Eu não sei a estratégia da Sony mas sei como se faz para combater um console mais forte:
1- preço 2- jogos de peso 3- relativização do poder, ''há eles tem mais gpu mas nos temos mais ssd''
Como eu já postei a um tempo atrás, o primeiro xbox precisa ser estudado em teses universitárias, tanto ele quando o Cube; de porque não deram certos. eram incríveis e avançados e custavam tão pouco, jogo bom? tinham também.
Tentando entender isso, vi o movimento que a Sony fez para derrotar esses dois Titãs poderosos, xbox e cube tinham 3 meses que haviam sido lançados, e só se falavam neles. O ps2 após recebe-los com um chute no peito (MGS2, GT3, FF10, Jak, Baldurs gate e GTA 3) ainda em 2002 baixou o preço do PS2 para o mesmo nível do GCN $199, o que obrigou o cube recém lançado a descer o preço para $149, o xbox ia flopar ali mesmo se não fosse da microsoft, ela também baixou para 199, naquela altura o console custava 371 para ser feito.
O Gamecube entre o lançamento e final de 2002 soltou seus melhores jogos e não surtiu efeito (lugi mansion, sonic adventures 2, zelda, REremake, Re Zero, Super Mario sunshine, smash bros, Metroi prime, star wars rogue squadron 2, wave race, star fox adventure) o Play 2 subiu as vendas em 700% no período após simplesmente baixar o preço, seus jogos em 2002 eram Onimusha 2, Kingdon hearts, GTA vice City, sly cooper, Ratchet clank, só GTA Vice city e KH foram suficientes, GTA era monstro mesmo, mas puts olhem os jogos que tinha na concorrência, só jogão, 2002 foi um ano épico na industria.