O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

BarbudimGamer

Bam-bam-bam
Reações
3.471
Pontos
353
Na verdade eu não queria abrir mão do NS2, mas se não der para pegar tudo vou ter que sacrificar alguma coisa, talvez acabe sobrando pro NS2.

Minha ideia era ir de Intel ultra 5 250k plus +32 ram ddr5 + 9070gre até ver esse DLSS5, eu sei que ao todo as tecnologias da Nvidia são melhores, por mais que o ultimo FSR da AMD teve uma melhora significativa, mas esse kit ai que falei + 5070 talvez fique pesado pro bolso, pensei até em diminuir o kit e ir de ryzen 5 5600x3d, a diferença seria quase a de investir na 5070, mas como pretendo estudar VM, banco de dados e etc, o core 5 seja mais negocio. Sei la, essa tecnologia da nvidia me tirou a paz, ja estava tudo decidido, vou ter que ver oque da pra fazer
Entendo, boa sorte com tudo!

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.085
Pontos
953
Sério? Tenho uma 5070 ti e roda tranquilo acima de 60fps com Ray tracing mas não no talo hahaha
Mal acostumado de nos jogos botar tudo no ultra e ver se vai rolar em dlss performance ou qualidade, nesse tenho que botar quase tudo no alto pra conseguir +60fps estaveis sem usar FG, fora que essa desgraça ta crashando direto depois das cutscenes, minha experiencia jogando o black flag resynced foi muito mais tranquila do que tá sendo com o shadows.

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
4.411
Pontos
1.489
Muito legal heim, esse DLSS5, tava vendo o vídeo lançado hj pela NVIDIA de 11 min sobre a tecnologia, impressionante.

Sinceramente, acho que vamos começar a ver nos games de PC a opção gráfica de neural rendering, com LOW, MEDIUM e HIGH, quanto mais alto, mais realista e mais pesado no processamento, acredito que vai por esse caminho. Os games antigos vai ser via nvidia panel, habilitando por fora mesmo igual fazemos hoje com outras coisas.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.554
Pontos
2.234
Imagine só, o que estamos vendo são resultados impressionantes de um protótipo (vazado) da 1a versão do DLSS 5, algo inacabado, agora imagina a versão de lançamento otimizada, e, mais pra frente, a evolução disso.

O embargo caiu hoje. É rigorosamente a mesma coisa.

Portanto, não é protótipo, é a versão "release" que apenas foi acessada antes da hora. Não tem otimização posterior nenhuma. Performance hit é esse que vimos na gambiarra e é isso.

Outro detalhe, essa versão inacabada tá rodando até em emuladores e placas mais antigas.

A Nvidia não vai dar suporte pra uso em outros programas oficialmente e já confirmou que é exclusivo pras 5000.

• Curtir
Reações: *ka

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.137
Pontos
984

Portanto, não é protótipo, é a versão "release" que apenas foi acessada antes da hora. Não tem otimização posterior nenhuma. Performance hit é esse que vimos na gambiarra e é isso.

A Nvidia não vai dar suporte pra uso em outros programas oficialmente e já confirmou que é exclusivo pras 5000.
Pra ficar claro, essa é apenas a 1a versão dessa tecnologia e já está nesse nível absurdo, meu ponto é esse.

Lembro do DLSS 1.0, não impressionou em nada na época, pelo contrário, foi decepcionante e, hoje, é algo praticamente imprescindível nos jogos atuais. Já o DLSS 5 não só impressionou de cara, como a margem de evolução à frente é absurda, DLSS 5 é recém-nascida. Sobre a performance, lembro que meses atrás quando foi apresentado eram necessárias 2 5090 pra rodar os demos apresentados, hoje roda em quase toda RTX já lançada, com impacto grande de performance mas nada comparado com meses atrás.

Sobre o suporte, "oficial" não quer dizer muita coisa quando se trata de PC.

Dê tempo ao tempo, e reitero o que disse, estamos vendo um divisor de águas na indústria de jogos, tecnologia revolucionária.

rccsetzer

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
6.170
Pontos
999

Sim, mas pelo que entendi uma coisa é você aplicar o DLSS 5 em jogo que não foi pensado para isso e outra é o próprio desenvolvedor definir o que será aperfeiçoado pela tecnologia, inclusive selecionando objetos individuais de cenário.

Prava

Bam-bam-bam
Reações
42.611
Pontos
403
Saiu novo update dessa versão ae do optiscaler, agora a resolução é um slider, dá pra botar qualquer %, 90% já ajuda tb...

E tem uma função lá pra rodar lado a lado, ae bom pra fazer comparativos

srGNOfq.jpeg

Aki estou usando 90% e está em 1440p/DLAA

dHYtjPM.jpeg

Ficou muito bom.

É pq fizeram de propósito a muié horrenda de feia mesmo.:klol

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.554
Pontos
2.234
Sobre a performance, lembro que meses atrás quando foi apresentado eram necessárias 2 5090 pra rodar os demos apresentados, hoje roda em quase toda RTX já lançada, com impacto grande de performance mas nada comparado com meses atrás.

Eles usaram 2x 5090 pra não mostrar que em 1x 5090 o framerate caía pela metade. O resto é só conversa de PR.

Sobre o suporte, "oficial" não quer dizer muita coisa quando se trata de PC.

Significa muita coisa. Significa que 95% dos usuários não vão usar fora dos jogos em que existe uma implementação.
Fórum não é público, reddit não é público, comunidade de discord não é público. Nem pra isso e nem pra nada.

Dê tempo ao tempo, e reitero o que disse, estamos vendo um divisor de águas na indústria de jogos, tecnologia revolucionária.

Não discuti essa parte.

Sim, mas pelo que entendi uma coisa é você aplicar o DLSS 5 em jogo que não foi pensado para isso e outra é o próprio desenvolvedor definir o que será aperfeiçoado pela tecnologia, inclusive selecionando objetos individuais de cenário.

Sim, o desenvolvedor pode aplicar por objeto.

Mas se for aplicar na cena inteira, dá absolutamente no mesmo e o performance hit é de 50%.

Azeon

Lenda da internet
Reações
63.489
Pontos
1.704
Muito legal heim, esse DLSS5, tava vendo o vídeo lançado hj pela NVIDIA de 11 min sobre a tecnologia, impressionante.

Sinceramente, acho que vamos começar a ver nos games de PC a opção gráfica de neural rendering, com LOW, MEDIUM e HIGH, quanto mais alto, mais realista e mais pesado no processamento, acredito que vai por esse caminho. Os games antigos vai ser via nvidia panel, habilitando por fora mesmo igual fazemos hoje com outras coisas.

Só uma curiosidade para a minha pesquisa do IBGE :
Vai pegar uma 6090 ? :ksafado

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.137
Pontos
984
Eles usaram 2x 5090 pra não mostrar que em 1x 5090 o framerate caía pela metade. O resto é só conversa de PR.

Significa muita coisa. Significa que 95% dos usuários não vão usar fora dos jogos em que existe uma implementação.
Fórum não é público, reddit não é público, comunidade de discord não é público. Nem pra isso e nem pra nada.

Não discuti essa parte.

Sim, o desenvolvedor pode aplicar por objeto.

Mas se for aplicar na cena inteira, dá absolutamente no mesmo e o performance hit é de 50%.
Então você acha que nos últimos 5 meses não houve otimização de performance do DLSS 5, o desenvolvimento está estagnado? E como é "conversa de PR" se nenhum dos vídeos oficiais revelando o DLSS 5 em Março mostram em momento algum dados de performance? E outra, em qual forma é favorável na divulgação de uma tecnologia nova a Nvidia dizer que precisou de duas GPUs de U$3000+ pra rodar o modelo num PC? E como isso seria pior do que divulgar perda de 50% de performance rodando apenas em UMA 5090? Interessante essa "conversa de PR".

Sobre o suporte, pelo contrário, suporte oficial não significa quase nada em PC, a prova disso é o que está acontecendo nesse momento. Qualquer um minimamente interessado nisso e que tenha Youtube está a um passo (simples) de implementar o DLSS 5 em praticamente qualquer jogo que quiser, até jogo sem acesso a DLSS. Já tem apps que detectam o runtime do jogo e implementam a DLSS 5 no jogo selecionado com 1 click.

Isso é só o começo, é um caminho sem volta.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.554
Pontos
2.234
Então você achar que nos últimos 5 meses não houve otimização de performance do algorítmo? E como é "conversa de PR" se nenhum dos vídeos oficiais revelando o DLSS 5 em Março mostram em momento algum dados de performance?

Mostram um jogo rodando em 5090 mostrando a performance esperada de uma 5090.
Eram 2x 5090 rodando, uma exclusiva pra rodar o DLSS5 - eles mesmos disseram isso.

Lógica simples.

Digo, eu achei que era simples, pelo visto não é.

E outra, em qual forma é favorável na divulgação de uma tecnologia nova a Nvidia dizer que precisou de duas GPUs de U$3000+ pra rodar o modelo num PC?

E em qual forma é favorável dizer que uma 5090, uma placa de 3000 dólares, pra rodar um recurso qualquer, perde METADE da performance?

Pelamor...

Sobre o suporte, pelo contrário, suporte oficial não significa quase nada em PC, a prova disso é o que está acontecendo nesse momento. Qualquer um minimamente interessado nisso e que tenha Youtube está a um passo (simples) de implementar o DLSS 5 em praticamente qualquer jogo que quiser, até jogo sem acesso a DLSS. Já tem apps que detectam o runtime do jogo e implementam a DLSS 5 no jogo selecionado com 1 click.

Bichão, o usuário médio de qualquer coisa é um imbecil. Usuário médio tem dificuldade até pra sobrescrever arquivo.
Coisa mais simples do mundo é instalar mod, Nexus tá cheio deles, e a esmagadora maioria dos usuários não usa nenhum.

De novo: fórum não é público, reddit não é público, discord não é público. É nicho de nicho de nicho. Sai da bolha.

SamKratos

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
864
Pontos
563
Mal acostumado de nos jogos botar tudo no ultra e ver se vai rolar em dlss performance ou qualidade, nesse tenho que botar quase tudo no alto pra conseguir +60fps estaveis sem usar FG, fora que essa desgraça ta crashando direto depois das cutscenes, minha experiencia jogando o black flag resynced foi muito mais tranquila do que tá sendo com o shadows.
Ray tracing e nuvem volumetrica deixei no baixo, achei pouca diferença. Tenta aí! Quem sabe vc goste do resultado?

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.137
Pontos
984
Mostram um jogo rodando em 5090 mostrando a performance esperada de uma 5090.
Eram 2x 5090 rodando, uma exclusiva pra rodar o DLSS5 - eles mesmos disseram isso.

Lógica simples.

Digo, eu achei que era simples, pelo visto não é.

E em qual forma é favorável dizer que uma 5090, pra rodar um recurso qualquer, perde METADE da performance?

Pelamor...

Bichão, o usuário médio de qualquer coisa é um imbecil. Usuário médio tem dificuldade até pra sobrescrever arquivo.
Coisa mais simples do mundo é instalar mod, Nexus tá cheio deles, e a esmagadora maioria dos usuários não usa nenhum.

De novo: fórum não é público, reddit não é público, discord não é público. É nicho de nicho de nicho. Sai da bolha.
Vou tentar ser mais claro, pois acho que você não entendeu. Não existiu dado de performance em Março, ninguém tinha ideia do que consumia da cada GPU pra rodar o modelo DLSS 5 da época, daí perguntei em qual mundo é tática de PR dizer que foram necessárias duas 5090 pra rodar algo que não existe dado de performance? Qual a lógica se não existe parâmetro? Foi apenas um dado, relevante por sinal, para o que foi apresentado hoje. E a evolução continuará, obviamente.

Amigo, NINGUÉM sabia sobre perder 50% de performance em Março, em quaisquer placa, não existiam dados públicos sobre performance. A ÚNICA informação foi que era, NA ÉPOCA, foram necessárias duas 5090 pra rodar o modelo DA ÉPOCA... me ajuda aí.

Quem está falando de usuário médio aqui? Eu estou falando de ACESSO a um recurso que oficialmente "funciona" apenas em uma linha de produto, ponto. Não é difícil entender. DLSS 5 roda em qualquer RTX e em milhares de jogos, até os sem suporte.

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.554
Pontos
2.234
Vou tentar ser mais claro, pois acho que você não entendeu. Não existiu dado de performance em Março, ninguém tinha ideia do que consumia da cada GPU pra rodar o modelo DLSS 5 da época, daí perguntei em qual mundo é tática de PR dizer que foram necessárias duas 5090 pra rodar algo que não existe dado de performance? Qual a lógica se não existe parâmetro? Foi apenas um dado, relevante por sinal, para o que foi apresentado hoje. E a evolução continuará, obviamente.

Amigo, NINGUÉM sabia sobre perder 50% de performance em Março, em quaisquer placa, não existiam dados públicos sobre performance. A ÚNICA informação foi que era, NA ÉPOCA, foram necessárias duas 5090 pra rodar o modelo DA ÉPOCA... me ajuda aí.

Um monte de gente que vive de análise de hardware viu a porra do recurso rodando. Esse monte de gente que vive de análise de hardware sabe qual a performance de uma 5090. ZERO pessoas citaram perda de performance. Tinha DUAS 5090 rodando.

Eu que digo: me ajuda aí. Ou se ajuda aí, sei lá.

Quem está falando de usuário médio aqui? Eu estou falando de ACESSO a um recurso que oficialmente "funciona" apenas em uma linha de produto, ponto. Não é difícil entender. DLSS 5 roda em qualquer RTX e em milhares de jogos, até os sem suporte.

Acesso não tem a menor importância se as pessoas não sabem o que fazer com ele. E pras pessoas que não sabem o que fazer com ele, "DLSS5 só roda nas 5000 e em jogos suportados". O resto é gambiarra e 95% da base não vai acessar.

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.137
Pontos
984
Um monte de gente que vive de análise de hardware viu a porra do recurso rodando. Esse monte de gente que vive de análise de hardware sabe qual a performance de uma 5090. ZERO pessoas citaram perda de performance. Tinha DUAS 5090 rodando.

Eu que digo: me ajuda aí. Ou se ajuda aí, sei lá.

Acesso não tem a menor importância se as pessoas não sabem o que fazer com ele. E pras pessoas que não sabem o que fazer com ele, "DLSS5 só roda nas 5000 e em jogos suportados". O resto é gambiarra e 95% da base não vai acessar.
Na boa, desisto. :facepalm

Shigeo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
3.075
Pontos
703

O pessoal fez rodar em todas as placas, claro que cada uma com sua perda de desempenho, mas é feio para a Nvidia depois lançar exclusivo para uma série, não faz sentido algum. É capaz de lançarem e falarem que a versão final está protegida ou travada para modificação.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.042
Pontos
1.344
Como que estão usando isso no Switch 2 ?

Em tempo : A tecnologia é boa, como o @wtsds falou a iluminação está melhor, achei legal que a iluminação pega "nos vãos" do cabelo, nos detalhes do rosto e por isso fica aparecendo esse monte de rugas e detalhes, também é importante lembrar que esse "filtro" está sendo aplicado em vários jogos que não foram pensados dessa forma, então para jogos mais realistas com gráficos nessa pegada pode dar uma melhorada, mas para jogos que não são pensados dessa maneira vão ficar estranho mesmo, FFVII por exemplo não é realista, os gráficos são com uma pegada "sóbria" mas nem de longe miram o realismo daí fica meio "troncho" mesmo, mas jogos como GTA que miram o realismo tendem a ficar melhores, Resident Evil é outro jogo que não vejo como realista, ele fica no meio termo, enquanto as texturas buscam algo mais próximo do real toda a arte e design dos personagens e do jogo em si ainda é muito "estilizado" e "artístico" por isso ao meu ver fica um pouco estranho, o Leon parece ter 900 anos e a Rose fica com cara de cansada/traumatizada, perdendo as feições mais delicadas.

Eu acho que até fica mais fácil se a gente pensar que o DLSS5 ficará ótimo em jogos ocidentais no geral enquanto nos jogos orientais vai ser "hit or miss".

Eu já gostei como ficou o rosto da Grace com dlss5. Se pegar atriz q foi inspirada,dá pra ver que ficou muito próximo do modelo real. No FF7 já é bem mais estilizado e pra ele precisaria de um filtro voltado pra jogos desse tipo. Talvez se não for muito agressivo no slide fique até bom! Sei que ao ativar todo os detalhes no rosto dos personagens ganham vida e deixam de ser um boneco para um rosto real. Quem não ao gosta de ver realidade em jogos deve detestar. Eu achei absurdo! Parece q tô vendo um filme ou série. Era tudo q sonhei desde pequeno com a tecnologia.

Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Reações
194.554
Pontos
2.234
O pessoal fez rodar em todas as placas, claro que cada uma com sua perda de desempenho, mas é feio para a Nvidia depois lançar exclusivo para uma série, não faz sentido algum. É capaz de lançarem e falarem que a versão final está protegida ou travada para modificação.

Eles já confirmaram que é só pras 5000. Hoje, inclusive.

E MFG é exclusivo das 5000 até hoje.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.042
Pontos
1.344

Shadows é zoado bicho. Muito pesado pra pouca coisa. O Black frag remake roda bem melhor!

Johnny McLoud

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.137
Pontos
984
A Nvidia pode dizer o que quiser, ela quer vender placa nova. A realidade é que a comunidade e os modders já provaram que roda em qualquer RTX, e acredito que continuará assim, a não ser que a Nvidia aplique um bloqueio no código pra rodar só na série 5000, mas, mesmo assim, o pessoal sempre dá um jeito de driblar.

Tá rodando na 4090 aqui em vários jogos, é pesado, mas é a primeira versão do DLSS 5 e a primeira sempre é a pior, em todos os sentidos, agora é esperar a evolução tanto visual como em performance e usufruir, é um caminho sem volta.

E viva os modders.:rox

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
4.411
Pontos
1.489
Só uma curiosidade para a minha pesquisa do IBGE :
Vai pegar uma 6090 ? :ksafado
Meu caro, se hoje uma 5090 tá custando 4000-5000 dolares, aqui na casa dos 30k... imagina uma 6090, será no minimo 35 mil reais?

Sem chances, se não melhorar essa situação eu fico com a minha 5090 por muito tempo ainda hahaha

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.042
Pontos
1.344
Saiu novo update dessa versão ae do optiscaler, agora a resolução é um slider, dá pra botar qualquer %, 90% já ajuda tb...

E tem uma função lá pra rodar lado a lado, ae bom pra fazer comparativos

srGNOfq.jpeg

Aki estou usando 90% e está em 1440p/DLAA

dHYtjPM.jpeg

Tem algum vídeo ensinando como baixar e usar pelo Optiscaler? Nunca usei essa parada. Mas agora quero testar isso em jogos antigos.

Lor’themar Pomposo

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
9.224
Pontos
994
Que brisa mermao kkkkkkkkkk

Claro, tem muita coisa ainda cagada, tipo sombras, achei que tinha consideravel ruido, muita `nitidez`... mas cara, isso polido vai ficar muito bom (eu sempre curti essa pegada fotorealista)

testei aqui em KC2 e ficou bem massa. Mas aquilo, pesa bastante, papo de 30-50% de queda, renderizando em 80%

Ultima Edição:

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Reações
22.896
Pontos
1.214
Em certos jogos a diferença é tão absurda, que parece que o jogo salta de gráficos de PS3 pra PS7. (talvez nem o PS6 chegue nesse nível)
Hogwarts Legacy foi um dos que mais me impressionou.

Sem DLSS 5:

Hogwarts Legacy Default1.jpg

Com DLSS 5:

Hogwarts Legacy DLSS5.jpg

Prints tirados do vídeo do Faster:

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
4.085
Pontos
953
Travei aqui pelo riva em 142 fps e ficou bem estranho. O fps de fato não passa disso, mas fica dando umas travadinhas quando mexo a câmera e o input lag ficou estranho.

No fim, a solução é jogar com DLSS em qualidade pra chegar nos 140 fps ou dlaa pra ficar nos 80 ou pouco mais. Sem FG mesmo, que acaba sendo desnecessário.
Se tu ainda tiver jogando saiu um mod com o cache, já que os DEVs ainda não corrigiram isso na versão do gamepass.

Prava

Bam-bam-bam
Reações
42.611
Pontos
403
Em certos jogos a diferença é tão absurda, que parece que o jogo salta de gráficos de PS3 pra PS7. (talvez nem o PS6 chegue nesse nível)
Hogwarts Legacy foi um dos que mais me impressionou.

Sem DLSS 5:

Visualizar anexo 520851

Com DLSS 5:

Visualizar anexo 520852

Prints tirados do vídeo do Faster:

Não tanko esse canal o cara filmando a porra da tela e eu tendo que ver a papada do gordão na maior parte do tempo em vez de mostrar mais os detalhes in game.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
25.042
Pontos
1.344
Dá pra jogar qualquer coisa desde que você aceite o performance hit de 50%.

Exatamente. Se o cara é tolerante de jogar a 30fps ele roda quase tudo com dlss5. Mas eu entendo que quem investe no PC espera pelo menos uns 60fps. Pq 30fps pra muitos jogos ficam ruins. Mas para outros mais parados, fica ok. Eu joguei DS1 no PC a 30fps cravados. Não me incomodou na época. Mas se o frame pace não é estável, é um lixo!

Topo Fundo