas se o as novas estão vindo baixas assim vale a pena :kongpositivo:

Foi tirado de outra placa Jasper. Se fosse novo desse jeito era bom demais!

Alienado pela Mídia;9428232 disse:
Imaginava que a solução teria sido esta. Valeu por compartilhar a solução Edson ;D

O seu amigo tentou fazer só o reballing?

É que às vezes ficam algum restos de solda minúsculos soltos pela placa que podem ir pra baixo dos componentes bga e causar curto. Já li um relato (não sei se foi aqui) que um xbox nao tava ligando pq tinha um resto de solda embaixo do hana, o cara tirou com um fio awg32 e voltou a funcionar.


E outra coisa: Quando vcs vão soldar o SPI e o chip glitcher, estão soldando primeiro o fio terra (gnd) ?

Verifiquem se o ferro de solda de vcs estão vazando corrente, pois o meu estava vazando uma média entre 12 a 14v. Fiz um aterramento nele, mesmo assim ficou vazando +-1v, mas já fiz mais de 10 jaspers com ele e até agora não tive mais problemas com 0022. E também tenho cuidado para não ficar nenhum restinho de solda que possa causar curto nos bgas.

Não tentou só reballing pois a placa está nova demais e com certeza não foi resto de solda (não fazia nem 15 minutos que estava com ela na minha frente na hora da descarga).

O teste para o ferro de soldar é simples: pega um multímetro, seleciona escala de resistência (X10K) e faça a medição da ponta do ferro para os polos da tomada dele (claro que fora da energia). O ponteiro não deve se mover de forma alguma. Comprei dois ferros simples e um deles não passou nesse teste. Esse problema está relacionado com o tipo de resistência usado no ferro. Nas estações de soldar esse problema não ocorre.
 

chibarro

Habitué da casa
Mensagens
544
Reações
76
Pontos
74
um fato interessante q aconteceu comigo, foi o seguinte:
peguei um jasper a um tempo atras de um amigo, SÓ LI A NAND e o maldito deu 3rl..
naum, tinha soldado o chip e deu esse problema..
o meu amigo, dono desse console, tem uma estação de retrabalho, mas ela naum faz reballing de uma cpu de xbox, soh faz de peças pequenas pois não tem um pre´aquecimento bom..ele fez o seguinte: pegou o console comigo, estava com o xell ecc gravado na nand, fez um reflow somente e o console parou de dar as 3rl...mas qdo eu escrevi a nand original de novo, as 3rl apareceram de volta.
alguma sugestão pra esse caso? pois como eh possivel o xell estar gravado dar 3rl, depois eh feito o reflow, a 3rl pára; qdo volto a nand original 3rl de novo..será q meu ferro estah vazando? o aquecimento do reflow poderia ter resolvido e eu ter cagado na hora de escrever a nand??
 

ZerOneX

Doente Verde
Mensagens
8.305
Reações
546
Pontos
314
cara.... se eu tivesse um lote de cpu com fuseset intactos com cb 6712 ou 6723.. trocava de TODOS os meus jaspers....
 

renderfox

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.471
Reações
10.223
Pontos
1.349
edsondario - Ótimo post, parabéns. Parabéns pelo Jtag, com certeza é a cereja do bolo.
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
Isso funcionaria nos jaspers que bootam o Xell, mas não sobe a Dashhack de jeito nenhum?
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
milh0use;9429264 disse:
Isso funcionaria nos jaspers que bootam o Xell, mas não sobe a Dashhack de jeito nenhum?

Se o console subir a Dash original normalmente, Dump original, [COLOR="Red"]não[/COLOR] com certeza.
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
edsondario;9429277 disse:
Se o console subir a Dash original normalmente, Dump original, [COLOR="Red"]não[/COLOR] com certeza.

Não sobe. Só sobe o Xell. Com dash original e hack, dá tela preta e dps 3rl de um bom tempo.
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
milh0use;9429384 disse:
Não sobe. Só sobe o Xell. Com dash original e hack, dá tela preta e dps 3rl de um bom tempo.

Amigo na minha humilde opinião como a NXE não roda, NAND Original, existem duas possibilidades: a NAND original está corrompida ou existe algum defeito no hardware. Acredito que está mais para a segunda possibilidade. Vc testou o resistor próximo ao CPU_PLL? Ele deve apresentar 10k (isso fora da placa). Vc já tentou gerar uma NAND retail com a cpukey?

dbrandao85;9431289 disse:
Alguém ae indica alguém bom que faça troca de CPU em SP??

Procura o [COLOR="Green"]galo911[/COLOR] aqui do fórum.
 

milh0use

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.320
Reações
13.421
Pontos
1.404
edsondario;9431342 disse:
Amigo na minha humilde opinião como a NXE não roda, NAND Original, existem duas possibilidades: a NAND original está corrompida ou existe algum defeito no hardware. Acredito que está mais para a segunda possibilidade. Vc testou o resistor próximo ao CPU_PLL? Ele deve apresentar 10k (isso fora da placa). Vc já tentou gerar uma NAND retail com a cpukey?

Nunca testei o resistor por achar que, como o Xell subia, estava tudo certo.
 

dl_tec

Habitué da casa
Mensagens
270
Reações
69
Pontos
64
dbrandao85;9431289 disse:
Alguém ae indica alguém bom que faça troca de CPU em SP??

Amigo,procure por Miano de Rio Claro no google,serviço de primeira!!
 

Zettainfo

Ser evoluído
Mensagens
126
Reações
0
Pontos
37
edsondario;9428450 disse:
Foi tirado de outra placa Jasper. Se fosse novo desse jeito era bom demais!



Não tentou só reballing pois a placa está nova demais e com certeza não foi resto de solda (não fazia nem 15 minutos que estava com ela na minha frente na hora da descarga).

O teste para o ferro de soldar é simples: pega um multímetro, seleciona escala de resistência (X10K) e faça a medição da ponta do ferro para os polos da tomada dele (claro que fora da energia). O ponteiro não deve se mover de forma alguma. Comprei dois ferros simples e um deles não passou nesse teste. Esse problema está relacionado com o tipo de resistência usado no ferro. Nas estações de soldar esse problema não ocorre.

Já não entendi mais nada, o primeiro fiz com ferro de solda, dava choque quando ia soldar, e morreu, o segundo até o quinto fiz já com a estação e todos morreram também, então pra mim já está estranho de novo, sendo que estou com estação, HIKARI HK936b, se alguem puder me informar se esse ferro é bom ou não!!! e Edson, aguardo seus valores!!
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Zettainfo;9432496 disse:
Já não entendi mais nada, o primeiro fiz com ferro de solda, dava choque quando ia soldar, e morreu, o segundo até o quinto fiz já com a estação e todos morreram também, então pra mim já está estranho de novo, sendo que estou com estação, HIKARI HK936b, se alguem puder me informar se esse ferro é bom ou não!!! e Edson, aguardo seus valores!!

Você testou com multimetro pra ver se não está vazando energia? logo acima tem explicando como fazer.
 

cacildo poncio

Veterano
Mensagens
527
Reações
129
Pontos
129
Boa Edson dario! :kongpositivo:

Então na verdade não é GPU e sim o CPU! Eu achava estranho citar em GPU pois a solda do ponto crítico fica bem embaixo do CPU e não GPU.... Agora está bem claro!

Tenho um console parado aqui vou mandar trocar a CPU!

Alguma razão pra ter trocado nand e CPU de uma vez?

Será que pau na nand pode ter danificado CPU? Por isso o pessoal relatando que só de ler a nand já deu 0022...
 

devotinho

Ser evoluído
Mensagens
228
Reações
17
Pontos
44
Quero deixar aqui meus parabéns ao amigo Edson. Grande entusiasta da scene Xbox, sempre humilde e contribuindo com muita gente, inclusive comigo, pois já me ajudou muito.
PARABÉNS Edson continue assim
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
cacildo poncio;9433069 disse:
Boa Edson dario! :kongpositivo:

Então na verdade não é GPU e sim o CPU! Eu achava estranho citar em GPU pois a solda do ponto crítico fica bem embaixo do CPU e não GPU.... Agora está bem claro!

Tenho um console parado aqui vou mandar trocar a CPU!

Alguma razão pra ter trocado nand e CPU de uma vez?

Será que pau na nand pode ter danificado CPU? Por isso o pessoal relatando que só de ler a nand já deu 0022...

Calcido o único motivo por ter trocado o CI da NAND foi a necessidade de ver o console funcionar após a troca da CPU lá na oficina. Tipo se tivesse deixado a NAND original eu ainda teria que trazer o console, fazer o glitcher, pegar cpukey...

Observe se o seu console tem o mesmo sintoma do que o meu (coloquei no 1º post) antes de mandar trocar a CPU. Pode até ser que o sintoma seja diferente, mas o defeito seja igual (só tentando para descobrir). Como você falou pela lógica quem estraga é a CPU por causa do ponto de solda logo abaixo dela, mas não é só isso. Como falei antes tem haver com descarga elétrica na placa (meu caso).

Off: to doidinho para pegar uns Calcido Glitcher's. Pode esperar que a compra é certa. ;D

Graças a Deus deu tudo certo. Recebi muita sorte nesse caso. Acabou desse jeito:
jtagl.jpg


Zero, Galo911, Papatango, Vizzinho, Pacote, Calcido e todos os outros que já me ajudaram de alguma forma: obrigado por dividir tanto conhecimento dentro do OS. [COLOR="Green"]Vizzinho vlw pelo incentivo[/COLOR]. :kongpositivo:
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
Zero agora eu sei pq vc gosta tanto de JTAG. Cara não tenho palavras!

Obrigado devotinho!
 

sprece

Habitué da casa
Mensagens
304
Reações
40
Pontos
59
Aqui eu faço reballing... se alguem aqui do forum for do ceará ou proximo e tiver com console nessas condicoes citadas, to disposto a ajudar fazendo o reball sem custo algum (Mão de obra), mas SOMENTE para membro aqui do forum. Meu intuito com isso alem de ajudar, seria tb a de confirmar esses testes de reparo de 3rl. nao tenho nenhum em maos pra fazer o teste, entao aceito ajudar alguem q esteja precisando.
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
sprece no caso precisa de uma CPU doadora (tirada de outra placa) ou uma nova (difícil achar no Brasil).
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.703
Reações
30.162
Pontos
1.129
edsondario;9433826 disse:
sprece no caso precisa de uma CPU doadora (tirada de outra placa) ou uma nova (difícil achar no Brasil).

duvida não sou tecnico... eu tenho uma placa falcon aqui jogada com uma cpu sobrando serviria? (acho que nao o socket e os nanometros deve ter diferença)
 

sprece

Habitué da casa
Mensagens
304
Reações
40
Pontos
59
Sim sim edsondario... com certeza... isso eu ja sei!
to colocando a disposição minha bancada + maquina infraRed + minha mao de obra apenas. Pra ajudar quem tiver nessa situação. bom q eu faria tb meus testes.
 

g0ld3n3y3

Supra-sumo
Mensagens
1.799
Reações
209
Pontos
154
Falcon não vai por padrão (a não ser que seja mesma referência da CPU do Jasper). Claro que podem testar para confirmar.
 

Follow

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.703
Reações
30.162
Pontos
1.129
edsondario;9433857 disse:
Falcon não vai por padrão (a não ser que seja mesma referência da CPU do Jasper). Claro que podem testar para confirmar.

perguntei pq tenho uma aqui parada (nao sei a situação esta sem gpu).
Dependendo da situação e alguem de sp quiser fazer algum teste com estação em algum morto com e22 eu pego o busão e levo.
 

cacildo poncio

Veterano
Mensagens
527
Reações
129
Pontos
129
edsondario;9433326 disse:
Calcido o único motivo por ter trocado o CI da NAND foi a necessidade de ver o console funcionar após a troca da CPU lá na oficina. Tipo se tivesse deixado a NAND original eu ainda teria que trazer o console, fazer o glitcher, pegar cpukey...

ah sim... agora entendi..... :D

@follow - Eu até tenho uma máquina dessa aqui e as ferramentas, só me falta tempo pra aprender a fazer o processo que é delicado e se tiver alguma temperatura errada mata a placa e chip! :(
 
Topo Fundo