O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tópico Oficial] - Jogos da Paradox - Hearts Of Iron IV - Crusader Kings II - Europa Universalis IV - Stellaris - Victoria II

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.147
Reações
35.299
Pontos
1.053
Secret Government em promoção.
não é Paradox mas é o mesmo estilo, só que sem foco em combate e sim em manipulação.

 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Hoje jogando com a Romênia, e agora em janeiro de 1943 as coisas estão melhores. A frente russa ainda fazendo suas vitimas: 1,8 milhões de alemães mortos, e no outro lado 4 milhões de comunistas mortos. Mas a força aérea russa foi obliterada e agora avançando sem muitos problemas.

Coloquei tropas em todos os portos da Europa e até agora impedi os Aliados de fazerem uma cabeça de praia. Exceto na Noruega, pois não tenho manpower e indústria para ser onipresente. Mas coloquei alguns submarinos lá ao longo dos seus fiordes, então os Aliados não possuem suprimento a 100% em terra, e os alemães dão conta do recado.

Tenho 22 divisões na fronteira com a Bulgaria. Já é dificil o jogador lidar com a guerra civil por lá causada pelos comunistas, imagina o computador. Deve acontecer nos próximos meses, ou mais tardar em 1944.

dmlw7Om.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Não sei se a geração de Aces na aviação ficou bugada agora no minha partida com a Romênia, mas mesmo tendo mais de 2.000 aviões divididos em vários esquadrões, não aparece nenhum. Sem isso está dificil eu chegar a 90% de war support para aumentar meu nível de alistamento.

Minhas reservas estão se esgotando, e parei de avançar pelo Sul da URSS porque os alemães não estão avançando na mesma velocidade. E se os russos romperem o meu flanco, quase metade do meu exército ficará isolado. Não muito diferente do que aconteceu na realidade com os romenos.

No lado alemão, parece que suas tropas estão com alto nível de atrito. Não deve estar lidando direito em consertar sua infraestrutura. No próximo patch/DLC será permitido construir coisas como infraestrutura no território do seu aliado. No momento isso só é possível com Mods, mas não sou muito fã de usá-los.

88uUe9m.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Enfim consegui aumentar meu war support para 90%, mas tive que enviar minhas tropas blindadas para a Itália, pois os americanos conseguiram invadir pela província de Nápoles.

Vou dar uma olhada pelo mapa ao redor, e... o que os italianos estavam fazendo em vez de proteger sua terra natal junto comigo? Estavam invadindo Arcangel no norte da URSS :krip

Bem, a frente alemã começou a ruir por causa do atrito. Não sei por quanto tempo vou conseguir carregá-los.

A Turquia entrou para os Aliados em junho de 1943, mas fiz um pacto de não-agressão ao mesmo tempo que coloquei 24 divisões perto de Istambul para não deixá-los com idéias. E estão quietos na deles, por enquanto.

fBDh3c3.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
- HOI4 Dev Diary - Traiiiiins

Se a Germany AI já sofre para manter suas rotas de suprimento, imagina com a camada extra de complexidade que vão colocar neste aspecto...
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Jogando com a Itália, ataquei Gilbraltar no começo de 1940 com 4 divisões de fuzileiros navais. Mas sem sucesso. Em maio/1941 ataquei de novo, agora com 8 divisões de fuzleiros + 3 normais. Junto com o apoio de 100 bombardeiros táticos que eu deixei na Sardenha. E enfim tranquei o Mediterrâneo, podendo direcionar minhas forças para outros cantos, como a frente russa.

Mas a Germany AI continua uma negação contra os russos. Bem, dizem que se você quer um trabalho bem feito, faça você mesmo :krip

Mas daqui a pouco indo dormir, desde ontem acordado. Talvez amanhã jogue com a Alemanha.

vBk0ujQ.jpg
 


Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Acho que baguncei o script da AI dos Aliados enquanto jogando com a Romênia, pois ficou sem rumo por boa parte do tempo :kbeca

Não apenas ajudei a defender a Sardenha - que a Itália costuma perder com facilidade - como usando somente 5 divisões mantive mais de 20 divisões Aliadas ocupadas em Creta por mais de 2 anos. Usando apoio aéreo minimo na região, além de alguns submarinos colocando minas ao redor.

Jn3MNCV.jpg


Mas acabei desistindo da partida após a Frente Oriental se tornar um atoleiro dificil de sair sem apostar todo seu manpower.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Estava aqui jogando com a Yugoslavia, ajudando Hitler a conquistar o mundo, e indo relativamente bem em meados de 1942. Por algum motivo os Aliados estavam me considerando como a maior ameaça e seus ataques anfibios estavam focados em mim, que eu conseguia contra-atacar sem maiores problemas com minhas tropas blindadas. Mas então... algo pouco usual acontece e a Espanha entra na guerra. E nada menos no lado dos Aliados. Geralmente a guerra civil por lá termina de forma favorável (a longo prazo) para o Eixo.

Yugoslavia não tem a melhor das condições para interferir na guerra civil espanhola, e nem prestei atenção naquela direção. Vou ver um save antigo e vejo que hoje a Espanha seguiu um caminho distinto.

Bem, acordei ontem as 8 da noite e acho que vou começar outra partida para passar o dia. Mas ainda pensando qual país escolher.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Nunca fui bom em guerras civis, e passei a noite na pior delas, a guerra civil espanhola. Sem chegar a lugar nenhum. Agora no amanhecer do dia, na minha melhor partida com a Espanha, evitei a revolta dos Carlistas, mas estou em meados de 1939 sem vislumbrar o final do caminho :krip

Z0S7Scq.jpg


Os russos com seus tanques e quase 300 bombardeiros táticos infernizaram ainda mais minha vida de espanhol.

Bem, aqui pensando se tento de novo ou desisto de vez da Espanha.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Finalmente consegui vencer a guerra civil espanhola. Mas não fui exatamente rápido, terminando em março de 1940.

Mesmo que consiga antes, como em 1938, demora algum tempo para remover os debuff da guerra civil. Então embora seja possível se aliar com Hitler logo no começo da guerra, é sensato seguir o caminho do Franco no mundo real, que focou mais em reconstruir o país, e ajudou a Alemanha apenas indiretamente.

De todo modo, in-game deve ser possível estar em boas condições em meados de 1942-43.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Hoje fui melhor na guerra civil espanhola, terminando em janeiro de 1939. E no meio do caminho ainda isolei e eliminei uma daquelas unidades blindadas dos soviéticos que adora semear o caos nas minhas linhas. Comunista bom é comunista morto :obrigue

zYR05gr.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
- Hoi4 Dev Diary - Poland is not yet lost - No step back AAR

Com 3.318 horas de playtime, poucas vezes tentei jogar a Polônia, já que a posição dela é meio complicada por ser rodeada de 2 gigantes querendo enrabá-la o quanto antes. Não ajudando muito que a focus tree atual dela é muito semelhante a genérica.
Mas talvez faça algumas tentativas na próxima DLC.
 

Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.810
Reações
25.219
Pontos
1.139
Esse tópico me lembra que eu devo jogar CK3, nem que seja com mods. (o base game achei meio cru)
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
31.692
Pontos
1.344
Esse tópico me lembra que eu devo jogar CK3, nem que seja com mods. (o base game achei meio cru)

CK3 ta vindo com uns updates bem legais. Proximo DLC deve adicionar bastante coisa.
Pode usar o MOD Prince of darkness em que vc joga como vampiro :).


Quanto a HOI4.
Eu estou retreinando minha alemanha e devo botar a gameplay completa no youtube como um tutorial daqui 1-2 meses se o tempo permitir.
Em tempo pra jogar No Step Back.

vou usar os truques que eu aprendi jogando Multiplayer e como maximizar.
Usando Expert AI 4.0 no Hard pra dar uma dificuldade extra pro jogo sem transformar o mesmo na I guerra mundial. (Expert AI no modo +difícil fica muito brutal a horda de infantaria que vc tem que esmagar, ae fica chato pq nada acontece).

Atualmente to tentando relembrar como eu fazia o Naval da Alemanha.
O que ta me obrigando a fazer uns resets na estratégia quando chego em ponto X e me encontro sem a tecnologia que eu queria pronta a tempo ^^.

Diferença do MP pro SP é que no multiplayer a pesquisa roda muito mas muito mais rápido pq vc pode usar os designs dos seus aliados pra acelerar sua própria pesquisa.
Logo no SP vc tem que reorganizar pq ter por exemplo aviões de 1944 em 1940 é contra producente.
Até pra dar uma chance pra AI tb logo coloco umas regras como não ter nada mais do que 1 ano adiantado.

E tb priorizar o comércio com a Alemanha que a AI nunca faz.
E no SP é tudo na marra.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Eu prefiro jogar como coadjuvante em Hearts of Iron IV, então é raro jogar com a Alemanha. E quando resolvo fazê-lo, metade das vezes ainda fico travado na dupla Bélgica/Holanda :klolwtf

Bem, é extremamente raro eu usar divisões 40w, que parece ser usadas por muita gente. Preferindo ficar no 20w. Com 10w para vigiar os portos. Minha mentalidade de minor me perseguirá até o fim dos tempos :krip
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
O problema de invadir a Grécia - e o potencial latente de ficar em um impasse naquela região - não é tanto pelas montanhas, mas saturar suas linhas de suprimento. Essa semana (jogando com a Itália) não fiz ataques anfibios na região do Peloponeso e só fiz um ataque simples vindo da Albânia. Se fosse só minhas tropas ficaria bem, mas meus aliados como a Alemanha mandou tropas para lá; em especial tanques famintos por suprimentos. Demorei quase 3 meses construindo infraestrutura até estabilizar o suprimento na região. Neste meio tempo ainda fiquei com deficit na produção de AA (possivelmente devido ao atrito), que não era fácil reverter a curto prazo, então acabei seguindo a vida real, fazendo Hitler desviar tropas que seriam usadas na invasão da União Soviética.

Ultimamente tentando me decidir qual é a melhor doutrina aérea para ser usada como Itália. Battlefield Support ou Operational Integrity. Essa semana usei a segunda opção e talvez tenha influenciado na minha falha em tomar Gibraltar antes da entrada dos EUA na guerra. Usei praticamente a mesma quantidade de aviões na batalha, mas Operational Integrity não dá tanto bônus para CAS como Battlefield Support. Embora uma partida nunca é igual a outra, e pode haver outras coisas na equação.

Bem, agora indo jogar FFXIV, mais tarde devo voltar a jogar com a Itália e tentar ficar me lembrando dos pequenos detalhes como suprimento e da falta de inteligência da IA aliada.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Hoje a Paradox deu mais algumas informações sobre a atualização/DLC que está por vir:
- HoI4 Dev Diary - Officer Corps Recap & AI Improvements
Aparentemente a AI será menos demente sobre questões de logistica.

Ainda sem data de lançamento. Espero que não seja praticamente junto com Endwalker de FFXIV. Sou de natureza desocupada, mas meu dia é de 24 horas como todo mundo. Além do meu chefe no fansubber ser incapaz de ver um desocupado feliz sem ficar com vontade de enviar uma enxurrada de animes para eu traduzir :obrigue
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Hoje o meu jogo com a Itália está indo bem. Mais 1 ou 2 meses e termino de subjugar os gregos. Então ir para o Iraque.

Quando a Itália é deixado nas mãos da AI, ela gosta de ir conquistando tudo na Africa (ou ao menos tenta), mas eu simplesmente deixo algumas tropas defensivamente no Sul do Egito. Gastar tempo e recursos para conquistar o continente africano não costuma pagar dividendos. E no próximo DLC a logistica dessa região deve ficar ainda mais infernal.

VUv62D6.jpg
 

KingConte

Bam-bam-bam
Mensagens
4.965
Reações
18.395
Pontos
453
Hoje o meu jogo com a Itália está indo bem. Mais 1 ou 2 meses e termino de subjugar os gregos. Então ir para o Iraque.

Quando a Itália é deixado nas mãos da AI, ela gosta de ir conquistando tudo na Africa (ou ao menos tenta), mas eu simplesmente deixo algumas tropas defensivamente no Sul do Egito. Gastar tempo e recursos para conquistar o continente africano não costuma pagar dividendos. E no próximo DLC a logistica dessa região deve ficar ainda mais infernal.

VUv62D6.jpg

Esse jogo ai é o Hearts of Iron 4? É muito difícil de jogar?
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Esse jogo ai é o Hearts of Iron 4? É muito difícil de jogar?

Sim, é o Hearts of Iron IV.
Não tenho experiência com outros jogos da Paradox (comprei o Stellaris mas joguei quase nada), mas as pessoas geralmente dizem que esse é o jogo mais fácil/simples da empresa.

Embora o tópico tenha se tornado geral para a Paradox, é meio implícito que eu só comento sobre Hearts of Iron IV. Então às vezes acabo não citando o nome dele.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Jogando hoje com a Bulgaria, e a Italia AI sendo a pedra no sapato habitual :krip
Bem, é uma AI competente em imitar o Mussolini...

0jKH5fi.jpg
 
Ultima Edição:

Luisgui85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
867
Reações
1.479
Pontos
829
Jogando hoje com a Bulgaria, e a Italia AI sendo a pedra no sapato habitual :krip
Bem, é uma AI competente em imitar o Mussolini...

0jKH5fi.jpg
Os Bálcãs fazem jogo duríssimo sempre que tento entrar. Uma vez, de Brasil aliado, consegui anexar a Itália :kawaii

To fazendo uma run de Brasil não-alinhado, em 45 com a maior parte da América tomada (EUA com quase 80% pra capitulação).
Muitas divisões de amplitude de combate 40, algumas divisões motorizadas, muitos caças pra interceptar os bombardeiros que querem minar meus suprimentos. Frota de submarinos apenas pra atacar os comboios e enfraquecer as invasões navais no norte da latam. 1,2 milhões de baixas, mas com 5 milhões de manpower sobrando.
Acho que fechando a América, minha primeira conquista mundial vem fácil.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
É dificil o Brasil ter problema com manpower. E a região tem boas quantidades de aluminium, rubber e oil, então dá para fazer uma força aérea respeitável. Tungsten tampouco é problema com a Bolivia e Argentina. O problema, ao menos para mim, é depender da importação de steel.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.795
Reações
31.692
Pontos
1.344
Cometi erros, mas minha partida no Expert AI. 4.0 no Muito dificil acabou.
Agora ir pro Insano.

Curiosamente china resiste desde 37 em 3 provincias no canto da foto. Nunca sabia que dava pra ficar só com aquelas provincias e nunca capitular.

Falta os aliados mas se fosse uma partida multiplayer teria terminado pq matar os EUA nem é dificil com tanta produção.
Apenas chato mesmo.
E inglaterra só ta viva pq eu me coloco como regra so atacar a ilha após tomar a URSS.
A8CF83AF8C3367AE0375042B4CEFE4ACEFA1C448
 
Ultima Edição:

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Jogando hoje com a Hungria e dando suporte as forças do Eixo. Enquanto protejo seus portos e faço Port Strikes em Malta e Chipre, Italia AI está fazendo a festa na Africa. Se o jogador não proteger as costas do Mussolini, não é dificil ele conquistar toda a Africa enquanto perdendo sua terra natal. Também coloco caças para interceptar bombardeiros aqui e acolá.

Japão AI também parece estar indo bem, e acabou de conquistar Nova Zelândia. Fui ver a produção industrial dos ingleses e ainda não sofre interferência da expansão japonesa na Asia. Mas quase todo seu rubber vem do Sri Lanka (Ceilão). Se o Japão conquista aquilo, a produção de aviões ingleses sentirá o golpe.

Bem, agora tudo depende de como a Alemanha AI vai lidar com o moedor de carne da Frente Oriental. Mandei alguns aviões para lá, mas minha prioridade é proteger a costa francesa e italiana.

9qH6AE0.jpg


pyJDVUj.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Outubro de 1943 e tendo sucesso em repelir os desembarques aliados; ou quase, porque agora enviando minhas tropas mecanizadas para Sicília onde minhas tropas de defesa portuaria não deram conta.

Noruega deixei os alemães jogados a própria sorte, com apenas 40 bombardeiros táticos dando apoio. Os italianos estão perdendo o Norte da Africa e agora que a Turquia entrou na guerra, estão recuando também da Síria. Devo mandar minhas tropas para ajudar a Bulgaria contra a Turquia, depois que dar um jeito na Sicília.

O Japão está fazendo a festa na Oceania e conquistou a Australia. Às vezes alguém reclama disso no fórum oficial, do modo que os EUA não raro ignora o Japão e foca suas forças na Europa.

D4l2eSN.jpg


WbAFMO1.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Cortado o rubber, os ingleses são incapazes de repor as perdas de aviões e agora em meados de 1944 não há mais bombardeiros estratégicos sendo usados em solo europeu. Na Frente Oriental, após 12 milhões de baixas, os russos tampouco são capazes de sustentar uma defesa ou contra-ataque, e agora Alemanha está alcançando os montes Urais.

Caindo esses dois, não há muito o que eu possa fazer como Hungria. Para invadir os EUA é preciso de uma marinha forte, e não é fácil fazer isso com a Hungria. Minha zona costeira se restringe a extinta Yugoslavia, e somente 6 fábricas para navios agora em 1944.

Bem, depois dessa overdose de Hearts of Iron IV que tive nos últimos tempos, acho que vou esperar a DLC. Assistir anime no resto dessa semana, e na próxima ver se escolho um dos jogos que deixo mofando na biblioteca Steam.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Vi agora que enfim a Paradox deu a data de lançamento da expansão No Step Back...
E é justamente em 23 de novembro, mesma data do Endwalker de Final Fantasy XIV...
Preço R$ 37,99.

Bem, parece que terei poucas horas de sono nesta reta final de 2021.
 

Luisgui85

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
867
Reações
1.479
Pontos
829
É muita zoeira, amigos :klolwtf
Meus submarinos garantiram aquele milissegundo de superioridade naval necessário pra fazer a invasão no UK à partir da Islândia.
Agora é meter o pé na porta da França, que está lotada do que sobrou dos aliados.

zeff_by_levihathan_detpofq-fullview.jpg


zeff2_by_levihathan_detpp78-fullview.jpg
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Patch notes da expansão que sairá na próxima semana:

A variação de combat width a depender do terreno. Para a Itália até penso em fazer divisões personalizadas para combater no deserto, mas no geral deve ser contraprodutivo ou simplesmente chato ficar prestando atenção nisso. Devo acabar dando atenção mais para as tropas especiais para maximizar seu potencial limitado.

Ou para aqueles que vão jogar mais na America do Sul e Sudeste Asiatico, jungle/forest width não deve ser menosprezado. Aliás, na wiki mostra os tipos de terreno pelo mundo:
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Agora de tarde saiu a nova expansão de Hearts of Iron IV.

Escolhi a Bulgaria como minha primeira partida. País pequeno e com abundância de PP. Então deve ser melhor para eu me adaptar com o novo sistema de logistica e seus trens, assim como o novo sistema de pesquisa para doutrinas militares.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
Gostando do canhão ferroviário. Não é barato (e depende de Chromium), mas está garantindo 10% de debuff nas estatísticas de ataque/defesa do inimigo. E países pequenos como a Grécia não parece dar muita atenção para a logistica, pois estou invadindo agora o país e suas tropas estão sofrendo com falta de suprimentos.

6DXwfqb.jpg


Depois dessa partida devo jogar com a Hungria.
 

Zefiris Metherlence

Bam-bam-bam
Mensagens
5.450
Reações
15.501
Pontos
403
A nova expansão de Hearts of Iron IV veio com uma tonelada de bugs, e minutos atrás foi lançado o patch 1.11.2:
Mas o changelog é só duas coisas:
  • The expected models can now be selected for tank designs.
  • Game executable should be properly signed again.

Próxima semana deve vir algo mais gordo.
 
Topo Fundo