O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico oficial Digital Foundry] Minecraft RTX Beta em mãos: como o Path-Tracing significa uma grande mudança nos jogos

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.995
Reações
31.291
Pontos
1.753
hoje fui testar no doom eternal que nem tem dlss nem nada, mas tem temporal AA bom, res scaling e sharpening embutido no proprio jogo.
cara. 1080p com 50% res scaling, se vc jogar sharpening la no alto fica bem razoavel. sem brincadeira, eu jogaria de boa daquele jeito. perde um pouco de definição mas a qualidade da imagem continua surpreendentemente boa. tão boa que depois de 3 minutos jogando vc esquece q ta com resolucao baixa.

se com filtros simples como esses ja fica tão bom, com esses algoritimos IA de reconstrução provavelmente renderizar essas res altissimas nativamente vai ser algo desnecessario, luxo pra quem ta sobrando, tipo super sampling anti aliasing (ou downsampling) é agora.

pq fora isso aí, tem o variable rate shading que ta economizando até uns 40% de performance. tão otimizando demais o render pipeline pra proxima gen. mesmo as gpus sendo só "entre o dobro e o triplo" do xbox one x, efetivamente vai ter um gap visual mto maior que isso graças a essas porras.
 

Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
Eu testei aqui, vou testar mais... tanto na tela full hd (com render 900p feito pelo .txt do game) quanto na tela 4k (render fullhd ou pouco menor e saida em 1440p)


É excelente em geral, porem em alguns momentos o efeito quebra... e tem um serrilhados brabos correndo pela tela. Muito ruins, bem distrativos, nao se compara a rodar em 1440p nativo na minha opiniao, mas depois testo melhor... usando uma 2060super aqui

Tá testando o que ai ? Comprei essa mesma plaquinha recentemente.
 
D

Deleted member 248528

Mas por que metem o pau no checkerboard? Eu particularmente acho que ele funciona muito bem, consigo perceber claramente seus ganhos justamente porque meu monitor 4k não possui Integer Scalling (sem qualquer tipo de upscalling como as TV’s).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Quem mete o pau no checkerboarding? Eu acho que o consenso é que efeitos >>>>> resolução nativa.

RE3 Remake rodei a demo no ultra em 1440p no PC e ficou mais bem feito e nítido que os 1800p da versão PS4 Pro que testei aqui tb, será que foi por conta desse DLSS novo ?

Acho que o RE não tem suporte ao DLSS. Deve ter ficado mais bonito devido aos efeitos no ultra.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Tá testando o que ai ? Comprei essa mesma plaquinha recentemente.
tenho jogado control, red dead, tom raider, re2, nier, sekiro, etc... jogos mais leves antigos roda em 4k e os mais pesados mais novos em 1440p a placa é boa
Alguns jogos muito pesados nao da pra por tudo no max pra ficar com 60fps, mas isso é normal, algumas config ultra nao valem nada...
Eu tenho Jogado quase tudo em 1440p pq consigo usar o modo 120hz, mesmo os fps nao chegando a tudo isso o gsync funciona bem melhor, só nier que to jogando em 4k pq os gráficos ficam muito melhor, mas é coisa desse jogo específico
 


Urso da Coca Cola

Bam-bam-bam
Mensagens
1.958
Reações
3.271
Pontos
453
tenho jogado control, red dead, tom raider, re2, nier, sekiro, etc... jogos mais leves antigos roda em 4k e os mais pesados mais novos em 1440p a placa é boa
Alguns jogos muito pesados nao da pra por tudo no max pra ficar com 60fps, mas isso é normal, algumas config ultra nao valem nada...
Eu tenho Jogado quase tudo em 1440p pq consigo usar o modo 120hz, mesmo os fps nao chegando a tudo isso o gsync funciona bem melhor, só nier que to jogando em 4k pq os gráficos ficam muito melhor, mas é coisa desse jogo específico

Notei que a placa esquenta demais com jogo rodando em 4K, acontece com o seu ai tb ?
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Fiquem com um pé atrás com esse DLSS quando percebi que todas as comparações são feitas contra jogos usando TAA que deixa os jogos bem lavados.

Quero ver a comparação contra resolução native sem TAA ou então com o Image Sharpening da AMD aplicado. Acho que numa comparação assim o DLSS iria parecer bem menos mágico.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Notei que a placa esquenta demais com jogo rodando em 4K, acontece com o seu ai tb ?
sim ela sempre vai pro limite de temperatura, e daí baixa o clock, tem que ver que o clock é muito alto também passa de 2ghz. Depende da placa, a minha é uma gigabyte de dois fans, não é das melhores mas acho que tem muita relacao com o clock alto, ela vai metendo bala até chegar no limite que tu estabelecer e daí ela reduz o clock e fica estável, se quiser pode reduzir o limite de temperatura no msi afterburner. Aqui fiz o overclock automático no msi e também melhora pq ele fica num clock mais alto numa voltagem menor.
Fora isso coloquei uma espaçador em baixo do suporte do cooler (entre o cooler e o dissipador) e diminuiu o barulho... (https://www.tenforums.com/pc-custom...tling-clicking-noise-simple-mod-solution.html) assim

mas é isso, se quer diminuir as temperaturas ou tu reduz a carga limitando os fps (pode ser no nvidia control panel individualmente) ou liga o vsync ou limita no msi afterburner numa temperatura menor.
se nao, tendo carga vai sempre pro limite da temperatura
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.254
Reações
4.726
Pontos
703
tenho jogado control, red dead, tom raider, re2, nier, sekiro, etc... jogos mais leves antigos roda em 4k e os mais pesados mais novos em 1440p a placa é boa
Alguns jogos muito pesados nao da pra por tudo no max pra ficar com 60fps, mas isso é normal, algumas config ultra nao valem nada...
Eu tenho Jogado quase tudo em 1440p pq consigo usar o modo 120hz, mesmo os fps nao chegando a tudo isso o gsync funciona bem melhor, só nier que to jogando em 4k pq os gráficos ficam muito melhor, mas é coisa desse jogo específico
Como você conseguiu rodar Nier a 4k? Eu não consigo de forma alguma.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Como você conseguiu rodar Nier a 4k? Eu não consigo de forma alguma.
Primeira coisa a saber é que o antialiasig do jogo é quebrado então desligue ele e se quiser ligue no nvidia control panel. Eu tive que reinstalar os drivers pra conseguir ativar o dlss no control então perdi minhas configuraçoes mas eu fiz algumas coisas no control panel e uso gsync, então se baixar de 60 nao tem galho, podes colocar a economia de energia em desempenho maximo também (uso esse overclock que lhe falei, que nao esquenta nada a mais, só fica num clock maior na mesma voltagem... tudo no maximo sem vsync e antialiasing. depois vejo aqui se configuro novamente e te falo, mas o segredo deve ser o gsync

testei rapidinho aqui e fica entre 47 e 50 fps, nao me recordo como estava antes da pra mudar umas coisas com aquele mod do jogo pra funcionar tela cheia FAR aumentar a % do lighting
 
Ultima Edição:

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.504
Pontos
1.354
Como você conseguiu rodar Nier a 4k? Eu não consigo de forma alguma.
Qual é a sua placa de video?

Aqui na amd eu só ativei a super resolução no driver e já aparece a opção para colocar em 4K.

112679
112681
 

zanchin

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.254
Reações
4.726
Pontos
703
Qual é a sua placa de video?

Aqui na amd eu só ativei a super resolução no driver e já aparece a opção para colocar em 4K.

Eu tenho placa nVidia...vou testar ativando o super sampling mas se eu não me engano, mesmo usando o FAR, o jogo nunca muda a resolução de fato (sim, eu desativo o AA in game).

Preciso testar de novo. Postarei aqui os resultados depois.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Eu tenho placa nVidia...vou testar ativando o super sampling mas se eu não me engano, mesmo usando o FAR, o jogo nunca muda a resolução de fato (sim, eu desativo o AA in game).

Preciso testar de novo. Postarei aqui os resultados depois.
aaa entendi, cara, tens que setar a resolucao do windows pra 4k que ele libera... ele limita a resolucao do windows...
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.504
Pontos
1.354
Eu tenho placa nVidia...vou testar ativando o super sampling mas se eu não me engano, mesmo usando o FAR, o jogo nunca muda a resolução de fato (sim, eu desativo o AA in game).

Preciso testar de novo. Postarei aqui os resultados depois.
Estranho, pq se vc observar na imagem no spoiler, o AA esta desativado, o 4k que esta fazendo o trabalho do AA ali.
Se realmente não estivesse mesmo em 4k, não estaria liso como está.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Eu tenho placa nVidia...vou testar ativando o super sampling mas se eu não me engano, mesmo usando o FAR, o jogo nunca muda a resolução de fato (sim, eu desativo o AA in game).

Preciso testar de novo. Postarei aqui os resultados depois.
aaa entendi, cara, tens que setar a resolucao do windows pra 4k que ele libera... ele limita a resolucao do windows...
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.648
Reações
20.614
Pontos
1.344
Tomara que o esquema da AMD evolua igual o DLSS, pra não me arrepender de ter pego uma RX. :kcry

Se a solução da AMD nos RNDA2 forem via hardware. Quem comprou as RX 5700 normal e XT se f*deram! Já q elas não vem com chip dedicado para RT
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
- Ponto negativo do DLSS 2.0: com zoom de 800%, percebe-se alguns pequenos artefatos, e algumas alterações na nitidez.

- Ponto positivo do DLSS 2.0: aumento de 130% na performance.

Realmente, essa tecnologia é ainda mais revolucionária do que o próprio Ray Tracing.

Em se tratando de um hipotético Nintendo Switch 2, lá por volta de 2022~2023, seria possível, com um DLSS 3.0 bem otimizado, rodar ports de PlayStation 5 em 540p com upscaling para 1080p, em modo portátil, e 1080p com upscaling para 4K, em modo TV.
Diria que o ponto negativo é ser algo que funciona em jogos seletos. Se o 3.0 se tornar um setting da placa gráfica, tipo ir lá no painel de controle NVidia e ligar, se tonar banal como um FXAA e etc... Aí o bicho vai pegar pra a Sony e Mic, essas empresas ainda a tem um tempo pra bolar uma resposta antes que o DLSS 3.0 não chegou.
 

Marcelodoom

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.079
Reações
7.239
Pontos
1.034


Dat low resolution textures...

O problema não é o disco rígido, mas a falta de memória. O jogo gerencia uma grande quantidade de texturas em cena e acaba quebrando o limite, tornando o streaming mais sensível à baixa velocidade de transferência do HDD. Este jogo rodando no PC ou mesmo no Xbox one X, provavelmente não sofreria com esses carregamentos de texturas, pois o jogo poderia deixá-los em cache na memória.


No vídeo , é dito que testaram num PS4 Pro com SSD e teve o mesmo problema de carregamento de textura. A culpa não é exclusiva do HDD neste caso. Me lembrou o bug de carregamento de textura que tinha nos adoráveis jogos bioshock no Xbox 360 na década passada.
 

Gizuz

Bam-bam-bam
Mensagens
369
Reações
454
Pontos
489
Testei control no PC com DLS e sem, achei bem borrada a imagem com o DLS, isso que geralmente não sou chato com gráficos mas o borrão me incomodou.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Testei control no PC com DLS e sem, achei bem borrada a imagem com o DLS, isso que geralmente não sou chato com gráficos mas o borrão me incomodou.
bom é ir na pasta do jogo e aumentar a resolucao manualmente, tipo pra jogar com saida em 1080p colocar em 960p

perdes pouca qualidade desse jeito, tem que ver a questao das texturas, que as vezes demoram pra carregar se o pc ta muito no limite
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Minecraft RTX Beta em mãos: como o Path-Tracing significa uma grande mudança nos jogos


 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.386
Reações
34.106
Pontos
1.053
Se esse efeito no Minecraft for exclusivo do Xbox SEX e Windows day one da nova geração pode ser uma boa pra Microsoft.

Só vendo esse vídeo da Digital Foundry já fiquei com vontade de jogá-lo novamente com ray tracing.

E novamente o DLSS se mostrando um game changer:

114179
 
Ultima Edição:

Hans Castorp

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.203
Reações
20.421
Pontos
1.129
Hoje em dia não vejo apelo para videogames ditos (poderosos), no final isso deve significar um aumento de preço não justificável. E se a microsoft subsidiar demais, ela se fode do mesmo jeito. (mesmo com cheat de grana infinita, perder dinheiro não é bom na lógica de mercado).

Agora se a Sony patinar com o Ps5 e o preço for elevado, a história se complica. Não sei se vou pegar os 2 consoles nessa próxima geração, provavelmente vou me focar no pc e pegar o PS5, o meu Xone foi pouco utilizado e no final o pc engoliu ele para mim, e o ps4 ficou para os exclusivos e alguns jogos que eventualmente peguei nele.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.417
Reações
34.504
Pontos
1.354
No vídeo , é dito que testaram num PS4 Pro com SSD e teve o mesmo problema de carregamento de textura. A culpa não é exclusiva do HDD neste caso. Me lembrou o bug de carregamento de textura que tinha nos adoráveis jogos bioshock no Xbox 360 na década passada.
Bioshock? Então vc esqueceu do primeiro Mass Effect.
Aquilo era surreal pra mim na época, pois nunca tinha visto um jogo carregar tão na cara dura as texturas.
 

Slayer-X ®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.806
Reações
2.285
Pontos
944
Minecraft RTX Beta em mãos: como o Path-Tracing significa uma grande mudança nos jogos


Cara que animal esse efeito, é o futuro.

E Path Ray Tracing é o efeito que o PS5 pode não conseguir fazer:

"Uma das desvantagens de usar menos CU é menos “motores de interseção” para o Ray Tracing HW que estão vinculados a cada unidade de sombreamento.
O Xbox Series X tem 44% a mais de Raytracing HW do que o PS5. É por isso que a Microsoft está demonstrando “”Real Time Path tracing” enquanto a Sony fala sobre iluminação global."
9de2c695d36a4c4f1dbb4c906f41e489.jpg


Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

gulavisk

Bam-bam-bam
Mensagens
3.385
Reações
3.545
Pontos
303
Minecraft RTX Beta em mãos: como o Path-Tracing significa uma grande mudança nos jogos




Impressionante o video!!!

O Path-Tracing no Minecraft é calculado em 8 pontos! Cara é surreal o que vc tem de realismos nisso! Só digo uma coisa. Vcs querem realismo, jogos cada vez mais parecendo real? RT é o caminho. Como já disse antes, vai ser nos PCs que isso vai brilhar!!!

Irei pegar o console que melhor ira fazer RT. Possivelmente será o X.
 

Água Mineral

Bam-bam-bam
Mensagens
3.485
Reações
4.439
Pontos
303
Sou a favor de criar um tópico pra cada vídeo, tudo no mesmo tópico a discussão fica fragmentada e é cansativo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.425
Reações
80.033
Pontos
2.059




Rich: Any final thoughts? I think, from my perspective, without giving anything away and not talking at all about platform comparisons, I think people are gonna be surprised. That's my takeaway. There are surprises here, right?

John: Yes, I think we can agree on that. There will be surprises MWAHAHAHAHAHA

Rich: MWAHAHAHAHAHA
 
Topo Fundo