O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Consegui, de conde a imperador:

NUy8QGk.jpg


Eu tinha planejado pegar o HRE, mas dei um azar do cacete, meu herdeiro morreu deixando filhos e a mãe ainda não tinha morrido, então o neto acabou não herdando o claim. Mas a instabilidade e guerras de vários frontes dos arábes me deram uma alternativa. Imperador da Itália!

Se tudo der certo - e vindo desse jogo, acho que não - vou em breve pegar a França.
Não sei se vou conseguir restaurar o Império Romano, acho que não. Apareceu o evento dos mongóis, Genghis Khan vai tocar terror.

Depois coloco mais imagens.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Qual é melhor, Europa Universalis IV ou Hearts Of Iron IV?

pra quem nunca jogou os 2 eu acho EU4 tem mais fator de replay. E anos de DLC o tornaram cheios de mecanicas. Logo eu iria de EU4.


Vou recomeçar com a ethiopia logo logo e coloco aqui se eu passar de 1470 ^^.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.423
Reações
18.675
Pontos
503
Vai a teu gosto. Só pegaria HOI4 se fosse fanático por WW2
EU4 tem mais fator de replay, sim, mas se prepare pra gastar nos DLCs...


Baixei a versão pirada do EU4 para ver como era e é muito complexo, a interface é mto dificíl de se achar, assustadora eu diria hahaha
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Baixei a versão pirada do EU4 para ver como era e é muito complexo, a interface é mto dificíl de se achar, assustadora eu diria hahaha

assusta de inicio sim. Mas tem muito youtuber, alguns brasileiros que jogam o game.

Eu recomendo procurar videos de lets play.

Esse abaixo foi com google flu de 2 minutos. Mas da um exemplo.



Agora umas dicas minhas mesmo.

1-> tem Mod na steamworkshop pra pTBR mas como vc ta de alternativo não vai conseguir usar.
2-> Meus graficos tão diferentes pq eu to usando mods que vc tb não tem acesso.

Agora lembre-se que é muito susto só de info. Pq não é taaaanta coisa assim pra se fazer.
Peguemos meu jogo da Etiopia.

CC634728B8491EF2D971A18D608C76E955E3D89B


Começando com a tela de cima

1-> O dinheiro -> Ali é bem simples, é um resumido do que vc ganha/perde por mês. Passando o mouse por cima vc tem tudo isso. Tb aparece no menu financeiro em mais detalhes onde vc pode delimita o salário das suas tropas. (O que influencia a moral delas ^^).

2-> Os homens é o manpower, as reservas que o país pode recrutar pras guerras. Cresce X todo mês até um máximo. Ao por o mouse por cima vc tem quebradinho todas as informações.

3-> o terceiro é o de Marinheiros. Como Etiopia tem tanto mar quanto minas gerais, eu to com 0 XD. Funciona igual manpower acima só que usa apenas províncias litorâneas.

4-> A balança significa estabilidade. O seu país a população ta ok com a situação do país? Isso influencia varias coisas como chance de revolta, eficiência do comercio, etc. Vai de -3 a +3 e o ideal é ficar por volta de 0 ou +1. (pq eventos vão aumentar/diminuir isso constantemente e é caro manter-se em +3) .

5-> Do lado de estabilidade temos corrupção. Eu preciso gastar uma graninha la no financeiro todo mês pra combate-la. Corrupção só tem 1 beneficio, baixa a chance de revoltas pq todo mundo adora um arrumadinho e se beneficiar dela. Mas fode com tua vida em todas as outras coisas. Lembra um certo país? XD

6-> A medalinha é o prestigio -> Eventos como vencer uma guerra, um casamento real, um herdeiro destronado (meu caso XD), uma humilhação. Tudo isso influencia o prestigio internacional do seu país. Quanto +prestigio mais bonus. Só por mouse em cima

7-> Coroa -> A coroa é a Legitimidade. O Quanto a sua população aceita seu líder. Se chegar a 0 o rei é destronado. Republicas tem 1 chapéu de Doge e quando chega a 0 o governo vira uma monarquia. Tente sempre manter isso acima de 50. Quanto +longe do 100 mais penalidade e menos bonus.

8-> espadilha -> Projeção de Poder -> Quanto +você foder a vida dos seus rivais históricos mais você ganha isso. E mais poder você tem. Seria como emular o poder militar que o EUA e Russia tem no mundo hoje. Não precisa ta matando tropas todo dia, basta no xadrez global continuar vencendo.

9-> 4 carinhas.
a) Mercadores -> que vc bota pra recolher o comercio de uma região ou transferir para uma região de seu interesse.
b) Colonizadores -> Pra criar colonias ou desenvolver uma provincia.
c) Diplomatas -> Pq não da pra conversar com todos ao mesmo tempo, não tem telefone XD.
d) PAdres -> Pra converter províncias. Bhuda Vult :kfeliz.


As bandeirinhas são alertas de problemas que vc pode ou não resolver imediatamente. È interessante que você saiba que o problema existe ao menos pra trabalhar na sua solução.
Eu tenho uma bandeira dizendo que provincias querem se revoltar.
Que não tenho acessores me auxiliando (pq não tenho grana pra paga-los :kkk)
E o carinha com a coroa diz que países não tem herdeiros, com um casamento real com sorte o filho da dinastia pode herdar 1 país inteiro. Mas essa loucura é coisa +de católicos.


Clicando no brasão do país vc tem um menu que vai quebrando as diversas informações e dando algumas opções.
Abaixo do calendario e da velocidade do jogo tem outra tabelinha resumindo informações e servindo de atalhos.


Creio que vc já pego o jeito após ler isso. Tem mta coisa ocorrendo no jogo, mas muita coisa indiretamente. Tipo, eu não decido a Legitimidade do meu rei. Ele já começo com aquele valor e é meu dever manter ali usando eventos aleatorios onde pode ou não valer a pena sacrificar legitimidade pra ganhar alguma coisa. Ou sacrificar algo pra ganhar legitimidade. Depende do que o jogo me atira.

Eu tb não controlo 100% os rebeldes. Até eu lidar com o problema que os aflige eles vão todo mês rolar lá seus x% de chance da barrinha subir 10%. Chegando a 100 entram em revolta.


Essa é a primeira e mais importante lição do jogo. Você é o Rei mas não é o lider supremo. Mta coisa vocÊ pode apenas colocar no caminho que vc quer e esperar os resultados.
 
Ultima Edição:


Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Agora vai dar pra jogar de Brasil no EU4. (De maneira decente e não quase no fim do jogo) XD

index.php


Ao tomar a decisão você passa a controlar o Brasil e Portugual vira um reino Subsidiário :p.
Creio que se não tiver limitador de tempo já da pra criar o Brasil por volta de 1500-1550 se você correr.

Próximo DLC foca na península Ibérica. Portugual ta com a 2º maior linha de missões e decisões do jogo só perdendo pra inglaterra.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Gengis Khan chegou tocando o terror.

IsCYqDZ.jpg


iCDFXg0.jpg


Meu jogo nesse exato momento, vou resumir por uma montagem:

ANZQUzH.png


Agora vai dar pra jogar de Brasil no EU4. (De maneira decente e não quase no fim do jogo) XD

index.php


Ao tomar a decisão você passa a controlar o Brasil e Portugual vira um reino Subsidiário :p.
Creio que se não tiver limitador de tempo já da pra criar o Brasil por volta de 1500-1550 se você correr.

Próximo DLC foca na península Ibérica. Portugual ta com a 2º maior linha de missões e decisões do jogo só perdendo pra inglaterra.

Imagino eu que só poderá usar decisão se Portugal tiver mal das pernas (perder cores do território natal na Europa).
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Imagino eu que só poderá usar decisão se Portugal tiver mal das pernas (perder cores do território natal na Europa).

A unica decisão da tela que exige a perda de Lisboa está escondida.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
20º tentativa com etiopia no Hard. Acho que agora vai.

9453EC0D959971E5E6D8A11A4AEAFED34100BB89


Não posso tomar o paiséco ao nordeste pq ele tem aliança com 4 nações do oriente médio e eu não tenho marinha (Ainda) pra combater por lá. E com truce até 1974 estou aproveitando e deixando o Agressive expansion sedimentar um pouco já que fui ultra agressivo.
Adal é meu vassalo e o país amarelo e laranja tb.

Usei os burgueses pra construirem 5 carracas de graça pra mim e paguei por 10 transportes.

Renascença já nasceu e a importei pra provincia de Dembiya que é o CoT da Etiopia. A cidade pulou de Development 6 pra development 35 virando uma das províncias +desenvolvidas do mundo.

Mamelucos são meus rivais e tem um force limit de 45 vs meus 29. Com bem mais força militar. Estou tb parando um pouco pra recuperar manpower.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
20º tentativa com etiopia no Hard. Acho que agora vai.

9453EC0D959971E5E6D8A11A4AEAFED34100BB89


Não posso tomar o paiséco ao nordeste pq ele tem aliança com 4 nações do oriente médio e eu não tenho marinha (Ainda) pra combater por lá. E com truce até 1974 estou aproveitando e deixando o Agressive expansion sedimentar um pouco já que fui ultra agressivo.
Adal é meu vassalo e o país amarelo e laranja tb.

Usei os burgueses pra construirem 5 carracas de graça pra mim e paguei por 10 transportes.

Renascença já nasceu e a importei pra provincia de Dembiya que é o CoT da Etiopia. A cidade pulou de Development 6 pra development 35 virando uma das províncias +desenvolvidas do mundo.

Mamelucos são meus rivais e tem um force limit de 45 vs meus 29. Com bem mais força militar. Estou tb parando um pouco pra recuperar manpower.

Pra garantir, Vai se aliar aos otomanos ou nem?
Já que ele te colocou como rival...
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Pra garantir, Vai se aliar aos otomanos ou nem?
Já que ele te colocou como rival...

preciso ver os otomanos pra conseguir isso kkkkkk. Isso significa que eles precisam bater nos mamelucos um pouco pra aparecer. Eu tinha 1 província a vista só la pra 1485. E ae eu já não precisava mais da aliança com os otomanos dando uma surra neles.
Mas eu abandonei o game, eu sonado comecei a cometer uns erros absurdos XD. E sou perfeccionista ^^. Cada partida eu vo melhorando e tornando a tomada da africa +eficiente.

Eu ainda to brincando com a ideia de usar vassalos pra fazer as conversões pra mim e testando o que funciona e o que não funciona.
Adal por exemplo foi só uma grande dor de cabeça que eu não precisava. Não fez p* nenhuma e só vivia em debito me forçando a ir la apagar rebeliões.

Agora transformar madagascar em vassalos valeu a pena. Ficam na dele pagando impostos melhor do que deixar como território.

Eu sinto uma falta tremenda de alertas pra usar os botões dos States. Ter que ficar anotando as datas é um saco.


Tb agora peguei que o melhor inicio é quando Yemen é rival de Adal. Isso permite a você atravessar o canal com a marinha yemita e ajuda-los a crescer. Reduzindo o AE no oriente médio.

Tb to vendo agora como importar o colonialismo. Ficar levando cidades pra 30+ development é custoso no territorio africano.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Ajuda no Stellaris aqui!!! Como diabos uso tanta energia que estou pegando??? E como aumentar produção de minerais???
Antes estava sofrendo com energia, gastando mais que produzia, sofrendo com ataques piratas, daí comecei outro jogo do zero, dando atenção a energia, e agora tenho até demais, de modo que nem acho onde gastar!!! Em Civilization consigo comprar unidades com ouro, que seria a energia, mas em Stellaris não, só consigo contratar Líderes, é isso mesmo? E já tenho 10 líderes, não consigo pegar mais.
E se tivesse como transformar energia em minério, porque esse sim to precisando demais, até produzo +13 agora porém demora acumular pra construir melhores coisas..
E quanto a expansão do império, vale à pena colonizar qualquer planeta pela frente? No momento só tenho o planeta inicial (Terra) e um do sistema vizinho. O sistema vizinho do outro lado não achei tão interessante, só construi uma base pra coletar recursos no sistema.
Aliás quanto a essa base ela pode ser construida em sistema não adjacente a fronteira? Tipo tem os sistemas A-B-C-D sendo que o A-B é meu, e o C-D não, posso construir base no D sem que faça isso no C?
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Avancei mais 100 anos de jogo. Resumão:

Aparece o evento da imortaldiade (segunda vez) pro meu rei. Como ele j estava bem velho, e a sucessão estava de boas, resolvi aceitar.
Começou bem:

GqHcvYN.jpg


E terminou muito mal:

UN7P0HY.jpg


Enquanto isso, Gengis Khan ataca os bizantinos novamente.
Dessa vez, Gengis Khan morreu durante a guerra, quebrando seu império, por conta do limtie de vassalos, e sua quantidade de tropas. Assim, os mongóis deixaram de ser uma ameaça pro mundo:

b6yAxDH.jpg


I7dySUP.jpg


Após o termino dos Bizantinos... DEUS VULT por Andalusia. Obviamente, não perdi tempo e boteu todo meu exécito para acabar rápido com a cruzada. (Corresponde ao sul-leste da Espanha). Uma coisa legal de crusadas (sem holy fury), é que você ganha terras sem gerar nada de threat (infâmia). Terminada a cruzada, e com a mãe do meu char assassinada (tive q matar ela porque estava vivendo demais, lembram-se da m**** que deu antes?) o weak Claim no trono da França passou pro meu rei. Naquele momento, era uma criança que estava no tronp da França. Guerra declarada e trono conqusitado, gerando 50% de threat:

0ulIcN3.jpg

Após a conquista, já planejei pro meu sucessor um casamento com uma princesa de Austrasia, visando outro weak claim.
Em seguida, a segunda onda da peste negra devasta o mundo inteiro... tive um evento hilário onde eu quase morri, digno de uma história de Halloween. Não posso dizer a mesma coisa de várias pesoas da minha corte:

V0k7Bte.jpg



Tudo estava indo bem até que:
qKhJnCc.jpg

wNFq3HY.jpg


Um dos meu filhos nasceu como possível anticristo... depois matou todos os irmãos/irmãs mais velhos(as), confirmou literalmente.
No meio tempo:

7a0faa933ae37ca4395dcb22b142fd62--funny-comments-random-stuff.jpg


HvL5Oey.jpg


Obviamente, bela oportunidade. A cruzada durou só 3 meses
Pouco depois, o filho de Lúcifer fez 16.

TYb6zt1.jpg


Meu reinado com esse cara durou 75 anos... nesse tempo, teve mais uma cruzada (mauretânia: marrocos e algéria) e assassinei o herdeiro da Austrasia pra que assumisse outro mais novo que ainda era uma criança. Normalmente, prefiro levar a penalidade de prestígio do que colocar terra pros meus filhos, mas como reparei que meu rei tava vivendo demais e não sabia se o herdeiro ia assumir a tempo, instalei o meu filho no trono de Austrasia.

Quando meu filho assumiu o império... fiquei em choque da capacidade de estupidez do computador. Ele sacrificou pra Satan 6 crianças com quem ele teve filho em troca de poder, e só deixou um bastardo vivo. Fui obrigado a legitimar o bastardo pra tentar evitar caos na linha sucessória.
Foi um reinado difícil e sob pressão, foi um momento bem tenso do jogo. NINGUÉM gostava do filho do capeta. Tive que ceder e aumentar o pdoer do conselho e ceder alguns títulos de reinos para vassalos (França, Austrasia e Aquitaine) para balancear e resistir. Glitterhoof deu as caras novamente:

vgXwnIX.jpg


Observem também que o Rei de Gales está deitando e rolando, conquistando a ilha principal do reino unido e adicionando territórios para o império.
Felizmente, consegui matar o rei demônio por um evento, e assumiu um diplomata bom. As facções se acalmaram, e estou revertendo aos poucos o poder do conselho.

bOHUA67.jpg


Apareceu pela terceira o evento da imortalidade. Dessa vez, recusei, pois enquanto eu não tiver alguém bom pra assumir, estou um tanto que frágil. Melhor levar a porcaria do trait "content"

MxifeNL.jpg


Títulos:
império: Itália(principal), Francia e Hispania
Reinos: Inglaterra, Escócia, Itália, Burgundy, Portugal, Frisia, Navarra e Astúrias.

KjdTret.jpg


Bom, Tenho 110 anos pra formar Roma.
Isso significa adquirir claim no Império Bizantino e vencê-lo numa guerra. A parte difícil é a m**** do claim, volta e meia sofrem guerra civil por conta de pretendente que pode quebrar minha estratégia.

Estatísticas:
Eventos com a pessoa que representa a morte: 3 - Sobrevivi 2 (Máscara da morte e xadrez com a morte), morri em 1 (xadrez com a morte).
Eventos de imortalidade: 3 - 0 sucessos, 1 morte, 1 falha, 1 recusa.
Anticristo: 1

Ajuda no Stellaris aqui!!! Como diabos uso tanta energia que estou pegando??? E como aumentar produção de minerais???
Antes estava sofrendo com energia, gastando mais que produzia, sofrendo com ataques piratas, daí comecei outro jogo do zero, dando atenção a energia, e agora tenho até demais, de modo que nem acho onde gastar!!! Em Civilization consigo comprar unidades com ouro, que seria a energia, mas em Stellaris não, só consigo contratar Líderes, é isso mesmo? E já tenho 10 líderes, não consigo pegar mais.
E se tivesse como transformar energia em minério, porque esse sim to precisando demais, até produzo +13 agora porém demora acumular pra construir melhores coisas..
E quanto a expansão do império, vale à pena colonizar qualquer planeta pela frente? No momento só tenho o planeta inicial (Terra) e um do sistema vizinho. O sistema vizinho do outro lado não achei tão interessante, só construi uma base pra coletar recursos no sistema.
Aliás quanto a essa base ela pode ser construida em sistema não adjacente a fronteira? Tipo tem os sistemas A-B-C-D sendo que o A-B é meu, e o C-D não, posso construir base no D sem que faça isso no C?

Naves, instalações (tanto no planeta como no espaço) usam energia. Acho que se passar o mouse em cima, dá para ver.
 
Ultima Edição:

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Agora estabilizei legal e fui pros 1500-1600 em EU4.


O mundo em 1519, nem completei 100 anos de jogo ainda ja que começa em 1444.
9EAC96E92406579E132C268621B9AF54679156C5


Eu quebrei os Mamelucos com ajuda dos otomanos que estavam terminando uma guerra com os mesmos em 1510 tomando todas as províncias costeiras do mar vermelho até o mediterrâneo.
Os otomanos viraram meus inimigos e já me preparei colocando um forte no Sinai para impedir qualquer aventura otomana em território Etíope. As terras de Salomão precisam ser defendidas.

De bonus o jogo mostra o save na cloud do steam impedindo Savescum ^^.

CDFD23CD43CE995063D9D00CE5517A331E4CD532



Abaixo os exércitos conhecidos por mim. Qualquer luta com os Otomanos quebraria minhas pernas e portanto pretendo apenas expandir em direção a Tunisia. Com sorte os Otomanos dão uma sobrevida aos mamelucos e me dão tempo de me recompor.
E abaixo aos separatistas, eles deviam entender a grandiosidade do governo etíope e seu ouro :). (ganho mais de 20 ducats em ouro/mês com todas as provincias com 5 produção, a de 10 infelizmente "quebrou" e perdi 5 pontos na provincia :/).
773DFF6C2506C54918D89B37E7B8C4C8BBC8FB1C



E os grandes poderes do mundo. Ming pelo visto ainda está de pé e os otomanos logo atrás. Apesar de eu estar em terceiro sou um tigre de papel com mta província pra converter e estados fracos que precisam ser desmantelados em troca de estados +fortes.
C14C031178C91CFB953528489E290F466FFA6BCB


Quaisquer duvidas sobre o jogo EU4 ou sobre a partida eu respondo :).


Meu objetivo final é tomar constantinopla, os 5 templos sagrados dos coptas e destruir o Sacro império Romano que não era Sacro, nem um império e mto menos romano :p.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Avancei mais 100 anos de jogo. Resumão:

Aparece o evento da imortaldiade (segunda vez) pro meu rei. Como ele j estava bem velho, e a sucessão estava de boas, resolvi aceitar.
Começou bem:

GqHcvYN.jpg


E terminou muito mal:

UN7P0HY.jpg


Enquanto isso, Gengis Khan ataca os bizantinos novamente.
Dessa vez, Gengis Khan morreu durante a guerra, quebrando seu império, por conta do limtie de vassalos, e sua quantidade de tropas. Assim, os mongóis deixaram de ser uma ameaça pro mundo:

b6yAxDH.jpg


I7dySUP.jpg


Após o termino dos Bizantinos... DEUS VULT por Andalusia. Obviamente, não perdi tempo e boteu todo meu exécito para acabar rápido com a cruzada. (Corresponde ao sul-leste da Espanha). Uma coisa legal de crusadas (sem holy fury), é que você ganha terras sem gerar nada de threat (infâmia). Terminada a cruzada, e com a mãe do meu char assassinada (tive q matar ela porque estava vivendo demais, lembram-se da m**** que deu antes?) o weak Claim no trono da França passou pro meu rei. Naquele momento, era uma criança que estava no tronp da França. Guerra declarada e trono conqusitado, gerando 50% de threat:

0ulIcN3.jpg

Após a conquista, já planejei pro meu sucessor um casamento com uma princesa de Austrasia, visando outro weak claim.
Em seguida, a segunda onda da peste negra devasta o mundo inteiro... tive um evento hilário onde eu quase morri, digno de uma história de Halloween. Não posso dizer a mesma coisa de várias pesoas da minha corte:

V0k7Bte.jpg



Tudo estava indo bem até que:
qKhJnCc.jpg

wNFq3HY.jpg


Um dos meu filhos nasceu como possível anticristo... depois matou todos os irmãos/irmãs mais velhos(as), confirmou literalmente.
No meio tempo:

7a0faa933ae37ca4395dcb22b142fd62--funny-comments-random-stuff.jpg


HvL5Oey.jpg


Obviamente, bela oportunidade. A cruzada durou só 3 meses
Pouco depois, o filho de Lúcifer fez 16.

TYb6zt1.jpg


Meu reinado com esse cara durou 75 anos... nesse tempo, teve mais uma cruzada (mauretânia: marrocos e algéria) e assassinei o herdeiro da Austrasia pra que assumisse outro mais novo que ainda era uma criança. Normalmente, prefiro levar a penalidade de prestígio do que colocar terra pros meus filhos, mas como reparei que meu rei tava vivendo demais e não sabia se o herdeiro ia assumir a tempo, instalei o meu filho no trono de Austrasia.

Quando meu filho assumiu o império... fiquei em choque da capacidade de estupidez do computador. Ele sacrificou pra Satan 6 crianças com quem ele teve filho em troca de poder, e só deixou um bastardo vivo. Fui obrigado a legitimar o bastardo pra tentar evitar caos na linha sucessória.
Foi um reinado difícil e sob pressão, foi um momento bem tenso do jogo. NINGUÉM gostava do filho do capeta. Tive que ceder e aumentar o pdoer do conselho e ceder alguns títulos de reinos para vassalos (França, Austrasia e Aquitaine) para balancear e resistir. Glitterhoof deu as caras novamente:

vgXwnIX.jpg


Observem também que o Rei de Gales está deitando e rolando, conquistando a ilha principal do reino unido e adicionando territórios para o império.
Felizmente, consegui matar o rei demônio por um evento, e assumiu um diplomata bom. As facções se acalmaram, e estou revertendo aos poucos o poder do conselho.

bOHUA67.jpg


Apareceu pela terceira o evento da imortalidade. Dessa vez, recusei, pois enquanto eu não tiver alguém bom pra assumir, estou um tanto que frágil. Melhor levar a porcaria do trait "content"

MxifeNL.jpg


Títulos:
império: Itália(principal), Francia e Hispania
Reinos: Inglaterra, Escócia, Itália, Burgundy, Portugal, Frisia, Navarra e Astúrias.

KjdTret.jpg


Bom, Tenho 110 anos pra formar Roma.
Isso significa adquirir claim no Império Bizantino e vencê-lo numa guerra. A parte difícil é a m**** do claim, volta e meia sofrem guerra civil por conta de pretendente que pode quebrar minha estratégia.

Estatísticas:
Eventos com a pessoa que representa a morte: 3 - Sobrevivi 2 (Máscara da morte e xadrez com a morte), morri em 1 (xadrez com a morte).
Eventos de imortalidade: 3 - 0 sucessos, 1 morte, 1 falha, 1 recusa.
Anticristo: 1



Naves, instalações (tanto no planeta como no espaço) usam energia. Acho que se passar o mouse em cima, dá para ver.
sim, eu sei, foi o que disse, comecei outro jogo pra otimizar o gasto, agora tenho energia de sobra e nao tenho onde gastar o acumulado.
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Caramba, tem uns mitos aqui hein :rox:rox
Já jogava HoI e agora resolvi passar pro Crusader Kings, mas tou sofrendo demais. Tentei jogar sem nenhum conhecimento, e claro que não deu certo. Parti pra ver os videos no Youtube, peguei algumas manhas e voltei pro jogo.

3 tentativas desastrosas, mas peguei algumas manhas.

Resolvi partir pra um jogo na Irlanda. Uma ilha pequena, pareceu ser mais fácil. De fato, fui bem melhor. Inclusive depois descobri que a Irlanda é chamada de "noob island", tirando toda a alegria das minhas conquistas :lolwtf

Consegui dominar a ilha toda, fundando o Reino de Éirie e, depois de MUITOS problemas internos com Vassalos, finalmente consegui alguma estabilidade.

Aí veio a sucessão de merdas e coisas que não consegui entender, todas uma atrás da outra, de maneira muito rápida:

1 - a Inglaterra declarou guerra pra me obrigar a pagar tributos. Tive que ceder, claro, mas achei estranho o fato de eu não ter visto nenhuma notificação antes. Eles simplesmente declararam guerra e pronto;

2 - Fiz a m**** de declarar Guerra contra a parte norte da Ilha. Levei aquela sova gostosa.

3 - Não estava nascendo nenhum homem na minha linhagem, que havia ficado resumida à apenas a rainha com a que eu estava jogando. Casei com um qualquer que aceitou a linhagem matrilinear, vieram 2 fllhas. Depois que a Rainha morreu, a personagem que passei a controlar perdeu alguns títulos para a irmã, mas recebeu o principal, de Rainha, já que era a herdeira. Essa irmã então declarou guerra, não sei exatamente para que, mas pelo que entendi era para ter alguma votação para a sucessão, algo assim. Ela ganhou a guerra;

4 - Perdi o posto de Rainha pra um cara que virou meu Liege, não sei porque. Virei princesa :viraolho. não consegui entender;

5 - simultaneamente estourou uma guerra, também não sei porque nem pra que, envolvendo o "meu" reino.

Como não consegui fazer nada nem estava entendendo porra nenhuma, saí do jogo e vou tentar de novo :klol

Se puderem me explicar algumas coisas que não entendi.....:

É interessante sempre fazer os Ducados? Vi algumas opções de Criar "Duchy", criei, mas não entendi exatamente pra que serviram. Sei que eles englobam uma área, mas não entendi o pq.

Porque os títulos não passam para herdeira? Fiquei o tempo todo perdendo esses títulos e terras que eu tinha conquistado, pois alguém morria e o título não ia para o meu herdeiro.

Alguma dica de como melhorar um pouco?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Jogar EU4 no hard é outro nível já que a AI consegue repor manpower num nivel absurdo. Apanhei pros otomanos XD. Conseguir o Achivement prestor john não é easy ^^.

Pra quem não sabe jogar no difícil garante.
-0.05 Exaustão de guerra.
+50% recuperação de manpower total.
-1% juros de emprestimos
-1% chance de revolta
-33% impacto de expansão agressiva, o que torna coalizões +difíceis de se formar vs AI e a eles crescer +rápido.

Essa foi uma guerra que eles iniciaram.
Dei azar porque eles pegaram Offensive igual a mim adicionado aos 5% de disciplina dos janissarios + moral elevada fiquei em desvantagem.
Também tinha sido 1 mês após eu pagar 2000 pila pra aprender o colonialismo e tirar 40% de penalidade em tecnologia.

F3309C0218F65B7173F9DF325257D56802533595


Pra uma guerra em 1553 morrer 150mil homens de cada lado é pq foi epico ^^. E um combate de 130k tropas Otomanas vs 75k, coisa que geralmente só se ve no Mid/Late game.
868DB0F31835E842E324BF6FE61FF725B9ACE60B



Bem. Aqui vai minha próxima estratégia. Coisa que eu geralmente só faria em um Multiplayer . A ideia é com 3 ideias pegar.

Infantary Ability +20% = (ideias etíopes + Quality idea)
12.5 % disciplina = (Religião + Idea Quality + Politica de armas de qualidade que exige ideias Quality + Economicas pra acionar)
E com sorte +1 acessor que de Moral (+10%) ou Disciplina. (5%)

Continuarei usando a ideia Expansionista primeiro pra garantir mais grana free e poder transmitir o comercio mundial pro cabo da boa esperança onde eu posso fluir todo o mercado Asiatico pra longe da Europa que em adição ao ouro me torna podre de rico e deixa todo mundo na europa pobre ^^.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Caramba, tem uns mitos aqui hein :rox:rox
Já jogava HoI e agora resolvi passar pro Crusader Kings, mas tou sofrendo demais. Tentei jogar sem nenhum conhecimento, e claro que não deu certo. Parti pra ver os videos no Youtube, peguei algumas manhas e voltei pro jogo.

Se puderem me explicar algumas coisas que não entendi.....:

É interessante sempre fazer os Ducados? Vi algumas opções de Criar "Duchy", criei, mas não entendi exatamente pra que serviram. Sei que eles englobam uma área, mas não entendi o pq.

Porque os títulos não passam para herdeira? Fiquei o tempo todo perdendo esses títulos e terras que eu tinha conquistado, pois alguém morria e o título não ia para o meu herdeiro.

Alguma dica de como melhorar um pouco?

Questão 1 -> Ducados é como Estados com Governadores. Eles vão pagar imposto pra você e cuidar de seus afazeres particulares, podem até construir e melhorar as províncias eles mesmos. O Ideal é te-los mas manter um coleira firme pra que não cresçam demais nem briguem entre si. Ter muitos terrenos sob seu nome da penalidades e portanto deve ser evitado ficar muito acima do limite. Especialmente devido a penalidade de opinião.

QUestão 2-> Alguns titulos passam pro proximo rei/rainha. Outros só são validos e morrem com o seu líder atual. Especialmente claims feitos sobre inimigos. Da pra ver quais passam e quais não passam após a morte. Se você virar Rei não importa que você perca a posse de um ducado porque o mesmo ainda deve lealdade a coroa.

Mas eu não sou o especialista em CK2. Meus impérios raramente sobrevivem até os netos pq eu enjoo do game ^^.
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Questão 1 -> Ducados é como Estados com Governadores. Eles vão pagar imposto pra você e cuidar de seus afazeres particulares, podem até construir e melhorar as províncias eles mesmos. O Ideal é te-los mas manter um coleira firme pra que não cresçam demais nem briguem entre si. Ter muitos terrenos sob seu nome da penalidades e portanto deve ser evitado ficar muito acima do limite. Especialmente devido a penalidade de opinião.

QUestão 2-> Alguns titulos passam pro proximo rei/rainha. Outros só são validos e morrem com o seu líder atual. Especialmente claims feitos sobre inimigos. Da pra ver quais passam e quais não passam após a morte. Se você virar Rei não importa que você perca a posse de um ducado porque o mesmo ainda deve lealdade a coroa.

Mas eu não sou o especialista em CK2. Meus impérios raramente sobrevivem até os netos pq eu enjoo do game ^^.

Então. Eu criei alguns Ducados com essa Rainha, mas não ficaram com a minha herdeira.
Imagino que perdendo esse título de Duque, diminua o income, ou não?
Vi a questão da quantidade de terrenos, e estava ok, dentro do limite, mas isso existe pra ducados tb? E não dá pra herdar todos os títulos? sempre vai perder?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Então. Eu criei alguns Ducados com essa Rainha, mas não ficaram com a minha herdeira.
Imagino que perdendo esse título de Duque, diminua o income, ou não?
Vi a questão da quantidade de terrenos, e estava ok, dentro do limite, mas isso existe pra ducados tb? E não dá pra herdar todos os títulos? sempre vai perder?

você era rei ou apenas outro duque? Uma foto do game ajuda tb :). (Steam f12, usa o steam pra dar upload e cola aqui).
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
você era rei ou apenas outro duque? Uma foto do game ajuda tb :). (Steam f12, usa o steam pra dar upload e cola aqui).

Era Rainha. Fui eu quem criei o Reino. Não tem foto pq liguei o f**a-se e sobrescrevi o save pra começar outra partida hehe
Mas pelo que entendi e pesquisei aqui, foi por causa das regras de sucessão.

Primeiro, porque títulos que vem do "Fabricate Claim" não são passados para os meus sucessores, então, toda vez que falecia o meu player, o título voltava para a linhagem original dele.

Segundo, porque a regra de sucessão também determina que os títulos sejam divididos entre a linhagem, por isso que o reinado passou para a minha primogênita e vários dos ducados passaram para a segunda na linha. Aparentemente dá pra mudar isso pra outros tipos de regras de sucessão, mas tem muitos requisitos e não é fácil.

O que não consegui entender foi realmente porque perdi o reinado e voltei para o posto de princesa.

Mas tá beleza. Agora comecei a entender um pouco melhor a questão dos claims, e reparei que eu tinha muito problema interno por ter um tanto de gente com claim nas minhas terras dentro da minha corte. É um modificador de -20. Vou tentar não ter tantas terras, apesar de eu nunca ter passado do máximo do meus demenenses. Li também que é interessante não ser Duque de tudo, como eu tava sendo hhahahaha Sempre bom deixar essa galera que tem Claim ser Duque, e brigar entre si. Melhor que brigar comigo.

Uma coisa que não consegui fazer: Chamei pra minha corte um cara com claim forte na terra ao lado da minha. Já aparece a opção de declarar guerra por causa do Claim dele. Só que, pelo teste que fiz, a guerra serve para que ele vire senhor dessa terra, mas ele não fica como meu Vassalo. Não vale a pena eu guerrear só pra colocar o cara no controle da terra. Não tem como usar esse claim pra ele tomar posse e já virar meu vassalo?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Era Rainha. Fui eu quem criei o Reino. Não tem foto pq liguei o f**a-se e sobrescrevi o save pra começar outra partida hehe
Mas pelo que entendi e pesquisei aqui, foi por causa das regras de sucessão.

Primeiro, porque títulos que vem do "Fabricate Claim" não são passados para os meus sucessores, então, toda vez que falecia o meu player, o título voltava para a linhagem original dele.

Segundo, porque a regra de sucessão também determina que os títulos sejam divididos entre a linhagem, por isso que o reinado passou para a minha primogênita e vários dos ducados passaram para a segunda na linha. Aparentemente dá pra mudar isso pra outros tipos de regras de sucessão, mas tem muitos requisitos e não é fácil.

O que não consegui entender foi realmente porque perdi o reinado e voltei para o posto de princesa.

Mas tá beleza. Agora comecei a entender um pouco melhor a questão dos claims, e reparei que eu tinha muito problema interno por ter um tanto de gente com claim nas minhas terras dentro da minha corte. É um modificador de -20. Vou tentar não ter tantas terras, apesar de eu nunca ter passado do máximo do meus demenenses. Li também que é interessante não ser Duque de tudo, como eu tava sendo hhahahaha Sempre bom deixar essa galera que tem Claim ser Duque, e brigar entre si. Melhor que brigar comigo.

Uma coisa que não consegui fazer: Chamei pra minha corte um cara com claim forte na terra ao lado da minha. Já aparece a opção de declarar guerra por causa do Claim dele. Só que, pelo teste que fiz, a guerra serve para que ele vire senhor dessa terra, mas ele não fica como meu Vassalo. Não vale a pena eu guerrear só pra colocar o cara no controle da terra. Não tem como usar esse claim pra ele tomar posse e já virar meu vassalo?

Ah sim, as regras de sucessão dependendo do lado do mundo são bem cruéis pra mulheres ^^. È preciso dar unlock no que permite mulheres herdar titulos etc ou mesmo assumir igual os homens, mas mtos preferem manter no máximo em caso de emergência pra diminuir as disputas sucessórias, já outros preferem +candidatos pra poder escolher o melhor.


Quanto a ultima frase. Não, ele sempre ficará independente. Isso é valido quando você quer começar a fazer intrigas internas em outros países ja que essa pessoa será extremamente leal a você. Tb pode valer a pena caso seja um reinado inteiro garantindo uma aliança pra bater num 3º mais forte.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Caramba, tem uns mitos aqui hein :rox:rox
Já jogava HoI e agora resolvi passar pro Crusader Kings, mas tou sofrendo demais. Tentei jogar sem nenhum conhecimento, e claro que não deu certo. Parti pra ver os videos no Youtube, peguei algumas manhas e voltei pro jogo.

3 tentativas desastrosas, mas peguei algumas manhas.

Resolvi partir pra um jogo na Irlanda. Uma ilha pequena, pareceu ser mais fácil. De fato, fui bem melhor. Inclusive depois descobri que a Irlanda é chamada de "noob island", tirando toda a alegria das minhas conquistas :lolwtf

Consegui dominar a ilha toda, fundando o Reino de Éirie e, depois de MUITOS problemas internos com Vassalos, finalmente consegui alguma estabilidade.

Aí veio a sucessão de merdas e coisas que não consegui entender, todas uma atrás da outra, de maneira muito rápida:

1 - a Inglaterra declarou guerra pra me obrigar a pagar tributos. Tive que ceder, claro, mas achei estranho o fato de eu não ter visto nenhuma notificação antes. Eles simplesmente declararam guerra e pronto;

2 - Fiz a m**** de declarar Guerra contra a parte norte da Ilha. Levei aquela sova gostosa.

3 - Não estava nascendo nenhum homem na minha linhagem, que havia ficado resumida à apenas a rainha com a que eu estava jogando. Casei com um qualquer que aceitou a linhagem matrilinear, vieram 2 fllhas. Depois que a Rainha morreu, a personagem que passei a controlar perdeu alguns títulos para a irmã, mas recebeu o principal, de Rainha, já que era a herdeira. Essa irmã então declarou guerra, não sei exatamente para que, mas pelo que entendi era para ter alguma votação para a sucessão, algo assim. Ela ganhou a guerra;

4 - Perdi o posto de Rainha pra um cara que virou meu Liege, não sei porque. Virei princesa :viraolho. não consegui entender;

5 - simultaneamente estourou uma guerra, também não sei porque nem pra que, envolvendo o "meu" reino.

Como não consegui fazer nada nem estava entendendo porra nenhuma, saí do jogo e vou tentar de novo :klol

Se puderem me explicar algumas coisas que não entendi.....:

É interessante sempre fazer os Ducados? Vi algumas opções de Criar "Duchy", criei, mas não entendi exatamente pra que serviram. Sei que eles englobam uma área, mas não entendi o pq.

Porque os títulos não passam para herdeira? Fiquei o tempo todo perdendo esses títulos e terras que eu tinha conquistado, pois alguém morria e o título não ia para o meu herdeiro.

Alguma dica de como melhorar um pouco?

Irlanda é realmente o paraíso pra testar coisas n oCK2.

Algumas observações:
-- Se atacar alguém e perder desde que não seja rebelião de facção contra o seu soberando, não é tão grave, você terá que pagar no máximo indenizações.
-- Sucessão:

- Gavelkind é um lixo, e só dá para fazer funcionar razoalvemente como católico e com free investiture (ou seja, você apontar bispos e não papa) para se livrar de outros herdeiros. Cuidado: Nessa situação você pode sofrer excomunhão e outros reinos católicos podem declarar guerra em você. Como pagão, é terrível, nem se fala.
Prefira primogeniture ou eletiva (aqui tem que saber constrolar bem seus vassalos), vou sempre da primeira.

--Agnatic-cognatic: Homens possuem mais status que as mulheres, então sempre vão ter preferência e não importa a ordem de nascimento. Tem que tomar cuidado em situações do tipo: 1 filho e 4 filhas. Case as duas primeiras filhas de forma matrilineal para a dinastia ser sua e não sofrer um risco de game over.

- De preferência adquirir uma província com alto número de slots para constuir e controle e construa os barões dali: os avanços de tecnologia serão comaprtilhado para todos. Eu comecei em Milão nesse meu jogo onde dava para constuir mais 3 castelos. Então, escolha bem a sua capital.

SEmpre tome cuidado com o RNG desse jogo, possua plano Bs.
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Irlanda é realmente o paraíso pra testar coisas n oCK2.

Algumas observações:
-- Se atacar alguém e perder desde que não seja rebelião de facção contra o seu soberando, não é tão grave, você terá que pagar no máximo indenizações.
-- Sucessão:

- Gavelkind é um lixo, e só dá para fazer funcionar razoalvemente como católico e com free investiture (ou seja, você apontar bispos e não papa) para se livrar de outros herdeiros. Cuidado: Nessa situação você pode sofrer excomunhão e outros reinos católicos podem declarar guerra em você. Como pagão, é terrível, nem se fala.
Prefira primogeniture ou eletiva (aqui tem que saber constrolar bem seus vassalos), vou sempre da primeira.

--Agnatic-cognatic: Homens possuem mais status que as mulheres, então sempre vão ter preferência e não importa a ordem de nascimento. Tem que tomar cuidado em situações do tipo: 1 filho e 4 filhas. Case as duas primeiras filhas de forma matrilineal para a dinastia ser sua e não sofrer um risco de game over.

- De preferência adquirir uma província com alto número de slots para constuir e controle e construa os barões dali: os avanços de tecnologia serão comaprtilhado para todos. Eu comecei em Milão nesse meu jogo onde dava para constuir mais 3 castelos. Então, escolha bem a sua capital.

SEmpre tome cuidado com o RNG desse jogo, possua plano Bs.

Então. Descobri a parada do Vassalo. Dessa vez foi porque iniciei no Old Gods, então a parada ainda é Tribal. Como eu era Chefe de uma só terra, não podia ter Vassalos sob o meu comando. QUando virei High Chieftain, passei a poder ser Liege, então pude fazer guerras usando o claim do cara que tava na minha corte. Ele virou dono da terra e eu automaticamente o lider, o que não deixa de ser uma m****, porque não é feudalismo, então eles não pagam taxas.

Agora estou na luta para tentar transformar em Feudo.

A sucessão tá Agnatic Gavelkind, se não me engano. Não é o que eu quero, mas consegui entender e controlar melhor. Nela, o primogênito herda o principal, e o resto é dividido, então eu coloquei como principal a região mais desenvolvida, que tem 3 pedaços de terra, e os meus irmão receberam o restante, e eu continuo sendo o Liege deles. Já é alguma coisa, porque na anterior eu perdia muita coisa.

O que quero mesmo é a possibilidade de eleger o meu herdeiro. Só tenho dúvidas se seria melhor transferir tudo pra ele, ou dividir com os irmãos.

Tô começando a entender um pouco mais, mas tem muitas mecânicas que são bem complexas de atingir.

E não entendi isso de construir os barões que falou. Se refere aqueles slots que ficam embaixo da provincia, que normalmente tem uma igreja e uma cidade? Se eu construir castelos lá terei mais barões? mas o que faço com esses barões?
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
Então. Descobri a parada do Vassalo. Dessa vez foi porque iniciei no Old Gods, então a parada ainda é Tribal. Como eu era Chefe de uma só terra, não podia ter Vassalos sob o meu comando. QUando virei High Chieftain, passei a poder ser Liege, então pude fazer guerras usando o claim do cara que tava na minha corte. Ele virou dono da terra e eu automaticamente o lider, o que não deixa de ser uma m****, porque não é feudalismo, então eles não pagam taxas.

Agora estou na luta para tentar transformar em Feudo.

A sucessão tá Agnatic Gavelkind, se não me engano. Não é o que eu quero, mas consegui entender e controlar melhor. Nela, o primogênito herda o principal, e o resto é dividido, então eu coloquei como principal a região mais desenvolvida, que tem 3 pedaços de terra, e os meus irmão receberam o restante, e eu continuo sendo o Liege deles. Já é alguma coisa, porque na anterior eu perdia muita coisa.

O que quero mesmo é a possibilidade de eleger o meu herdeiro. Só tenho dúvidas se seria melhor transferir tudo pra ele, ou dividir com os irmãos.

Tô começando a entender um pouco mais, mas tem muitas mecânicas que são bem complexas de atingir.

E não entendi isso de construir os barões que falou. Se refere aqueles slots que ficam embaixo da provincia, que normalmente tem uma igreja e uma cidade? Se eu construir castelos lá terei mais barões? mas o que faço com esses barões?

Isso. Barões são castelos dentro da província que não seja o principal (ou que deverias e rum slot aberto).
O que eu to dizendo, é que depois que você se livrar de gavelkind, pra pegar uma província que tenha bastante slots e construir os castelos ali e ficar com os barões, pois a tecnologia espalha tantos pros barões como pro condado.
 

Zefiris

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.036
Reações
47.040
Pontos
1.414
Crusader Kings II e suas respectivas DLC estão em promoção no Steam até sexta-feira (dia 16). Juntando todas as DLC, o preço com desconto fica R$ 303,07 :kbeca

Bem, eu não tive interesse nesse jogo.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Crusader Kings II e suas respectivas DLC estão em promoção no Steam até sexta-feira (dia 16). Juntando todas as DLC, o preço com desconto fica R$ 303,07 :kbeca

Bem, eu não tive interesse nesse jogo.

tem que tirar as DLC´s que são apenas skins ou musicas :).

Isso deixa os DLC´s com R$ 185,35 + jogo base que foi dado gratuitamente uma meia duzia de vezes já.

E isso pq 40 pila é o DLC novo que foi lançado. Tirando ele os DLC´s antigos caem pra 145 reais. O que não é tãoooooo absurdo assim visto a quantidade deles. (14)
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
tem que tirar as DLC´s que são apenas skins ou musicas :).

Isso deixa os DLC´s com R$ 185,35 + jogo base que foi dado gratuitamente uma meia duzia de vezes já.

E isso pq 40 pila é o DLC novo que foi lançado. Tirando ele os DLC´s antigos caem pra 145 reais. O que não é tãoooooo absurdo assim visto a quantidade deles. (14)

E tire Sunset invasion, é um DLC bem questionável.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
AUGUSTUS!

CFK2nqA.jpg


ssOn6aB.jpg


CHUPA RNG DESSE JOGO DO c***lho
20 Anos para pegar o achievment da frotneira de verdade (pegar aquela pontinha do egito ali e e conquistar um restinho da inglaterra que falta.)
Sera que rola? Com o threat (inf"amia) nas alturas?


Depois escrevo com mais detalehs a história.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
EF1A6E1C9840E75029264F32EB58060C2EEE174B


Jogo SUPER RARO onde os OTOMANOS MORRERAM BYZANTINOS PROSPERAM O.o. To com mega vontade de acabar com o game pra rodar o replay e ver como os byzantinos sobreviveram O.o.

Ah e eu finalmente venci os Mamelucos. Apelei pra 6 Emprestimos pagando por 24k mercenarios que pouco a pouco foram drenando os mamelucos de manpower. Apoiado por 4 minas com 10 de produção = 12g/mês consigo manter essas tropas sem me endividar mais.
Os timurids vieram so pra impedir que eu pega-se mecca e transforma-se numa igreja copta :P.

Logo vou me contentar com Jerusalém + Alexandria.

E finalmente conseguirei meu prestor john XD. Eu tb queria ir world conquest maaaaassss eu preciso aprender a lidar melhor com os territorios.
 
Ultima Edição:

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.820
Reações
25.275
Pontos
1.139
EF1A6E1C9840E75029264F32EB58060C2EEE174B


Jogo SUPER RARO onde os OTOMANOS MORRERAM BYZANTINOS PROSPERAM O.o. To com mega vontade de acabar com o game pra rodar o replay e ver como os byzantinos sobreviveram O.o.

Ah e eu finalmente venci os Mamelucos. Apelei pra 6 Emprestimos pagando por 24k mercenarios que pouco a pouco foram drenando os mamelucos de manpower. Apoiado por 4 minas com 10 de produção = 12g/mês consigo manter essas tropas sem me endividar mais.
Os timurids vieram so pra impedir que eu pega-se mecca e transforma-se numa igreja copta :P.

Logo vou me contentar com Jerusalém + Alexandria.

E finalmente conseguirei meu prestor john XD. Eu tb queria ir world conquest maaaaassss eu preciso aprender a lidar melhor com os territorios.

Quando RNG dos jogos da paradox te ajuda é aliviante.
 
Topo Fundo