O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.580
Reações
16.501
Pontos
553
CL é CAS Latency. Ou simplesmente: latência.

Os anúncios brasileiros são deficientes mesmo, mas se você ver algo como 16-38-38-40, 16 é o CL. Para uma memória de 3200mhz, CL 16 é um bom valor. Ruim são memórias de MHz alto mas CL 19 ou maior.

Por quê?
Porque sim. :ksafado

Porque como é latência, 19 é o número de clocks que você tem que esperar até a memória começar a trabalhar.

Para fazer um trabalho, okay. A diferença é de 3 nanosegundos. Mas, em 1 minuto, uma memória 3000-CL19 estará funcionando similarmente a uma memória 2400-CL15. Que, no Brasil será até mais barata.

Caso tenha dificuldades de achar o CAS Latency da memória que estão te vendendo, você pode entrar no site do fabricante e verificar. Se o produto tiver foto da embalagem, também têm essa informação no texto acima/abaixo do código de barras.
Muito obrigado pelas respostas, ficou bem claro agora. Vou tomar cuidado quando for comprar as memorias.
Agora só estou na dúvida entre comprar apenas 1 pente de 8gb agora ou comprar logo 2 de 8gb... Phoda é a grana que vai.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.870
Reações
3.938
Pontos
1.544
Na verdade, o ganho mesmo foi mais por causa da adoção de DDR4 do que da arquitetura em si...Se você for olhar, só em potência, do 4770 pro 7700 não chega aos 20%.

Na verdade daria 40%, mas com o overclock (que nem foi muito alto), se tirou 20% da diferença, sobrando apenas 20% em relação ao 7700. Realmente é muito pouco, já que o overclock foi conservador e não custa nada, exceto um pequeno aumento na conta de luz no fim do mês!
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Agora só estou na dúvida entre comprar apenas 1 pente de 8gb agora ou comprar logo 2 de 8gb...
Se for por pouco tempo, pode comprar 1x8.
Se for ficar 1 ano, melhor comprar 2x4.

Dual Channel é igual o dobro da performance.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.673
Reações
12.549
Pontos
854
put* preço...Fora que, bem...AMD.

Quando saiu, a 570 trocava tapa com a 1050 Ti. Hoje troca tapa com a 1060 3GB (e leva vantagem razoável nos jogos que usam mais vRAM, obviamente).
Em DX12 ela chega a bater a 1060 6GB no Forza Horizon 4, por exemplo...o que é assustador. A cada novo driver o desempenho melhora mais um teco.

De teco em teco...
Baseado nessa placa, quanto eu gastaria pra montar um PC modesto e o menor possível (gabinete pequeno no caso), até no máximo uns 2k?

A ideia seria jogar pelo menos The Witcher 3 com detalhes altos e em 1080p.

Não achei se já tinha perguntado antes, se sim perdão. Mas com essa placa nesse preço aí, há uma ponta de esperança no orçamento. :)

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Baseado nessa placa, quanto eu gastaria pra montar um PC modesto e o menor possível (gabinete pequeno no caso), até no máximo uns 2k?

A ideia seria jogar pelo menos The Witcher 3 com detalhes altos e em 1080p.

Não achei se já tinha perguntado antes, se sim perdão. Mas com essa placa nesse preço aí, há uma ponta de esperança no orçamento. :)

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Acredito que com um Ryzen 1600 ou 2400G + B350 + RX570 + 8GB DDR4 2400 você atinja isso aí.
O resto fica por sua conta. Gabinete, HD, essas porra.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.673
Reações
12.549
Pontos
854
Acredito que com um Ryzen 1600 ou 2400G + B350 + RX570 + 8GB DDR4 2400 você atinja isso aí.
O resto fica por sua conta. Gabinete, HD, essas porra.
Vi que essas B350 tem várias versões. Existe alguma que seja melhor pra trabalhar com o conjunto? Ou a mais barata resolve? Não vou mexer com overclock.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 


LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Vi que essas B350 tem várias versões. Existe alguma que seja melhor pra trabalhar com o conjunto? Ou a mais barata resolve? Não vou mexer com overclock.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk


As A320 não permitem overclock, mas são placas de menor qualidade, no geral. Vou te passar o link de uma promoção de B450 - sucessora da B350 - que tem bons recursos, boa construção e dissipação melhor na área do VRM (importante principalmente pras CPUs com mais núcleos):

 

Narlok

Bam-bam-bam
Mensagens
2.164
Reações
4.755
Pontos
453
R3 2200G
A320
2x4GB
CX450W
HD ou SSD
CASE

Vá e seja feliz.


Gente, alguém sabe se o R3 2200g já vem com cooler por padrão? Na pichau, na parte de montar, vem a parte do processador e do cooler, mas o cooler da thermaltek q tem disponivel é quase 150. Eu posso comprar só o "pacote" basico do processador? Ele vem com algum cooler na caixa?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Gente, alguém sabe se o R3 2200g já vem com cooler por padrão? Na pichau, na parte de montar, vem a parte do processador e do cooler, mas o cooler da thermaltek q tem disponivel é quase 150. Eu posso comprar só o "pacote" basico do processador? Ele vem com algum cooler na caixa?

Sim, vem com o Wraith Stealth. É um bom cooler que mantém tudo sob controle. Se você for pegar uma A320, o Stealth tá passando de bom.
Já se você pegar uma placa-mãe que permite overclock e pensa em fazer over de CPU e GPU ao mesmo tempo, é bom ter algo mais robusto pra manter as temperaturas mais baixas. Não precisa ser muito...um Gammax 200T, que custa setenta reais, já é suficiente - e não que o Stealth não segure também, o Gammax só te dá mais folga.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.051
Reações
9.777
Pontos
779
Um amigo do meu pai tá vendendo a seguinte configuração usada por 1800 talkeis:

I5 3470
GTX 750 Ti
8 GB Ram 1600 MHz
Fonte 500W (não tenho a informação do modelo)
H61M
HD 1TB

Será que é um bom negócio?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.764
Reações
10.895
Pontos
753
Um amigo do meu pai tá vendendo a seguinte configuração usada por 1800 talkeis:

I5 3470
GTX 750 Ti
8 GB Ram 1600 MHz
Fonte 500W (não tenho a informação do modelo)
H61M
HD 1TB

Será que é um bom negócio?

isso aí vale no máximo do máximo 1200
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Um amigo do meu pai tá vendendo a seguinte configuração usada por 1800 talkeis:

I5 3470
GTX 750 Ti
8 GB Ram 1600 MHz
Fonte 500W (não tenho a informação do modelo)
H61M
HD 1TB

Será que é um bom negócio?

Honestamente, com R$ 1800 dá pra montar esse kit de peças NOVAS:

Ryzen 2200g + mobo básica - R$ 800
1x8gb DDR4 - R$ 250
Fonte 450w de marca boa- R$ 250
HD 1tb - R$ 200
Gabinete simples - R$ 100

Total - R$ 1.600
A GPU integrada do 2200G iria ficar devendo um pouco pra GTX 750ti, mas a plataforma AM4 por ser atual possibilita muito mais upgrades, além de todas as peças serem novas.
Com o restante daria pra comprar um SSD ou juntar pra uma VGA offboard. Ou até pegar um Ryzen 2400g, cuja vega 11 fica párea à GTX 750ti.
Na verdade tem até PCs montados na Pichau, Terabyte e afins que tem um custo x benefício melhor que esse i5.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.051
Reações
9.777
Pontos
779
Honestamente, com R$ 1800 dá pra montar esse kit de peças NOVAS:

Ryzen 2200g + mobo básica - R$ 800
1x8gb DDR4 - R$ 250
Fonte 450w de marca boa- R$ 250
HD 1tb - R$ 200
Gabinete simples - R$ 100

Total - R$ 1.600
A GPU integrada do 2200G iria ficar devendo um pouco pra GTX 750ti, mas a plataforma AM4 por ser atual possibilita muito mais upgrades, além de todas as peças serem novas.
Com o restante daria pra comprar um SSD ou juntar pra uma VGA offboard. Ou até pegar um Ryzen 2400g, cuja vega 11 fica párea à GTX 750ti.
Na verdade tem até PCs montados na Pichau, Terabyte e afins que tem um custo x benefício melhor que esse i5.
Eu já tinha considerado esse setup, mas a verdade é que adquiri um certo preconceito com vídeo integrado depois de tantas experiências traumáticas com as onboards da Intel, mesmo sabendo que as APUs Ryzen são decentes nesse aspecto...

Qual VGA indicaria para acompanhar esse setup que você indicou? Tenho uns 2000 reais de orçamento ( isso é, se houver alguma, né, as VGA estão com os preços inflacionados...).
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.764
Reações
10.895
Pontos
753
Eu já tinha considerado esse setup, mas a verdade é que adquiri um certo preconceito com vídeo integrado depois de tantas experiências traumáticas com as onboards da Intel, mesmo sabendo que as APUs Ryzen são decentes nesse aspecto...

Qual VGA indicaria para acompanhar esse setup que você indicou? Tenho uns 2000 reais de orçamento ( isso é, se houver alguma, né, as VGA estão com os preços inflacionados...).

rx 570
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
Eu já tinha considerado esse setup, mas a verdade é que adquiri um certo preconceito com vídeo integrado depois de tantas experiências traumáticas com as onboards da Intel, mesmo sabendo que as APUs Ryzen são decentes nesse aspecto...

Qual VGA indicaria para acompanhar esse setup que você indicou? Tenho uns 2000 reais de orçamento ( isso é, se houver alguma, né, as VGA estão com os preços inflacionados...).

Aproveita a promoção da Pichau, R$600 na rx 570 da Power Color.
Quanto ao Wraith Stealth, conforme disse o @LucianoBraga, é um bom cooler, fiz um pequeno overclock no ryzen 5 2400g e suportou bem, só não é tão silencioso quanto eu gostaria. Ele não é barulhento, mas meu antigo iMac me deixou mal acostumado. Difícil de acreditar, a peça mais barulhenta dele era o HD, quando troquei pra SSD ele parecia que estava desligado.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Preço médio dele é de 300 conto, mas já vi por 250 algumas vezes
Isso é bom pelo preço. Mas no Brasil tem peça que mesmo usado é cara, aí acaba sendo menos dor de cabeça comprar novo.

Mas adoraria pagar preço de Aliexpress em peças usadas.
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Isso é bom pelo preço. Mas no Brasil tem peça que mesmo usado é cara, aí acaba sendo menos dois de cabeça comprar novo.

Mas adoraria apagar preço de Aliexpress em peças usadas.

Na verdade o problema maior com essas plataformas Intel tem sido comprar uma placa-mãe decente.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.434
Pontos
964
Senhores, chegou a alguns dias meu Ryzen 2700 da pichau (de 850 pilas). Só tava esperando um preço decente de mobo e memórias pra finalizar o upgrade.

Vi então essa B350M da MSI por R$339. Por ter 3 anos de garantia e BIOS pra os Ryzen 3000 me interessei bastante.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100127

É uma boa placa? não sou entusiasta de overclock (longe disso), um over básico pra mim já estaria ótimo.
Minha idéia é ficar com o Ryzen 2700 até a black friday (novembro), onde provavelmente os preços dos Ryzen 3000 estarão mais atraentes.

Penso em comprar junto, duas memórias Crucial de 8GB 3000 Mhz CL15, que está por R$279.
https://www.kabum.com.br/produto/10...8gb-3000mhz-ddr4-cl15-vermelho-bls8g4d30aesek

-----------------------------------

Enfim, gerei o boleto, mas não paguei ainda. E aí, o que acham?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Senhores, chegou a alguns dias meu Ryzen 2700 da pichau (de 850 pilas). Só tava esperando um preço decente de mobo e memórias pra finalizar o upgrade.

Vi então essa B350M da MSI por R$339. Por ter 3 anos de garantia e BIOS pra os Ryzen 3000 me interessei bastante.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100127

É uma boa placa? não sou entusiasta de overclock (longe disso), um over básico pra mim já estaria ótimo.
Minha idéia é ficar com o Ryzen 2700 até a black friday (novembro), onde provavelmente os preços dos Ryzen 3000 estarão mais atraentes.

Penso em comprar junto, duas memórias Crucial de 8GB 3000 Mhz CL15, que está por R$279.
https://www.kabum.com.br/produto/10...8gb-3000mhz-ddr4-cl15-vermelho-bls8g4d30aesek

-----------------------------------

Enfim, gerei o boleto, mas não paguei ainda. E aí, o que acham?

Cara, situação complicada...

Ggeralmente se recomenda placas-mãe mais robustas pro 2700, porque é um processador que pode estressar o VRM. Essa MSI até tem um dissipadorzinho, mas é um tanto mirrado.
O que eu posso te dizer é que, ao meu ver, é uma placa ok - isso se você não meter overclocks altíssimos no 2700. Nesse caso, deve estar seguro.

Claro que nada te impede de melhorar a refrigeração do conjunto usando alguma solução pra ventilar melhor a área do VRM. Nada que exija alguma solução maluca, é majoritariamente só apontar um fan mesmo.
 

Bahax

Emulação é Vida!
VIP
Mensagens
5.639
Reações
21.434
Pontos
964
Cara, situação complicada...

Ggeralmente se recomenda placas-mãe mais robustas pro 2700, porque é um processador que pode estressar o VRM. Essa MSI até tem um dissipadorzinho, mas é um tanto mirrado.
O que eu posso te dizer é que, ao meu ver, é uma placa ok - isso se você não meter overclocks altíssimos no 2700. Nesse caso, deve estar seguro.

Claro que nada te impede de melhorar a refrigeração do conjunto usando alguma solução pra ventilar melhor a área do VRM. Nada que exija alguma solução maluca, é majoritariamente só apontar um fan mesmo.
Na real, acho que vou usar em stock mesmo. De qualquer forma, vou tentar melhorar a ventilação do gabinete.
Valeu Luciano. :kjoinha
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
Cara, situação complicada...

Ggeralmente se recomenda placas-mãe mais robustas pro 2700, porque é um processador que pode estressar o VRM. Essa MSI até tem um dissipadorzinho, mas é um tanto mirrado.
O que eu posso te dizer é que, ao meu ver, é uma placa ok - isso se você não meter overclocks altíssimos no 2700. Nesse caso, deve estar seguro.

Claro que nada te impede de melhorar a refrigeração do conjunto usando alguma solução pra ventilar melhor a área do VRM. Nada que exija alguma solução maluca, é majoritariamente só apontar um fan mesmo.

É o mesmo dissipador da minha msi b450m, mas tenho um 2400g, então tá de boa. Vou procurar algum teste do 2700 com essas placas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Na real, acho que vou usar em stock mesmo. De qualquer forma, vou tentar melhorar a ventilação do gabinete.
Valeu Luciano. :kjoinha

Eu tô namorando uma placa-mãe aqui também, mas uma B350 ITX da Biostar, lol
Só que eu tenho um 2200G, então tá tranquilo.

É o mesmo dissipador da minha msi b450m, mas tenho um 2400g, então tá de boa. Vou procurar algum teste do 2700 com essas placas.

Eu procurei...do 2700 não achei não. Achei com 2600 e parecia estar ok.
Mas não teve muita atenção no quesito específico do VRM.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
Eu tô namorando uma placa-mãe aqui também, mas uma B350 ITX da Biostar, lol
Só que eu tenho um 2200G, então tá tranquilo.



Eu procurei...do 2700 não achei não. Achei com 2600 e parecia estar ok.
Mas não teve muita atenção no quesito específico do VRM.

Vi um teste feito pelo Peperaio com uma Biostar B450, não sei dizer se o dissipador do VRM dela é superior ao da MSI. Ele testou um 2700x, teve pico de 87,7 graus rodando o Blender. Temperatura ambiente de 35 graus.

 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.247
Reações
175.659
Pontos
2.234
Vi um teste feito pelo Peperaio com uma Biostar B450, não sei dizer se o dissipador do VRM dela é superior ao da MSI. Ele testou um 2700x, teve pico de 87,7 graus rodando o Blender. Temperatura ambiente de 35 graus.



88 graus rodando Blender numa temperatura ambiente infernal parece ok.
O dissipador dessa Biostar parece um teco melhor que o da MSI - o que não quer dizer que aquele da MSI não atenda também.

E mantendo em stock até uma A320 sem dissipador nos mosfets deve segurar um 2700 sem muito problema (desde que o gabinete seja minimamente ventilado).
 

RLucena

Veterano
Mensagens
998
Reações
406
Pontos
113
Galera, o que devo saber pra comprar um cabo DVI? Acabo de vender minha gpu e vou usar o ryzen 3 2200g

Qualquer DVI 24+1 é compatível? Vi cabos DVI-o e dvi-d, como saber qual preciso?
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Galera, o que devo saber pra comprar um cabo DVI? Acabo de vender minha gpu e vou usar o ryzen 3 2200g

Qualquer DVI 24+1 é compatível? Vi cabos DVI-o e dvi-d, como saber qual preciso?
O cabo em si, é melhor que seja DVI-D Dual Link.

Assim você terá bastante opções de resolução e frequência.

814apTlmmLL._SL1500_.jpg


Se não tiver os conectores do meio, será Single Link e só suporta 1200p@60.

Se tiver 2+2 conectores acima e abaixo do transversal, é DVI-I e é um excelente cabo. Mas as VGAs não suportam mais ele.
 
Ultima Edição:

RLucena

Veterano
Mensagens
998
Reações
406
Pontos
113
O cabo em si, é melhor que seja DVI-D Dual Link.

Assim você terá bastante opções de resolução e frequência.

814apTlmmLL._SL1500_.jpg


Se não tiver os conectores do meio, será Single Link e só suporta 1200p@60.

Se tiver 2+2 conectores acima e abaixo do transversal, é DVI-I e é um excelente cabo. Mas as VGAs não suportam mais ele.
Ah sim, entendi... vou comprar hoje, achei que teria alguma incompatibilidade

Obrigado!!
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.911
Reações
8.140
Pontos
453
Vi esse video ontem.
Acho que pode ajudar nesse topico:


Gostei do video, assisti aos dois primeiros orçamentos, minha única ressalva no de R$1500 é a fonte. Eu só recomendaria aquele modelo se fosse um PC de escritório, que muito dificilmente seria feito upgrade nele, mas se é pra jogos, é provável que o dono colocaria uma vga quando tivesse oportunidade (ex. RX 570), aí teria que trocar a fonte junto e pode ficar caro demais. Se apertasse o cinto e levasse uma CX450, ficaria com folga para colocar uma vga do nível da 1660 ti, seria uma economia no médio ou longo prazo.

A não ser que a pessoa realmente não tenha condições, que já seria um sacrifício grande chegar nos R$1500, aí não tem o que fazer mesmo.
 

RLucena

Veterano
Mensagens
998
Reações
406
Pontos
113
Gostei do video, assisti aos dois primeiros orçamentos, minha única ressalva no de R$1500 é a fonte. Eu só recomendaria aquele modelo se fosse um PC de escritório, que muito dificilmente seria feito upgrade nele, mas se é pra jogos, é provável que o dono colocaria uma vga quando tivesse oportunidade (ex. RX 570), aí teria que trocar a fonte junto e pode ficar caro demais. Se apertasse o cinto e levasse uma CX450, ficaria com folga para colocar uma vga do nível da 1660 ti, seria uma economia no médio ou longo prazo.

A não ser que a pessoa realmente não tenha condições, que já seria um sacrifício grande chegar nos R$1500, aí não tem o que fazer mesmo.
Tenho aqui em casa uma cx430, já uso ela do antigo pc... ela aguentaria até qual gpu? Com um ryzen 3 2200g...

Penso em pegar uma no futuro, se precisar trocar a fonte também já vou preparado kkk
 
Topo Fundo