O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Se for para o Enem, acho bacana ver algo sobre generos textuais e literarios. E resolver muito. Preciso de 780 pts, e infelizmente, linguagens pesa muito, visto que o TRI é uma b*sta.
Sou ridículo em linguagens e códigos, na metade da prova já tô exausto de ler. Fora que ao responder as questões fico convicto do acerto, quando vou corrigir.....

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Sou ridículo em linguagens e códigos, na metade da prova já tô exausto de ler. Fora que ao responder as questões fico convicto do acerto, quando vou corrigir.....

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk
Pois é. Principalmente questões que envolvam imagens.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Sou ridículo em linguagens e códigos, na metade da prova já tô exausto de ler. Fora que ao responder as questões fico convicto do acerto, quando vou corrigir.....

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk
O que eu odeio no ENEM são questões com dupla abordagem. Elas geralmente caem em humanas, mas aparecem em linguagens também.

Tipo, eles colocam um texto sobre o Machado de Assis que fala algo sobre ele, com o comando da questão sendo algo do tipo "Nesse contexto é correto afirmar..". Aí nas alternativas você tem uma tanto reafirmando o que o texto diz quanto uma com alguma característica machadiana... No fim das contas eu não sei se é uma questão de interpretação de texto (Ou seja, preciso marcar sobre o que o texto afirma) ou se é uma questão sobre literatura (Exigindo que eu marque a característica machadiana)...

Esse tipo de questão me faz ter nojo da prova.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Você conseguiu estudar todos os conteúdos do ensino médio para o vestibular? se sim, você vai só revisar e será até mais fácil para aprender, logo que você já estudou tudo hehe.


Ei me tira uma dúvida, há uma maneira de aprender fácil a parte da respiração celular e da fotossíntese? pq há muitas fórmulas de reações químicas e muitas informações que são difíceis de aprender.

Resolvi questões do livro (questões de vestibular) e não errei nada de respiração, mas mesmo assim fiquei com o ** na mão.
Consegui, sai do terceiro ano em 2017 e estudei sozinho esse ano. Tava com tudo "fresco" na cabeça, foi bem rápido esse ano. Sobre essa matéria, na MINHA opinião é um conteúdo que saber o geral é melhor do que coisas específicas, são poucas questões que caem e poucas que cobram a fundo (pelo que vi esse ano, posso estar enganado).

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
 

hrl

Larva
Mensagens
2
Reações
2
Pontos
3
Olá, pessoal, bom dia. Estou meio atrasado e pelo o que vi, vocês estão a todo vapor, se alguém puder me dar um norte serei eternamente grato. É possível chegar aos de 640~700 pontos (ENEM) com ênfase somente em matemática/redação? Perdão pelo chavão mas meu tempo é meio corrido e certamente não vai dar pra ver o conteúdo completo de todas as matérias. To pensando em dar prioridade a matemática/redação e quando der, ciências da natureza.

Muito obrigado desde já.
 


Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Olá, pessoal, bom dia. Estou meio atrasado e pelo o que vi, vocês estão a todo vapor, se alguém puder me dar um norte serei eternamente grato. É possível chegar aos de 640~700 pontos (ENEM) com ênfase somente em matemática/redação? Perdão pelo chavão mas meu tempo é meio corrido e certamente não vai dar pra ver o conteúdo completo de todas as matérias. To pensando em dar prioridade a matemática/redação e quando der, ciências da natureza.

Muito obrigado desde já.
Com certeza! Matemática é a área que tem mais questões, e algumas faculdades tem o peso maior pra Mat e ciências. A parte de linguagens é 80% interpretação, se você for um bom leitor, acerta umas 35 fácil. Já na humanas tem que ter uma base geral do conteúdo, mas interpretando bem, dá pra garantir uns bons pontos.

Enviado de meu XT1033 usando o Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Consegui, sai do terceiro ano em 2017 e estudei sozinho esse ano. Tava com tudo "fresco" na cabeça, foi bem rápido esse ano. Sobre essa matéria, na MINHA opinião é um conteúdo que saber o geral é melhor do que coisas específicas, são poucas questões que caem e poucas que cobram a fundo (pelo que vi esse ano, posso estar enganado).

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
Então irei fazer isso mesmo.


Fiquei preocupado, passei umas duas horas para fazer a questao de logaritmo de 2017. Preciso praticar....
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Olá, pessoal, bom dia. Estou meio atrasado e pelo o que vi, vocês estão a todo vapor, se alguém puder me dar um norte serei eternamente grato. É possível chegar aos de 640~700 pontos (ENEM) com ênfase somente em matemática/redação? Perdão pelo chavão mas meu tempo é meio corrido e certamente não vai dar pra ver o conteúdo completo de todas as matérias. To pensando em dar prioridade a matemática/redação e quando der, ciências da natureza.

Muito obrigado desde já.
Depende, eu diria que sim. Matemática e Redação garantem mais pontos. Tente focar em naturezas também, pq depois dessas duas matérias ela é o que vale mais.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
O que eu odeio no ENEM são questões com dupla abordagem. Elas geralmente caem em humanas, mas aparecem em linguagens também.

Tipo, eles colocam um texto sobre o Machado de Assis que fala algo sobre ele, com o comando da questão sendo algo do tipo "Nesse contexto é correto afirmar..". Aí nas alternativas você tem uma tanto reafirmando o que o texto diz quanto uma com alguma característica machadiana... No fim das contas eu não sei se é uma questão de interpretação de texto (Ou seja, preciso marcar sobre o que o texto afirma) ou se é uma questão sobre literatura (Exigindo que eu marque a característica machadiana)...

Esse tipo de questão me faz ter nojo da prova.
Linguagens é mais comum. É uma das coisas que mais me tira o sono. Por isso que tô focando muito em naturezas, matemática e redação. Espero suprir o prejuízo com elas.
É pessoal, não deu na UNEMAT. Redação me arrebentou. Sai de 11 pra 27 (são 12 vagas). Tirei 40 em 50 pontos. Alguma dica pra sair da "fossa de reprovado" e voltar aos estudos?

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk
Cara se tivesse ficado entre os 20 talvez entrasse :/. Mas man, fique triste não. Tem o enem ainda. Como você deve ter uma base, nesses últimos 4 meses, foque em redação, mat e naturezas, que você consegue!
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Linguagens é mais comum. É uma das coisas que mais me tira o sono. Por isso que tô focando muito em naturezas, matemática e redação. Espero suprir o prejuízo com elas
Eu tenho a impressão de que acontece mais em Humanas... Os caras botam um trecho de texto positivista (por exemplo) e perguntam uma característica do autor... Aí nas opções tem tanto positivismo quanto alguma característica mais famoso há no meio... :/

Mas eu preciso perder essa paranóia. O Enem é meu plano B, mas não adianta nada eu ficar revoltadinho com a prova.

PS: acabou as férias e não consegui terminar minha revisão. Vou continuar em conjunto com o conteúdo do curso...

Química tomou mais tempo do que imaginava e ainda precisei ficar ajudando a coitada da minha mãe que achou que tinha idade pra ser lenhadora e moeu a tíbia.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Com certeza. Até ano passado tinha "medo" de matemática, tanto é que acertei 17 no Enem 2017. Esse ano que resolvi encarar e melhorei bastante.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando o Tapatalk

Matemática eu acertava entre 23 - 25, não era de estudar para vestibular. Esse ano é que eu vim mesmo estudar para valer. Digo que cada vez que a gente pratica mais a gente aprende, o segredo é esse!

Nada do que a pratica e a confiança que vai dar certo.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu tenho a impressão de que acontece mais em Humanas... Os caras botam um trecho de texto positivista (por exemplo) e perguntam uma característica do autor... Aí nas opções tem tanto positivismo quanto alguma característica mais famoso há no meio... :/

Mas eu preciso perder essa paranóia. O Enem é meu plano B, mas não adianta nada eu ficar revoltadinho com a prova.

PS: acabou as férias e não consegui terminar minha revisão. Vou continuar em conjunto com o conteúdo do curso...

Química tomou mais tempo do que imaginava e ainda precisei ficar ajudando a coitada da minha mãe que achou que tinha idade pra ser lenhadora e moeu a tíbia.

Poxa, '-'. Melhoras à tua mãe! Ontem dormi com o cotovelo pra baixo das costas (nem sei como isso), acordei com uma dor infernal, tá doendo até agora, mas amenizou muito. Cara, matemática eu quitei já. Falta só fzr muitos exercícios para manter o tempo. Física falta ondas, e química falta isomeria e revisar inorgânica. Nesses 100 dias que me resta, vou dedicar para a redação e exercicios. Humanas vou só revisar alguns tópicos, e ver uns assuntos que esqueci. Linguagens só vou resolver exercícios msm...
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Acho que vou passa logaritmo, tem questões que consigo fazer sem problemas e tem outras que eu perco muito tempo. Por exemplo, por um gasto pequeno de tempo eu consegui desenvolver essa questão:

(Unicamp) Calcule o valor da expressão a seguir,
onde n é um número inteiro, nμ2. Ao fazer o cálculo,
você verá que esse valor é um número que não
depende de n.
mimetex_.cgi


Mas tem outras mais simples que acabo gastando tempo. Infelizmente não tenho muito tempo para dedicar a este conteúdo.
 

Gabrielekz17

Habitué da casa
Mensagens
369
Reações
283
Pontos
98
Aquela apostila de 100 dias do descomplica cobre todo o Enem? Ou é melhor completar com algo?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Aquela apostila de 100 dias do descomplica cobre todo o Enem? Ou é melhor completar com algo?

Não sei dizer, mas creio eu que dependendo da sua base do ensino médio até dê para levar só com aquilo. Eu não li todo o PDF, dei só uma breve lida nas primeiras páginas e é resumo do resumo.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Recomenda algum material melhor?
Man, ano passado me baseei nos PDFs dos 100 dias do descomplica me fodi na prova, ahushasa. Cara, acho mais proveitoso pegar os últimos enems (de 2010 - 2017) e fazer. O que você errar, você estuda o conteúdo. É bom pq você molda as suas dificuldades, evitando estudar algo que já sabe ou algo que talvez nem caia.
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Galera, alguém pode me explicar como esse principio ativo mistura com o solvente formando o gás de pimenta?

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.

Como funciona o gás de pimenta. Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a

a)reação entre o etanol e água libera calor, intensificado o ardor.

b)solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção.

c)permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.

d)solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.

e)ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.

Eu consegui responder, mas se a água não solubiliza o óleo, pq o álcool solubilizaria?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Galera, alguém pode me explicar como esse principio ativo mistura com o solvente formando o gás de pimenta?

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas.

Como funciona o gás de pimenta. Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a

a)reação entre o etanol e água libera calor, intensificado o ardor.

----- > b)solubilidade do princípio ativo em água é muito baixa, dificultando a sua remoção. < ---- é essa?

c)permeabilidade da água na pele é muito alta, não permitindo a remoção do princípio ativo.

d)solubilização do óleo em água causa um maior espalhamento além das áreas atingidas.

e)ardência faz evaporar rapidamente a água, não permitindo que haja contato entre o óleo e o solvente.

Eu consegui responder, mas se a água não solubiliza o óleo, pq o álcool solubilizaria?
O óleo é apolar, e o álcool possui uma parte polar e outra apolar, mesmo apresentando essa parte polar, a apolar "prevalecerá"... Substâncias do mesmo tipo se solubilizam. É por isso que água e óleo nunca se misturam, pois a água é polar e o óleo apolar. . (Irmão, todo ano cai uma questão sobre polar e apolar e tipos de interações moleculares (dipolo-dipolo, dipolo-induzido e pontes de hidrogênio)
 
Ultima Edição:

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
O óleo é apolar, e o álcool possui uma parte polar e outra apolar, mesmo apresentando essa parte polar, a apolar "prevalecerá"... Substâncias do mesmo tipo se solubilizam. É por isso que água e óleo nunca se misturam, pois a água é polar e o óleo apolar. . (Irmão, todo ano cai uma questão sobre polar e apolar e tipos de interações moleculares (dipolo-dipolo, dipolo-induzido e pontes de hidrogênio)

Pensei um pouco nisso, mas pela cadeia carbonica do propanol ou etanol serem pequenas, não pensei que conseguiriam solubilizar com uma cadeia carbonica grande como a do óleo. Além do fato da hidroxila oferecer uma polaridade muito alta pro ácool.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
O óleo é apolar, e o álcool também é apolar... Substâncias do mesmo tipo se solubilizam. É por isso que água e óleo nunca se misturam, pois a água é polar e o óleo apolar. . (Irmão, todo ano cai uma questão sobre polar e apolar e tipos de interações moleculares (dipolo-dipolo, dipolo-induzido e pontes de hidrogênio)
Perá lá. Cuidado aí.

Álcool é anfipático, ele é uma molécula polar, mas tem caráter tanto polar quanto apolar. Etanol é um álcool bem polar ainda se for considerar que a porção apolar dele é bem curta.

Tem que cuidar bem com essa regra de semelhante dissolve semelhante porque moléculas longas, em especial as orgânicas, possuem mais de um caráter. Tanto é que o etanol é solúvel em gasolina (apolar) e infinitamente solúvel em água (polar).

Se você lavar o spray de pimenta o solvente (álcool) saí, mas o óleo fica.

Pensei um pouco nisso, mas pela cadeia carbonica do propanol ou etanol serem pequenas, não pensei que conseguiriam solubilizar com uma cadeia carbonica grande como a do óleo. Além do fato da hidroxila oferecer uma polaridade muito alta pro ácool.
O tamanho da cadeia não vai necessariamente afetar a capacidade de solubilizar o óleo. Vai variar da quantidade de solvente que você usar.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Pensei um pouco nisso, mas pela cadeia carbonica do propanol ou etanol serem pequenas, não pensei que conseguiriam solubilizar com uma cadeia carbonica grande como a do óleo. Além do fato da hidroxila oferecer uma polaridade muito alta pro ácool.
Man, reli aqui, e vi a palavra "etanol". O Etanol se dissolve tanto em água quanto em elementos apolares. Tinha lido isso aqui mes passado, ashuashuas:
"O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH."

Lembre que H2O e o ALCOOL termina em "OH".... deve ser por isso. ahsuashuahs São semelhantes...
 

Skool

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.822
Reações
2.342
Pontos
754
Man, reli aqui, e vi a palavra "etanol". O Etanol se dissolve tanto em água quanto em elementos apolares. Tinha lido isso aqui mes passado, ashuashuas:
"O etanol é um caso especial de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele é infinitamente solúvel na água, que é polar, mas também dissolve muito bem materiais apolares como a gasolina. Isso acontece porque sua molécula possui uma parte apolar e uma extremidade polar, o grupo OH."

Lembre que H2O e o ALCOOL termina em "OH".... deve ser por isso. ahsuashuahs São semelhantes...
então eu posso considerar todos os álcoois anfipáticos? Pois o etanol tem uma cadeia bem curta, os outros devem ter esse caráter mais desenvolvido ainda, certo?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Perá lá. Cuidado aí.

Álcool é anfipático, ele é uma molécula polar, mas tem caráter tanto polar quanto apolar. Etanol é um álcool bem polar ainda se for considerar que a porção apolar dele é bem curta.

Tem que cuidar bem com essa regra de semelhante dissolve semelhante porque moléculas longas, em especial as orgânicas, possuem mais de um caráter. Tanto é que o etanol é solúvel em gasolina (apolar) e infinitamente solúvel em água (polar).

Se você lavar o spray de pimenta o solvente (álcool) saí, mas o óleo fica.


O tamanho da cadeia não vai necessariamente afetar a capacidade de solubilizar o óleo. Vai variar da quantidade de solvente que você usar.
Tô ligado nessa parte., Fui genérico (ou generalizei). Mas valeu, galera! @MegaByte 2.0 pra vc que não saiu de biologia, se liga nisso aqui!!!
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
então eu posso considerar todos os álcoois anfipáticos? Pois o etanol tem uma cadeia bem curta, os outros devem ter esse caráter mais desenvolvido ainda, certo?
Acredito que sim. Pois a outra ponta "OH" interage bem com o H20. Mas tipo, no caso do alcool isolado. Agora ele e outros compostos organicos "juntos" deve influenciar na polaridade.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Sem brincadeira... Fiz uns 500 exercícios de dinâmica... Não aguento nem mais ver vetor na minha frente.

então eu posso considerar todos os álcoois anfipáticos? Pois o etanol tem uma cadeia bem curta, os outros devem ter esse caráter mais desenvolvido ainda, certo?
Nem todos. Os mono alcoóis possuem esse caráter anfipático. Mas um diálcool por exemplo pode se comportar diferente.

Mas cada caso é um caso. Por isso é sempre bom ficar atento a geometria e as interações da molécula...

Mas uma discussão mais aprofundada disso envolveria isomeria, momento angular dipolo e coisas que imagino que só um professor bêbado do ITA cobraria pra aluno de ensino médio.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Isomeria costuma cair no Enem, mas não de forma dificil. Mas é bom saber o básico pra não errar. A redação tá me tirando o sono, pqp. :/
 

xalpa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.839
Reações
2.728
Pontos
749
Pega uns resumos na internet ou assista algumas vídeo aulas. No tópico há um cronograma com os conteúdos que você tem que estudar é só segui-lo. Se não quiser estudar a fundo o conteúdo, basta assistir umas vídeo aulas.
irmãozinho, cadê esse cronograma?
 
Topo Fundo