Update sobre o meu New Pika[emoji768]
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Comprei o New Pika[emoji768] faz 1 mês (meu quarto Pika seguido), nesse tempo fiz várias viagens e agora posso dar uma opinião sobre o carro. Não vou comparar com o antigo Picanto pois este é outro projeto, do zero, e bem melhorado (só o banco piorou na minha opinião, não é tão confortável como o antigo)
Pontos:
- Direção elétrica progressiva: Estupidamente leve para manobrar, boa para estrada talvez um pouco caindo para o leve demais, mas boa. Vá pagar mais de 30mil no primo-pobre HB20 com direção hidraulica vá.
- Isolamento acustico: Eu esperava nível Fiesta Mexicano. Fiquei decepcionado, mas acredito que 50% do barulho que me incomoda vem da rodagem dos pneus vagabundos que fazem muito barulho.
- Som: Os barulhos de rodagem em alta velocidade comprometem a qualidade. Ele veio com um triaxial paralelo vagabundo na traseira (não posui falante na porta dianteira) que compromete minha opinião. Futuramente vou tratar as portas e colocar um woofer de alta sensibilidade no lugar para aumentar o spl do bass/midbass e tentar equilibrar melhor a distribuição do som que na configuração atual precisa ficar configurado em 70% traseiro senão os agudos vindos do painel engolem tudo.
- Estabilidade: Suspensão firme e a baixa altura do solo dão ótima estabilidade em altas velocidades, poderia ser melhor com um pneu mais largo, os pneus de fábrica são 165/60 (contra 175 do HB20). E testei bastante a estabilidade dele desviando de buracos em alta velocidade.
- ABS: A minha versão não tem ABS, somente disponível no modelo top com teto solar (pretendo comprar esse
) ou nos modelos 2014 por conta da lei do ABS/Air Bag (porém estes mais recentes com cambio manual foram capados em outras coisas, então não compensa)
- Cambio: Manteiga, igual do HB20 1.0.
- Peças: Um filtro de óleo custa R$ 25 na concessionária aqui de SC (sei que em outras cidades pode ser BEM mais caro), não comprei outras peças ainda mas se forem caras atravesso a rua e compro na Hyundai.
- Consumo: 15km/l na cidade (sem pegar engarrafamentos, meu antigo 1.0 AT fazia 10km/l), e essa semana fiz um bate-volta até SP para ver o show do Coldplay, na volta, de Sampa até encher o tanque em Joinville, fiz 473.7km com 24 litros, o que dá uma média de 19.7km/l e autonomia na estrada de 690km com os 35 litros do tanque. Velocidade Media de uns 90km/h.
- Seguro: Acredito que vai ficar a mesma coisa, cerca de mil reais por ano com 5mil de franquia.
- Motor: Kappa, Tri-cilindrico, ótimo torque em baixa para um 1.0, o meu vive em quinta marcha e baixa rotação, na serra não precisei baixar de quarta, e com carro lotado, de terceira.
- Outros detalhes: Bom espaço para pernas pra quem vai no banco de trás na configuração que eu uso (banco mais pra frente e mais inclinado), tenho 1,80m. O carrinho é um ride in luxury perto dos concorrentes, ótimo CxB. Um Pika 2012 manual com uns 40mil km por 23k é um ótimo preço (para terem uma referência). Até 2mil a mais na versão top.
To super satisfeito com o carro, mas já penseo em vender ele ano que vem e pegar a versão TOP e menos rodada.