O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Como quebrar o estereótipo de que domingo é dia sagrado de acordar ao meio dia e maratonar Friends e ir estudar?

Enviado de meu ASUS_X00DDA usando Tapatalk
Procrastinar é um câncer. Hoje tô sem saco pra estudar, mas vou ver uma aula leve de ondas de fisica.... Ontem, antes de dormir, pensei em ondas... Acho melhor você estudar um pouco... deixa pra assistir filmes ou séries a noite mesmo.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
proEnem eu nunca assinei, mas eu curtia as aulas free. E tem gente que indica esse site.
Mas eu tô estudando sozinho mesmo. Peguei uns livros e tô "metendo o pau". Assisto umas aulas no Youtube também, mas só pra reforçar.

Química:
https://www.youtube.com/channel/UCUSUSFmdo12_DtNycXWYasQ

História:
https://www.youtube.com/channel/UCeLwY_iqGhtq3AIdAEvT9-g

Todas as matérias:
https://www.youtube.com/user/AulaDeOnline

Todas o conteúdo do ENEM (garanto 95 - 99% de todo os conteúdos)
Visualizar anexo 46014

Tente pegar uns livros e leia muuiiito. Só depois que vá assistir uma vídeo - aula. Faça muito exercício. Faça resumos e resumos. Não basta só saber a fórmula tem que saber usá-la! O Enem gosta muito de colocar umas troladas. Física e química cai muita questão teórica (principalmente dos primeiros conteúdos).
Ano passado tava mais fácil de todas, mas tinha muita trollada nas questões. Muita casca de banana.
Só treinando muito pra driblar.


Ah, tente assinar um plano de redação! 900 pontos nela você já sai na frente! Nesse ano, só vou assinar o plano da redação mesmo. Ta aí o link: https://www.imaginie.com.br/
É o melhor site de correção de redação do Enem! Todos me indicaram esse.
Qualquer coisa, manda MP aí ou poste aqui. ahsuahuas

VALEU! Esse ano é nosso!

EDIT:
Parece que você vai começar a estudar agora, se for, peço que agilize, pois é muito conteúdo e não é bom ficar estudando na pressa. Ainda dá tempo, mas tá esgotando. Não deixe pra começar amanhã... comece hoje! Procrastinar atrapalha muito.
Na verdade eu comecei a estudar em fevereiro, mas tô sem organização e disciplina. Eu tenho mania de estudar o que minha mente pega rápido (história/geografia/biologia/matemática) e esquecer o resto kkkk, eu tava pensando em focar a parte maior do tempo em matemática por conta do TRI e redação. Eu tenho o material completo do Hexag em PDF (acho uma m**** ler na tela do PC), as aulas gosto dos aulões Free do pro Enem, daí n sei se pra mim compensa comprar o curso online por conta do meu tempo atualmente, já que tem que ter uma base de leitura bem maior do que assistir aulas. Resolvo questões anteriores no trabalho quando tenho um tempo e treino a minha interpretação. A redação nem comecei ainda a praticar kkk(minha média é 700 pts), vou olhar a sua sugestão, obrigado.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Na verdade eu comecei a estudar em fevereiro, mas tô sem organização e disciplina. Eu tenho mania de estudar o que minha mente pega rápido (história/geografia/biologia/matemática) e esquecer o resto kkkk, eu tava pensando em focar a parte maior do tempo em matemática por conta do TRI e redação. Eu tenho o material completo do Hexag em PDF (acho uma m**** ler na tela do PC), as aulas gosto dos aulões Free do pro Enem, daí n sei se pra mim compensa comprar o curso online por conta do meu tempo atualmente, já que tem que ter uma base de leitura bem maior do que assistir aulas. Resolvo questões anteriores no trabalho quando tenho um tempo e treino a minha interpretação. A redação nem comecei ainda a praticar kkk(minha média é 700 pts), vou olhar a sua sugestão, obrigado.

Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
Eu "comecei" em janeiro também. No começo eu não tava me dedicando mesmo, eu tava estudando por uma apostila do Poliedro pelo computador (a apostila era boa, mas era muito conteudista, e com uma linguagem cansativa... aí já sabe... cansei kkk) , mas como odeio estudar pela tela, eu raramente estudava - me desmotivava.

Aí, no começo desse mês, comecei a alugar os livros na biblioteca para ler mesmo. E tô conseguindo estudar umas 3 - 4 hrs por dia + algumas horas de video aula e exercicios. Estudar pelo computador é ruim pq o cara perde o foco rapidamente - isso não ocorre se estudar pelo livro físico. Eu não tenho um roteiro de quais áreas estudar, eu vou de acordo com o meu humor - acho mais produtivo assim. Mas eu tento manter a ordem do conteúdo, (faço na ordem dessa check - list pra não perder tempo nem conteúdo) e estudar, pelo menos, umas 2 matérias por dia - pra não enjoar e não ficar atrasada em nenhuma.

Eu tô tentando mandar bem na redação, pelo chegar em 900 pontos por aí. (nesses ultimos 3 Enems fiquei na casa dos 720) - sem ter feito nenhum treino - e tendo só erros bestas.
E queria mandar bem em matemática, queria 860 - 880 pelo menos. (nesses enems sempre faço 720 - 760) sem estudar - errando coisas bestas também.
Já nas demais (exceto linguagens) quero tirar 740 pelo menos.
Linguagem não tem jeito... o negócio é manter acima dos 600 pts.

Acho que estudando eu consigo, já que minha média sempre fica em 650 - 660 no Enem e nunca estudo. Esse ano to me dedicando muito. Tô vendo os meus erros, tentando consertar esses erros. E tô conseguindo.
 

Shikamaru Nara

Bam-bam-bam
Mensagens
4.234
Reações
10.797
Pontos
453
Eu "comecei" em janeiro também. No começo eu não tava me dedicando mesmo, eu tava estudando por uma apostila do Poliedro pelo computador (a apostila era boa, mas era muito conteudista, e com uma linguagem cansativa... aí já sabe... cansei kkk) , mas como odeio estudar pela tela, eu raramente estudava - me desmotivava.

Aí, no começo desse mês, comecei a alugar os livros na biblioteca para ler mesmo. E tô conseguindo estudar umas 3 - 4 hrs por dia + algumas horas de video aula e exercicios. Estudar pelo computador é ruim pq o cara perde o foco rapidamente - isso não ocorre se estudar pelo livro físico. Eu não tenho um roteiro de quais áreas estudar, eu vou de acordo com o meu humor - acho mais produtivo assim. Mas eu tento manter a ordem do conteúdo, (faço na ordem dessa check - list pra não perder tempo nem conteúdo) e estudar, pelo menos, umas 2 matérias por dia - pra não enjoar e não ficar atrasada em nenhuma.

Eu tô tentando mandar bem na redação, pelo chegar em 900 pontos por aí. (nesses ultimos 3 Enems fiquei na casa dos 720) - sem ter feito nenhum treino - e tendo só erros bestas.
E queria mandar bem em matemática, queria 860 - 880 pelo menos. (nesses enems sempre faço 720 - 760) sem estudar - errando coisas bestas também.
Já nas demais (exceto linguagens) quero tirar 740 pelo menos.
Linguagem não tem jeito... o negócio é manter acima dos 600 pts.

Acho que estudando eu consigo, já que minha média sempre fica em 650 - 660 no Enem e nunca estudo. Esse ano to me dedicando muito. Tô vendo os meus erros, tentando consertar esses erros. E tô conseguindo.
Tem a estratégia de estudar as matérias que mais caem no Enem, ganha tempo. Mas a tua média não é ruim, mano. Eu penso em pagar pra imprimir os PDF aqui, vou fazer um orçamento depois.

Pra matemática eu vejo as resoluções desse carinha aqui:





Enviado de meu Moto E (4) usando o Tapatalk
 

surfista_capixaba

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
421
Reações
513
Pontos
519
galera,alguém pode me tirar uma duvida aqui.to fazendo Sistemas de Informação numa federal(pertinho de casa,por isso escolhi)
mas n me adaptei muito ao curso,nao me interesso tanto com pensei.Gostaria de saber se posso reutilizar algumas matérias como metodologia de pesquisa para outro curso,mas n sei se vou passar em tudo,ai que mora o problema,mesmo ficando em algumas matérias, posso utilizar a outras concluídas para corta em outro curso?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Depende da ementa da cadeira, da universidade e do professor. Tenho amigos que conseguiram aproveitar cadeiras com ementas um pouco diferentes e de outras universidades, e tenho amigos que estudaram na mesma universidade e com cadeiras com ementas iguais mas que o professor não aceitou. Tem muita variância.
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
É, varia demais. Uma amiga minha estudou 3 anos de Biomedicina e conseguiu apenas uma equivalência em Medicina, uma disciplina, inclusive, era na mesma sala e com o mesmo professor que a dava pra Medicina e mesmo assim não aceitaram.

Eu tinha trocentas mil matérias que poderia, em tese, cortar no meu curso de Comunicação Institucional que já havia feito em Design. Consegui equivalência só em Semiótica.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
É, varia demais. Uma amiga minha estudou 3 anos de Biomedicina e conseguiu apenas uma equivalência em Medicina, uma disciplina, inclusive, era na mesma sala e com o mesmo professor que a dava pra Medicina e mesmo assim não aceitaram.

Eu tinha trocentas mil matérias que poderia, em tese, cortar no meu curso de Comunicação Institucional que já havia feito em Design. Consegui equivalência só em Semiótica.
Uma pergunta fora de tópico, vc também tá tentando medicina, correto?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Uma pergunta fora de tópico, vc também tá tentando medicina, correto?
Sim.

Mas diferentemente da maioria aqui eu não estou contando com o ENEM. Vou na fé mas o meu foco são os vestiulares da região mesmo (Paraná e UFRG, e talvez UFSC).
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Sim.

Mas diferentemente da maioria aqui eu não estou contando com o ENEM. Vou na fé mas o meu foco são os vestiulares da região mesmo (Paraná e UFRG, e talvez UFSC).
Eu tô focando na Estadual e no Enem (A federal daqui só aceita pelo ENEM). Mas como o conteúdo do ENEM é o mesmo da Estadual, tenho que me focar nos dois. Qual a taxa de acertos por aí para entrar na ampla? Vi, aqui, que o cara tem que acertar no minimo 90% das questões '-'.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu tô focando na Estadual e no Enem (A federal daqui só aceita pelo ENEM). Mas como o conteúdo do ENEM é o mesmo da Estadual, tenho que me focar nos dois. Qual a taxa de acertos por aí para entrar na ampla? Vi, aqui, que o cara tem que acertar no minimo 90% das questões '-'.
Na UFPR aqui a nota pelo ENEM foi mais de 800. No vestibular comum foi 65 questões de 80 pra ir pra segunda fase e o escore geral (Primeira+Segunda Fase) foi 805 pontos. Aqui não faz mais diferença a cota de escola pública, é praticamente a mesma nota.

O resto eu estou bem por fora. Eu vou prestar pra aumentar as minhas chances mesmo.

Meu plano B é prestar Medicina pra UFPR pra Toleto (Existe o curso aqui em Curitiba e em Toledo, no interior). Ano passado eu teria passado direto se tivesse prestado pra Toledo. :/ O ruim é que não dá pra prestar para os dois lugares, e a minha preferência é aqui em Curitiba, principalmente porque em Curitiba nós trabalhamos com o HC, que é um diferencial bem grande.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Na UFPR aqui a nota pelo ENEM foi mais de 800. No vestibular comum foi 65 questões de 80 pra ir pra segunda fase e o escore geral (Primeira+Segunda Fase) foi 805 pontos. Aqui não faz mais diferença a cota de escola pública, é praticamente a mesma nota.

O resto eu estou bem por fora. Eu vou prestar pra aumentar as minhas chances mesmo.

Meu plano B é prestar Medicina pra UFPR pra Toleto (Existe o curso aqui em Curitiba e em Toledo, no interior). Ano passado eu teria passado direto se tivesse prestado pra Toledo. :/ O ruim é que não dá pra prestar para os dois lugares, e a minha preferência é aqui em Curitiba, principalmente porque em Curitiba nós trabalhamos com o HC, que é um diferencial bem grande.
Poxa mano. Vacilou '-'. Os vestibulares serão no meio ou no fim do ano?

Eu tô focando mais no Enem devido que a federal (aqui no interior) só aceita pelo Enem. A Estadual, que citei antes, só disponibiliza medicina na capital - financeiramente fica mais pesado - mas se eu passar, eu pego logo. O vestibular vai ser em dezembro (poucos dias após o Enem).
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Poxa mano. Vacilou '-'. Os vestibulares serão no meio ou no fim do ano?

Eu tô focando mais no Enem devido que a federal (aqui no interior) só aceita pelo Enem. A Estadual, que citei antes, só disponibiliza medicina na capital - financeiramente fica mais pesado - mas se eu passar, eu pego logo. O vestibular vai ser em dezembro (poucos dias após o Enem).
No fim do ano. Agora no meio do ano eu vou prestar pra algumas particulares, mas meio pelo lolz, porque mesmo se eu passar não tem a menor chance de conseguir pagar. No máximo a FEPAR (5K a mensalidade) aqui se eu conseguisse um milagre no FIES.

Aqui eu estou focando bem pra UFPR, mas como o cursinho usa o sistema do Poliedro ele meio que engloba os principais vestibulares do Sul/Sudeste. O problema é mais Santa Catarina que é meio bairrista e cobra bastante coisa específica do estado deles lá.

Ano passado eu nem cogitei prestar pra Toledo, não tinha perspectiva econômica nenhuma de conseguir morar fora. Esse ano que eu consegui fazer um pé de meia... Mas não me arrependo, estou me sentindo mais confiante que ano passado (Que foi por bem pouco que não deu) e se eu passar por aqui vai ser melhor. :kgozo

Foda que esse ano vai ter sociologia/filosofia na UFPR. Eu nunca tive isso na escola. No cursinho eu estou me saindo bem, mas sei lá, como é a primeira vez que estão cobrando não sei o que esperar.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
No fim do ano. Agora no meio do ano eu vou prestar pra algumas particulares, mas meio pelo lolz, porque mesmo se eu passar não tem a menor chance de conseguir pagar. No máximo a FEPAR (5K a mensalidade) aqui se eu conseguisse um milagre no FIES.

Aqui eu estou focando bem pra UFPR, mas como o cursinho usa o sistema do Poliedro ele meio que engloba os principais vestibulares do Sul/Sudeste. O problema é mais Santa Catarina que é meio bairrista e cobra bastante coisa específica do estado deles lá.

Ano passado eu nem cogitei prestar pra Toledo, não tinha perspectiva econômica nenhuma de conseguir morar fora. Esse ano que eu consegui fazer um pé de meia... Mas não me arrependo, estou me sentindo mais confiante que ano passado (Que foi por bem pouco que não deu) e se eu passar por aqui vai ser melhor. :kgozo

Foda que esse ano vai ter sociologia/filosofia na UFPR. Eu nunca tive isso na escola. No cursinho eu estou me saindo bem, mas sei lá, como é a primeira vez que estão cobrando não sei o que esperar.
Ano passado eu ia fazer o vestibular (estadual daqui). Mas, no minimo, iria gastar no minimo uns R$ 300 só pra fazer essa prova (R$120 da inscrição + R$X de transporte e gastos extras). E como eu tava zoado devido o ENEM e nem me preparei direito, preferi deixar pra esse ano. Talvez eu não consiga, mas esse ano garanto pelo, pelo menos, a 2º fase e um chute na trave no Enem. Mas vai que a bola entra numa delas. kkk (Tô estudando nesse exato momento. Coisa que eu nunca fiz).
 
Ultima Edição:

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Mais uma semana chegando ao fim. E noto que estou progredindo muito bem. Mas, também, percebi que preciso treinar mais: não apenas estudar e sim treinar muito e todo tipo de questões. Muitas questões com casca de banana e que é tão boba que pode induzir ao erro. Questões onde abordam mais de 1 conteúdo.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Mais uma semana chegando ao fim. E noto que estou progredindo muito bem. Mas, também, percebi que preciso treinar mais: não apenas estudar e sim treinar muito e todo tipo de questões. Muitas questões com casca de banana e que é tão boba que pode induzir ao erro. Questões onde abordam mais de 1 conteúdo.
Minha semana só acaba dia 20... :khelp Aula de segunda a sábado, daí os próximos dois domingos tem simulado...

E vixe, eu tenho uns problemas com questões fáceis mas com pegadinha que vou te contar. Eu fico muito confiando e acabo passando por cima de algum detalhe pequeno... Nesse último mês isso diminuiu um pouco, mas recentemente eu errei uma questão sobre atrito porque fiquei bem confiante e nem quis gastar muito tempo na questão...

No fim caí na pegadinha do "atrito versus força de atrito".
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Minha semana só acaba dia 20... :khelp Aula de segunda a sábado, daí os próximos dois domingos tem simulado...

E vixe, eu tenho uns problemas com questões fáceis mas com pegadinha que vou te contar. Eu fico muito confiando e acabo passando por cima de algum detalhe pequeno... Nesse último mês isso diminuiu um pouco, mas recentemente eu errei uma questão sobre atrito porque fiquei bem confiante e nem quis gastar muito tempo na questão...

No fim caí na pegadinha do "atrito versus força de atrito".
Pois é. Eu pretendo tirar esse fim de semana APENAS pra fazer questões. Eu erro mais devido a pressa. Não leio a questão corretamente e acabo errando por besteira mesmo. Agora mesmo refiz questões de história de 2016. De 16 acertei 12. 3 dos 4 erros foram por besteira mesmo. As de matemática eu erro por falta de leitura e atenção. Esse ano, (no enem) vou deixar pra fazer as de mais TRI primeiro. Já no vestibular, vou fazer as de humana e naturezas primeiro. Matemática e redação por ultimo.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Revisei ontem tudo o que tivemos de química até agora, e "só" me senti desconfortável nas questões mais tensas de entropia/energia livre de Gibbs. Hoje de noite eu vou começar a revisar a parte de força elétrica, campo elétrico e similares... Eu dormi no ponto na aula retrasada sobre o assunto e a aula passada eu precisei faltar por causa da gripe épica... =/

Próximo passo daí é revisar dinâmica e depois matemática financeira.

Eu queria pegar um dia ou dois e revisar matemática inteira (do que tivemos até agora no curso), mas sem chance, não dá tempo. Vai ficar pra dia 20 ou pras férias mesmo.

Esse ano, (no enem) vou deixar pra fazer as de mais TRI primeiro. Já no vestibular, vou fazer as de humana e naturezas primeiro. Matemática e redação por ultimo.
No vestibular eu geralmente começo por inglês, depois literatura (Pra garantir que não esqueça nada das leituras obrigatórias), biologia, história, geografia e aí em diante varia muito de como eu estou me sentindo. Em geral eu deixo matemática e física por último. Redação, se tiver, eu faço por primeiro mas só o esqueleto... As vezes a prova ajuda a adicionar alguma informação ou a destravar a criatividade.

No ENEM eu faço a ordem da folha mesmo, qualquer coisa que eu precise pensar mais pra resolver eu faço uma bolinha no número da questão e um asterisco se for uma questão que eu ache difícil ou que demore bastante, depois eu volto nessas questões.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
@Maladino , você tem alguma dica para história, filosofia e sociologia? Eu tenho muita dificuldade na parte de Humanas. E, sinceramente, estou temendo por isso :/
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Descobri q dou certo com cursinho presencial, vou passar a usar o online apenas de apoio.
Começou hoje? Eu me daria bem melhor no presencial, o cursinho online não curto muito não. Mas como não tenho grana, o jeito é me virar. Tô dando conta, mas eu tô com dificuldade em interpretar a pergunta - tem umas que são complicadas (principalmente a de filosofia, sociologia e algumas abordando a antiguidade) Vai tentar o Enem?
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Eu dou mais certo em cursos a distância... Sou mais autodidata e gosto de estudar as coisas no meu ritmo. Mas curso online geralmente é muito generalista, enquanto que os presenciais você acaba aprendendo coisas do "metagame" dos vestibulares próximos, tipo os estilos de prova, tendências de banca, estilo de correção e etc. Além de geralmente as aulas de redação serem melhores presencialmente.

Alias, se tem uma coisa que o Elite/Poliedro é absurdamente superior ao Positivo é a disciplina de Redação. O Positivo era MUITO genérico, no Elite a professora destrincha a redação, os temas, as construções e escrevemos até a mão explodir.

@Maladino , você tem alguma dica para história, filosofia e sociologia? Eu tenho muita dificuldade na parte de Humanas. E, sinceramente, estou temendo por isso :/
Pra história eu recomendo ler bastante e a montar linhas temporais genéricas. Tipo, montar uma linha mundial (O importante não é nem as datas e sim a ordem de acontecimentos, tipo Guerras Médicas > Liga de Delos > Guerra do Peloponeso > Conquista Macedônica > Império Helenístico), montar uma linha temporal genérica brasileira e uma linha brasileira mais específica, desde os movimentos de independência em diante (mas tendo uma noção boa das revoltas nativistas).

Filosofia e Sociologia eu não sei. Eu não tive isso na escola e comecei a estudar esse ano. Eu só leio e faço uma porrada de exercício.
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Começou hoje? Eu me daria bem melhor no presencial, o cursinho online não curto muito não. Mas como não tenho grana, o jeito é me virar. Tô dando conta, mas eu tô com dificuldade em interpretar a pergunta - tem umas que são complicadas (principalmente a de filosofia, sociologia e algumas abordando a antiguidade) Vai tentar o Enem?
Sim mano, me matriculei em um cursinho e estou me denvolvendo trocentas vezes mais rápido do que quando estudava sozinho.

Eles também ajudam muito na disciplina, o ruim daqui é que os materiais são todos online e eu não gosto disso, assisto as aulas e uso o material bernoulli que é bacana para o enem. Sobre você não ter grana, já pensou em tentar a prova de bolsa como o parça @Maladino ?
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Mas isso foi quinhentos anos atrás também né?
Nossa, me senti muito velho com essa resposta.

Quando eu cheguei no fórum, eu estava na primeira metade do ensino médio. Recém iniciado em curso técnico de informática.

2 anos depois, entrei na faculdade de Nutrição, pelo Prouni.

Só depois de mais 2 anos que entrei no cursinho.

E hoje, meu exemplo já está datado, não serve mais, foi "quinhentos anos atrás".

:ksnif:kcry

falow
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
E hoje, meu exemplo já está datado, não serve mais, foi "quinhentos anos atrás".

:ksnif:kcry

falow
Acho que o problema não é a velhice, e sim a inflação mesmo. Hahaha. Eu sou dois anos mais novo que você só.

Pra você ter uma ideia: em 2007 o semiextensivo noturno do Dom Bosco era R$230,00 e hoje está na faixa dos R$550~600. Ano passado o extensivo noturno no Positivo estava na faixa dos 800 e poucos se não me engano. :kwow

Se você quer se sentir velho mesmo é pensar que em 2007 você conseguia almoçar tranquilamente alguma porcaria no centro com 5 reais, refrigerante incluso.
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Legal quando se descobre que o melhor cursinho de Brasilia não tem bolsas, melhor ainda quando se descobre q o prof de quimica é o nelson santos. Eu só queria ter grana :kzangado
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Sim mano, me matriculei em um cursinho e estou me denvolvendo trocentas vezes mais rápido do que quando estudava sozinho.

Eles também ajudam muito na disciplina, o ruim daqui é que os materiais são todos online e eu não gosto disso, assisto as aulas e uso o material bernoulli que é bacana para o enem. Sobre você não ter grana, já pensou em tentar a prova de bolsa como o parça @Maladino ?
Mano, assim, tem uns cursinhos que dão porcentagem de desconto (as vezes até bolsa integral) dependendo da nota do ENEM (onde moro, os cursinhos são mais para o Enem, já que vestibular mesmo só ocorre 1 vez no ano e não é o foco de todo mundo). Como a minha média no ano passado foi em torno de 650 - 660, achei que era insuficiente para tentar uma parcial (mesmo assim eu não teria grana para pagar os outros 50%). Esse ano, se eu ficar acima de 700, vou buscar uma bolsa integral nos cursinhos por aqui - tenho uma amiga que quase passou em medicina (ela passou pra outro estado, mas não tinha $$$ para se manter por lá) e que conseguiu uma bolsa no melhor cursinho da cidade. A nota dela foi uns 750 (ela só podia concorrer na ampla) por aí. Esse ano quero garantir pelo menos uns 720 para pegar uma bolsa no cursinho. Mas se eu conseguir meus 770 eu fico feliz - dá pra tentar med na lista de espera :D
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Nossa, me senti muito velho com essa resposta.

Quando eu cheguei no fórum, eu estava na primeira metade do ensino médio. Recém iniciado em curso técnico de informática.

2 anos depois, entrei na faculdade de Nutrição, pelo Prouni.

Só depois de mais 2 anos que entrei no cursinho.

E hoje, meu exemplo já está datado, não serve mais, foi "quinhentos anos atrás".

:ksnif:kcry

falow
François, maus pela pergunta, mas vc entrou no curso de medicina com quantos anos? Eu tô largando um curso atual, no qual estou há 3 anos, e sou meio paranoico com a idade... As vezes me acho velho pra tentar medicina... Tenho 20 ~ 21 anos.
 

Baneman

Discípulo de São Jorge
VIP
Mensagens
16.598
Reações
30.337
Pontos
1.253
François, maus pela pergunta, mas vc entrou no curso de medicina com quantos anos? Eu tô largando um curso atual, no qual estou há 3 anos, e sou meio paranoico com a idade... As vezes me acho velho pra tentar medicina... Tenho 20 ~ 21 anos.
Chapa, relaxa, tem gente na minha sala com 42 anos já, tu tá novo ainda.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Mano, assim, tem uns cursinhos que dão porcentagem de desconto (as vezes até bolsa integral) dependendo da nota do ENEM (onde moro, os cursinhos são mais para o Enem, já que vestibular mesmo só ocorre 1 vez no ano e não é o foco de todo mundo). Como a minha média no ano passado foi em torno de 650 - 660, achei que era insuficiente para tentar uma parcial (mesmo assim eu não teria grana para pagar os outros 50%). Esse ano, se eu ficar acima de 700, vou buscar uma bolsa integral nos cursinhos por aqui - tenho uma amiga que quase passou em medicina (ela passou pra outro estado, mas não tinha $$$ para se manter por lá) e que conseguiu uma bolsa no melhor cursinho da cidade. A nota dela foi uns 750 (ela só podia concorrer na ampla) por aí. Esse ano quero garantir pelo menos uns 720 para pegar uma bolsa no cursinho. Mas se eu conseguir meus 770 eu fico feliz - dá pra tentar med na lista de espera :D
Se vc render realmente mais no cursinho presencial, será q não valeria a pena achar um emprego de meio periodo noturno só pra pagar o cursinho? em uma pizzaria seria interessante..
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
François, maus pela pergunta, mas vc entrou no curso de medicina com quantos anos? Eu tô largando um curso atual, no qual estou há 3 anos, e sou meio paranoico com a idade... As vezes me acho velho pra tentar medicina... Tenho 20 ~ 21 anos.
Entrei com 21. Eu também tinha iniciado outro curso antes.

Nunca é tarde, na medicina tem gente de todas as idades.

falow
 

koemano

Bam-bam-bam
Mensagens
184
Reações
101
Pontos
218
Espero que dê pra entender.
57df0ec5edf1439e7630202de5246b40.jpg


Sent from my XT1097 using Tapatalk

vlw obrigado
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Chapa, relaxa, tem gente na minha sala com 42 anos já, tu tá novo ainda.

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
Opa, valeu! Hehe. Acho que ainda dá tempo. O cara só vive uma vez. Não vale à pena desistir apenas pela idade. Vlw msm.
Se vc render realmente mais no cursinho presencial, será q não valeria a pena achar um emprego de meio periodo noturno só pra pagar o cursinho? em uma pizzaria seria interessante..
Cara, por enquanto não dá. Se esse ano eu não conseguir entrar, pelo menos desejo chegar perto para conseguir uma bolsa integral para o próximo ano. Ano que vem vou tentar pegar algum trampo de 1/2 período caso eu não consigo bolsa. Esse ano vou tentar passar estudando só*.
Entrei com 21. Eu também tinha iniciado outro curso antes.

Nunca é tarde, na medicina tem gente de todas as idades.

falow
Poxa ,então vc se aventurou cedo nas universidades. Ano passado passei pra nutrição, mas não peguei não. Eu queria ter pego, já me ajudaria em alguns conteúdos...

Galera, obrigado aí! Vcs me deram um pouco mais de ânimo. :ksanfona:kgozo:kgozo:kgozo
 

juvebrit80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.596
Reações
2.536
Pontos
453
François, maus pela pergunta, mas vc entrou no curso de medicina com quantos anos? Eu tô largando um curso atual, no qual estou há 3 anos, e sou meio paranoico com a idade... As vezes me acho velho pra tentar medicina... Tenho 20 ~ 21 anos.

Mano, elimina essa paranoia da tua vida, de uma vez por todas..
Tenho 38, trabalhei em sítio e açougue de nossa família, em feira, tive uma locadora de games minúscula quando bem jovem com mais 4 amigos ( todo o lucro torrávamos em casas de "boa reputação pedagógica" :kpaixao ), trampei em banco, em ONG, em livraria e recentemente chutei o balde, larguei meus 10 anos de indústria automobilística em outubro passado pra me dedicar ao que sinto ser o meu propósito de vida, me tornar médico......
Fiz maternal, pré, fundamental e médio sempre em escola pública. O médio foi na base do supletivo noturno: sem química, sem física, sem matemática, sem inglês!!!! Bola pra frente, sem vitimização, vai dar certo, uma hora ou outra sei que meu nome vai constar na lista dos aprovados ( com boa probabilidade de ser o último nome da última lista de espera....pra dar mais emoção kkkkkkkk ).....

Enquanto eu respirar eu vou tentar, ano após ano!!

Então Bug, relaxa e curte a vida que logo mais você tá dentro, não importa se com 18, 22, 29, 40, 50, 80.....
:rox:rox:rox:rox:rox:rox:rox
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Opa, valeu! Hehe. Acho que ainda dá tempo. O cara só vive uma vez. Não vale à pena desistir apenas pela idade. Vlw msm.

Cara, por enquanto não dá. Se esse ano eu não conseguir entrar, pelo menos desejo chegar perto para conseguir uma bolsa integral para o próximo ano. Ano que vem vou tentar pegar algum trampo de 1/2 período caso eu não consigo bolsa. Esse ano vou tentar passar estudando só*.

Poxa ,então vc se aventurou cedo nas universidades. Ano passado passei pra nutrição, mas não peguei não. Eu queria ter pego, já me ajudaria em alguns conteúdos...

Galera, obrigado aí! Vcs me deram um pouco mais de ânimo. :ksanfona:kgozo:kgozo:kgozo
Haha, coincidentemente, meu primeiro curso também foi Nutrição. Cursei a metade.

falow
 
Topo Fundo