RSR é só FSR 1 sem gambiarras de soluções externas.
FSR 2 é algo a se acompanhar.
Exatamente.
E o FSR?
O RSR é baseado no FSR 1.0, mas agora é implementado no nível do driver. O FSR (que precisa de suporte de jogo do lado do desenvolvedor) ainda continuará a ser desenvolvido. AMD atualmente está trabalhando na v2.0. Embora concordemos que é muito confuso ver os dois padrões um ao lado do outro, inevitavelmente assumimos que a v2.0 chegará ao RSR. Na última página do artigo, compartilharemos um pouco mais sobre o FSR v2.0
AMD has released its new Radeon Software 22.3.1 drivers, supporting Radeon Super Resolution technology as a broader answer to fight off DLSS from NVIDIA. Will the new feature make enough of a differen... Radeon Super Resolution
www.guru3d.com
Como habilitar o RSR?
Depois de instalar o driver mais recente. Vá para as configurações, para ativar o RSR, basta apertar um botão no driver do software Radeon, ele estará localizado na guia de gráficos. Quando você inicia um jogo, você reduz a resolução do jogo e deixa o RSR fazer o seu trabalho. O RSR dimensionará a resolução do jogo para a resolução nativa (ou quase nativa) do seu sistema. Sua GPU deve ser submetida a menos estresse, permitindo que ela opere em taxas de quadros mais rápidas. Quanto menor a resolução do jogo, melhor. No entanto, dependendo da sua máquina, algum balanceamento provavelmente será necessário, pois diminuir muito a resolução do jogo para obter fps mais altos pode reduzir significativamente a fidelidade visual.
Suporte de hardware
Enquanto o FSR é suportado pelas recentes linhas de GPUs NVIDIA e AMD, o RSR é suportado apenas por placas rDNA da AMD (incluindo GPUs das séries Radeon RX 5000 e RX 6000).
E quanto a RSR e qualidade de imagem?
A questão complicada desta técnica aplicada é qual será o nível de qualidade da imagem. A AMD subdividiu vários modos de qualidade; esses modos são Ultra Quality, Quality, Balanced e um modo de desempenho bastante horrível. Além disso, se a resolução de destino for Ultra HD, você pode fazer o upscale de Full HD para WQHD e escolher quanta degradação da qualidade de imagem você considera aceitável como uma compensação por taxas de quadros mais altas.
Realmente o sucesso desta implementação depende da qualidade da imagem, ou 'quão limpa' a cena da imagem permanece. O DLSS tem uma forte vantagem aqui, pois realmente a AMD está aplicando uma técnica de upscaling que precisará oferecer qualidade de imagem nítida sem artefatos espaciais ou temporais graves. Em nossos achados, podemos concluir que RSR (e FSR) tem um efeito negativo na qualidade da imagem. Em retrospecto, as versões anteriores do DLSS também apresentavam problemas; no entanto, a NVIDIA tem a vantagem de 'aprendizagem' profunda, eles podem melhorar e ao longo do tempo.
A AMD criou algo que certamente não é único, upscaling temporal e nitidez aplicada, a combinação dos dois geralmente traz algum tipo de efeito, pois eles estão tentando fazer uma maçã com uma laranja (a única solução afeta o outro), isso pode se traduzir em desfoque, granulação/ruído, artefatos ou outras formas de degradação da qualidade.
Os resultados de qualidade de imagem vão variar por jogo.
AMD has released its new Radeon Software 22.3.1 drivers, supporting Radeon Super Resolution technology as a broader answer to fight off DLSS from NVIDIA. Will the new feature make enough of a differen... Image quality
www.guru3d.com
No link tem mais conteúdo com comparação de qualidade e etc.