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Se fosse 1/3/5 anos eu poderia tentar dar uma resposta mais elaborada, mas nesse espaço de tempo de 90 dias não vai acontecer nada de relevante... Sony e Microsoft vão anunciar data e preço de seus consoles, Series S vai ser revelado, devemos ter mais um outro anúncio de jogo novo (Silent Hill, Final Fantasy XVI, Metroid 5) e para por aí.
As empresas pressionando o uso de serviços e consoles com a opção de mídia física sendo descontinuados.
T+
Eu tô fora, dada a situação econômica do País, vou segurar aí uns belos 6 meses mínimo depois do lançamento.A grande maioria aqui vai ter que "vender o rim" pra comprar o PS5 ou se contentar em jogar pelo youtube...
Mãe Dinah, Walter Mercato e Michael Pachter numa suruba, quem come quem?
Minhas previsões serão mais chutes embasados que desejos, vou tentar explorar o que vejo de tendência e tentar, a partir de caminhos já traçados, dicas dos CEOs e movimentos de mercado, prever os eixos econômico e moral dos Big 4.
1) SONY:
- Eixo Econômico:
1) Chances altas de mais uma geração de liderança. Vai haver tendência à migração dos usuários atuais, quando então a retro vai ter impacto mercadológico for the first time, existe inclusive uma chance, embora pequena, de a Sony acabar a nona geração relativamente sozinha no ramo tradicional de consoles de mesa, a depender do desenrolar de alguns palpites que eu tenho. O PS5 pode ser o primeiro console da história a ultrapassar a marca dos 160 milhões, se isso ocorrer.
2) O PS5 vai ser o majoritário a papar um pedaço do mercado de PCs, já vejo muito entusiasta brasileiro e gringo que joga em desktop admitindo já a essa altura que vai de PS5 na próxima geração. PCzistas terão pouca inclinação a debandar para o XBox, tende ao zero essa possibilidade, já que não há diferença prática nenhuma entre o Xbox e o PC
3) Vai haver expansão do PSNow, mas bastante cautelosa, a depender do grau de sucesso/fracasso da proposta da Microsoft. A proposta do Google será irrelevante para essa questão.
4) Maiores lucros da história da empresa no mercado.
5) Haverá maior intercâmbio entre o complexo de entretenimento da Sony (que está visivelmente se transformando numa empresa que lida exclusivamente com entretenimento, como a Disney) e o setor de games
- Eixo Moral:
1) Pela quinta vez consecutiva, um Playstation terá a melhor biblioteca da geração. Isso se repetiu constantemente nos últimos 25 anos, não me pareceu haver nenhum movimento capaz de modificar isso no curto prazo.
2) Seguirá a liderança crítica da empresa como softhouse, que vem, desde a sexta geração, com o maior número bruto de games first de consoles de mesa bem avaliados (exemplo, Metacritic acima de 80 e 90) e o maior número absoluto de primeiros, segundos e terceiros lugares nos GOTYs, conforme sempre foi desde o PS2 pelo menos.
3) A Sony vai usar um de seus grupos pra cuidar de seu legado, provavelmente o San Diego Studios. Esse estúdio vai ser incumbido de trazer IPs mais antigas de volta à ativa.
4) O VR vai continuar ocupando cerca de 5 a 10% do mercado total, mas a Sony vai emplacar outros GOTYs em VR, depois que Astro Bot abriu a porteira.
NINTENDO:
- Eixo Econômico:
1) O Switch encerrará sua participação com 65 a 75 milhões, quando então a Nintendo anunciará seu sucessor em 2021/22, para lançamento ano seguinte.
1.1) Se vier um console de mesa puro, o que é altamente improvável, a performance mercadológica dela dificilmente ultrapassa os 30 milhões.
1.2) Se vier um Switch 2, o que é altamente provável, o híbrido dura 4 anos, com performance semelhante ao Switch atual.
2) Maiores lucros da história da empresa, superando a era Wii, por conta do esquema de contas e pelo citado no Item 3. A anuidade da rede online da Nintendo vai subir.
3) Segue a política de expansão para o mercado de celulares e tablets. A Nintendo considera a Apple sua principal concorrente no mercado de games (segundo as palavras do próprio alto escalão da empresa japonesa, portanto a gente tem que acreditar), então é onde ela travará batalhas mais frequentes.
- Eixo Moral:
1) Como ocorre há 5 gerações, desde o Nintendo 64, a Nintendo terá o console com a pior biblioteca do mercado, pelas características já finamente discutidas de sua plataforma, que tende a gerar escassez.
2) A Nintendo softhouse seguirá, conforme foi desde a década de 80, Top 5 (na maioria das vezes Top 3, várias vezes a melhor do ano) entre as empresas que produzem games. Não vi sinal que isso deixará de ocorrer.
3) Juntamente com a Bethesda, a Sony e o grupo Rockstar/Take-2/2K, a Nintendo permanecerá na cabeceira entre as softhouses com melhor performance crítica do mercado (GOTY e Metascore)
4) Ela trará seu VR ao mercado normal (leia-se, sem ser Toy, como o Labo), e causará algum furor com suas ideias.
MICROSOFT:
- Eixo Econômico:
1) Expansão maciça aos mercados PC, mobile e inclusive a outros consoles, ampliando ainda mais sua atividade como third party, principalmente no Switch, que receberá inclusive os medalhões. No PS5, as chances são pequenas, mas não são zero.
2) O NextXBox será o console de mesa menos vendido da Microsoft, somente terá batido o XBox OG ao final de sua vida, com algo entre 30 e 40 milhões de unidades, podendo ser até menos.
3) Por outro lado, a expansão no mercado de assinaturas e streaming dentro do PC e de consoles concorrentes levará a Microsoft a ter os maiores lucros de sua história nesse segmento. Ela malandramente anexará esses resultados ao número de consoles vendidos, ocultando o número de XBoxes que saíram da prateleira.
- Eixo Moral:
1) A Microsoft softhouse, que foi, nessa geração, uma das empresas menos profícuas, recupera-se, e entra no Top 10.
2) Ela terá pela primeira vez em toda sua história de 20 anos do mercado um game mais premiado do ano.
3) Não haverá suporte first party relevante culturalmente para dispositivos VR.
GOOGLE:
- Eixo Econômico:
Visualizar anexo 81307
1) Passará completamente desapercebido nos primeiros anos, inclusive o lançamento será menos relevante para o mercado que a participação do Vampeta no penta.
2) Ao final de 3 anos, se tiver 10% do mercado pro Stadia, vai ser motivo pra empresa californiana soltar 30 toneladas de foguete na Bay Area.
- Eixo Moral:
1) Na tentativa desesperada de cavar reputação após os primeiros anos frios, a Google lançará alguns first parties, com resultado sofrível.
2) Praticamente impossível que a Google, como softhouse, consiga alguma relevância ou reconhecimento por sua qualidade nos próximos 5 anos.
É isso...