O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
- Open Beta Patch 1.11.4 (Steam Only) - Checksum 6c71

A Itália só deve receber um upgrade na focus tree na próxima DLC, mas no 1.11.4 Beta fizeram uma gambiarra para os italianos sofrerem um pouco menos com as mudanças recentes:
- Several Italian military advisors have had their traits upgraded, pp cost increased, and cp allocation decreased. This change will only be applied to new saves.

Consertaram mais alguns bugs aqui e acolá, mas acho que vai levar ao menos 1 mês para deixar as coisas mais equilibradas.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
@Zefiris Metherlence Posta suas horas jogadas ai por favor :obrigue

Nas duas últimas semanas quase nem joguei, mais ocupado lendo light novel/mangás, então no momento só 18 horas registradas neste periodo. E ainda não peguei o embalo em jogar como minor porque não é fácil lidar com o novo sistema de logistica quando se tem parque industrial reduzido :obrigue

vu5ManS.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Ainda não testei porque os países que costumo jogar tem dificuldade para conseguir supremacia aérea contra os Aliados, mas em teoria as tropas paraquedistas devem ter grande potencial na atual expansão. Porque se elas aterrisarem em um HUB (onde os mantimentos vindo dos trens são distribuidos para regiões próximas), isso deve causar problemas ao inimigo. Enquanto o próprio local deve suprir as necessidades básicas de suas divisões para que não morram de atrito.

HAfFIL4.jpg


No momento jogando com a Yugoslavia. Se não houver maiores anomalias na partida, talvez eu faça paraquedistas para usar contra a Turquia em 1943/44.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Mesmo com a opção ativada para a IA tentar seguir o caminho histórico, quando sai DLC novo sempre acontece coisas bizarras como agora, onde a Lituânia entra para os Aliados e a URSS declara guerra contra ela logo em seguida.
Então mais 1 ano e Stalin estará em guerra contra o mundo inteiro...

Bem, como estou querendo testar paraquedistas e design de tanques, devo prosseguir com essa partida, mesmo com os russos já estando condenados mesmo se eu não fizer nada. Mas acho que final de semana eu volto para Utawarerumono e deixo isso para quando sair mais patch de correção.

XxKMbPU.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
O patch lançado hoje de Hearts of Iron IV deve ter solucionado o problema da URSS entrar em modo kamikaze. Seja entrando em guerra contra os Aliados, seja sabotando sua própria indústria e manpower.

##################################
# Balance
##################################

  • RK Ostland now releases on controlled territory, not just owned territory.
  • AA gun 3 now medium weapon, Tanks are now a bit slower, heavys/sh are now more expensive
  • removed base equpment conversion modifier, removed conversion modifier from dispersed industry, increased conversion tech time

##################################
# Stability & Performance
##################################

- Fixed a corner case where AI defensive line generation would slow the game down to a crawl

##################################
# UI
##################################

- Fix orders group UI not reflecting the motorization state of units after loading a save

##################################
# AI
##################################

  • Updated German templates to correctly use motorized
  • Soviet should now not get stuck in a spiral of decision spending when they desperately needs manpower laws
  • USA should no longer fail to produce a usable infantry template
  • usa should now prioritize getting a m. tank design working faster
  • soviet should now avoid justifying on targets where it can push its ultimatum
  • AI is more conservative about implementing no_garrison law if resistance target will raise too much
  • Impassable provinces will no longer be seen as land connections by the AI military strategists

##################################
# Modding
##################################

  • Can now use decision as target for pp_spend_priority strategy to block spending completely on decisions
  • Documentation has been updated to reflect Barbarossa changes

##################################
# Database
##################################

- The Superior Warmachines focus in the Soviet tree is now available for players without NSB

##################################
# Bugfix
##################################

  • Made the Polish Decision Categories for dealing with the Peasant Strike, Sanation and Inviting Foreign Motors be available without No Step Back
  • Leadership of the Axis now remains with the German Reich when civil war starts
  • Fix AI not assigned requested units to naval invasion armies, which could leave them idle wherever they happened to be standing
  • Fixed the Wilhelmina idea so it has the correct portrait.
  • fixed an issue where French and Japanese Heavy tank chassis icons were in the wrong spot in the tech tree
  • Adjusted the Iron Wolf appeasement decisions in Lithuania so it's not as easy to get locked out of the rest of the branch.
  • Puppeted Russia can now take Pacify the Rim focus even if they have sold Vladivostok, making it possible to progress to the independence war focus.
  • Fix river supply connections sometimes getting absurd boosts to supply flow
  • a number of triggers were broken due to translated character names not registering correctly. These have been fixed. This should only affect non-English players (Russian in particular).
  • Removed condition from the Bring Old Trotskyists Back focus to stop players from sometimes getting locked out of the Permanent Revolution section of the Left Opposition focus tree.
  • Improved AI weights for Prospecting decisions.
  • Baltic AI will no longer reject Soviet ultimatum on historical due to a major country guaranteeing them.
  • Added missing Soviet focuses to 1939 Bookmark
  • Focuses and decisions will now work correctly when checking for a character that has a different name spelling in non-english
  • Volunteers will no longer be lost when returning
  • Russia can now properly form the Pan-slavic union
  • The AI will no longer cheat and try to use Military Spirits if No Step Back is not enabled
  • Fixed issue where exiled characters didn't return after a successful coup
  • Translate localization key for all character name, not just unit leaders
  • In the tank designer, the top/default entry in the model selection list is now the expected one for super heavy, modern and amphibious chassis.
  • The tank model displayed in the tech details view is now of the expected tech level.
  • Comintern is now dissolved when starting the Soviet civil war
  • Fix rare crash where logistics strike targetted consumer whose cached status was invalid
  • Fix PREV (etc) keyword when it references a character.
  • Super heavy and modern tank designs will now get a proper default icon when playing with NSB active.
  • Missing glyphs for Turkish and Latvian names are now back. Also fixed non-breaking spaces showing up as '?' in French and Russian translations.
  • Units in naval transfer will no longer trigger 'low supply' theater alert
  • Poland is no longer able to complete the April Constitution while being a puppet
  • Fallback lines now work correctly for volunteers
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
No final de dezembro lançaram um patch beta, mas Hearts of Iron IV ainda tem muitos bugs derivados da última DLC. E acho que deveriam fazer algo para se melhor defender de ataques contra sua logistica, que não seja simplesmente na força bruta.

Tudo bem que na vida real os alemães destruiram algumas centenas de trens dos russos, mas não é como se eles tivessem uma força aérea digna na ocasião.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Paradox lançou hoje novo patch beta de Hearts of Iron IV. Consertou um bug recente com as unidades maritimas, e até consertou um bug antigo com unidades terrestres.

Meio ocupado com FFXIV, mas com o patch atual devo voltar a jogar isso no decorrer da semana.

##################################
# Balance
##################################

- Blitzkrieg Theorist advisors now have increased base cost

##################################
# UI
##################################

  • Fixed ship stats details pages not showing correct supply usage
  • Fixed UI elements highlighting spurriously when tech template would unlock equipment which isn't included in current DLC profile
  • Fixed Army and Navy view windows opening on top of each other
  • Fixed shift+k shortcut for training air/navy
  • Decision map icons with CP costs no longer overlap unreadably
  • Fixed rail upgrade buttons sometimes not being generated. Buttons now line up with rails connecting to naval bases.
  • Fixed Railway Gun supply icon never showing up and being in the wrong place when it did
  • Fixed naval unit counters not showing low supply icon
  • Naval battle screen now correctly shows admiral portraits
  • Fixed operative map icons not getting frame mask applied
  • Updated equipment conversion and ship refitting tooltips to use accurate language and include the relevant values and modifiers.
##################################
# AI
##################################

  • AI now assigns free aces to valid existing wings instead of only when creating new wings
  • AI is now significantly less likely to release collaboration governments unless they have narrative reasons to do so
##################################
# Modding
##################################

- Added multiplicative modifier equipment_conversion_ic_cost which reduces conversion IC cost for non-naval equipment edited with the equipment designer (i.e. tanks when NSB is active).

##################################
# Stability & Performance
##################################

- Fixed player/ai list not being properly reset when going back to menu, triggering OOS on new games

##################################
# Bugfix
##################################

  • Modifiers from propaganda campaigns are now properly cleared when Soviet Union capitulates.
  • Emilio Mola will no longer be retired after completing the focus The National-Syndicalist State, he will just drop his country leader roles but will keep his advisor and unit leader roles.
  • Swapped Soviet armored cars I and II in the tech tree.
  • Communist support threshold to complete Estonian focus Break the Silence has been increased to be less than 5% (instead of less than 1%)
  • Fixed several character issues with Spanish Falangists in the focus tree. Emilio Mola and Primo de Rivera should be properly handled now and will no longer be literally killed in order to allow the other to take over as country leader.
  • Capital supply connection graph will now prioritize shorter sea routes
  • Supply network now considers convoy availability and tries to prioritize throughput over unconditionally avoiding naval connections
  • Naval Supply routes now respect blocked region flags.
  • Fixed Patagonian lake being considered some sort of flooded plain aberration and prevented players from building nuclear reactors on it.
  • Fixed an issue that made it impossible for players to progress down the Vichy focus tree because a Petain imposter was in charge
  • German Air Innovations 2 now correctly reduces cost of air doctrines, rather than increasing research speed
  • Fixed some design company ideas not having bonuses shown on equipment stats page
  • Steal blueprints operation no longer gives access to locked out mutual exclude branches
  • Frontlines will not spread to friendly or neutral countries anymore
  • Taskforces operating in a blocked naval region can draw supply from naval bases in that region
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
De madrugada comecei a jogar com a Bulgaria em Hearts of Iron IV. Indo relativamente bem, contudo...

Não sei se a IA está sendo realmente inteligente ou é mero acaso, mas depois que tomei a Grécia com ajuda substancial dos meus paraquedistas, faz 3 anos que os Aliados se esforçam em manter superioridade aérea sobre o mar Egeu e atacar minha infraestrutura em Creta.
A medida que vou adicionado aviões na região, igualmente a IA o faz. E assim permanece uma guerra de atrito. Mas é meio dificil alcançar a capacidade de produção de caças dos ingleses...

Se não fosse isso, meus paraquedistas poderiam atacar qualquer posição no Mediterrâneo Oriental.

XPQmH2Z.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Ultimamente tenho usado combat width de 24, mas parece deixar a desejar fora de ambientes montanhosos.
Como sempre tem gente pesquisando essas coisas em detalhes, fui questionar o Google a respeito e parece que na média os melhores são 10, 15, 18, 27 e 41-45. E assim reduzindo o debuff nas batalhas que pode chegar até -33%.
O que me faz lembrar que a Alemanha IA costumava usar 27 mesmo na época que o padrão era 10/20/40.

X98IVo3.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Jogando hoje com a Grécia. O país tem recursos naturais razoáveis, mas com população menor que 7 milhões, é preciso espremer o manpower. E agora em 1941 consegui fazer divisões suficientes para ao menos defender a região dos Balcãs. Então começar a fazer tropas especializas (fuzileiros e tanques) para ajudar as demais forças do Eixo a partir de 1943. Caso não ocorra um grande imprevisto no meio do caminho, pois nunca se sabe quando se tem a Itália como aliada :krip

RRaFyfe.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Hoje a Itália até que está se mantendo bem na partida, mas a Alemanha está perdendo a França e Belgica. Ainda não posso mandar reforços terrestres, mas mandei uns 400 aviões para lá na função CAS e interceptação. Embora não deve ser suficiente para atrasar o avanço dos Aliados.

XXGBMLY.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Em julho de 1943 terminei a construção do meu primeiro porta-aviões, e agora minha frota grega está se esbaldando no Mediterrâneo Oriental, onde deixei lotado de minas maritimas.

Mas só terminei de fazer 1 divisão de tanques e 2 de infantaria motorizada, que não são suficientes para reverter a situação para a Alemanha no coração da Europa. A única esperança seria derrotar os soviéticos e voltar sua atenção para a frente ocidental, mas Hitler ainda está longe dos montes Urais.

fMnYB7P.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Quando invadimos um país a partir de território aliado, geralmente os ganhos territoriais vão para nosso aliado, independente de quanto nossas tropas tenham feito o trabalho principal.

Jogando agora com a Hungria eu resolvi isso usando paraquedistas a partir da Yugoslavia que tomei anteriormente. E assim fiquei com alguns territórios da Grécia.

tfsJllk.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Eu aqui invadindo tranquilamente o Iraque como Hungria, e me esquecido que a Turquia costuma entrar para os Aliados por volta de 43-44 :krip

Pois então, a Turquia entrou para os Aliados e no dia seguinte declarou guerra contra as forças do Eixo. Tive que redirecionar minhas tropas blindadas para o Norte antes que os turcos me isolassem, deixando as tropas de Vichy sozinhas contra os iraquianos. Enquanto chamando minha infantaria em casa para terminar o serviço contra o Iraque.

E1LG2Ge.jpg



Na frente russa só tenho ajudado os alemães com meus bombardeiros táticos na função de ataque logistico, e por enquanto eles avançam na base de devagar e sempre.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Seja no jogo seja na vida real, a Turquia adora ficar em cima do muro. Jogando aqui com a Yugoslavia e já tendo conquistado Gilbratar e Egito, coloquei 50 divisões nas fronteiras com a Turquia. E Hitler colocou mais 15 divisões no lado do Cáucaso. Já faz alguns meses que a Turquia entrou para os Aliados, mas... não parece com ânimo para declarar guerra contra o Eixo :klol

IjHzpIN.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Geralmente os ingleses são os que mais produzem aviões nas minhas partidas de Hearts of Iron IV, me deixando ocupado com uma guerra defensiva nos céus europeus. Mas jogando agora com a Itália percebi que estavam com ações bem limitadas em meados de 1941. Talvez meus submarinos no Atlântico estejam fazendo efeito em sua indústria? Então usei "tag eng" nos comandos de console (tecla ' para ativar) para mudar para o país deles. E vi que estavam com deficit severo de Aluminium e Rubber; essenciais para a produção de aviões. E o estoque de Oil está vazio. Sem Oil, a Royal Navy é virtualmente inútil.

Embora a entrada dos EUA na guerra potencialmente irá melhorar a escolta dos comboios.

dttbaC7.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Hoje saiu a versão beta do patch 1.11.10 para Hearts of Iron IV. Parece que resolveram os problemas com a Estônia e Letônia. Sendo que hoje estive pensando em jogar com a Alemanha para testar um template de tanques.

##################################
# Bugfix
##################################

- Added a bypass to the Free French "Form the National Committee" Focus to avoid blocking the player if they don't have 90 Legitimacy
- Fixed a problem in British Alternate Strategy Plans when historical focuses are off without a specific strategy plan being selected
- Fixed issue where Estonia and Latvia would not follow the historical focuses
- Added missing leader tooltip in Soviet focus The Glory of the Red Army. Pavel Rybalko will become a general after completing the focus, and now everyone knows it.
- Turkey no longer gets a wargoal on themselves when refusing Balkan Federation demands
- Niche Role will now be correctly set correctly when AI designs ships. This also applies to players using "auto design".
- Japanese puppets should now get the corrects name
- Fixed achievement "Better than Szent Istvan" being impossible to earn due to a an issue with the new character system
- Naval battles will no longer count towards combat duration for career profile
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Hoje jogando uma partida com Yugoslavia e resolvi não construir bombardeiros táticos. Geralmente os uso para ataques logisticos na frente russa. Bem, parece que influenciou negativamente o ataque alemão, pois mesmo com apoio direto dos meus CAS - e eu impedido o desembarque Aliado na Europa - estamos no começo de 1944 e ainda está meio longe de Murmansk e dos Urais, com mais de 4 milhões de baixas.

Sendo meio inútil eu enviar tropas terrestres para lá, pois o suprimento é complicado. Suprimento por via aérea só funciona se eu controlo o território, então só seria útil se eu estivesse jogando com a Alemanha. Na Síria esse conceito funcionou porque eu tomei o Egito e o território a partir dai ficou para mim.

aGsc5vS.jpg


De todo modo, acho que nunca contruí um Super heavy battleship (SHBB), que seria basicamente um Yamato. Hoje resolvi fazer um. Mas leva tempo... Comecei no inicio de 1942, e só deve terminar no meio de 1944. Consumindo 25 Steel e 20 Chromium. Felizmente Yugoslavia é bem servida de Chromium.

Mas daqui a pouco vou fazer quests/dungeons em FFXIV, então só devo testar a efetividade do SHBB amanhã.

o91HuoU.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Tentar conter a ânsia kamikaze da Itália nunca é tarefa fácil. Enquanto invadia a Turquia tive que direcionar algumas das minhas forças para repelir invasões bem sucedidas no Sul e Centro da Itália. Assim que termino com a Turquia, envio 12 divisões blindadas para o Norte da Africa onde a Itália estava quase perdendo a Libia; que deixaria meu Egito ameaçado. Mas como a IA não se dá o trabalho de melhorar suas linhas de suprimento, é oneroso e lento recuperar a Libia. Então acho que vou fazer um ataque anfibio contra os Aliados na Tunísia.

Em todo caso, sobre o SHBB, ele está pronto e apoiou minhas invasões navais na Turquia. Mas não há oposição séria no Mediterrâneo e estou basicamente usando um SHBB para dizimar comboios Aliados na região, na vaga esperança que os ingleses ou americanos enviem uma frota de respeito para lidar comigo. Talvez estejam ocupados com o Japão, que está quase sendo chutado da China.

Alemanha? Como se vê no screenshot abaixo, a poucos dias de 1945 e sem grandes mudanças. Fora minha presença no Cáucaso por ter aberto caminho pela Turquia.

gYpT0gj.jpg


Bem, às vezes eu leio gente reclamando no fórum oficial e do Steam sobre as forças do Eixo geralmente perderem quando o jogo está com modo histórico ativado. Mas isso é o natural. Depende das ações do jogador mudar isso, não sendo tarefa fácil quando usando uma nação menor. Estranho é somente quando há algumas anomalias pontuais onde a Alemanha não consegue nem invadir a França. Embora a Itália IA é tão sem noção quanto o Mussolini era na realidade.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Queria ter cérebro pra isso, mas fico só no Stellaris mesmo!
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Faz algum tempo que estavam sem dar sinal de vida para o jogo em questão, mas hoje a Paradox postou um Developer Diary para Hearts of Iron IV. Sobre um assunto espinhoso:
- Designer Corner: Peace Conference

Não sei se usar Brasil e Argentina como exemplo seja um sinal sub-reptício de que esses países receberão uma focus tree dedicada no próximo DLC.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Hoje o Hearts of Iron IV recebeu Open Beta Patch 1.11.11. Nada muito relevante para mim, mas baixei aqui.

##################################
# Balance
##################################

- Adjusted the ship refitting cost calculation. The base cost is now a percentage of the hull cost, and the cost for any module changes are added on top of that. The same is true for tanks.
- Removed path connecting advanced light tank chassis to modern tank chassis research

##################################
# Stability & Performance
##################################

- Fixed rare OOS happening when players joined an MP game after playing a different game

##################################
# Modding
##################################

- Hot-reloading AI strategy plans will not crash the game.

##################################
# Database
##################################

- Changed the starting British Motorized Division template to use motorized - sorry, motorised - recon
- Added some bypass conditions to Czech focuses
- Unlocked fuel tank module for French cruiser submarines

##################################
# Bugfix
##################################

- Only display the ship refitting speed and cost modifiers when MtG is active.
- Added Bypass to "Demmand Lithuanian Annexation" if Poland already controls all Lithuanian states except for Memel
- Fixed units being unable to convert a move order to a retreat order when attacked
- Fixed CTD that could happen during railway gun positioning.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.235
Reações
25.281
Pontos
1.004
com Crusader Kings 2 free ali no Steam, até cogitei em jogar mas acho que esses tipos de jogo devem ser dificieis e complexos demais pra se jogar.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
com Crusader Kings 2 free ali no Steam, até cogitei em jogar mas acho que esses tipos de jogo devem ser dificieis e complexos demais pra se jogar.
parece dificil mesmo, tb nunca me aventurei, so vejo videos e fico na vontade... mas o lance mesmo é ter de prestar atençao em muita coisa pra gerenciar, muitos detalhes, não é jogo pra relaxar depois de um dia de trampo! kkkkkkkkkkkkkkkk isso que me afasta dele um pouco.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
com Crusader Kings 2 free ali no Steam, até cogitei em jogar mas acho que esses tipos de jogo devem ser dificieis e complexos demais pra se jogar.
parece dificil mesmo, tb nunca me aventurei, so vejo videos e fico na vontade... mas o lance mesmo é ter de prestar atençao em muita coisa pra gerenciar, muitos detalhes, não é jogo pra relaxar depois de um dia de trampo! kkkkkkkkkkkkkkkk isso que me afasta dele um pouco.

Eles são dificeis só pra iniciar.
È o tipico jogo que tem uma grande curva de aprendizado mas uma vez escalado na verdade se torna bem simples.


Logo pra começar em crusader kings 2 eu recomendo começar num reino Estavel. Como a Irlanda (Noob island).
Ela é relativamente estavel e da pra cometer MUITO erro e focar no que você quer aprender.
Savescum (reload infinito) tb é super tranquilo, especialmente se vc quer aprender. Deixe pra iron man quando vc se sentir seguro.


E sim, após aprender o sistema da pra relaxar tranquilo :).

Se você tem experiencia com jogos de RPG e Estrategia. Leva umas 2-5 horas pra aprender tudo.
O resto é +ir jogando e se adaptando ao que o jogo vai colocar contra você. Isso depende do desafio que vc se auto-impos e da localização do país e como os outros estão se virando.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Eles são dificeis só pra iniciar.
È o tipico jogo que tem uma grande curva de aprendizado mas uma vez escalado na verdade se torna bem simples.


Logo pra começar em crusader kings 2 eu recomendo começar num reino Estavel. Como a Irlanda (Noob island).
Ela é relativamente estavel e da pra cometer MUITO erro e focar no que você quer aprender.
Savescum (reload infinito) tb é super tranquilo, especialmente se vc quer aprender. Deixe pra iron man quando vc se sentir seguro.


E sim, após aprender o sistema da pra relaxar tranquilo :).

Se você tem experiencia com jogos de RPG e Estrategia. Leva umas 2-5 horas pra aprender tudo.
O resto é +ir jogando e se adaptando ao que o jogo vai colocar contra você. Isso depende do desafio que vc se auto-impos e da localização do país e como os outros estão se virando.
valeu! darei uma chance em breve! no momento estou no Anno 1800 e às vezes brincando no Workes and Resources Soviet Republic (early access). Mas breve volto pra estrategia!
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
valeu! darei uma chance em breve! no momento estou no Anno 1800 e às vezes brincando no Workes and Resources Soviet Republic (early access). Mas breve volto pra estrategia!

se vc joga esses 2 jogos não deverá ter um problema absurdo com Crusader kings 2 , Europa Universalis IV ou Hearts of Iron e stellaris.

Eu diria que Anno 1800 em alguns aspectos é até mais dificil que pelo menos os 2 ultimos na parte economica.
E economia é 70% do jogo.

Stellaris é 80% do jogo ^^.


O crusader kings pode pegar um pouco na sucessão mas recomendo começar com personagens jovens o que garante ao menos umas 2-5 décadas de jogatina sem ter que lidar com isso.

For batendo duvidas só me linkar que eu vou tirando. Eu jogava crusader kings 2 e consigo ajudar com algumas coisas e curto ajudar pessoas a jogar mais esses games :).

Mal posso esperar victoria 3. Esse sim vai ser complexo mas vai ser maravilhoso o game \o/.
Eu até fiz uma jogatina que botei aqui no forum da OS com o Brasil que fiz em 2020 acho. MAs o jogo é muito muito antigo e tava precisando de reformas :).
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.845
Reações
31.773
Pontos
1.344
Falar tanto em CK3 me fez querer jogar de novo e vi que a ultima DLC do expansion pass vai chegar agora dia 31.

Vo começar a relembrar o jogo pra quando chegar dia 31 começar de novo :kcool. Comprei com expansion pass no lançamento na época :).

 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Hearts of Iron IV (para quem não sabe que eu basicamente só falo dele aqui)

- Naval Rebalance | Designer Corner

Pela insistência da Paradox em usar o Brasil como exemplo, parece inevitável que ele virá de brinde junto com uma focus tree italiana refeita. Sendo que o Brasil teve presença justamente por lá.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
Fui olhar o fórum oficial de Hearts of Iron IV sem muita expectativa, mas ao chegar lá percebo que saiu beta de um patch novo, 1.11.12.

################################################################
######## Patch 1.11.12 "Barbarossa" #########
################################################################

##################################
# Balance
##################################

- Improved tank conversion costs for tank modules
- Limited Stabilizer tank module to one per vehicle
- Armor stat ARMOR_VS_AVERAGE changed from 0.3 to 0.4 to patch piercing
- Reduced resource costs of tank upgrades, armor upgrades improved
- Reduced high velocity gun piercing
- Reduced tech piercing bonus for tank destroyers and motorised AT
- Adjusted flame tank terrain modifiers
- Recon tank stats are now proportional to unit size (including armor)
- Equipment conversion speed bonuses unlocked by tech is no longer applied to tank production lines when NSB is active. Instead the bonus reduces the base cost of the conversion, which now is 90% of the chassis cost up from 20%. The techs will reduce the cost to 50% and 10% respectively.
- Motorised equipment is now essential for motorised arty/AT/AA battalions

##################################
# UI
##################################

- Changed the icons for the techs Improved Equipment Conversion and Advanced Equipment Conversion to better communicate their effects.

##################################
# Database
##################################

- Fixed an issue where the only available 3d model for modern German tanks was an AA vehicle if axis armor pack DLC is enabled

##################################
# Bugfix
##################################

- Soviet Atomic Bomb Project focus is now properly tracking the current number of academies built and will now be unlocked when appropriate.
- Fixed issue in which Invaders Must Die state modifier was not properly removed after the propaganda campaign finished.
- Soviet focus Modernize the Far Eastern Fleet will now grant a different National Spirit if DLC Man the Guns is not active, using modifiers that work without MtG.
- Small fix to a Bulgarian news event so that if Bulgaria is already in the Comintern the text makes sense
- Turkish focus Align Bulgaria will now get bypassed if Bulgaria is a subject of any country (not only Turkey), so that the rest of the branch does not become inaccessible if Bulgaria is a subject of another country.
- Fixed Issue in Soviet decision category Middle Eastern Diplomacy in which there was a non-existent tag being checked against.
- Doctrine bonuses to tank max speed will now be taken into account when determining if a tank design's max speed is too low making it invalid.
- When calculating total trucks needed at country level, take into account all controlled nodes and not just owned ones.
- Added the missing sound effects for alert_doctrine_unlock, alert_officer_corps and alert_losing_trains.
- Fixed equipment conversion resource cost calculation to prevent resources from sometimes being counted twice.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
- Developer Diary | Italy #1

Na próxima DLC - by Blood Alone - haverá mudanças significativas na Itália. O texto acima é meio grande. E não é nem metade do que está por vir.
 

Pimbaum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.292
Reações
1.433
Pontos
884
Esse fds finalmente tive um pouco de tempo livre, e resolvi começar de verdade o Stellaris.

Vanillão mesmo. Baixei só uns packs pra bandeiras e nomes.

Mas vale realmente a pena gastar algumas horas nele? A primeira sensação que tive ali é que seria um "mais do mesmo", só com uma roupa nova.
Meio que pareceu uma mistura de CK, mas com mais dificuldades de visualização no mapa; com um Civilization no espaço, só pegando os hexes.

Em jogos como o HoI, p ex, eu não tive essa sensação.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.567
Reações
15.824
Pontos
403
A nova expansão de Hearts of Iron IV, By Blood Alone, está em pré-venda no Steam por R$ 49,49. Data prevista para 27 de setembro. Parece que vou passar outubro bem ocupado.
 

c4rbss

Bam-bam-bam
Mensagens
3.920
Reações
3.689
Pontos
453
impressão minha ou CK3 é mais facil que o CK2 ? to literalmente dominando a africa inteira na primeira gameplay
 
Topo Fundo