O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] Dicas de conserto para PlayStation 3

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
1. é ou não é necessário fazer esses jumpers ?
Sim, tem gente que não faz, mas funciona do mesmo jeito, o meu não tem.
2. é melhor eu comprar os capacitores de 470 e instalar 2 em cada espaço que tinha o NecTokin?
Pode ser esses de 330.
3. Vale a pena tentar colocar um soprador por cima da GPU e CPU por um tempo para tentar ver se resolve?
Eu não faria isso, solda 4 tântalos por NEC antes de tentar isso ai.

Testa as tensões da fonte, pode ser ela com defeito, ou testa outra fonte no seu aparelho.
Obrigado! vou tentar aqui... soldar mais 1 de 330, certo? ficaria cada nectokin com 4 de 330 ? e ainda eu teria que deixar os 4 jumpers ?
Abs!
 

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
Primeiro teste a fonte.
Boa noite!
acabo de testar a fonte, conforme o vídeo que você me orientou... ela possui alimentação de 5 volts e também dos 12 volts quando eu ligo o aparelho, mas logo na sequencia, a voltagem cai... acredito que esteja correto. (no vídeo explica isso)
Tento então soldar mais 1 de 330 em cada um dos 4 nectokins que eu removi, certo? ficaria cada nectokin com 4 de 330 ? e ainda eu teria que deixar os 4 jumpers ?
Muito obrigado!
Ao ligar o aparelho, na hora já acende uma luz amarela e fica piscando a vermelha.... (com os 3 beeps)
Obrigado novamente!
Abs
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Boa noite!
acabo de testar a fonte, conforme o vídeo que você me orientou... ela possui alimentação de 5 volts e também dos 12 volts quando eu ligo o aparelho, mas logo na sequencia, a voltagem cai... acredito que esteja correto. (no vídeo explica isso)
Tento então soldar mais 1 de 330 em cada um dos 4 nectokins que eu removi, certo? ficaria cada nectokin com 4 de 330 ? e ainda eu teria que deixar os 4 jumpers ?
Muito obrigado!
Ao ligar o aparelho, na hora já acende uma luz amarela e fica piscando a vermelha.... (com os 3 beeps)
Obrigado novamente!
Abs
Coloca mais um e dá uma revisada na solda de todos.
Se você tiver como fazer seria bom trocar os tântalos do CPU, algum pode estar em curto ou com defeito.
 
Ultima Edição:

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
Ob
Coloca mais um e dá uma revisada na solda de todos.
Se você tiver como fazer seria bom trocar os tântalos do RSX, algum pode estar em curto ou com defeito.
Obrigado! Porém agora vou ter que aguardar chegar os tântalos que comprei no mercado livre de 470 para testar...
Quanto a trocá-los, vi que existem 3 do lado do RSX e mais 4 do outro lado da placa perto do outro componente (não sei se é a GPU ou o processador)... tento trocar primeiro os 3 do RSX??
Existe alguma forma de verificar se estão com defeito?
Desculpe encher de perguntas.. sou só um curioso tentando arrumar meu PS3!

Muito obrigado!
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Ob

Obrigado! Porém agora vou ter que aguardar chegar os tântalos que comprei no mercado livre de 470 para testar...
Quanto a trocá-los, vi que existem 3 do lado do RSX e mais 4 do outro lado da placa perto do outro componente (não sei se é a GPU ou o processador)... tento trocar primeiro os 3 do RSX??
Existe alguma forma de verificar se estão com defeito?
Desculpe encher de perguntas.. sou só um curioso tentando arrumar meu PS3!

Muito obrigado!

São os capacitores da CPU e não da RSX, falei errado.
Pra testar o ideal é retirá-los da placa, se testar no lugar o multímetro vai identificar como curto devido a baixa resistência ai nesse local.
 


Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
São os capacitores da CPU e não da RSX, falei errado.
Pra testar o ideal é retirá-los da placa, se testar no lugar o multímetro vai identificar como curto devido a baixa resistência ai nesse local.
Boa noite!
obrigado pela dica! só para não restar dúvidas... eu removo os capacitores da imagem abaixo com o retângulo em vermelho?
IMG_1833_forum.jpg


ou da imagem abaixo com o retângulo em preto ?
IMG_1834_forum.jpg


essa era minha placa antes de eu remover os NecTokins...
Muito obrigado novamente!
Abs,
Marcio Bomfim
 

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
Exatamente. Tenta levantar só um lado do capacitor e testa.
obrigado, mas desculpe... eu não sei quais remover... se são os da imagem com o retângulo em preto ou em vermelho... :( porque a placa tem 2 lados e ambos tem os tais capacitores de tântalo instalados originais que vieram com o PS3.
 

Alexandrehenriq357

Bam-bam-bam
Mensagens
191
Reações
131
Pontos
228
Então , tá até boa , porem ainda ele não tá 100%. o leitor não funciona. To com medo de abrir e acabar danificando.

Semana passada entrei em contato com um técnico no YouTube ( o cara parece que manja) aí falei a situação pra ele.

Daí ele me responde :" Como seu aparelho é antigo , não garanto nada"

Aí penso que é melhor deixar assim.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Que Tecnico? O gambiacustomhero? Um cara que e um otimo tecnico(nos videos pelos menos kkk) e o JONHGAMES mas eu nunca vi ele mecher com ps3... o seu problema esta na placa mae? Se nao me enganou vc ja comentou algo sobre isso entao imagino que vc ja pensou na possibilidade de troca do driver inteiro...
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Que Tecnico? O gambiacustomhero? Um cara que e um otimo tecnico(nos videos pelos menos kkk) e o JONHGAMES mas eu nunca vi ele mecher com ps3... o seu problema esta na placa mae? Se nao me enganou vc ja comentou algo sobre isso entao imagino que vc ja pensou na possibilidade de troca do driver inteiro...
Já troquei o drive todo 3 vezes e não adiantou.

O técnico no caso é o Andretec.

Enviado de meu SM-G532M usando o Tapatalk
 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.852
Reações
866
Pontos
604
Boa noite pessoal,

tenho um PS3 slim segunda geração eu acho... modelo dele é CECH-2001A. Fazia muito tempo que eu não o ligava e quando fui ligar alguns dias atras, ele liga e imediatamente já desliga com os 3 beeps... li todas as mensagens desse tópico até então e decidi soldar os capacitores de tântalo.. comprei na Santa Ifigênia os de 330 (12 no total, pois os NecTokin são de 1000... modelo OE108), porém ainda continua na mesma... Instalei os capacitores de tântalo após remover os 4 NecTokin. Como nas figuras abaixo:

IMG_1870_forum.jpg

IMG_1871_forum.jpg

Porém não funcionou... continuam os 3 beeps.... Vi que em alguns casos (não faço ideia e ainda não descobri o porque) são feitos Jumpers... decidi fazer os tais jumpers:
IMG_1872_forum.jpg

IMG_1873_forum.jpg

e mesmo assim continua na mesma... 3 beeps... :( já não sei mais oq fazer....
Perguntas:
1. é ou não é necessário fazer esses jumpers ?
2. é melhor eu comprar os capacitores de 470 e instalar 2 em cada espaço que tinha o NecTokin?
3. Vale a pena tentar colocar um soprador por cima da GPU e CPU por um tempo para tentar ver se resolve?

Qualquer ajuda será bem vinda!
Muito obrigado,
Abs,
Marcio Bomfim
Opa, blz?
Faça o seguinte:
Compre malha dessoldadora, fluxo de solda que pode ser o kingbo ou mob39i.
Compre mais capacitores de tântalo, pois precisam ser 4 para cada nec.
Com tudo em mãos, recomendo retirar esses tântalos e usar a malha dessoldadora para retirar o excesso de solda. Na minha opinião tem muita solda e pode estar fechando curto por baixo do tântalo.
Para facilitar a limpeza, use o fluxo, ajuda diminuir o ponto de fusão do estanho.
Refaça todo o trabalho com o minimo de solda que conseguir, para termos a certeza de que não fechou curto embaixo do tântalo.
Eu recomendo a todos que não retirem os nectokins, que adicionem os tântalos como reforço aos necs.

Depois disso, se não voltar funcionar, infelizmente seu problema não é com a alimentação da GPU. Certamente algum problema no BGA do CELL, RSX ou ate mesmo do CXD.
 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.852
Reações
866
Pontos
604
Ob

Obrigado! Porém agora vou ter que aguardar chegar os tântalos que comprei no mercado livre de 470 para testar...
Quanto a trocá-los, vi que existem 3 do lado do RSX e mais 4 do outro lado da placa perto do outro componente (não sei se é a GPU ou o processador)... tento trocar primeiro os 3 do RSX??
Existe alguma forma de verificar se estão com defeito?
Desculpe encher de perguntas.. sou só um curioso tentando arrumar meu PS3!

Muito obrigado!
Eu acredito que não seja necessário retirar os capacitores de tântalo que já vem na placa, pois eles dificilmente dão problemas, fora que tirar esses componentes é um saco. Eu só consigo tirar estanhando as pontas e com a estação de ar em 390 graus.
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Meu PS3 Fat CECHA01 faleceu, estava jogando quando ele desligou, bipou 3 vezes, abri e encontrei um fusistor aberto, dei uma busca na causa e encontrei um capacitor em curto.
Fiz a troca do capacitor e do fusistor e ele voltou a funcionar, mas ai depois de um tempo deu o mesmo defeito.
Não vou mais consertar, desisto, meu outro FAT CECHL01 esta com defeito, não sincroniza o controle, não tem WIFI e nem rede por cabo.
Vou vender os 2 como sucata e vou pegar um Slim.

:ksnif:ksnif
335cor9.jpg
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Meu PS3 Fat CECHA01 faleceu, estava jogando quando ele desligou, bipou 3 vezes, abri e encontrei um fusistor aberto, dei uma busca na causa e encontrei um capacitor em curto.
Fiz a troca do capacitor e do fusistor e ele voltou a funcionar, mas ai depois de um tempo deu o mesmo defeito.
Não vou mais consertar, desisto, meu outro FAT CECHL01 esta com defeito, não sincroniza o controle, não tem WIFI e nem rede por cabo.
Vou vender os 2 como sucata e vou pegar um Slim.

:ksnif:ksnif
335cor9.jpg

Caraca mano , mentira ?![emoji25][emoji25][emoji25][emoji25].

Se vc sabe o defeito , só consertar.

Da uma procurada pelo forum eletronica BR , tem sempre alguém que manja.

Continuo aqui com o meu , jogando sem parar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
Caraca mano , mentira ?![emoji25][emoji25][emoji25][emoji25].

Se vc sabe o defeito , só consertar.

Da uma procurada pelo forum eletronica BR , tem sempre alguém que manja.

Continuo aqui com o meu , jogando sem parar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Foi cara, uma pena, sei o que pode ser mas não tenho mais saco pra consertar.
Desconfio de um regulador que é protegido pelo fusistor que queimou, se for ele não tenho outro pra trocar e não vou gastar comprando mais peças, não vale a pena.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Foi cara, uma pena, sei o que pode ser mas não tenho mais saco pra consertar.
Desconfio de um regulador que é protegido pelo fusistor que queimou, se for ele não tenho outro pra trocar e não vou gastar comprando mais peças, não vale a pena.

Po mano , que chato isso.

Vai fazer oq com a "sucata"?


Se eu fosse vc guardaria o aparelho, quando estiver com a cabeça mais fria , volta e conserta o bicho.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
....Depois disso, se não voltar funcionar, infelizmente seu problema não é com a alimentação da GPU. Certamente algum problema no BGA do CELL, RSX ou ate mesmo do CXD.
Opa, muito obrigado!!
Chegaram os capacitores de 470 que comprei no mercado livre, vou remover todos os que instalei (330), quantos eu coloco de 470 em cada nectokin? 3 unidades? Mais o jumper com o fio também?
Obrigado novamente!
Marcio Bomfim
 

Marcio Bomfim

Novato
Mensagens
10
Reações
10
Pontos
13
Boa noite pessoal,
removi todos os capacitores de 330 e adicionei os novos que chegaram de 470 e mesmo assim continuo na mesma... :( pelo visto não vai rolar...
Abaixo algumas fotos:
IMG_1898_forum.jpg


IMG_1900_forum.jpg


acabei trocando esses também:
IMG_1901_forum.jpg


mas nada de funcionar... agora ele liga, acende a luz verde... leva uns 2 a 3 segundos, acende a luz amarela e fica piscando a vermelha... (com os 3 beeps)

não sei mais oq fazer, não sei se tento jogar ar quente na CPU e RSX com um soprador que tenho aqui por alguns minutos... mas também não sei qual temperatura colocar se for fazer isso... to pensando em levar perto do meu trabalho tem uma loja lá... me disseram que se for somente os capacitores de tântalo para trocar ficaria uns R$200,00 e se for fazer o reball ficaria uns R$300,00... será que vale a pena? já gastei uma grana com os capacitores de 330 que tentei trocar antes... depois gastei de novo com os de 470... mas não consegui arrumar... :(

Obrigado!
Marcio Bomfim
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.468
Pontos
1.344
Boa tarde, desculpe, bem que eu queria.. mas não sei fazer isso. Sabe se tem algum site ensinando para que eu possa aprender?
Obrigado,
Marcio Bomfim
é só medir continuidade nos fusistores, na escala de resistência de menor valor ou na escala de diodo, se ele não estiver aberto o multimetro irá fazer um bip na escala de diodo, ou apresentar um valor ohmico próximo a 0 na escala de resistência, caso contrário ele está aberto (queimado).
 

TarcísioBrito

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.600
Reações
2.912
Pontos
1.264
é só medir continuidade nos fusistores, na escala de resistência de menor valor ou na escala de diodo, se ele não estiver aberto o multimetro irá fazer um bip na escala de diodo, ou apresentar um valor ohmico próximo a 0 na escala de resistência, caso contrário ele está aberto (queimado).
Desse jeito Marcio Bomfim, procura na placa as indicações de 2 fusistores suspeitor, o F6001 e F6002, se estiver queimado o aparelho não liga, vai desligar e bipar 3 vezes.
120rzsy.jpg

Aqui tem a lista de todos os fusistores e thermistores das placas de PS3
http://www.psdevwiki.com/ps3/Protection#Protection_devices_.28IC_Link_.2F_Thermistors_.2F_Fuses.29
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Pessoal um dia eu gostaria de abrir o meu Super Slim para limpar e tirar poeira, mas como eu sei que esse console é bem sensível, tenho medo de fazer alguma besteira, será que é muito complicado só abrir ele para limpar?

E esse modelo é preciso trocar a pasta térmica de tempos e tempos como os outros modelos? Se sim vou ter que procurar um técnico confiável, que estou sem atualmente... Tenho muito medo de dar problema nesse console, já que esperei e suei muito para comprar esse console...
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Pessoal um dia eu gostaria de abrir o meu Super Slim para limpar e tirar poeira, mas como eu sei que esse console é bem sensível, tenho medo de fazer alguma besteira, será que é muito complicado só abrir ele para limpar?

E esse modelo é preciso trocar a pasta térmica de tempos e tempos como os outros modelos? Se sim vou ter que procurar um técnico confiável, que estou sem atualmente... Tenho muito medo de dar problema nesse console, já que esperei e suei muito para comprar esse console...

Tá funcionando legal? Se estiver , não inventa de abrir.

Em time que tá ganhando não se mexe !


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Tá funcionando legal? Se estiver , não inventa de abrir.

Em time que tá ganhando não se mexe !


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Pois é, ele esta bom, só tenho receio que ele deva ter muita poeira dentro dele, pois dizem que esses consoles sugam muita pó por causa do seu cooler... :klol

Minha maior preocupação é sobre esse lance da pasta térmica, esse meu console deve ter uns 4 ou 5 anos no máximo, foi um dos últimos modelos fabricados, queria muito saber se é preciso trocar a pasta térmica de tempos e tempos, mas isso se tem que fazer, eu mandaria um técnico fazer mesmo, pois sei que não é fácil como trocar a de um processador de PC antigo :klol
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
Pois é, ele esta bom, só tenho receio que ele deva ter muita poeira dentro dele, pois dizem que esses consoles sugam muita pó por causa do seu cooler... :klol

Minha maior preocupação é sobre esse lance da pasta térmica, esse meu console deve ter uns 4 ou 5 anos no máximo, foi um dos últimos modelos fabricados, queria muito saber se é preciso trocar a pasta térmica de tempos e tempos, mas isso se tem que fazer, eu mandaria um técnico fazer mesmo, pois sei que não é fácil como trocar a de um processador de PC antigo :klol

Cara , meu primeiro ps3 comprei em 2009, nunca havia trocado a pasta , inventei de trocar , o aparelho ficou muuuito mais quente e ainda acabei estragando-o por inventar de trocar a pasta do IHS.

Antes funcionava uma maravilha.

Põe na sua cabeça , por mais que a pasta térmica de fábrica doPS3 seja de qualidade duvidosa , ela cumpre perfeitamente seu papel ( unir o dissipador no chip RSX e CELL )

Se mesmo assim vc quiser trocar , pode ficar à vontade.

Aumento da rotação da Fan (kit de aceleração) >>>>> pasta térmica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Cara , meu primeiro ps3 comprei em 2009, nunca havia trocado a pasta , inventei de trocar , o aparelho ficou muuuito mais quente e ainda acabei estragando-o por inventar de trocar a pasta do IHS.

Antes funcionava uma maravilha.

Põe na sua cabeça , por mais que a pasta térmica de fábrica doPS3 seja de qualidade duvidosa , ela cumpre perfeitamente seu papel ( unir o dissipador no chip RSX e CELL )

Se mesmo assim vc quiser trocar , pode ficar à vontade.

Aumento da rotação da Fan (kit de aceleração) >>>>> pasta térmica.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Por enquanto eu não quero trocar, a não ser que realmente precise... Mas minha dúvida mesmo é se precisa ou não trocar nesse modelo, para mim ficar mais tranquilo, pois já vi muita gente trocando as dos outros modelos. Mas sei que muita gente exagerou e troca sem precisar, em alguns casos quando esses consoles dão problema, muita gente acha que é por causa da pasta térmica... :klol

Mas só gostaria de saber se esse modelo é preciso mesmo, ou não, e se precisar, de quanto em quanto tempo deve ser trocado.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.780
Reações
11.468
Pontos
1.344
Aumento da rotação da Fan (kit de aceleração) >>>>> pasta térmica.
O meu está com a mesma pasta de fabrica, e ele é um 2101, a unica coisa que eu fiz foi acelerar a rotação da ventoinha, e ele chega no máximo a 74°C no verão em jogos pesados como uncharted 2, 3, last of us, em outros jogos fica entre uns 64 ~ 68°C.
 

zOi-br

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.719
Reações
3.788
Pontos
694
O meu está com a mesma pasta de fabrica, e ele é um 2101, a unica coisa que eu fiz foi acelerar a rotação da ventoinha, e ele chega no máximo a 74°C no verão em jogos pesados como uncharted 2, 3, last of us, em outros jogos fica entre uns 64 ~ 68°C.

Pode usar até seu caso como exemplo.

Meu PS3 FAT estragou em 2013. Se eu não fizesse isso, estaria com ele até hj [emoji25]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.660
Reações
14.237
Pontos
503
Beleza, se não precisar trocar beleza...

Engraçado é que antes de comprar esse meu, um amigo técnico me deu um PS3 Fat sucata para mim trollar o pessoal aqui, peguei só para isso, ele dava os 3 Bips da morte, ai ano passado resolvi abrir ele para ver como era por dentro, já que o console era condenado mesmo, e quando vi dois processadores dele (Não sei quais são), estavam abarrotados de pasta térmica, tinha muita pasta mesmo, achei demais aquilo...

Não sei se aquele console tem volta ou se vale a pena arrumar, só não tive interesse em arrumar por ser um modelo antigo, não ter HD e já ter o meu bom, mas achei um exagero tanta pasta térmica, e era uma pasta recente, fazia pouco que tinham colocado...
 
Topo Fundo