O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
Pessoal, alguma indicação de config medium ~ high com o Ryzen ? Estou querendo trocar para AMD [Ryzen 5, SSD, Radeon 580, Fonte, DDR4, placa mãe], se tiverem indicações, agradeço, jogar em 1080p.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Pessoal, alguma indicação de config medium ~ high com o Ryzen ? Estou querendo trocar para AMD [Ryzen 5, SSD, Radeon 580, Fonte, DDR4, placa mãe], se tiverem indicações, agradeço, jogar em 1080p.
Essa que tu falou é a ideal mesmo.
Para saber qual placa mãe comprar dê uma olhada aqui:

https://www.hardwareluxx.de/community/f12/pga-am4-mainboard-vrm-liste-1155146.html
e aqui: (copia e cola no navegador) docs.google.com/spreadsheets/d/1o29mTloABfQ98GfnuOqpvCsMG1S89OvORBfGjZpUrE8/edit#gid=0

De resto:

Ryzen 5 2600;
RX580 8GB / GTX1060 6GB (a que tiver preferência ou/e achar mais barata);
Pelo menos 8GB de RAM, o ideal mesmo seria 16GB pra ficar tranquilo mas se não quiser gastar muito dá pra jogar com 8GB. Pega uma memória melhorzinha pelo menos 2400mhz que pode subir no OC pra 3000/3200, ajuda bastante o Ryzen e não é tão mais caro. Eu tenho uma Corsair LPX Vengeance que pega 3200 CL16 no Ryzen primeira geração.
Fonte pode pegar uma Corsair ou alguma outra marca de qualidade com uns 500W que vai sobrar bastante, aqui uso uma CX430 com um 1600X+GTX1070 e tá tranquilo;
SSD e HD a gosto, só daria uma pesquisada pra ver quais modelos estão dando menos problema, Seagate estava dando muito pau aí uns tempos atrás
 

se oriente doidão

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
2.435
Reações
4.512
Pontos
1.154
Essa que tu falou é a ideal mesmo.
Para saber qual placa mãe comprar dê uma olhada aqui:

https://www.hardwareluxx.de/community/f12/pga-am4-mainboard-vrm-liste-1155146.html
e aqui: (copia e cola no navegador) docs.google.com/spreadsheets/d/1o29mTloABfQ98GfnuOqpvCsMG1S89OvORBfGjZpUrE8/edit#gid=0

De resto:

Ryzen 5 2600;
RX580 8GB / GTX1060 6GB (a que tiver preferência ou/e achar mais barata);
Pelo menos 8GB de RAM, o ideal mesmo seria 16GB pra ficar tranquilo mas se não quiser gastar muito dá pra jogar com 8GB. Pega uma memória melhorzinha pelo menos 2400mhz que pode subir no OC pra 3000/3200, ajuda bastante o Ryzen e não é tão mais caro. Eu tenho uma Corsair LPX Vengeance que pega 3200 CL16 no Ryzen primeira geração.
Fonte pode pegar uma Corsair ou alguma outra marca de qualidade com uns 500W que vai sobrar bastante, aqui uso uma CX430 com um 1600X+GTX1070 e tá tranquilo;
SSD e HD a gosto, só daria uma pesquisada pra ver quais modelos estão dando menos problema, Seagate estava dando muito pau aí uns tempos atrás

Achei que ia precisar de 600W+, então tenho uma Corsair GS500, deve da conta com a 580/1060 ?
Bom saber desse problema da Seagate, vou de WD ou similar.
Obrigado !
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Achei que ia precisar de 600W+, então tenho uma Corsair GS500, deve da conta com a 580/1060 ?
Bom saber desse problema da Seagate, vou de WD ou similar.
Obrigado !

Segura tranquilo sim! As peças hoje em dia estão bem eficientes nesse sentido... claro, se sua fonte estiver em bom estado! Ela é MUITO antiga? Eu ficaria com ela mesmo
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Olar meus bons, é o seguinte: tenho um Dell low profile e gosto muito dele. Porém o perfil baixo deixa os upgrades muito limitados, principalmente o de fonte, onde essa fonte low profile simplesmente não existe mais de 350w no BR, e o de placa de video que só existe até 1050ti low profile.

Estava querendo upar pra um gabinete mais "normal", porém não quero aqueles tijolos massivos tipo mid tower e afins. Me recomendam algum? Tem que caber uma mobo micro atx, dois HDs, um ssd e uma fonte normal. O cooler do processador e a vga serão pequenos, então acredito que se couber a mobo eles já servirão.
Qual seria a menor opção existente?
 


robocrazy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.701
Reações
6.178
Pontos
704
Pessoas, atualmente estou usando uma corsair 650w com 80plus bronze, sei que ela segura de boa as minhas spec, mas a minha duvida é se ela vai aguentar o tranco em um over violento em tudo(gpu, ram e procesador). Segue as spec e a recomendação do outervision:

Motherboard: Desktop
Socket: Socket LGA 1151
CPU: 1 x Intel Core i5-7600K
CPU Speed: 4800MHz
CPU Vcore: 1.25V
Memory: 1 x 8GB DDR4 Module
Memory: 1 x 8GB DDR4 Module
Video Card Set 1: 1 x NVIDIA GeForce GTX 1070
Core Clock: 1994MHz
Overvoltage: 20%
Memory Clock: 3000MHz
Storage: 4 x SATA 7.2K RPM
Storage: 1 x M.2 SSD
Storage: 1 x SSD
Optical Drive: 1 x DVD-RW/DVD+RW Drive
PCI Express Card: 0 x High-End Sound Card
PCI Express Card: 0 x WLAN Card
Other Device: 4 x USB 3.0 Device
Other Device: 2 x USB 2.0 Device
Keyboard: 1 x Standard Keyboard
Mouse: 1 x Standard Mouse
Fan: 3 x 80mm
Computer Utilization: 16 hours per day
Gaming / Heavy 3D Application Time: 4 hours per day
Monitor: 1 x LED 32 inches

Load Wattage: 651W
Recommended Wattage: 701W
Amperage: +3.3V: 11.2A, +5V: 16.9A, +12V: 44.1A
Recommended UPS Rating: 1300VA
Generated by OuterVision PSU Calculator 2019-01-20 11:08:08.0


Bom, a recomendação é uma de 700w como podem ver, porém, quando baixo o overvoltage da gpu pra 0(que não sei se conta, afinal, o aumento de core voltage não muda nada nos over da série pascal), a recomendação cai para uma de 640w.

Será que vai ou é melhor substituir logo pra uma de 700/750w?

Vlw!
 

Tokai

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.484
Reações
4.955
Pontos
703
Tenho um GTX560 Ti que está dando problemas de artefatos, quero trocar mas grana está curta.

Vou usar o pc para programação então gostaria de usar dois monitores ou um ultra wide.

Talvez um jogo ou outro mas nada absurdo, meus jogos mais pesados Far Cry 3, Saints Row IV, Tomb Raider(gostaria de jogar os mais novos desse).

Processador i7 2600k
placa-mãe Asus P8P67 evo LGA1155
Memória HyperX 1x4gb,1x8gb ddr3

Fui em uma loja aqui na cidade e eles tem uma GTX 960 2gb 128bit e uma GTX 760 2gb 256bit os dois da Zotac usado por R$ 350,00 cada, com um mês de garantia.

O que acham?
Tenho para gastar só R$400,00.
 

Nagareboshi

Bam-bam-bam
Mensagens
3.210
Reações
5.841
Pontos
344
Pessoal, vou pegar um SSD de 120gb pro note do meu irmão. Desses de entrada mesmo. No ML, por votla dos R$ 140 com frete grátis eu encontro Sandisk Plus, Kingsto e WD Green. Qual desses seria o melhor?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.628
Reações
10.606
Pontos
753
Tô namorando um SSD tb,pq esse em questão?Eu ia pegar um WD.

meio que tanto faz, os 3 são bons.
no caso, eu tenho esse kingston de 240gb e é mt bom, uma das melhores aquisições que pode fazer no pc.
acho que ele é o sdd mais "padrão", que vejo geral usando.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
meio que tanto faz, os 3 são bons.
no caso, eu tenho esse kingston de 240gb e é mt bom, uma das melhores aquisições que pode fazer no pc.
acho que ele é o sdd mais "padrão", que vejo geral usando.
Então tava pensando máquina nova,pq não,tecnologias "novas"?
Hd hd hd hd
Cansei de hd.kkkk
Vou ver se consigo vender um de 1TB mais um joguito de 360 meio raro de se conseguir,e compro um de 240,se não der vai de 120
O ruim é o espaço,vou estranhar,mas a rapidez vai compensar.Pois a microsoft consegue deteriorar o w10,fala sério...
 

Tarvos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.978
Reações
13.729
Pontos
704
A temperatura do HD de vocês fica em quanto? Meu WD Blue de 1TB sempre bate 41 graus.
 

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Pessoal, vocês tem alguma indicação de fans? Eu não ligo tanto para barulho, estou mais preocupado com a performance (i.e. potência da ventoinha). Minha placa de vídeo tá uma fornalha por conta do gabinete mal ventilado.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Pessoal, vocês tem alguma indicação de fans? Eu não ligo tanto para barulho, estou mais preocupado com a performance (i.e. potência da ventoinha). Minha placa de vídeo tá uma fornalha por conta do gabinete mal ventilado.
Que tal uns desses?
https://informatica.mercadolivre.com.br/cooler-sicleflow
Praticamente 70 cfm,2000 rpm,é esporrento,mas bom

Esse outro ganha de leve do de cima mas é mais quieto
https://www.kabum.com.br/produto/19459/cooler-fan-aerocool-en55413-12cm-shark-black-edition-

Esse é de 14,é maior que os de cima,mas rotação boa e bom fluxo
https://produto.mercadolivre.com.br...ArctEALw_wcB&quantity=1&variation=18160227931
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
Preciso comprar uma placa de video bem baratinha (e que seja nova) mas que o consumo dela seja bem baixo, achei uma GT 710 por 180 reais, tem alguma coisa melhor /barato ?
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.178
Reações
175.482
Pontos
2.234
Preciso comprar uma placa de video bem baratinha (e que seja nova) mas que o consumo dela seja bem baixo, achei uma GT 710 por 180 reais, tem alguma coisa melhor /barato ?

BOBEIRA SUA, PEGA UMA RTX2080

:klol

Se é só pra substituir onboard - ou ter vídeo, no caso de uma CPU sem gpu integrada - é por aí mesmo.
Se marcar, dá pra achar até com refrigeração passiva, que aí não faz nem barulho.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.742
Reações
4.317
Pontos
703
BOBEIRA SUA, PEGA UMA RTX2080

:klol

Se é só pra substituir onboard - ou ter vídeo, no caso de uma CPU sem gpu integrada - é por aí mesmo.
Se marcar, dá pra achar até com refrigeração passiva, que aí não faz nem barulho.

Acho que vou pegar essa mesmo com refrigeração por 170 reais, vai ser pra usar em um Xeon ja que ele n tem video onboard
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.178
Reações
175.482
Pontos
2.234
Acho que vou pegar essa mesmo com refrigeração por 170 reais, vai ser pra usar em um Xeon ja que ele n tem video onboard

Legal, vai resolver o seu problema.. Se for máquina pra ficar ligada 24/7, cuidado no lance da ventilação.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Que tal uns desses?
https://informatica.mercadolivre.com.br/cooler-sicleflow
Praticamente 70 cfm,2000 rpm,é esporrento,mas bom

Esse outro ganha de leve do de cima mas é mais quieto
https://www.kabum.com.br/produto/19459/cooler-fan-aerocool-en55413-12cm-shark-black-edition-

Esse é de 14,é maior que os de cima,mas rotação boa e bom fluxo
https://produto.mercadolivre.com.br...ArctEALw_wcB&quantity=1&variation=18160227931
só eu acho caro uma porra de uma fan custar 50 pila? queria pegar umas 3 pra mim mas sempre desisto no preço.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Pessoas, atualmente estou usando uma corsair 650w com 80plus bronze, sei que ela segura de boa as minhas spec, mas a minha duvida é se ela vai aguentar o tranco em um over violento em tudo(gpu, ram e procesador). Segue as spec e a recomendação do outervision:

Motherboard: Desktop
Socket: Socket LGA 1151
CPU: 1 x Intel Core i5-7600K
CPU Speed: 4800MHz
CPU Vcore: 1.25V
Memory: 1 x 8GB DDR4 Module
Memory: 1 x 8GB DDR4 Module
Video Card Set 1: 1 x NVIDIA GeForce GTX 1070
Core Clock: 1994MHz
Overvoltage: 20%
Memory Clock: 3000MHz
Storage: 4 x SATA 7.2K RPM
Storage: 1 x M.2 SSD
Storage: 1 x SSD
Optical Drive: 1 x DVD-RW/DVD+RW Drive
PCI Express Card: 0 x High-End Sound Card
PCI Express Card: 0 x WLAN Card
Other Device: 4 x USB 3.0 Device
Other Device: 2 x USB 2.0 Device
Keyboard: 1 x Standard Keyboard
Mouse: 1 x Standard Mouse
Fan: 3 x 80mm
Computer Utilization: 16 hours per day
Gaming / Heavy 3D Application Time: 4 hours per day
Monitor: 1 x LED 32 inches

Load Wattage: 651W
Recommended Wattage: 701W
Amperage: +3.3V: 11.2A, +5V: 16.9A, +12V: 44.1A
Recommended UPS Rating: 1300VA
Generated by OuterVision PSU Calculator 2019-01-20 11:08:08.0


Bom, a recomendação é uma de 700w como podem ver, porém, quando baixo o overvoltage da gpu pra 0(que não sei se conta, afinal, o aumento de core voltage não muda nada nos over da série pascal), a recomendação cai para uma de 640w.

Será que vai ou é melhor substituir logo pra uma de 700/750w?

Vlw!
Cara, essa fonte ai faria um SLI de 1070, aguenta OC sim, tranquilo, vai sobrar muito ainda. Teu setup não puxa nem 400W.
Pra tu ter uma noção, meu setup é um 1600X nos 3.9ghz + GTX1070, tem 7 ventoinhas no gabinete e coisa pra c***lho ligado no USB, eu uso uma fonte de 430W, uma CX430 pra ser mais exato, e não tive problemas, nada, ela nem esquenta muito. Não tô falando que é uma fonte ideal, eu só aproveitei ela pra não comprar outra, ela está funcionando abaixo da eficiencia ideal, aqui deveria ter uma fonte de 550W pra gastar menos energia e gerar menos calor, mas é só pra tu ter uma idéia que as peças hoje em dia não sugam esse absurdo de energia que as pessoas pensam, se for medir na tomada aqui, contando com a ineficiência da fonte, deve puxar abaixo dos 400W da tomada, chutaria uns 370W em full load. Olha que meu 1600X suga mais energia que esse teu 7600K.

Esse ano vou ver se pego uma com melhor eficiência pra ficar mais tranquilo, a CX430 tá no limite aqui ahaha

só eu acho caro uma porra de uma fan custar 50 pila? queria pegar umas 3 pra mim mas sempre desisto no preço.

Eu uso umas fans da coolermaster que paguei 20 reais na BF, ela é um pouco barulhenta se colocar na rotação max, mas até 1300rpm não faz barulho
 
Ultima Edição:

Vitao20

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.832
Reações
885
Pontos
589
Que tal uns desses?
https://informatica.mercadolivre.com.br/cooler-sicleflow
Praticamente 70 cfm,2000 rpm,é esporrento,mas bom

Esse outro ganha de leve do de cima mas é mais quieto
https://www.kabum.com.br/produto/19459/cooler-fan-aerocool-en55413-12cm-shark-black-edition-

Esse é de 14,é maior que os de cima,mas rotação boa e bom fluxo
https://produto.mercadolivre.com.br...ArctEALw_wcB&quantity=1&variation=18160227931
Muito obrigado pelas sugestões Kampfar.

Nas análises da Kabum o pessoal reclamou bastante que esse Aerocool não tem meio termo: ou é barulhento e eficiente ou é silencioso e fraco.

Eu tinha cogitado comprar o Sickleflow um ano atrás mas pensei que ele já tivesse saído do mercado. Acho que vou nele mesmo, além do fator acima a marca é conceituada e eu nunca tive problemas com a CM.
 

Apreciador de Velharias

Saudosista
VIP
Mensagens
16.524
Reações
9.713
Pontos
1.434
Muito obrigado pelas sugestões Kampfar.

Nas análises da Kabum o pessoal reclamou bastante que esse Aerocool não tem meio termo: ou é barulhento e eficiente ou é silencioso e fraco.

Eu tinha cogitado comprar o Sickleflow um ano atrás mas pensei que ele já tivesse saído do mercado. Acho que vou nele mesmo, além do fator acima a marca é conceituada e eu nunca tive problemas com a CM.
Eu tenho 4 desses CM aqui, bom custo benefício, eles são meio barulhentos acima de 1300rpm só

Enviado do banheiro
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.628
Reações
10.606
Pontos
753
o "problema" dos coolers é ligar eles direto na fonte.
neste caso, não tem controle pela placa mãe e o cooler vai ficar sempre a 100%, então meio que a maioria vai ser barulhenta.

coolers de 14cm geralmente são mais silenciosos, por serem maiores, veja se seu gabinete comporta algum.
outra dica legal são os coolers que se encaixam com umas borrachas, ao invés de parafuso, pra evitar trepidação.

veja sempre no site do fabricante o ruído, esse que o amigo linkou da cougar parecer ser mt bom (Ruído 18dB(A) 16,6dB(A)).
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Pessoal, existe algum fan que posso colocar nos lugar das baias de dvd?

Eu não uso mais esses periféricos, meu gabinete tem 2 baias e retirei ontem o leitor e tampa da outra baia, tenho um fan desses de 12cm (traseira da fonte) e estou pensando uma adaptação para colocar ali. O espaço que ficou é mais ou menos 10cm de altura x 16 de comprimento, pensei em fazer uma estrutura revestida com "meia calça" para evitar poeira, não creio que vou achar algo específico nessa medida, mas minha dúvida é, coloco o fan jogando ar para dentro do gabinete ou jogando para fora dele?
A estrutura é:

Fonte em cima com cooler de 12 jogando para baixo e cai em cima do processador.
Na tampa que fica em cima do processador, coloquei um duto que fica quase em cima dela, ficou o máximo no canto da ventilação desta tampa, não sei se é melhor tirar e deixar aberto ou com esse duto pegando 70% do processador.

Tem um fan de 12cm no fundo, jogando ar para fora (fica bem em frente ao processador).

Placa de vídeo fica uns 5cm abaixo do processador, com os fans virados para baixo do gabinete, no fundo não tem nada, ela puxa o ar do próprio gabinete vazio, como é de baixo imagino que seja o mais frio possível.



Reestruturei o lugar dos HD e ficaram bem melhor, não passam mais dos 45ºC, o processador não chega aos 47ºC (média 42ºC), a placa de vídeo opera em média em 54ºC (abaixo dos 50ºC, ela não ativa os fans) e a placa mãe deu um pico de 46ºC, mas a média é 38ºC.



@Kampfar, você que é o cara da refrigeração, o que acha dessas temperaturas? O que devo fazer com essa fan que tenho de 12cm lá na parte dos DVDs?

Ideias @The Watcher?
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Pessoal, existe algum fan que posso colocar nos lugar das baias de dvd?

Eu não uso mais esses periféricos, meu gabinete tem 2 baias e retirei ontem o leitor e tampa da outra baia, tenho um fan desses de 12cm (traseira da fonte) e estou pensando uma adaptação para colocar ali. O espaço que ficou é mais ou menos 10cm de altura x 16 de comprimento, pensei em fazer uma estrutura revestida com "meia calça" para evitar poeira, não creio que vou achar algo específico nessa medida, mas minha dúvida é, coloco o fan jogando ar para dentro do gabinete ou jogando para fora dele?
A estrutura é:

Fonte em cima com cooler de 12 jogando para baixo e cai em cima do processador.
Na tampa que fica em cima do processador, coloquei um duto que fica quase em cima dela, ficou o máximo no canto da ventilação desta tampa, não sei se é melhor tirar e deixar aberto ou com esse duto pegando 70% do processador.

Tem um fan de 12cm no fundo, jogando ar para fora (fica bem em frente ao processador).

Placa de vídeo fica uns 5cm abaixo do processador, com os fans virados para baixo do gabinete, no fundo não tem nada, ela puxa o ar do próprio gabinete vazio, como é de baixo imagino que seja o mais frio possível.



Reestruturei o lugar dos HD e ficaram bem melhor, não passam mais dos 45ºC, o processador não chega aos 47ºC (média 42ºC), a placa de vídeo opera em média em 54ºC (abaixo dos 50ºC, ela não ativa os fans) e a placa mãe deu um pico de 46ºC, mas a média é 38ºC.



@Kampfar, você que é o cara da refrigeração, o que acha dessas temperaturas? O que devo fazer com essa fan que tenho de 12cm lá na parte dos DVDs?

Ideias @The Watcher?
As temps estão boas,tirando a do HD,eu aqui tô pirando com um que já não tá aquelas coisas(tem BB)e tá atingindo hj 43.Já taquei todos os coolers do gabinete no máximo.
Mas já deu uma boa melhorada nas temps,olhe entre a frontal e o chassi,inspecione com cuidado se dá pra retirar a frontal e ver se cabe um cooler entre os dois.
Aí coloque embaixo,refrigerando esse HD,vai melhorar bastante.
Um na baia dos dvds vai refrigerar o processador,que já está em boa temperatura.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
As temps estão boas,tirando a do HD,eu aqui tô pirando com um que já não tá aquelas coisas(tem BB)e tá atingindo hj 43.Já taquei todos os coolers do gabinete no máximo.
Mas já deu uma boa melhorada nas temps,olhe entre a frontal e o chassi,inspecione com cuidado se dá pra retirar a frontal e ver se cabe um cooler entre os dois.
Aí coloque embaixo,refrigerando esse HD,vai melhorar bastante.
Um na baia dos dvds vai refrigerar o processador,que já está em boa temperatura.
Valeu man, eu to pensado em colocar esse fan que tenho (80) em baixo no "chão mesmo, jogando ar para cima, e deixar só a saída dos dvds aberta para sair o ar quente, vou colocar uma tela para ficar bacana.
Sobre a posição dos HD não tenho mais o que fazer, eles estão bem longe um do outro, 1 está em baixo (onde ficam os HD mesmo), outro está no meio (onde ficam os leitores de cartões/disquete) e outro está onde ficaria o dvd. Estou com um em Alerta o maior de 1,5TB e meu externo de 1TB tmb ficou, mas a saúde de ambos estão "OK", então estou com receio, mas sem muito o que fazer no momento, vou fazendo backup aos poucos dos arquivos pessoais e bakcup de jogos (todos meus sistemas atuais estão ali) estou meio sem saber o que fazer..
 
Ultima Edição:

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.848
Reações
3.915
Pontos
1.544
Pessoal, existe algum fan que posso colocar nos lugar das baias de dvd?

Eu não uso mais esses periféricos, meu gabinete tem 2 baias e retirei ontem o leitor e tampa da outra baia, tenho um fan desses de 12cm (traseira da fonte) e estou pensando uma adaptação para colocar ali. O espaço que ficou é mais ou menos 10cm de altura x 16 de comprimento, pensei em fazer uma estrutura revestida com "meia calça" para evitar poeira, não creio que vou achar algo específico nessa medida, mas minha dúvida é, coloco o fan jogando ar para dentro do gabinete ou jogando para fora dele?
A estrutura é:

Fonte em cima com cooler de 12 jogando para baixo e cai em cima do processador.
Na tampa que fica em cima do processador, coloquei um duto que fica quase em cima dela, ficou o máximo no canto da ventilação desta tampa, não sei se é melhor tirar e deixar aberto ou com esse duto pegando 70% do processador.

Tem um fan de 12cm no fundo, jogando ar para fora (fica bem em frente ao processador).

Placa de vídeo fica uns 5cm abaixo do processador, com os fans virados para baixo do gabinete, no fundo não tem nada, ela puxa o ar do próprio gabinete vazio, como é de baixo imagino que seja o mais frio possível.



Reestruturei o lugar dos HD e ficaram bem melhor, não passam mais dos 45ºC, o processador não chega aos 47ºC (média 42ºC), a placa de vídeo opera em média em 54ºC (abaixo dos 50ºC, ela não ativa os fans) e a placa mãe deu um pico de 46ºC, mas a média é 38ºC.



@Kampfar, você que é o cara da refrigeração, o que acha dessas temperaturas? O que devo fazer com essa fan que tenho de 12cm lá na parte dos DVDs?

Ideias @The Watcher?


Opa, blz?

Pode sim, claro, só terá que adaptar. Pode fazer isso com uma fita chamada veda fresta ou então aquela fica emborrachada da 3m (mais cara) ou aquela fita fixa forte também da 3M, mas o melhor seria fazer uma moldura (de madeira, isopor ou até de papelão) para o cooler encaixar no espaço e ficar firme. Sobre o antipoeira, pode comprar um kit (https://produto.mercadolivre.com.br...is-de-120mm-para-coolers-fans--_JM?quantity=1), ai recorta no tamanho que quiser.

Sobre a direção do ar, eu nunca colocaria o cooler da frente jogando para fora, o ideal é o gabinete fazer um fluxo único, senão um cooler vai acabar diminuindo a eficiência do outro. Além disso, o gabinete é naturalmente feito para receber ar fresco pela frente e jogar ar quente na traseira., exceto os voltados para water cooling. Assim, esse cooler que vai adaptar vai ficar bem eficiente jogando ar para dentro, aumentando muito o resfriamento do processador e algumas partes da placa mãe. O cooler do processador, se for de torre (tipo hyperx 212), vai somar a eficiência jogando para trás o ar quente que sai do processador, melhorando bastante a refrigeração. Mesmo que seja um cooler que joga para cima o ar, será beneficiado, mas não tanto, mas entendo que ainda vale a pena.

Sobre a fonte: o cooler na baia do dvd vai ajudar nisso também, resfriando o ar que cai da fonte no processador. Eu testaria a temp. com e sem o duto, mas meu palpite é o que o duto vai atrapalhar.

O fato de ter um cooler de 12 na traseira do gabinete jogando ar quente para fora é ótimo, tem que notar se o gabinete não está muito perto da parede só, porque isso pode atrapalhar a refrigeração.

Sim, o ar puxado pelos fans da placa de vídeo em tese é de baixa temperatura, mas um cooler de baixa rotação na frente do gabinete, em baixo, jogando ar para dentro poderia melhorar ainda mais a refrigeração da placa de vídeo (se for o objetivo).

Sobre as temps. eu sei que os HDs não lidam bem com altas temperaturas, mas pela rápida pesquisa que fiz, 60ºC seria a temperatura limite, estão acredito que não precisa se preocupar. Na dúvida, pesquise pelo modelo do HD que tem a informação da temperatura ideal e limite de operação.


De qualquer forma, refrigeração de pc é na base dos testes, a teoria ajuda a direcionar a montagem e escolha dos coolers e configuração, mas só com os testes terá certeza que fez a melhor escolha.

Aproveitando, tem algumas coisas que parecem bobas mas que ajudam bastante na refrigeração, como por exemplo, arrumar os cabos dentro do gabinete, isso desobstruí o fluxo de ar e com isso, baixa um pouco a temp.

Aqui a fonte é em baixo, então eu fiz um suporte de madeira para o gabinete, com uns 20 cm de altura, o que também aumentou a refrigeração, porque o ar quente é jogado para longe do gabinete etc...


Espero que tenha ajudado, abs.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Valeu man, eu to pensado em colocar esse fan que tenho (80) em baixo no "chão mesmo, jogando ar para cima, e deixar só a saída dos dvds aberta para sair o ar quente, vou colocar uma tela para ficar bacana.
Sobre a posição dos HD não tenho mais o que fazer, eles estão bem longe um do outro, 1 está em baixo (onde ficam os HD mesmo), outro está no meio (onde ficam os leitores de cartões/disquete) e outro está onde ficaria o dvd. Estou com um em Alerta o maior de 1,5TB e meu externo de 1TB tmb ficou, mas a saúde de ambos estão "OK", então estou com receio, mas sem muito o que fazer no momento, vou fazendo backup aos poucos dos arquivos pessoais e bakcup de jogos (todos meus sistemas atuais estão ali) estou meio sem saber o que fazer..
Bom,já aviso,eu sou completamente paranóico com calor kkkkk
Como disse o The Watcher,está dentro da normalidade,estamos num país que mora no lado do sol kkkk,mas eu verifico temperatura direto de tudo.Sempre fui assim desde o meu primeiro pc montado(um AMD,que explodiu,sério mesmo,por causa de calor no chipset da placa mãe)aí acho que fiquei paranóico,montei outras máquinas,monitoro tudo desde então,algo indo pra irregular,já vou dando um jeito.
E hj o meu HD tá pairando temperaturas nunca vistas antes por mim,tá com um bad block,mas é um mais importante do pc.Mas já tô fazendo backup dele pra um outro HD,pra ir no ryzen só com os backups,e o principal pra rodar windows,colocarei novo.
Sobre esse embaixo,nunca esqueça,um bom filtro de pó para proteger tua máquina.Aí fica topzera.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.227
Reações
12.875
Pontos
503
Garantia de 2 anos...gostei.
Nessa faixa de preço só encontro 24,da acer.
Cara,em outro fórum achei algumas coisas,mas acho que é proibido postar aqui.Mas foi pouca coisa,então,ainda me deixaria na dúvida se eu compraria ele.
Poucos reviews,a tela não é feita aqui pelo que li.
 

Kabaneri

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.908
Reações
4.600
Pontos
753
Opa, blz?

Pode sim, claro, só terá que adaptar. Pode fazer isso com uma fita chamada veda fresta ou então aquela fica emborrachada da 3m (mais cara) ou aquela fita fixa forte também da 3M, mas o melhor seria fazer uma moldura (de madeira, isopor ou até de papelão) para o cooler encaixar no espaço e ficar firme. Sobre o antipoeira, pode comprar um kit (https://produto.mercadolivre.com.br...is-de-120mm-para-coolers-fans--_JM?quantity=1), ai recorta no tamanho que quiser.

Sobre a direção do ar, eu nunca colocaria o cooler da frente jogando para fora, o ideal é o gabinete fazer um fluxo único, senão um cooler vai acabar diminuindo a eficiência do outro. Além disso, o gabinete é naturalmente feito para receber ar fresco pela frente e jogar ar quente na traseira., exceto os voltados para water cooling. Assim, esse cooler que vai adaptar vai ficar bem eficiente jogando ar para dentro, aumentando muito o resfriamento do processador e algumas partes da placa mãe. O cooler do processador, se for de torre (tipo hyperx 212), vai somar a eficiência jogando para trás o ar quente que sai do processador, melhorando bastante a refrigeração. Mesmo que seja um cooler que joga para cima o ar, será beneficiado, mas não tanto, mas entendo que ainda vale a pena.

Sobre a fonte: o cooler na baia do dvd vai ajudar nisso também, resfriando o ar que cai da fonte no processador. Eu testaria a temp. com e sem o duto, mas meu palpite é o que o duto vai atrapalhar.

O fato de ter um cooler de 12 na traseira do gabinete jogando ar quente para fora é ótimo, tem que notar se o gabinete não está muito perto da parede só, porque isso pode atrapalhar a refrigeração.

Sim, o ar puxado pelos fans da placa de vídeo em tese é de baixa temperatura, mas um cooler de baixa rotação na frente do gabinete, em baixo, jogando ar para dentro poderia melhorar ainda mais a refrigeração da placa de vídeo (se for o objetivo).

Sobre as temps. eu sei que os HDs não lidam bem com altas temperaturas, mas pela rápida pesquisa que fiz, 60ºC seria a temperatura limite, estão acredito que não precisa se preocupar. Na dúvida, pesquise pelo modelo do HD que tem a informação da temperatura ideal e limite de operação.

De qualquer forma, refrigeração de pc é na base dos testes, a teoria ajuda a direcionar a montagem e escolha dos coolers e configuração, mas só com os testes terá certeza que fez a melhor escolha.

Aproveitando, tem algumas coisas que parecem bobas mas que ajudam bastante na refrigeração, como por exemplo, arrumar os cabos dentro do gabinete, isso desobstruí o fluxo de ar e com isso, baixa um pouco a temp.

Aqui a fonte é em baixo, então eu fiz um suporte de madeira para o gabinete, com uns 20 cm de altura, o que também aumentou a refrigeração, porque o ar quente é jogado para longe do gabinete etc...

Espero que tenha ajudado, abs.

Gostei dessa ideia de elevar mais o gabinete, vou colocar uns pedaços de madeira com 5cm em cada pé dele, assim com o fan em baixo vai pegar ar de uma corrente maior, não tenho certeza, mas acho que a parte de baixo do meu gabinete já tem furos, senão tiver eu faço com furadeira mesmo.
No mais eu não tenho muito o que fazer mesmo e aceitar a limitação que tenho.
Já organizei HDs e cabos (boa dica) então fora testar o duto (também tenho essa impressão que vai atrapalhar.
Vou levantar o gabinete uns 5cm com pés nos cantos, vai ficar um fan de 80cm em baixo (no meio) pegando ar de fora e jogando para cima, vai pegar direto na placa de vídeo e placa mãe, não é a intenção real, mas jogando ar para dentro do gabinete está bom.
Vou testar o duto do processador.
Já tenho um fan de 80cm no fundo do gabinete jogando ar para fora.
O fan da fonte (120cm) não sei qual a direção que o ar está, se estiver puxando e jogando para fora blz, mas estiver jogando para dentro do gabinete está jogando em cima do processador e placa de vídeo, no máximo estará circulando o ar interno.
As duas baias de cima para leitores de dvd/bluray, estou deixando aberta para entrada/saída de ar, não vai ter fan, só o buraco.

Não vou colocar essa essas telas de proteção de pó, no máximo eu colocaria umas meias calças velhas para fazer esse filtro, mas não acho tão necessário (só na entrada das baixas), eu limpo o pc a cada 6 meses.

Obrigado senhores.
 
Topo Fundo