O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] AMD RADEON - Polaris / VEGA / NAVI - Benchmarks, Notícias, Fotos, Testes, Discussão.

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
AMD já deixou claro que não é necessário hardware específico para o FSR2.0. Então acho que não há o que preocupar. Até porque nenhuma de suas placas possuem qualquer processador ou implementação dura específica para nenhuma tarefa específica.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Ainda assistindo ao vídeo, mas acho que agora vem algo que presta aí mesmo hein




FSR 2.0 é monstro, melhor que 4k nativo e no modo performance fica muito pouca coisa abaixo do 4k nativo.
Vai dar uma sobrevida para placas como rx570/gtx1060 por um longo tempo ainda.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.558
Reações
20.444
Pontos
1.094
FSR 2.0 é monstro, melhor que 4k nativo e no modo performance fica muito pouca coisa abaixo do 4k nativo.
Vai dar uma sobrevida para placas como rx570/gtx1060 por um longo tempo ainda.

É só pra série 5000 e 6000 e futuras AMD. Acho q pra Nvidia só pra quem tem a série 2000 pra cima!
Eu só acredito vendo, pq software nunca vai ganhar de uma IA avançada!
 


#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
É só pra série 5000 e 6000 e futuras AMD. Acho q pra Nvidia só pra quem tem a série 2000 pra cima!
Eu só acredito vendo, pq software nunca vai ganhar de uma IA avançada!
Isso que vc falou é para RSR (Radeon Super Resolution), já o FSR 2.0 é para todos.
 

alefmm

Bam-bam-bam
Mensagens
1.642
Reações
1.386
Pontos
353
Minhas filhas (5700 XT e 6700XT) agradecem a consideração.

Poco F3 via Cebolatalk
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Opera Instantâneo_2022-03-17_203100_www.techpowerup.com.png

A imagem acima mostra em que ponto do pipeline de renderização a Radeon Super Resolution é usada. Vamos começar com uma breve recapitulação de como o FSR e o DLSS funcionam. Ambas as técnicas requerem suporte adicional por jogo do desenvolvedor de jogos. Quando um jogo renderiza uma cena, ele começa renderizando o ambiente 3D com a geometria do mapa, folhagem e NPCs nele – tudo que é um objeto tridimensional. Uma vez que a primeira passagem é concluída, o HUD e outros elementos 2D são renderizados em cima dessa saída. Com FSR e DLSS, a codificação do jogo precisa ser alterada para renderizar o ambiente 3D em resolução mais baixa para obter FPS mais alto. Antes que o HUD seja renderizado agora, a imagem é aumentada e aprimorada usando várias técnicas para trazer detalhes adicionais. Uma vez feito, os vários elementos 2D podem ser renderizados em cima da imagem aumentada, no monitor' s resolução nativa, o que garante que eles sejam nítidos e nítidos. Especialmente o texto de alto contraste se beneficia muito da resolução mais alta, pois as formas e as bordas dos caracteres terão uma aparência melhor.

O que também é importante é que os efeitos de pós-processamento, como granulação de filme ou desfoque de movimento, sejam aplicados depois que a imagem for ampliada. Isso tem dois benefícios - primeiro, garante que os algoritmos FSR/DLSS tenham uma imagem de entrada sem ruído para trabalhar e, segundo, renderiza esses efeitos em resolução nativa, para que o ruído não seja aprimorado e muito mais refinado e sutil.

Fazer todas essas alterações em um mecanismo de jogo é relativamente fácil, mas nem todo desenvolvedor pode ser convencido a gastar tempo implementando e testando essas técnicas. Além disso, é altamente improvável que todos os títulos mais antigos sejam atualizados com suporte para upscaling, e é por isso que a AMD agora oferece RSR em seu driver: o jogo não precisa ser modificado de forma alguma, pois o driver da AMD "capturará" a saída final e upscale-o antes de enviá-lo para o monitor. Isso significa que o upscaling acontece muito mais tarde no pipeline de renderização, perdendo todos os benefícios que mencionei acima. A grande vantagem é que o RSR funciona em tudo: jogos, vídeos, apresentações qualquer coisa pode ser ampliada.

Conclusão​

A AMD Radeon Super Resolution (RSR) é um dos acréscimos de valor mais úteis nos últimos tempos. A cada ano, a empresa adiciona novos recursos ao lado do software do produto agora conhecido simplesmente como AMD Software, mas esses geralmente tendem a ser recursos relevantes para o jogador que não afetam a jogabilidade real do jogo. O RSR é um dos poucos recursos que podem beneficiá-lo no jogo, aumentando o desempenho do seu jogo. Chega em um momento em que há uma batalha campal pela supremacia na área de aprimoramentos de desempenho baseados em qualidade de imagem entre a AMD e a NVIDIA. A equipe verde revolucionou este espaço com o DLSS e enfrentou a concorrência do FSR (FidelityFX Super Resolution). Tanto o DLSS quanto o FSR precisam de alguma forma de integração com seu jogo, e você está à mercê dos desenvolvedores de jogos para adicionar um dos dois, ou ambos.

O RSR é diferente nesse aspecto e tem como alvo todos aqueles milhares de jogos que provavelmente nunca receberão suporte para FSR ou DLSS; pense em jogos de 3 anos atrás, que caíram fora do ciclo de suporte do desenvolvedor.

Para ser absolutamente claro, o RSR não está sendo debatido como um substituto para o FSR.
A AMD continuará trabalhando com os desenvolvedores para integrar o FSR, pois continua a desfrutar de superioridade tecnológica sobre o RSR por causa de sua integração com o jogo, que permite aumentar a cena 3D e deixar o pós-FX e o HUD na resolução nativa. Na verdade, a AMD está dobrando o FSR com a nova tecnologia FSR 2.0 que aproveita o upscaling temporal para melhorar a qualidade da imagem em todos os níveis. RSR é para jogos que não possuem FSR. Estes podem até ser jogos que suportam DLSS, mas não possuem FSR. O novo recurso RSR simplesmente precisa ser ativado no AMD Software (também conhecido como Radeon Software) e o jogo é executado em uma resolução mais baixa do que sua tela é capaz. Ele simplesmente aprimora a saída do jogo para a resolução nativa da sua tela enquanto tenta minimizar a perda de qualidade da imagem de aumento de escala. O algoritmo de upscaling subjacente é o mesmo do FSR 1.0 (espacial).

Como o RSR fica no limite absoluto do pipeline de renderização gráfica, tínhamos nossas apreensões em relação aos elementos do jogo, como HUD, mira, ponteiros personalizados do mouse etc. Em teoria, o RSR deveria destruir os elementos HUD de certos gêneros de jogos com , HUDs animados e ricamente detalhados, como estratégia em tempo real ou jogos de RPG com HUDs desordenados e interativos que têm dezenas e dezenas de botões de ação, itens de inventário e muito mais.

Estamos felizes em informar que a RSR superou nossas expectativas. Em uma ampla variedade de gêneros de jogos que incluem atiradores, aventuras em terceira pessoa e RPGs, a qualidade da imagem de jogos renderizados em resoluções mais baixas e aprimoradas por RSR parece muito atraente. Um jogo renderizado em 1080p e simplesmente exibido em uma tela 4K por upscaling bilinear da tela parece muito ruim em comparação com o mesmo jogo sendo renderizado em 1080p, mas aprimorado para 4K usando RSR. Na página anterior, incluímos muitos exemplos interativos em que você pode comparar RSR com 4K nativo, bem como resoluções mais baixas aumentadas para uma resolução mais alta sem RSR no meio. Percebemos uma melhoria tangível na qualidade entre o upscaling bilinear cego e o RSR, embora a saída, em alguns casos, acabe parecendo um pouco "cerosa".

Quanto a se o RSR pode fazer uma imagem parecer tão boa quanto a nativa de 4K, bem, é bastante próximo e depende da resolução mais baixa. 1440p+RSR é quase tão bom quanto 4K nativo em quase todos os jogos que testamos. A discagem para 1080p+RSR com 4K reduz visivelmente os detalhes, mas ainda não parece tão ruim. A "sensação de baixa resolução" que você esperaria em objetos como malhas, texturas altamente detalhadas ou mesmo texturas de solo é um pouco embotada. Novamente, recomendamos que você abra a página anterior em outra guia e veja por si mesmo.

O principal objetivo do RSR, FSR, DLSS ou mesmo do próximo Intel XeSS é a melhoria do desempenho. Aqui, todos os nossos jogos ganham na região de 30 a 40% mais taxas de quadros quando você escolhe 1440p+RSR com uma tela 4K nativa; ou cerca de 20–30% ao usar 1080p+RSR com uma tela nativa de 1440p. O desempenho aumenta em mais de 60% quando você usa 1080p+RSR com uma tela 4K nativa. Esses são ganhos de desempenho impressionantes que devem permitir que os jogadores em hardware mais lento usem um monitor de resolução mais alta do que o recomendado para a placa gráfica, enquanto se beneficiam do monitor de resolução mais alta em tarefas que não são de jogos - pense em emparelhar uma tela 4K com um RX 6700 XT, ou mesmo uma combinação ousada de uma tela 4K com uma RX 6600 XT. Todos os nossos testes nesta revisão foram feitos usando um RX 6800 XT.

Há alguns ossos para escolher. Para iniciantes, RSR requer Radeon RX 5000 series (RDNA) ou hardware gráfico mais recente. Isso elimina as placas de vídeo Radeon "Vega" e "Polaris", que teriam se beneficiado mais com esse recurso. É particularmente difícil para a AMD excluir "Vega", pois ainda é da geração atual se você considerar a iGPU Radeon Vega 8 que alimenta as APUs Ryzen 5000 e os processadores móveis de hoje. A Intel poderá em breve trazer o XeSS para todas as soluções gráficas baseadas no Gen12 Xe e posteriores, o que assumimos inclui seu Iris Xe iGPU.

No geral, porém, estamos muito felizes com a RSR. Ele permite que você tenha qualidade e desempenho semelhantes ao FSR em uma seleção ilimitada de jogos. A AMD acabou de democratizar a Super Resolução? Quase – se funcionasse em uma seleção mais ampla de GPUs.

 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Li no adrena q ia ser limitado pra séries mais atuais.
E foi no adrena mesmo que eu li, lá tem duas informações, uma falando rsr que seria apenas para series 5000 e 6000 por motivos obvios, a rx570 da vida não faz 4k.
E o FSR 2.0 que é o mesmo sistema do 1.0, logo é para todos.

"Ao lado do FSR 2.0, a AMD também anunciou a Radeon Super Resolution, que a gigante da tecnologia diz que "leva toda a bondade" oferecida na FidelityFX Super Resolution e a colocou em um driver. Isso significa que ele permitirá que você ative recursos no FSR em uma variedade de jogos que ainda não possuem suporte nativo, oferecendo um aumento extra no desempenho. No entanto, o suporte para RSR só vem com GPUs Radeon RX 5000 (ou mais novas) da AMD."

No entanto, o suporte para RSR só vem com GPUs Radeon RX 5000 (ou mais novas) da AMD.

:kratinho
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.558
Reações
20.444
Pontos
1.094
Sem querer ser chato, mas isso daí tem q valer muito a pena pra eu trocar o dlss! O único problema do dlss é q depende da desenvolvedora querer! Mas ultimamente tem saído em muito jogo! Tb tem o da Intel q dizem q vai ser bom! Vamos ver no papel qual vai valer mais a pena!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Sem querer ser chato, mas isso daí tem q valer muito a pena pra eu trocar o dlss! O único problema do dlss é q depende da desenvolvedora querer! Mas ultimamente tem saído em muito jogo! Tb tem o da Intel q dizem q vai ser bom! Vamos ver no papel qual vai valer mais a pena!
O DLSS eu troco de boa, caso seja mesmo nível. Difícil é sair da nVidia depois de nunca mais ter que lidar com problemas graves de drivers e drops aleatórios de performance em jogo pra caramba. Fora o Freestyle, que a AMD ainda não teve a capacidade de lançar algo remotamente parecido. Dying Light 2 sem Freestyle é muito mais feio que espancar a própria mãe com o próprio paul.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Testando aqui em alguns jogos mais antigos ,. a qualidade da imagem realmente é muito boa. Colocando em 1366x768p ou 1280x720p a qualidade da imagem fica ainda excelente quando sai na tela em 1080p.

Se essa qualidade for percebida na mesma proporção quando relativo a 4k, é uma ferramenta excelente para quem tem um monitor 4k e não conseguia jogar algum game sem DLSS ou FDFX em 60fps, e agora pode conseguir os frames que faltavam via driver. Uma grande pena que isso não seja suportado pelas polaris, seria de grande ajuda para uma 570/580/590 para ter uma vida um pouco mais longa.

768p
276197426_5101720416560244_257048135925092761_n.jpg



1080p
276131944_5101721196560166_921619736717945276_n.jpg
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.229
Reações
62.640
Pontos
903
Sera?:kpensa


The First Batch of Radeon RX 7700 XTs are About to Be Tested by AMD: Faster than the RX 6900 XT at Nearly Half the Price [Report]


The first batch of AMD’s RDNA 3 GPUs are about to be internally tested for initial performance estimates and any possible design flaws. This process usually is known as the bring-up and follows tape-out after the first batch of dies arrives at the chipmaker’s labs. In this particular case, we are probably looking at Navi 33 which will be the only monolithic die from the RDNA 3 family.


This image has an empty alt attribute; its file name is FLVvfjRaAAEG51t-802x1024.png

Navi 33 Mockup


According to Greymon55, it will be the first Navi 3x GPU to be announced, sometime towards the end of the year. Fabbed on TSMC’s 6nm node, Navi 33 will power the Radeon RX 7700 XT with performance exceeding that of the Radeon RX 6900 XT (Navi 21) at roughly half the price.




The Radeon RX 7900 XT (and RX 7800 XT) at the top of the stack will reportedly consist of two GCDs or Graphics Compute Dies. These will be connected using an active bridge interconnect, 3D stacked on top of the two along with 256MB of L3/Infinity Cache. The RX 7900 XT will pack up to a total of 15,360 shaders across 60 Work Group Processors (WGPs), paired with 16GB of GDDR6 memory across a 256-but bus.





The RX 7800 XT, on the other hand, is expected to feature 10,240 shaders across two GCDs. The memory and bus configuration should largely be the same as the 7900 XT. The GPU core will run at around 2.5GHz, the same as Navi 21 which is likely a result of the densely packed logic. Overall, the Navi 31 die powering the Radeon RX 7900 XT should be 2.2-2.5x faster than the RX 6900 XT, with the RX 7800 XT (Navi 32) beating the RX 6800 XT by 50-80%.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Testando aqui em alguns jogos mais antigos ,. a qualidade da imagem realmente é muito boa. Colocando em 1366x768p ou 1280x720p a qualidade da imagem fica ainda excelente quando sai na tela em 1080p.

Se essa qualidade for percebida na mesma proporção quando relativo a 4k, é uma ferramenta excelente para quem tem um monitor 4k e não conseguia jogar algum game sem DLSS ou FDFX em 60fps, e agora pode conseguir os frames que faltavam via driver. Uma grande pena que isso não seja suportado pelas polaris, seria de grande ajuda para uma 570/580/590 para ter uma vida um pouco mais longa.

768p
276197426_5101720416560244_257048135925092761_n.jpg



1080p
276131944_5101721196560166_921619736717945276_n.jpg
Mas o que vc testou ai?
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Mas o que vc testou ai?
Em termos de jogos pouca coisa, não tenho muita coisa instalada no momento. Fallout 4 e Shadow of Tomb Raider. Elden Ring tbm ficou excelente. Vou olhar mais alguma coisa aqui.

Não que seja muito util para jogar estes jogos em fullhd com a 6600, já que ela leva bem estes títulos. Caso tivesse um monitor de maior resolução, seria mais útil no meu caso.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Um jogo interessante que tenho aqui no momento que mostra o ganho de desempenho, Deus Ex Mankind Divided.

Qualidade ultra, MSAA em 4X, Fullhd vs 1366x768p: na primeira imagem um ganho de 29fps, na segunda ganho de 37fps.


276123482_5103519006380385_3589365529254143890_n.jpg
276242410_5103515733047379_8893056887980681164_n.jpg
276065016_5103519983046954_623698725739572966_n.jpg
276111800_5103518179713801_1907595672042232482_n.jpg
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Em termos de jogos pouca coisa, não tenho muita coisa instalada no momento. Fallout 4 e Shadow of Tomb Raider. Elden Ring tbm ficou excelente. Vou olhar mais alguma coisa aqui.

Não que seja muito util para jogar estes jogos em fullhd com a 6600, já que ela leva bem estes títulos. Caso tivesse um monitor de maior resolução, seria mais útil no meu caso.
Não, tipo, perguntei sobre qual ferramenta vc usou rs

Da forma como vc tá postando, não dá pra dizer se tá bom ou ruim porque o que é 1080p tá em tamanho original e 720p não está "esticado" pra 1080p, continua 720p e menor. Então não dá pra dizer nada sobre, infelizmente.

Mas eu queria saber qual ferramenta vc tá usando. Nem sabia que já tava disponível coisa nova.
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
Não, tipo, perguntei sobre qual ferramenta vc usou rs

Da forma como vc tá postando, não dá pra dizer se tá bom ou ruim porque o que é 1080p tá em tamanho original e 720p não está "esticado" pra 1080p, continua 720p e menor. Então não dá pra dizer nada sobre, infelizmente.

Mas eu queria saber qual ferramenta vc tá usando. Nem sabia que já tava disponível coisa nova.
Aquela RSR tá disponível desde ontem.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Não, tipo, perguntei sobre qual ferramenta vc usou rs

Da forma como vc tá postando, não dá pra dizer se tá bom ou ruim porque o que é 1080p tá em tamanho original e 720p não está "esticado" pra 1080p, continua 720p e menor. Então não dá pra dizer nada sobre, infelizmente.

Mas eu queria saber qual ferramenta vc tá usando. Nem sabia que já tava disponível coisa nova.

RSR via driver.

Então, to passando minha impressão e realmente nesse aspecto visual não há muito o que se falar a não ser que se experimente.

Tentando explicar em palavras, sabe quando colocamos um jogo em 720p e vc logo de cara percebe que não tá legal na sua tela de resolução superior? Isso não aconteceu.

Claro que com olhos atentos podem perceber diferenças, como no exemplo abaixo, em que a placa de "exit" claramente está em resolução inferior e fica bem evidente colocando lado a lado.

276117191_5103644709701148_3400800317096405884_n.jpg
276123448_5103649259700693_4569795937285000062_n.jpg
 

#0352@

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.352
Reações
34.397
Pontos
1.354
RSR via driver.

Então, to passando minha impressão e realmente nesse aspecto visual não há muito o que se falar a não ser que se experimente.

Tentando explicar em palavras, sabe quando colocamos um jogo em 720p e vc logo de cara percebe que não tá legal na sua tela de resolução superior? Isso não aconteceu.

Claro que com olhos atentos podem perceber diferenças, como no exemplo abaixo, em que a placa de "exit" claramente está em resolução inferior e fica bem evidente colocando lado a lado.

276117191_5103644709701148_3400800317096405884_n.jpg
276123448_5103649259700693_4569795937285000062_n.jpg
Talvez o fsr 2.0 melhore até em 720p de forma geral no futuro.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Li no adrena q ia ser limitado pra séries mais atuais.

O adrenaline deu a notícia de forma completamente equivocada.

Confundiram Super Resolução Radeon (o do driver) com o FidelityFX super resolution 2.0 (o implementado pelas devs diretamente no jogo). Enquanto o RSR só é suportado no momento pelas RX 5000 e 6000, o FidelityFX 2.0 será suportado não só pelas GPUs mais antigas, como até mesmo pelas GPUs Nvidia.

Eu não sei nem como conseguiram errar nessa noticia já que a matéria original linkada por eles fala algo completamente diferente do que eles escreveram.

A materia do adrenaline:


A fonte linkada por eles nessa matéria foi a PC Gamer:


AMD está 'avaliando' se deve habilitar Radeon Super Resolution em GPUs mais antigas​

Por Dave James publicado cerca de 1 hora atrás
Mas não há garantia e os chips Ryzen 6000 da AMD e as GPUs para laptops são os primeiros da fila no segundo trimestre deste ano.

A AMD disse que vai "avaliar" se o seu RX 580 merece Radeon Super Resolution (RSR). Mas só fará isso depois de obter o novo recurso de aumento de desempenho com suas APUs da série Ryzen 6000 (aquelas com iGPUs RDNA) e depois com laptops para jogos com tecnologia Radeon.

Então, você está um pouco abaixo na lista de prioridades, mas pelo menos não é um “não” difícil para o RSR atingir o silício gráfico AMD mais antigo. Tenho que levar os pontos positivos onde você pode encontrá-los agora, hein?

A AMD acaba de lançar o Radeon Super Resolution , um upscaler baseado em software que é alimentado por FidelityFX Super Resolution (FSR), mas não exige que os desenvolvedores pré-confeccionem o suporte em seus jogos. Isso significa que quase todos os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas se você executar o RSR e seus jogos em uma resolução mais baixa do que a da tela nativa.

É efetivamente a mesma solução que a Valve colocou no Steam Deck para permitir o upscale para uma tela acoplada a 1080p sem sacrificar o desempenho de 800p.

O problema agora é que o RSR está disponível apenas em drivers para GPUs da série Radeon RX 5000 e superiores. Isso significa que qualquer um que tenha uma GPU baseada em GCN mais antiga, como a popular série RX 400 ou 500 - ou mesmo a malfadada Radeon VII - está sem sorte.

Isso é uma pena, já que o progenitor mais poderoso do RSR, o FSR, é totalmente suportado em todas essas placas gráficas, desde que o jogo o tenha. Mas isso não significa que o RSR nunca chegará às GPUs mais antigas, é apenas que está no final da fila.

A AMD disse que vai "avaliar" se o seu RX 580 merece Radeon Super Resolution (RSR). Mas só fará isso depois de obter o novo recurso de aumento de desempenho com suas APUs da série Ryzen 6000 (aquelas com iGPUs RDNA) e depois com laptops para jogos com tecnologia Radeon.

Então, você está um pouco abaixo na lista de prioridades, mas pelo menos não é um “não” difícil para o RSR atingir o silício gráfico AMD mais antigo. Tenho que levar os pontos positivos onde você pode encontrá-los agora, hein?

A AMD acaba de lançar o Radeon Super Resolution , um upscaler baseado em software que é alimentado por FidelityFX Super Resolution (FSR), mas não exige que os desenvolvedores pré-confeccionem o suporte em seus jogos. Isso significa que quase todos os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas se você executar o RSR e seus jogos em uma resolução mais baixa do que a da tela nativa.

É efetivamente a mesma solução que a Valve colocou no Steam Deck para permitir o upscale para uma tela acoplada a 1080p sem sacrificar o desempenho de 800p.

O problema agora é que o RSR está disponível apenas em drivers para GPUs da série Radeon RX 5000 e superiores. Isso significa que qualquer um que tenha uma GPU baseada em GCN mais antiga, como a popular série RX 400 ou 500 - ou mesmo a malfadada Radeon VII - está sem sorte.

Isso é uma pena, já que o progenitor mais poderoso do RSR, o FSR, é totalmente suportado em todas essas placas gráficas, desde que o jogo o tenha. Mas isso não significa que o RSR nunca chegará às GPUs mais antigas, é apenas que está no final da fila.

A Valve obviamente faz, porque é exatamente isso que o Steam Deck faz. Na verdade, ele pode ir mais longe - eu tive Elden Ring rodando em suas configurações mais altas renderizando uma resolução 16:10 horrível e upscaling para 800p usando sua implementação de RSR. Quer dizer, não parece bom , mas com certeza funciona bem.

É também assim que a Valve prevê que os jogos dock funcionem daqui para frente, com os jogadores do Deck rodando a 720p, ou a 800 res nativa, e upscaling para 1080p em um monitor conectado.

O Deck está executando uma GPU baseada em RDNA em seu Aerith APU, no entanto, não precisa depender da AMD para decidir se esse é um uso válido de seu novo recurso de software. Embora a AMD provavelmente tenha ajudado a Valve com a implementação em primeiro lugar, ela estará ciente de sua utilidade, especialmente em hardware de especificações mais baixas.

A Valve obviamente faz, porque é exatamente isso que o Steam Deck faz. Na verdade, ele pode ir mais longe - eu tive Elden Ring rodando em suas configurações mais altas renderizando uma resolução 16:10 horrível e upscaling para 800p usando sua implementação de RSR. Quer dizer, não parece bom , mas com certeza funciona bem.

É também assim que a Valve prevê que os jogos dock funcionem daqui para frente, com os jogadores do Deck rodando a 720p, ou a 800 res nativa, e upscaling para 1080p em um monitor conectado.

O Deck está executando uma GPU baseada em RDNA em seu Aerith APU, no entanto, não precisa depender da AMD para decidir se esse é um uso válido de seu novo recurso de software. Embora a AMD provavelmente tenha ajudado a Valve com a implementação em primeiro lugar, ela estará ciente de sua utilidade, especialmente em hardware de especificações mais baixas.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
RSR via driver.

Então, to passando minha impressão e realmente nesse aspecto visual não há muito o que se falar a não ser que se experimente.

Tentando explicar em palavras, sabe quando colocamos um jogo em 720p e vc logo de cara percebe que não tá legal na sua tela de resolução superior? Isso não aconteceu.

Claro que com olhos atentos podem perceber diferenças, como no exemplo abaixo, em que a placa de "exit" claramente está em resolução inferior e fica bem evidente colocando lado a lado.

276117191_5103644709701148_3400800317096405884_n.jpg
276123448_5103649259700693_4569795937285000062_n.jpg
Legal, top!

O adrenaline deu a notícia de forma completamente equivocada.

Confundiram Super Resolução Radeon (o do driver) com o FidelityFX super resolution 2.0 (o implementado pelas devs diretamente no jogo). Enquanto o RSR só é suportado no momento pelas RX 5000 e 6000, o FidelityFX 2.0 será suportado não só pelas GPUs mais antigas, como até mesmo pelas GPUs Nvidia.

Eu não sei nem como conseguiram errar nessa noticia já que a matéria original linkada por eles fala algo completamente diferente do que eles escreveram.

A materia do adrenaline:


A fonte linkada por eles nessa matéria foi a PC Gamer:


AMD está 'avaliando' se deve habilitar Radeon Super Resolution em GPUs mais antigas​

Por Dave James publicado cerca de 1 hora atrás
Mas não há garantia e os chips Ryzen 6000 da AMD e as GPUs para laptops são os primeiros da fila no segundo trimestre deste ano.

A AMD disse que vai "avaliar" se o seu RX 580 merece Radeon Super Resolution (RSR). Mas só fará isso depois de obter o novo recurso de aumento de desempenho com suas APUs da série Ryzen 6000 (aquelas com iGPUs RDNA) e depois com laptops para jogos com tecnologia Radeon.

Então, você está um pouco abaixo na lista de prioridades, mas pelo menos não é um “não” difícil para o RSR atingir o silício gráfico AMD mais antigo. Tenho que levar os pontos positivos onde você pode encontrá-los agora, hein?

A AMD acaba de lançar o Radeon Super Resolution , um upscaler baseado em software que é alimentado por FidelityFX Super Resolution (FSR), mas não exige que os desenvolvedores pré-confeccionem o suporte em seus jogos. Isso significa que quase todos os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas se você executar o RSR e seus jogos em uma resolução mais baixa do que a da tela nativa.

É efetivamente a mesma solução que a Valve colocou no Steam Deck para permitir o upscale para uma tela acoplada a 1080p sem sacrificar o desempenho de 800p.

O problema agora é que o RSR está disponível apenas em drivers para GPUs da série Radeon RX 5000 e superiores. Isso significa que qualquer um que tenha uma GPU baseada em GCN mais antiga, como a popular série RX 400 ou 500 - ou mesmo a malfadada Radeon VII - está sem sorte.

Isso é uma pena, já que o progenitor mais poderoso do RSR, o FSR, é totalmente suportado em todas essas placas gráficas, desde que o jogo o tenha. Mas isso não significa que o RSR nunca chegará às GPUs mais antigas, é apenas que está no final da fila.

A AMD disse que vai "avaliar" se o seu RX 580 merece Radeon Super Resolution (RSR). Mas só fará isso depois de obter o novo recurso de aumento de desempenho com suas APUs da série Ryzen 6000 (aquelas com iGPUs RDNA) e depois com laptops para jogos com tecnologia Radeon.

Então, você está um pouco abaixo na lista de prioridades, mas pelo menos não é um “não” difícil para o RSR atingir o silício gráfico AMD mais antigo. Tenho que levar os pontos positivos onde você pode encontrá-los agora, hein?

A AMD acaba de lançar o Radeon Super Resolution , um upscaler baseado em software que é alimentado por FidelityFX Super Resolution (FSR), mas não exige que os desenvolvedores pré-confeccionem o suporte em seus jogos. Isso significa que quase todos os jogos se beneficiarão de taxas de quadros mais altas se você executar o RSR e seus jogos em uma resolução mais baixa do que a da tela nativa.

É efetivamente a mesma solução que a Valve colocou no Steam Deck para permitir o upscale para uma tela acoplada a 1080p sem sacrificar o desempenho de 800p.

O problema agora é que o RSR está disponível apenas em drivers para GPUs da série Radeon RX 5000 e superiores. Isso significa que qualquer um que tenha uma GPU baseada em GCN mais antiga, como a popular série RX 400 ou 500 - ou mesmo a malfadada Radeon VII - está sem sorte.

Isso é uma pena, já que o progenitor mais poderoso do RSR, o FSR, é totalmente suportado em todas essas placas gráficas, desde que o jogo o tenha. Mas isso não significa que o RSR nunca chegará às GPUs mais antigas, é apenas que está no final da fila.

A Valve obviamente faz, porque é exatamente isso que o Steam Deck faz. Na verdade, ele pode ir mais longe - eu tive Elden Ring rodando em suas configurações mais altas renderizando uma resolução 16:10 horrível e upscaling para 800p usando sua implementação de RSR. Quer dizer, não parece bom , mas com certeza funciona bem.

É também assim que a Valve prevê que os jogos dock funcionem daqui para frente, com os jogadores do Deck rodando a 720p, ou a 800 res nativa, e upscaling para 1080p em um monitor conectado.

O Deck está executando uma GPU baseada em RDNA em seu Aerith APU, no entanto, não precisa depender da AMD para decidir se esse é um uso válido de seu novo recurso de software. Embora a AMD provavelmente tenha ajudado a Valve com a implementação em primeiro lugar, ela estará ciente de sua utilidade, especialmente em hardware de especificações mais baixas.

A Valve obviamente faz, porque é exatamente isso que o Steam Deck faz. Na verdade, ele pode ir mais longe - eu tive Elden Ring rodando em suas configurações mais altas renderizando uma resolução 16:10 horrível e upscaling para 800p usando sua implementação de RSR. Quer dizer, não parece bom , mas com certeza funciona bem.

É também assim que a Valve prevê que os jogos dock funcionem daqui para frente, com os jogadores do Deck rodando a 720p, ou a 800 res nativa, e upscaling para 1080p em um monitor conectado.

O Deck está executando uma GPU baseada em RDNA em seu Aerith APU, no entanto, não precisa depender da AMD para decidir se esse é um uso válido de seu novo recurso de software. Embora a AMD provavelmente tenha ajudado a Valve com a implementação em primeiro lugar, ela estará ciente de sua utilidade, especialmente em hardware de especificações mais baixas.
Adrenaline, né? Normal rs. Os caras sempre perdidos. Eu fico impressionado é com os erros deles nos testes e nos textos rs. Não é de hoje tb.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Mas como o FSR 1.0, o 2.0 teria que ser feito pelo jogo para rodar em qualquer placa, né?

No caso desse RSR o interessante é rodar em qualquer jogo praticamente com placas da AMD, por já ser implementado no driver.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.536
Reações
5.264
Pontos
403
Basicamente o RSR é igual aquele Image Scaling (NIS) que a nVidia implementou no driver meses atrás, né? Ou é outra parada?
 
Ultima Edição:

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.334
Reações
132.677
Pontos
1.779
Mas como o FSR 1.0, o 2.0 teria que ser feito pelo jogo para rodar em qualquer placa, né?

No caso desse RSR o interessante é rodar em qualquer jogo praticamente com placas da AMD, por já ser implementado no driver.
Será exatamente isso: a dev escolhendo implementar o FSR 2.0 no jogo, ele poderá tbm ser utilizado com gpus Nvidia.

A dúvida que me vem a cabeça é, como o RSR implementado ontem é baseado no FSR 1.0, quais serão as chances de no futuro ser implementado via Driver um RSR 2.0 baseado no FSR 2.0 ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.114
Reações
172.177
Pontos
2.599
Será exatamente isso: a dev escolhendo implementar o FSR 2.0 no jogo, ele poderá tbm ser utilizado com gpus Nvidia.

A dúvida que me vem a cabeça é, como o RSR implementado ontem é baseado no FSR 1.0, quais serão as chances de no futuro ser implementado via Driver um RSR 2.0 baseado no FSR 2.0 ?
Eu acho que é isso que irá ocorrer em driver futuro.
 

RedCzar777

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.285
Reações
3.779
Pontos
1.039
Testei o RSR com o jogo Metro Exodus Enhanced Edition usando a resolução 1600x900 ao invés do 1080p, com o perfil gráfico no Ultra et RT ativado no High. Melhorou a performance e não consegui perceber diferença no visual com relação ao 1080p nativo, mas também não fiquei com uma lupa 400x em cada cantinho.

Mas no final, como meu monitor é apenas 60hz eu ativei o VSR eu subi a resolução para 1440p e ficou muito bom. Uma pena que o VSR e RSR não funcionem juntos (acho que funciona com as tecnologias equivalentes das placas Nvidia).
 
Ultima Edição:
Topo Fundo