Jovem, eu estou tentando tirar você da mesma fria que eu já entrei.....duas vezes.
Década passada peguei um Monza "tubarão" "completo pra época". AR, DH, freio a disco nas quatro rodas, trio elétrico, farol com regulagem elétrica, etc. Na época me saiu relativamente barato, cerca de 7200 Reais. Mas foi o barato mais caro que paguei na minha vida. Em coisa de uns 30.000 km que rodei com ele, troquei e/ou gastei: 4 amortecedores, duas manutenções no ar condicionado (cada uma a 500 taokeys à época), embreagem, manutenção nos freios, manutenção em alternador, manutenção em motor de arranque, pane em sensor da injeção eletrônica (duas vezes, as quais fiquei parado na rua), manutenção do motor do vidro elétrico, troca de trava elétrica, troca de bateria, inúmeras trocas de mangueiras de arrefecimento/direção hidráulica, correia dentada, tensor de correia dentada, etc...etc...etc....e muita etc. E para coroar os gastos, ao fazer uma viagem, uma bronzina do virabrequim girou, e motor praticamente travou na estrada, resultando em uma retífica onde foram trocados: retífica do cabeçote, troca de pistões, anéis, bronzinas, uma biela, bomba de óleo, bomba d'água, juntas e mais etc. Além, claro, um gasto muito considerável com o guincho, pois eu estava muito distante de minha cidade. No final dessa novela, em gastos tirando outros detalhes, gastei mais de 7000 reais em manutenção(repito, manutenção/reparo, não revisão tipo troca de pneus ou coisa assim). Um veículo que me custou 7200, tive um gasto de mais de 7000...e o carro continuou valendo pouco mais que os 7200. Várias peças de vários sistemas estavam em fim de vida útil e algumas outras tinham sido maquiadas ou trocadas por porcarias para que pudessem me vender aquele maldito carro. E olha que Monza tem fama de carro durável.
Outro exemplo, dessa vez até compartilhado aqui na OS há um tempo, foi de uma Parati 97 de um tio meu que eu quitei a documentação atrasada e a reformei para vendê-la e assim ajudar meu tio. Gastei 3700 de documentação, 770 de lanternagem/pintura e uma caralhada de dinheiro (cerca de 3000 reais) que não parava nunca reparando muitos sistemas dela que também tinham já chegado em fim de vida útil: embreagem, amortecedores, bateria, coxins, hidrovácuo, tampa superior de radiador, mangueiras e conexões do sistema de arrefecimento, inúmeras panes elétricas por causa de gambiarras. Ao final de tudo, fora gasto ao todo pouco mais de 8000 reais e o carro só consegui vender por 5000, pois no final, a praga passou a acender a luz de óleo indicando pressão de óleo baixa (provavelmente por desgaste de um mancal/eixo de comando de válvulas) e por esse motivo e ciente desse problema, o comprador aceitou pagar esse valor. Ou era aceitar essa mixaria, ou ter de comprar outro cabeçote por 2000 reais (cabeçote VW AT 16V). E essa diferença do valor gasto e valor apurado "entrou no meu rabo".
Resumindo tudo, pode até pegar um carro de 8000 provavelmente com mais de 200.000 km, mas correrá o risco de gastar 3000, 5000 ou mais e o carro continuar valendo 8000. Ou pegar esses 8000, juntar um dinheiro a mais, e pegar um Pálio, Corsa, Astra, Punto 2009/2010 por cerca de 17 a 19000, ter um carro muitas vezes com menos de 100.000 km rodados e ainda com muitos componentes com metade da vida útil ou mais tempo de vida útil ainda. E se precisar dar uma manutenção, gastar quando muito, 1000 Reais e o carro continuar valendo 17 a 19000 Reais.
É como um user aí em cima falou, carro velho é igual carro financiamento, todo mês você paga um valor, só que em vez de parcela ao banco, será de peças e mão de obra.