O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
@LucianoBraga

Qual o equivalente AMD pra configuração abaixo?

Processador Intel Core i5 3475S 2.90GHz LGA 1155 = R$ 350,00
Mobo AFOX Intel H61 (IH61-MA) ou Mobo Biostar IH61MF-Q5 = R$ 279,00
2X 4GB DDR3 1333Mhz MVD34096MDL13 = R$ 222,00 (R$ 111,00 cada)
SSD Kingston 240GB SA400S37/240G = R$ 182,00
Fonte 300W CoolerMaster Elite V3 (MPW-3001-ACAAN1) = R$ 160,00
Gabinete Hoopson CPU-008 = R$ 71,00 (o gabinete tem que ser o menor possível, mas não sei se as mobos cabem nele)

PS. Sim, aquele desktop equivalente ao laptop da minha esposa e sim, ela continua não querendo gastar dinheiro.

Cara, então...é complicado. Na geração FX nada, e vindo pro Ryzen a CPU equivalente seria o Ryzen 3 1200 - que não se acha mais e não tinha video integrado de qualquer forma. Você ia ter que comprar uma GPU velha usada pra ter vídeo.
O segundo problema é que se você partir pra algo com 2200G, vai ficar mais caro que isso.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
É absolutamente o mesmo chip do 200GE, apenas clockado mais alto.
Sim. Tipo o que a Intel fez com a linha Pentium G, onde o 4560 tinha bom preço e os 4600 e 4620 eram quase preço de i3. :facepalm

Qual o equivalente AMD pra configuração abaixo?
Falando nele...

Essa configuração é equivalente ao Athlon 200GE. Está R$219 na Kabum.

O resto é padrão "o mais barato". Mobo mais barata, RAM mais barata.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Sim. Tipo o que a Intel fez com a linha Pentium G, onde o 4560 tinha bom preço e os 4600 e 4620 eram quase preço de i3. :facepalm


Falando nele...

Essa configuração é equivalente ao Athlon 200GE. Está R$219 na Kabum.

O resto é padrão "o mais barato". Mobo mais barata, RAM mais barata.

O 200GE não equivale ao i5 não. Ele perde por uns 25%.

Mas realmente é uma, @Piga. Provavelmente sua mulher nem notaria a diferença prática porque a Vega 3 desafogaria a navegação, muita coisa já é enviada pra GPU.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
O 200GE não equivale ao i5 não. Ele perde por uns 25%.

Mas realmente é uma, @Piga. Provavelmente sua mulher nem notaria a diferença prática porque a Vega 3 desafogaria a navegação, muita coisa já é enviada pra GPU.
Foi mal. Olhei rápido, vi 3xxx e achei que era i3. Falha no engano.

Sobre a percepção, acho que não vai perceber mesmo. Ainda mais com SSD, que passa a percepção de ser bem mais rápido.
 


brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
8.175
Pontos
453
Fala galera, beleza? esse tópico caiu como uma luva pra mim. Usei mac por quase 8 anos (tenho um iMac), mas a GPU dele fumou e agora vou montar um PC com Windows 10. Já estava ficando de saco cheio da Apple, iria me programar pra pegar um PC ano que vem, mas agora vou ter que pegar um humildão às pressas.
Baseado no que li nesse tópico, o que acham dessa config?

ryzen 5 2400g
memória ddr4 2400 8GB (2x4)
placa-mãe Asus Prime B350m-a
fonte corsair 80 Plus Bronze CX450
monitor LG 21,5" 22MP58VQ

No início pensei no Ryzen 2200g, mas acho que o 2400g vai ser melhor no longo prazo, pois vou ficar com ele por tempo indeterminado.
Um amigo vai me emprestar um gabinete básico, e SSD já tem o que instalei no iMac, então "é só abrir" (baita trabalheira e ainda é arriscada - nunca mais pego desktop tudo-em-um)
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Fala galera, beleza? esse tópico caiu como uma luva pra mim. Usei mac por quase 8 anos (tenho um iMac), mas a GPU dele fumou e agora vou montar um PC com Windows 10. Já estava ficando de saco cheio da Apple, iria me programar pra pegar um PC ano que vem, mas agora vou ter que pegar um humildão às pressas.
Baseado no que li nesse tópico, o que acham dessa config?

ryzen 5 2400g
memória ddr4 2400 8GB (2x4)
placa-mãe Asus Prime B350m-a
fonte corsair 80 Plus Bronze CX450
monitor LG 21,5" 22MP58VQ

No início pensei no Ryzen 2200g, mas acho que o 2400g vai ser melhor no longo prazo, pois vou ficar com ele por tempo indeterminado.
Um amigo vai me emprestar um gabinete básico, e SSD já tem o que instalei no iMac, então "é só abrir" (baita trabalheira e ainda é arriscada - nunca mais pego desktop tudo-em-um)

É por aí mesmo, companheiro. Bom desempenho sem arrancar o seu couro. Tá tudo redondo.
Só lembre de ver se a bios da Prime tá atualizada pra suportar o 2400G.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
8.175
Pontos
453
É por aí mesmo, companheiro. Bom desempenho sem arrancar o seu couro. Tá tudo redondo.
Só lembre de ver se a bios da Prime tá atualizada pra suportar o 2400G.

Valeu mesmo. Já falei com o vendedor, ele disse que pode atualizar pra mim antes de enviar. Isso é importante, porque vai me dar um baita trabalho se não estiver atualizada.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Valeu mesmo. Já falei com o vendedor, ele disse que pode atualizar pra mim antes de enviar. Isso é importante, porque vai me dar um baita trabalho se não estiver atualizada.

Pode mesmo. Dependendo de que cidade você estiver, conseguir um Ryzen de primeira gen pra isso pode ser complicado mesmo.
Mas se ele vai mandar atualizada, ótimo. Mete bronca!
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
8.175
Pontos
453
Pode mesmo. Dependendo de que cidade você estiver, conseguir um Ryzen de primeira gen pra isso pode ser complicado mesmo.
Mas se ele vai mandar atualizada, ótimo. Mete bronca!

Não sei se aqui é o tópico mais adequado, fiquei um pouco desconfiado desse vendedor da placa. A prime b350m-a está por R$250+ frete, ele disse que o preço baixo é por queima de estoque. Olhei os dados dele, está no ML há uma semana, todas as recomendações dele (todas positivas) foram feitas ontem, exceto uma do dia 21/02.

https://produto.mercadolivre.com.br...set-b350-_JM?quantity=1&variation=33505693777
 
Ultima Edição:

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Não sei se aqui é o tópico mais adequado, fiquei um pouco desconfiado desse vendedor da placa. A prime b350m-a está por R$250+ frete, ele disse que o preço baixo é por queima de estoque. Olhei os dados dele, está no ML há uma semana, todas as recomendações dele (todas positivas) foram feitas ontem, exceto uma do dia 21/02.

https://produto.mercadolivre.com.br...set-b350-_JM?quantity=1&variation=33505693777

Nunca. B350 por esse preço não existe.
Nem se tiver queimando, sei lá, a casa do cara, esse preço é viável.

Página não existe. Acho que já foi.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Que pena, ainda bem que desconfiei e pedi auxílio.
Em site confiável está a partir de R$390.
https://www.zoom.com.br/lead?oid=69924447

Mas não se preocupe, você só leva tombo no ML se transferir dinheiro para a conta. Enquanto a compra estiver toda dentro do MercadoLivre você estará seguro.

O ML só repassa o valor da venda depois que o comprador confirma que recebeu o que comprou.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.916
Reações
8.175
Pontos
453
Em site confiável está a partir de R$390.
https://www.zoom.com.br/lead?oid=69924447

Mas não se preocupe, você só leva tombo no ML se transferir dinheiro para a conta. Enquanto a compra estiver toda dentro do MercadoLivre você estará seguro.

O ML só repassa o valor da venda depois que o comprador confirma que recebeu o que comprou.

Valeu pela recomendação, acabei pegando uma MSI b450m mais cedo na loja que explode. Mais cara que essa, mas acho que valeu a pena. Acho que vou conseguir vender algumas peças do finado iMac, já alivia um pouco o bolso.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.072
Pontos
453
Estou aqui com o meu PC humildinho que adquiri em 2011 e de lá pra cá só fiz alguns upgradezinhos, só vou comprar um totalmente novo em 2021 (se estiver vivo e bem financeiramente é lógico), mas veja suas especificações e constate se ele aguenta até lá:

Principais:

CPU: Intel Core i7-2600K com 4.6 de over.
Mobo: Asus Maximus IV Extreme-Z
Vídeo: Zotac GTX 1070 Ti Amp Extreme 8GB
SSD: SanDisk Extreme 240GB (fora os outros HD's)
Memórias: G.SKILL TridentX DDR3 2133 C9 4x8GB (32GB)

Extras (Só pra tirar uma onda):

Gabinete: Thermaltake Level 10 GT
Cooler: Hidrocooler Corsair H90
Fonte: Corsair AX1200
Monitores: Samsung SA300 22" para navegação e trabalho.
Panasonic Plasma VT60 65"para jogos e filmes.

Aliás como bônus deixo aqui os meus resultados no UserBenchmark, é um bom programa para aferição de PCs?

https://www.userbenchmark.com/UserRun/15099183

Por fim gostaria de abrir um tópico justamente falando sobre o benchmark dos PCs da galera do OS (só para massagear ou derrubar nossos egos), seria tipo "Deixe aqui o seu Benchmark", que tal?

Valeu pessoal, tudo de bão procês... :kjoinha
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Estou aqui com o meu PC humildinho que adquiri em 2011 e de lá pra cá só fiz alguns upgradezinhos, só vou comprar um totalmente novo em 2021 (se estiver vivo e bem financeiramente é lógico), mas veja suas especificações e constate se ele aguenta até lá:

Principais:

CPU: Intel Core i7-2600K com 4.6 de over.
Mobo: Asus Maximus IV Extreme-Z
Vídeo: Zotac GTX 1070 Ti Amp Extreme 8GB
SSD: SanDisk Extreme 240GB (fora os outros HD's)
Memórias: G.SKILL TridentX DDR3 2133 C9 4x8GB (32GB)

Extras (Só pra tirar uma onda):

Gabinete: Thermaltake Level 10 GT
Cooler: Hidrocooler Corsair H90
Fonte: Corsair AX1200
Monitores: Samsung SA300 22" para navegação e trabalho.
Panasonic Plasma VT60 65"para jogos e filmes.

Aliás como bônus deixo aqui os meus resultados no UserBenchmark, é um bom programa para aferição de PCs?

https://www.userbenchmark.com/UserRun/15099183

Por fim gostaria de abrir um tópico justamente falando sobre o benchmark dos PCs da galera do OS (só para massagear ou derrubar nossos egos), seria tipo "Deixe aqui o seu Benchmark", que tal?

Valeu pessoal, tudo de bão procês... :kjoinha

Eu citei o 2600k outro dia. O 2500k em stock já tá peidando, o 2500k overclockado ainda consegue se segurar e o 2600k com o overclock e as threads adicionais ainda tem alguma lenha pra queimar.
É um bom sistema que não tem PORRA NENHUMA a ver com esse tópico. A gente monta sistemas inteiros com o valor da sua GPU. Então, vá pro outro tópico e não desvirtue esse.

Sobre o tópico de medição de e-penis, você tem autonomia pra criar embora eu, particularmente, ache infantil.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Meus queridos, consegui numa troca, um pente de memoria DDR3 1600mhz de 4gb, já tenho uma DDR3 1600mhz de 8gb, minha placa tem somente dois slots.

Sugestão dos brothers pro meu humildão:
  • deixar os 12gb e ficar de boa, sem me importar com dual channel e otimizar desempenho;
  • vender os 4gb e colocar a diferença em um pente DDR3 1600mhz de 8gb.

Hoje, já acho 8gb bem tranquilho. Vi que as ddr3 de 8gb 1600mhz estão acima de R$220,00, achei da mesma marca que a minha por R$230, mas não sei se terei aquele desempenho de dual channel simétrico. Numa pesquisa superficial percebi que consigo vender a memória de 4gb por R$90-130, no máximo. Imagino que 12gb single, já é melhor que 8gb single, embora eu acho que funcionará em dual assimétrico que já um pouco melhor que 8gb em dual simétrico.

Eu não viso ter um pc melhor do que tenho hoje fazendo upgrade pequeno e é besteira ficar sempre no obsoleto. Até pretendo mexer no processador com um ou dois anos, mas hoje estou bem satisfeito com meu humildão.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Meus queridos, consegui numa troca, um pente de memoria DDR3 1600mhz de 4gb, já tenho uma DDR3 1600mhz de 8gb, minha placa tem somente dois slots.

Sugestão dos brothers pro meu humildão:
  • deixar os 12gb e ficar de boa, sem me importar com dual channel e otimizar desempenho;
  • vender os 4gb e colocar a diferença em um pente DDR3 1600mhz de 8gb.
Hoje, já acho 8gb bem tranquilho. Vi que as ddr3 de 8gb 1600mhz estão acima de R$220,00, achei da mesma marca que a minha por R$230, mas não sei se terei aquele desempenho de dual channel simétrico. Numa pesquisa superficial percebi que consigo vender a memória de 4gb por R$90-130, no máximo. Imagino que 12gb single, já é melhor que 8gb single, embora eu acho que funcionará em dual assimétrico que já um pouco melhor que 8gb em dual simétrico.

Eu não viso ter um pc melhor do que tenho hoje fazendo upgrade pequeno e é besteira ficar sempre no obsoleto. Até pretendo mexer no processador com um ou dois anos, mas hoje estou bem satisfeito com meu humildão.

Sinceramente, 8 tá suave ainda. Usando os 12 você perde o dual-channel, mas isso faz mais diferença hoje com DDR4 do que fazia com DDR3. Basicamente tanto faz.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Sinceramente, 8 tá suave ainda. Usando os 12 você perde o dual-channel, mas isso faz mais diferença hoje com DDR4 do que fazia com DDR3. Basicamente tanto faz.
Me explica algo que sempre fiquei confuso e, me desculpe já respondeu(deram) no tópico das recomendações de hardwares, pq tenho impressão que já perguntei, mas segui sem entender.

Li tanto sobre dual channel e percebi que muita gente não sabe o que fala, mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi que, se eu usar mais de um pente em single chanel, o sistema vai usar as memórias isoladas, por isso nunca vai ter o aproveitamento da somatória, no meu caso, eu não teria mais que 8gb já que o sistema usaria uma das memórias para processamento enquanto a outra ficaria ociosa, se eu precisasse de 10gb tendo 12gb, ficaria naquela "lentidão" de acesso somente do pente de 8gb, por isso 4x2 (somente em dual) continua sendo melhor que 8+"qualquer memo" em single.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.272
Reações
175.721
Pontos
2.234
Li tanto sobre dual channel e percebi que muita gente não sabe o que fala, mas o que me deixou com a pulga atrás da orelha foi que, se eu usar mais de um pente em single chanel, o sistema vai usar as memórias isoladas, por isso nunca vai ter o aproveitamento da somatória, no meu caso, eu não teria mais que 8gb já que o sistema usaria uma das memórias para processamento enquanto a outra ficaria ociosa, se eu precisasse de 10gb tendo 12gb, ficaria naquela "lentidão" de acesso somente do pente de 8gb

Cara, pelo que eu entendo tem sim o aproveitamento da somatória. Se você tem, por exemplo, 10GB em single-channel (4+4+2), o sistema vai aproveitar os 10 - se for necessário o uso dos 10. A questão é que os chips são todos diferentes, com configurações diferentes, e em single são três barramentos pra acessar. Volta e meia tem algo que dá pra chamar de fila.

Você via de regra não vai perceber essa diferença na maior parte das aplicações, entretanto. E dependendo, há até ganho. Por exemplo, se você for trabalhar em edição de vídeos, vai ter ganho aumentando de 8 pra 12, mesmo abrindo mão do dual-channel.

Muita gente se fia em benchmark pra dizer que a coisa ficou abissal, mas a verdade é que o pessoal tem que parar de achar que benchmark é aplicação.
Benchmark é pra verificar gargalos e resolvê-los caso eles se tornem problemas reais.

por isso 4x2 (somente em dual) continua sendo melhor que 8+"qualquer memo" em single.

Como eu disse acima, depende do uso. Mas o 4x2 tem resultado melhor por ter tempo de acesso menor. Falando grosseiramente, são dois barramentos, mas é como se fosse só um, porque as operações são executadas ao mesmo tempo.

Estou querendo passar para 16GB mas minha mémoria não vende mais aqui no Brasil, o que eu faço nesse caso?

É essa aqui: www.amazon.com/Patriot-Memory-3000MHz-Channel-PV416G300C6K/dp/B0157UQ5A6
só que eu só tenho um pente de 8GB.

Se você achar uma memória de configurações iguais (clock e timings), pode conseguir dual-channel mesmo se a memória não for rigorosamente igual. De repente procurar uma marca que use os mesmos chips.

Marca e dissipador são só coisinhas, fabricante de chip de memória mesmo só existem umas três ou quatro.
 

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Cara, pelo que eu entendo tem sim o aproveitamento da somatória. Se você tem, por exemplo, 10GB em single-channel (4+4+2), o sistema vai aproveitar os 10 - se for necessário o uso dos 10. A questão é que os chips são todos diferentes, com configurações diferentes, e em single são três barramentos pra acessar. Volta e meia tem algo que dá pra chamar de fila.

Você via de regra não vai perceber essa diferença na maior parte das aplicações, entretanto. E dependendo, há até ganho. Por exemplo, se você for trabalhar em edição de vídeos, vai ter ganho aumentando de 8 pra 12, mesmo abrindo mão do dual-channel.

Muita gente se fia em benchmark pra dizer que a coisa ficou abissal, mas a verdade é que o pessoal tem que parar de achar que benchmark é aplicação.
Benchmark é pra verificar gargalos e resolvê-los caso eles se tornem problemas reais.



Como eu disse acima, depende do uso. Mas o 4x2 tem resultado melhor por ter tempo de acesso menor. Falando grosseiramente, são dois barramentos, mas é como se fosse só um, porque as operações são executadas ao mesmo tempo.



Se você achar uma memória de configurações iguais (clock e timings), pode conseguir dual-channel mesmo se a memória não for rigorosamente igual. De repente procurar uma marca que use os mesmos chips.

Marca e dissipador são só coisinhas, fabricante de chip de memória mesmo só existem umas três ou quatro.
Mudei o link ali, a minha é de 2400 na verdade, acho que só mudaram o dissipador dela, quando eu coloco o modelo PE000478-PV48G240C5 aparece uma nova memória.
 

TheCollector

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
13.072
Pontos
453
Eu citei o 2600k outro dia. O 2500k em stock já tá peidando, o 2500k overclockado ainda consegue se segurar e o 2600k com o overclock e as threads adicionais ainda tem alguma lenha pra queimar.
É um bom sistema que não tem PORRA NENHUMA a ver com esse tópico. A gente monta sistemas inteiros com o valor da sua GPU. Então, vá pro outro tópico e não desvirtue esse.

Sobre o tópico de medição de e-penis, você tem autonomia pra criar embora eu, particularmente, ache infantil.

KARAKAS, não precisava ser tão agressivo, eu não estou nesse fórum pra fuder ninguém e nem é o meu interesse , achei aqui muito legal com centenas de informações e só entrei por isso , eu não estou aqui pra mostrar que sou um ban-ban-ban em alguma coisa (mesmo porque a única coisa que sei na vida é que não sou m**** nenhuma neste mundo), só distribui informações que tenho aqui para complementar dúvidas que tenho afins, sobre sobre desvirtuar o tópico, eu só sei que não sei PORRA NENHUMA como funciona isso aqui...

Sobre o tópico do e-pênis eu perguntei se era uma coisa válida que inclusive citei que era para "massagear os egos", era só falar que não prestava pra nada...

(PS: Você tinha respondido o meu post simplesmente com um "sistema bom", depois editou tudo e meteu o ferro, não estou entendendo mais nada mesmo...)
 
Ultima Edição:

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
KARAKAS, não precisava ser tão agressivo, eu não estou nesse fórum pra fuder ninguém e nem é o meu interesse , achei aqui muito legal com centenas de informações e só entrei por isso , eu não estou aqui pra mostrar que sou um ban-ban-ban em alguma coisa (mesmo porque a única coisa que sei na vida é que não sou m**** nenhuma neste mundo), só distribui informações que tenho aqui para complementar dúvidas que tenho afins, sobre sobre desvirtuar o tópico, eu só sei que não sei PORRA NENHUMA como funciona isso aqui...

Sobre o tópico do e-pênis eu perguntei se era uma coisa válida que inclusive citei que era para "massagear os egos", era só falar que não prestava pra nada...

(PS: Você tinha respondido o meu post simplesmente com um "sistema bom", depois editou tudo e meteu o ferro, não estou entendendo mais nada mesmo...)
Cara, se você ler o título do tópico, vai ver que a resposta do Luciano se justifica ainda mais pela forma que você escreveu e principalmente pelo valor da sua, já citada, GPU.
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Cara, pelo que eu entendo tem sim o aproveitamento da somatória. Se você tem, por exemplo, 10GB em single-channel (4+4+2), o sistema vai aproveitar os 10 - se for necessário o uso dos 10. A questão é que os chips são todos diferentes, com configurações diferentes, e em single são três barramentos pra acessar. Volta e meia tem algo que dá pra chamar de fila.

Você via de regra não vai perceber essa diferença na maior parte das aplicações, entretanto. E dependendo, há até ganho. Por exemplo, se você for trabalhar em edição de vídeos, vai ter ganho aumentando de 8 pra 12, mesmo abrindo mão do dual-channel.

Muita gente se fia em benchmark pra dizer que a coisa ficou abissal, mas a verdade é que o pessoal tem que parar de achar que benchmark é aplicação.
Benchmark é pra verificar gargalos e resolvê-los caso eles se tornem problemas reais.



Como eu disse acima, depende do uso. Mas o 4x2 tem resultado melhor por ter tempo de acesso menor. Falando grosseiramente, são dois barramentos, mas é como se fosse só um, porque as operações são executadas ao mesmo tempo.



Se você achar uma memória de configurações iguais (clock e timings), pode conseguir dual-channel mesmo se a memória não for rigorosamente igual. De repente procurar uma marca que use os mesmos chips.

Marca e dissipador são só coisinhas, fabricante de chip de memória mesmo só existem umas três ou quatro.

Resultado:
65103
 
Topo Fundo