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[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

gulavisk

Bam-bam-bam
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No vídeo do JayzTwoCents ele comenta que a solução para ray tracing da AMD vai ser via software sem um hardware dedicado, é isso mesmo?

Curioso pra saber se vai ter alguma diferença na prática em relação a solução da Nvidia.
Acredito que será pior, pois ira tomar recursos da GPU para o RT. Por isso que eu falei, so compro estas placas da AMD caso tenha banchmark de RT.

Elas estão melhores que a NIVDIA sem RT, mas na hora do vamo ver com RT, elas saírem perdendo feio por não ter cores dedicados para isto.

Além claro, tem a questão de quando irão lançar a super resolução deles.
 


Castro27

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No vídeo do JayzTwoCents ele comenta que a solução para ray tracing da AMD vai ser via software sem um hardware dedicado, é isso mesmo?

Curioso pra saber se vai ter alguma diferença na prática em relação a solução da Nvidia.
Até onde vi cada CU tem um acelerador RT + o super resolution pra dar o boot na performance
 

Pokemon das antigas

Bam-bam-bam
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Caramba, AMD botou o pau na mesa.

Vamos esperar os teste, mas, se for confirmado os gráficos está compensando muito mais amd do que nvidia
 


Copandon

Ser evoluído
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3 casos iguais com máquinas bem diferentes. Não é essa a razão. Provavelmente é driver mesmo. Complicado, amigo meu tá puto pq eu indiquei a 5600XT rs.

Só corrigi que o engasgo é só no Warzone. Temos problemas de drops anormais de frames no Breakpoint também. Na verdade o uso de GPU do nada vai no talo à toa, sem qualquer razão e os frames dropam. As vezes alt enter resolve. As vezes só reiniciar. Marvel aqui trava depois de algum tempo. Meu primo tá com tela verde aleatória.

Um inferno, na boa.
Qual o modelo dessa 5600? Ainda não tive problema com a minha, mas queria saber se devo me preparar...
 

Castro27

Veterano
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Cada CU tem seu Ray acelerador. :obrigue

Parece uma solução até melhor que a da nvidia na teoria, inclusive com muito mais futuro, visto que essa é a forma implementada nos consoles.
Não só isso mas a própria Lisa comentou que a solução de upscaling deles seria compativel com multiplas plataformas então pode ter certeza que tanto a MS quanto a Sony devem estar envolvidas nisso de alguma forma. Não duvido que saia algo realmente bom dai.
 

VanHalenBR

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Não sei se postaram mas o CNET fez um video resumo com 8 minutos da apresentação


A linha 6000 parece interessante, o que me chamou mais atenção é que o TDP da AMD é bem melhor que a NVida, não tenho certeza se eles batem em Desktop mas talvez a AMD saia na frente e seja bem mais competitiva no crescente mercado de "laptops gamers" ... alias tem muita gente que anda preferindo a portabilidade mesmo perdendo potencia.
 

Timpas

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Não sei se postaram mas o CNET fez um video resumo com 8 minutos da apresentação


A linha 6000 parece interessante, o que me chamou mais atenção é que o TDP da AMD é bem melhor que a NVida, não tenho certeza se eles batem em Desktop mas talvez a AMD saia na frente e seja bem mais competitiva no crescente mercado de "laptops gamers" ... alias tem muita gente que anda preferindo a portabilidade mesmo perdendo potencia.
20w a menos na 6800xt é "bem melhor"? kkkkk
A 6800 é melhor que a 3070, mas é 250w, a 3070 é 220w.
 

VanHalenBR

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20w a menos na 6800xt é "bem melhor"? kkkkk
A 6800 é melhor que a 3070, mas é 250w, a 3070 é 220w.
Ainda sim acho que esse é o único caminho que a AMD tem para competir a serie 3000 da nVidia esta muito forte e sem competição nos Desktops.
 

nando3d

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Ano passado tinha sido lançada a patente de ray tracing da AMD, que falava em uma solução híbrida:

AMD registra patente para solução Hybrid Ray Tracing

É quase impossível discutir a tecnologia gráfica em 2019 sem trazer raytracing em tempo real. A técnica de renderização foi popularizada pela Nvidia, Microsoft e um número crescente de desenvolvedores de jogos nos últimos meses. A AMD ficou bastante quieta sobre como planeja dar suporte a raytracing por hardware, mas um pedido de patente publicado em 27 de junho ofereceu uma ideia do que está trabalhando.

A AMD entrou com o pedido de patente no Escritório de Marcas e Patentes dos EUA (USPTO) em dezembro de 2017. Ele descreve um sistema híbrido que permite o raytracing em tempo real usando uma variedade de métodos de software e hardware, em vez de depender de apenas uma solução. A empresa disse que esta abordagem deve permitir superar as deficiências associadas às tentativas anteriores de trazer o raytracing para as massas.

No aplicativo, a AMD disse que as soluções baseadas em software "consomem muita energia e são difíceis de escalar para níveis de desempenho mais altos sem gastar uma área significativa da matriz." Ele também disse que habilitar o raytracing via software "pode reduzir o desempenho substancialmente em relação ao que é teoricamente possível" porque eles "sofrem drasticamente com a divergência de execução da travessia de hierarquia de volume limitado".

Basicamente: o uso de software para habilitar o raytracing em hardware que não foi otimizado para a técnica de renderização requer um sacrifício de desempenho significativo. A maioria das pessoas não gosta quando seu hardware é prejudicado por software, mesmo que seja para permitir alguns novos gráficos sofisticados, e a incapacidade de lidar com outras tarefas de processamento ao mesmo tempo também pode fazer os gráficos parecerem piores.

A AMD também não achou que o rastreamento de raios baseado em hardware fosse a resposta. A empresa disse que essas soluções "sofrem com a falta de flexibilidade do programador, pois o pipeline de raytracing é fixado em uma determinada configuração de hardware", são "geralmente bastante ineficientes em sua área, uma vez que devem manter grandes buffers de dados de raio para reordenar as transações de memória para atingir o desempenho máximo, "e são mais complexos do que outras GPUs.

Portanto, a empresa desenvolveu sua solução híbrida. A configuração descrita neste pedido de patente usa uma mistura de hardware dedicado e unidades de sombreamento existentes trabalhando em conjunto com software para permitir o raytracing em tempo real sem as desvantagens dos métodos descritos acima. Aqui está a explicação da empresa sobre como esse sistema pode funcionar, conforme identificado por "noiserr" no subreddit da AMD:





É importante notar que este pedido foi apresentado há um ano e meio; A AMD pode ter desenvolvido um novo sistema de raytracing nesse ínterim. Mas agora parece que a empresa não quer seguir exatamente o mesmo caminho da Nvidia, que incluiu núcleos de raytracing dedicados em GPUs baseadas em Turing, e prefere usar uma mistura de hardware dedicado e não dedicado para dar mais flexibilidade aos desenvolvedores.

Não que a AMD esteja com muita pressa. Quando a empresa anunciou suas mais recentes placas gráficas baseadas em Navi, a empresa não incluiu nenhum hardware dedicado ao raytracing e nos disse que acredita que levará alguns anos até que o raytracing em tempo real seja implementado de qualquer maneira. Pode demorar um pouco antes de vermos a solução descrita neste aplicativo - e isso presumindo que ela chegue a um produto real.

 

Poor_Boy

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Raytracing aparentemente será um problema nas big navis. Mas vamos esperar lançar pra se certificar...

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VanHalenBR

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Raytracing aparentemente será um problema nas big navis. Mas vamos esperar lançar pra se certificar...

Visualizar anexo 147884

Se não me engano novos consoles vão usar RDNA2... ou seja talvez eles ainda vão ficar atrás na área de ray tracing...
 

Krion

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AMD is working on AI-powered supersampling, NVIDIA DLSS alternative

While NVIDIA has been focusing on RTX (NVIDIA Ray Tracing) and DLSS (Deep Learning Super Sampling) technologies at GeForce Ampere launch, AMD paid more attention to raw performance, lower power requirements, and innovative memory technology coming with RDNA2 graphics. It does not mean, however, that AMD has no intention to reveal similar technologies.


DirectX 12 Ultimate and AMD FidelityFX features

Yesterday’s announcement lacked details on AMD’s response to NVIDIA DLSS, a machine-learning powered super-resolution technology that can boost graphics card performance by a significant margin simply by reconstructing the image that was never rendered by the GPU in the first place. Instead, a prediction is made, often adding more details to the image than native resolution.
At AMD Radeon RX 6000 announcement Scott Herkelman said:
We are always looking to help developers with new initiatives and we are already working on a super-resolution feature to give gamers an option for more performance when using ray tracing.
It is unclear if the upcoming super-resolution feature will only work when ray tracing is enabled or these are rather two separate technologies that can be enabled separately, similarly NVIDIA.
Tom Warren from The Verge received more information on this super-resolution technology:
While AMD is promising to go head to head with Nvidia in 4K gaming and more, the one big missing piece of this battle is a lack of an equivalent to Nvidia’s DLSS. Nvidia’s AI-powered super sampling technology has been transformative for the games that support it, bringing great image quality and higher frame rates by simply toggling a game setting.
AMD tells me it has a new super sampling feature in testing, which is designed to increase performance during ray tracing. The company is promising its super sampling technology will be open and cross-platform, which means it could come to next-gen consoles like the Xbox Series X and PS5. AMD is working with a number of partners on this technology, and it’s expecting strong industry support. Unfortunately, this won’t be ready for the launch of these three new Radeon RX 6000 Series cards.
While AMD clearly announced the feature as a part of FidelityFX technology, Tom Warren claims that this technology will be open and cross-platform. It is hard to image NVIDIA supporting FidelityFX supersampling, so we assume that this technology will be part of Microsoft DirectML technology.
XBOX Series X/S also features ML interference acceleration. The AI ‘tensor’ cores require a very small area of the die, while can provide 3-x10x performance improvement, a slide from Microsoft claimed.
DirectML super-resolution a Microsoft technology that was demonstrated back in 2019 during Game Developer Conference. It can provide a higher framerate and lower latency compared to TensorFlow, which was not designed for real-time super-resolution.

Source: The Verge, AMD
 

Krion

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Já estão começando a aparecer os modelos custom.

Check out all the Radeon RX 6800 XT and RX 6800 graphics cards from ROG and TUF Gaming

Big Navi is here. The Radeon RX 6000 series and the underlying RDNA 2 GPU architecture herald a new era of Radeon graphics power. To get the most out of these exciting new GPUs, ASUS engineers have been hard at work developing custom versions that deliver the high performance, low temperatures, and quiet operation that enthusiasts expect. Whether you choose ROG Strix or TUF Gaming Radeon RX 6000 series cards, you’ll find they deliver on all those expectations—and we’ve even put a liquid-cooled twist on our highest-end ROG Strix card so far for this generation.

The ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT puts a big chill on Big Navi
The Radeon RX 6800 XT is one of the most powerful GPUs that AMD has ever built. As we began to sketch out the ROG Strix version of the RX 6800 XT, its raw power spurred our engineers to build a cooling system that could unleash its full potential. During this process, our thoughts naturally turned to liquid cooling. PC enthusiasts the world over are already familiar with the benefits of all-in-one liquid cooling systems for their CPUs, and many of them have even added similar systems to their graphics cards using aftermarket kits to pursue the outer limits of GPU performance.

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To take full advantage of the benefits of liquid cooling, we built the ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT from the ground up with a custom pump module that's specifically tailored to the needs of a graphics card. A large cold plate cools both the GPU silicon and the GDDR6 memory modules that ring the chip. The heat from those components is transferred directly into the liquid cooling loop rather than into the case’s internal environment. At the other end of the loop, we chose a 240mm radiator to strike the right balance between high cooling potential and broad compatibility with the mounting points available in today's PC cases. A low-noise blower fan and low-profile heatsink within the shroud of the graphics card ensures that the power-delivery circuitry stays chilly.

Because the liquid cooler's radiator can be secured to a wide range of mounting points inside today's cases, the ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT creates intriguing possibilities for high-performance system builds. For example, the radiator can be mounted directly on a case exhaust vent, ensuring that the heat produced by the GPU and memory never has an opportunity to circulate into the rest of the system. This direct-exhaust approach provides ample cooling performance for the graphics card alongside lower temperatures and potentially higher performance for the rest of the components in a system. If the highest possible GPU cooling performance is a priority, builders with robust system cooling can mount the 240mm radiator and its fans on an intake vent to give the GPU cooling loop access to the freshest, lowest-temperature airflow available.

strix-lc-card-2D


However you mount it in your PC, the ROG Strix LC RX 6800 XT is made to seamlessly integrate with your build. We equip the card with especially long 600mm coolant hoses to allow for more mounting options in a case, even in EATX enclosures with cavernous interiors. Those hoses are sleeved in textile webbing to protect against abrasion and to add an extra touch of class to your system.

To move heat out of the loop, we use a pair of custom-designed 120mm radiator fans that are optimized for both high CFMs and static pressure to keep air moving through the closely packed fins of the heat exchanger. As with other ROG Strix cards, you can extend the ROG Strix LC RX 6800 XT's onboard fan control intelligence to a pair of system fans using a pair of our FanConnect II headers. These headers let connected case fans respond directly to changes in GPU temperatures, increasing cooling airflow right when it's needed under gaming loads. They can also respond to changes in CPU temperature if you simply need more fan headers to hook up to in your system.

As we developed the ROG Strix LC RX 6800 XT, we wanted to build a graphics card that was unmistakably ROG not just in its performance, but also in its appearance. Light from addressable Aura RGB LEDs shines through striations in the card's cooling shroud, illuminating plenty of distinctive ROG iconography and cyber-text accents. An illuminated ROG logo on the edge of the card communicates your allegiance whether you choose horizontal or vertical mounting for your GPU. The radiator fans include addressable Aura RGB LEDs to bring the light show to wherever you choose to mount the radiator.

Taken as a whole, the ROG Strix LC RX 6800 XT's tantalizing combination of liquid cooling and bold style are a perfect pairing to unleash all the performance available from the next generation of high-end Radeon graphics. It'll make its mark both in the frame rate that it delivers to your gaming display and through the window of your case.


The ROG Strix RX 6800 flies high with a full complement of ROG innovations
Alongside the Radeon RX 6800 XT, AMD is also announcing the Radeon RX 6800 to bring Big Navi's performance to more midrange systems. For Radeon fans in the Republic of Gamers, the ROG Strix version of the RX 6800 comes decked out with all of our latest advancements for air-cooled graphics cards.

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A massive 2.9-slot heatsink effectively transfers heat away from the GPU silicon itself using multiple heat pipes and a base plate with our MaxContact finishing tech, which increases surface area for better heat transfer. A trio of fans with our latest Axial-tech design pushes plenty of airflow through the heatsink's dense fin array while minimizing noise levels. Notched barrier rings on the outer fans, along with a counter-rotating central fan and higher blade counts across the board, ensure that airflow is directed to the hottest parts of the GPU cooler with minimal interference from unwanted turbulence. The custom short PCB of the ROG Strix Radeon RX 6800 also allows us to create a ventilation cutout in the full-length back plate of the cooler, providing more room for heat to exit the GPU and enter the case's airflow path.

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The ROG Strix cooler delivers a healthy dose of style alongside its impressive performance potential. Across both its shroud and its full-coverage backplate, a subtle palette of grays and silvers provides an ideal base canvas for RGB LED-illuminated systems, and an eye-catching addressable Aura RGB LED array on the edge of the card integrates with the rest of your Aura Sync-compatible components for an easily coordinated light show. As with the ROG Strix LC Radeon RX 6800 XT, the ROG Strix RX 6800 can extend its cooling intelligence to your system fans with its pair of FanConnect II headers.


TUF Gaming pairs sturdy and stealthy designs with the RX 6800 XT and RX 6800
For gamers who want sturdy, stealthy graphics cards, we've also created TUF Gaming versions of the Radeon RX 6800 XT and RX 6800.

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The cooling design of both cards starts with a 2.9-slot heatsink built for plenty of thermal headroom and quiet operation under the demands of today's highest-wattage GPUs. We move air through that high surface area heatsink using three fans with our latest Axial-tech design. Just like on the ROG Strix cooler, the central fan rotates clockwise while the two on the flanks spin counter-clockwise to reduce turbulence. These fans allow for higher RPMs and more air movement through the heatsink without a corresponding increase in acoustic footprint. An angular aluminum shroud with a rugged new industrial design wraps around the heatsink to suggest a sense of purposeful performance.


TUF_6000_2D_back



A full-length aluminum backplate adds a touch of style to your system with subtle TUF Gaming graphics, and a large ventilation cutout ahead of the short custom PCB provides another route for hot air to enter the case's airflow path. Auto-Extreme assembly technology, used across our lineup, precisely places and solders components without human intervention to boost reliability and build quality. A 144-hour testing regime and extra-sturdy capacitors ensure out-of-the-box reliability and a long service life. And you’ll be able to personalize your TUF Gaming card to match the rest of your system using the onboard Aura RGB LEDs, too.

For more information on pricing and availability of all of our new Radeon RX 6000-series graphics cards in your region, please contact your local ASUS representative.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
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Cada CU tem seu Ray acelerador. :obrigue

Parece uma solução até melhor que a da nvidia na teoria, inclusive com muito mais futuro, visto que essa é a forma implementada nos consoles.
Parece que a AMD vai dar um chapéu na nVidia já já. Pelo menos é o papo dos desenvolvedores no Reddit e outros fóruns. A forma como a engenharia da AMD vai lidar com RT é muito mais promissora. Parece ser, segundo estes.
 

TheK

Bam-bam-bam
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Parece que a AMD vai dar um chapéu na nVidia já já. Pelo menos é o papo dos desenvolvedores no Reddit e outros fóruns. A forma como a engenharia da AMD vai lidar com RT é muito mais promissora. Parece ser, segundo estes.
Na minha opinião, no pior dos casos a AMD vai atropelar a nvidia em RT (talvez dlss? não sei), na próxima gen de radeons, talvez nessa geração mesmo, quando os jogos passarem a ser desenvolvidos visando o RT do Playstation 5 / Xbox XPTO
 

antonioli

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A solução de RT da NVidia é ruim até agora. Achei que fosse haver alguma evolução para diminuir bem a penalização do desempenho da placa de vídeo mas não teve. Ainda fica muito escorado no uso em conjunto com o DLSS.

Só que quase nenhum jogo usa DLSS 2.0 até o momento. Aí não se pode aproveitar o milagre de jogar em menor resolução e consequentemente nem usar o RT decentemente. Pelo que foi dito, eles iriam agilizar uma forma de fazer o DLSS rodar em qualquer jogo mas até agora nada.

E a AMD, embora tenha lançado novas placas além do que esperávamos e tal, não mostrou especificamente como será sua solução para RT, nem visualmente e nem comparando desempenho como fez nos charts e muito menos dizer em qual pé anda sua tal DLSS e como, de fato, isso será implementado.

Por enquanto é muita promessa e hype mas na prática mesmo praticamente ninguém até hoje realmente jogou com RT e usou DLSS.
 

darth_senna

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A solução de RT da NVidia é ruim até agora. Achei que fosse haver alguma evolução para diminuir bem a penalização do desempenho da placa de vídeo mas não teve. Ainda fica muito escorado no uso em conjunto com o DLSS.

Só que quase nenhum jogo usa DLSS 2.0 até o momento. Aí não se pode aproveitar o milagre de jogar em menor resolução e consequentemente nem usar o RT decentemente. Pelo que foi dito, eles iriam agilizar uma forma de fazer o DLSS rodar em qualquer jogo mas até agora nada.

E a AMD, embora tenha lançado novas placas além do que esperávamos e tal, não mostrou especificamente como será sua solução para RT, nem visualmente e nem comparando desempenho como fez nos charts e muito menos dizer em qual pé anda sua tal DLSS e como, de fato, isso será implementado.

Por enquanto é muita promessa e hype mas na prática mesmo praticamente ninguém até hoje realmente jogou com RT e usou DLSS.
acho que a AMD tá no começo de um processo. eles tão ainda começando a implementação de RT e DLSS e a NVIDIA já tem alguma experiência. to achando que essa gen de GPU deles é o equivalente ao que o ryzen 1 foi pra processadores. Vai mudar a forma como as RADEON são vistas no mercado, mas sem efetivamente ganhar em performance ainda. isso virá nas próximas implementações. acho que eles tem uma estratégia de desenvolvimento de produtos de médio/longo prazos que vai além do que temos visto na industria nos ultimos anos: a receita de bolo de diminuir os nanometros, colocar memória maior e mais rápida.

E isso ai tá f**endo a concorrência, pq eles encontraram uma fórmula alternativa quando ficou claro que a tradicional já n tava mais dando um retorno que valesse a pena.
 

antonioli

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acho que a AMD tá no começo de um processo. eles tão ainda começando a implementação de RT e DLSS e a NVIDIA já tem alguma experiência. to achando que essa gen de GPU deles é o equivalente ao que o ryzen 1 foi pra processadores. Vai mudar a forma como as RADEON são vistas no mercado, mas sem efetivamente ganhar em performance ainda. isso virá nas próximas implementações. acho que eles tem uma estratégia de desenvolvimento de produtos de médio/longo prazos que vai além do que temos visto na industria nos ultimos anos: a receita de bolo de diminuir os nanometros, colocar memória maior e mais rápida.

E isso ai tá f**endo a concorrência, pq eles encontraram uma fórmula alternativa quando ficou claro que a tradicional já n tava mais dando um retorno que valesse a pena.
A Lisa Su falou para esperar o que fizeram com os Zen para as RDNA também. Ou seja, Zen1 trouxe uma mudança na lógica da coisa, Zen2 diminuiu a litografia e mais mudanças, depois veio esse Zen3 bizarro. RDNA deixou para trás a CGN, agora a RDNA2 deu um salto em relação ao próprio RDNA1 como o Zen2 deu, então concordo contigo que é uma evolução constante e o RDNA3 provavelmente será algo impressionante como conseguiram mostrar com os Zen3.

Mas é aquilo, quero ver o agora. Consoles sendo lançados, novos jogos chegando e tudo mais. O uso do RT está ruim, seja porque jogos usam mal ou porque ficam pesados demais. DLSS em quantidade desprezível de jogos até o momento e a AMD mostrou uma força bruta que ninguém desconfiava, mas neste momento é preciso mostrar o que tem de novo além da força bruta. Força bruta as placas da NVidia também tem.
 

darth_senna

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A Lisa Su falou para esperar o que fizeram com os Zen para as RDNA também. Ou seja, Zen1 trouxe uma mudança na lógica da coisa, Zen2 diminuiu a litografia e mais mudanças, depois veio esse Zen3 bizarro. RDNA deixou para trás a CGN, agora a RDNA2 deu um salto em relação ao próprio RDNA1 como o Zen2 deu, então concordo contigo que é uma evolução constante e o RDNA3 provavelmente será algo impressionante como conseguiram mostrar com os Zen3.

Mas é aquilo, quero ver o agora. Consoles sendo lançados, novos jogos chegando e tudo mais. O uso do RT está ruim, seja porque jogos usam mal ou porque ficam pesados demais. DLSS em quantidade desprezível de jogos até o momento e a AMD mostrou uma força bruta que ninguém desconfiava, mas neste momento é preciso mostrar o que tem de novo além da força bruta. Força bruta as placas da NVidia também tem.
Acho que o "pulo do gato" pra AMD nessa geração de GPUs seria conseguir colocar a solução DLSS deles que rodasse sem que os jogos fossem otimizados pra ela. que rodasse em qualquer jogo. Se isso saisse sem a NVIDIA ter coisa parecida, iria inverter totalmente o "problema" atual deles. e nessas GPUs ai, tanto radeon quanto nvidia, acho que é só pelo DLSS mesmo que vai dar pra rodar RT numa resolução satisfatória.
Em resumo, pelo que vejo ai, em hardware a AMD pelo jeito tá pau a pau com a NVIDIA. O que vai definir pra que lado vai pender, vai ser o software.
 

antonioli

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Acho que o "pulo do gato" pra AMD nessa geração de GPUs seria conseguir colocar a solução DLSS deles que rodasse sem que os jogos fossem otimizados pra ela. que rodasse em qualquer jogo. Se isso saisse sem a NVIDIA ter coisa parecida, iria inverter totalmente o "problema" atual deles. e nessas GPUs ai, tanto radeon quanto nvidia, acho que é só pelo DLSS mesmo que vai dar pra rodar RT numa resolução satisfatória.
Em resumo, pelo que vejo ai, em hardware a AMD pelo jeito tá pau a pau com a NVIDIA. O que vai definir pra que lado vai pender, vai ser o software.
É essa a promessa da NVidia também. Estou esperando das duas empresas um DLSS aplicável para uma gama muito grande de jogos e se possível até todos. Por enquanto é só força bruta.

Acho que quando os jogos de nova geração começarem a sair, teremos novas repostas sobre isso e também sobre uso concreto do armazenamento rápido.
 

DarkVoid

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AMD tem a faca, o queijo, bolo, café e o resto do café da manhã na mão, não é possível que ela não use ou esteja no meio das soluções que serão aplicadas nos consoles, usando a tecnologias que vão aplicar neles.
 

darth_senna

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É essa a promessa da NVidia também. Estou esperando das duas empresas um DLSS aplicável para uma gama muito grande de jogos e se possível até todos. Por enquanto é só força bruta.

Acho que quando os jogos de nova geração começarem a sair, teremos novas repostas sobre isso e também sobre uso concreto do armazenamento rápido.
Ainda que a tecnologia não saia pra todos os jogos, como a arquitetura é a mesma dos consoles, eu acho que a vantagem do DLSS da AMD tá implicita ai. qualquer que seja o modelo que eles criarem, vai ser o padrão dos consoles e por isso msm, vai ser bem mais fácil de implementar que a solução da NVIDIA. E a gente sabe que console n é exatamente conhecido por ser poderoso, geralmente. um negócio que oferece o dobro de resolução assim, seria mto provavelmente, implementado em praticamente todos os jogos.
Então, acho que contando apenas os jogos que sairem depois do DLSS da AMD ficar disponível, por default todos jogos já serão compatíveis. E como tem mto pouca coisa com RT por ai hj, isso já ia resolver grande parte do problema, pq resto deve rodar sem DLSS em 4k sem problemas. E o que for online e popular, deve receber update pra ficar compatível com isso.
Então, da forma que eu vejo, quem precisa se esforçar mais é a NVIDIA, pq se a AMD só igualar o que eles entregaram até agora, a vantagem ainda vai ser das vermelhinhas.
 

antonioli

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Ainda que a tecnologia não saia pra todos os jogos, como a arquitetura é a mesma dos consoles, eu acho que a vantagem do DLSS da AMD tá implicita ai. qualquer que seja o modelo que eles criarem, vai ser o padrão dos consoles e por isso msm, vai ser bem mais fácil de implementar que a solução da NVIDIA. E a gente sabe que console n é exatamente conhecido por ser poderoso, geralmente. um negócio que oferece o dobro de resolução assim, seria mto provavelmente, implementado em praticamente todos os jogos.
Então, acho que contando apenas os jogos que sairem depois do DLSS da AMD ficar disponível, por default todos jogos já serão compatíveis. E como tem mto pouca coisa com RT por ai hj, isso já ia resolver grande parte do problema, pq resto deve rodar sem DLSS em 4k sem problemas. E o que for online e popular, deve receber update pra ficar compatível com isso.
Então, da forma que eu vejo, quem precisa se esforçar mais é a NVIDIA, pq se a AMD só igualar o que eles entregaram até agora, a vantagem ainda vai ser das vermelhinhas.
Você tem razão. Mas o problema é data. Tipo, imagine o cara que quer comprar uma placa agora. Ele olha para o RT e seu desempenho sofrível na NVidia e a AMD com uma interrogação. Aí se entusiasma com o DLSS mas praticamente não tem jogo que usa o recurso. Vê que é provável que a AMD faça algo parecido, mas não sabe quando. No fim, seja qual for a decisão a pessoa estará comprando força bruta. A probabilidade de jogar seus próximos jogos sem uma coisa, nem outra é grande.

Acho que esta época pré-lançamento dos consoles é que é muito complicada mesmo. Muita novidade, muita promessa e no fim até pegarem o jeito de fazerem as coisas com os novos recursos, novos hardwares e tal demora um pouquinho.
 

wtsds

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AMD continua ruim na hora de rodar em open gl? Principalmente os emuladores usam muito. Em vulkan ainda não está tão bem.
 

darth_senna

Bam-bam-bam
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Você tem razão. Mas o problema é data. Tipo, imagine o cara que quer comprar uma placa agora. Ele olha para o RT e seu desempenho sofrível na NVidia e a AMD com uma interrogação. Aí se entusiasma com o DLSS mas praticamente não tem jogo que usa o recurso. Vê que é provável que a AMD faça algo parecido, mas não sabe quando. No fim, seja qual for a decisão a pessoa estará comprando força bruta. A probabilidade de jogar seus próximos jogos sem uma coisa, nem outra é grande.

Acho que esta época pré-lançamento dos consoles é que é muito complicada mesmo. Muita novidade, muita promessa e no fim até pegarem o jeito de fazerem as coisas com os novos recursos, novos hardwares e tal demora um pouquinho.
Sim, acho que essa geração, pelas incertezas e pelo povo já estar acostumado com anos de NVIDIA dominando, ela deve ganhar. a coisa deve complicar mais pra eles só na próxima msm.
Lembrando da época do lançamento do PS4, acho que o RT é pra essa geração, o que foram as tecnologias de particulas no PS4. Pq em termos de gráficos, foi o que mais notei evolução do PS3 pro PS4. Um jogo que usa isso MUITO bem é ghost of tsushima.
Nessa geração de GPUs eu ainda apostaria meu dinheiro na NVIDIA. Mas da próxima em diante, pelo menos em termos de qualidade e custo-beneficio, acho que a AMD vai dominar. A partir disso ainda devem ir uns anos pra isso se traduzir em dominar o market-share. mas a coisa tá feia pra NVIDIA. Não tão feia quanto tá pra intel, pq bem ou mal a nvidia tem conseguido entregar melhorias a cada geração nova. Mas a AMD tá com tudo.
Enfim, vamos ver. eu to mto ansioso pra sair logo as placas e ver reviews delas e confirmar que elas entregam o que a AMD promete mesmo. Pq até lá, eu ainda fico com um pé atrás de ser mais propaganda que realidade.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
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Sim, acho que essa geração, pelas incertezas e pelo povo já estar acostumado com anos de NVIDIA dominando, ela deve ganhar. a coisa deve complicar mais pra eles só na próxima msm.
Lembrando da época do lançamento do PS4, acho que o RT é pra essa geração, o que foram as tecnologias de particulas no PS4. Pq em termos de gráficos, foi o que mais notei evolução do PS3 pro PS4. Um jogo que usa isso MUITO bem é ghost of tsushima.
Nessa geração de GPUs eu ainda apostaria meu dinheiro na NVIDIA. Mas da próxima em diante, pelo menos em termos de qualidade e custo-beneficio, acho que a AMD vai dominar. A partir disso ainda devem ir uns anos pra isso se traduzir em dominar o market-share. mas a coisa tá feia pra NVIDIA. Não tão feia quanto tá pra intel, pq bem ou mal a nvidia tem conseguido entregar melhorias a cada geração nova. Mas a AMD tá com tudo.
Enfim, vamos ver. eu to mto ansioso pra sair logo as placas e ver reviews delas e confirmar que elas entregam o que a AMD promete mesmo. Pq até lá, eu ainda fico com um pé atrás de ser mais propaganda que realidade.
Eu não estou nem muito ansioso por reviews em si porque já vi que teremos força bruta. Quem comprar as placas ficarão satisfeito por poder jogar na excelência, assim como com as RTX. Eu quero ver o emprego de novas tecnologias mesmo.

Estou interessando em ver como estarão os jogos para os consoles para ter uma ideia geral sobre o que está por vir.
 

Krion

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Agora é a vez das placas da MSI


MSI showcases custom Radeon RX 6800 XT GAMING X TRIO

MSI has also today revealed the custom design featuring AMD’s Navi 21 GPU based on RDNA2 architecture. The graphics card presented by MSI today is based on Raden RX 6800 XT SKU, which has 4608 Stream Processors and 16 GB of GDDR6 memory.

The Radeon card shown by MSI features a very similar design to the Gaming series based on NVIDIA GeForce RTX 30 cards featuring Ampere architecture. The MSI RX 6800 XT GAMING X Trio is a triple-slot model with and a triple-fan cooling solution. The card features dual 8-pin power connectors.

MSI Insider hosts revealed that these are the first renders of the graphic card’s design, so these are not even real photographs yet. The release date of this custom model has not yet been confirmed. The clock speeds also remain to be disclosed by MSI at a later time. The manufacturer confirmed it will launch more custom designs based on Radeon RX 6800 series.










Source: MSI Insider
 

Timpas

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A Lisa Su falou para esperar o que fizeram com os Zen para as RDNA também. Ou seja, Zen1 trouxe uma mudança na lógica da coisa, Zen2 diminuiu a litografia e mais mudanças, depois veio esse Zen3 bizarro. RDNA deixou para trás a CGN, agora a RDNA2 deu um salto em relação ao próprio RDNA1 como o Zen2 deu, então concordo contigo que é uma evolução constante e o RDNA3 provavelmente será algo impressionante como conseguiram mostrar com os Zen3.

Mas é aquilo, quero ver o agora. Consoles sendo lançados, novos jogos chegando e tudo mais. O uso do RT está ruim, seja porque jogos usam mal ou porque ficam pesados demais. DLSS em quantidade desprezível de jogos até o momento e a AMD mostrou uma força bruta que ninguém desconfiava, mas neste momento é preciso mostrar o que tem de novo além da força bruta. Força bruta as placas da NVidia também tem.
Apesar de ser uma m**** o setor de drivers da amd, os que eles prometem, cumprem.
Pode ser que daqui alguns anos, as novas placas da amd hoje tenham muito mais desempenho que essas RTX 3000. Assim como ocorreu com as GCN, ficaram bem mais fortes.
Eu nunca que iria dizer que uma RX570 chegaria numa 1060 da forma como ela lançou e mostrou o "poder" dela.
Então dá sim pra acreditar no que dizem.
 
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