Porra nenhuma, foi-se o tempo. Não tem erro em comparar console com PC mais, é o mesmo hardware com as mesmas instruções, o mesmo cache, a mesma arquitetura, os mesmos sistemas base. Xbox é kernel NT, PS4 e
Switch são BSD based. O
Switch ainda difere um pouco na CPU, mas em GPU é a mesma coisa por causa dos padrões e suporte de API (tanto que ele recebe os ports, dentro das limitações do sistema, mas recebe).
A questão de aproveitamento já foi curva de domínio de hardware e já foi por acesso direto, anos atrás. Mas hoje em dia a questão é outra: os jogos simplesmente são escalonados pra rodar direito nos consoles. Tem menos elementos em tela, menos draw distance, LoD com maiores distâncias relativas, etc. O que acontece é que versão PC geralmente é feita de qualquer jeito e o usuário que se vire ajustando parâmetros. Como a maior parte do pessoal que joga no PC é absolutamente leiga - embora o papo de "master race" jure que é o contrário - o que você tem, na prática, é um aproveitamento muito ruim do hardware disponível, por conta das produtoras preguiçosas E de configurações feitas por toupeiras.
Mas como eu disse, não importa. Depende dos clocks. Se vier em qualquer coisa além de 3Ghz, eu vou ficar surpreso. E se vier nesse clock, o 3600 leva na boa.