Validei. Gamepass ele só funciona online, mas jogos comprados funciona sem a mídia. Ele deve colocar a chave de registro do game dentro do console, aí ele nem sai pra internet pra validar se você tem o game ou algo assim.
Enviado de meu Galaxy Note 10 usando o Tapatalk
Entendi, então deve ser assim o processo no XBox:
1 - comprou o jogo em disco, e instalou
2 - comprou o mesmo jogo digital (gamepass tem que estar sempre online)
3 - toda vez que abre um jogo em disco, se você estiver online, ele vai lá nos servidores e verifica se você tem uma licença digital pro jogo físico que está abrindo, e valida/libera o acesso sem disco
4 - próxima vez que abrir o jogo, ele não pede disco, independente se está online/offline
Então, pelo menos uma vez tem que estar online para liberar o acesso sem disco em uma instalação de mídia física.
E toda vez que entra no jogo da mídia física ele vai lá e consulta pra ver se tem uma liberação digital. Isso deve aumentar um pouco sim o custo de rede.
Daria para fazer pelo sistema operacional esse processo, não precisaria mudar nada no jogo em si, só aplicar a licença digital sobrescrevendo a do disco.
Nesse caso, concordo, não seria tãããão problemático, afinal, a estrutura que falei lá de validação, já existe, pois todos os jogos tem em mídia digital na psn também, e pra instalar o jogo digital, ele faz exatamente isso.
Mas acho que é herança de Windows/Office essa preocupação da Microsoft com licenças digitais, faltou experiência nesse caso por parte da Sony.
Daria para fazer e o impacto não é extremo, pois já existe a estrutura pra isso, então ponto pra Mic, bola fora da Sony.