O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.641
Pontos
903
AMD Radeon RX 6000 teased by Fortnite Easter Egg
AMD sponsored Fortnite Streamer MissGinaDarling discovered a new Easter Egg in a new Fortnite Map. A number of steps were needed to see the Easter Egg and at one point it requires a ‘6000’ code to be entered. At the end a message is being shown:
“SOMETHING BIG IS COMING TO THE AMD BATTLE ARENA!”
A reference to Big Navi GPU.

This is indirect confirmation from AMD that the next generation Radeon series is indeed called RX 6000, after various changes to the schema over the past few years.
AMD has confirmed multiple times that we should expect Big Navi this year. The company employees also said that Big Navi consumer graphics cards should also launch before the next-generation consoles, which are also based on RNDA2 architecture. The consoles are currently scheduled to launch in November, indicating that the launch of the Big Navi graphics should be expected around this time.
Fortnite’s AMD Easter Egg is hidden in an AMD’s Battle Arena map, which is an AMD-themed stadium.
HotHardware has a full tutorial on how to see the Big Navi Easter Egg, so check it out.


AMD Big Navi ‘6000’ teaser discovered by MissGinaDarling

Source: HotHardware
 


T.Chico

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.581
Reações
17.955
Pontos
1.084
Espero uma GPU no nível 3070 com mais Vram ou preço inferior do 3070.
Quero uma Power Collor Red Devil para combinar com meu setup preto e vermelho:kawaii
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
Dos boatos que ouvi, ia ser algo entre 3070 e 3080 a 599 usd, com 16gb vram ddr6
Massss... é boato

Mas sem hardware dedicado pra RT e sem um "Dlss" da AMD? Pq se não tiver é possível sim esse preço.

Mas o dlss é o futuro e a AMD não pode lançar uma placa sem algo q faça parecido ao recurso da NVidia.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Esses recursos ainda são uma incógnita. O que costuma vazar são as specs das gpus, aí a galera especula em cima.
Acho que sobre isso, só vamos saber no dia do anúncio.
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Dos boatos que ouvi, ia ser algo entre 3070 e 3080 a 599 usd, com 16gb vram ddr6
Massss... é boato
Caro...
AMD desandou no preço das Vegas em diante...
Quem não lembra das RX por 199 USD chocando o Mercado?!

137808

Da Vega em diante a coisa deu ruim...
Obviamente empresa vive pelo lucro. Porém não tem mágica aqui. A RX 3060 deve chegar com um custo benefício absurdo.... AMD terá algo pra competir com isso? Se não tiver, só restará jogar os preços no chão.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Mas sem hardware dedicado pra RT e sem um "Dlss" da AMD? Pq se não tiver é possível sim esse preço.

Mas o dlss é o futuro e a AMD não pode lançar uma placa sem algo q faça parecido ao recurso da NVidia.
não adianta ser futuro e ser usado em uns punhados de jogos, tecnologias proprietárias não tendem a durar , o Rt tbm que hj usam hardware dedicado no futuro provavelmente será feito via software, lembra o physx que usavam até placa em sli pra rodar bem.Agora se a indústria em geral abraçar a idéia a história muda.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
não adianta ser futuro e ser usado em uns punhados de jogos, tecnologias proprietárias não tendem a durar , o Rt tbm que hj usam hardware dedicado no futuro provavelmente será feito via software, lembra o physx que usavam até placa em sli pra rodar bem.Agora se a indústria em geral abraçar a idéia a história muda.

Sim, mas a Nvidia está trabalhando pra todos os jogos com TAA (parece q é o requisito) funcionar com o DLSS. Mesmo assim os grandes jogos todos estão recebendo.
Ué então q a AMD faça uma tecnologia melhor que o dlss. Nunca q via software vai conseguir bater algo reconstruido por IA. Se ta viajando!

Physx a nvidia comprou depois, no começo era ruim, mas agora todos os jogos usam faz parte do SDK da Nvidia. Por mais q a nvidia seja chata de fazer tudo proprietário, é ela q evolui mais nesse mercado. Em quanto eles estiverem na frente oferendo mais recursos, não vou trocar!
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Sim, mas a Nvidia está trabalhando pra todos os jogos com TAA (parece q é o requisito) funcionar com o DLSS. Mesmo assim os grandes jogos todos estão recebendo.
Ué então q a AMD faça uma tecnologia melhor que o dlss. Nunca q via software vai conseguir bater algo reconstruido por IA. Se ta viajando!

Physx a nvidia comprou depois, no começo era ruim, mas agora todos os jogos usam faz parte do SDK da Nvidia. Por mais q a nvidia seja chata de fazer tudo proprietário, é ela q evolui mais nesse mercado. Em quanto eles estiverem na frente oferendo mais recursos, não vou trocar!
eu concordo que a tecnologia tem quem evoluir , se funcionar padrão para todos jogos TAA ponto,é foda vc pagar por hardware dedicado e ter que escolher a dedo os jogos que farão uso do recurso. O que mais se viu nesse mercado de games nesses ultimos anos é recurso não aproveitado ou deixado de lado em pouco tempo, por isso todo cuidado é pouco .
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Sim, mas a Nvidia está trabalhando pra todos os jogos com TAA (parece q é o requisito) funcionar com o DLSS. Mesmo assim os grandes jogos todos estão recebendo.
Ué então q a AMD faça uma tecnologia melhor que o dlss. Nunca q via software vai conseguir bater algo reconstruido por IA. Se ta viajando!

Physx a nvidia comprou depois, no começo era ruim, mas agora todos os jogos usam faz parte do SDK da Nvidia. Por mais q a nvidia seja chata de fazer tudo proprietário, é ela q evolui mais nesse mercado. Em quanto eles estiverem na frente oferendo mais recursos, não vou trocar!

Isso de DLSS nos jogos com TAA foi rumor em cima de um suposto leak que nem foi comprovado. Na apresentação da nvidia eles não falaram nada do futuro do DLSS, só mostraram uns jogos meia boca que vão receber suporte.
É um recurso lindo no papel, mas aparentemente não é tão simples de se implementar.

Sobre o Physx, dá pra contar no dedo os jogos que usam. Nos últimos 5 anos olha a quantidade E N O R M E de jogos que usam alguma coisa relacionada à PhysX:

I2Ljhxt.png


A lista pode estar incompleta (diz aí no link), mas não deve fugir muito disso.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Isso de DLSS nos jogos com TAA foi rumor em cima de um suposto leak que nem foi comprovado. Na apresentação da nvidia eles não falaram nada do futuro do DLSS, só mostraram uns jogos meia boca que vão receber suporte.
É um recurso lindo no papel, mas aparentemente não é tão simples de se implementar.

Sobre o Physx, dá pra contar no dedo os jogos que usam. Nos últimos 5 anos olha a quantidade E N O R M E de jogos que usam alguma coisa relacionada à PhysX:

I2Ljhxt.png


A lista pode estar incompleta (diz aí no link), mas não deve fugir muito disso.
pois é mas adoram pagar por hardware para coisas que poderiam ser feitas com software, tipo freesync e gsync hue
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
eu concordo que a tecnologia tem quem evoluir , se funcionar padrão para todos jogos TAA ponto,é foda vc pagar por hardware dedicado e ter que escolher a dedo os jogos que farão uso do recurso. O que mais se viu nesse mercado de games nesses ultimos anos é recurso não aproveitado ou deixado de lado em pouco tempo, por isso todo cuidado é pouco .

É a tecnologia mais foda que já surgiu, é obvio pra min q a Nvidia quer q todos os jogos se tornem compativeis! Na hora q ela conseguir inserir via driver em qualquer jogo, vai ficar foda! Mas pra min já é baita diferencial. Assim como o RT ta começando a ficar graças ao dlss q deixa as bem mais leves. AMD vai entrar agora com hardware dedicado pra RT, duvido q ela não venha com isso e querer apostar em software.

Isso de DLSS nos jogos com TAA foi rumor em cima de um suposto leak que nem foi comprovado. Na apresentação da nvidia eles não falaram nada do futuro do DLSS, só mostraram uns jogos meia boca que vão receber suporte.
É um recurso lindo no papel, mas aparentemente não é tão simples de se implementar.

Sobre o Physx, dá pra contar no dedo os jogos que usam. Nos últimos 5 anos olha a quantidade E N O R M E de jogos que usam alguma coisa relacionada à PhysX:

I2Ljhxt.png


A lista pode estar incompleta (diz aí no link), mas não deve fugir muito disso.

Sei q foi rumor, mas eu acredito q logo eles devem conseguir pra não depender das empresas. Mesmo assim ta crescendo o número de jogos q estão usando o dlss se comparado ao seu primeiro ano. Se pra vc os jogos q tem saido não importam, blz. Mas eu aposto na tecnologia pro futuro dos games. Logo pra min Nvidia até aqui é a melhor escolha!

Mas a tecnologia existe, se os jogos não usam, não é problema da Nvidia. As vezes as empresas preferem usar um sistema próprio deles pra física!
Desejo sorte pra AMD, pelos leaks as placas vão ser fortes, só quero alguma solução via hardware pra RT e Dlss. Se não passo fácil!
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
É a tecnologia mais foda que já surgiu, é obvio pra min q a Nvidia quer q todos os jogos se tornem compativeis! Na hora q ela conseguir inserir via driver em qualquer jogo, vai ficar foda! Mas pra min já é baita diferencial. Assim como o RT ta começando a ficar graças ao dlss q deixa as bem mais leves. AMD vai entrar agora com hardware dedicado pra RT, duvido q ela não venha com isso e querer apostar em software.



Sei q foi rumor, mas eu acredito q logo eles devem conseguir pra não depender das empresas. Mesmo assim ta crescendo o número de jogos q estão usando o dlss se comparado ao seu primeiro ano. Se pra vc os jogos q tem saido não importam, blz. Mas eu aposto na tecnologia pro futuro dos games. Logo pra min Nvidia até aqui é a melhor escolha!

Mas a tecnologia existe, se os jogos não usam, não é problema da Nvidia. As vezes as empresas preferem usar um sistema próprio deles pra física!
Desejo sorte pra AMD, pelos leaks as placas vão ser fortes, só quero alguma solução via hardware pra RT e Dlss. Se não passo fácil!
Pode ser que a amd venha com algum hardware pra RT, mas como eles costumam trabalhar com coisas mais open source pode ser que isso não aconteça, eu não acho isso ruim pq tira valor agregado da placa , vou achar ruim se vier algo no nivel da 3070 por exemplo e ser mais cara, ai não dá.E sim não é culpa da fabricante se os devs não utilizam as tecnologias, mas então o consumidor tem que ficar se ferrando com hardware subutilizado?
 

pavomba

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.011
Reações
23.078
Pontos
1.114
Existem dois fatores

1) A Nvidia deixar tudo fechado até para desenvolvedores, isso estimula a vontade de usar alternativas open source competentes.

2) o DLSS diferente de um RT ou Phsyx entrega é performance ao invés de tirar, isso atraí mais gente pelo fato de entregar um RT de graça, visto que o upscaling bem feito fica melhor que o nativo com uso de filtros.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.211
Reações
3.587
Pontos
1.084
Eu acho que RT vai acabar caindo na mesma do PhysX. Acabam fazendo implementações via software tão boas quanto e o pessoal acaba nem usando o hardware específico mais. Estou na expectativa do que o Crysis Remastered vai mostrar em relação a RT via software.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Eu acho que RT vai acabar caindo na mesma do PhysX. Acabam fazendo implementações via software tão boas quanto e o pessoal acaba nem usando o hardware específico mais. Estou na expectativa do que o Crysis Remastered vai mostrar em relação a RT via software.


pois é mas precisa de hardware dedicado eles dizem.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.981
Reações
31.278
Pontos
1.753
Existem dois fatores

1) A Nvidia deixar tudo fechado até para desenvolvedores, isso estimula a vontade de usar alternativas open source competentes.

2) o DLSS diferente de um RT ou Phsyx entrega é performance ao invés de tirar, isso atraí mais gente pelo fato de entregar um RT de graça, visto que o upscaling bem feito fica melhor que o nativo com uso de filtros.
existe um fator maior ainda.
os 2 consoles usam amd. tudo q for feito pra eles aproveita em todas plataformas. tudo as tranqueiras proprietarias da nvidia só aproveita em parte de uma.
essas coisas proprietarias dificilmente vão pra frente.
 
Ultima Edição:

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
Ué a geração passada os consoles eram full AMD e não mudou nada! Nvidia sempre na frente e trazendo tecnologias antes de qualquer uma!
Nvidia não é filantrópica. Ela investe as coisas pra placas delas! Vcs acham q a AMD faz tudo oper source pq é bozinha? Fala sério! É q ela está atrás da Nvidia a muitos anos. E nisso tenta ser mais razoável com os consumidores dela! Vamos ver se agora elaconsegue competir pelo menos com uma 3080! Pq se não, e sem hardware dedicado pra RT, deveriam ficar só nas midend mesmo.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.184
Reações
175.499
Pontos
2.234
Ué a geração passada os consoles eram full AMD e não mudou nada! Nvidia sempre na frente e trazendo tecnologias antes de qualquer uma!
Nvidia não é filantrópica. Ela investe as coisas pra placas delas! Vcs acham q a AMD faz tudo oper source pq é bozinha? Fala sério! É q ela está atrás da Nvidia a muitos anos. E nisso tenta ser mais razoável com os consumidores dela! Vamos ver se agora elaconsegue competir pelo menos com uma 3080! Pq se não, e sem hardware dedicado pra RT, deveriam ficar só nas midend mesmo.

Na verdade, mudou. DX12 e Vulkan só existem por causa da AMD, justamente por conta do desenvolvimento pros consoles.
Fora isso, há...coisas específicas no decorrer do tempo. x86-64? AMD. Tesselation? AMD. Mais recentemente, FreeSync.

A Nvidia nunca abriu nada - mas sempre suportou o Linux, verdade seja dita.

Acho que a AMD até tem uma direção focada no open-source sim, mas não dá pra saber se é só isso ou se há outros objetivos se a AMD não vier a liderar o mercado de GPUs.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Ué a geração passada os consoles eram full AMD e não mudou nada! Nvidia sempre na frente e trazendo tecnologias antes de qualquer uma!
Nvidia não é filantrópica. Ela investe as coisas pra placas delas! Vcs acham q a AMD faz tudo oper source pq é bozinha? Fala sério! É q ela está atrás da Nvidia a muitos anos. E nisso tenta ser mais razoável com os consumidores dela! Vamos ver se agora elaconsegue competir pelo menos com uma 3080! Pq se não, e sem hardware dedicado pra RT, deveriam ficar só nas midend mesmo.
pagar 1000 reais a mais num monitor gsync pra depois a nvidia implementar via driver e conseguir o mesmo objetivo tá certo então, nvidia sempre na frente com tecnologias caras que ela mesmo torna obsoleta.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
Na verdade, mudou. DX12 e Vulkan só existem por causa da AMD, justamente por conta do desenvolvimento pros consoles.
Fora isso, há...coisas específicas no decorrer do tempo. x86-64? AMD. Tesselation? AMD. Mais recentemente, FreeSync.

A Nvidia nunca abriu nada - mas sempre suportou o Linux, verdade seja dita.

Acho que a AMD até tem uma direção focada no open-source sim, mas não dá pra saber se é só isso ou se há outros objetivos se a AMD não vier a liderar o mercado de GPUs.

Eu não acho q DX12 foi Amd, mas Vulkan com certeza! Já q era a evolução daquele primeiro experimento deles la q esqueci o nome agora. Se não fosse a AMD, alguma coisa ia surgir com a Nvidia e MS depois com o DX. A AMD teve seu papel muito importante para algumas tecnologias estarem ai consolidadas!! E isso eu agradeço por eles! Mas não da pra saber oq ia acontecer se estivesse ao contrário o mercado. Com AMD liderando e Nvidia tendo q correr atrás. Sempre quem está atrás tenta de tudo ser mais amigavel!

Só sei q o DLSS é a coisa mais foda q surgiu nos ultimos 2 anos. A nvidia meio q te deu 4 vezes mais poder gráfico com a mesma placa, para poder rodar melhor do q na resolução nativa! Ainda depende das empresas? Sim, mas não duvido q isso vai ser possível em breve em todos os jogos com aquele TAA.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.559
Reações
20.444
Pontos
1.094
pagar 1000 reais a mais num monitor gsync pra depois a nvidia implementar via driver e conseguir o mesmo objetivo tá certo então, nvidia sempre na frente com tecnologias caras que ela mesmo torna obsoleta.

Gsync foi uma b*sta! Eu nunca comprei monitor com Gsync! Além de caro tinha telas podres TN na maioria dos monitores. E se fosse IPS era uma fortuna! Eu nunca liguei de jogar com Freesync e Gsync! Jogava sempre a 60 cravados e era feliz,e jogo assim se der pra poupar uso da VGA.

Agora a Nvidia foi a primeira a trazer RT dedicado e o Dlss, e isso a 2 anos atrás. A AMD pode estar vindo só agora com isso, e espero q venha tb! RT é o futuro querendo ou não e vai estar nos consoles da próxima geração! Seria muito foda ter as duas com algo como o dlss!
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Gsync foi uma b*sta! Eu nunca comprei monitor com Gsync! Além de caro tinha telas podres TN na maioria dos monitores. E se fosse IPS era uma fortuna! Eu nunca liguei de jogar com Freesync e Gsync! Jogava sempre a 60 cravados e era feliz,e jogo assim se der pra poupar uso da VGA.

Agora a Nvidia foi a primeira a trazer RT dedicado e o Dlss, e isso a 2 anos atrás. A AMD pode estar vindo só agora com isso, e espero q venha tb! RT é o futuro querendo ou não e vai estar nos consoles da próxima geração! Seria muito foda ter as duas com algo como o dlss!

Eu pensei que era o único que pensava assim, eu tenho um monitor freesync e um placa Nvidia e tb nunca entendi isso...:kpensa
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Gsync foi uma b*sta! Eu nunca comprei monitor com Gsync! Além de caro tinha telas podres TN na maioria dos monitores. E se fosse IPS era uma fortuna! Eu nunca liguei de jogar com Freesync e Gsync! Jogava sempre a 60 cravados e era feliz,e jogo assim se der pra poupar uso da VGA.

Agora a Nvidia foi a primeira a trazer RT dedicado e o Dlss, e isso a 2 anos atrás. A AMD pode estar vindo só agora com isso, e espero q venha tb! RT é o futuro querendo ou não e vai estar nos consoles da próxima geração! Seria muito foda ter as duas com algo como o dlss!
esse é o meu ponto e pé atrás com nvidia hj, gsync foi uma b*sta mas uma b*sta cara,não importa se vc não comprou , isso encareceu os monitores e cai na cabeça do consumidor.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Eu pensei que era o único que pensava assim, eu tenho um monitor freesync e um placa Nvidia e tb nunca entendi isso...:kpensa
Ah bicho, eu só jogo o streetzinho 5 das massas no monitor com o freesync ligado, pq é só desligar e fico olhando aquelas passadas de espada no meio da tela durante os CAs.(tearing)
E quer saber? O freesync na minha 1070ti funcionava mais suave que na minha RX570 que é nativo :klol:facepalm
Bizarro, eu sentia ele bem mais fluído nela, nem reduzindo os presets na rx570 ele fica mais suave, a nvidia copiou tão bem que ficou melhor.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Ah bicho, eu só jogo o streetzinho 5 das massas no monitor com o freesync ligado, pq é só desligar e fico olhando aquelas passadas de espada no meio da tela durante os CAs.(tearing)
E quer saber? O freesync na minha 1070ti funcionava mais suave que na minha RX570 que é nativo :klol:facepalm
Bizarro, eu sentia ele bem mais fluído nela, nem reduzindo os presets na rx570 ele fica mais suave, a nvidia copiou tão bem que ficou melhor.
Gostaria de entender mais sobre, o SFV aqui acho que já tem Vsync ligado padrão e não sinto falta de mais nada.
 

Shotomensch

Bam-bam-bam
Mensagens
2.950
Reações
7.193
Pontos
453
Galera, tô montando um PC e só falta a placa de vídeo.
Estou entre 2060 super e 5700xt. Elas tem o mesmo preço, e a 5700xt é mais forte... Porém ela é massacrada na Internet, por problemas nos drivers e tela preta em jogos.

Ainda tá assim?? A 5700xt é tão bugada e instável assim mesmo??

Processador será ryzen 5 3600
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Gostaria de entender mais sobre, o SFV aqui acho que já tem Vsync ligado padrão e não sinto falta de mais nada.
Esse vsync da gpu tem um pequeno atraso de comando, eu lembro de ter visto em um video no youtube.
O street 5 por padrão não tem, ele usa o que vc deixou habilitado no driver da placa.
Eu deixava desligado quando estava na nvidia.
A amd tem aquele enhanced sync que não sei se melhora em algo, mas deixo desativado aqui, o atualização vertical tb.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Galera, tô montando um PC e só falta a placa de vídeo.
Estou entre 2060 super e 5700xt. Elas tem o mesmo preço, e a 5700xt é mais forte... Porém ela é massacrada na Internet, por problemas nos drivers e tela preta em jogos.

Ainda tá assim?? A 5700xt é tão bugada e instável assim mesmo??

Processador será ryzen 5 3600
Eu tenho a RX 5700 XT. Essa história aí de problemas de drivers é até dezembro do ano passado. Lançaram um driver nessa época e outros depois e ficou normal.

Aqui não tive problema algum nos jogos que joguei em termos de desempenho, bug, crash ou qualquer loucura. Nem tela preta ao ligar o PC e esse tipo de coisa que era relatada.
 
Topo Fundo