O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
não duvidem que isso vá virar um achivement oficial +tarde kkkkkkkkkkkk

E da pra fazer cristãos canibais tb :P.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.088
Reações
7.176
Pontos
774
dudeweed-png.14551
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
Não resistí e acabei "dropando" W3 pra começar CK3. Já se foram mais de 20 horas em 2-3 dias sem eu nem perceber. Pra quem preza por produtividade no trabalho, passe bem longe desse jogo.

Como estava muito tempo sem jogar CK, comecei na noob island pegando o tutorial, mas depois comecei um novo jogo de forma justa. Estou no terceiro herdeiro "já", com a Irlanda completamente conquistada, uma boa parte da escócia e acabei de tomar 4 condados na Inglaterra do meu falecido tio(o filho da mãe herdou o reino da Inglaterra depois que vencí uma guerra contra o rei da inglaterra, e de brinde ainda levou um Earldom meu com ele. Vencí a guerra mas perdí a guerra lol).

Até agora não tive problemas com os barquinhos, mas meu chanceler saiu distribuindo facada pra tudo quanto é lado, matou dois marechais meus com 28 de martial e uma porrada de trait boa. Deixei passar porque ele era influente(meu mentor inclusive), tinha um nível altíssimo de diplomacia(o restante era bem fraco nisso) e eu tinha substituto a altura pros marechais mortos, mas na terceira tentativa mandei ele pro xadrez, onde verá o sol nascer quadrado até morrer.

Até daqui a 500 horas quando conquistar todo o mundo conhecido com meu Império Britânico e instaurar a Pax Britannica.

Tive o mesmo problema. Fui dormir quase 2h da manhã todos os dias dessa semana :( Foi difícil o final do dia de trabalho, haha.

Eu tô com um problema "similar" na parte de não conseguir trocar as pessoas da conselho. Todo mundo é bem fraquinho de status :(

Mas pelo menos foi extremamente divertido o último rei que eu controlei. Foquei em intriga e acabei sequestrando MUITA gente e matando mais um par. Nisso quebrei vários reinos grandes e consegui sobreviver quase intacto. Foda é toda vez que morre separar minha posses :(
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
assassinar pra quebrar reinos e alianças é praticamente obrigatório de vez em quando.

mta gente ta reclamando dos vikings nas ilhas britanicas esquecendo que é preciso quebrar a aliança dos filhos de ragnar lothbrok.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
assassinar pra quebrar reinos e alianças é praticamente obrigatório de vez em quando.

mta gente ta reclamando dos vikings nas ilhas britanicas esquecendo que é preciso quebrar a aliança dos filhos de ragnar lothbrok.

Jogando com intriga fica extremamente interessante, mas requer planejamento. Muitas vezes quando o herdeiro é uma criança rola uma rebelião e o país quebra.

Infelizmente comigo a Finlândia ficou MUITO forte e não consegui quebrar ela, mesmo matando três reis :( Tentei conquistar e tomei uma piaba. No momento estou tentando juntar tropas novamente pra tentar ir pra cima. Eles não fazem parte do Império Russo original, mas são fortes demais para eu deixar de lado.

Depois de um rei focado em intriga joguei com Learning/Stewardship, foi bom pra juntar um pouco de dinheiro. Acho que é um estilo confortável e pretendo voltar pra ele (estou com foco em intriga de novo).

No momento estou jogando como Reino da Estônia, não curti o nome Gardariki, haha.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Jogando com intriga fica extremamente interessante, mas requer planejamento. Muitas vezes quando o herdeiro é uma criança rola uma rebelião e o país quebra.

Infelizmente comigo a Finlândia ficou MUITO forte e não consegui quebrar ela, mesmo matando três reis :( Tentei conquistar e tomei uma piaba. No momento estou tentando juntar tropas novamente pra tentar ir pra cima. Eles não fazem parte do Império Russo original, mas são fortes demais para eu deixar de lado.

Depois de um rei focado em intriga joguei com Learning/Stewardship, foi bom pra juntar um pouco de dinheiro. Acho que é um estilo confortável e pretendo voltar pra ele (estou com foco em intriga de novo).

No momento estou jogando como Reino da Estônia, não curti o nome Gardariki, haha.

BEm, meus chars nem foco em intriga, uso gold e hooks pra conseguir os assassinatos.
Quanto a outros países tem que ficar de olho mesmo. Se alguem fica mto forte tem que ir pro outro lado pra juntar força.


Eu ainda to tentando ajustar minha estratégia de sucessão.
Pq eu geralmente vo jogando, cansando e ae começo a cometer erro como esquecer de tirar meus filhos da posição de champions kkkkkkkkkkk

meu ultimo game meu herdeiro morreu após perder o braço em batalha :kkk


Filosofia alexandrina é mto bugado. +20% XP pra learning é mto mto bom pq basicamente ou te da 2 trees com 30+xp/mês ou vc cria um priest ultra bugado que pega uma árvore inteira em menos de 20 anos. (Fora que learning da um monte de poder bugado, recomendo sempre rodar por uns 10 anos no minimo).

Mas creio que hoje vai. E tb tava vendo quais melhores poderes pra pegar em tempos de paz.
Bem, pra tribal melhor ir primeiro development > controle (Se necessário) > Scholar.

Quando falo paz eu digo apenas algumas guerras pra pegar um bloco de território ali ou aqui.
 


Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
BEm, meus chars nem foco em intriga, uso gold e hooks pra conseguir os assassinatos.
Quanto a outros países tem que ficar de olho mesmo. Se alguem fica mto forte tem que ir pro outro lado pra juntar força.


Eu ainda to tentando ajustar minha estratégia de sucessão.
Pq eu geralmente vo jogando, cansando e ae começo a cometer erro como esquecer de tirar meus filhos da posição de champions kkkkkkkkkkk

meu ultimo game meu herdeiro morreu após perder o braço em batalha :kkk


Filosofia alexandrina é mto bugado. +20% XP pra learning é mto mto bom pq basicamente ou te da 2 trees com 30+xp/mês ou vc cria um priest ultra bugado que pega uma árvore inteira em menos de 20 anos. (Fora que learning da um monte de poder bugado, recomendo sempre rodar por uns 10 anos no minimo).

Mas creio que hoje vai. E tb tava vendo quais melhores poderes pra pegar em tempos de paz.
Bem, pra tribal melhor ir primeiro development > controle (Se necessário) > Scholar.

Quando falo paz eu digo apenas algumas guerras pra pegar um bloco de território ali ou aqui.

Rola sequestro também, dá pra fazer MUITA grana. E é vitória automática nisso, haha.

Declarei guerra, não deu nem tempo de terminar de conquistar uma cidade e já ganhei.

Mas quero ver a parte de learning mesmo, curti a primeira vez.

Tá bem legal o imperator rome agora vale a pena da uma olhada

Quando fizerem um conversor de saves ficará interessante!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Rola sequestro também, dá pra fazer MUITA grana. E é vitória automática nisso, haha.

Declarei guerra, não deu nem tempo de terminar de conquistar uma cidade e já ganhei.

Mas quero ver a parte de learning mesmo, curti a primeira vez.



Quando fizerem um conversor de saves ficará interessante!

mais rapido que sequestrar pega só "chantagear por dinheiro" na tree de stewardship e bota teu spymaster rodando o mundo atrás de casos e assassinatos como o Sherlock mundial

No meu ultimo jogo em 40 anos eu fiz 500 a 800g nisso.

todo char consegue isso com apenas 5 anos de foco.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Uia, peguei o calculo de fertilidade e curti que o jogo se atenta que homens tb são menos férteis com a idade :).

��
GenderAge
16–2526––3031–3536–4041–4546–5051–6061–7070+
24px-Doctrine_gender_male_dominated.png
Male
100%100%100%90%80%80%70%60%50%
24px-Doctrine_gender_female_dominated.png
Female
100%90%70%50%33%
24px-Icon_cross.png
24px-Icon_cross.png
24px-Icon_cross.png
24px-Icon_cross.png


Mas uma mulher em exaltação carnal + luxuria ainda consegue ter 83% de chance de engravidar aos 46-50 kkkkk
A chance de engravidar por ano é homem + Mulher /2.

Concubinas e esposas secundarias reduzem os valores por 2. Logo se quer filho com mulher/homem X coloque ela(e) como primaria(o).


Sobre idade do char

  • Once a character reaches the age of 25, they have a 7.5% chance to lose a tiny amount of
    24px-Health.png
    health each year. The chance increases by 2.2% each year. A dynasty can prevent this by completing the Kin legacy track.png Kin legacy.
  • Once a character reaches the age of 45, they have a 10% chance to lose
    24px-War.png
    1 prowess each year. The chance increases by 1.5% each year. A dynasty can prevent this by completing the Kin legacy track.png Kin legacy.
 
Ultima Edição:

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
mais rapido que sequestrar pega só "chantagear por dinheiro" na tree de stewardship e bota teu spymaster rodando o mundo atrás de casos e assassinatos como o Sherlock mundial

No meu ultimo jogo em 40 anos eu fiz 500 a 800g nisso.

todo char consegue isso com apenas 5 anos de foco.

Posso tentar, haha. Mas no momento estou tentando entender o que posso fazer pra salvar meu reino :(

Tô com o sistema escandinavo e meu herdeiro não está nem perto de chegar no topo. Tentei matar ele umas vezes e nada. O pior é que mesmo deserdando eu passaria a jogar com minha filha que também não está no topo.

Vou tentar chantagear os votos, mas acho difícil. Certeza que a AI vai destruir todo meu progresso :(
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Posso tentar, haha. Mas no momento estou tentando entender o que posso fazer pra salvar meu reino :(

Tô com o sistema escandinavo e meu herdeiro não está nem perto de chegar no topo. Tentei matar ele umas vezes e nada. O pior é que mesmo deserdando eu passaria a jogar com minha filha que também não está no topo.

Vou tentar chantagear os votos, mas acho difícil. Certeza que a AI vai destruir todo meu progresso :(

Eu nem arrisco votação pq é super complexo garantir os votos.
Eu só uso tirar herança pra tirar quem tem problemas genéticos graves como inbred.

Apesar que acho que ta faltando um pouco de balanço no jogo em dar benefícios e penalidades genéticas.
Eu já cheguei a ter uma cacetada deles sendo que o personagem era o inicial do jogo com 4 mulheres de outros países. O.o
fiquei total sem entender.

tb parece que se tu tem 2 personagens com o mesmo trait. (Ex: 2 genios). Eles vão automaticamente ter filhos gênios.

Por sinal o patch 1.1 vai trazer melhorias na UI e outras coisas que não ficaram prontas a tempo pro 1.0 ^^.


Por sinal peguei o mod "Rename character". Pq cancei de jogar com o Neto do meu personagem irlandês que tem um nome grande pra c***lho e impossivel de pronunciar. È tão parecido que fico mega confuso quem é quem kkkkkkkk
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
Eu nem arrisco votação pq é super complexo garantir os votos.
Eu só uso tirar herança pra tirar quem tem problemas genéticos graves como inbred.

Apesar que acho que ta faltando um pouco de balanço no jogo em dar benefícios e penalidades genéticas.
Eu já cheguei a ter uma cacetada deles sendo que o personagem era o inicial do jogo com 4 mulheres de outros países. O.o
fiquei total sem entender.

tb parece que se tu tem 2 personagens com o mesmo trait. (Ex: 2 genios). Eles vão automaticamente ter filhos gênios.

Por sinal o patch 1.1 vai trazer melhorias na UI e outras coisas que não ficaram prontas a tempo pro 1.0 ^^.


Por sinal peguei o mod "Rename character". Pq cancei de jogar com o Neto do meu personagem irlandês que tem um nome grande pra c***lho e impossivel de pronunciar. È tão parecido que fico mega confuso quem é quem kkkkkkkk

Estou curioso para ver as melhorias. O jogo está em um estado bem legal, então vai ser legal ver isso.

A genética e parte de traits gerais é um pouco estranha mesmo. Na minha atual religião ser tímido é um pecado. TODO personagem meu ganha tímido ou algum traço de personalidade consideravelmente ruim!

A parte dos nomes não me incomoda muito, mas eu queria usar alguns outros. O triste dos mods é perder os achievements :(
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Estou curioso para ver as melhorias. O jogo está em um estado bem legal, então vai ser legal ver isso.

A genética e parte de traits gerais é um pouco estranha mesmo. Na minha atual religião ser tímido é um pecado. TODO personagem meu ganha tímido ou algum traço de personalidade consideravelmente ruim!

A parte dos nomes não me incomoda muito, mas eu queria usar alguns outros. O triste dos mods é perder os achievements :(

Alguns mods são compatíveis com ironman e achivements.
Só mods que mechem com o checksum que são bloqueados.

mta coisa que to usando de mod quase certeza sera incluso +tarde como normal pro game :p.
São pequenas ideias que custam a implementar pq toma muito tempo da produção normal do game.


E Shy não é genético. È educação.
PRa evitar isso eduque a pessoa vocÊ mesmo onde vc pode escolher entre 3 personalidades (pagando stress),
ou ao menos mande pra personagens que não são Shy.

Um educador shy tem altas chances de educar as crianças tb nesse atributo.
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
Alguns mods são compatíveis com ironman e achivements.
Só mods que mechem com o checksum que são bloqueados.

mta coisa que to usando de mod quase certeza sera incluso +tarde como normal pro game :p.
São pequenas ideias que custam a implementar pq toma muito tempo da produção normal do game.


E Shy não é genético. È educação.
PRa evitar isso eduque a pessoa vocÊ mesmo onde vc pode escolher entre 3 personalidades (pagando stress),
ou ao menos mande pra personagens que não são Shy.

Um educador shy tem altas chances de educar as crianças tb nesse atributo.

Sim, sim. O Shy eu tirei dos novos herdeiros, naquela vez eu não tinha prestado atenção. Agora tá OK, mas meu atual herdeiro foi possuído por demônios, haha.

Vou olhar direitinho quais mods afetam então!

Aliás, resolvi a questão da herança. Consegui forçar todos a votarem comigo e mantive meu império :D

RXwyYaz.jpg


Atual mapa do jogo. Estou com Gardariki e progredindo bem para formar a Rússia. Mais umas duas gerações e devo conseguir.
 

GhostRC22

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
257
Pontos
498
Galera, estou precisando de uma ajuda com o CK3

Não tenho muita familiaridade com a série, mas estou gostando bastante da mecânica e conseguindo fazer gerenciamentos simples. De toda forma, minha evolução atual é, basicamente, forjada pela guerra e conquista direta.

O problema que tenho é que quando o meu personagem morre, toda a área que tenho acaba sendo dividida entre herdeiros e etc. Ou seja, tenho um put* trabalho para unificar uma região e ai ela é quebrada, fazendo eu ter que reguerrear.

Alguém sabe como impedir isso de acontecer?
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.311
Reações
7.645
Pontos
1.199
Ontem consegui formar o Império Russo e não ganhei o achievement. Brochei FORTE com isso :(

Pessoal no Reddit tá falando que esses achievements só vem se você terminar de uma vez a conquista. Não sei como conseguem, eu levei mais de 30h :(

Galera, estou precisando de uma ajuda com o CK3

Não tenho muita familiaridade com a série, mas estou gostando bastante da mecânica e conseguindo fazer gerenciamentos simples. De toda forma, minha evolução atual é, basicamente, forjada pela guerra e conquista direta.

O problema que tenho é que quando o meu personagem morre, toda a área que tenho acaba sendo dividida entre herdeiros e etc. Ou seja, tenho um put* trabalho para unificar uma região e ai ela é quebrada, fazendo eu ter que reguerrear.

Alguém sabe como impedir isso de acontecer?

Só vai conseguir mudar isso mais pra frente que é quando o jogo libera outros modos de partilha. Dependendo do seu povo rola fazer Scandinavian Election, eu até agora consegui manter quase tudo intacto desse jeito. Minha última morte dividiu o império em 2 reinos, mas por sorte o que eu não controlava tinha 3000 levies enquanto eu fiquei com uns 25000.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.088
Reações
7.176
Pontos
774
Ontem catei um ducado na Escócia sem me atentar ao fato de que os herdeiros do meu vassalo eram do Sacro Império Romano, que está massivo no meu jogo. Vai ser foda reconquistar agora. Sonho da Britannia unificada parecia próximo mas de repente ficou distante.
 
Ultima Edição:

GhostRC22

Bam-bam-bam
Mensagens
372
Reações
257
Pontos
498
Ontem catei um ducado na Escócia sem me atentar ao fato de que os herdeiros do meu vassalo eram do Sacro Império Romano, que está massivo no meu jogo. Vai ser foda reconquistar agora. Sonho da Britannia unificada parecia próximo mas de repente ficou distante.
Cara, eu ainda estou quebrando a cabeça para entender como isso funciona.

Como faz para saber quem vai herdar o que?
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.088
Reações
7.176
Pontos
774
Cara, eu ainda estou quebrando a cabeça para entender como isso funciona.

Como faz para saber quem vai herdar o que?

Clica no reino que aparece os herdeiros, em linha de sucessão.

Meu atual personagem acabou de morrer, e o herdeiro é um put* de um nerdão com 29 de learning. Já começou até com a árvore de scholar completa. Imagino que vai ser relativamente diferente dos personagens anteriores, que eram mais focados em marshal e steward. Legal que agora dá pra comprar título com piety.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.895
Reações
3.668
Pontos
453
Gente já jogo CK2 e VIC2 e to tentando começar o HO4 e to achando bem dificil, nao tenho tanta paciencia pra ficar vendo video apesar que ja vi alguns, alguem pode dar algumas dicas de que pais jogar e do que fazer ?
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Gente já jogo CK2 e VIC2 e to tentando começar o HO4 e to achando bem dificil, nao tenho tanta paciencia pra ficar vendo video apesar que ja vi alguns, alguem pode dar algumas dicas de que pais jogar e do que fazer ?


Olha esse é um jogo com uma curva de aprendizado média. Mas é o tipo de coisa que é mais facil vc ir jogando e ir atrás da solução conforme for encontrando problemas no caminho. Isso pq se vc por em ingles tipo "How to use submarines HOi4" vai aparecer uns 20 tópicos no fórum oficial sobre isso pq alguém com certeza já perguntou. Ae vc usa o google tradutor pra traduzir a pagina se não puder ler inglês.

Só cuidado que informações com mais de 2 anos podem não serem +verídicas devido a DLC´s e patchs.


Recomendo Alemanha de país inicial.
Isso pq os tem excelente indústria e vc pode fazer literalmente o que quiser.

Com inglaterra o jogo só começa mesmo em 1939.
Com a alemanha vc deveria se interessar em ajudar os facistas de Franco a ganharem na guerra civil espanhola. Dpois só seguir a II guerra atacando a Polônia e depois a Russia em 1941.

Pra tropa inicial fique preso a divisões de 20W ou 40Widht. (Comprimento).
Exemplo: 7/2 (Infantaria + 2 artilharias) ou 14/4 (14 infantarias + 4 artilharias). Adicione alguns suportes com artilharia, engenheiro e AA e vc ta feito pelo menos pra começar.

Garanta ter um excesso de produção pra poder repor as perdas.
Lembre-se que andar, lutar, etc tb causa atrito logo uma pequena % dos equipamentos serão perdidos todo dia.

Metade do jogo é saber lidar com a logística da indústria e pesquisa. Pra não ficar sem rifles, artilharia, etc no meio da guerra.

Pra tanques utilize algo na faixa de 60-80% Tanques + 40-20% infantaria motorizada. (Mantenha organização acima de 30, preferencialmente 35).
A ideia do tanque é quebrar as linhas inimigas pra sua infantaria ajuda-los a cercar os inimigos e com isso forçar uma rendição (ao invés de só ir empurrando a unidade infinitamente pra dentro do território inimigo).

Aviões Fighters II em superioridade aerea.
Cas em suporte de infantaria.

Aviões taticos, navais e estratégicos vc aprende a usar +tarde.

Marinha -> Esquece. PRimeiro aprenda a brigar no chão. Dpois aprenda a brigar no ar.
E por fim ae vc deposita tempo ao mar. Se quiser fazer algo spamme submarinos e mande-os caçar comboios entre os EUA e Inglaterra.

Não que não seja importante mas de longe tem as mecânicas +complexas a ponto que digo com segurança que mais da metade não entende o que esta fazendo ou como combater problema X. Eu e alguns outros players que especializamos nisso fazemos mto estrago com pouco, mas mesmo o mais aficionado em mar vai te dizer que o efeito hoje é limitado no jogo. (Deverá mudar com a futura DLC que chegará logo logo).
 
Ultima Edição:

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.895
Reações
3.668
Pontos
453
Recomendo Alemanha de país inicial.
Isso pq os tem excelente indústria e vc pode fazer literalmente o que quiser.

Com inglaterra o jogo só começa mesmo em 1939.
Com a alemanha vc deveria se interessar em ajudar os facistas de Franco a ganharem na guerra civil espanhola. Dpois só seguir a II guerra atacando a Polônia e depois a Russia em 1941.

Pra tropa inicial fique preso a divisões de 20W ou 40Widht. (Comprimento).
Exemplo: 7/2 (Infantaria + 2 artilharias) ou 14/4 (14 infantarias + 4 artilharias). Adicione alguns suportes com artilharia, engenheiro e AA e vc ta feito pelo menos pra começar.

Garanta ter um excesso de produção pra poder repor as perdas.
Lembre-se que andar, lutar, etc tb causa atrito logo uma pequena % dos equipamentos serão perdidos todo dia.

Metade do jogo é saber lidar com a logística da indústria e pesquisa. Pra não ficar sem rifles, artilharia, etc no meio da guerra.

Pra tanques utilize algo na faixa de 60-80% Tanques + 40-20% infantaria motorizada. (Mantenha organização acima de 30, preferencialmente 35).
A ideia do tanque é quebrar as linhas inimigas pra sua infantaria ajuda-los a cercar os inimigos e com isso forçar uma rendição (ao invés de só ir empurrando a unidade infinitamente pra dentro do território inimigo).

Aviões Fighters II em superioridade aerea.
Cas em suporte de infantaria.

Aviões taticos, navais e estratégicos vc aprende a usar +tarde.

Marinha -> Esquece. PRimeiro aprenda a brigar no chão. Dpois aprenda a brigar no ar.
E por fim ae vc deposita tempo ao mar. Se quiser fazer algo spamme submarinos e mande-os caçar comboios entre os EUA e Inglaterra.

Não que não seja importante mas de longe tem as mecânicas +complexas a ponto que digo com segurança que mais da metade não entende o que esta fazendo ou como combater problema X. Eu e alguns outros players que especializamos nisso fazemos mto estrago com pouco, mas mesmo o mais aficionado em mar vai te dizer que o efeito hoje é limitado no jogo. (Deverá mudar com a futura DLC que chegará logo logo).
Valeu pela resposta rapida eu vou tentar começar uma nova partida com a alemanha so pra ir aprendendo então, enquanto isso eu tava tentando escolher algum pais pequeno so pra ficar investindo nas pesquisas sem causar muita guerra
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.837
Reações
31.767
Pontos
1.344
Valeu pela resposta rapida eu vou tentar começar uma nova partida com a alemanha so pra ir aprendendo então, enquanto isso eu tava tentando escolher algum pais pequeno so pra ficar investindo nas pesquisas sem causar muita guerra

Esse é um jogo com uma curva de aprendizado média. Mas é o tipo de coisa que é mais facil vc ir jogando e ir atrás da solução conforme for encontrando problemas no caminho. Isso pq se vc por em ingles tipo "How to use submarines HOi4" vai aparecer uns 20 tópicos no fórum oficial sobre isso pq alguém com certeza já perguntou. Ae vc usa o google tradutor pra traduzir a pagina se não puder ler inglês.

Só cuidado que informações com mais de 2 anos podem não serem +verídicas devido a DLC´s e patchs.


Se quiser apenas brincar de logística e pesquisa. Inglaterra, EUA , USSR. Os 2 primeiros estão seguros enquanto vc defender a costa. O segundo só entra em 1941 na guerra e permite treinar em como spammar unidades.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Eu comecei a jogar com Alemanha só depois de passar de 2.800 horas de playtime. E apanhei por estar acostumado a ter mentalidade de minor :kbeca

---------------------------------
Saiu patch novo para Hearts of Iron IV (Patch 1.10.6), que conserta várias coisas, em especial a Bulgaria e Turquia quando jogadas pela AI. Acho que sexta-feira eu volto a jogá-lo (amanhã não porque terei anime para traduzir).

##################################
# Gameplay
##################################
  • It is no longer possible to swap templates on divisions that are encircled
  • For garrison reinforcement, check the division's blocked equipments to make sure they are not used
  • Ethiopia now has the ability to submit a peace deal to Italy if they manage to push the Italians out of East Africa


##################################
# Stability & Performance
##################################
  • Random CTD fix in volunteer GUI
  • Optimized triggers for Spanish "Ignite Anarchist Uprising" decision
  • Refactored scripted ai_strategies to be less performance-intensive
  • Fixed false positive out of sync 56 when mixing Windows and Linux/Mac clients
  • Fixed CTD when going to menu after console cmd reloadtechnologies
  • Fixed CTD caused by the transfer of ships currently being refitted from one country to another, e.g. at the start of a civil war. Refitting is now always cancelled when ownership is transferred
  • Fixed a CTD when a decision expires with the decision UI opened and frame smoothing is enabled
  • Trying to connect to a badly formed UUID will no longer crash the game while playing with PdxMP


##################################
# UI
##################################
  • Added feedback for naval combat when one side consisted of only convoys
  • Fixed some incorrect russian localization
  • Display confirmation popup when kicking or banning a player from lobby
  • Nation Focus name text now truncates if it is too long
  • Change Division Template dropdown list for unassigned divisions will no longer be occluded by army containers further down in the list.
  • Toggling the music player now displays the correct tooltip based on its visibility state
  • Remove Ship roles gui elements when Man The Guns is not active, since they can never be set.
  • Resume mission text now hidden in basic spy recruit window
  • Fix timed events persisting on the alert bar beyond their expiration.
  • Right-clicking on an air wing's aircraft count/reinforcement limit display now sets the reinforcement limit to the current number of aircraft in the air wing, as stated in the tooltip

##################################
# AI
##################################
  • Turkey should now join the allies in late 1943 or early 1944
  • when AI is refitting a ship, make sure it does not choose an obsolete model as target
  • AI no longer deletes their whole naval production queue at game start
  • Minor improvement to make the AI slightly less willing to ally back with Bulgaria, after Bulgaria has kicked out the country from the faction for refusing Balkan Unification
  • Prevented Bulgarian AI from aborting its Historical strategy plan due to undesired reasons. Now the historical plan will only be aborted if Bulgaria is at war with Germany.
  • Greece AI set to go Communist no longer spends lots of PP in the decision "Go to Paris to Negotiate Investment Talks" constantly
  • Portuguese Ai should no longer go crazy on ship purchasing decisions
  • Made ai more inclined to improve relations with neighbors for Bedrock of Balkan Financial Stability focus
  • Japanese ai will now be cautious about the shanxi border during the marco polo incident
  • Soviet strategy to keep volunteers out unless china is losing should now has enough score to work as intended
  • Fixed ai not giving control of states to allies during war

##################################
# Modding
##################################
  • Start date again supports year with 5 digits (for all you future mod bois)
  • Added optional argument exclude_refitting to transfer_ship effect so that when for example the American civil war is set up ships that are currently being refitted are excluded in the search for ships to transfer to the CSA
  • add_building_construction effect no longer targets non-land provinces


##################################
# Database
##################################
  • removed "legacy test" fleet name from non-mtg fleet OOBs
  • added Kurdish, Ukrainian, Georgian, Armenian namelists
  • Changed nationalities of historical Japanese Operative
  • the "Carry the revolution West" focus for France will now correctly describe its effects
  • Added event informing Romania if the Megali Idea is approved, warning them they may soon be dragged into a war with France and/or United Kingdom, and offering them a chance to revoke their guarantee of Turkey
  • Minor cosmetic update of some companies due to request
  • Fixed error in navy tech tree where the first heavy shell tech, Armor-Piercing Capped Shell, was intended to be a 1936 tech but was set to be a 1938 tech
  • José Díaz now has a working portrait if you do not have the LaR DLC
  • added Tom Moore (RIP o7)
  • Changed the "Ban Democratic Party" decision to be consistent with "Ban Fascist Party" and "Ban Communist Party"
  • The "Expand Civil Support" decision for Democracies should now have sufficient effects
  • Fixed text issues in the USSR-Greece investment events
  • America should no longer be called "Loyalists" or "Constitutionalists" when puppeted or released
  • Brazilian state names have been corrected. The game is now playable.
  • British Raj now begins with Great War tank technology unlocked
  • The province of Gyurmi is now correctly named Gyumri
  • Sao Salvador dropped the Sao
  • Chernivtsi re-spelled to use ostensibly correct Romanian


##################################
# Graphics & Audio
##################################
  • Show divebombing animation for opposed air missions that still retain enough efficiency
  • Minor improvements to the BftB loading screen (sadly not additional cats)
  • Fixed some spy portraits that were too big
  • Added Portuguese voice-over for La Résistance owners
  • Added cooldown for garrison requirement alert sound
  • added a generic 3d model for bicycles (!!!)
  • Airplane 3d models in tech view now use same logic as on map so that specialized versions show


##################################
# Bugfix
##################################
  • Fixed a bug where Transylvania was not being included as a Balkan nation
  • Democratic Reformers all around the globe will no longer check if they're Portuguese or not
  • Fixed some issues with Bulgarian Fatherland Front Coup being triggered too early and due to some inappropriate conditions
  • Fixed Fatherland Front Civil War not removing Fatherland Front National Spirit and Decisions from the original tag
  • Minor fix that should prevent an error triggered due to wrong scope when Bulgarian communist CW starts and the Fatherland Front is added to the appropriate wars.
  • Fixed a bug by which Bulgaria could purchase equipment that was not researched by the seller. Bulgaria now needs to purchase equipment from a seller that has already researched the equipment tech. Bulgaria no longer needs to research the equipment tech by herself in order to purchase equipment.
  • fixes to some peace conference error due to wrong scope
  • fixed an issue where any country at war with the US could remove US cores from states (instead of just CSA)
  • Fixed issue with War Overview opening the wrong national intel view
  • Greece can now restore Byzantium if they have the BftB but not the WtT dlc
  • Fixed localization error in South African event, making it appear like the help request came from the target country
  • Fixed the Guardians of Kemalism Focus so that it shouldn't be able to randomly pick the same state twice
  • Fixed Turkish on map decisions for Turkey so that they now cost the indicated amount of Command Power
  • changed event so that turkey guarantees the Golden Square led Iraq, rather than the non-aligned regime
  • Fixed Peninsular network of factories focus so that it now gives factories to Balkan Pact countries as well as to Turkey
  • Changed Greek election to only fire for original Greece, not for spawned civil war countries
  • South African focus for demanding Madagascar will now appropriately target the controller of the state, instead of France (regardless of whether they control it)
  • Acquiesce to Fundamentalists decision for Turkey now has a clearer tooltip
  • Greece will no longer experience a conscription crisis if following the communist path
  • Anti-Communist Volunteers focus for Japan now allows you to send volunteers as well as applying bonuses.
  • Invite Japanese Settlers focus for Manchukuo will no longer display incorrect state target if Germany has completed their industrial focus branch
  • The independence war focus for Manchuria now works
  • Correct event description now applied to romanian callback event from hungary (DOD_hungary.64)
  • Fixed missing string in tooltip for Imperalist crises in British colonies
  • Case Anton decision category now correctly shows up if Vichy France is not a puppet of Germany
  • Tooltip for Czech subjugation in hungarian events no longer displays two similar lines
  • the "London Conference" event chain related to Germany demanding Slovenia should no longer result in contradictionary news events and effects
  • Fix inconsistent war names between world tension summary and war summary
  • Fixed bug where the "After the capitulation of X we are now the leader of faction Y" popup was shown for all players in multiplayer and not only the new leader
  • Fixed bug where the "We continue the fight as a Government in Exile" popup after capitulating was shown for all players in multiplayer and not only the player capitulating
  • Fixed Spain's post-SCW un-cored states causing issues when Spain is annexed before they get around to re-integrating those states. Now, annexing Spain will grant them cores on those states, so Spain can be released as one contiguous whole afterwards.
  • Remove invalid options for Investment Possibilities decisions
  • Multiple Fixes to Destroy IMRO decisions both for Bulgaria and for other countries. Decisions now come back after being canceled. Skirmish Against IMRO state modifiers will be properly removed when decisions are canceled. Triggers and tooltips have being fixed/improved.
  • if Italy initially accepts the invitation to the Megali convention but then attacks Greece, they are now removed from the convention as they are behaving in a disruptive manner
  • The Greek Monarchist Civil War should now only fire once
  • Fixed ship refitting not being cancelled when the ship is forced out to sea as a result of the ownership of the naval base changing
  • Fixed issue where resistance wouldn't start in colony states as the Spanish Civil War ends
  • The Damascus Diktat now refers to whoever controls Syria rather than always referring to France
  • Greek fascist generals should now join the right side of the civil war
  • Nepal should now have access to basic infantry divisions
  • France should no longer go communist on historical when LaR is disabled
  • Fixed certain Bulgarian News Events scoping to the wrong tag in loc
  • Fixed typo in a Bulgarian cosmetic tag adjective breaking loc
  • fixed targeted variables causing ctd if target is an integer outside of state limits
  • fixed random seed on turkey random_list decisions
  • Bulgaria can bypass joining the tripartite pact if they are a subject
  • Fixed a few missing localization keys
  • French civil war now has timed decisions for communist -and- fascist civil wars
  • Themistoklis Sofoulis no longer slowly achieves world domination by accidental democracy
  • Imperial Subjects can declare war now.
  • Fascist France can now ally Spain if it is non-aligned and led by Franco
  • infrastructure tooltip updated
  • Operatives equipment allocation in Deploy screen no longer shown if you dont have access to that feature from La Resistance
  • Tweaked values and fixed Loyalty Multiplier which was unintentionally removing days instead of adding them to the Fatherland Front Coup Preparations mission timer. This should significantly reduce the amount of days removed by a single complementary mission.
  • New decisions UI for Bulgarian and Greek Internal Faction systems
  • the French "Reach out to Spain" focus should now have (and show) an effect if Franco is the country leader of Spain in an unaligned government
  • Fix puppeted states not being allowed to declare war even when the correct rules param is set
  • Fixed an issue where Turkey could end up kicking itself out of their own faction (doh)
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Parece que até outubro deve sair novo patch/DLC de Hearts of Iron IV. Que deve reconstruir o sistema de logistica do jogo. Imagino que vai dificultar mais a vida dos fascistas.

De todo modo, ontem eu estava ajudando as forças do Eixo com a Turquia. Até que estava indo bem, quando em meados de 1942 os Aliados conseguem invadir a Itália pela região de Gênova. Mesmo ocupado com os russos no Cáucaso, envio algumas poucas tropas para lá + 400 aviões. A situação estava estável e volto minha atenção ao mar Negro. Alguns meses depois resolvo checar a situação pois havia algo estranho, e... os Aliados passaram pelos Alpes Centrais e estavam cercando Berlim :eek:

A calamidade estava tal que simplesmente resolvi começar outro jogo. Agora com a Itália. Em meados de 1942 eu tinha uns 90% do mar Mediterrâneo sob meu controle e tinha os campos de petroleo do Iraque sob minha tutela. Mas agora o problema era os alemães... Mesmo com o apoio aéreo massivo de minha parte na frente Oriental (que fez os Aliados focarem 1200 bombardeiros estratégicos no meu país), os alemães estavam só empilhando mortos (mais de 4 milhões) sem nem mesmo chegar em Kiev...

Bem, acho que agora vou jogar com o Japão e soloing contra o mundo, sem depender de aliados :obrigue
 

Ovelha_Quaker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.972
Reações
8.152
Pontos
789
Parece que até outubro deve sair novo patch/DLC de Hearts of Iron IV. Que deve reconstruir o sistema de logistica do jogo. Imagino que vai dificultar mais a vida dos fascistas.

De todo modo, ontem eu estava ajudando as forças do Eixo com a Turquia. Até que estava indo bem, quando em meados de 1942 os Aliados conseguem invadir a Itália pela região de Gênova. Mesmo ocupado com os russos no Cáucaso, envio algumas poucas tropas para lá + 400 aviões. A situação estava estável e volto minha atenção ao mar Negro. Alguns meses depois resolvo checar a situação pois havia algo estranho, e... os Aliados passaram pelos Alpes Centrais e estavam cercando Berlim :eek:

A calamidade estava tal que simplesmente resolvi começar outro jogo. Agora com a Itália. Em meados de 1942 eu tinha uns 90% do mar Mediterrâneo sob meu controle e tinha os campos de petroleo do Iraque sob minha tutela. Mas agora o problema era os alemães... Mesmo com o apoio aéreo massivo de minha parte na frente Oriental (que fez os Aliados focarem 1200 bombardeiros estratégicos no meu país), os alemães estavam só empilhando mortos (mais de 4 milhões) sem nem mesmo chegar em Kiev...

Bem, acho que agora vou jogar com o Japão e soloing contra o mundo, sem depender de aliados :obrigue

Recomenda algum site / canal de youtube pra aprender a jogar?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Recomenda algum site / canal de youtube pra aprender a jogar?

Bem, existe a Wiki:
Às vezes eu lia algumas especificidades por lá, mas em linhas gerais aprendi as coisas jogando ou por vezes lendo algum tópico no fórum oficial do qual o titulo tenha chamado minha atenção.

Então não sei indicar o caminho natural de quem queira aprender. Mas possivelmente alguém por aqui já citou algo do tipo.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Aliás, hoje eu estava lendo o fórum oficial e parece que o debuff dos aviões quando usados de noite é maior do que pensei, chegando a 90%. Então usar CAS de noite é simplesmente jogá-los contra a AA sem receber nenhum beneficio de volta.
-50% até vai, mas -90% é cruel. Embora seja coerente com a tecnologia da época.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Matar chinês é fácil, dificil é matar o suficiente para avançar e conquistar o território :obrigue
Deve ser por isso que o general japonês Kenji Doihara achava melhor deixar os chineses viciados em drogas.

z0rBjEC.jpg


wm7U02D.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Terminei a guerra contra a China em abril de 1942. Agora tenho manpower (dos puppets chineses), indústria e matéria-prima para me esbaldar. Mas Oil é um problema pertinente. Como tenho um anime para traduzir e esse jogo me faz perder fácil a noção de tempo, vou deixar para continuar essa partida na segunda-feira. Só ajustando as tropas para quando eu declarar guerra contra os Aliados e tentar pegar os campos de petroleo ao Sul o quanto antes.

Dando uma olhada em direção a Europa, a Itália continua a inútil habitual, mas ainda não sofre de invasão no seu território. Mas é questão de tempo. E a Alemanha no patch/DLC atual continua pior do que na vida real em relação a Frente Oriental.

A land doctrine que escolhi e já terminei com o XP dado pelos chineses é a Mass Assault, lado esquerdo. Aquele -20% supply consumption é bom, mas não deve fazer milagre na Sibéria. Mas talvez eu declare guerra aos russos para tentar aliviar um pouco a vida do Hitler.

zk4neVB.jpg


LuBWLc6.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
grecia é a maior desgraça do ho4

Com o DLC atual a Grécia tem um parque industrial melhor, a depender de como o jogador gerencia as coisas. Mas eu sinto falta do manpower extra (+7%) da focus tree genérica. Então a maioria dos cenários é meio complicado lidar.

Quanto a atacar a Grécia, sempre foi complicado caso dê tempo para os Aliados jogarem tropas lá. Então em algumas partidas aquela frente de combate ainda está aberta na época que a Alemana declara guerra a URSS.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.895
Reações
3.668
Pontos
453
to curtindo muito denovo o ck2, pensando em começar o europa universalis
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.560
Reações
15.812
Pontos
403
Eu gosto de jogar como país secundário, mas é dificil ajudar a Alemanha quando o computador que comanda ela não se ajuda.

1943 e lá está empilhando mortos na Frente Oriental (4,6 milhões) sem nem chegar perto de Moscou. Mesmo comigo (Bulgaria) apoiando pelo franco Sul enquanto protegendo os campos de petroleo romenos dos bombardeiros. E no lado da França/Itália os Aliados estão invadindo as praias. Tenho algumas tropas motorizadas com lançadores de foguetes para combater essa situação, mas não em vários lugares ao mesmo tempo.

SoyuhEA.jpg
 
Topo Fundo