O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

20comer70correr

Bam-bam-bam
Mensagens
977
Reações
1.646
Pontos
203
Mano, elimina essa paranoia da tua vida, de uma vez por todas..
Tenho 38, trabalhei em sítio e açougue de nossa família, em feira, tive uma locadora de games minúscula quando bem jovem com mais 4 amigos ( todo o lucro torrávamos em casas de "boa reputação pedagógica" :kpaixao ), trampei em banco, em ONG, em livraria e recentemente chutei o balde, larguei meus 10 anos de indústria automobilística em outubro passado pra me dedicar ao que sinto ser o meu propósito de vida, me tornar médico......
Fiz maternal, pré, fundamental e médio sempre em escola pública. O médio foi na base do supletivo noturno: sem química, sem física, sem matemática, sem inglês!!!! Bola pra frente, sem vitimização, vai dar certo, uma hora ou outra sei que meu nome vai constar na lista dos aprovados ( com boa probabilidade de ser o último nome da última lista de espera....pra dar mais emoção kkkkkkkk ).....

Enquanto eu respirar eu vou tentar, ano após ano!!

Então Bug, relaxa e curte a vida que logo mais você tá dentro, não importa se com 18, 22, 29, 40, 50, 80.....
:rox:rox:rox:rox:rox:rox:rox
Esse é o pensamento !! Vestibular é mais persistência que qualquer outra coisa. Logo nós vamos conseguir, é só enfiar na cabeça que é isso que quer e pronto.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Mano, elimina essa paranoia da tua vida, de uma vez por todas..
Tenho 38, trabalhei em sítio e açougue de nossa família, em feira, tive uma locadora de games minúscula quando bem jovem com mais 4 amigos ( todo o lucro torrávamos em casas de "boa reputação pedagógica" :kpaixao ), trampei em banco, em ONG, em livraria e recentemente chutei o balde, larguei meus 10 anos de indústria automobilística em outubro passado pra me dedicar ao que sinto ser o meu propósito de vida, me tornar médico......
Fiz maternal, pré, fundamental e médio sempre em escola pública. O médio foi na base do supletivo noturno: sem química, sem física, sem matemática, sem inglês!!!! Bola pra frente, sem vitimização, vai dar certo, uma hora ou outra sei que meu nome vai constar na lista dos aprovados ( com boa probabilidade de ser o último nome da última lista de espera....pra dar mais emoção kkkkkkkk ).....

Enquanto eu respirar eu vou tentar, ano após ano!!

Então Bug, relaxa e curte a vida que logo mais você tá dentro, não importa se com 18, 22, 29, 40, 50, 80.....
:rox:rox:rox:rox:rox:rox:rox
Gostei da perseverança! Eu vou tentar até passar, rsrsrs. Uma hora passa.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Hoje fiz a primeira parte do simulado ENEM (Acordar 6h da manhã num domingo, yaaaay). Redação, Humanas e Linguagens. Achei relativamente fácil, não saiu o gabarito ainda. Penei em três questões só... Uma porque eu não lembrava se a projeção Mercator era aquela mais esticada ou a com o quadriculado uniforme, uma de Sócrates que eu não entendi nem o enunciado e mais uma que não lembro.

Gostei da minha redação, O tema foi bem genérico: "A crise migratória e seus reflexos no Brasil", segui o modelo de dissertação clássica e usei alguns artifícios... Mas sei lá, ano passado eu estava megaconfiante e fui mal. Mais tarde se eu tiver animo eu redijo a redação pra cá.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Hoje fiz a primeira parte do simulado ENEM (Acordar 6h da manhã num domingo, yaaaay). Redação, Humanas e Linguagens. Achei relativamente fácil, não saiu o gabarito ainda. Penei em três questões só... Uma porque eu não lembrava se a projeção Mercator era aquela mais esticada ou a com o quadriculado uniforme, uma de Sócrates que eu não entendi nem o enunciado e mais uma que não lembro.

Gostei da minha redação, O tema foi bem genérico: "A crise migratória e seus reflexos no Brasil", segui o modelo de dissertação clássica e usei alguns artifícios... Mas sei lá, ano passado eu estava megaconfiante e fui mal. Mais tarde se eu tiver animo eu redijo a redação pra cá.
Esquece não, ahsuahsuahsa. Man, se puder ir passando os temas que você vê no cursinho (e postando suas redações), eu agradeceria. Tá osso estudar só. Acabo não aproveitando as horas livres adequadamente.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Esquece não, ahsuahsuahsa. Man, se puder ir passando os temas que você vê no cursinho (e postando suas redações), eu agradeceria. Tá osso estudar só. Acabo não aproveitando as horas livres adequadamente.
Nós seguimos a ordem do caderno de Medicina, com algumas exceções (Por exemplo tivemos uma aula só de entropia e energia livre de Gibbs semana retrasada em Química 4). Toda semana nós temos uma aula de cada frente. Se você pegar as apostilas de Medicina vai estar mais ou menos pareado com o que vemos por semana lá (Começamos a segunda aula da apostila 2 a partir de segunda).

Minha redação ficou mais ou menos assim (Eu só tenho o rascunho e algumas coisas foram alteradas, para melhor ou pior, na hora de passar a limpo):
Com olhar desolado Karin Qbar, refugiado sírio atualmente residindo em Curitiba, relembra da situação quando deixou sua cidade natal “Aleppo era muito bela, mas hoje é apenas um amontoado de destroços e corpos”. A situação vivida por Karin não é única, seja por situações de guerra ou econômica o Brasil deixou de ser um agente passivo na crise migratória mundial e tornou-se cada vez mais o destino de imigrantes e refugiados: apenas em 2016 o Ministério da Justiça contabilizou mais de 10000 solicitações de refúgio oficial no Brasil.

Apesar das bombas caírem além do Atlântico e de economias quebrarem além das fronteiras brasileiras, suas reverberações atingem o Brasil na forma de massas de desamparados procurando por uma chance de recomeçar. Esse aumento repentino no fluxo de habitantes –temporários ou não- infelizmente acarreta no sobrecarregamento das infraestruturas locais. Situação esta, inclusive, vivida recentemente por populações de cidades fronteiriças com a Venezuela, país atingido por uma forte recessão econômica.

Deste modo, também é possível constatar um crescimento no conflito entre brasileiros e estrangeiros imigrantes e refugiados, Karin conta que, apesar de a hospitalidade recebida ao conseguir o status de refugiado no Brasil, foi e ainda é vítima de xenofobia, destacando situações ocorridas quando necessitou de serviços públicos: “A maneira como me tratam muda totalmente quando escutam meu sotaque árabe”, relembra. Isso demonstra uma clara relação entre a qualidade e disponibilidade de serviços públicos e atos discriminatórios: os imigrantes e refugiados são vistos como concorrentes indesejados na busca por serviços.

A situação exposta deixa claro que é necessário mais do que estender a mão, é preciso melhorar a eficiência e investir mais nos serviços públicos. Iniciativas como a resolução 126 do Conselho Nacional de Imigração e a “Lei da Imigração”, que regimentam a permanência e aceitação de estrangeiros no Brasil, são um começo mas não são o suficiente. É preciso um esforço do governo em integrar tanto a população imigrante, através de palestras sobre a cultura e sociedade brasileira, assessoria jurídica, aulas de português e disponibilidade de serviços público, como a população brasileira, promovendo uma visão multicultural já no ensino de base e em campanhas midiáticas voltadas à população adulta. É necessário que a população entenda que os mesmos serviços reivindicados por pessoas como Karin também são revertidos para toda a população brasileira, e é somente na [blá, blá, blá] que nos tornaremos uma sociedade mais humana.
Esse karin que eu menciono foi um colega de cursinho, refugiado sírio, com quem estudei. As esquerdagens multiculturais fazem parte de redação estilo ENEM. A insistência em citar o Karin vem da dissertação clássica, em que você precisa recitar a contextualização da introdução pelo menos uma vez na defesa da tese e mais uma vez na conclusão. Não ficou ok na conclusão, mas em parte é porque eu não me lembro o que eu escrevi e em parte porque não tinha espaço no rascunho.

Tentei seguir a estrutura nos dois tópicos frasais: ideia/afirmação>causa>consequência.

PS1: Escrevi Aleppo errado texto original mesmo. Em vários lugares, inclusive na BBC, escreveram como Aleppo ao invés de Alepo e acabei pegando a grafia errada.
PS2: Eu inventei o sobrenome do Karin, era impronunciável o verdadeiro.
 


Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
@Maladino , valeu cara! Sua redação ficou excelente! (vou desenvolver umas redações baseado na sua estrutura) Esse ano só fiz 2 redações (só não tô fazendo mais devido o tempo em adiantar as outras matérias). "As esquerdagens multiculturais fazem parte de redação estilo ENEM" concordo com essa parte (além de um título bem impactante, haushausahs). As minhas 4 maiores dificuldades no Enem são: a estrutura, a virgula, a crase e a rasura. A virgula e a crase da pra por um fim (ou evitar), mas a estrutura da redação é um pouco complicada (eu fico temendo isso). Você tem algum PDF ou imagem definindo a estrutura da redação? Tipo:
Introdução: Contextualização...
Desenvolvimento: ...
Conclusão ...

Eu não cheguei a zerar nenhuma competência no Enem (sempre fico com 140 / 160 de 200 pts). Mas a parte da estruturação pesa na minhas notas, coisa de 100 a 120 pontos (tem 3 anos que fico em 720)....
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@Maladino , valeu cara! Sua redação ficou excelente! (vou desenvolver umas redações baseado na sua estrutura) Esse ano só fiz 2 redações (só não tô fazendo mais devido o tempo em adiantar as outras matérias). "As esquerdagens multiculturais fazem parte de redação estilo ENEM" concordo com essa parte (além de um título bem impactante, haushausahs). As minhas 4 maiores dificuldades no Enem são: a estrutura, a virgula, a crase e a rasura. A virgula e a crase da pra por um fim (ou evitar), mas a estrutura da redação é um pouco complicada (eu fico temendo isso). Você tem algum PDF ou imagem definindo a estrutura da redação? Tipo:
Introdução: Contextualização...
Desenvolvimento: ...
Conclusão ...

Eu não cheguei a zerar nenhuma competência no Enem (sempre fico com 140 / 160 de 200 pts). Mas a parte da estruturação pesa na minhas notas, coisa de 100 a 120 pontos (tem 3 anos que fico em 720)....
Eu segui o que a professora martelou na sala nas últimas semanas:

Primeiramente você começa pelo desenvolvimento. Você puxa duas teses, de preferência interconectadas, para servir de base para a discussão e monta seus parágrafos de desenvolvimento. Pro padrão Enem geralmente são 2 parágrafos de tópicos frasais, seguindo a estrutura de Ideia/afirmação+Causa+Consequência.

Somente depois que você desenvolve a sua introdução (Obviamente você precisa colocar ela no começo, mas você bola ela depois de pronto pelo menos o esboço do seu desenvolvimento). A introdução é um pouco mais fluída, geralmente é Contextualização>Uma frase de transição temática>preparação para o próximo parágrafo. O ideal é que você resgate a sua contextualização no mínimo uma vez durante o texto, o ideal é uma vez no desenvolvimento e uma na conclusão. Se você citar Bauman para a sua contextualização, a sua citação não pode ficar simplesmente jogada no começo, você precisa mostrar a utilidade dela no restante do texto.

E por último é a conclusão. Pra ser bem sincero a professora comentou que se você está com dificuldades de escrever a conclusão é porque o desenvolvimento do texto está ruim. Se você desenvolveu seus tópicos frasais de maneira adequada a conclusão vem naturalmente. No caso especial do ENEM o ideal é resgatar as ideias dos parágrafos anteriores de alguma maneira e justificar suas propostas de intervenção em cima deles.

Lembrando que é importante dar uma estudada nas conjunções, pega mal o parágrafo começar abruptamente. O ideal é começar com uma palavra que sejam conectados.

Isso, claro, é a teoria. Eu mesmo não consegui seguir muito bem isso, por incompetência mesmo. O ideal é treinar bastante (E eu treinei pouca dissertação, fiz uma em sala e essa do simulado. Semana passada eu perdi a aula de redação por estar gripado pra caracoles).

Os livros de Redação do Poliedro são muito bons, mas a versão piratex não é a mesma que a de 2018.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu segui o que a professora martelou na sala nas últimas semanas:

Primeiramente você começa pelo desenvolvimento. Você puxa duas teses, de preferência interconectadas, para servir de base para a discussão e monta seus parágrafos de desenvolvimento. Pro padrão Enem geralmente são 2 parágrafos de tópicos frasais, seguindo a estrutura de Ideia/afirmação+Causa+Consequência.

Somente depois que você desenvolve a sua introdução (Obviamente você precisa colocar ela no começo, mas você bola ela depois de pronto pelo menos o esboço do seu desenvolvimento). A introdução é um pouco mais fluída, geralmente é Contextualização>Uma frase de transição temática>preparação para o próximo parágrafo. O ideal é que você resgate a sua contextualização no mínimo uma vez durante o texto, o ideal é uma vez no desenvolvimento e uma na conclusão. Se você citar Bauman para a sua contextualização, a sua citação não pode ficar simplesmente jogada no começo, você precisa mostrar a utilidade dela no restante do texto.

E por último é a conclusão. Pra ser bem sincero a professora comentou que se você está com dificuldades de escrever a conclusão é porque o desenvolvimento do texto está ruim. Se você desenvolveu seus tópicos frasais de maneira adequada a conclusão vem naturalmente. No caso especial do ENEM o ideal é resgatar as ideias dos parágrafos anteriores de alguma maneira e justificar suas propostas de intervenção em cima deles.

Lembrando que é importante dar uma estudada nas conjunções, pega mal o parágrafo começar abruptamente. O ideal é começar com uma palavra que sejam conectados.

Isso, claro, é a teoria. Eu mesmo não consegui seguir muito bem isso, por incompetência mesmo. O ideal é treinar bastante (E eu treinei pouca dissertação, fiz uma em sala e essa do simulado. Semana passada eu perdi a aula de redação por estar gripado pra caracoles).

Os livros de Redação do Poliedro são muito bons, mas a versão piratex não é a mesma que a de 2018.
Opa, obrigado. Realmente vou começar a treinar mais. Vou começar nesse fim de semana. É o tempo que eu adianto parte do conteúdo e assino um plano de redação (não adianta eu ficar fazendo e não ter alguém pra corrigir). Tô pensando em assinar o Imaginie (não sei se vc já ouviu falar). Tirei a conclusão que a redação é + prática. Não adianta fazer só uma vez e pronto.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Opa, obrigado. Realmente vou começar a treinar mais. Vou começar nesse fim de semana. É o tempo que eu adianto parte do conteúdo e assino um plano de redação (não adianta eu ficar fazendo e não ter alguém pra corrigir). Tô pensando em assinar o Imaginie (não sei se vc já ouviu falar). Tirei a conclusão que a redação é + prática. Não adianta fazer só uma vez e pronto.
Eu sou bem por fora dos cursos de redação. Eu conheço só o Redação de Campeão aqui de Curitiba e é mais porque sempre postavam no grupo do Positivo.

E eu concordo, escrever é importante mesmo. Eu sempre tive uma facilidade em redação (E fiz um curso de Comunicação que metade do curso era redação institucional praticamente) e acabei negligenciando ano passado. Fui mal na redação do ENEM e fui mal em uma das redações da segunda fase da UFPR (De dissertação também), então esse ano vou me focar bastante nisso.

O esquema é escrever bastante, mas é importante ter quem corrija, como você mencionou. É na correção que você aprende certas coisas que não são tão óbvias assim... Pra você ter uma ideia eu sempre considerei a palavra "tupiniquim" como um deboche, mas nunca como preconceito. Tomei uma xingada da professora quando escrevi isso numa redação esses tempos (Escrevi debochando da nossa política, mas nunca imaginei que poderia ser tratado como preconceito).
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu sou bem por fora dos cursos de redação. Eu conheço só o Redação de Campeão aqui de Curitiba e é mais porque sempre postavam no grupo do Positivo.

E eu concordo, escrever é importante mesmo. Eu sempre tive uma facilidade em redação (E fiz um curso de Comunicação que metade do curso era redação institucional praticamente) e acabei negligenciando ano passado. Fui mal na redação do ENEM e fui mal em uma das redações da segunda fase da UFPR (De dissertação também), então esse ano vou me focar bastante nisso.

O esquema é escrever bastante, mas é importante ter quem corrija, como você mencionou. É na correção que você aprende certas coisas que não são tão óbvias assim... Pra você ter uma ideia eu sempre considerei a palavra "tupiniquim" como um deboche, mas nunca como preconceito. Tomei uma xingada da professora quando escrevi isso numa redação esses tempos (Escrevi debochando da nossa política, mas nunca imaginei que poderia ser tratado como preconceito).
Cara, é impossível não errar na redação. Principalmente no ENEM, pois é uma prova extensa demais (o cansaço te leva a errar). No Imagine eles mesmo identificam as competências do Enem no seu texto. Eles grifam o que poderia ser melhorado, o que não ficou legal e ainda complementam até ficar numa redação nota 1000. (Além de dizer a sua nota real). O meu maior pecado, ano passado, foi ter feito apenas 1 redação faltando um mês antes do ENEM. Muito erro poderia ter sido evitado. O cara pde ser o fodão na redação, mas se não treinar acaba pecando no Enem e nos vestibulares.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Saiu o resultado do simulado, fui bem. Gabaritei a maior parte das disciplinas (Eles discriminam as matérias no resultado), e fiquei bem acima dos 10% do Poliedro.

Meu problema foi Geografia 1 (Geografia física) que eu esqueci vários conceitos na hora. Mas já esperava por isso, eu gosto de Geografia mas eu não estudei direito ela, falta dar uma revisada no livro pra relembrar os conceitos... Falta a correção da redação e a segunda parte do simulado que vai ser domingo agora.

Espero ir bem. Por mais que seja só um simulado eu estou focando bastante neles porque (Além dos melhores colocados ficarem em uma sala especial) eles acabam me motivando a estudar.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
@Maladino, não tô querendo abusar não, mas se puder e passando os temas da redação que você ver no cursinho, eu agradeceria muito :D. Nesse fim de semana irei fazer a minha primeira redação (vou começar a fazer 1 redação a cada 3 dias, e mandar uma delas (a cada semana) pra correção). Espero fazer umas 30 - 40 redações até o Enem, e, quem sabe, conseguir uns 900 pontos na redação XD. Estou sentindo que tô muito lento em quimica e fisica. Linguagens ainda nem li nada, mas meu foco é finalizar as de maior TRI e, só no 2º semestre, começar a estudar linguagens e aprofundar na redação.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
@Maladino, não tô querendo abusar não, mas se puder e passando os temas da redação que você ver no cursinho, eu agradeceria muito :D.
O complicado é que não é só por tema, a maior parte é por gênero textual aí o contexto importa bastante.

Por exemplo, ontem nós escrevemos um texto opinativo/argumentativo a respeito de dados sobre o Suicídio no Brasil entre 2011 até 2015. Foi pra treinar a interpretação de gráficos. Foi baseado nessa matéria (Mas sem a transcrição textual): http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...dia-problema-afeta-mais-idosos-e-indios.shtml
12 linhas, 30 minutos pra fazer e a era parte da proposta expor dados, relacionar e fazer levantamentos e hipóteses a respeito das causas e origens dos números.

Semana passada não tivemos aula de redação por causa do feriado. Semana retrasada o tema foi escrever uma carta do leitor dirigida à seção "Fórum dos Leitores" do Estado de S. Paulo, com opinião sobre o pedido da matéria. 12 linhas.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
...
Por exemplo, ontem nós escrevemos um texto opinativo/argumentativo a respeito de dados sobre o Suicídio no Brasil entre 2011 até 2015. Foi pra treinar a interpretação de gráficos. Foi baseado nessa matéria (Mas sem a transcrição textual): http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...dia-problema-afeta-mais-idosos-e-indios.shtml
12 linhas, 30 minutos pra fazer e a era parte da proposta expor dados, relacionar e fazer levantamentos e hipóteses a respeito das causas e origens dos números.
...

Man, até que tem lógica... não adianta o cara se basear "apenas" em possíveis temas. O cara tem que saber extrair tudo dos textos (ou gráficos) informativos do tema proposto pelo Enem. Você acabou de abrir minha mente, haushauhshas. Acho que vou investir o meu tempo em como extrair esses dados e desenvolver um bom texto :D.
(PS: Tem alguma indicação de apps ou sites que ensinam o uso da virgula?)
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Man, até que tem lógica... não adianta o cara se basear "apenas" em possíveis temas. O cara tem que saber extrair tudo dos textos (ou gráficos) informativos do tema proposto pelo Enem. Você acabou de abrir minha mente, haushauhshas. Acho que vou investir o meu tempo em como extrair esses dados e desenvolver um bom texto :D.
(PS: Tem alguma indicação de apps ou sites que ensinam o uso da virgula?)
Grato pela utilidade.
Não sei como funciona os vestibulares que você vai prestar, aqui nós não estudamos só dissertação porque cobram todo tipo de gênero textual nos vestibulares da região. Precisa ficar atento a isso também.

Sobre a vírgula, eu sinceramente não sei. Acho que é na base de escrever muito e prestar bem a atenção nos períodos que você está escrevendo. Eu ainda cometo algumas gafes... geralmente nos conectivos de início de parágrafo. Uma boa dica é estudar um pouco de sintaxe e os adjuntos adnominais, complementos e etc.

Eu peguei cinco redações extras essa semana, mas estou focado no simulado amanhã (Hoje na verdade) e nem abri elas ainda. Mais tarde posto aqui os temas.
 

ghxst

Bam-bam-bam
Mensagens
366
Reações
626
Pontos
278
A melhor forma de melhorar em gramática é escrever muito, e escrever corretamente. Eu costumo fazer um exercício bem simples e fácil: corrijo meus próprios comentários nos fóruns e redes sociais que frequento, mesmo que sejam antigos. Óbvio que não é o suficiente, mas me ajuda bastante e pode ser feito quase naturalmente, ao invés de apenas esquentar a cabeça com os textões desgastantes.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
A melhor forma de melhorar em gramática é escrever muito, e escrever corretamente. Eu costumo fazer um exercício bem simples e fácil: corrijo meus próprios comentários nos fóruns e redes sociais que frequento, mesmo que sejam antigos. Óbvio que não é o suficiente, mas me ajuda bastante e pode ser feito quase naturalmente, ao invés de apenas esquentar a cabeça com os textões desgastantes.
Eu sempre mantive a parte da gramática nos 180 pontos (de 200)na redação. Acho até difícil eu conseguir "fechar". Mas concordo contigo... Isso ajuda bastante.
 

ghxst

Bam-bam-bam
Mensagens
366
Reações
626
Pontos
278
Eu sempre mantive a parte da gramática nos 180 pontos (de 200)na redação. Acho até difícil eu conseguir "fechar". Mas concordo contigo... Isso ajuda bastante.
Me ferrei bastante antes de criar vergonha na cara e assumir minha ignorância em relação a várias coisas. Pode não ser desta vez, mas eu vou entrar na bendita UFMG. É o objetivo.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Me ferrei bastante antes de criar vergonha na cara e assumir minha ignorância em relação a várias coisas. Pode não ser desta vez, mas eu vou entrar na bendita UFMG. É o objetivo.
Medicina também(pelo ENEM também?)? hashausausas Quebrei a minha cara quando entrei nesse fórum... vi que eu tinha que fazer algo enquanto posso. Tô estudando, me dedicando (tô até encarando as minhas fobias de sair à noite para frequentar cursinho gratuitos). Esse ano tem q ser :/
 

ghxst

Bam-bam-bam
Mensagens
366
Reações
626
Pontos
278
Medicina também(pelo ENEM também?)? hashausausas Quebrei a minha cara quando entrei nesse fórum... vi que eu tinha que fazer algo enquanto posso. Tô estudando, me dedicando (tô até encarando as minhas fobias de sair à noite para frequentar cursinho gratuitos). Esse ano tem q ser :/
Direito, por enquanto. Graças a indústria farmacêutica, minhas fobias já estão relativamente controladas. O foda é que eu não tenho grana pra pagar cursinho, aí tenho que me virar em casa. Boa sorte pra você.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Direito, por enquanto. Graças a indústria farmacêutica, minhas fobias já estão relativamente controladas. O foda é que eu não tenho grana pra pagar cursinho, aí tenho que me virar em casa. Boa sorte pra você.
Tô me virando em casa. Mas uma escola abriu um cursinho em uns dias da semana, e resolvi ir também. Mas estudando, e se dedicando, o sucesso vem! Boa sorte e prova pra gente! Hehehe
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Temas de redação da semana:
Artigo de opinião (dissertativo-argumentativo) a respeito da indústria da multa, no contexto de ser para um jornal local. Textos base I e II.
Resumo entre 6 a 8 linhas deste texto: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2018/05/apropriacao-indebita.shtml
A redação da FUVEST de 2008. Página 14.
Texto estilo ENEM de 20 a 25 linhas sobre "Morte voluntária de jovens: é preciso falar a respeito."
Texto dissertativo-argumentativo sobre "o desenvolvimento da inteligência artificial" em que é preciso se posicionar sobre o assunto, incluindo: o conceito de IA; as vantagens e desvantagens proporcionadas pela adoção de "máquinas inteligentes"; a relação entre o homem e máquina no século XXI; 20 a 25 linhas.

Eu só fiz o da IA até agora. Vou fazer o resto domingo. Estou pegando pesado nas Exatas agora.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
...
Texto estilo ENEM de 20 a 25 linhas sobre "Morte voluntária de jovens: é preciso falar a respeito."

Valeu pelos temas! Cara, eu tava justamente pensando nesse tema hoje após o almoço. No meu tempo livre, tô tentando mapear os antigos temas do Enem. No entanto, por eu ser bem atentado em notícias (acompanho diariamente a BBC e o G1) acabo ficando "em dia" com as atualidades, sendo que a minha maior preocupação é na parte do desenvolvimento em si.

O meu espelho da redação do ano passado.

upload_2018-5-18_17-32-15.png


Creio que a parte do domínio da língua, daria pra fazer 180 pontos, como eu fazia nos anos anteriores, mas as virgulas e a repetição de palavras fez com que eu perdesse esses 40 pontos. Erros de palavras mesmo só me lembro de uma palavra, pois eu já tinha rasurado muito e preferi deixá-la errada mesmo.

O restante das competências acredito que daria pra fazer entre 160 e 180. Tô estudando muito pra isso.

Hoje pensei em fazer cada parte da redação de cada vez, pelo menos nesse mês. Um dia eu faça a introdução, com os contextos, frases de filósofos e /ou pessoas importantes e o resto tudo direitinho, no outro dia faço o desenvolvimento bonitinho e, depois, faço a conclusão. Quando eu tiver mais preparado vou começar a fazer do zero. (APENAS COM O TEXTO DE APOIO DA PROVA).

Notas da redação no ENEM:

2014: 620;
2015: 660;
2016: 720;
2017: 720;

Eu preciso de 900 na redação :/


 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Galera, ajudinha aqui...
Se 10x = 20y , atribuindo 0,3 para log 2 , então o valor de x/y é:
Comecei assim....
log 10 = log(2 ∙ 10)
log 10 = log 2 + log 10
1 = 0,3 + 1
Como devo terminar está questão?
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Galera, ajudinha aqui...
Se 10x = 20y , atribuindo 0,3 para log 2 , então o valor de x/y é:
Comecei assim....
log 10 = log(2 ∙ 10)
log 10 = log 2 + log 10
1 = 0,3 + 1
Como devo terminar está questão?
x/y = 1,3 ?
Teu desenvolvimento está correto,porém tu deixou as constantes para trás.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
x/y = 1,3 ?
Teu desenvolvimento está correto,porém tu deixou as constantes para trás.
Sim, a resposta é 1,3.

x. log 10 = y. log(2 ∙ 10)
x. log 10 = y. log 2 + log 10
x. 1 = y . (0,3 + 1)
Travei por aí.
Só não tô mais triste pq eu consegui fazer essa:
upload_2018-5-19_20-25-33.png
 

xthinkx

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.233
Pontos
183
Sim, a resposta é 1,3.

x. log 10 = y. log(2 ∙ 10)
x. log 10 = y. log 2 + log 10
x. 1 = y . (0,3 + 1)
Travei por aí.
Só não tô mais triste pq eu consegui fazer essa:
Visualizar anexo 46982
x. 1 = y . (0,3 + 1)
1. x = y . (1,3)
x/y = 1,3y / y
x/y = 1,3

Tentei fazer o mais detalhado.Lembre que as operações de equações vale também para as letras (constantes).

Recomendo dar uma olhada em algum conteudo sobre funções/equações no youtube.E revise bem matemática básica.

Enviado de meu SM-A510M usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
x. 1 = y . (0,3 + 1)
1. x = y . (1,3)
x/y = 1,3y / y
x/y = 1,3

Tentei fazer o mais detalhado.Lembre que as operações de equações vale também para as letras (constantes).

Recomendo dar uma olhada em algum conteudo sobre funções/equações no youtube.E revise bem matemática básica.

Enviado de meu SM-A510M usando o Tapatalk
Man, agora eu entendi. Valeu^^ Eu travei por uma coisa boba msm. kkkk vlw
 

EasyName

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.054
Reações
3.696
Pontos
704
Galera, ajudinha aqui...
Se 10x = 20y , atribuindo 0,3 para log 2 , então o valor de x/y é:
Comecei assim....
log 10 = log(2 ∙ 10)
log 10 = log 2 + log 10
1 = 0,3 + 1
Como devo terminar está questão?
Isso não faz sentido. Se 10x = 20y, é só passar o y dividindo e jogar o 10 dividindo no outro lado e vai dar x/y = 2

Se vc fizer por log (o que nem faz sentido), fica :
x = 2y
logx = log(2y)
logx = log2 + logy
logx - logy = log2
log(x/y) = log2 -----> (x/y) = 2
ou
log(x/y) = 0,3
(x/y) = 10^0,3 ≈ 2




Sent from my Redmi Note 4 using Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Isso não faz sentido. Se 10x = 20y, é só passar o y dividindo e jogar o 10 dividindo no outro lado e vai dar x/y = 2
Acho que a questão na verdade é 10^x=20^y, que dá 1,3.

É uma questão da UFRGS de 2016.
 
Topo Fundo