Sempre achei ruim jogar em celular. Antigamente o que me afastava era o fato de 99% deles serem quase jogos que se jogavam sozinhos (sem o controle total do player), inclusive aclamadíssimos como aquele tal de Infinity Blade da Epic. Mas beleza, entendo que só passar o dedo de um lado para o outro combina mais com o aspecto "sempre em movimento" dos celulares.
Porém, com o tempo até começaram a aparecer games com aspectos mais dedicado, aonde o cara poderia até dizer: "ok, vou sentar aqui no sofá e jogar para valer agora", mas aí vem a filosofia de design dos games do segmento, que fazem DLCs day one parecerem uma dádiva! Chega a dar nojo de ver como tudo é relacionado com microtransações...digo, todo jogo é feito metódicamente para vender "ouro/moedas". Jogue algo como Sekiro e dificilmente você vai lembrar de aspectos financeiros durante o game, toda e qualquer mecânica do game é feita para você mesmo aprender e dominar, não como barreiras para fazer gastar...isto deixa qualquer game com um aspecto raso e nojento no meu ver.
Por isto, mesmo games 100% para console, quando já vejo escrito F2P ou MMO, já saio correndo pois geralmente vão cair nessas superficialidades que são notórias nos mobiles.