O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico Oficial NOVO30, Obrigado pelos 22.743,826 Milhões de votos de Confiança. BORA TRABALHAR!

Robson Vieira

Supra-sumo
Mensagens
637
Reações
552
Pontos
154
Muito bom ler isso....



Exatamente...



Show!



Grande Zema!!!







Boa!






Agradeço por todo o conteúdo da postagem, @RoLukeSky . Li bastante e fico feliz ao ver à reação do público, especialmente com as expectativas do panorama em MG.

Para retribuir e refletir:

frase-nada-e-tao-poderoso-no-mundo-como-uma-ideia-cuja-oportunidade-chegou-victor-hugo-148601.jpg
 


lucas789

Lenda da internet
Mensagens
30.027
Reações
78.324
Pontos
1.704

Esse cara não cansa de passar vergonha?

index.php


O imbecil quer colocar a etiqueta de autoritário no Bolso de qualquer jeito, igualzinho os esquerdopatas

Ainda que tivesse barrado “pq quis”. Casa dele, regras dele. Vcs do Novo não defendem propriedade privada? Não são libertários? Achei que quem era contra propriedade privada era o pessoal do Boulos
 

Anexos

  • FBEE90A9-23F4-4CB9-9C09-D646FC6597DB.jpeg
    307 KB · Visualizações: 496

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.181
Reações
32.510
Pontos
1.629
Esse próximo ano promete pro NOVO, dá pra fazer história no congresso.

Impressionante como ele foi criticado por essa sensata postagem, chamado de comunista pra baixo.
Bolsominions tornaram-se tão ou mais chatos do que os petistas que juraram combater.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Impressionante como ele foi criticado por essa sensata postagem

Desculpe Ultima, mas essa mensagem foi tudo menos sensata. Que existem partidários exagerados nas fileiras pró Bolsonaro não restam dúvidas, mas a crítica a essa postagem nem de longe representa esses eleitores. Ele não foi chamado de comunista por isso, mas de ridículo, chamador de atenção, coisas desse tipo. Claro que estou tomando por base as postagens aqui na OS, aí por fora não duvido que tenham rotulado ele disso que você mencionou.

Por fim, acho que muitas pessoas do NOVO se comportam exatamente da mesma maneira que os radicais do PT se portam; cavaleiros da justiça, portadores da mensagem da salvação para os problemas sócio-político-econômicos e únicos moralmente aptos a fazê-lo, para mim a parte mais perigosa é essa última, aqui que está o ponto que vejo aproximação com petistas e é no que reside o maior mal que se vê hoje nos que ainda insistem em defender o partidão. Isso no microuniverso da Outerspace, imagina lá fora.
 

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Desculpe Ultima, mas essa mensagem foi tudo menos sensata. Que existem partidários exagerados nas fileiras pró Bolsonaro não restam dúvidas, mas a crítica a essa postagem nem de longe representa esses eleitores. Ele não foi chamado de comunista por isso, mas de ridículo, chamador de atenção, coisas desse tipo. Claro que estou tomando por base as postagens aqui na OS, aí por fora não duvido que tenham rotulado ele disso que você mencionou.

Por fim, acho que muitas pessoas do NOVO se comportam exatamente da mesma maneira que os radicais do PT se portam; cavaleiros da justiça, portadores da mensagem da salvação para os problemas sócio-político-econômicos e únicos moralmente aptos a fazê-lo, para mim a parte mais perigosa é essa última, aqui que está o ponto que vejo aproximação com petistas e é no que reside o maior mal que se vê hoje nos que ainda insistem em defender o partidão. Isso no microuniverso da Outerspace, imagina lá fora.

Ninguém se porta como Salvador da nação nem como bastião da moralidade,mas a crítica dele foi totalmente válida e coerente,aí o pessoal simplesmente ignora completamente o argumento dele e foca em atacar a pessoa dele

A real e que bolsominion e burro pra c***lho,não e coincidência que o Bolsonaro herdou voto pra c***lho do Lula,a fanbase dele (fanbase,pq não são eleitores,sao fas) bate palma pra tudo que ele faz,ou se cala.todo mundo que critica ele e comunista,TODO MUNDO.me lembra quando todo mundo que criticava o pete era contra pobre,e o mesmo modus operandi

Aposto meu rim que se outro candidato barrase imprensa vcs iam tá surtando,mas como é o mito aí e td entei

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Ninguém se porta como Salvador da nação nem como bastião da moralidade,mas a crítica dele foi totalmente válida e coerente,aí o pessoal simplesmente ignora completamente o argumento dele e foca em atacar a pessoa dele

A real e que bolsominion e burro pra c***lho,não e coincidência que o Bolsonaro herdou voto pra c***lho do Lula,a fanbase dele (fanbase,pq não são eleitores,sao fas) bate palma pra tudo que ele faz,ou se cala.todo mundo que critica ele e comunista,TODO MUNDO.me lembra quando todo mundo que criticava o pete era contra pobre,e o mesmo modus operandi

Aposto meu rim que se outro candidato barrase imprensa vcs iam tá surtando,mas como é o mito aí e td entei

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk

Cara, vi que tinha passado do ponto no post anterior que escrevi e resolvi refazer.

Veja bem, o que falei é uma percepção que coloquei a partir de uma referência aqui da OS. Eu chamei a atenção disso na minha postagem.

Você queria que focasse no que quanto a crítica ao que o Amoedo falou? Ao empresário? Ele tratava disso? Não. Ele tratava de política e foi sobre isso que as pessoas se concentraram. Atacaram a postagem desastrada, chamadora de atenção, inoportuna e ao mesmo tempo oportunista dele. Ele não é burro. Ele sabe que não houve barragem alguma de veículo de imprensa. O Bolsonaro fez uma opção, um direito dele, chamou as mídias de maior alcance do país (TV) e a segunda maior, redes sociais, pronto, mais que suficiente para a mensagem que queria transmitir ter o alcance esperado para um representante nacional.

Os leitores de jornais (porque não foi só a Folha) consomem informação por outros meios então não houve cerceamento algum. O Amodeo não é idiota ele sabe disso sim, mas mesmo assim fez o que fez.

Por fim, sobre o contingente que o chamou de comunista eu não disse que não existiu eu falei que não vi isso sendo feito aqui na OS, se foi, bom, foi uma minoria. Ao contrário, eu vejo os participantes do NOVO, em uma parte significativa, agindo da maneira que falei e inclusive isso é reforçado a partir da maneira de se colocarem quando tecem suas críticas. Outra coisa, se o Amoedo age como um esquerdista, inclusive defendendo ideias tipicamente associadas ao que se entende por comunismo hoje por que não seria atacado com tal definição? Aliás, na eleição, ficou bem claro que o Amoedo não é um representante da direita por inteiro. Ele é uma vertente mais centrista, pois defende ideias tipicamente de esquerda como deixou claro nas eleições, das que vi todas no campo social. Se um eleitor totalmente à direita do Bolsonaro o chama de esquerdista ou comunista por isso não estará de todo errado. Veja bem, não estou aqui me contradizendo, apenas analisando uma hipótese que até considero possível.

O Zema deu várias escorregadas nas eleições eu sempre vim aqui defender o cara e torcer por ele (outros também) não vejo essa recíproca dos eleitores do NOVO em uma parcela considerável e quando eles expõem suas razões deixam clara a impressão de que é pelo que coloquei no meu post anterior. Os caras cansam de ir no tópico do Bolsonaro para dar umas "amoedadas" como essa de que estamos falando. Quando ele faz isso passa exatamente a imagem que disse e quando aparecem defensores ardorosos dessas ações não vejo como não estender a reprovação que faço a ele para estes apoiadores.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.126
Reações
17.421
Pontos
1.444
Cara, vi que tinha passado do ponto no post anterior que escrevi e resolvi refazer.

Veja bem, o que falei é uma percepção que coloquei a partir de uma referência aqui da OS. Eu chamei a atenção disso na minha postagem.

Você queria que focasse no que quanto a crítica ao que o Amoedo falou? Ao empresário? Ele tratava disso? Não. Ele tratava de política e foi sobre isso que as pessoas se concentraram. Atacaram a postagem desastrada, chamadora de atenção, inoportuna e ao mesmo tempo oportunista dele. Ele não é burro. Ele sabe que não houve barragem alguma de veículo de imprensa. O Bolsonaro fez uma opção, um direito dele, chamou as mídias de maior alcance do país (TV) e a segunda maior, redes sociais, pronto, mais que suficiente para a mensagem que queria transmitir ter o alcance esperado para um representante nacional.

Os leitores de jornais (porque não foi só a Folha) consomem informação por outros meios então não houve cerceamento algum. O Amodeo não é idiota ele sabe disso sim, mas mesmo assim fez o que fez.

Por fim, sobre o contingente que o chamou de comunista eu não disse que não existiu eu falei que não vi isso sendo feito aqui na OS, se foi, bom, foi uma minoria. Ao contrário, eu vejo os participantes do NOVO, em uma parte significativa, agindo da maneira que falei e inclusive isso é reforçado a partir da maneira de se colocarem quando tecem suas críticas. Outra coisa, se o Amoedo age como um esquerdista, inclusive defendendo ideias tipicamente associadas ao que se entende por comunismo hoje por que não seria atacado com tal definição? Aliás, na eleição, ficou bem claro que o Amoedo não é um representante da direita por inteiro. Ele é uma vertente mais centrista, pois defende ideias tipicamente de esquerda como deixou claro nas eleições, das que vi todas no campo social. Se um eleitor totalmente à direita do Bolsonaro o chama de esquerdista ou comunista por isso não estará de todo errado. Veja bem, não estou aqui me contradizendo, apenas analisando uma hipótese que até considero possível.

O Zema deu várias escorregadas nas eleições eu sempre vim aqui defender o cara e torcer por ele (outros também) não vejo essa recíproca dos eleitores do NOVO em uma parcela considerável e quando eles expõem suas razões deixam clara a impressão de que é pelo que coloquei no meu post anterior. Os caras cansam de ir no tópico do Bolsonaro para dar umas "amoedadas" como essa de que estamos falando. Quando ele faz isso passa exatamente a imagem que disse e quando aparecem defensores ardorosos dessas ações não vejo como não estender a reprovação que faço a ele para estes apoiadores.


Bill, me desculpa mas isso é uma inversão do caramba, pode olhar esse tópico mesmo, se tiver menos de 20 paginas (mais ou menos 1/3 do total) do pessoal do bolso vindo aqui chamar quem vota no novo de esquerdista para baixo tu pode escolher o avatar que uso até o fim do ano.

É uma coisa que já falei algumas vezes, mas muitos eleitores do bolso (maioria mesmo) não entendem e não querem entender o que pensa e o que quer quem vota no novo. No começo viram que concordavam em muitas coisas, ai assumiam que concordavam em tudo (ou quase), ai cada ponto de discordância vira esse papo de são esquerdistas enrustidos, comunista disfarçado, etc etc. Não tô com saco agora para me estender novamente nesse ponto mas simplificando, quem está apoiando o novo se vê como independente (tanto que os próprios candidatos são basicamente livres para votar como quiserem em quase todos os temas, desde que não aumentem o estado). O pessoal vai apoiar sim pautas ditas de direita e de esquerda, desde que elas estejam de acordo com que o partido quer (diminuir o estado).
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Bill, me desculpa mas isso é uma inversão do caramba, pode olhar esse tópico mesmo, se tiver menos de 20 paginas (mais ou menos 1/3 do total) do pessoal do bolso vindo aqui chamar quem vota no novo de esquerdista para baixo tu pode escolher o avatar que uso até o fim do ano.

É uma coisa que já falei algumas vezes, mas muitos eleitores do bolso (maioria mesmo) não entendem e não querem entender o que pensa e o que quer quem vota no novo. No começo viram que concordavam em muitas coisas, ai assumiam que concordavam em tudo (ou quase), ai cada ponto de discordância vira esse papo de são esquerdistas enrustidos, comunista disfarçado, etc etc. Não tô com saco agora para me estender novamente nesse ponto mas simplificando, quem está apoiando o novo se vê como independente (tanto que os próprios candidatos são basicamente livres para votar como quiserem em quase todos os temas, desde que não aumentem o estado). O pessoal vai apoiar sim pautas ditas de direita e de esquerda, desde que elas estejam de acordo com que o partido quer (diminuir o estado).

Não vou duvidar de você Forgotten e não sei desde quando comecei a interagir no tópico por isso é possível sim que tenhamos pessoas que vieram aqui falar isso. Mas veja bem como coloquei as coisas. Eu falei que se há ideias de esquerda sendo defendidas pelo NOVO e essas encontram ressonância entre seus quadros não se pode esperar que um simpatizante totalmente à direita veja com bons olhos isso e daí ele tende sim a chamar o cara de esquerda e não estará mentindo sobre isso. O problema do NOVO é que existem pessoas petistas de até pouquíssimo tempo nas fileiras do partido, aqui no tópico mesmo tem.

A questão de não entender passa pela visão de mundo que alguns tem, quando a discordância se dá nesse nível não espere das pessoas compreensão. Então, se o atual líder do NOVO defende ideologia de gênero, não liga para a Escola sem partido e se omite sobre assuntos fundamentais que lidam com o social, como a própria questão da criminalidade não dá para esperar dos Bolsonaristas mais firmes compreensão. Para um Bolsonarista convicto isso é até mais imperdoável do que flexibilizar posturas frente a práticas do Estado. É como o Dom Philippe colocou durante as eleições: O único candidato totalmente à direita era o Bolsonaro. Ele era liberal no plano econômico e conservador no campo social, quando ele fez tal avaliação ele levou em consideração sim o candidato Amoedo.

Então, minha análise inicial partiu da questão do twit sobre a coletiva de imprensa. O que quis salientar é que não é como parecem querer colocar aqui; que o Amoedo está sendo vítima. Não. Ele está sendo cobrado, assim como estão cobrando loucamente o Bolsonaro, inclusive muitos daqui do NOVO vão lá cobrar dele. O Amoedo é cobrado quando suas posições são consideradas ruins e quando falei sobre não chamarem ele de comunista eu disse dentro de um contexto como aquele do twit. Agora, se o Amoedo age como um esquerdista no social e a tropa vem sedenta defende-lo por que não vão chamá-lo do que ele está sendo de fato? Essa postura confortável que o NOVO pretende assumir, só colhendo bônus, não existe. Se ele quiser transitar nesse caminho do meio vai sim sofrer muito e não sei se conseguirá relevância suficiente para o que seus ambiciosos planos definiram.

O Brasil não é um país isento. É uma nação de esquerda, com todas as piores características dessa vertente ideológica (no plano social e econômico). Se o NOVO quer ignorar isso em seus planos então ele não é direita. É simples assim. Se o NOVO em sua maioria não pretende assumir tal bandeira, bom, não passará para os Bolsonaristas mais convictos como uma nova esquerda. E não estarão de todo errado quando fizerem tal suposição.

Ao final, quando falei lá na primeira postagem de que uma parte do NOVO se vê como a síntese de tudo que há de mais correto foi justamente tomando por base essa alegada "independência". Se apoiam nisso para invocar a presunção de melhor qualidade do que defendem. Acho que com essa última postagem eu consegui clarear melhor as coisas. Vou deixar quieto para não tomar um espaço exagerado de algo que já aconteceu há algum tempo.
 
Ultima Edição:

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.126
Reações
17.421
Pontos
1.444
Não vou duvidar de você Forgotten e não sei desde quando comecei a interagir no tópico por isso é possível sim que tenhamos pessoas que vieram aqui falar isso. Mas veja bem como coloquei as coisas. Eu falei que se há ideias de esquerda sendo defendidas pelo NOVO e essas encontram ressonância entre seus quadros não se pode esperar que um simpatizante totalmente à direita veja com bons olhos isso e daí ele tende sim a chamar o cara de esquerda e não estará mentindo sobre isso. O problema do NOVO é que existem pessoas petistas de até pouquíssimo tempo nas fileiras do partido, aqui no tópico mesmo tem.

A questão de não entender passa pela visão de mundo que alguns tem, quando a discordância se dá nesse nível não espere das pessoas compreensão. Então, se o atual líder do NOVO defende ideologia de gênero, não liga para a Escola sem partido e se omite sobre assuntos fundamentais que lidam com o social, como a própria questão da criminalidade não dá para esperar dos Bolsonaristas mais firmes compreensão. Para um Bolsonarista convicto isso é até mais imperdoável do que flexibilizar posturas frente a práticas do Estado. É como o Dom Philippe colocou durante as eleições: O único candidato totalmente à direita era o Bolsonaro. Ele era liberal no plano econômico e conservador no campo social, quando ele fez tal avaliação ele levou em consideração sim o candidato Amoedo.

Então, minha análise inicial partiu da questão do twit sobre a coletiva de imprensa. O que quis salientar é que não é como parecem querer colocar aqui; que o Amoedo está sendo vítima. Não, ele está sendo cobrado, assim como estão cobrando loucamente o Bolsonaro, inclusive muitos daqui do NOVO vão lá cobrar dele. O Amoedo é cobrado quando suas posições são consideradas ruins e quando falei sobre não chamarem ele de comunista eu disse dentro de um contexto como aquele do twit. Agora, se o Amoedo age como um esquerdista no social e a tropa vem sedenta defende-lo por que não vão chamá-lo do que ele está sendo de fato? Essa postura confortável que o NOVO pretende assumir, só colhendo bônus, não existe. Se ele quiser transitar nesse caminho do meio vai sim sofrer muito e não sei se conseguirá relevância suficiente para o que seus ambiciosos planos definiram.

O Brasil não é um país isento, não. É uma nação de esquerda, com todas as piores características dessa vertente ideológica (no plano social e econômico). Se o NOVO quer ignorar isso em seus planos então ele não é direita. É simples assim. Se o NOVO em sua maioria não pretende assumir tal bandeira, bom, não passará para os Bolsonaristas mais convictos como uma nova esquerda. E não estarão de todo errado quando fizerem tal suposição.

Eu não nego que um pessoal de esquerda se diz do novo agora para ver se o pessoal esquece a postura de verdade deles. Não é de hoje que isso começou e no fundo eles não enganam ninguém.

Se quiserem tratar o partido como esquerda, que seja. O que o defendem é simples, estado menor, fim do carreirismo político, e dos outros vícios que estão intrínsecos ao nosso estado. Todo o resto é fair game, cada candidato apoia o que acha melhor (sejam ideias de esquerda ou direita) e os eleitores que façam as escolhas, tanto que o partido sempre reforçou para não votar em qualquer candidato do partido, mas escolher um entre as opções disponíveis que se encaixe melhor com suas idéias. Acho que foi o Mateus Simões que disse em um vídeo, o voto do novo é o mais previsível de todos, se diminui o estado senão a favor, se aumenta serão contra, qualquer outro tema o candidato também será fiel ao que propôs antes de ser eleito. Sem duas conversas, e pode ter certeza que serão cobrados por isso onde dói mais, no bolso.

Você não vê acontecendo tanto aqui no forum, porque aqui tem pouca gente que vota no novo, o pessoal utiliza mais esse tópico para trazer novidades sobre o partido, mas porque muitas das conversas não ocorrem aqui (afinal tem bem pouca gente aqui que realmente apoia o partido) não quer dizer que elas não existam., Boa parte dos filiados e dos apoiadores do partido prestam bastante atenção no que eles fazem ou deixam de fazer (foi até um dos motivos do partido não ter apoiado diretamente o Bolsonaro no segundo turno).

Sobre a coletiva de imprensa, não cabia todo mundo, alguém ia ficar de fora, ele preferiu deixar a folha por terem menos afinidade. Qualquer outra desculpa você sabe que é engodo. Da mesma forma que se ele tivesse que escolher entre a globo e a record (apenas uma) para dar entrevista para a TV ele escolheria a segunda mesmo a primeira tendo mais alcance. Não foi uma escolha para "punir a folha" mas também não deixou de ser uma escolha por afinidade (o que abre sim espaço para críticas).

Mas voltando, o conflito maior mesmo que vejo é que vocês vem cobrando uma postura do novo que ele nunca teve, nunca assumiu para si. E se alguém aqui lembra disso já chegam falando que são fanáticos iludidos defensores do partido. Por isso que tem gente aqui que comparam alguns defensores do Bolsonaro com petistas, tem hora muda algumas palavras e discurso é idêntico. "Para ser de direita tem que acreditar em tudo que acredito, se discordar em um ponto que seja é de esquerda". Isso cansa, especialmente porque escutamos isso não é de hoje. Então que seja, vejam como esquerda ou qualquer outra coisa, a responsabilidade do partido é para com seus eleitores e filiados, eles estão lá para representar um conjunto de ideias e pronto.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Sobre a coletiva de imprensa, não cabia todo mundo, alguém ia ficar de fora, ele preferiu deixar a folha por terem menos afinidade. Qualquer outra desculpa você sabe que é engodo.

Não velho. Ele não barrou só a Folha. Ele barrou os jornais impresso, Estadão e o Globo estavam no bolo. Não é engôdo, foi uma escolha mesmo. As razões dele são válidas. As críticas possíveis, mas criticar pelos argumentos levantados, inclusive o que o Amoedo trouxe foi ridículo, na boa. Sei lá como o Amoedo poderia ter criticado sem parecer tolo, mas a escolha de argumento dele foi a pior possível.

Mas voltando, o conflito maior mesmo que vejo é que vocês vem cobrando uma postura do novo que ele nunca teve, nunca assumiu para si. E se alguém aqui lembra disso já chegam falando que são fanáticos iludidos defensores do partido. Por isso que tem gente aqui que comparam alguns defensores do Bolsonaro com petistas, tem hora muda algumas palavras e discurso é idêntico. "Para ser de direita tem que acreditar em tudo que acredito, se discordar em um ponto que seja é de esquerda". Isso cansa, especialmente porque escutamos isso não é de hoje. Então que seja, vejam como esquerda ou qualquer outra coisa, a responsabilidade do partido é para com seus eleitores e filiados, eles estão lá para representar um conjunto de ideias e pronto.

Talvez tenha havido um erro de interpretação das pessoas sobre o que era o NOVO eu estou incluso. Essa falha se dá exatamente por conta dessa falta de clareza do que o partido propõe e eu não vejo tal postura como algo natural, mas sim planejado. Ele foge, evita os assuntos que podem trazer antipatia e os Bolsonaristas mais duros não perdoam, isso é forma de encarar. Por exemplo, eu não sei o que o NOVO acha que pode fazer. Acabar com o Estado? Isso não vai acontecer, não aconteceu em nenhum lugar do mundo, não é no Brasil que irá. Então vamos encarar a realidade e saber que o Estado irá existir sim e a partir daí ver o que for possível fazer. O Estado não se resume ao plano administrativo econômico, mas um ente com atribuições diversas e que, mesmo no tocante aos rumos financeiros o faz com um olhar voltado ao bem-estar social.

O líder do NOVO, naquilo que ousou expressar opinião do campo social, deixou claro ser de esquerda e é natural que ajam críticas quando isso acontece por aqueles que não concordam. Quando o fazem vem com esse negócio de atacar a pessoa e não o argumento, outro put* negócio chato. As pessoas querem separar as coisas para forçar uma dificuldade só que é uma separação ilógica. O fundamento escolhido faz parte de um conjunto de valores e princípios que são o âmago daquilo que a pessoa é, então essa frase é só mais um truque de fuga. O Amoedo é atacado em sua inteireza quando erra, não esse negócio de pessoa e argumento. Nesse caso da imprensa mesmo. Ele sabe que não houve censura, mas optou por essa linha, daí as pessoas que o criticaram estão atacando a pessoa do Amoedo na visão de seus defensores e começa o show de virtuosismo ao qual fiz alusão.

A verdade é que vocês querem seguir um caminho e não serem cobrados por isso, não querem assumir as consequências (nem me refiro a você nessa parte ou seguinte). Quando vocês são defrontados com a realidade da responsabilidade pelas escolhas começam com evasivas e um certo vitimismo. Assumam! Assim como os Bolsonaristas são cobrados por suas escolhas a todo momento, algumas vezes até injustamente. Quando chegar a hora de vocês façam o mesmo. São liberais para a parte econômica do Estado e liberais para o social, inclusive apoiando contra-sensos nesse plano como ideologia de gênero. Se tais posicionamentos são exemplos claros do que é esquerda a galera vai criticá-los como se assim fossem e, no caso, não injustamente, pois estarão sendo mesmo.

Ao que parece, para o NOVO, o impacto social do Estado na vida das pessoas não é importante. Não seria se não tratássemos do Brasil. Se o Brasil é um país de esquerda em todos os sentidos e o NOVO só se importa em cuidar dos impactos disso no âmbito econômico e lava as mãos no resto então eles são esquerda em certa dimensão e isso é o fim para quem apóia Bolsonaro na integralidade. Daí a comparar os que apoiam Bolsonaro com petistas vai um mundo a meu ver.

Bom eu estou fazendo aqui apenas uma avaliação à distância do que vejo em ambos os grupos. Quando a mim isoladamente me considero direita (não um bolsonarista absoluto), mas não abomino tudo da esquerda, nem aplaudo tudo da direita. Só vejo que hoje, na situação que o Brasil se encontra, não deve ser dado espaço para nada que venha da esquerda, especialmente no campo das ideias ou econômico.
 
Ultima Edição:

arthur the king

Bam-bam-bam
Mensagens
2.895
Reações
5.753
Pontos
453
Cara, vi que tinha passado do ponto no post anterior que escrevi e resolvi refazer.

Veja bem, o que falei é uma percepção que coloquei a partir de uma referência aqui da OS. Eu chamei a atenção disso na minha postagem.

Você queria que focasse no que quanto a crítica ao que o Amoedo falou? Ao empresário? Ele tratava disso? Não. Ele tratava de política e foi sobre isso que as pessoas se concentraram. Atacaram a postagem desastrada, chamadora de atenção, inoportuna e ao mesmo tempo oportunista dele. Ele não é burro. Ele sabe que não houve barragem alguma de veículo de imprensa. O Bolsonaro fez uma opção, um direito dele, chamou as mídias de maior alcance do país (TV) e a segunda maior, redes sociais, pronto, mais que suficiente para a mensagem que queria transmitir ter o alcance esperado para um representante nacional.

Os leitores de jornais (porque não foi só a Folha) consomem informação por outros meios então não houve cerceamento algum. O Amodeo não é idiota ele sabe disso sim, mas mesmo assim fez o que fez.

Por fim, sobre o contingente que o chamou de comunista eu não disse que não existiu eu falei que não vi isso sendo feito aqui na OS, se foi, bom, foi uma minoria. Ao contrário, eu vejo os participantes do NOVO, em uma parte significativa, agindo da maneira que falei e inclusive isso é reforçado a partir da maneira de se colocarem quando tecem suas críticas. Outra coisa, se o Amoedo age como um esquerdista, inclusive defendendo ideias tipicamente associadas ao que se entende por comunismo hoje por que não seria atacado com tal definição? Aliás, na eleição, ficou bem claro que o Amoedo não é um representante da direita por inteiro. Ele é uma vertente mais centrista, pois defende ideias tipicamente de esquerda como deixou claro nas eleições, das que vi todas no campo social. Se um eleitor totalmente à direita do Bolsonaro o chama de esquerdista ou comunista por isso não estará de todo errado. Veja bem, não estou aqui me contradizendo, apenas analisando uma hipótese que até considero possível.

O Zema deu várias escorregadas nas eleições eu sempre vim aqui defender o cara e torcer por ele (outros também) não vejo essa recíproca dos eleitores do NOVO em uma parcela considerável e quando eles expõem suas razões deixam clara a impressão de que é pelo que coloquei no meu post anterior. Os caras cansam de ir no tópico do Bolsonaro para dar umas "amoedadas" como essa de que estamos falando. Quando ele faz isso passa exatamente a imagem que disse e quando aparecem defensores ardorosos dessas ações não vejo como não estender a reprovação que faço a ele para estes apoiadores.

Não queria que tratassem da pessoa dele. Tratem o argumento dele. Tá errado? Se sim,aonde está o erro? Oq ele falou de errado?

Volta algumas páginas atrás nesse tópico que vc vai ver que quem votava no amoedo no primeiro turno era comunista disfarçado,inclusive os minions falavam que tínhamos que votar no Bolsonaro no 1 turno pra nao dar chance ao pt,e que se o pt ganhase a culpa era nossa. Você por exemplo tá deixando a entender que ele não e de direita :klol deixa eu imaginar pq....liberacao de drogas?taxar igrejas? Direita pra você e o Bolsonaro que até ontem era super estatista? Sua noção de direita e esquerda e deturpada pra c***lho. Direita e so quem concorda com você,TODO o resto e esquerdista,aí e foda

Nunca vi o pessoal do novo TORCER contra o Bolsonaro,ja vi criticarem ações dele,A pessoa tem que ser podre por dentro pra torcer que um governante faça m****. Agora como vc mesmo falou que defendeu o cara mesmo nas "escorregadas" dele,isso aí que não pode. Vc achou que o zema errou em algum ponto?Vai lá e cobra. Seu post e a prova viva de que esse fandom do Bolsonaro considera um absurdo criticar o candidato quando ele está errado,negócio e apoiar apaixonadamente independente de certo ou errado

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.126
Reações
17.421
Pontos
1.444
Não velho. Ele não barrou só a Folha. Ele barrou os jornais impresso, Estadão e o Globo estavam no bolo. Não é engôdo, foi uma escolha mesmo. As razões dele são válidas. As críticas possíveis, mas criticar pelos argumentos levantados, inclusive o que o Amoedo trouxe foi ridículo, na boa. Sei lá como o Amoedo poderia ter criticado sem parecer tolo, mas a escolha de argumento dele foi a pior possível.

Novamente, tinha que cortar alguém e escolheu a fatia que menos lhe agradava. Repetindo o que disse antes, se tivesse que escolher entre globo e record para dar uma entrevista escolheriam a record, mesmo a globo tendo mais audiência (o que ele fez durante as eleições). Por isso que disse que as desculpas são engodo. Não estou tirando a validade da escolha dele (tanto que pode procurar, é a primeira vez que discuto isso aqui no fórum), só que essas desculpas não convencem.

Talvez tenha havido um erro de interpretação das pessoas sobre o que era o NOVO eu estou incluso. Essa falha se dá exatamente por conta dessa falta de clareza do que o partido propõe e eu não vejo tal postura como algo natural, mas sim planejado. Ele foge, evita os assuntos que podem trazer antipatia e os Bolsonaristas mais duros não perdoam, isso é forma de encarar. Por exemplo, eu não sei o que o NOVO acha que pode fazer. Acabar com o Estado? Isso não vai acontecer, não aconteceu em nenhum lugar do mundo, não é no Brasil que irá. Então vamos encarar a realidade e saber que o Estado irá existir sim e a partir daí ver o que for possível fazer. O Estado não se resume ao plano administrativo econômico, mas um ente com atribuições diversas e que, mesmo no tocante aos rumos financeiros o faz com um olhar voltado ao bem-estar social.

O líder do NOVO, naquilo que ousou expressar opinião do campo social, deixou claro ser de esquerda e é natural que ajam críticas quando isso acontece por aqueles que não concordam. Quando o fazem vem com esse negócio de atacar a pessoa e não o argumento, outro put* negócio chato. As pessoas querem separar as coisas para forçar uma dificuldade só que é uma separação ilógica. O fundamento escolhido faz parte de um conjunto de valores e princípios que são o âmago daquilo que a pessoa é, então essa frase é só mais um truque de fuga. O Amoedo é atacado em sua inteireza quando erra, não esse negócio de pessoa e argumento. Nesse caso da imprensa mesmo. Ele sabe que não houve censura, mas optou por essa linha, daí as pessoas que o criticaram estão atacando a pessoa do Amoedo na visão de seus defensores e começa o show de virtuosismo ao qual fiz alusão.

A verdade é que vocês querem seguir um caminho e não serem cobrados por isso, não querem assumir as consequências (nem me refiro a você nessa parte ou seguinte). Quando vocês são defrontados com a realidade da responsabilidade pelas escolhas começam com evasivas e um certo vitimismo. Assumam! Assim como os Bolsonaristas são cobrados por suas escolhas a todo momento, algumas vezes até injustamente. Quando chegar a hora de vocês façam o mesmo. São liberais para a parte econômica do Estado e liberais para o social, inclusive apoiando contra-sensos nesse plano como ideologia de gênero. Se tais posicionamentos são exemplos claros do que é esquerda a galera vai criticá-los como se assim fossem e, no caso, não injustamente, pois estarão sendo mesmo.

Ao que parece, para o NOVO, o impacto social do Estado na vida das pessoas não é importante. Não seria se não tratássemos do Brasil. Se o Brasil é um país de esquerda em todos os sentidos e o NOVO só se importa em cuidar dos impactos disso no âmbito econômico e lava as mãos no resto então eles são esquerda em certa dimensão e isso é o fim para quem apóia Bolsonaro na integralidade. Daí a comparar os que apoiam Bolsonaro com petistas vai um mundo a meu ver.

Bom eu estou fazendo aqui apenas uma avaliação à distância do que vejo em ambos os grupos. Quando a mim isoladamente me considero direita (não um bolsonarista absoluto), mas não abomino tudo da esquerda, nem aplaudo tudo da direita. Só vejo que hoje, na situação que o Brasil se encontra, não deve ser dado espaço para nada que venha da esquerda, especialmente no campo das ideias ou econômico.

Cara 99% (bancando um ciro gomes aqui) desses assuntos que o novo "foge" são assuntos que desde o princípio o partido disse que não vai ter posicionamento oficial, ficam a cargo dos candidatos. E na boa, qualquer um que parou uns minutos para ler sobre o novo e ver o que o partido defende sabe disso. É o problema que falei antes, pessoal não sabe o que é o novo nem o que o novo defende, mas vem cobrar do partido posturas que ele nunca se propôs a ter.

Novamente, a bandeiras do partido são renovação política, enxugar gastos, diminuir o estado na vida das pessoas. Os outros assuntos são posição dos próprios candidatos (e que eles tem que ser fiéis), pode ter gente pró vida, gente pró escolha, pró ideologia de gênero, pró sexo só depois do casamento, tanto faz. Você escolhe o candidato do partido que mais bate com suas ideias para votar. Não é uma separação ilógica, mas pertinente. O partido em si é um agregado de pessoas que estão juntas porque concordam nos 3 pontos acima mas podem discordar em todo o resto. Cada candidato não é só um número mas um conjunto de idéias que ele está se propondo a defender ali. Não que isso deixe os candidatos e o partido imunes a cobranças, mas cada um que assuma a sua parte.

De forma simples, objetivo do partido é acabar com aquele monstro lá em brasília, o resto é escolha de cada um (vote no candidato que compartilha com sua opinião).
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Novamente, tinha que cortar alguém e escolheu a fatia que menos lhe agradava. Repetindo o que disse antes, se tivesse que escolher entre globo e record para dar uma entrevista escolheriam a record, mesmo a globo tendo mais audiência (o que ele fez durante as eleições). Por isso que disse que as desculpas são engodo. Não estou tirando a validade da escolha dele (tanto que pode procurar, é a primeira vez que discuto isso aqui no fórum), só que essas desculpas não convencem.

Você mesmo já concorda que alguém tinha que se cortado. Então. Não é desculpa cara. Ele não tinha como, nem tem obrigação de atender todo mundo. Ele escolheu de maneira pragmática os grupos do setor mais representativos no momento, atendendo ao necessário no momento; dar o escopo mais amplo possível às suas declarações. Foi feito. Não teve desculpa. A palavra é inapropriada. Foi uma escolha e as razões da escolha são bem coerentes na verdade. O questionamento não é vedado, mas "desculpa" implica em ter sido algo vazio, só para constar, não foi isso.

Cara 99% (bancando um ciro gomes aqui) desses assuntos que o novo "foge" são assuntos que desde o princípio o partido disse que não vai ter posicionamento oficial, ficam a cargo dos candidatos. E na boa, qualquer um que parou uns minutos para ler sobre o novo e ver o que o partido defende sabe disso. É o problema que falei antes, pessoal não sabe o que é o novo nem o que o novo defende, mas vem cobrar do partido posturas que ele nunca se propôs a ter.

Novamente, a bandeiras do partido são renovação política, enxugar gastos, diminuir o estado na vida das pessoas. Os outros assuntos são posição dos próprios candidatos (e que eles tem que ser fiéis), pode ter gente pró vida, gente pró escolha, pró ideologia de gênero, pró sexo só depois do casamento, tanto faz. Você escolhe o candidato do partido que mais bate com suas ideias para votar. Não é uma separação ilógica, mas pertinente. O partido em si é um agregado de pessoas que estão juntas porque concordam nos 3 pontos acima mas podem discordar em todo o resto. Cada candidato não é só um número mas um conjunto de idéias que ele está se propondo a defender ali. Não que isso deixe os candidatos e o partido imunes a cobranças, mas cada um que assuma a sua parte.

De forma simples, objetivo do partido é acabar com aquele monstro lá em brasília, o resto é escolha de cada um (vote no candidato que compartilha com sua opinião).

Então é um partido de esquerda velho. Se o Brasil é um país de esquerda e o Estado não se resume ao plano econômico, como também o social então não é direita. Se não é direita, é esquerda e aqueles que são da direita irão chamar assim, simples. Um partido que ignora uma parte da atuação do Estado nos destinos de uma nação é porque ele se deixa levar pela corrente, se no momento o Brasil é esquerda no que tange a medidas sociais e isso é ignorado, então o NOVO é esquerda. Aliás, explicando porque tem petistas e afins indo para o partido. Obviamente, se o Brasil fosse Direita, o NOVO seria Direita, mas não é o caso.
 

f0rg0tten

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
11.126
Reações
17.421
Pontos
1.444
Você mesmo já concorda que alguém tinha que se cortado. Então. Não é desculpa cara. Ele não tinha como, nem tem obrigação de atender todo mundo. Ele escolheu de maneira pragmática os grupos do setor mais representativos no momento, atendendo ao necessário no momento; dar o escopo mais amplo possível às suas declarações. Foi feito. Não teve desculpa. A palavra é inapropriada. Foi uma escolha e as razões da escolha são bem coerentes na verdade. O questionamento não é vedado, mas "desculpa" implica em ter sido algo vazio, só para constar, não foi isso.



Então é um partido de esquerda velho. Se o Brasil é um país de esquerda e o Estado não se resume ao plano econômico, como também o social então não é direita. Se não é direita, é esquerda e aqueles que são da direita irão chamar assim, simples. Um partido que ignora uma parte da atuação do Estado nos destinos de uma nação é porque ele se deixa levar pela corrente, se no momento o Brasil é esquerda no que tange a medidas sociais e isso é ignorado, então o NOVO é esquerda. Aliás, explicando porque tem petistas e afins indo para o partido. Obviamente, se o Brasil fosse Direita, o NOVO seria Direita, mas não é o caso.

Bill, então vamos concordar em discordar. Se você quiser colocar o novo como um partido de centro eu não tenho como discordar porque as decisões dele podem ir tanto para um lado como de outro seguindo sempre os pontos que te falei antes. Mas para colocar diretamente como esquerda porque não concorda em tudo com a direita... a gente vai ficar batendo cabeça aqui sem chegar a canto nenhum.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Bill, então vamos concordar em discordar. Se você quiser colocar o novo como um partido de centro eu não tenho como discordar porque as decisões dele podem ir tanto para um lado como de outro seguindo sempre os pontos que te falei antes. Mas para colocar diretamente como esquerda porque não concorda em tudo com a direita... a gente vai ficar batendo cabeça aqui sem chegar a canto nenhum.

Ah não. Eu concordo com essa definição, para mim é centro, com um pezinho na esquerda, mas centro. Eu estava apenas explicando mais ou menos como a galera mais à direita vê o posicionamento nessa linha que você colocou. Não significa que eu vejo da mesma maneira, apenas entendo como encaram. É uma característica minha. Eu não julgo as pessoas a partir de meu ponto de vista isoladamente e nem tudo que eu falo a respeito de outros é propriamente o que penso, mas tão somente como avalio a partir dos indícios que demonstram. Foi isso que fiz a maior parte do tempo que trocamos ideia, quando quis deixar claro minha opinião eu enfatizei bem.:kjoinha
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Tem alguns aqui querendo tratar direita e esquerda de forma absoluta para tentar encaixar todo o espectro político e filosófico.
Isso é como tentar encaixar um cubo dentro de um quadrado. É impossível encaixar todo o espectro em um eixo unidimensional. É necessário pelo menos dois eixos (liberdade econômica x liberdade individual).
Diagrama de Nolan já foi inventado a pelo menos 50 anos. E vocês estão batendo cabeça com conceitos arbitrários. Dá pra tratar direita e esquerda no máximo de forma superficial e apenas devido ao senso comum. Porém nunca de uma forma objetiva.
E liberalismo está fora do espectro direita x esquerda. É uma posição relativa a liberdade x autoritarismo.

nolan_chart.png
Pelo diagrama, O Novo estaria muito na interseção entre direita e liberal, com relação a liberdade econômica. (com relação a liberdade individual é uma incógnita)
Já o Bolsonaro estaria ali pelo centro. Paulo Guedes se encaixaria na direita.

Obs: aborto não é liberdade individual. Aborto é crime, e assassinato.
 
Ultima Edição:

RainbowSix

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.621
Reações
9.295
Pontos
1.304
Outra coisa, se o Amoedo age como um esquerdista, inclusive defendendo ideias tipicamente associadas ao que se entende por comunismo hoje por que não seria atacado com tal definição?

Eu falei que se há ideias de esquerda sendo defendidas pelo NOVO e essas encontram ressonância entre seus quadros não se pode esperar que um simpatizante totalmente à direita veja com bons olhos isso e daí ele tende sim a chamar o cara de esquerda e não estará mentindo sobre isso. O problema do NOVO é que existem pessoas petistas de até pouquíssimo tempo nas fileiras do partido, aqui no tópico mesmo tem.

"Uma acusação comum vindo especialmente dos seguidores de Olavo de Carvalho é argumentar que libertários ajudam as pautas da esquerda. Nada mais incorreto. A esquerda revolucionária busca subverter as instituicões estatais para usá-las como ferramenta de doutrinação e revolução, a educação sendo seu principal alvo. Os libertários argumentam pela extinção destas instituições e pelo fim do estado, de maneiras que não haveria algo para ser subvertido pela esquerda. Ademais, as pautas hoje consideradas de esquerda como os direitos das mulheres, dos homossexuais, negros e imigrantes, sempre foram pautas liberais, apenas sequestradas por uma esquerda intelectualmente falida que não tinha mais ao que se agarrar. A libertação das pessoas da estrutura estatal sempre foi uma pauta liberal, porém a própria noção de liberdade foi sequestrada pela esquerda e subvertida para uma noção de liberdade do capital, alcançada através da tirania do estado."


Então, se o atual líder do NOVO defende ideologia de gênero, não liga para a Escola sem partido e se omite sobre assuntos fundamentais que lidam com o social, como a própria questão da criminalidade não dá para esperar dos Bolsonaristas mais firmes compreensão.
Esse parágrafo tem a desonestidade intelectual de um esquerdista dizendo que o Bolsonaro vai exterminar os gays e implementar uma ditadura militar. Basicamente tudo inverdade.
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Tem alguns aqui querendo tratar direita e esquerda de forma absoluta para tentar encaixar todo o espectro político e filosófico.
Isso é como tentar encaixar um cubo dentro de um quadrado. É impossível encaixar todo o espectro em um eixo unidimensional. É necessário pelo menos dois eixos (liberdade econômica x liberdade individual).
Diagrama de Nolan já foi inventado a pelo menos 50 anos. E vocês estão batendo cabeça com conceitos arbitrários. Dá pra tratar direita e esquerda no máximo de forma superficial e apenas devido ao senso comum. Porém nunca de uma forma objetiva.
E liberalismo está fora do espectro direita x esquerda. É uma posição relativa a liberdade x autoritarismo.

Visualizar anexo 57874
Pelo diagrama, O Novo estaria muito na interseção entre direita e liberal, com relação a liberdade econômica. (com relação a liberdade individual é uma incógnita)
Já o Bolsonaro estaria ali pelo centro. Paulo Guedes se encaixaria na direita.

Obs: aborto não é liberdade individual. Aborto é crime, e assassinato.

Cara, seu problema é esse. Eu nunca abordo o assunto a partir dessa visão porque não li absolutamente nada a respeito só vejo alguns comentários de certos usuários. Eu fui bem claro quando iniciei que tomei por base a fala do Dom. Phillippe, quando ele diz que direita seria aquele que fosse Liberal no plano econômico e Conservador no social. Toda a minha base nasceu dai porque, dentro do que abordava (reações dos Bolsonaristas as falas e ações do líder do NOVO), parecia o que mais se alinhava ao modo de pensar que verificava do comportamento deles. Se usasse essa ideia defendida por você Cafetão não serviria para o que estava tentando compreender.

Agora, se o bem conheço provavelmente já vai criar uma teoria em cima disso e eu já estou me antecipando que não há necessidade. Eu não estou discutindo isso aqui. Apenas tentei entender o comportamento de um grupo e apresentar para o outro lado as possíveis razões.

Se essa linha de pensamento do Dom Phillippe e aparentemente abraçada pelos Bolsonaristas está errada, incompleta, superada, bom, aí já é um assunto completamente diferente.
 
Ultima Edição:

Cafetão Chinês

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.023
Reações
43.057
Pontos
1.003
Cara, seu problema é esse. Eu nunca abordo o assunto a partir dessa visão porque não li absolutamente nada a respeito só vejo alguns comentários de certos usuários. Eu fui bem claro quando iniciei que tomei por base a fala do Dom. Phillippe, quando ele diz que direita seria aquele que fosse Liberal no plano econômico e Conservador no social. Toda a minha base nasceu dai porque, dentro do que abordava (reações dos Bolsonaristas as falas e ações do líder do NOVO), parecia o que mais se alinhava ao modo de pensar que verificava do comportamento deles. Se usasse essa ideia defendida por você Cafetão não serviria para o que estava tentando compreender.
Meu post não foi direcionado apenas a você, pois vi mais pessoas abordando dessa forma.. Não foi para desmentir você e os outros. Apenas para dar um toque pois talvez vocês não conheçam Nolan. E no caso, batendo cabeça em tentar resolver um problema que já foi resolvido a décadas (e que não tem como ser resolvido da forma que vocês tentaram)
Se você utilizou a definição do Dom. Phillipe, então você está correto na sua análise. Mas veja que toda vez que você for tratar uma eixo unidimensional como direita x esquerda, para tratar todo espectro político. Você terá de dar a definição daquilo que entende como "direita". Senão fica furado. E é por isso que não é recomendado usar definições absolutas de direita e esquerda. Entende?

Se for uma tratativa em modos mais gerais, não tem problema. Eu mesmo uso direto "direita" e "esquerda". Porém nunca de uma forma objetiva e concreta, como se houvesse uma única "esquerda" ou uma única "direita", como você tentou fazer. E tão somente para se adequar ao senso comum.

Vamos aos problemas:
1 - Você se pauta na definição do Dom Phillipe, que diz que direita seria liberal na economia e conservador no social.
Aqui já denota um erro de definição. Conservador em qual sentido? Político? Moral?
Os conservadores clássicos por exemplo. Como Edmund Burke, eram conservadores morais, mas não defendiam que o estado fosse o norte moral das pessoas, nem que o estado proibisse e delimitasse regras morais daquilo que cada um pode fazer.
A Old Right americana jamais defenderia que o estado proibisse o álcool, os jogos ou as drogas e a prostituição. Porém eram contra apenas moralmente.
Então veja que aqui já cabe um erro de definição.
A definição do Dom Phillipe está mais para o neoconservadorismo. Que é uma corrente conservadora mais atual (e bastante ligada ao reaganomics e tatcherismo) que admite que o estado deve adentrar aspectos morais até mesmo proibindo, mas são liberais na economia.
Diferem do conservadorismo clássico, que defendia a proibição apenas daquilo que é anti-ético (basicamente tudo que viola a vida, liberdade e propriedade privada). Ética é diferente de moral.

2 - A partir dessa classificação dele. Sua conclusão está correta. Bolsonaro estaria na direita, e o partido Novo ao centro.
Agora começam os problemas: como seria possível classificar por exemplo o que era o Bolsonaro no passado? Conservador político, e estatista na economia?
Nacionalistas seriam colocados onde? No centro? Na esquerda? Junto ao Ciro Gomes? (que é nacionalista na economia, e progressista na moral)

3 - Os liberais, que são liberais na economia e liberais na liberdade individual. Seria colocados onde? No centro? Na esquerda?

4 - Social-Democratas, que defendem um estado regulador do mercado. Porém não a completa extinção do mercado. Seriam colocados onde?

5 - Eu sou um libertário anarcocapitalista. Defendo um arranjo laissez faire, com liberdade total do mercado. Ao mesmo tempo, sou conservador, mas apenas moralmente, e não politicamente (como os neoconservadores, que querem proibir aquilo que discordam moralmente). Nesse caso eu seria colocado onde? Na extrema-direita?

Vê como é arbitrário? Afinal esse eixo direita x esquerda trata de que? De liberdade individual? De moral? De liberdade econômica?
Veja que dependendo de como você trata essa coordenada unidimensional, teria informações bastante conflitantes e se chega a conclusões bizarras. Como o Bolsonaro das antigas sendo colocado na esquerda porque defendia mais estatismo na economia que o PSOL.

Então concluindo. Usar um único eixo unidimensional para classificar todo o espectro político, como o Dom Phillipe fez. É basicamente como tentar encaixar um cubo dentro de um quadrado. Você necessita de pelo menos dois eixos (liberdade individual x liberdade econômica). E é exatamente o que faz o Diagrama de Nolan.
E ainda assim não é totalmente completo. Já existe até o Diagrama de Nolan 3D ou Hyper Nolan, que inclui mais uma coordenada (eixo de intervenção internacional).
Porém ao menos o Diagrama de Nolan padrão já chega mais próximo de uma classificação científica e objetiva.

https://fee.org/articles/political-views-in-three-dimensions/
20131203_fulmer3a.png


Esse vídeo explica melhor o problema.
 
Ultima Edição:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Meu post não foi direcionado apenas a você, pois vi mais pessoas abordando dessa forma.. Não foi para desmentir você e os outros. Apenas para dar um toque pois talvez vocês não conheçam Nolan. E no caso, batendo cabeça em tentar resolver um problema que já foi resolvido a décadas (e que não tem como ser resolvido da forma que vocês tentaram)
Se você utilizou a definição do Dom. Phillipe, então você está correto na sua análise. Mas veja que toda vez que você for tratar uma eixo unidimensional como direita x esquerda, para tratar todo espectro político. Você terá de dar a definição daquilo que entende como "direita". Senão fica furado. E é por isso que não é recomendado usar definições absolutas de direita e esquerda. Entende?

Entendo sim. Eu fiz isso apenas porque foi a forma possível que enxerguei para explicar as ações de um grupo Bolsonaristas, pois, como você mesmo já deve ter lido lá no tópico, alguns até já usaram exatamente essa visão para o que seria direita e esquerda. Eu estava fazendo um exercício de compreensão do que leva as pessoas a pensarem e exporem suas ideias de determinado jeito, não entrando no cerne do que se elas pensam é a opção mais atualizada ou abrangente.

Eu entendi todo o argumento restante trazido por você, mas o que quero deixar claro é a ideia se pautou desde o começo numa pretensão: Explicar o porquê das reações dos Bolsonaristas as declarações do NOVO chamando-os até de comunistas.

A definição do Dom Phillipe está mais para o neoconservadorismo. Que é uma corrente conservadora que admite que o estado deve adentrar aspectos morais até mesmo proibindo. Bem diferente do conservadorismo clássico, que defendia a proibição apenas daquilo que é anti-ético (basicamente tudo que viola a vida, liberdade e propriedade privada). Ética é diferente de moral.

2 - A partir dessa classificação dele. Sua conclusão está correta. Bolsonaro estaria na direita, e o partido Novo ao centro.

Talvez seja por aí, mas a proposição nunca foi aprofundar, sacou? A discussão nunca pretendeu ser algo mais. Tanto que quando entendi como era o NOVO na verdade eu trouxe esse momento de asseveração da minha parte para dentro da resposta que dava. Talvez falte esse mesmo exercício que fiz aqui lá no tópico do Bolsonaro, quando a chance surgir, por alguém do NOVO, você talvez, dessa mesma forma que fez já que ficou bastante didático. Sem muito desenvolvimento porque ao fazermos isso corremos o risco de excluir pessoas e não atingirmos o objetivo, nesse caso hipotético: "fazer com que os Bolsonaristas entendam o que o NOVO se baseia e entende e que isso não os faz esquerda." A partir disso, se eles discordassem, sim, todo esse desenvolvimento seria plenamente válido, pois estaríamos partindo para o destrinchar do fundamento.
 
Topo Fundo