O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
maravilha, devo pegar!

Aproveitando que estou aqui, na minha A320, colocando a gpu ela matou a entrada debaixo (fisicamente), eu queria no futuro colocar uma plaquinha de som (e tem essa de rede no outro slot), essa entrada não tem como né? Dependendo do que for só compro quando trocar a mobo.
Tudo dependerá do layout de sua placa mãe. Qual é o modelo dela?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.687
Pontos
2.009
Como tive que instalar na placa B450 micro-ATX não tive muitas opções e coloquei no slit PCI-E x8 próximo à fonte. No slot acima da placa de vídeo fica a placa de som. A vantagem da minha outra placa X570 é que esta vem com um slot M.2 para encaixar somente a placa AX200 direto.

IMG-20200915-150711.jpg


IMG-20200916-162412.jpg
Eu nem tinha me ligado nisso. Então eu posso instalar direto no m2 ?

Se bobear nem ligo a antena, quero só o bluetooth.

Show de bola!

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Eu nem tinha me ligado nisso. Então eu posso instalar direto no m2 ?

Se bobear nem ligo a antena, quero só o bluetooth.

Show de bola!

Enviado de meu RMX1931 usando o Tapatalk
Se sua placa mãe tiver slot M.2 WiFi. No caso a minha ASRock X570 Extreme4 tem dois slots M.2 para armazenamento em baixo daquele dissipador enorme mas tem também um slot M.2 WiFi como viu ali. Algumas placas já vêm com WiFi integrado que na verdade nada mais é do que um cartão AX200 desse instalado e outras não tem nem suporte. Qual é o seu modelo?

Esta placa tem dois slots PCI-E x1 abaixo do slot PCI-E x16 da placa de vídeo. O que precisa ver é se a placa de vídeo cobre o primeiro slot x1 abaixo dela. Se puder tirar uma foto já dará para termos uma noção.

prime-a320m-kbr62324.jpg
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Bom dia meus caros.

Boletei uma 1660 Super por R$1550.

Vamos lá... não sou um grande gamer. Hoje tenho uma GTX 750 e estava rejogando o AC1 essa semana. Mas recentemente fiz um up de monitor pra 1440p e deu vontade de fazer um upgrade, e sei que a 750 já tá bem fraquinha.

Certamente não sou o cara que precisa de mais do que a 1660 Super, mas 1550 em uma promoção lá pro inínio do ano daria uma 2060, o que é meio deprimente. E seria legalzinho ter DLSS já que o monitor agora é 1440p né.

Esperei até hoje com a 750 então poderia até esperar mais, mas com as doletas do jeito que estão fico com medo (sim eu entendo que esse medo ajuda a deixar as placas caras). Essa placa só ficou muito melhor que isso lá por fevereiro pelo que vi, uns 1250 algo assim.

Mas ao mesmo tempo tem lançamento de novas placas e etc, mas vai saber se isso vai fazer baixar alguma coisa.

Enfim, já vi que vou ficar contemplando esse boleto o fim de semana inteiro, então queria pelo menos outros olhos nesse dilema
 

Warrior94

Ser evoluído
Mensagens
100
Reações
88
Pontos
48
Sua placa de vídeo tem 27 cm de comprimento. Pelo que vi o gabinete suporta placa de vídeo de até 31cm. Em tese suportaria uma placa de vídeo parecida com dual-fan. Para triple-fan não rolará. Pode pegar um desses gabinetes Pichau ou Aerocool que tem aquelas três fans na frente e um espaço bacana para cable management e fluxo de ar decente.

Aqui por exemplo consegue 16Gb de RAM DDR4-3200 por R$594 https://www.amazon.com.br/dp/B08CPB4X3W

E aqui uma de 8Gb DDR4-3000 sai por R$248 https://www.terabyteshop.com.br/pro...8gb-3000mhz-black-gaog48gb3000c16asc?p=232410

Uma de 8Gb DDR4-3200 por R$265 https://www.terabyteshop.com.br/pro...8gb-3200mhz-black-gaog48gb3200c16asc?p=232410

No Aliexpress consegue até mais barato https://pt.aliexpress.com/item/1000...&terminal_id=e337787ec9d14e8882a2abca4ba4541a

Pessoalmente, acho que vale mais a pena até vender esse pente de 8Gb e arrumar logo dois iguais para ter 16Gb bonitinhos em dual-channel e maior velocidade para aproveitá-las agora e principalmente no futuro.

Gabinete pode ver um Red Dragon, Pichau, Aerocool e tal com aquele perfil padrão de entrada de ar com 3 fans para entrada de ar na frente, um para saída atrás, saída de ar em cima e isolamento para fonte. Custará entre 200 e 300.

Valew pelas dicas, vou seguir com essa ideia então, quando estiver pronto dou o feedback, 3070 chega só 15 de outubro e olhe lá :(
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Bom dia meus caros.

Boletei uma 1660 Super por R$1550.

Vamos lá... não sou um grande gamer. Hoje tenho uma GTX 750 e estava rejogando o AC1 essa semana. Mas recentemente fiz um up de monitor pra 1440p e deu vontade de fazer um upgrade, e sei que a 750 já tá bem fraquinha.

Certamente não sou o cara que precisa de mais do que a 1660 Super, mas 1550 em uma promoção lá pro inínio do ano daria uma 2060, o que é meio deprimente. E seria legalzinho ter DLSS já que o monitor agora é 1440p né.

Esperei até hoje com a 750 então poderia até esperar mais, mas com as doletas do jeito que estão fico com medo (sim eu entendo que esse medo ajuda a deixar as placas caras). Essa placa só ficou muito melhor que isso lá por fevereiro pelo que vi, uns 1250 algo assim.

Mas ao mesmo tempo tem lançamento de novas placas e etc, mas vai saber se isso vai fazer baixar alguma coisa.

Enfim, já vi que vou ficar contemplando esse boleto o fim de semana inteiro, então queria pelo menos outros olhos nesse dilema
Tem que ver qual é o resto de sua configuração para saber o que pode casa com ela.

E também considerar o que deve ser trazido por NVidia na gama mais em conta e em breve pela AMD. E é claro, acompanhar os preço deste e de placas mais parrudas como a 2060 e 5600 XT.
 

Copandon

Habitué da casa
Mensagens
42
Reações
59
Pontos
88
Tem que ver qual é o resto de sua configuração para saber o que pode casa com ela.

E também considerar o que deve ser trazido por NVidia na gama mais em conta e em breve pela AMD. E é claro, acompanhar os preço deste e de placas mais parrudas como a 2060 e 5600 XT.
Hoje tenho um humilde i5 2310. A idéia era deixar a cpu gargalar mesmo, pra não precisar trocar a placa tão cedo.

Devo fazer ainda um upgrade pra um i7 ou xeon terceira geração pra aproveitar o socket antes de um upgrade eventual pra um ryzen da vida. Mas esse último deve demorar.
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
Se sua placa mãe tiver slot M.2 WiFi. No caso a minha ASRock X570 Extreme4 tem dois slots M.2 para armazenamento em baixo daquele dissipador enorme mas tem também um slot M.2 WiFi como viu ali. Algumas placas já vêm com WiFi integrado que na verdade nada mais é do que um cartão AX200 desse instalado e outras não tem nem suporte. Qual é o seu modelo?


Esta placa tem dois slots PCI-E x1 abaixo do slot PCI-E x16 da placa de vídeo. O que precisa ver é se a placa de vídeo cobre o primeiro slot x1 abaixo dela. Se puder tirar uma foto já dará para termos uma noção.

prime-a320m-kbr62324.jpg


tive que colocar a TL-WN881ND no slot de baixo e mesmo assim ela ta rente na gpu! to com leve medo de não conseguir instalar o ssd na m.2 haha

E descobri hoje que a internet aqui de casa é de 240mb! a AX200 me daria uma velocidade melhor? pela velocidade que alcanço achava que era de 100 só. A minha não pega a frenquencia de 5ghz, muda muito?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.687
Pontos
2.009
Se sua placa mãe tiver slot M.2 WiFi. No caso a minha ASRock X570 Extreme4 tem dois slots M.2 para armazenamento em baixo daquele dissipador enorme mas tem também um slot M.2 WiFi como viu ali. Algumas placas já vêm com WiFi integrado que na verdade nada mais é do que um cartão AX200 desse instalado e outras não tem nem suporte. Qual é o seu modelo?

A minha placa é uma Asus Tuf x570 plus-br.

Ela tem dois slots m2. Um deles eu ocupei com o nvme, que está embaixo do dissipador.

A placa wi-fi é essa:

 
Ultima Edição:

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.579
Reações
16.491
Pontos
553
@antonioli deixa eu aproveitar que estão falando dessa placa WIFI, aqui no meu PC tenho uma Asrock B450m Pro4 e uso uma RX580 também, veja como fica aqui:

Slot PCI-E de baixo:
141264

Slot PCI-E de cima:
141265

Será que cabe no slot de cima?
Penso que esquentaria menos se fosse no de cima... No de baixo parece tão perto da VGA...

Site da Asrock da minha placa mãe: https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Pro4/
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599


tive que colocar a TL-WN881ND no slot de baixo e mesmo assim ela ta rente na gpu! to com leve medo de não conseguir instalar o ssd na m.2 haha

E descobri hoje que a internet aqui de casa é de 240mb! a AX200 me daria uma velocidade melhor? pela velocidade que alcanço achava que era de 100 só. A minha não pega a frenquencia de 5ghz, muda muito?
O M.2 não chegará no slot. Sem perigo.

Pode ser que melhore. No papel o AX200 é capaz de chegar a 574Mbps em 2.4GHz e 2400Mbps em 5GHz se o roteador tiver o padrão AX. Como seu modem não é dual-band não se beneficiará da velocidade máxima que o chip poderá entregar, porém se está muito baixa pode valer um teste, até porque te servirá quando tiver um roteador dual-band, quando aumentar a velocidade de sua internet e possui o bluetooth integrado. Pelo custo baixo, vale.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
A minha placa é uma Asus Tuf x570 plus-br.

Ela tem dois slots m2. Um delez eu ocupei com o nvme, que está embaixo do dissipador.

A placa wi-fi é essa:

Não não irá rolar porque são slots diferentes. O padrão desse M.2 WiFi é E Key e no caso dos NVMe são M Key.

M_2%20Keys.jpg


Sei que existem adaptadores de A/E para M mas não conheço quem tenha usado


H8254a8fb858942949d14b392d085396f6.jpg
 

rakulex

.
GOLD
Mensagens
6.153
Reações
1.055
Pontos
1.109
O M.2 não chegará no slot. Sem perigo.

Pode ser que melhore. No papel o AX200 é capaz de chegar a 574Mbps em 2.4GHz e 2400Mbps em 5GHz se o roteador tiver o padrão AX. Como seu modem não é dual-band não se beneficiará da velocidade máxima que o chip poderá entregar, porém se está muito baixa pode valer um teste, até porque te servirá quando tiver um roteador dual-band, quando aumentar a velocidade de sua internet e possui o bluetooth integrado. Pelo custo baixo, vale.

o m.2 fica debaixo da gpu :/ to com medo de colocar dissipador e raspar nela.

O roteador daqui é um Hgb10r-02 da Humax
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
@antonioli deixa eu aproveitar que estão falando dessa placa WIFI, aqui no meu PC tenho uma Asrock B450m Pro4 e uso uma RX580 também, veja como fica aqui:

Slot PCI-E de baixo:
Visualizar anexo 141264

Slot PCI-E de cima:
Visualizar anexo 141265

Será que cabe no slot de cima?
Penso que esquentaria menos se fosse no de cima... No de baixo parece tão perto da VGA...

Site da Asrock da minha placa mãe: https://www.asrock.com/mb/AMD/B450M Pro4/
Cabe porque tenho uma B450M Steel Legend que é irmã da sua. Olha como fica
IMG-20200915-150723.jpg


Como pode ver, acima da placa de vídeo uso uma placa de som bem maior do que a placa WiFi. Esta eu deixo em baixo para obstruir menos a fan da VGA.
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.090
Reações
47.687
Pontos
2.009
Não não irá rolar porque são slots diferentes. O padrão desse M.2 WiFi é E Key e no caso dos NVMe são M Key.

M_2%20Keys.jpg


Sei que existem adaptadores de A/E para M mas não conheço quem tenha usado


H8254a8fb858942949d14b392d085396f6.jpg

Valeu bro! Vou usar ela no pci mesmo.

Eu comprei a versão com dissipador, já com a intenção de instalar a placa longe da VGA. Não dá b.o deixar ela naquele slot colado na fonte não né ?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Valeu bro! Vou usar ela no pci mesmo.

Eu comprei a versão com dissipador, já com a intenção de instalar a placa longe da VGA. Não dá b.o deixar ela naquele slot colado na fonte não né ?
Não. Ela ficará bem afastada da placa de vídeo e a fonte é isolada. Tendo o dissipador ajuda bastante, especialmente se usar internet de alta velocidade no padrão ax.
 

KssioAug

Veterano
Mensagens
476
Reações
971
Pontos
114
Qual teu gabinete? Vc pretente gastar esses 2k só com semi cosméticos pro PC?

Qual teu gabinete? É preciso saber disso pra entender que tipo de adição pode ser feita no sentido de melhorar o fluxo de ar e a renovação do ar.

A única coisa que a placa vai te impedir em relação as ventoinhas será ligar nela ou eventualmente controlar a rotação (poucas tem muitos slots habilitando via PWM o controle, então é meio praxe de qualquer forma). É só ligar na fonte, elas costumam vir com molex, como mencionou. Isso vc acha fácil em lojas boas de info ou mesmo no ML sim.

Quanto ao barulho, precisa tentar observar mesmo de onde vem pra saber o que é melhor investir. Monitora as temperaturas e a rotação das ventoinhas de CPU e GPU. São essas que costumam fazer MUITO barulho devido a trabalharem em regimes de altas RPM. É difícil ventoinha para gabinetes emitirem tanto barulho a ponto de incomodar.

Trocar CPU para o teu sistema não fará qualquer diferença fora jogos como CS, Valorant e Fortnite. Ryzen 1600 e RX480 dão um bom match, ainda que seja a primeira geração. Entre os dois, a troca de GPU seria a mais recomendável, pois há espaço para isso. Muito embora dessa placa pra frente já comece um certo desbalanço e eventuais gargalos aqui e acolá em jogos que em sistemas balanceados não geram gargalo de GPU. Neste caso, o ideal é providenciar a troca dos dois quando sentir necessidade.

Obrigado por responder no outro tópico (foi trancado, e a discussão movida pra cá). Então, quanto ao barulho, eu tenho quase certeza que é a GPU. Dependendo do jogo e da seção, a GPU chega a beirar 90 graus. Acho que o sistema de refrigeração está realmente muito ruim (afinal, só uso um cooler de gabinete, mais nada).

Quanto ao gabinete, é um Corsair Carbide 400C:

141273

E esses 2K (não necessariamente aliás, só se eu achar um upgrade que compense esse valor) eu gostaria de gastar principalmente com 2 coisas: redução de temperatura e melhor desempenho.

Quanto ao desempenho, não sei se hoje tem alguma placa que vale substituir a minha RX 480 com o dólar de hoje. Pelo que andei pesquisando de preços, acho que a opção mais viável seria uma 1650 Super, mas não sei se vale a pena desembolsar uns 1300 reais pra diferença de desempenho que terei comparado com a RX 480.

Estou considerando colocar um SSD de 500GB ou de 1TB e melhorar as temperaturas. E aí deixar o upgrade da GPU pra quando a economia melhorar, ou pra depois que chegarem novas GPUs e as que estão beirando uns 3000 reais hoje caírem de preço. O que você acha?
 
Ultima Edição:

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Obrigado por responder no outro tópico (foi trancado, e a discussão movida pra cá). Então, quanto ao barulho, eu tenho quase certeza que é a GPU. Dependendo do jogo e da seção, a GPU chega a beirar 90 graus. Acho que o sistema de refrigeração está realmente muito ruim (afinal, só uso um cooler de gabinete, mais nada).

Quanto ao gabinete, é um Corsair Carbide 400C:

Visualizar anexo 141273

E esses 2K (não necessariamente aliás, só se eu achar um upgrade que compense esse valor) eu gostaria de gastar principalmente com 2 coisas: redução de temperatura e melhor desempenho.

Quanto ao desempenho, não sei se hoje tem alguma placa que vale substituir a minha RX 480 com o dólar de hoje. Pelo que andei pesquisando de preços, acho que a opção mais viável seria uma 1650 Super, mas não sei se vale a pena desembolsar uns 1300 reais pra diferença de desempenho que terei comparado com a RX 480.

Estou considerando colocar um SSD de 500GB ou de 1TB e melhorar as temperaturas. E aí deixar o upgrade da GPU pra quando a economia melhorar, ou pra depois que chegarem novas GPUs e as que estão beirando uns 3000 reais hoje caírem de preço. O que você acha?
Seu PC é redondo. É uma configuração equilibrada.

Ao meu ver existem duas coisas que pode fazer para melhorar Aproveitando o restante que são mudar o processador e mudar a placa de vídeo. Considerando a venda do 1600 e da 480 e juntando ainda alguma grana possivelmente alcançará um Ryzen 5 3600 que sua placa mãe suporta e talvez uma RX 5600 XT ou uma GTX 2060. Será um bom upgrade e sem gastar tanto já que possui placa mãe compatível, 16Gb de RAM e boa fonte.

O seu gabinete é de uma linha compacta da Corsair então tem essa questão da temperatura, ewpecialmente por ser mais fechado na frente. Quais fans você já tem instaladas nele?
 

KssioAug

Veterano
Mensagens
476
Reações
971
Pontos
114
Seu PC é redondo. É uma configuração equilibrada.

Ao meu ver existem duas coisas que pode fazer para melhorar Aproveitando o restante que são mudar o processador e mudar a placa de vídeo. Considerando a venda do 1600 e da 480 e juntando ainda alguma grana possivelmente alcançará um Ryzen 5 3600 que sua placa mãe suporta e talvez uma RX 5600 XT ou uma GTX 2060. Será um bom upgrade e sem gastar tanto já que possui placa mãe compatível, 16Gb de RAM e boa fonte.

O seu gabinete é de uma linha compacta da Corsair então tem essa questão da temperatura, ewpecialmente por ser mais fechado na frente. Quais fans você já tem instaladas nele?

Vou considerar vender as peças pra fazer o upgrade que mencionou.

Mas quanto aos fans... então, esse é o problema. Eu só tenho 1 (que é o que vem com o gabinete) na parte de trás.

Esse fan aqui:

141281

Posicionado aqui:

141282
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Vou considerar vender as peças pra fazer o upgrade que mencionou.

Mas quanto aos fans... então, esse é o problema. Eu só tenho 1 (que é o que vem com o gabinete) na parte de trás.
Ué, nas lojas fala que vem com a traseira mas também com uma frontal como no próprio site da Corsair
-CC-9011081-WW-Gallery-Carbide-400C-05.png


O que com certeza você pode fazer é adicionar 4 fans no sistema. Mais duas frontais porque se não tiver nenhuma (ou se tiver aquela lá embaixo que deveria vir) é bem pouco. E mais duas em cima para tirar o ar quente junto com o traseiro.

Para te servir de referência, temos uma promoção decente na Pichau do Ryzen 5 3600 por R$1299 https://www.pichau.com.br/processad...MIrf77psWE7AIVForICh10FgAPEAQYASABEgKBlvD_BwE

Temos uma promoção da RX 5600 XT da ASRock por R$1899 https://www.pichau.com.br/placa-de-...MIy-bausWE7AIVEsDICh2Ryg0IEAQYBSABEgKku_D_BwE
ou uma opção melhorada que é a Sapphire Pulse po R$1949 https://www.kabum.com.br/cgi-local/...MIy-bausWE7AIVEsDICh2Ryg0IEAQYAiABEgInWPD_BwE

RTX 2060 por R$2249 https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=110397
ou https://www.pichau.com.br/hardware/...060-6gb-gddr6-1-click-oc-192-bit-26nrl7hpx7oc

Sobre fans, aí vai a seu gosto se quer pagar mais ou menos, ter maior desempenho ou silêncio ou LED ou conexão PWM na placa mãe. Mas como referência uma opção em conta https://www.kabum.com.br/produto/104382/cooler-fan-deepcool-xfan-120-120mm-preto-dp-fdc-xf120 ou https://www.pichau.com.br/hardware/...toinha-tgt-hawker-1x120mm-branca-hawker-white ou https://www.kabum.com.br/produto/111131/cooler-fan-rise-mode-wind-w1-120mm-led-branco-rm-wn-01-bw ou https://www.kabum.com.br/produto/102946/cooler-fan-deepcool-rf120w-120mm-led-branco-dp-fled-rf120-wh
 

Sebastien_Chabal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.222
Reações
2.021
Pontos
964
Galera preciso de ajuda com umas recomendações aqui.

1°- Preciso comprar SSD e memória (4gb) pro note da patroa, o note dela é um Dell Inspiron 15 5566. Melhor pegar peças por aqui mesmo ou da china? e quais marcas/lojas recomendam?
2°- Logo tbm vou precisar de um caddy pro notebook citado acima. Qual seria compativel?

3°- Agora a duvida mais "complicada". No meu desk tenho um kit 2x8Gb GSkill 3200Mhz CL15 ( https://www.gskill.com/product/165/...ZDDR4-3200MHz-CL15-15-15-35-1.35V16GB-(2x8GB) ).
Eu queria fazer um upgrade pra 32Gb. Só estou muita dificuldade em encontrar um kit 2x8Gb na mesma frequência e timings. O que seria melhor, pegar uma com a mesma frequência e diminuir os timings na BIOS?

Vlw pela atenção.
 

Cloudst69

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.212
Reações
3.589
Pontos
1.084
Galera preciso de ajuda com umas recomendações aqui.

1°- Preciso comprar SSD e memória (4gb) pro note da patroa, o note dela é um Dell Inspiron 15 5566. Melhor pegar peças por aqui mesmo ou da china? e quais marcas/lojas recomendam?
2°- Logo tbm vou precisar de um caddy pro notebook citado acima. Qual seria compativel?

3°- Agora a duvida mais "complicada". No meu desk tenho um kit 2x8Gb GSkill 3200Mhz CL15 ( https://www.gskill.com/product/165/...ZDDR4-3200MHz-CL15-15-15-35-1.35V16GB-(2x8GB) ).
Eu queria fazer um upgrade pra 32Gb. Só estou muita dificuldade em encontrar um kit 2x8Gb na mesma frequência e timings. O que seria melhor, pegar uma com a mesma frequência e diminuir os timings na BIOS?

Vlw pela atenção.


Quanto ao note, esse é de longe um dos piores que já vi pra colocar o caddy:



Tem que desmontar o nb inteiro praticamente. Na descrição do video tem as peças que ele usa.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Galera preciso de ajuda com umas recomendações aqui.

1°- Preciso comprar SSD e memória (4gb) pro note da patroa, o note dela é um Dell Inspiron 15 5566. Melhor pegar peças por aqui mesmo ou da china? e quais marcas/lojas recomendam?
2°- Logo tbm vou precisar de um caddy pro notebook citado acima. Qual seria compativel?

3°- Agora a duvida mais "complicada". No meu desk tenho um kit 2x8Gb GSkill 3200Mhz CL15 ( https://www.gskill.com/product/165/...ZDDR4-3200MHz-CL15-15-15-35-1.35V16GB-(2x8GB) ).
Eu queria fazer um upgrade pra 32Gb. Só estou muita dificuldade em encontrar um kit 2x8Gb na mesma frequência e timings. O que seria melhor, pegar uma com a mesma frequência e diminuir os timings na BIOS?

Vlw pela atenção.
Dado a baixa probabilidade de taxação até pode considerar pegar lá fora. Pelo que vi parece que a placa mãe desse notebook não tem slot M.2, mas seria bom confirmar isso. Pelo que vi deve ter 4Gb de RAM DDR4-2133 mas não sei se é soldada ou não. Sendo ou não, ele terá um slot vazio e vale e pena dar uma conferida.

Sobre o SSD você consegue por um bom preço https://pt.aliexpress.com/item/3264...earchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

Aí é só escolher se precisará de 240, 480, 512 ou 1Tb. Sobre o caddy se for um de 9,5mm (que imagino que seja) https://produto.mercadolivre.com.br...-hd-ou-ssd-sata-notebook-drive-caddy-95mm-_JM

Sobre as memórias do notebook confira qual é o modelo e seus timmings. Como referência, pode comprar lá fora algo como isto https://pt.aliexpress.com/item/3301...earchweb0_0,searchweb201602_,searchweb201603_

ou aqui dentro como aqui https://www.kabum.com.br/cgi-local/...MIx7HQztCE7AIV9AiICR1n3gF-EAQYBiABEgJ4xPD_BwE ou aqui https://www.kabum.com.br/produto/84...MIx7HQztCE7AIV9AiICR1n3gF-EAQYAiABEgJns_D_BwE

Agora, no caso de sua memória não é fácil mesmo. Muito difícil de encontrar memórias com latências tão agressivas aqui. Ou você compra uma que seja CL16 e tenta ver se consegue manualmente diminuir as latências mantendo a estabilidade ou terá que vendê-las e comprar duas memórias de 16Gb.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Obrigado por responder no outro tópico (foi trancado, e a discussão movida pra cá). Então, quanto ao barulho, eu tenho quase certeza que é a GPU. Dependendo do jogo e da seção, a GPU chega a beirar 90 graus. Acho que o sistema de refrigeração está realmente muito ruim (afinal, só uso um cooler de gabinete, mais nada).

Quanto ao gabinete, é um Corsair Carbide 400C:

Visualizar anexo 141273

E esses 2K (não necessariamente aliás, só se eu achar um upgrade que compense esse valor) eu gostaria de gastar principalmente com 2 coisas: redução de temperatura e melhor desempenho.

Quanto ao desempenho, não sei se hoje tem alguma placa que vale substituir a minha RX 480 com o dólar de hoje. Pelo que andei pesquisando de preços, acho que a opção mais viável seria uma 1650 Super, mas não sei se vale a pena desembolsar uns 1300 reais pra diferença de desempenho que terei comparado com a RX 480.

Estou considerando colocar um SSD de 500GB ou de 1TB e melhorar as temperaturas. E aí deixar o upgrade da GPU pra quando a economia melhorar, ou pra depois que chegarem novas GPUs e as que estão beirando uns 3000 reais hoje caírem de preço. O que você acha?
Acho que o @antonioli fechou bem a questão do upgrade bacana pra você. 1650 Super e RX480 estão na mesma faixa de desempenho. Não aconselho que faça isso. Se for para trocar, precisa ser da 1660 Super pra cima. Aí justifica o investimento e você vai ganhar sim mais desempenho na maioria dos melhores jogos.

Já quanto ao gabinete e temperaturas, uau! Ou tem algo errado com a sua RX480 (qual modelo dela?), como uma das ventoinhas queimadas ou realmente seu gabinete precisa urgente de investimento para melhorar fluxo e renovação do ar. 1 ventoinha boa na frente e uma ventoinha boa atrás é tudo que você realmente precisa. Mais ventoinhas na frente ajuda e no topo também, mas não é essencial. Eu aconselho muito mais você pegar uma duas ótimas ventoinhas que 4 ou 6 ventoinhas medíocres. Akasa é o que indico.

Com 2k eu compraria uma 5600XT e pegaria um cooler só, já que você já tem aí. Vai ter um aumento de performance e redução das temperaturas internas. Se vc puder vender a placa de vídeo e adicionar mais dinheiro, aí ideal é já pegar um Ryzen 3600 e uma 5600XT mesmo. É um up relevante pra sua configuração, seus frames vão aumentar 70%. É muito. Comprando só a 5600XT, espere 50% a 60% mais frames.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Acho que o @antonioli fechou bem a questão do upgrade bacana pra você. 1650 Super e RX480 estão na mesma faixa de desempenho. Não aconselho que faça isso. Se for para trocar, precisa ser da 1660 Super pra cima. Aí justifica o investimento e você vai ganhar sim mais desempenho na maioria dos melhores jogos.

Já quanto ao gabinete e temperaturas, uau! Ou tem algo errado com a sua RX480 (qual modelo dela?), como uma das ventoinhas queimadas ou realmente seu gabinete precisa urgente de investimento para melhorar fluxo e renovação do ar. 1 ventoinha boa na frente e uma ventoinha boa atrás é tudo que você realmente precisa. Mais ventoinhas na frente ajuda e no topo também, mas não é essencial. Eu aconselho muito mais você pegar uma duas ótimas ventoinhas que 4 ou 6 ventoinhas medíocres. Akasa é o que indico.

Com 2k eu compraria uma 5600XT e pegaria um cooler só, já que você já tem aí. Vai ter um aumento de performance e redução das temperaturas internas. Se vc puder vender a placa de vídeo e adicionar mais dinheiro, aí ideal é já pegar um Ryzen 3600 e uma 5600XT mesmo. É um up relevante pra sua configuração, seus frames vão aumentar 70%. É muito. Comprando só a 5600XT, espere 50% a 60% mais frames.
A frente do gabinete dele é relativamente fechada. Colocar alguns coolers mais ou menos pode tentar capturar mais ar de fora para dentro. Mas se for para economizar de um lado e tentar algo com desempenho do outro, tentaria inicialmente pelo menos pegar dois Akasa Viper para ajudar a entrar o ar da melhor forma possível e no futuro, caso necessário, pegar mais dois dele ou de outro modelo para puxar o ar para cima. Mas precisa melhorar urgentemente a entrada de ar ali aproveitando toda a frente.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
A frente do gabinete dele é relativamente fechada. Colocar alguns coolers mais ou menos pode tentar capturar mais ar de fora para dentro. Mas se for para economizar de um lado e tentar algo com desempenho do outro, tentaria inicialmente pelo menos pegar dois Akasa Viper para ajudar a entrar o ar da melhor forma possível e no futuro, caso necessário, pegar mais dois dele ou de outro modelo para puxar o ar para cima. Mas precisa melhorar urgentemente a entrada de ar ali aproveitando toda a frente.
É que essa abertura lateral na frente me parece enorme o suficiente, então um bom Akasa ali acho que faria um ótimo trabalho. Claro que quanto mais, melhor. Falei de um na frente e outro atrás porque é o essencial mesmo, sem isso fica complicado. Porém o ideal são sempre 4, até pra distribuir melhor e por igual a renovação do ar. Sendo 3 na frente e um atrás.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
É que essa abertura lateral na frente me parece enorme o suficiente, então um bom Akasa ali acho que faria um ótimo trabalho. Claro que quanto mais, melhor. Falei de um na frente e outro atrás porque é o essencial mesmo, sem isso fica complicado. Porém o ideal são sempre 4, até pra distribuir melhor e por igual a renovação do ar. Sendo 3 na frente e um atrás.
A entrada não é precária como em alguns gabinetes mas não é vazada com filtro. Uma grande vantagem desses gabinetes modernos é poder usar essa frente mais livre para entrar ar por toda a frente. Vale a pena aproveitar.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.553
Reações
5.288
Pontos
403
Sim, sim.

To quase fechando essa placa. Com frete saiu a 1932 reais só. Boleto tá olhando pra mim aqui.... Acho que vou chutar o DLSS mesmo. 300 reais não é justificável. E ela tem update de vBIOS.

Só esse comentário que está me impedindo no momento, mas tá parecendo noobada.

" This model of 5600 XT can't get the full benefits of the vBIOS update because it's capped at 12gbps effective memory. I'm sure the card is fine, otherwise, but it's lacking compared to cards at it's same price. "

https://www.pichau.com.br/placa-de-...Zc9dyFJutXjaFbpSclw53J4gHdb0Sy98aAi9PEALw_wcB

Eita!

https://www.kabum.com.br/cgi-local/...uke-lip5kF22JCYPG6d3cqT7WPNqncbkaApHWEALw_wcB

Acho que vou deixar de lado minha birra pessoal com os modelos da Giga, especialmente essa péssima série Windorfce... Vamos ver o frete...
 

KssioAug

Veterano
Mensagens
476
Reações
971
Pontos
114
Valeu @antonioli e @rodrigoxm49 :kfeliz

Mas deixa eu perguntar uma coisa pra vocês... eu procurei na Kabum e na Pichau esse Akasa e não encontrei nenhum modelo. Tem alguma outra marca disponível nessas lojas que vocês recomendariam tanto quanto?

E outra coisa... tenho que me preocupar com o tamanho? Ou qualquer desses fans que eu pegar devem encaixar normalmente no gabinete?

E outra, eu to pensando em pegar um SSD. Não preciso de velocidades especiais não... eu tenho um Kingston de 250GB pro sistema e já fiquei bastante satisfeito com o desempenho. Pelo que vi na Kabum, parece que ele é um dos melhores CxB. Tem alguma outra marca que vocês recomendam pra SSD, que tem um preço tão bom quanto da Kingston?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.191
Reações
172.344
Pontos
2.599
Sim, sim.

To quase fechando essa placa. Com frete saiu a 1932 reais só. Boleto tá olhando pra mim aqui.... Acho que vou chutar o DLSS mesmo. 300 reais não é justificável. E ela tem update de vBIOS.

Só esse comentário que está me impedindo no momento, mas tá parecendo noobada.

" This model of 5600 XT can't get the full benefits of the vBIOS update because it's capped at 12gbps effective memory. I'm sure the card is fine, otherwise, but it's lacking compared to cards at it's same price. "

https://www.pichau.com.br/placa-de-...Zc9dyFJutXjaFbpSclw53J4gHdb0Sy98aAi9PEALw_wcB
Aproveite que acabou de aparecer na Kabum a da Gigabyte por R$1799 https://www.kabum.com.br/cgi-local/...MIxKmPhu6E7AIVEAuRCh2raQFlEAQYASABEgIkhPD_BwE

Isso aí foi noobada Todo mundo sabe que foram capadas no lançamento e logo depois veio a BIOS para liberar as memórias para 14Gbps https://www.guru3d.com/articles-pages/how-to-flash-the-amd-radeon-rx-5600,1.html
 
Topo Fundo